daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old January 27th, 2011, 09:28 PM   #1
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 507

Canyons de Xingó, no Rio São Francisco - Um passeio de catamarã por um paraíso em pleno sertão

Olá, pessoal!

Há poucos dias tive a oportunidade de fazer uma viagem até os Canyons de Xingó. Até então eu não conhecia o lugar e só agora vejo o que perdi de conhecer antes.

Os canyons estão na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas e pertinho da Bahia, mas o acesso a eles é pelo lado sergipano, de onde saem os catamarãs e escunas.

Sem mais, espero que gostem das fotos!

1. A vegetação não estava seca por conta da atípica chuva que está caindo por praticamente todo o verão.

2. Usina Hidrelétrica de Xingó, uma das mais importantes do Nordeste. Sergipe no lado esquerdo e Alagoas no direito.

3.

4.

5.

6.

7.

8. Chegando no restaurante Karranca's, local de onde saem os passeios para os canyons.

9. O restaurante flutuante.

10.

11. Catamarã.

12. Escuna.

13.

14. Embarcando no catamarã Delmiro Gouveia.

15.

16. Momento das instruções dos marinheiros espalhados pelo catamarã.

17. Finalmente navegando.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38. Todas essas formações que estão sendo mostradas possuem nomes populares, mas não me recordo deles.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46. Finalmente chegando aos canyons.

47. Uma trilha sonoro muito legal é colocada nesse momento de entrada na área dos canyons.

48.

49.

50.

51. Olha a tonalidade da água, e isso com tempo estava um tanto nublado.

52.

53. Outra estátua de São Francisco de Assis.

54. Os paredões são enormes! Nas próximas fotos isso ficará mais evidente.

55.

56.

57. A canoa parece um nada ao lado do paredão.

58.

59.

60.

61. Outra canoa.

62.

63. Chegando na Gruta do Talhado, local de parada para banho.

64.

65.

66. Marinheiros/salva-vidas.

67.

68. Tomar banho aí é uma delícia! Grande parte das pessoas usam coletes ou macarrão (não sei se é assim que chamam em outros lugares) porque o lugar é muito fundo. Pelo que me soube, em alguns pontos do lago a profundidade chega a ser de 150 metros.

69.

70. Não tirei muitas fotos das pessoas tomando banho porque eu também queria tomar.

71. Após 1h de banho, chega a hora do retorno. A partir daí o tempo virou, e tomamos muita chuva.

72. Outro catamarã, também lotado de turistas, indo para a Gruta do Talhado.

73.

74. Mais um.

75. Única habitação presente na "Ilha das Cabras".

76. Ainda na ilha.

77. Nuvens nada amistosas!

78.

79. Primeiro piso do Catamarã.

80. Dá para ver a estrutura da hidrelétrica. Não sei como chama o termo.

81. Idem.

82. Voltando ao restaurante.

83. Nesse horário (umas 12h), o número de ônibus e vans vindos de Aracaju trazendo turistas era enorme.

84.

85. Uma típica Karranca.

86.

87.

88. Subestação elevadora de 500 kV.

89. Idem.

É isso! No mesmo dia fiz uma visita rápida à cidade histórica de Piranhas, que fica muito próxima dali. Depois posto as fotos em um novo thread!

Espero que tenham gostado!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old January 27th, 2011, 09:41 PM   #3
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4777

Eu estava em Pão de Açucar (AL) quando começaram a construir Xingó, não tinha visto a usina pronta ainda, ficou monumental. O canyon é um espetáculo único no Brasil, imperdível. O thread ficou muito legal, Tito, valeu por compartilhar seu passeio com a gente.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 09:54 PM   #4
Soteros
Registered User

Soteros's Avatar

Likes (Received): 80

Muito bonito o passeio. Parece ter sido muito aprazível!
Soteros no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 10:36 PM   #5
TiagoSS
Sergipe, Êta Terrinha Boa

TiagoSS's Avatar

Likes (Received): 69

Belo registro fotográfico,Tito. Pelo visto deve ter adorado o passeio. A região de Canindé do São Francisco que compreende boa parte da estrutura da Hidroelétrica de Xingó é dotada de uma beleza natural incontestável. Ao ouvirmos falar de região da caatinga, muitas das vezes ficamos equivocadamente restritos às interpretações ou concepções midiáticas de seca, fome, pobreza e morte. Tal região sertaneja compreende algo além dessa imagem negativa e deplorável que parte da mídia transmite aos quatro cantos do mundo, inibindo com isso a alegria do povo sertanejo nordestino, sua cultura, a própria convivência com a seca, entre tantos outros elementos. Não obstante ratifico aqui a beleza natural do Cânion do São Francisco, em Xingó - Canindé. Com suas águas límpidas e doce, ora verde esmeralda, ora azul turquesa, o Rio São Francisco ou Velho Chico, como é carinhosamente chamado pelos ribeirinhos, enche os olhos daqueles que o visitam. Como agradecimento merecido pelo zelo e trato com o patrimônio mais nobre da vida, a água, o Velho Chico nos presenteia com tamanha riqueza nos batizando. Parabéns, Tito.

Obs.: só para constar: no município de Canindé de São Francisco há uma ótima infra-estrutura hoteleira, de bares e restaurantes. Àqueles que adorariam passear pelas águas do rio, comer um peixe assado, moqueca de surubim, ou ainda, comer pitu e/ou camarão, Canindé é uma excelente pedida. Vale a pena conferir! Para facilitar o acesso aos serviços há agências especializadas na referida cidade bem como na capital sergipana, Aracaju.

Last edited by TiagoSS; January 27th, 2011 at 10:42 PM.
TiagoSS no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 11:06 PM   #6
CHRM_Rec
Registered User

CHRM_Rec's Avatar

Likes (Received): 4

Acabei de voltar de uma viagem a Paulo Afonso, tive o prazer de fazer esse passeio de Catamarã, e é realmente algo incrível...
a paisagem é exuberante, e como se não bastasse o Rio e os Canyons, ainda tem as usinas que enchem a vista... visitei todas internamente, inclusive entrei nos chamados "caracóis" por onde passam as águas do rio pra mover as turbinas. mto louco

enfim, belas fotos! uma pena que o tempo tava meio fechado, mas isso não tira a beleza do thread!

Old January 27th, 2011, 11:25 PM   #7
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 2483

Maravilhoso preciso conhecer!
O São Francisco é uma verdadeira fonte de beleza em todo seu trajeto, desde sua nascente até a foz entre Sergipe e Alagoas.
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old January 27th, 2011, 11:41 PM   #8
Terra Alagoana
por HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Likes (Received): 1001

Excelente thread Tito!! Parabéns pelas fotos!

Apesar de conhecer algumas cidades banhadas pelo Velho Chico, como Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Piranhas e Penedo; ainda não tive o prazer de conhecer esse canyon lindo. Preciso urgentemente passear por essas águas.
Old January 27th, 2011, 11:51 PM   #9
Tonho José
BANNED

Likes (Received): 1

Lindo passeio!!! Já estive em Xingó, inclusivee alomocei neste restaurante flutuante, mas não fiz o passeio de catamarã, uma pena, lindo demais.

Tito, Xingó fica na divisa SE/AL, mas seguindo o rio, ainda nos canions, a margem sergipana dá lugar à margem baiana, porque tem um passeio semelhante saindo de Paulo Afonso, vc sabe me dizer se nesse passio cruzou a divisa BA/SE, ou seja, percorreu o rio com BAhia de um lado e Alagoas do outro? Ou não é nada disso e eu estou totalmente por fora
Tonho José no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 12:28 AM   #10
lucaas
Registered User

Likes (Received): 439

Excelentes fotos, Tito. Vc esta de parabéns!
Este é um lugar precisa ser divulgado cada vez mais.
lucaas no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 12:43 AM   #11
valdiclei
SSC Sergipe

valdiclei's Avatar

Likes (Received): 317

Que belas imagens!!!!!
Old January 28th, 2011, 01:15 AM   #12
don_quito
Que deselegante!!!!

don_quito's Avatar

Likes (Received): 85

Ai,
que delicia de passeio!
Old January 28th, 2011, 01:16 AM   #13
Maceió NE
JÚLIO PLECH → +5582995080

Maceió NE's Avatar

Likes (Received): 53

As fotos ficaram perfeitas, Tito. O passeio deve ser maravilhoso, pena que não faço ideia de como seja.

Valeu pelo thread!
Old January 28th, 2011, 03:02 AM   #14
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 507

Quote:
Originally Posted by Overmundo View Post
Que passeio fantastico pelos cayons de Xingó..o velho Chico é um verdadeiro show! Parabéns pelas fotos!!!
Muito obrigado, Overmundo! Quando voltar aqui, não deixe de fazer esse passeio! Tenho certeza que você vai gostar muito!

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Eu estava em Pão de Açucar (AL) quando começaram a construir Xingó, não tinha visto a usina pronta ainda, ficou monumental. O canyon é um espetáculo único no Brasil, imperdível. O thread ficou muito legal, Tito, valeu por compartilhar seu passeio com a gente.
A usina é mesmo monumental. Eu tirei mais fotos dela do mirante da Chesf construído no lado de Alagoas. Quando postar o thread de Piranhas, mostro mais fotos da usina.

Obrigado a ti pelo comentário, Santista!

Quote:
Originally Posted by Soteros View Post
Muito bonito o passeio. Parece ter sido muito aprazível!
Sim, foi muito agradável! Gostei muito!

Quote:
Originally Posted by TiagoSS View Post
Belo registro fotográfico,Tito. Pelo visto deve ter adorado o passeio. A região de Canindé do São Francisco que compreende boa parte da estrutura da Hidroelétrica de Xingó é dotada de uma beleza natural incontestável. Ao ouvirmos falar de região da caatinga, muitas das vezes ficamos equivocadamente restritos às interpretações ou concepções midiáticas de seca, fome, pobreza e morte. Tal região sertaneja compreende algo além dessa imagem negativa e deplorável que parte da mídia transmite aos quatro cantos do mundo, inibindo com isso a alegria do povo sertanejo nordestino, sua cultura, a própria convivência com a seca, entre tantos outros elementos. Não obstante ratifico aqui a beleza natural do Cânion do São Francisco, em Xingó - Canindé. Com suas águas límpidas e doce, ora verde esmeralda, ora azul turquesa, o Rio São Francisco ou Velho Chico, como é carinhosamente chamado pelos ribeirinhos, enche os olhos daqueles que o visitam. Como agradecimento merecido pelo zelo e trato com o patrimônio mais nobre da vida, a água, o Velho Chico nos presenteia com tamanha riqueza nos batizando. Parabéns, Tito.

Obs.: só para constar: no município de Canindé de São Francisco há uma ótima infra-estrutura hoteleira, de bares e restaurantes. Àqueles que adorariam passear pelas águas do rio, comer um peixe assado, moqueca de surubim, ou ainda, comer pitu e/ou camarão, Canindé é uma excelente pedida. Vale a pena conferir! Para facilitar o acesso aos serviços há agências especializadas na referida cidade bem como na capital sergipana, Aracaju.
Fico contente que tenha gostado do thread, Tiago! Eu gostei muito do passeio! Quero fazer muitas outras vezes!

Obrigado pela visita e comentário!

Quote:
Originally Posted by CHRM_Rec View Post
Acabei de voltar de uma viagem a Paulo Afonso, tive o prazer de fazer esse passeio de Catamarã, e é realmente algo incrível...
a paisagem é exuberante, e como se não bastasse o Rio e os Canyons, ainda tem as usinas que enchem a vista... visitei todas internamente, inclusive entrei nos chamados "caracóis" por onde passam as águas do rio pra mover as turbinas. mto louco

enfim, belas fotos! uma pena que o tempo tava meio fechado, mas isso não tira a beleza do thread!

Fez o passeio saindo de Xingó? Você visitou as usinas de Xingó e também de Paulo Afonso? Já fiz visita guiada em Paulo Afonso há muito anos. Lá continua tudo organizadinho?

Obrigado pela visita, CHRM!

Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
Maravilhoso preciso conhecer!
O São Francisco é uma verdadeira fonte de beleza em todo seu trajeto, desde sua nascente até a foz entre Sergipe e Alagoas.
Cerrado, na tua viagem a Paulo Afonso poderia dar uma esticadinha e conhecer os canyons. De P.A. até Canindé do São Francisco a distância não é grande.

Obrigado pela visita!

Quote:
Originally Posted by Terra Alagoana View Post
Excelente thread Tito!! Parabéns pelas fotos!

Apesar de conhecer algumas cidades banhadas pelo Velho Chico, como Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Piranhas e Penedo; ainda não tive o prazer de conhecer esse canyon lindo. Preciso urgentemente passear por essas águas.
O meu caso era parecido, conhecia todas essas, menos Delmiro Gouveia, mas nunca tinha ido nos canyons. Não deixe de ir lá o quanto antes. Você vai querer retornar muitas outras vezes.

Obrigado pelo comentário!

Quote:
Originally Posted by Tonho José View Post
Lindo passeio!!! Já estive em Xingó, inclusivee alomocei neste restaurante flutuante, mas não fiz o passeio de catamarã, uma pena, lindo demais.

Tito, Xingó fica na divisa SE/AL, mas seguindo o rio, ainda nos canions, a margem sergipana dá lugar à margem baiana, porque tem um passeio semelhante saindo de Paulo Afonso, vc sabe me dizer se nesse passio cruzou a divisa BA/SE, ou seja, percorreu o rio com BAhia de um lado e Alagoas do outro? Ou não é nada disso e eu estou totalmente por fora
Não, eu não cruzei a divisa com a Bahia. Esse passeio vai até pouco depois do início dos canyons e depois retorna. Mais para frente, seguindo na direção da Bahia, o canyons continuam. Acredito que o passeio que sai de Paulo Afonso passe apenas nos canyons (muito lindos, diga-se de passagem) que ficam próximos à usina que fica no município.

Obrigado pelo comentário, Tonho!

Quote:
Originally Posted by lucaas View Post
Excelentes fotos, Tito. Vc esta de parabéns!
Este é um lugar precisa ser divulgado cada vez mais.
Pois é, é um tesouro ainda não muito conhecido.

Muito obrigado, Lucas!

Quote:
Originally Posted by valdiclei View Post
Que belas imagens!!!!!
Obrigado, Valdiclei!

Quote:
Originally Posted by don_quito View Post
Ai,
que delicia de passeio!
Realmente, uma delícia!

Quote:
Originally Posted by Maceió NE View Post
As fotos ficaram perfeitas, Tito. O passeio deve ser maravilhoso, pena que não faço ideia de como seja.

Valeu pelo thread!
Você precisa fazer esse passeio, Julio! De Maceió tem alguma rodovia boa e rápida que vá até Piranhas? Se tiver, você vai até lá e depois atravessa a ponte até Canindé, em Sergipe. De lá para o local de onde o passeio sai é um pulo. Vale a pena!

Obrigado pelo comentário!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 03:24 AM   #15
gametas
Numbness on my brain

gametas's Avatar

Likes (Received): 22

Rpz vc eh viajado, viu? vc trabalho pro guia quatro rodas eh? minino!!!tive varias oportunidades de fazer esse passeio, é realmente muito gostoso. Parabens!

Quote:
Originally Posted by Tonho José View Post

Existe passeio semelhante na parte baiana dos canyons. E se eu não me engano uma das empresas que realizam o serviço é de caninde do são francisco/se.
gametas no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 03:46 AM   #16
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Que lugar lindo, Tito ! Impressionante os paredões... E as fotos estão maravilhosas !!

Adorei o São Francisco, tanto o que está entre os cactos quanto aquele na caverna...

Belo passeio !! E obrigada por compartilhar, viu ?

bjks
Old January 28th, 2011, 04:04 AM   #17
Antonioni
I'm just a happy kid!!!

Antonioni's Avatar

Likes (Received): 248

Perfeito!

"Eu gosto de seu Cristo... mas não de seus cristãos. Seus cristãos são tão diferentes de seu cristo". Mahatma Gandhi
Antonioni no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 04:16 AM   #18
LeoEspilacopa
Registered User

LeoEspilacopa's Avatar

Likes (Received): 0

Que lindo esse lugar,fico imaginando como seria antes da hidrelétrica...
LeoEspilacopa no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 04:37 AM   #19
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 670

Ótimas fotos Tito! Pena que o tempo não ajudou, o que não tirou a beleza do lugar. As formações rochosas são lindíssimas. Já tive o privilégio de fazer esse passeio e recomendo a todos. Tudo muito organizado, os guias mantem a animação constante, o catamarã é ótimo, novinho, com muita cerveja pra refrescar o calor do sertão e o banho é tudo de bom! Agua morninha, bancos naturais de pedra nas encostas pra relaxar, uma verdadeira piscina. O restaurante é muito bem estruturado, comida farta e boa, a preços bem razoáveis. Passeio imperdível. Fiz um roteiro diferente do seu (acho) ficando por uns dias no hotel de Xingó, meio antigo mas com boa estrutura, com ótima piscina. Serviu de base pra conhecer Paulo Afonso, na Ba e Piranhas (linda) em Al. Ótima opção para um fim de semana. E, pra completar, ótimas estradas de acesso. Parabéns a Sergipe, que soube explorar muito bem este turismo, e a vc que mostrou a todos, e muito bem, este paraíso.

Last edited by Soteropolis1; January 28th, 2011 at 04:24 PM.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old January 28th, 2011, 06:06 AM   #20
dcardoso
Monster User

dcardoso's Avatar

Likes (Received): 74

Belo passeio!!
Belo msm!
dcardoso no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
alagoas, brasil, brazil, sergipe, xingó