daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rating: Thread Rating: 2 votes, 5.00 average.
Old September 5th, 2004, 07:12 AM   #1
FábioCity
Fábio Barros

FábioCity's Avatar

Likes (Received): 35

Fotos de Ipê-Amarelo... alguém tem?

Bom pessoal.. hoje estava dando uma volta pela cidade e acabei observado a florada dos ipês amarelos, claro.. não pude deixar de fotografar... um espetáculo mesmo!
Alguém por ai tem algumas fotos dessa espécie???

Tabebuia chryssotricha Família das bignoniáceas
Origem: América do Sul, Brasil e Colômbia
Porte: árvore de até 8 metros

A partir desta semana começam a florir os Ipês Amarelos.
Por isso estou começando a fotografar mais alguns.
Alguém está disposto a fotografar e postar fotos até o inicio de setembro??

Aqui vão algumas que fotografei hoje, talvez Fim de semana que vem haverá muitas outras arvores...

Aqui tem uma outra espécie de arvore. Esta é muito comum por aqui e também está florindo em todo o cato da cidade:

Last edited by FábioCity; August 25th, 2005 at 05:56 AM.
FábioCity no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 5th, 2004, 08:00 AM   #2
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 7340

Nossa, super legal este thread, fotos belíssimas! Cidade limpinha, com calçadas em boas condições, boa arborização...

Aqui em BH o clima anda meio doido, e os ipês estão florecendo um pouco fora da época. Por coincidência, o fotolog da cidade postou 3 fotos que aparecem ipês amarelos nos últimos dias.

Esse aqui próximo à Avenida Raja Gabáglia (onde fica as torres no canto inferior esquerdo)

Nessa típica rua do bairro Vila Paris / Luxemburgo, um ipê lá no fundo até "brilha" hehehe... Típica manhã de inverno, ensolarada e friazinha...

Esse aqui no bairro Santo Antônio...

Mas o mais comum mesmo em BH são os ipês rosas, a cidade é lotada deles. Florescem em julho, agosto... Esta foto aqui mostra um dos que mais se destacam na cidade, na praça da Liberdade, já com poucas flores...

Apesar de não ser uma cidade com inverno muito rigoroso, grande parte da arborização de BH é feita de árvores que perdem folhas, principalmente por causa da secura entre abril e setembro. Uma das mais comuns é a castanheira, que adorna todo o quarteirão dá rua onde moro. Nas últimas semanas, foi MARAVILHOSO, todas as árvores estavam vermelhinhas, e a rua amanhecia completamente coberta de folhas. Agora elas já estão todas peladas e com brotos nascendo. Esta foto é de uma castanheira perdendo as folhas na Avenida Álvares Cabral, centro de BH.

Last edited by Bruno BHZ; September 5th, 2004 at 10:55 PM.
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2004, 09:52 AM   #3
GRGM
Gabriel

GRGM's Avatar

Likes (Received): 114

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ
Nossa, super legal este thread, fotos belíssimas! Vimos esses ipês maravilhosos e de quebra "street-scenes" de Cuiabá. Cidade limpinha, com calçadas em boas condições, boa arborização...
Xiiii Bruno, sem querer te queimar, mas... esse eh o FabioCity, um novo integrante do forum, de Itapetininga, interior de Sao Paulo, nao eh o Fabio de Cuiaba, hehehehehe!

Po, eu nem sabia que existiam Ipes dessa cor! Alias, nao entendo nada de arvores... mas achei incrivel, queria varios desses pra Sao Paulo!!! Fora que dah pra ficar bem patriotico com eles, encher de arvores verdes e amarelas... e eh sempre bom dar uma quebrada no verde, gosto muito daquelas arvores que ficam lilas, das vermelhas... o amarelo soh dah nessa epoca do ano (sem piadinhas com essa ultima frase)????????
GRGM no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2004, 03:50 PM   #4
O Natalense
agora torou dentro!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 3213

Já quo o ipê amarelo é a árvore-símbolo do Brasil, poderíamos
incluí-la no banner sobre a Independência.

Já que se fala em árvores, num outro dia entrei no fórum
da Africa do Sul. Fiquei sabendo que a cidade de Pretória
lá é conhecida como "Cidade dos Jacarandás" já que
várias mudas foram trazidas do Brasil e lá plantadas.
O Natalense está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 5th, 2004, 04:02 PM   #5
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Likes (Received): 616

que árvore bela!

Se alguém conseguisse enviar-me sementes dela pelo correio ficava eternamente agradecido.
Marco Bruno no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2004, 04:40 PM   #6
rafaelfnunes
I ♥ NY

rafaelfnunes's Avatar

Likes (Received): 0

aqui também tem vários Rosa e Amarelos
Old September 5th, 2004, 06:26 PM   #7
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Nossa, curti esse thread. Gosto muito mais dessas árvores do que das palmeiras que costumam associar ao Brasil. Imagina uma região antiga do centro de SP cheia delas.
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2004, 08:18 PM   #8
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by GRGM
Xiiii Bruno, sem querer te queimar, mas... esse eh o FabioCity, um novo integrante do forum, de Itapetininga, interior de Sao Paulo, nao eh o Fabio de Cuiaba, hehehehehe!
Old September 5th, 2004, 08:33 PM   #9
FábioCity
Fábio Barros

FábioCity's Avatar

Mais alguns Ipês deste domingo.

Este Ipê até está competindo com a centenária Paineira.....

Old September 5th, 2004, 08:43 PM   #10
Menino de Sampa
antiVittaria antiGranito

Menino de Sampa's Avatar

Likes (Received): 2

Itapetininga parece uma cidade muito gostosa. Qual o tamanho dela?
Menino de Sampa no está en línea   Reply With Quote
Old September 5th, 2004, 09:01 PM   #11
FábioCity
Fábio Barros

FábioCity's Avatar

Quote:
Originally Posted by Menino de Sampa
Itapetininga parece uma cidade muito gostosa. Qual o tamanho dela?

Bem.. é uma cidade tipica de interior mesmo.. tem 132.00 habitantes (estimativa IBGE 2003) e deve ter por volta de 115.000 na area urbana.

A economia do municipio está no agronegócio, o municipio é o 3º em extensão territorial do estado. E são mais de 4200 km de estradas vicinais e estaduais que fazem as ligações entre os bairros.
A cidade é cortada pela ferrovia ALL (antiga estrada de Ferro Sorocabana) e pela Rodovia raposo Tavares.

o mapa em perspectiva 3D da cidade você ve aqui :
http://skyscrapercity.com/showthread...a+Itapetininga
Old September 6th, 2004, 05:29 PM   #12
legal
Registered User

legal's Avatar

Likes (Received): 2911

Vendo a foto que o Bruno postou da Praça da Liberadade, eu fico pensando: QUEM FOI QUE TEVE A INFELIZ IDEIA DE TIRAR O CENTRO ADMINISTRATIVO DE BH DAQUELA AREA TAO LINDA?

AL PAREDON CON EL!!!!! AL PAREDON!!

& "Spanish for Smarties." : https://www.smashwords.com/books/view/291960

www.globaltradeview.com, a forum on International Business, Global Affairs and Travels.

www.lehighinstitute.com - International Business.

Movimento de Desfavelizaçao Mental, Social, Urbana e Politica do Brasil: http://www.globaltradeview.com/blogs...tica-do-brasil
legal no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2004, 06:19 PM   #13
Edmundo
Saudades de São Paulo

Edmundo's Avatar

Likes (Received): 72

Nossa, lindas fotos Fabio, adorei! O Ipe e lindo demais. Nossas ruas ficam tao coloridas nesta epoca do ano, ate Sao Paulo que e usualmente cinzenta e feia fica alegre e bonita com o Ipe mostrando toda sua beleza.
Old September 6th, 2004, 09:44 PM   #14
RRC
SP 460 anos

RRC's Avatar

Olha só a coincidência, ontem em Serra Negra eu tirei a foto de um Ipê Amarelo, depois eu posto aqui.
RRC no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2004, 09:49 PM   #15
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 3280

Quote:
Originally Posted by Marco Bruno
que árvore bela!

Se alguém conseguisse enviar-me sementes dela pelo correio ficava eternamente agradecido.
esse tipo de coisa eh proibido por leis internacionais. Pode ser preso por tráfico internacional de sementes, espécies silvestres e sei lah mais oq.

Os paises tomam muito cuidado com isso, pois a introdução de espécies alienigenas pode acabar com a população de plantas ou animais nativos.
AcesHigh no está en línea   Reply With Quote
Old September 6th, 2004, 09:58 PM   #16
O Natalense
agora torou dentro!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 3213

Quote:
Originally Posted by Marco Bruno
que árvore bela!

Marco Bruno, tendo em vista a ponderação do AcesHigh, e vou
procurar dar uma pesquisada para ver se existe algum
óbice legal ao envio de sementes pelos correios.
Se nada houve eu te enviarei.
O Natalense está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 6th, 2004, 11:22 PM   #17
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Enviar semente não é crime não... Só para exemplificar, imaginem as milhares de frutas, especiarias, etc, de todo o mundo que são importadas por supermercados e restaurantes finos, com sementes dentro... Quando uma amiga holandesa de minha irmã veio ao Brasil, trouxe várias sementes de tulipa na mala. Até parece que enviar um saquinho com uma sementinha de ipê vai dar cadeia pra alguém.

Quote:
GRGM:
Po, eu nem sabia que existiam Ipes dessa cor! Alias, nao entendo nada de arvores... mas achei incrivel, queria varios desses pra Sao Paulo!!! Fora que dah pra ficar bem patriotico com eles, encher de arvores verdes e amarelas... e eh sempre bom dar uma quebrada no verde, gosto muito daquelas arvores que ficam lilas, das vermelhas... o amarelo soh dah nessa epoca do ano (sem piadinhas com essa ultima frase)????????
São Paulo não tem ipês amarelos? Pelo que sei, os ipês são bem comuns em Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Campo Grande... Cidade de ou próximas do cerrado.

O amarelo, como todos ipês, floresce apenas uma vez ao ano. Cheinho assim, ele fica em torno de 2 semanas. Umas 2 semanas antes as flores estão nascendo e ele já fica bem amarelo. Umas duas semanas depois, elas começam a cair e a árvore fica "pelada"... Mas em qualquer época do ano o ipê é muito bonito, tem folhas pequenas, é alto, fica quase metade do ano perdendo folhas ou sem folhas...

Agora, o mais interessante é o ipê branco, é bem raro, tem uns 7 na região da avenida Afonso Pena, em BH... Parece que nevou!
Old September 6th, 2004, 11:25 PM   #18
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by legal
Vendo a foto que o Bruno postou da Praça da Liberadade, eu fico pensando: QUEM FOI QUE TEVE A INFELIZ IDEIA DE TIRAR O CENTRO ADMINISTRATIVO DE BH DAQUELA AREA TAO LINDA?

AL PAREDON CON EL!!!!! AL PAREDON!!
Existe sempre a esperança de que a transferência será cancelada por falta de verbas... Em se tratando de Brasil, é uma possibilidade nada remota... Hehehe
Old September 7th, 2004, 12:22 AM   #19
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Quote:
Originally Posted by AcesHigh
esse tipo de coisa eh proibido por leis internacionais. Pode ser preso por tráfico internacional de sementes, espécies silvestres e sei lah mais oq. Os paises tomam muito cuidado com isso, pois a introdução de espécies alienigenas pode acabar com a população de plantas ou animais nativos.
pois... não sei o que dizer.

Na verdade era para plantar em contexto urbano (jardim privado) e não introduzir na floresta portuguesa. Por exemplo aqui existem vários jacarandás, muitos deles bem antigos, trazidos do Brasil. Todos os jardins de Lisboa tem muitas espécies tropicais.

o que me deixa confuso na história das sementes é o seguinte:

enviar sementes de árvores é supostamente ilegal, mas eu posso ir aqui a um supermercado comprar fruta tropical qualquer, comer, e no final ficar com as sementes e planta-las onde quiser. Muita gente tem plantados maracujas, abacates, etc.

O clima aqui ainda é suportável para elas. Para os animais já não... uma cobra perigosa ou uma aranha venenosa morreria no inverno imeditamente.

Mesmo assim já tivemos esses problemas: a "Perca", uma espécie de peixe carnivoro (inofensivo para o homem) foi introduzido ha alguns anos em certos rios e comeu o outro peixe.

Os eucaliptos, originários da australia são árvores plantadas em todo o Portugal, mas secam muito os terrenos e são nocivos para as espécies nativas como o pinheiro, etc.

Uma vez vi um documentário sobre a abelha africana agressiva que produz muito mel, e que foi levada para o Brasil para estudo. Infelizmente algumas fugiram e agora a praga já chega aos EUA.

Ha bem pouco tempo vi outra notícia sobre uns sapos gigantes que foram introduzidos e comem os outros sapos nativos...
não me lembro o país.
Old September 7th, 2004, 12:24 AM   #20
Marco Bruno
Les cites obscures

Marco Bruno's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Natalense
Marco Bruno, tendo em vista a ponderação do AcesHigh, e vou procurar dar uma pesquisada para ver se existe algum
óbice legal ao envio de sementes pelos correios.
Se nada houve eu te enviarei.
Obrigado!

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules