daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Aéreo

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old January 27th, 2011, 09:06 PM   #1
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 783

Mais de 100 carcaças de aviões de empresas falidas serão retiradas de aeroportos até o fim do ano

EXTRA | ECONOMIA
CNJ | CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA
Mais de 100 carcaças de aviões de empresas falidas serão retiradas de aeroportos até o fim do ano

26/01/2011 às 21:12 Atualizado em 26/01/2011 às 21:28

Geralda Doca

BRASÍLIA - A Infraero e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com apoio do governo federal, anunciam na próxima quarta-feira em São Paulo um projeto para retirar 119 carcaças de aviões, de empresas falidas, como Transbrasil e Vasp, ou apreendidos e que estão apodrecendo nos aeroportos brasileiros. O objetivo é removê-las até o fim de 2011.

Do total, 27 são da Vasp e nove estão em Congonhas, um dos terminais mais caros do país. Em Brasília, onde há gargalos no pátio, há três aviões da Transbrasil, que parou de voar há mais de dez anos. Nesta quarta-feira, dois funcionários suspensos por uma grua fizeram uma faxina na parte externa das aeronaves, com água, sabão e rodo. Também estão na área dois aparelhos da Vasp.

Para retirar esses aviões, foi criada uma força-tarefa, formada por 12 órgãos federais e que vem se reunindo, sob a coordenação do CNJ, desde setembro de 2010. A proposta foi fechada nesta quarta-feira numa reunião entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a ministra Eliana Calmon e o juiz Marlos Melek (Corregedoria Nacional de Justiça), o presidente da Infraero, Murilo Barboza, e a presidente da Anac, Solange Vieira, para discutir o assunto.

Um dos principais efeitos da medida será em Congonhas, com da capacidade do pátio para pernoite e manutenção de aeronaves que estão operando normalmente. Em segundo lugar, Brasília, onde as queixas das companhias sobre a falta de espaço para estacionar aviões é constante.

Há aviões obstruindo áreas em outros aeroportos movimentados, como Guarulhos (SP), Santos Dumont e Galeão (Tom Jobim).

Contato Radar

Quando é para criticar a gente critica, mas uma ação como esta é digna de elogios. Resta saber o que será feito dessas máquinas, mas o fato de possibilitar o fim da cena de vários aviões se deteriorando, fora a possibilidade de aumentar a capacidade dos aeroportos é algo que a tempo se esperava. Uma pena que várias instalações nos sítios aeroportuários ainda permanecerão depredados e sem utilização, até a justiça defina quem fica com o que.

Last edited by .Kr'st_fer.; January 27th, 2011 at 09:11 PM.
.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 28th, 2011, 12:25 AM   #2
luancarpe
.

luancarpe's Avatar

Likes (Received): 431

Putz, até quem enfim
Old January 28th, 2011, 01:32 AM   #3
HMMS
BANNED

Likes (Received): 1

O problema era que a justiça impedia a retirada destas aeronaves, a Infraero não podia fazer nada, pelo jeito, o judiciario tomou um pouco de bom senso, aqui em VCP, se não me engano, tem 3 aviões sucateados tomando espaço no patio.

Last edited by HMMS; January 28th, 2011 at 11:45 PM.
HMMS no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 04:11 AM   #4
D'Neto
-

D'Neto's Avatar

Likes (Received): 338

Como se dará a remoção? Os aviões serão desmontados?
D'Neto no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 12:28 PM   #5
Thuin
Reset

Thuin's Avatar

Likes (Received): 910

Podiam fazer o mesmo com navios. Na Guanabara e na Baía de Todos os Santos, tem cemitérios de navios imensos. Até contribuir para a poluição da água esses estrupícios contribuem.
Thuin no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 03:05 PM   #6
danielsc7
Registered User

Likes (Received): 22

Vou pedir um 767 da transbrasil que tem aqui no JK para ornamentar a minha quadra
danielsc7 no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 03:08 PM   #7
Rodalvesdepaula
Registered User

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 5522

Graças a Deus!

Só em Curitiba, vi um 727 cargueiro e um Fokker F-27 da finada TAVAJ (como ele foi parar lá?) apodrecendo no pátio de cargas do aeroporto. Isso sem falar dos aviões da VASP que ocupam espaço precioso em Congonhas...
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 03:28 PM   #8
.Kr'st_fer.
Registered User

.Kr'st_fer.'s Avatar

Likes (Received): 783

Quote:
Originally Posted by HMMS View Post
O problema era que a justiça impedia a retirada destas aeronaves, a Infraero não podia fazer nada, pelo jeito, o judiciario tomou um pouco de bom sendo, aqui em VCP, se não me engano, tem 3 aviões sucateados tomando espaço no patio.
Tenho acompanhado que a Infraero possui diversos trâmites na Justiça (boa parte não favorável a ela) quanto a solicitação de propriedade sobre o patrimônio de antigas companhias aéreas. Como a estatal é uma das maiores credoras dessas empresas, ela teria direito em tese em requerer por exemplo preciosos espaços nos aeroportos para otimizar sua atuação.

Porém não vemos avanços quanto a isso devido o grande embaraço que estas empresas falidas possuem na justiça, o que impede uma decisão ágil e a resolução de problemas que para nós parece ser simples. Também pelo fato de outros credores (especialmente o antigo pessoal) tem preferências legais quanto ao patrimônio, e poderia barrar a posse pela Infraero.

A título de curiosidade, este excerto mostra parte do passivo da empresa (2009) mostra bem as dívidas (deduzidas as perdas provisionadas após 05 anos, conforme legislação contábil em vigor):

* Disponível nos "Resultados Anuais" do portal da Infraero

.Kr'st_fer. no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 05:30 PM   #9
Aluilce
Gastro/Hepatologia

Aluilce's Avatar

Likes (Received): 230

Mas o 737 da VASP em CNF deveriam deixar lá... É nostálgico...
Eu sei que áreas aeroportuárias são caras, mas quero a opinião de vocês:

O que vocês pensam de reunir todas as "carcaças" num único aeroporto e fazer nele o "Museu da Aviação Nacional"? Por exemplo, podiam fazer isto em GIG cujo sítio aeroportuário é enorme e poderiam abrir mão de um "espaçinho" para fazer isto. Ou em outro aeroporto. O que vocês acham?

Gastroenterologia e Hepatologia
CURTA: facebook.com/GastroHepato
Aluilce no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 05:39 PM   #10
juninhoxap
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Aluilce View Post
Mas o 737 da VASP em CNF deveriam deixar lá... É nostálgico...
Eu sei que áreas aeroportuárias são caras, mas quero a opinião de vocês:

O que vocês pensam de reunir todas as "carcaças" num único aeroporto e fazer nele o "Museu da Aviação Nacional"? Por exemplo, podiam fazer isto em GIG cujo sítio aeroportuário é enorme e poderiam abrir mão de um "espaçinho" para fazer isto. Ou em outro aeroporto. O que vocês acham?
Concordo com vc , preservar alguns 737-200 da vasp, algum 707 , um dc -8 , um 767 da transbrasil para termos recordações dessas aeronaves lendarias
juninhoxap no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 06:00 PM   #11
Lucas_Adriano
Registered User

Lucas_Adriano's Avatar

Likes (Received): 24

Muito legal essa ideia, mas acho que não precisa ser precisamente num aeroporto, pode ser em outro local, a cidade acho que poderia ser o Rio, acho que combina com a cidade, oque vcs acham?
Lucas_Adriano no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 06:02 PM   #12
Aluilce
Gastro/Hepatologia

Aluilce's Avatar

Likes (Received): 230

Quote:
Originally Posted by Lucas_Adriano View Post

Muito legal essa ideia, mas acho que não precisa ser precisamente num aeroporto, pode ser em outro local, a cidade acho que poderia ser o Rio, acho que combina com a cidade, oque vcs acham?
A vantagem de ser num aeroporto como GIG é que atrairia turistas (nacionais e estrangeiros) que visitariam o museu enquanto aguardavam suas conexões.

Gastroenterologia e Hepatologia
CURTA: facebook.com/GastroHepato
Aluilce no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 09:06 PM   #13
MD11-fan
Das beste Flugzeuge!

MD11-fan's Avatar

Likes (Received): 149

Podiam fazer como em Estocolmo, no aeroporto de Arlanda, onde há um 747 (acho que ex SAS) na entrada ou nos arredores do aeroporto, que SNME é um hotel ou um restaurante...(me falta agora a memória)

Imagina entao um avião desses decorando o hall de entrada de um futuro terminal? que show seria!?
MD11-fan no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 11:26 PM   #14
Horkheimer
Registered User

Horkheimer's Avatar

Likes (Received): 374

Se quiserem descarregar algum 737 da Vasp lá em casa eu vou ficar bem feliz.

Por um lado é positivo limpar os sítios aeroportuários de sucatas que não contribuem em nada, mas por outro lado é doido (pelo menos para mim) ver capítulos importantes da história da aviação no Brasil deixada de lado e desprezada.
Horkheimer no está en línea   Reply With Quote
Old January 29th, 2011, 03:56 AM   #15
gabrieljohnson
Registered User

Quote:
Originally Posted by MD11-fan View Post
Podiam fazer como em Estocolmo, no aeroporto de Arlanda, onde há um 747 (acho que ex SAS) na entrada ou nos arredores do aeroporto, que SNME é um hotel ou um restaurante...(me falta agora a memória)

Imagina entao um avião desses decorando o hall de entrada de um futuro terminal? que show seria!?
É um hotel belíssimo!!

Info: http://cybervida.com.br/jumbo-hostel...l-de-estocolmo
Site oficial: http://www.jumbostay.se/
Perspectivas: http://www.viajandaunblog.pop.com.br...jumbo-hostel/1
Fotos!: http://www.google.com.br/images?hl=p...w=1333&bih=657
gabrieljohnson no está en línea   Reply With Quote
Old February 2nd, 2011, 04:40 AM   #16
rbma
Rodrigo

rbma's Avatar

Likes (Received): 2017

Imagine a depreciação dessas aeronaves, há mais de 10 anos paradas. Certamente quando e se forem vendidas, não valerão quase nada.

Porém, infelizmente empresas gigantescas têm um processo de falência muito burocrático, pois têm centenas de credores e uma ordem de preferência a ser respeitada. São milhares de processos em todo o país atraídos para um só, o juízo da falência, com milhares e milhares de páginas.

Transformá-las em museu ou principalmente hotéis não seria má ideia.
rbma está en línea ahora   Reply With Quote
Old February 4th, 2011, 12:26 AM   #17
HMMS
BANNED

Aqui em Viracopos não são 3 aviões, como falei acima, mas 7!!!!!!!!!!!!haja desperdicio de espaço!!!!

Enquanto isso a burocracia da justiça continua.......tomara que acabe logo com essa medida!!!
HMMS no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2011, 08:30 PM   #18
Lucas Barros
Registered User

Lucas Barros's Avatar

Likes (Received): 42

Poderiam criar um museu da aviação, em muitos países ja existem.
Old February 4th, 2011, 09:34 PM   #19
malegi
In the brig

malegi's Avatar

Likes (Received): 2404

Bom, no Brasil também existe.

Vide o de São Carlos da TAM, é magnífico, vale o passeio se você estiver um dia por São Paulo. Se não me engano, no Rio tem um museu também.

No entanto, mais museus e maior valorização de nossa história sempre são bem-vindas.
malegi no está en línea   Reply With Quote
Old February 4th, 2011, 11:45 PM   #20
malegi
In the brig

malegi's Avatar

Likes (Received): 2404

Aliás, acabo de ler que um 737-200, ex-vasp, que está em CNF, vai ser levado para o museu da Tam.
malegi no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules