daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte > Notícias da Região

Closed Thread

Thread Tools Display Modes
Old August 10th, 2011, 08:56 PM   #2201
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 536

A única falha que eu vi na reportagem foi dizerem que só existem faixas de pedestres na Jorge Teixeira. Pelo visto, não andaram muito pela cidade.

Mas de resto, não tenho nada a acrescentar ou subtrair. Essa é a realidade de PVH hoje. Isso é o que eu venho falando há mais de uma década e ninguém nunca me deu ouvidos. Desde os anos 90 eu vejo a forma como o trânsito é encarado pela população e pelas autoridades de PVH e pensava: "No dia em que essa cidade crescer, isso aqui vai virar um caos." Mais uma vez, eu queria muito estar errado, mas mais uma vez o tempo me deu razão.

Agora, lá vai PVH fazer de novo o que sempre fez: Tentar resolver problemas previsíveis e evitáveis só depois que eles se tornam críticos. É o famoso "pra que fazer hoje o que eu posso fazer daqui a 20 anos?"

Sponsored Links

Old August 10th, 2011, 09:12 PM   #2202
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 94

Eu não percebi, mas eu tinha escrito algo relatando falhas na reportagem?
Eu só ia falar que os dados da população estavam desatualizados.

Com relação a empurrar com a barriga os problemas evitáveis, isso sempre foi a realidade de Porto Velho. O maior perigo de Porto Velho, me desculpa, são os próprios porto-velhenses que não conseguem se adiantar aos problemas, que não conseguem soluções, ficam com a bunda sentada na cadeira esperando as coisas acontecerem.

O trânsito é só um reflexo disso, outro problema é a economia, que durante muito anos esteve dependente do funcionalismo público. Podemos citar também a saúde (João Paulo II), e por aí vai...
Rondon no está en línea  
Old August 10th, 2011, 09:16 PM   #2203
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Falando em trânsito...

Número de mortes em rodovias de Rondônia cresce em 2011
Noticias - 10/08/11 - 14h00 - Atualizado em 10/08/11 - 14h27

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que o número de acidentes e mortes nas Rodovias Federais de Rondônia 2011 ultrapassa as ocorrências registradas em 2010. A imprudência é o principal motivo dos acidentes.

De acordo com a PRF, de janeiro a agosto de 2010, foram registrados 2.243 acidentes com 75 mortes. No mesmo período de 2011, o número é de 2.689 acidentes e 102 mortes.
Na última segunda-feira (8), mais um acidente no 15 Km da cidade de Ariquemes entrou para a estatística. José Antônio do Prado, 41, morreu após perder o controle do carro na curva e cair no acostamento.

http://www.rondonoticias.com.br/?not...cresce-em-2011
Rondon no está en línea  
Old August 10th, 2011, 09:35 PM   #2204
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Eu não percebi, mas eu tinha escrito algo relatando falhas na reportagem?
Não, eu só tava comentando a reportagem, vc não citou nenhuma falha não.
Old August 10th, 2011, 11:23 PM   #2205
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Nova Regional do TCE em Ariquemes

Mais informações: http://www.tce.ro.gov.br/noticia.aspx?id=4517
Rondon no está en línea  
Old August 10th, 2011, 11:29 PM   #2206
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

E em breve, vem aí a Bolsa Guaporé, que em conjunto com o Bolsa-Família, vai fomentar a economia da população mais pobre de Rondônia.

Aguardem, em setembro
Rondon no está en línea  
Old August 11th, 2011, 03:19 AM   #2207
ZCC
Registered User

ZCC's Avatar

Likes (Received): 4

Na Jorge teixeira tem alguma faixa de pedestre? Boa parte de seus cruzamentos está sem. Concordo com esse ponto da reportagem, quase não há sinalização horizontal pela cidade.

Há muito desleixo mesmo. Hoje mesmo eu andava pela carlos gomes, chegando na jorge teixeira, quando entrou na minha frente uma Van com uma garotinha de uns 8 anos pulando de um lado pro outro dentro do carro, jogando coisas na mãe que dirigia e aparentemente não fazia nada! Só fiz um sinal com a mão pra garotinha, ela olhou e através de mimica eu disse: "PONHA O CINTO". A menina saiu do porta-malas do carro, sentou e botou o cinto, ficando quieta.

Semana passada eu achava que os acidentes de transito estavam me perseguindo, essa semana parece que são ladrões e vagabundos, todo dia uma coisa diferente. hoje fui numa papelaria e quando ia sair, um homem que havia entrado apenas para comprar uma caneta, havia deixado a bicicleta do lado de fora. Não deu outra, num instante de descuido, roubaram a bicicleta. Ele já ia deixar pra lá quando disse para chamar a policia. Não importa o que te roubem ou aconteça, FAÇA SEMPRE UM BOLETIM DE OCORRÊNCIA

"Um povo que não sabe de onde veio, não sabe para onde vai"
- Não lembro quem disse isso.

Last edited by ZCC; August 11th, 2011 at 03:25 AM.
ZCC no está en línea  
Old August 11th, 2011, 03:27 AM   #2208
Thilindha
Andy

Thilindha's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Sr. Jirau View Post

Show!! Top demais as fotos e o encontro!
Mas o mais legal de tudo foi a subida até o Morro Rondon!
Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
A área portuária de Porto Velho é bem extensa... e nas fotos tem uma vista de um ângulo bem díficil de se ver, que é da outra curva do Rio Madeira. Se não me engano, a Estrada do Belmont já está aberta até próxima a outra curva (antes não se podia passar).

Tem um ângulos aí que eu achei fantásticos.
Valeu Thilindha
Cadê as fotos de vocês????

Como as fotos ficaram na página 109 e 110, segue o link para quem ainda não viu as fotos do encontro:

BR 364: Post 2179 Pág. 109 - http://www.skyscrapercity.com/showpo...postcount=2179
Thilindha: Post 2190 Pág. 110 - http://www.skyscrapercity.com/showpo...postcount=2190
║□□║ Projetos de Rondônia e ObrasTodos meus Threads (separados por categoria)
@AndyLedesma_ T.I. de Vestido! LipsClick!

♡Pai, estará sempre em meu coração. Te amo!♡
Thilindha no está en línea  
Old August 11th, 2011, 04:17 AM   #2209
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Quote:
Originally Posted by ZCC View Post

Na Jorge teixeira tem alguma faixa de pedestre? Boa parte de seus cruzamentos está sem. Concordo com esse ponto da reportagem, quase não há sinalização horizontal pela cidade.
De fato, há pouquíssima sinalização horizontal. Mas daí a dizer que só há faixa de pedestres na Jorge Teixeira? Na verdade, as da Jorge Teixeira até desapareceram (depois daquele último recapeamento que fizeram e não foram repintadas). Mas em quase todas as vias que cruzam a Jorge Teixeira, como Calama, Abunã, Pinheiro Machado, Carlos Gomes e Sete de Setembro tem sim, além de outras avenidas, como a Rio Madeira. Se os motoristas respeitam ou não, aí são outros quinhentos...

Enfim, embora isso não mude a situação retratada, a informação não está correta.
Old August 11th, 2011, 04:40 AM   #2210
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 15

Quote:
Originally Posted by Thilindha View Post

Como as fotos ficaram na página 109 e 110, segue o link para quem ainda não viu as fotos do encontro:

BR 364: Post 2179 Pág. 109 - http://www.skyscrapercity.com/showpo...postcount=2179
Thilindha: Post 2190 Pág. 110 - http://www.skyscrapercity.com/showpo...postcount=2190
Thilindha,

Ah.. quanto as fotos as tuas e a do BR já retrataram bem os locais do encontro, se postasse daria no mesmo, foram feitas no mesmo ângulo, além do quê, vocês também já acrescentaram panorâmica. Tá de boa assim!

O Brasil que tem mais força!
Sr. Jirau no está en línea  
Old August 11th, 2011, 06:12 AM   #2211
ZCC
Registered User

ZCC's Avatar

Dei uma relida e a reportagem falha mesmo em dizer que só há faixas na JT. Em todo caso, melhor pecar por excesso de alerta do que por falta, considerando nossa situação.

O fato é que para muitos politicos, prevenir não é boa idéia. Melhor deixar o problema se alastrar, para depois vir com alguma solução à lá "salvador da pátria" e ganhar votos

além da lei recentemente sancionada que proíbe a venda de bebidas em postos de PVH, deveriam ver se dá pra fazer uma que proíba a venda de qualquer veículo automotor à pessoas não-habilitadas.

ZCC no está en línea  
Old August 11th, 2011, 02:20 PM   #2212
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Concordo. Não só a venda, mas a transferência de veículos também. Afinal, qual o sentido de uma pessoa não habilitada possuir um veículo em seu nome? Claro que há situações especiais, mas como o nome já diz, são especiais (por exemplo, um menor recebe um veículo como parte de herança).

Outra coisa, pra ter habilitação, deveria ser exigido um grau de instrução mínimo. Evita que gente sem nenhum preparo faça bobagens no trânsito e estimula as pessoas a estudarem. Hoje em dia, oportunidades pra estudar é o que não falta. Só não estuda quem não quer. Acho que pelo menos o nível médio completo deveria ser exigido. A EJA tá aí pra isso. Além de ser gratuita, tem aulas à noite. E escola pública, em qualquer buraco tem uma. Ninguém precisa deixar de trabalhar, gastar dinheiro ou ir muito longe de casa pra terminar seus estudos.

Mas é claro que isso é impossível de acontecer no Brasil. Qualquer idéia que desagrde o povão é logo descartada, por mais necessária que seja. Invasão de propriedade, crimes de trânsito... tudo o que o povão gosta, tem que deixar acontecer, por pior que seja.
Old August 11th, 2011, 03:33 PM   #2213
BrunoPorto
Registered User

BrunoPorto's Avatar

Likes (Received): 97

Unir de Ji-Paraná enfrenta atrasos em obra predial

A construção de um prédio com dois andares, destinado para sediar a biblioteca e as salas administrativas da Universidade Federal de Rondônia (Unir), no campus de Ji-Paraná, vem acumulando atrasos no seu término e prejudicando o planejamento feito pela direção para a manutenção de novos alunos.
Sobre responsabilidade da empresa Cinco Construtora e Comércio, o contrato firmado em 2009 através de processo licitatório, previa um prazo de 300 dias para entrega do local que quando ocupado, liberaria quatro salas nos prédios de aulas, possibilitando assim a acomodação de alunos calouros.
“A previsão para entrega era no inicio de 2011 e, baseados nessa data, planejamos a entrada de novos alunos, que deveriam usar para aulas as quatro salas onde hoje estão divididas a administração do campus e a biblioteca. Acontece que o prédio não ficou pronto, as salas continuam ocupadas e os alunos estão chegando”, explica a diretora do campus, Aparecida Augusta da Silva.
Ela conta que o campus nunca teve um local específico para a gerência e que utilizava salas que sobravam para adequar as necessidades da chefia. “Esse modelo de biblioteca é padrão em vários campus da Unir, mas através dessa necessidade local conseguimos uma autorização para expandir a construção e fazer as salas de chefia na parte superior do prédio”, explica.

ALÉM – Fora o atraso, outro fator tem preocupado a administração do campus. As vigas feitas para suportar o peso do andar superior apresentam alguns sinais que parecem remendos, além da aparência de estar cedendo, como que fazendo uma leve concavidade.
“A universidade solicitou por escrito um relatório técnico a empresa sobre esse e outros pontos da obra. O campus possui engenheiros no seu quadro docente e a Unir também possui um setor técnico da área que está acompanhando a obra. Queremos que analisem esses detalhes”, esclarece.
“Mas também solicitamos os cálculos usados visto que estamos documentando tudo o que acontece em relação à construção, para termos garantias do que vem sendo feito e até para prestação de contas a nossa reitoria. No entanto, existe sim uma preocupação de nossa parte em relação a essas vigas”, complementa Aparecida.

Departamento técnico da Unir pede cautela

(Raphael Vaz) A reportagem do CP entrou em contato com a Diretoria de Engenharia e Arquitetura da Unir para comentar o caso da obra no campus de Ji-Paraná. A diretora do departamento, Rosangela de Oliveira, confirmou que as obras estão em atraso e prevê que elas sejam finalizadas para o fim de 2011.
“Infelizmente existe esse problema, mas também precisamos entender que penalizar a empresa nesse momento é penalizar também a instituição. O recurso para a obra já está empenhado em nome da Cinco e se suspendo agora esse contrato perco o valor de direito para finalizar o complexo”, justifica.
Isso porque o empenho da verba feito junto à construtora está datado em 2010, o que limita as possibilidades de ação quanto a uma possível rescisão contratual. “Se o empenho fosse de 2011, eu poderia cancelar e abrir uma nova licitação sem correr o risco. Mas como é do ano passado, se fizermos isso perdemos o direito ao dinheiro e vamos ter de ir novamente a Brasília requerer a quantia para terminar o prédio”, acrescenta.

VIGAS – Quanto à aparência, Rosangela explica que houve uma falha na execução da laje que gerou o problema. “O responsável da obra solicitou um laudo técnico e constatou que ela não havia sido feita como projetado. Diante disso, foram feitas vigas metálicas na parte inferior, revestidas de gesso”, atesta Rosangela. “Mas não existe risco de ruir a construção”, garante.
A opinião foi compartilhada pelo engenheiro civil Anemilton Leite, consultado pelo CP. Ele analisou fotos das vigas feitas no local e após análise admitiu que não nota risco de queda. “Se fosse possível, a laje apresentaria rachaduras. Fora isso a queda de uma construção depende de uma série de fatores, como qualidade de cimento, do metal utilizado e outros”, indicou.
“O que temos é um desconforto visual, algo que a engenharia também tem de antever. As vigas geram desconforto em quem as observa, mas isso não quer dizer que vá cair. É como as colunas de um shopping. Elas não são tão grossas como se veem. Dentro da estrutura existe uma pilastra menor em circunferência, mas que precisa daquela aparência para gerar conforto a quem observa”, exemplificou.

EMPREITEIRA – Segundo apurou a reportagem do CP, a empresa Cinco Construtora e Comércio vêm enfrentando diversos processos trabalhistas na justiça, o que impede que a mesma receba o dinheiro sem que ele seja direcionado diretamente para os ex-funcionários favorecidos nas ações.
Tanto Aparecida quanto Rosangela confirmaram o nome de Luiz Junior como engenheiro responsável pela obra dentro da construtora. O CP entrou em contato por telefone com Junior na manhã de ontem, mas ele afirmou que estava em reunião e não poderia nos atender, combinando um horário no período da tarde para conversar com a reportagem. No entanto, recusou as ligações na hora combinada e não se dispôs para comentar o caso.

http://www.correiopopular.net/LKN/he...obra%20predial

Em termos de infra-estrutura, a UNIR é uma das piores, senão a pior, universidade pública do Brasil.
Uma vergonha!
E isso inclui até o campus de Porto Velho, que se for comparado a UFAC, UFMT e outros campus de capitais deixa muito a desejar.
A UNIR de Ji-Paraná, que é segunda maior cidade de Rondônia perde feio para os campus da UFMT em Sinop, Rondonópolis e até mesmo Barra do Garças, não apenas em infra-estrutura, mas também na oferta de cursos.
Lamentável...
BrunoPorto está en línea ahora  
Old August 11th, 2011, 05:34 PM   #2214
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Só pra ilustrar o que vc tá dizendo:

Número de matrículas no ensino superior - Instituições PÚBLICAS - 2009

São Paulo 183.085
Rio de Janeiro 122.234
Minas Gerais 115.565
Paraná 109.592
Pernambuco 76.102
Bahia 75.458
Santa Catarina 71.493
Rio Grande do Sul 65.797
Ceará 56.679
Goiás 50.942
Paraíba 44.834
Piauí 43.393
Amazonas 41.008
Pará 40.698
Rio Grande do Norte 39.996
Maranhão 29.190
Mato Grosso 27.651
Alagoas 26.474
Mato Grosso do Sul 23.375
Distrito Federal 22.436
Espírito Santo 20.916
Sergipe 17.296
Tocantins 14.906
Acre 9.827
Roraima 8.740
Rondonia 7.261
Amapá 6.249

Rondônia só ganha do Amapá, que tem menos da metade da população de Rondônia. E por pouco...

Aí acontece aquilo que a gente já tá acostumado a ver em Rondônia, ou seja, o setor privado suprindo aquilo que o setor público não faz (algo que já se tornou uma caracterítica marcante do nosso estado). O resultado é este aqui:

Número de matrículas no ensino superior - Instituições PRIVADAS - 2009

São Paulo 1.202.022
Minas Gerais 411.678
Rio de Janeiro 390.739
Rio Grande do Sul 276.478
Paraná 215.345
Bahia 155.478
Distrito Federal 127.884
Santa Catarina 127.231
Goiás 107.282
Pernambuco 99.050
Ceará 80.102
Espírito Santo 70.473
Amazonas 62.509
Mato Grosso 52.451
Maranhão 48.105
Pará 47.360
Rio Grande do Norte 43.125
Mato Grosso do Sul 41.766
Piauí 36.086
Paraíba 32.995
Alagoas 32.316
Sergipe 28.852
Rondonia 28.146
Tocantins 19.051
Amapá 12.114
Roraima 8.967
Acre 7.124

Ou seja, Rondônia não só fica bem à frente dos estados com população menor, como fica muito próximo de estados com população bem maior, como Piauí, Paraíba, Alagoas e Sergipe.

Outra amostra do quanto nós dependemos da iniciativa privada em Rondônia:

Percentual de matrículas no ensino superior em instituições PRIVADAS - 2009 (%)

São Paulo 86,8%
Distrito Federal 85,1%
Rio Grande do Sul 80,8%
Rondonia 79,5%
Minas Gerais 78,1%
Espírito Santo 77,1%
Rio de Janeiro 76,2%
Goiás 67,8%
Bahia 67,3%
Paraná 66,3%
Amapá 66,0%
Mato Grosso 65,5%
Mato Grosso do Sul 64,1%
Santa Catarina 64,0%
Sergipe 62,5%
Maranhão 62,2%
Amazonas 60,4%
Ceará 58,6%
Pernambuco 56,6%
Tocantins 56,1%
Alagoas 55,0%
Pará 53,8%
Rio Grande do Norte 51,9%
Roraima 50,6%
Piauí 45,4%
Paraíba 42,4%
Acre 42,0%

Lá no topo da tabela só tem estado rico. E Rondônia lá no meio...

É por essas e outras que eu digo que o lema do nosso estado é: "SE VIRA, RONDÔNIA!!!"
Old August 11th, 2011, 10:56 PM   #2215
vitor.carvalho2
Registered User

vitor.carvalho2's Avatar

Likes (Received): 12

Prefeito reúne com empresários da construção civil para tratar sobre desburocratização de licenciamento de obras

O prefeito Roberto Sobrinho se reuniu nesta quinta feira, 11, com os empresários do setor da construção civil para tratar sobre assuntos relacionados à desburocratização do procedimento do licenciamento de obras em Porto Velho. Participaram da reunião os secretários municipais Itamar Ferreira (Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito/Semtran), Ana Cristina Cordeiro (Secretaria Municipal de Fazenda/Semfaz), José Gadelha (Secretaria Municipal de Ambiente/Sema), Sérgio Pacífico (Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão/Sempla), Mônica Carvalho (adjunta da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária e Habitação/Semur), Mário Jonas Guterres (Procuradoria Geral do Município).

Além dos representantes do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Rondônia e Porto Velho, também participaram da reunião os representantes do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Rondônia (Creci/RO) e de cartórios de imóveis. “Esse encontro foi importante para que pudéssemos tomar conhecimento do pleito que os empresários da construção civil tinham a fazer. E foi uma reunião proveitosa onde pudemos pontuar algumas ações a serem feitas, no sentido de agilizar o trâmite do licenciamento e expedição do alvará e da Certidão do Habite-se”, explicou o prefeito.

Uma das medias a ser tomada é a elaboração de um projeto de lei a ser encaminhada à apreciação da Câmara Municipal de Porto Velho, simplificando o procedimento adotado hoje. Roberto Sobrinho adiantou que a mudança da lei é necessária porque a que está em vigor, o Código de Obras, é de 1972, por isso a legislação precisa ser atualizada. Uma nova reunião foi marcada para daqui a dois meses, quando o prefeito e sua equipe voltam a se reunir com os empresários para avaliarem o resultado das ações a serem implementadas.

A secretária Ana Cristina Cordeiro, da Semfaz, afirmou que outra medida que pode ser adotada, para agilizar os processos, é a informatização de alguns procedimentos que passarão a ser feitos via on line.

Revitalização do Parque Ecológico garante mais qualidade de vida à população de Porto Velho

Um dos locais mais aprazíveis da capital, o Parque Ecológico, administrado pela Prefeitura de Porto Velho, está sendo reestruturado para se transformar em um ponto de referência na cidade no que diz respeito à educação ambiental. O local com a instalação de laboratório, cozinha e auditório.

O projeto abrange também o setor administrativo com a reforma do prédio onde funcionará a administração e boa parte das instalações já foi reformada. A obra é financiada com recursos das compensações das usinas do Madeira, trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema). “Do que está previsto já foi concluída a construção do prédio central, a reforma das mesas e brinquedos e estamos abrindo o viveiro para visitação pública. Com isso estamos disponibilizando o espaço para as escolas, a fim de que elas trabalhem a educação ambiental com seus alunos”, explicou o secretário José Gadelha, da Sema.

José Gadelha adiantou ainda que a visitação das escolas é agendada para os dias da semana. Nos finais da semana, o espaço é aberto para a população, com objetivo de despertar a consciência ecológica e o respeito ao meio ambiente por parte da comunidade portovelhense. O Parque Ecológico tem área de 396 hectares (95% de mata virgem) e abriga mais de 100 animais entre felinos, aves, jacarés, cobras, tartarugas e macacos de cinco espécies, além de lontras, tatus, capivaras, paca, veados e até uma onça, que já foi vista na região.

Pelo projeto de revitalização do espaço será criando ainda dentro do parque dois novos espaços, um para os povos indígenas e outra para os ribeirinhos. Haverá ainda um mirante para as atividades de arborismo como rapel e tirolesa.

Um dos locais preferidos das pessoas que visitam o Parque Ecológico são as trilhas existentes dentro da mata fechada. O trajeto serve como uma aula básica de botânica. As espécies nativas existentes no trecho percorrido pelos visitantes são todas identificadas por placas. São cerca de 200 espécies de árvores nativas, como angelin, copaíba, ripeiro vermelho, samaúma e cedro mara. Todas de grande porte. O cedro mara, por exemplo, tem um tronco que chega a medir três metros de diâmetros.

Com capacidade para 400 mil mudas, o viveiro é outro local que desperta o interesse dos visitantes é o viveiro. Atualmente são cultivadas no local mais de 200 mil mudas de variadas espécies. São plantas ornamentais, árvores frutíferas e espécies utilizadas no reflorestamento. Integrando todo esse ambiente existe ainda o Epifitário (plantação de Orquídeas) com mais de três mil unidades de dez espécies diferentes.“Esse é o local que estamos melhorando para devolvê-lo a população. E a intenção do prefeito Roberto Sobrinho, e fazer com que o Parque Ecológico passe a fazer realmente da vida das pessoas. Que seja um espaço incorporado à recreação, aio lazer, e a outras atividades que contribuem para melhorar a qualidade de vida da população da capital”, disse o secretário.

Turismo atrai visitantes para Porto Velho, aponta pesquisa da Semdestur

Uma pesquisa realizada pela secretaria municipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico e Turismo (Semdestur), apontou que o turismo é um dos principais motivos para que as pessoas venham visitar a capital de Rondônia. Segundo a enquete, promovida na semana passada durante a Expoacre, 64% do público vê o turismo como maior motivação para vir à Porto Velho. Negócios e trabalho aparecem em segundo lugar, com 13%, ao lado de visitas a amigos e parentes (13%), seguido de eventos e compras (7%), e saúde (3%).
Entre os principais atrativos turísticos apontados na pesquisa, o Shopping Porto Velho foi o mais mencionado, por 55% dos entrevistados. A estrada de Ferro Madeira Mamoré foi lembrada por 15%, como também o carnaval fora de época (15%) e a Expovel (9%).

Entre os entrevistados, 55% das pessoas revelaram que já estiveram mais de três vezes em Porto Velho, e quase 100% garantiu que pretende retornar.

A pesquisa também perguntou aos visitantes da Feira o que mais os teria agradado em Porto Velho. A hospitalidade da população foi o ítem mais mencionado, por 20% dos entrevistados, seguido dos restaurantes (18%), atrativos históricos (18%), diversões noturnas (16%), e eventos (18%).

Os entrevistados também foram questionados sobre quais seriam os pontos onde os governantes deveriam concentrar suas ações para se melhorar a cidade. A segurança foi a mais lembrada, por 48% das pessoas, com custo de vida (19%), transporte (13%) e hospedagem (10%), apontando alguma dificuldade com a baixa oferta de leitos nos hotéis. Conforme a pesquisa, 55% dos turistas que vêem a Porto Velho se hospedam em hotéis. Outros 42% ficam na casa de amigos ou parentes e 3% preferem alugar um imóvel.

Os dados apontados na enquete confirmam os resultados obtidos em pesquisas anteriores, como lembrou o coordenador municipal de Turismo, Jun Yamamoto. Segundo o coordenador “pesquisas como esta são fundamentais para que se alcance a eficácia no planejamento e gestão pública”.

FONTE: www.portovelho.ro.gov.br
vitor.carvalho2 no está en línea  
Old August 11th, 2011, 11:07 PM   #2216
RO-Mello
viva Rondônia.

Likes (Received): 0

Proposta cria incentivos à área de livre comércio de Rondônia

A Câmara analisa o Projeto de Lei 758/11, do deputado Padre Ton (PT-RO), que inclui matérias-primas de origem animal e produtos de informática entre os beneficiados pelo regime especial da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim (ALCGM), em Rondônia, além de isentar do pagamento do PIS/Pasep e Cofins, Imposto de Importação (II) e Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) diversas operações de produção e importação.

De acordo com o autor, o objetivo é tornar a ALCGM mais atraente e competitiva, de forma a alavancar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda, dentro do objetivo geral de reduzir as desigualdades regionais.

Em relação à inclusão das matérias-primas de origem animal e dos bens finais de informática, explica, trata-se somente de uma equiparação com as condições da Área de Livre Comércio de Macapá e Santana.

Cosméticos
A proposta isenta de PIS/Pasep e Cofins, II e IPI as seguintes operações e mercadorias: beneficiamento e industrialização de produtos cosméticos de origem extrativista; insumos naturais destinados à industrialização e beneficiamento de produtos para fins farmacêuticos para consumo interno na área de livre comércio, exportação e comercialização no País; e beneficiamento e industrialização de produtos regionais destinados ao ramo de alimentos.

O deputado explica que os benefícios fiscais são necessários para preservar as peculiaridades da ALCGM, que tem 93% de sua área protegida e efetivamente preservada. Isso é possível, acrescenta, privilegiando os produtos cosméticos de origem extrativista, assim como os insumos naturais destinados à produção de artigos farmacêuticos e também o ramo de alimentos, de forma a contribuir para a recuperação das áreas degradadas e a geração de emprego e renda.

Já as importações de produtos oriundos do exterior destinados à ALCGM ficam isentas do pagamento do PIS/Pasep e da Cofins, a fim de tornar a área mais competitiva e atraente para os investidores e viabilizar o desenvolvimento econômico.

A proposta é idêntica ao PL 7736/10, do ex-deputado Anselmo de Jesus, que foi arquivado no fim da legislatura passada, pelo fato de sua tramitação não ter sido concluída.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; de Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

http://www2.camara.gov.br/agencia/no...-RONDONIA.html

Sou uma Nova Estrela, estanhada, filha da fertilidade, que surge no horizonte do solo pátrio e se projeta no céu da União;

Sou o Estado de
Rondônia.
RO-Mello no está en línea  
Old August 11th, 2011, 11:17 PM   #2217
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Quote:
Originally Posted by Thilindha View Post

Eu só ia postar algo que fosse diferente do que vocês tinham postado... dá 6 fotos (só a última é de hoje... rs)

1. Bairro Novo, condomínios já prontos (essa parte está no canto direito da panorâmica da Thilindha)

2. Avião da GOL sobrevoando o Bairro Olaria

3. Porto Velho Metrópole

4. Geral

5. Balsa

6. Repaginada do Banco Itaú da Rua Dom Pedro II (será que está na hora de mostrar novamente alguma rua ou avenida de Porto Velho? )

Rondon no está en línea  
Old August 12th, 2011, 02:58 AM   #2218
ZCC
Registered User

ZCC's Avatar

Alguém tem alguma render dessa ponte?

Edit: Achei no yt

Uma coisa curiosa que passou no Jornal de Rondônia hoje a tarde, a calçada que será feita na Sete de setembro, será modelo para os demais moradores da cidade seguirem. Eventualmente, quem não seguir o modelo, terá de pagar multa

Last edited by ZCC; August 12th, 2011 at 03:04 AM.
ZCC no está en línea  
Old August 12th, 2011, 04:16 PM   #2219
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Muito bom.

Agora eu quero ver se as DIMENSÕES da calçada também serão modelo. Porque o que mais tem em PVH são ruas com 20 e poucos metros de largura, onde só uns 7 metros são asfaltados. E aí? O moradores vão ter que fazer calçadas mais largas que a parte asfaltada da rua?

Eu até concordo que os moradores construam as calçadas (se a prefeitura não cumpre o papel dela, os moradores tem o direito de fazerem suas próprias calçadas e o dever de seguir um padrão), mas desde que a prefeitura asfalte TODA a rua e não apenas uma faixa. Porque se não daqui a pouco os moradores não estarão mais apenas construindo calçadas, eles estarão na verdade pavimentando as ruas com cimento. Ou seja, ao invés de arcarem com uma obrigação da prefeitura, estarão arcando com duas obrigações ao mesmo tempo (calçada e pavimentação).
Old August 12th, 2011, 05:40 PM   #2220
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Eu acho que dá da Prefeitura alargar algumas ruas, como a Venezuela, para possibilitar que o tamanho da calçada fique no padrão.

Segue a foto

Acho que a Rua Venezuela é o caso mais conhecido disso. Além do mais, seria uma importante alternativa entre a Rio Madeira e a Jorge Teixeira.
Rondon no está en línea  

Closed Thread

Tags
ariquemes, buritis, cacoal, jaru, ji-paraná, pimenta bueno, porto velho, rolim de moura, rondônia, vilhena

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules