daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Geografia, Urbanismo e Demografia

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old March 24th, 2011, 12:49 PM   #21
Aspire
Registered User

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Daniel_Portugal View Post
E segundo a TVI, o Governo é de Lisboa (apesar de sim, ser de Portugal).
É assim referido em qualquer meio noticioso internacional. "O governo de Madrid", ou o "governo de Paria", etc. Os ouvientes associam tal menção aos governos nacionais.

Quote:
Eu achava giro Portugal ter uma capital pequena, localizada no centro, e justa.
Lisboa já fica localizada no centro litoral. Acresce o facto dos custos imensos de uma transferência da capitalidade de uma cidade para outra.

Quote:
Ao fim ao cabo, as pressões do Vale do Tejo e Noroeste iriam exercer muita força sobre essa capital, por isso ia dar ao mesmo, mas poderia haver mais equilíbrio e bom senso. Há pessoal a querer engordar Lisboa o máximo que puder, literalmente. E acho que Lisboa se deve colocar no seu lugar. Até porque como sabes, esta politica anda a foder Lisboa, que em muitos locais anda a cair de podre, e que tem uma taxa de suburbanização horrível, e uma câmara super endividada. Quiçá nenhum destes problemas existisse se se pensasse com mais coerência, e menos arrogância.
Ningúem quer "engordar" Lisboa ou o que quer que seja. Lisboa tem perdido população e relevância no panorâma internacional. Se há país que é equilibrado demograficamente esse país é Portugal. Ressalvando claro a existência de alguma assimetria entre o interior e o litoral.
Aspire no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old March 24th, 2011, 01:21 PM   #22
sjay
Registered User

Likes (Received): 33

Paulo, continuas a não perceber o que é uma cadeia de comando. Para ti, os directores numa empresa mão tem qualquer valor, porque as decisões finais vem sempre da administração.
Eu dou-te o exemplo (apenas o mais recente) do presidente da junta da minha freguesia. Desde que ele foi para lá a a freguesia transformou-se. Mas segundo a tua perspectiva temos é de agradecer ao presidente da camâra.
Podes dizer é que eles tem pouco autonomia, e em vez, por exemplo, de fazer duas obras mais pequenas, sabe que só irá conseguir fazer uma maior. Que não tem um orçamento próprio. Mas, o que temos é de lutar por mais autonomia para as juntas e não o contrário.
sjay no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2011, 01:36 PM   #23
Virijat
BANNED

Quote:
Originally Posted by Gorky View Post
Lisboa só teria a ganhar , sendo a região mais rica do Pais e a que mais riqueza produz era bom q o nosso dinheiro ficasse aqui na região e q não fosse distribuido pras regiões ditas pobres, como é o caso do Norte e Centro!
Meu caro Daniel a camara de Lisboa já não está endividada, consegui ultrapassar isso!
E olha para o teu "umbigo", no q toca a dizer q Lisboa tem lugares a cair de podre, mais q o Porto não tem certamente
Claro claro

Eu só gostava de ver como seria Lisboa se não fosse capital deste país. Praticamente tudo o que se fez de grande na cidade desde a época dos Descobrimentos levou ao detrimento de 65% dos Portugueses do Norte e Centro, maioria de Portugal. Agora é bonito falar isso, que não é de todo verdade, o país já foi pilhado durante séculos. Uma cidade como Coimbra que tanto dá a este país em vários quadrantes, com uma importância, legado e história ímpar estivesse num país que respeitasse todas as suas regiões, seria uma Florença, uma Sevilha.

Last edited by Virijat; March 24th, 2011 at 01:43 PM.
Virijat no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2011, 01:56 PM   #24
Aspire
Registered User

Quote:
Originally Posted by Virijat View Post
Claro claro

Eu só gostava de ver como seria Lisboa se não fosse capital deste país. Praticamente tudo o que se fez de grande na cidade desde a época dos Descobrimentos levou ao detrimento de 65% dos Portugueses do Norte e Centro, maioria de Portugal. Agora é bonito falar isso, que não é de todo verdade, o país já foi pilhado durante séculos. Uma cidade como Coimbra que tanto dá a este país em vários quadrantes, com uma importância, legado e história ímpar estivesse num país que respeitasse todas as suas regiões, seria uma Florença, uma Sevilha.
Temos o país que temos, não temos outro. Não podemos ter Sevilhas em todos os recantos, logo se Coimbra (ou Viseu ou Portalegre) fossem Sevilhas o que seriam Lisboa ou o Porto? Sevilhas também? certo? Ora eu creio que o país encontra-se equilibrado demograficamente, 2 áreas populacionais relevantes e cidades médias no litoral e interior.
Old March 24th, 2011, 01:58 PM   #25
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Likes (Received): 31

Quote:
Originally Posted by Gorky View Post
Lisboa só teria a ganhar , sendo a região mais rica do Pais e a que mais riqueza produz era bom q o nosso dinheiro ficasse aqui na região e q não fosse distribuido pras regiões ditas pobres, como é o caso do Norte e Centro!
Meu caro Daniel a camara de Lisboa já não está endividada, consegui ultrapassar isso!
E olha para o teu "umbigo", no q toca a dizer q Lisboa tem lugares a cair de podre, mais q o Porto não tem certamente
O "vosso" dinheiro, como lhe chamas, é o dinheiro da EDP, GALP, PT, BES, CGD, que por muito que te custe, é e será sempre de TODOS os portugueses.

Experimenta fazer um shut down às outras regiões, e verás onde Lisboa vai parar. O dinheiro ficava aí? Uma ova! Achas que Lisboa região teria ao dispor a totalidade do dinheiro gerado pela PT, GALP, EDP, BES e CGD, por exemplo, que tem clientes em todo o País?

Percebes mesmo de economia. A região mais fundamental para que Portugal seja um País rico, efectivamente rico, por muito que te custe, é a região onde existem mais pessoas, mais indústria, e mais mercado internacional, e onde mais se trabalha. Se fizeres um shut down ao Porto e ao que o rodeia, Lisboa como a conheces (a nível estatístico) desaparece. Quanto à realidade "in loco", se és de Lisboa, das duas uma:
- Ou és honesto e admites que a pobreza é evidente por muito muito sítio.
- Ou vais mentir, e dizer que não, que eu é que estou a inventar.

De uma forma ou de outra, qualquer um pode ir aí e ver Por isso... mais vale optares pela primeira opção.
Old March 24th, 2011, 02:02 PM   #26
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Quanto a Lisboa não ter mais lugares a cair de podre que o Porto, julgo haver um thread por aí a dizer que mais de 1/5 do edificado de Lisboa está em ruínas. Asseguro-te que no Porto a taxa não é assim tão alta.

E depois olhemos para os subúrbios a norte, nomeadamente os bairros de Odivelas, Sintra, Amadora, Loures. Queres enganar quem? Engana quem aí nunca foi. EU CONHEÇO LISBOA. (E gosto muito da cidade... mas não sejas arrogante... porque rapidamente levas uma contra-argumentação válida e vera. Eu NÃO falo de cor, e contra factos não há argumentos)
Old March 24th, 2011, 02:08 PM   #27
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Se vires a postura do Aspire, Gorky, e tentares habituar-te a ela e aprender com ela, verás que não serás forçado a ler coisas que não gostas (e que por muito que te custem, são reais).

Queres que eu diga que o Porto também não está bem? Eu digo. E é verdade. Temos muita merda aqui. So as you, my friend. Quanto a uma eventual "dicotomia" na vida "in loco", entre as duas cidades, HONESTAMENTE? A vê-la, sinto que no Porto, no geral, se tende a viver melhor. Mas sou o Daniel_Portugal, o bairrista, e por isso só devo estar a dizer isto porque sou bairrista. Ou então secalhar não... secalhar estou mesmo correcto. Ou secalhar até nem há dicotomia, e quer portuenses quer lisboetas se sentem satisfeitos e felizes na cidade onde vivem, CONSOANTE a zona onde vivem.

Mais imparcial, e humilde, não? Mete lá a arrogância no rabinho, que para aqui não é bem-vinda. Podes tentar fazer de parvo quem quiseres. A mim, não farás. E a muitos outros concerteza que também não.
Old March 24th, 2011, 03:00 PM   #28
RoadsterRunner
Profissional da desordem

RoadsterRunner's Avatar

Likes (Received): 260

RoadsterRunner no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2011, 03:04 PM   #29
TeKnO_Lx
Registered User

TeKnO_Lx's Avatar

Likes (Received): 145

a miha proposta. 5 região NUTS e as respectivas capitais (com parlamento)

Algarve - Tunes
Alentejo- Beja
Lisboa - Lisboa
Centro - Coimbra
Norte - Vila Real
Old March 24th, 2011, 03:22 PM   #30
beto_chaves
Here since 2007

beto_chaves's Avatar

Likes (Received): 85

Regionalização = mais despesa (mais parlamentos, mais governos regionais, mais deputados, mais burocracia, mais discussão, mais rivalidades e bairrismos bacocos típicos dos portugueses). Afinal de onde viria grande parte do financiamento destas regiões!? Do governo central como é obvio... logo, não vejo onde se poderá ganhar com regionalização.

O ideal, e tendo em conta a actual situação do país, seria uma descentralização! Temos 30 e tal anos de regionalização na Madeira e Açores e ainda não vi desenvolvimento e prosperidade avassaladora para as populações insulares. A Madeira até pode ser per capita mais rica (é um facto inegável) mas com a quantidade de ajudas, com IVA reduzido e com o incoming do turismo mal seria se não o fosse. Contudo, continua a haver pobreza extrema na ilha! A riqueza acaba por não beneficiar o arquipélago...
Old March 24th, 2011, 03:46 PM   #31
Virijat
BANNED

Quote:
Originally Posted by Aspire View Post
Temos o país que temos, não temos outro. Não podemos ter Sevilhas em todos os recantos, logo se Coimbra (ou Viseu ou Portalegre) fossem Sevilhas o que seriam Lisboa ou o Porto? Sevilhas também? certo? Ora eu creio que o país encontra-se equilibrado demograficamente, 2 áreas populacionais relevantes e cidades médias no litoral e interior.
Não não temos o país que temos, temos o país que os sucessivos desgovernos nos impigem. Nem te atrevas a fazer uma comparação de uma cidade como Coimbra, da sua importância no país ao longo dos séculos com Viseus e muito menos Portalegres. Antes de Lisboa ser o que é, já Coimbra era capital. Portugal, se fosse um país descentralizado, veria que cidades como Coimbra nas Beiras, Évora no Alentejo, Faro no Algarve seria excelente para um desenvolvimento harmonioso. Coimbra tem mais que potencial para ser uma Florença e sendo mais ambicioso de uma Sevilha. E Lisboa nunca será nenhuma Paris, aí sim pela dimensão média de Portugal, por mais que lhe digam Lisboa não sejas francesa.
Virijat no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2011, 04:51 PM   #32
Aspire
Registered User

Quote:
Originally Posted by Virijat View Post
Não não temos o país que temos, temos o país que os sucessivos desgovernos nos impigem. Nem te atrevas a fazer uma comparação de uma cidade como Coimbra, da sua importância no país ao longo dos séculos com Viseus e muito menos Portalegres. Antes de Lisboa ser o que é, já Coimbra era capital. Portugal, se fosse um país descentralizado, veria que cidades como Coimbra nas Beiras, Évora no Alentejo, Faro no Algarve seria excelente para um desenvolvimento harmonioso. Coimbra tem mais que potencial para ser uma Florença e sendo mais ambicioso de uma Sevilha. E Lisboa nunca será nenhuma Paris, aí sim pela dimensão média de Portugal, por mais que lhe digam Lisboa não sejas francesa.
E Cordóba que metia Londres a um canto? Não podemos comparar o incomparável. Todas os países/regiões/cidades tem momentos de glória e de declínio.
E não podemos concluír sobre o facto de as (possíveís) capitais regionais serem as cidades que mais relevância obteriam num processo de regionalização. É certo que temos um histórico com as capitais distritais, onde a sede de distrito acompanha a cidade mais relevante. Mas pode que não seja assim.
E o raciocínio que fazes com Coimbra também o podias fazer com Santarém por exemplo. Cidade tão monumental como Coimbra (na minha opinião).
Old March 24th, 2011, 05:07 PM   #33
Gorky
Registered User

Gorky's Avatar

Likes (Received): 466

Ai Daniel, tu a falares do Porto pareces a banda que ainda tocava qd o Titanic se estava a afundar! ehehehe
Se tu conheces bem Lisboa eu conheço BEM o Porto!
E por sí o Porto tem uma cara pobre saindo ali dos aliados e boavista, até as pessoas algumas pessoas de certos bairros, como aqueles q ficam ao pé da estação de são bento, ali pra esquerda qd sais da estação tem ar do mais bimbo q nem na Lourinhã encontras!
Os prédios normalmente são feios e a cair de podre, e sente se uma portugalidade (no mau sentido) q já não existe aqui em Lisboa desde q o outro caiu da cadeira!
Eu até gosto do Porto, mas falar mal da minha Lisboa sujou a barra, lá se foi a amizade meu caro!
Gorky no está en línea   Reply With Quote
Old March 24th, 2011, 06:23 PM   #34
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Quote:
Originally Posted by TeKnO_Lx View Post
a miha proposta. 5 região NUTS e as respectivas capitais (com parlamento)

Algarve - Tunes
Alentejo- Beja
Lisboa - Lisboa
Centro - Coimbra
Norte - Vila Real

Sonha
Old March 24th, 2011, 06:26 PM   #35
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Gorky, o que tu disseste vale zero Fruto de falta de conhecimento, mas acima de tudo de facciosismo. E eu não falei mal da tua Lisboa. Disse alguns factos.

Também posso dizer factos negativos do Porto, se quiseres. Quanto à "Portugalidade" de ambas as cidades Sem comentários. Quando falamos da cidade cujos próprios habitantes (e não uma instituição) criaram, SÓ, a título de (um) exemplo, o maior movimento artístico de Portugal, que ocorre no quarteirão Bombarda, e cujo evento se dá pelo mesmo nome, e ocorre várias vezes ao ano.
Old March 24th, 2011, 06:30 PM   #36
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

"Quando se sai da Baixa e da Boavista"

LOL. Vai à Foz. Vai ao Foco. Vai a Matosinhos. Vai ao Campo Alegre. Vai a Gaia. Vai à Maia. Vai às Antas. Vai à Asprela... vai ah.... espera... CONHECE o Porto!

Sabes uma coisa? A 200 metros da Baixa de Lisboa existem hortas com couves e hortaliças. A 200 metros de Benfica existem quelhos que não lembra o diabo. A 200 metros do PDN existem fábricas todas partidas. Pois, eu já vi isso tudo. Não podes dizer que estou a mentir, porque eu vi. Não faz de Lisboa má, pelos pontos positivos que tem, mas não me venhas, mais uma vez, com as falsas dicotomias que existem apenas na tua cabecinha e na cabecinha de outros como tu. (E que nem existem verdadeiramente... vocês é que querem dar a entender que acham que existem).

Para quem já viveu em Nova Iorque, estás muito pouco exigente no que toca a urbanidade face "à tua Lisboa". Deve ser mesmo por ser "a tua" Lisboa.
Old March 24th, 2011, 06:30 PM   #37
Gorky
Registered User

Gorky's Avatar

Vale zero?! vale tanto como a tua, ou pensas q és a ultima coca cola do deserto, ou o mestre da palavra divina!
Get real Daniel
Old March 24th, 2011, 06:33 PM   #38
Daniel_Portugal
I Love You... Soraia

Daniel_Portugal's Avatar

Então se ambas valem zero, não sei para que ainda estamos a falar. Branco mais branco, não há!

Get real, too Aliás, acho que estás a precisar de uma dose de "realidade" um bocado maior. Mas pronto... é a minha opinião estritamente. Vale zero Por isso, não é grave. Podes ficar na tua. (Agora podes ter a certeza de uma coisa... eu vou ficar na minha! ) Eu conheço perfeitamente o teu tom, conheço perfeitamente o grupo de lisboetas que fala da mesma forma como tu, e estou completamente imune às suas tentativas de colocar as duas cidades em dois planos, ou de simplesmente botar abaixo o Porto.

Felizmente (para Lisboa), há mais gente do que eu pensava que pensa correctamente, e que sabe "olhar para a sua Lisboa" sem necessitar de ser arrogante.

Eu olho para "o meu Porto", e não sou arrogante. (Apenas para responder a provocações, claro.)
Old March 24th, 2011, 06:36 PM   #39
Gorky
Registered User

Gorky's Avatar

Vou à foz e q vejo?! nada!
Vai ao Estoril ou Cascais ou paço de arcos ou oeiras aí sim vês coisas com qualidade!
Agora de qures falar em aspectos positivos vejos e qq pessoas no seu perfeito juizo o vê, (qq estrangeiro q o diga) q o Porto em quase todos os aspectos fica muito atrás de Lisboa!
Basta falar com os teu queridos vizinhos espanhois q eles o dizem!
Uma cidade de médio porte como o Porto fica bem atrás de cidades como vigo!
Old March 24th, 2011, 06:39 PM   #40
Gorky
Registered User

Gorky's Avatar

Eu qd vou aí em cima sinto me na bimbolandia, não sinto o glamour ou cosmopolismo q Lisboa tem, pelo contrário!
Agora presunção e água benta...cada um toma a q quer

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules