daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 28th, 2011, 04:28 AM   #101
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Likes (Received): 20

Quote:
Originally Posted by Danieldd View Post
Adorei o que ví!!Realmente,é a típica cidade brasileira,com suas duas faces!
Agora,a parte nobre da cidade...PQP!Quanto bom gosto!!!!Adorei!!!
A cidade é maravilhosa!!
=D

Gostou das casas? Lindas né? Priorizei várioas bairros nobres da cidade. Pelo menos o povo ta gostando do resultado. A cidade surpreendeu, eu acho.
PietroBH no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 28th, 2011, 04:56 AM   #102
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 637

Quote:
Originally Posted by PietroBH View Post
=D

Gostou das casas? Lindas né? Priorizei várioas bairros nobres da cidade.
Adoro a modéstia dos nossos foristas.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old March 31st, 2011, 11:20 PM   #103
angeloolegna
Registered User

angeloolegna's Avatar

Likes (Received): 103

...

Last edited by angeloolegna; April 1st, 2011 at 05:19 AM.
angeloolegna no está en línea   Reply With Quote
Old April 1st, 2011, 05:46 AM   #104
angeloolegna
Registered User

angeloolegna's Avatar

Old April 2nd, 2011, 04:32 AM   #105
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by angeloolegna View Post

Parabéns Angelo, o centro num ângulo que eu não mostrei. Essa foto ficou bacana, dá para ver bem a R. Monsenhor Gonzalez.

É sua mesmo? Foi tirada daquele novo prédio da Monsenhor González?

Ah, vc tinha pedido se podia postar, mas não consegui respondê-lo a tempo. Se for para postar fotos assim, td bem... Mas prefiro que me passe o link das fotos por PM para eu conferir, Ok?!

Abraços

Last edited by PietroBH; April 2nd, 2011 at 10:30 PM.
Old April 2nd, 2011, 07:07 PM   #106
angeloolegna
Registered User

angeloolegna's Avatar

essa é minha
Old April 2nd, 2011, 10:32 PM   #107
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:

essa é minha
Lindo bairro...

Last edited by PietroBH; April 18th, 2011 at 05:51 AM.
Old April 18th, 2011, 05:56 AM   #108
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Foto da cidade em 1960.

by panoramio
Old April 18th, 2011, 08:38 PM   #109
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 107

Gostei da cidade, parece bem desenvolvida!
Tem construções de bom padrão, bem verticalizada, o comércio de rua parece bem movimentado.
Me surpreendi com a cidade!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old April 18th, 2011, 10:06 PM   #110
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 258

Minas possui muitas cidades prósperas só fica atrás de SP. Gostei muito da cidade, show de bola.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old April 20th, 2011, 03:53 PM   #111
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Gostei da cidade, parece bem desenvolvida!
Tem construções de bom padrão, bem verticalizada, o comércio de rua parece bem movimentado.
Me surpreendi com a cidade!
A verticalização ainda engatinha, mas já é aprovada pela maioria dos moradores e, pelo visto, por alguns foristas.

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Minas possui muitas cidades prósperas só fica atrás de SP. Gostei muito da cidade, show de bola.
Vlw. A prosperidade é engraçada quando ela vem de repente. Foi o que aconteceu com Manhuaçu... Há uns 7 anos, a cidade cresceu muito, se modernizou.

Grato pelo Post.
Old April 20th, 2011, 10:38 PM   #112
UrbanistaArquiteto
a linha curva

UrbanistaArquiteto's Avatar

Likes (Received): 177

Manhuaçu é uma cidade tipicamente brasileira, tem bairros pobres e nobres, feios e bonitos, e como outras cidades de mesmo porte da região tem experimentado um momento de prosperidade nos ultimos anos.
O que complica o lado da cidade que é que esses bairros feios e pobres (alguns mais feios do que pobres) são os mais "visiveis" da cidade, tanto a partir da BR262 como a partir do centro (ou seja, quem ve a cidade apenas de passagem pela rodovia pensa que a cidade é horrorosa, quem resolve entrar pra conferir acaba confirmando essa impressão, pra quebrar essa imagem é preciso "explorar" realmente manhuaçu, conhecer bairros novos escondidos além das montanhas.
Comparando com Caratinga por exemplo, que é uma cidade com praticamente o mesmo tamanho, quase vizinha, modelo de urbanização parecido e um PIB até menor a diferença de aspecto é gritante. Num primeiro e num segundo olhar Caratinga parece muito mais bonita, claro que num terceiro olhar, se explorarmos as duas cidades encontraremos bairros horrorosos escondidos no verso dos morros de Caratinga (alguns nem tao escondidos assim) e belos e prosperos bairros - igualmente escondidos - em Manhuaçu, como muitos dos mostrados neste thread inclusive (e talvez a proporção entre feios e belos seja até vantajosa para manhuaçu, comparando com Caratinga, ou no minimo é uma porporção parecida). Dada a topografia da região é díficil que novos bairros fiquem em locais "visiveis" destas cidades (a maioria dos melhores - e também jovens - bairros e condominios de Caratinga, belos e prosperos como estes mostrados em Manhuaçu, também estão escondidos do primeiro e do segundo olhar, mas a diferença da cidade da BR116 é que lá, morros em volta do centro estão ocupados por bairros tradicionais - ainda que um pouco decadentes frente aos novos bairros nobres - ou pelo menos bairros classe média com reboco e pintura - salvo excessões). Ambas as cidades - assim como outras de urbanização semelhante e que tenham passado por periodo de prosperidade recente, "escondem" o que teem de melhor e mais novo, mas nas outras cidades, aquilo que elas mostram é pelo menos "simpatico", ou na pior das hipoteses não é horrivel.
Enfim, manhuaçu é realmente uma cidade prejudicada, a imagem que ela passa não corresponde plenamente à realidade, mas isso não é culpa da percepção superficial das pessoas, ou da falta de conhecimento profundo, isso é da morfologia da cidade mesmo, cabe às administrações vindouras implementarem determinadas politicas urbanas em alguns dos mais antigos bairros manhuaçuenses para tentar reverter esse quadro, é possível...

de qq forma, o thread é excelente, e muito bom pra mostrar o "verso" de manhuaçu...
Old April 21st, 2011, 12:30 AM   #113
angeloolegna
Registered User

angeloolegna's Avatar

comentário muito inteligente, os bairros realmentes são mais feios do que pobres, e os bairros mais feios estão em volta do centro, os bairros Alfa-Sul, Pinheros I,II,III, Bom Pastor, Cidade Nova estão mais escondidos, mas tenho esperança de que um dia isso mudará
Old April 21st, 2011, 02:04 AM   #114
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 637

Quote:
Originally Posted by UrbanistaArquiteto View Post
Manhuaçu é uma cidade tipicamente brasileira, tem bairros pobres e nobres, feios e bonitos, e como outras cidades de mesmo porte da região tem experimentado um momento de prosperidade nos ultimos anos.
O que complica o lado da cidade que é que esses bairros feios e pobres (alguns mais feios do que pobres) são os mais "visiveis" da cidade, tanto a partir da BR262 como a partir do centro (ou seja, quem ve a cidade apenas de passagem pela rodovia pensa que a cidade é horrorosa, quem resolve entrar pra conferir acaba confirmando essa impressão, pra quebrar essa imagem é preciso "explorar" realmente manhuaçu, conhecer bairros novos escondidos além das montanhas.
Comparando com Caratinga por exemplo, que é uma cidade com praticamente o mesmo tamanho, quase vizinha, modelo de urbanização parecido e um PIB até menor a diferença de aspecto é gritante. Num primeiro e num segundo olhar Caratinga parece muito mais bonita, claro que num terceiro olhar, se explorarmos as duas cidades encontraremos bairros horrorosos escondidos no verso dos morros de Caratinga (alguns nem tao escondidos assim) e belos e prosperos bairros - igualmente escondidos - em Manhuaçu, como muitos dos mostrados neste thread inclusive (e talvez a proporção entre feios e belos seja até vantajosa para manhuaçu, comparando com Caratinga, ou no minimo é uma porporção parecida). Dada a topografia da região é díficil que novos bairros fiquem em locais "visiveis" destas cidades (a maioria dos melhores - e também jovens - bairros e condominios de Caratinga, belos e prosperos como estes mostrados em Manhuaçu, também estão escondidos do primeiro e do segundo olhar, mas a diferença da cidade da BR116 é que lá, morros em volta do centro estão ocupados por bairros tradicionais - ainda que um pouco decadentes frente aos novos bairros nobres - ou pelo menos bairros classe média com reboco e pintura - salvo excessões). Ambas as cidades - assim como outras de urbanização semelhante e que tenham passado por periodo de prosperidade recente, "escondem" o que teem de melhor e mais novo, mas nas outras cidades, aquilo que elas mostram é pelo menos "simpatico", ou na pior das hipoteses não é horrivel.
Enfim, manhuaçu é realmente uma cidade prejudicada, a imagem que ela passa não corresponde plenamente à realidade, mas isso não é culpa da percepção superficial das pessoas, ou da falta de conhecimento profundo, isso é da morfologia da cidade mesmo, cabe às administrações vindouras implementarem determinadas politicas urbanas em alguns dos mais antigos bairros manhuaçuenses para tentar reverter esse quadro, é possível...

de qq forma, o thread é excelente, e muito bom pra mostrar o "verso" de manhuaçu...
Foi um dos comentários mais inteligentes e elaborados que já vi (um ou outro errinho, mas bem articulado, bem coeso). E a realidade é essa mesma. Eu, por exemplo, já havia passado pela BR e tive uma péssima impressão da cidade, a qual, aliás, todo mundo tem quando passa, daí Manhuaçu carregar o estigma de cidade feia.

Pelas fotos mostradas, de fato há lugares bonitos, mas ninguém imagina mansões quando passa pela BR não. Se fosse o contrário, se esses bairros mais nobres fossem vistos da BR, a fama seria outra.

Existe mesmo uma primeira impressão, e é a que fica! Aqui me BH, isso ocorre com alguns bairros. Por exemplo, o Sion, na Zona Sul. Se você passar pela primeira vez de carro na Nossa Senhora do Carmo, vai ver uma grande extensão de prédios muito feios, em frente a uma favela enorme (particularmente, eu acho aquela região uma das mais feias da Zona Sul). Conclusão, quem não conhece o bairro e apenas chega de viagem vai pensar: "isso é o famoso Sion?"

No entanto, e essa mesma pessoa for à região da Av. Bandeirantes, vai ver uma das regiões mais charmosas da cidade, com belos prédios e mansões do vizinho Comiteco (mais conhecido por Mangabeiras). E vai mudar a impressão, porque o Sion é lindo, naquela parte, com um dos melhores pedaços da Zona Sul.

Já com o Belvedere ocorre o contrário. Quem passa pela BR de cara vê que é um bairro luxuoso, imponente. Quando a gente entra no bairro, continua com essa visão, mas vê que nem tudo são flores, inclusive porque há prédios bem comuns que se destoam de outros, muito luxuosos. Quem conhece o bairro sabe que há prédios com acabamentos bem normais, embora a fama seja de um bairro todo chique, todo de luxo.

Enfim, nossos olhos projetam a parte pelo todo, e a primeira impressão realmente é a que costuma ficar. E tirar um estigma é quase impossível.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old April 22nd, 2011, 10:11 PM   #115
UrbanistaArquiteto
a linha curva

UrbanistaArquiteto's Avatar

Likes (Received): 177

pois é, quase impossível mesmo (e dada a atenção que as administrações municipais brasileiras costumam dar à questão da identidade urbana é mais 'impossível' do que 'quase'), eu mesmo, devo admitir, já contribuí com a propagação deste estigma manhuaçuense (não me orgulho, mas já ví o arquiteto Sylvio de Podestá fazendo o mesmo, numa palestra que assisti em Juiz de Fora, ele descrevia uma determinada região [visualmente prejudicada] de uma cidade que não me lembro qual como "mais feio que isso só manhuaçu").

Mas quase impossível é possível, e sobretudo num momento de relativa prosperidade está nas mãos da sociedade de manhuaçu pressionar a administração em busca de uma solução (ou atenuante que seja) à causa deste "estigma"...

p.s. e obrigado pelo 'um dos comentarios mais inteligentes'...
Old April 22nd, 2011, 10:20 PM   #116
angeloolegna
Registered User

angeloolegna's Avatar

o Bairro Santa Luzia começou com um projeto para pintar as casas, mas pra mim só isso não adianta, alguns bairros de manhuaçu precisam ser reconstruídos, já pintaram bastante casas, só que pra mim ta feio do mesmo jeito
Old April 23rd, 2011, 02:37 AM   #117
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Ah Angelo, desculpe-me, mas como pensar numa reconstrução de um bairro do porte do Santa Luzia? Se a Prefeitura estava, há muito tempo, com dificuldades para a doação das tintas, imagina botar para baixo e depois soerguer um bairro popular.

Infelizmente, é um bairro que tem uma parte muito carente (para mim, não se aproveita muita coisa acima da R. Sebastiana Moura) e é ela que se apresenta como cartão postal para os motoristas de passagem pela 262.

XD
Old April 23rd, 2011, 02:48 PM   #118
angeloolegna
Registered User

angeloolegna's Avatar

com certeza é muito difícil, o Bairro já passa de 7 mil moradores, mas também não é impossível, com um bom projeto de urbanização acho que eles conseguem resolver o problema. acho que se conseguirem isso com o Santa Luzia a imagem de manhuaçu para quem passa na 262 será totalmente diferente. a prefeitura não pode trabalhar pensando em doações.
Old April 30th, 2011, 06:41 PM   #119
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
com certeza é muito difícil, o Bairro já passa de 7 mil moradores, mas também não é impossível, com um bom projeto de urbanização acho que eles conseguem resolver o problema. acho que se conseguirem isso com o Santa Luzia a imagem de manhuaçu para quem passa na 262 será totalmente diferente. a prefeitura não pode trabalhar pensando em doações.
É, bora ver então o que aguarda Manhu né...

Vou tirar mais algumas fotos, só to precisando de um tempinho a mais...

Tô pensando no residencial Bulinga e naquele Condominio de alto luxo indo para Reduto.. ou é em Reduto? é bem na divisa..

Abraços...
Old May 1st, 2011, 05:41 AM   #120
Pernambucano Soul
Registered User

Pernambucano Soul's Avatar

Likes (Received): 76

Rapaz, parabens por esse belo thread,
eu ja ouvi muito falar dessa cidade, inclusive conheco muita
gente desta cidade aqui nos USA (Boston), qdo vi o titulo do thread abri
rapidinho pra ver essa linda cidade, quero dizer que me surpreendi muito,
achei a cidade linda principalmente as belas mansoes.
Manhuacu alem de muito verde tem umas casas eleganterrimas...
Parabens de Novo!
Pernambuco - Sao Joao de Caruaru - Paraiba - Sao Joao de Campina Grande, vale apenas conhecer essas duas maiores festas juninas do planeta! Nessas cidades O MUNDO VIRA FORRO!!! Rota do Forro: Recife, Gravata, Caruaru, Arcoverde e Campina Grande.
Pernambucano Soul no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
centro, igrejas, manhuaçu fotos, manhuaçu mg, pietrobh

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules