|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#21 |
|
Paranavaiense/Curitibano
Likes (Received): 138
|
Legal ver uma cidade no norte do País se desenvolvendo bastante!
|
|
|
|
|
|
#22 | |
|
OFF
Likes (Received): 204
|
Quote:
Nunca estive em Redenção, mas pelas fotos que vi, me parece uma cidade planeja, sendo assim fica mais fácil de se ter um controle sobre o crescimento desordenado, diferente de Marabá que foi invadida por pessoas vindas de outros estados atrás de oportunidades, principalmente do MA! O que acabou gerando um gigantesco bolsão de pobreza em várias partes da cidade! Esses dias olhando o GE fiquei pasmos com crescimento da mancha urbana da Nova Marabá no lado leste, inumeras invasões, sem nenhum tipo de ordenamento e a tendência é que isso continue se caso a prefeitura não adote nenhuma medida para conter o avanço de favelas pela cidade!
|
|
|
|
#23 |
|
OFF
|
Não to com raiva, é que a sensação que passa é que o tópico tá sendo desprezado, ainda bem que não fui eu quem fiz as fotos!!
|
|
|
#24 |
|
OFF
|
Vou citar um exemplo de cidade aqui mesmo PA, na década de 90 Paragominas era uma lugar sinistro, ruas sem pavimentação, muita fumaça em virtude carvoarias, serrarias, terra de ninguem, um lugar feio de doer, mas que no decorrer dos anos mudou completamente aquela visão de faroeste, terra sem lei! Diria que hoje é uma das cidades mais agradaveis do interior paraense para se morar, lógico, o fato de boa parte da cidade ser planejada contribuiu muito!
|
|
|
#25 | |
|
Em FÉRIAS
Likes (Received): 378
|
Quote:
Quanto ao thread, eu li a matéria na Veja sobre o crescimento de Marabá, são boas notícias embora a julgar pelas fotos realmente há muito o que se fazer. E de qualquer forma, eu sempre quis ver mais fotos da cidade, obrigado ao autor por ter feito esse thread. |
|
|
|
|
|
|
#26 |
|
Terra de ricas florestas
Likes (Received): 54
|
muito bom thread Drico
Marabá é uma cidade que cresce surpreedentemente !!!
|
|
|
|
#27 |
|
OFF
|
Algumas curiosidade sobre Marabá:
A área urbana do município é divida em 5 núcleos urbanos, Marabá Pioneira, Cidade Nova, São Felix, Morada Nova e Nova Marabá que é a maior e mais populosa de todas! A cidade é cortada pelos rios Tocantins e Itacaiunas. É possivel se chagar a Marabá pelas rodovias BR 230, BR 222, BR 153, PA 150, Ferrovia de Carajás, Aeroporto e pelas águas! No periodo das chuvas os rios sobem e inudam as partes mais baixas da cidade! A avenida Transamazônica ou BR 230 é o principal elo de ligação do três núcles principais "Nova Marabá, Cidade Nova e Marabá Pioneira" a qual está em fase de duplicação em todo trecho urbano da cidade contempla a construção de 3 viadutos e uma pontem sobre o rio Itacaiunas!
|
|
|
#28 | |
|
Terra de ricas florestas
|
Quote:
hoje em dia, saiu do ranking das piores em qualidade de vida e tbm saiu dos primeiros lugares em desmatamento, para se tornar uma cidade amiga do meio-ambiente e da floresta...
|
|
|
|
|
#29 | ||
|
OFF
|
Algumas obras que estão mudando a cara de Marabá
Quote:
Quote:
|
|
|
|
#30 | |
|
Registered User
Likes (Received): 52
|
Quote:
Por isso que crescimento do PIB, e PIB per capita, são medidas tão discutíveis de desenvolvimento, sendo o cálculo da Renda Média um indicador mais adequado como medida de "riqueza". Na realidade, até mesmo o IDH acaba sofrendo com estes problemas.
|
|
|
|
#31 | |
|
Only Time
Likes (Received): 58
|
Quote:
![]() Idem!
|
|
|
|
#32 | |
|
Esta terra é nossa!
Likes (Received): 414
|
Quote:
Sei lá, tbm é um pouco de sorte e a forma como a cidade começa, depois de grande fica difícil mudar as coisas. |
|
|
|
|
|
|
#33 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Muito desenvolvimento em Marabá. Estado de Carajás, já!
|
|
|
|
|
|
#34 |
|
Registered User
Likes (Received): 341
|
Marabá, junto a Parauapebas-Pa, Açailândia-Ma e Imperatriz-Ma são os verdadeiros tigres asiáticos brasileiros. Essas cidades crescem muito atualmente, tanto na economia como em população, formam um aglomerado de quase 1 milhão e habitantes!
|
|
|
|
|
|
#35 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 648
|
Drico, o thread está muito bom, com bastante fotos (Maraba é uma cidade difícil de encontrar fotos) dos vários núcleos urbanos que a compõem. Aliás, eu acho que todo thread sobre Marabá deveria começar com uma explicação sobre essa característica peculiar da cidade, que é o fato de ser formada não por um, mas por 5 núcleos urbanos muito próximos, porém não totalmente conurbados entre si. Eu acredito até que um dos fatores que faz com que Marabá não pareça ter mais de 230 mil habitantes é justamente o fato dela não estar concentrada em um único núcleo urbano, como normalmente acontece com 99% das cidades, mas dispersa por 5 núcleos urbanos.
Nós que acompanhamos as coisas da região Norte somos sabedores do crescimento que a cidade vem experimentando, mas apesar do título do thread estar respaldado em uma reportagem da Veja (o que, convenhamos, não é o melhor dos respaldos ), eu concordo com os foristas que disseram que esse crescimento AINDA não se faz notar no aspecto visual da cidade. Mesmo no interior do Pará, existem cidades menores que aparentam ser mais desenvolvidas e organizadas, como as já citadas Paragominas e Redenção, por exemplo.Eu acho que hoje Marabá e Parauapebas estão passando por um processo muito parecido com o que Porto Velho passou nos anos 70 e 80. A cidade crescia, muito dinheiro circulava, muitas pessoas enriqueceram, mas o aspecto da cidade era medonho. Hoje, apesar de ainda estar longe de poder ser considerada uma cidade bonita, PVH é uma "Paris" comparada ao que era nos anos 80. E a maior parte do que a cidade ainda tem de feio e dos problemas que ela tenta resolver até hoje, são heranças daquela época.
|
|
|
|
#36 | |
|
BANNED
Likes (Received): 13
|
Quote:
O aspecto da cidade ainda não reflete o poderoso desenvolvimento que está ocorrendo, fazer o quê? Não tome isso como pessoal ou desvirtuamento do do thread. Acho que o thread é bastante informativo, pois eu não sabia que todo estes projetos já estavam em execução por lá e o que o futuro reserva para este lugar. Quantas milhares de cidades não sonham com algo parecido não é mesmo? Agora eu acho super falso fazer elogios rasgados quando eu não sinto realmente isso. E também acho super falso abster críticas quando elas não são geradas por rancor. Toda crítica sem rancor é bem-vinda!
|
|
|
|
|
|
|
#37 |
|
Registered User
Likes (Received): 66
|
nao eh um lugar mto bonito,mas gostei do rio que tem ai....espero que cresce mto ainda!
|
|
|
|
|
|
#38 | |
|
Ééééééguuuuaaaa
|
Quote:
|
|
|
|
|
#39 | |
|
OFF
|
Quote:
Então, era ai que eu queria chegar, isso tudo é muito recente, não teria como mudar a imagem da cidade de uma hora para outra! Mas vamos ver no decorrer dos anos!! Não to levando pro lado pessoal, longe de mim!!
|
|
|
|
#40 | |
|
Registered User
Likes (Received): 31
|
Parabéns pelo thread dricobel. Marabá precisa de mais visibilidade!
Quote:
1 - Não tenho conhecimento de um estudo mais recente, mas até 2000, a Cidade nova, com seus bairros (Cidade Nova, Novo Horizonte, Belo Horizonte, Liberdade, Laranjeiras, Liberdade, Independência e Amapá) e ainda os imensos assentamentos, (como o Jardim União e Jardim Bela Vista) era o núcleo mais populoso de Marabá. Essa informação pode ter mudado, mas as taxas de crescimento desse núcleo, sempre foram historicamente maiores, sobretudo se considerarmos o imenso número de invasões que se alastram pela transamazônica no sentido de Itupiranga. ![]() 2 - O Núcleo Industrial ( e seus distritos) é considerado um sexto núcleo urbano da cidade. |
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|