daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Retroceder   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Respuesta

Herramientas
Antiguo 26-03-2011, 00:28:04   #1
Fabius_
Ad astra

Likes (Received): 1746

Campinas | Mansões Santo Antônio e região | Uma região de contrastes

Olá amigos do SSC!
Há muito tempo - um ano - não lanço tópicos de Campinas no SSC.
Um pouco porque eu estava cansado, porque me faltava inspiração e me sobrava procrastinação...
E no fim do ano não gosto muito de fazer tópicos porque o céu de verão não costuma ser tão lindo quanto o céu do outono e do inverno.
Estava decidido a fazer um tópico nesta sexta-feira e ao acordar bem cedo, vi que o céu estava ótimo, que aquele era o momento de lançar as fotos e mostrar um bairro bem interessante e característico de Campinas: as Mansões Santo Antônio.

As Mansões Santo Antônio, ao contrário do que o nome pode fazer supor, não têm mansões.
É um bairro recente, composto por partes loteadas e vendidas de uma antiga fazenda (provavelmente a Fazenda Santa Cândida, que deu origem ao Pq. Santa Cândida, bairro vislumbrado neste tópico. As primeiras moradias na região datam de 1973 ou pouco antes.
Embora haja prédios desde a década de 1980, foi na década de 1990 que os empreendimentos imobiliários explodiram em quantidade pela primeira vez, com uma segunda explosão de quantidade de empreendimentos começada por volta de 2004 e ainda em curso.
Como o bairro cresceu muito rápido e não teve a infraestrutura colocada na mesma velocidade, o urbanismo é bem pobre, com calçadas ruins e frequentemente inexistentes. Não há avenidas, só ruas estreitas.
A quantidade e a variedade de serviços do bairro é considerável, embora muitos dos empreendimentos que servem o bairro e a região estejam na verdade na Chácara Primavera, um bairro só de casas e condomínios horizontais. As únicas coisas comerciais do bairro são a sede local da NET, uma garagem de uma empresa de ônibus, uma padaria e alguns negócios. O restante fica nos bairros da região.
Trata-se de um lugar que a especulação imobiliária modificou completamente.

Como não há avenidas e todas as ruas têm faixa única, o trânsito no horário de pico mostra-se cada vez pior a cada ano que passa, conforme mais e mais condomínios são entregues. Por enquanto nada foi feito...

Enfim, é um bairro interessante, mas não esperem nada de muito excepcional, porque não é assim.

Ao final do tópico, há mais dois bairros que eu mostro: o Parque das Flores e a Vila Bella (sic). O Parque das Flores era um bairro aberto que tentaram fechar e não conseguiram, criando uma espécie de bairro semifechado com guaritas e cancelas, mas de livre acesso para pedestres. Há três condomínios com entradas na primeira transversal do bairro (Rua Luiz de Oliveira). Já a Vila Bella é um bairro criado recentemente, preenchendo um certo vazio urbano de terrenos com condomínios horizontais (a maioria) e verticais. Há um pequeno mall.
Eu percorrei 5,8km (contando os zigue-zagues) em 80 minutos (8:00 às 9:20).
As fotos estão na ordem sequencial em que foram tiradas, embora eu tenha aproveitado 80% das fotos.

Advertências feitas, vamos ao tópico!

FICHA TÉCNICA (Mansões Santo Antônio)
Distância do Centro: 8km
Latitude: 22º51'11"S
Longitude: 47º02'51"W
CEP: 13087-470 a 13087-511
Altimetria: 630 a 690m.
Localização: http://www.wikimapia.org/#lat=-22.85...20Ant%C3%B4nio

Vila Bella: http://www.wikimapia.org/#lat=-22.85...20Ant%C3%B4nio
Parque das Flores: http://www.wikimapia.org/#lat=-22.85...20Ant%C3%B4nio

Mapa da região

01 - Na verdade, aqui é o Jardim Santana, eu só coloquei porque não tem nada a ver com o restante do tópico. Anticlímax no começo!

02 - Na verdade as Mansões Santo Antônio começam ali, do outro lado da Rod. Miguel Noel Nascentes Burnier, que só tem 3km: começa no Taquaral e vai até o entroncamento da SP-065 (D. Pedro) e da SP-340
CAMPINAS <-> MOGI-MIRIM

03 - A sede da CPFL

04 - Prédios do Plano 100. Alguém se lembra? Lá para os idos de 1994, 1995...

05 - Rua Luiz Otávio, ali se tem o acesso para a Rua Jasmim (que é o limite sul das Mansões Santo Antônio) e está à direita

06 - A Cidade Judiciária (lugar que concentra boa parte das atividades judiciais de Campinas) está mais ou menos na altura daquela passarela. Aqui o trânsito é bem pesado (foto tirada às 08:03), mas ainda anda. Lá no Taquaral (mais 2km à frente), para mesmo...

07 - Rua Luiz Otávio indo para o final, no Santa Cândida (antiga Fazenda, agora Parque, alguns chamam de Jardim). Motéis e faculdades muito próximos...

08 - Rua Hermantino Coelho (eu vou mostrar essa rua inteira...)

09 - Plano 100 de novo? Sim... mas são só mais esses. Campinas é isso também, vai ver é por isso que tem gente que acha a cidade sem graça?

10 - Haja prédios...há 16 anos só havia os amarelinhos baixinhos.

11 - Rua Isabel Negrão Bertolli. Ficou ruim essa luz, não? Mas é típico dos tópicos feitos de manhãzinha...

12 - Predinhos com fachadinha de tijolinhos...muito inho, não?

13 - Grandes e baixinhos convivem...

14 - Rua José Luiz Camargo Moreira. Só tem calçada em alguns lugares e olhe lá. Acostumem-se: esse bairro é ruim de calçadas...não foi feito para o pedestre

15 - Pretensãozinha de ser europeu? Podes crer!

16 - Aqui é o final da rua, mas ali já é o Santa Cândida. Voltemos...

17 - A densidade do outro lado do bairro impressiona. Mas até aqui tem esqueletos - e aquele ali não é o único...

18 - Até há alguns meses, isto aqui não existia. Era apenas um barranco que terminava num córrego. Ficou ótimo...tem até calçada, artigo raro nesse bairro...

19 - Mata ciliar, sujeira e um cheiro não muito agradável. Trecho mais baixo do percurso: 630 metros de altitude

20 - Ficou ótima essa ligação. Há não muito tempo, um caminhão perdeu o freio ali onde estão aqueles carros e quase parou dentro do córrego.

21 - Depois da descida, vem a subida...mas eu não subirei por ali

22 - Rua Clóvis Teixeira. Sim, é inteirinha de terra e com direito a poeirão

23 - Você moraria num apartamento com mais de 100m² de área, 3 dormitórios, que custa mais de R$400.000,000 e que fica numa rua de terra? Tem gente que mora...aliás, existe alguma cidade neste Brasilzão com um prédio (que não seja furreca) numa rua de terra? Campinas tem...

24 - Tome terrão...

25 - Vale pelo contraste, mas que é feio, é...

26 - Voltemos ao asfalto. Bom lembrar que a obra foi do GESP (é, eles também se lembram de Campinas! )

27 - Rua Nélson Alaite. Calçada até tem, mas só onde tem prédio. Onde não tem...

30 - Aqui é a Rua Jasmim, que fica no limite entre as Mansões Santo Antônio e a Chácara Primavera (cujas ruas tem nomes na mairoia referentes a flores. Mas o povo do SSC só curte bairros de casas espetaculares. A Chác. Primavera tem casas boas, mas pouca coisa espetacular). Aquela construção massuda é um minimall

31 - Aqui também tem ladeira...a Rua Jasmim é bagunçada por ter sentido duplo e muito trânsito, não dá conta nas piores horas do dia. Somando a isso o estacionamento...
Aí também se concentra boa parte do comércio da região, que em algumas coisas é possível fazer a pé. Mas só algumas coisas...

32 - Rampa ou escada? Você decide.

33 - Rua das Margaridas, na Chácara Primavera. Mas que asfalto lindo! [IRONIA]

34 - Uma bagunça só. Não é um lugar bonito de se ver...talvez fique quando não houver mais construções a fazer e se dê um trato urbanístico. Trato urbanístico em Campinas?!

35 - Rua Émerson José Moreira. Esta rua começa lá no Parque Taquaral, a quase 2km daí...

36 - Haja fiação para enfeiar...

37 - Jardinzinho simpático...

38 - Dois gigantes: 23 andares deve ser a altura máxima permitida pelo coeficiente construtivo da região. Mas aí é o fundo deles. A entrada está do outro lado...depois eu mostro como se faz para chegar lá...

39 - Rua Hermantino Coelho, de novo, mas aqui já perto do número 1000...

40 - Rua Mário Reis, sem saída e com guarita na entrada...

41 - O do fundo também tem 23 andares. Foi o primeiro gigante da região, ainda em 1995. Os dois da frente são de um pouco antes...

42 - Muita construção...sim, ali no fundo se veem os prédios vistos nas fotos 12 e 14

43 - Uma garagem-base de uma empresa de ônibus e transportadora

44 - Tem MRV? Tem sim senhor!

45 - Muito prédio, muito fio. Preocupação estética: zero!

46 - Esta região abrigou uma empresa chamada Proquima, entre 1973 e 1976, que contaminou o solo e o lençol freático da região. Por causa disso, até hoje os dois blocos do fundo do condomínio que se vê à direita não foram ocupados.

47 - Rua Adelino Martins. Parte mais alta do percurso: 690 metros de altitude.

48 - Do lado da padaria, uma bagunça, num cruzamento que daqui a pouco terá de ser semaforizado. Ou será que eles vão esperar que acidentes aconteçam?
Aliás, quem permitiu tantos prédios num bairro que só tem ruas? Bem-vindos a Campinas.

49 - Saindo das Mansões Santo Antônio, entra-se no (Residencial) Parque das Flores. Os prédios da foto anterior vistos à direita já estão nesse bairro. Vê-se ali uma guarita, mas ali o controle é pouco rígido, pode-se entrar e sair do bairro sem problemas. Mas eles estão de olho...

50 - Aqui sim é restrito. Um bolsão residencial com ares de minicondomínio fechado

51 - Esta é a mesma rua Hermantino Coelho do início do tópico. Sim, aquilo ali no fundo é o Shopping Parque Dom Pedro

52 - Não gosto muito de fotografar casas, só estou mostrando a cara do bairro. Nada theresiano, apesar de se morar bem.

53 - Rua Francisco José de Souza. À esquerda, uma área de preservação permanente.

54 - Ali se vê o bairro do outro lado do Shopping Parque Dom Pedro: o (Jardim) Santa Genebra. É um bairro simpático, talvez mereça um tópico.

55 - Estilo Rossi: ou você ama ou você odeia. Aqui já é a divisa do Parque das Flores (onde estão os prédios) e a Vila Bella (que só tem condomínios fechados)

56 - Típica rua de acesso

57 - Os dois condomínios verticais da Vila Bella (sic)

58 - Descendo em direção ao Shopping...Ao lado do prédio em construção veem-se alguns prédios ao longe: ali é o centro do distrito de Barão Geraldo. Mais ao longe, uma fumacinha indica as indústrias de Paulínia - ou a REPLAN.

59 - Avenida Guilherme Campos, com o linhão que leva à subestação da CPFL

60 - O comercial da região

61 - Ali é o Alto do Taquaral, um bairro com bolsões residenciais

62 - The Mall

63 - Essa avenida lá no fundo estreita e vira uma ruazinha

64 - Só para mostrar o quanto eu desci

65 - Ali o caminho para o Shopping Twitter (já entendeu o porquê, ahn? )

66 - Parece cheio, mas é só um feirão de automóveis de uma multimarcas situada dentro do Shopping

67 - Se se seguir adiante, chega-se à Rodovia Dom Pedro I, que está ali perto...
(SP-330 (São Paulo/Interior), SP-348 (São Paulo), SP-332 (Paulínia, Cosmópolis) <-> Vale do Paraíba, SP-340 (Mogi-Mirim), SP-083 (Valinhos), SP-330 São Paulo)

68 - Vista final

Espero que tenham gostado!

Comentem (críticas construtivas são sempre bem-vindas)!

Última edición por Fabius_ fecha: 26-03-2011 a las 22:04:09
Fabius_ no está en línea   Responder Con Cita

Sponsored Links

Antiguo 26-03-2011, 01:22:32   #2
Hello_World
RIP Brazeel

Likes (Received): 4152

Conforme prometido aí está!

Caminho obrigatório quando vou a Campinas, eu passei somente uma vez por dentro do bairro e confesso que a vista pela entrada da cidade é muito melhor. O shopping deu um up nessa região toda.
Além dos prédios altos o local também é muito alto, a vista dos apartamentos deve ser sensacional.

Valeu por mostrar Fabius, apesar do mau urbanismo a localização do bairro é excelente, 3 shoppings, hipermercados, atacados...

uma observação: foto 07 - preço compatível com o bolso dos universitários
Hello_World está en línea ahora   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 01:29:30   #3
heldervibe
Registered User

Likes (Received): 4

Gostei do passeio Fabius_. Essa região impressiona pelo numero de predios. Sempre passei nas ruas Jasmim e Adelino Martins mas nunca fiquei olhando os detalhes dos predios, ainda mais q não dá pra andar a 30km/h nessa via, se não começam a businar, ando correndo olhando pro asfalto. Tenho um amigo q mora na esquina com a cruzamento dessas ruas q falei, qualquer hora vou no ap dele e tiro umas fotos de cima, mas falta tempo agora.
Antiguo 26-03-2011, 01:46:41   #4
brunosaqueti15
Mais de R$300,00

Likes (Received): 2000

q lugar esquisito..
brunosaqueti15 está en línea ahora   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 02:33:23   #5
Fabius_
Ad astra

Cita:
Empezado por Hello_World Ver Mensaje
Conforme prometido aí está!

Caminho obrigatório quando vou a Campinas, eu passei somente uma vez por dentro do bairro e confesso que a vista pela entrada da cidade é muito melhor. O shopping deu um up nessa região toda.
Além dos prédios altos o local também é muito alto, a vista dos apartamentos deve ser sensacional.
A vista para quem chega à cidade realmente é muito melhor, eu não discuto. Mas que agora fique bem claro o porquê disso...aliás, esse tipo de coisa é muito comum em Campinas.

Quanto à vista dos apartamentos, vai depender muito do lugar em questão, já que certos lugares têm a vista cada vez mais obstruída com novos prédios, enquanto outros mantiveram uma vista excelente.

Cita:
Valeu por mostrar Fabius, apesar do mau urbanismo a localização do bairro é excelente, 3 shoppings, hipermercados, atacados...
Ah, sim, sem contar a proximidade da UNICAMP, do Campus I da PUCC e várias outras faculdades, a localização estratégica para o CPqD e um monte de lugares para se trabalhar que já estão sendo feitos ou que já existem.

Cita:
uma observação: foto 07 - preço compatível com o bolso dos universitários

Mas sabe que na verdade, muito antes de haver qualquer faculdade na região, ali já havia alguns motéis? Em Campinas é tradição haver motéis e "drive-ins" perto de rodovias.

Cita:
Empezado por heldervibe Ver Mensaje
Gostei do passeio Fabius_. Essa região impressiona pelo numero de predios. Sempre passei nas ruas Jasmim e Adelino Martins mas nunca fiquei olhando os detalhes dos predios, ainda mais q não dá pra andar a 30km/h nessa via, se não começam a businar, ando correndo olhando pro asfalto. Tenho um amigo q mora na esquina com a cruzamento dessas ruas q falei, qualquer hora vou no ap dele e tiro umas fotos de cima, mas falta tempo agora.
Mesmo que desse para olhar, digamos que o bairro não seja muito amigável, pois não tem nada de pedonal ou amigável para quem não circula de carro, aliás, nem para quem anda de carro, já que a coisa anda feia no tocante à circulação por aquelas bandas.

Que bom que gostou!

Cita:
Empezado por brunosaqueti15 Ver Mensaje
q lugar esquisito..
Seja mais específico.
Antiguo 26-03-2011, 03:10:13   #6
Emanuel Paiva
Registered User

Likes (Received): 3507

Fabius,

Você andou um bocado hein??? hahaha

Olha, pelo que pude perceber, a Mansões Santo Antônio é um bairro praticamente novo e que está passando por profundas transformações como você já havia ressaltado na introdução ao tópico. As ruas estão com um urbanismo ruim, mas isso é explicado porque se elas não são vias expressas para que asfalto impecável??? Aliás, aqui no Rio isso é bem comum, pois há localidados no bairro onde moro que o asfalta é péssimo, embora as casas sejam de bom padrão.
Gostei de conhecer esse bairro por esse thread inédito.

Quanto ao Parque das Flores e ao Vila Bella achei-os '"superior" devido a um urbanismo melhor do que as "Mansões" . Outra coisa interessante é a existência de shoppings próximos a esses bairros, pois isso dá um UP em qualquer localidade.

Enfim, Campinas é muito mais que Cambuí, Campinas é uma "capital" dentro de outra capital devido ao seus e multifacetados bairros.

Parabéns pelo thread.

Última edición por Emanuel Paiva fecha: 27-03-2011 a las 01:18:38
Emanuel Paiva no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 04:24:25   #7
Paulistinha
Registered Usher

Likes (Received): 381

Nossa, eu gostei do que vi. Só não posso elogiar o urbanismo do bairro, mas como é uma região emergente, vale dar um desconto!!

Adorei o thread, parabéns!!!!

zolin, Thina, Tchello, OCpagu, Slice_Shot and 13 others liked this post.
Paulistinha no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 05:49:54   #8
MadeInRio
Proud of being Carioca

Likes (Received): 3

Pelo nome do bairro imaginei outra coisa.. cadê as mansões?
E o urbanismo é bem ruinzinho ein?

Mas parece ser uma área emergente.

E que rua de terra é aquela no meio da maior cidade do interior brasileiro???

Campinas ahaza, principalmente na região onde fiquei hospedado, numa avenida linda que leva aos estádios de futebol da cidade... mas esse bairro não gostei não..
Antiguo 26-03-2011, 07:01:31   #9
Santista10
Moderator

Likes (Received): 4921

Os prédios avançando sobre áreas quase rurais leva a um contraste interessante, no geral a região é bem simpática. Legal o thread, Fabius, valeu por postar.
Santista10 no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 16:28:45   #10
Fabius_
Ad astra

Obrigado pelos comentários, anteriores e presentes.

Cita:
Empezado por Emanuel Paiva Ver Mensaje
Fabius,

Você andou um bocado hein??? hahaha
Andei, sim. Mas é difícil não andar muito nesses tópicos, que exigem muitos deslocamentos.

Cita:
Olha, pelo que pude perceber, a Mansões Santo Antônio é um bairro praticamente novo e que está passando por profundas transformações como você já havia ressaltado na introdução ao tópico. As ruas estão com um urbanismo ruim, mas isso é explicado porque se elas não são vias expressas para que asfalto impecável??? Aliás, aqui no Rio isso é bem comum, pois há localidados no bairro onde moro que o asfalta é péssimo, embora as casas sejam de bom padrão.
Gostei de conhecer esse bairro por esse thread inédito.
Que bom que gostou.
Eu sabia que os comentários despertariam reações mistas nos foristas.

Cita:
Quanto ao Parque das Flores e ao Vila Bella achei-os '"superior" devido a um urbanismo melhor do que as "Mansões" . Outra coisa interessante é a existência de shoppings próximos a esses bairros, pois isso dá um UP em qualquer localidade.
Provavelmente por terem sido consolidados em menos tempo, já que as Mansões Santo Antônio ainda estão em transformação e a Vila Bella e o Parque das Flores já estejam praticamente prontos.

Quer ver quanta mudança?

Assim era a região em 2002:

Assim ficou a região em 2010:

Cita:
Enfim, Campinas é muito mais que Cambuis, Campinas é uma "capital" dentro de outra capital devido ao seus e multifacetados bairros.

Parabéns pelo thread.
Valeu, mas o Cambuí também tem coisas que ainda não foram mostradas no SSC. Um lado que está sumindo, de casinhas simpáticas que vão sumindo e dando lugar a mais e mais prédios...

Mas como tem outro colega da cidade que prometeu fazer o Cambuí, vamos ver se ele vai mostrar esse lado ou vai ficar só pela parte mais densa mesmo...

Cita:
Empezado por Paulistinha Ver Mensaje
Nossa, eu gostei do que vi. Só não posso elogiar o urbanismo do bairro, mas como é uma região emergente, vale dar um desconto!!

Adorei o thread, parabéns!!!!
Sim, é bem emergente. Que bom que tenha gostado.

Cita:
Empezado por MadeInRio Ver Mensaje
Pelo nome do bairro imaginei outra coisa.. cadê as mansões?
E o urbanismo é bem ruinzinho ein?
Eu expliquei no início que de mansões o bairro só tem o nome. Mansões em Campinas existem na Nova Campinas, no Jardim das Paineiras, etc.

Cita:
Mas parece ser uma área emergente.
Certamente. E ainda vai levar um bom tempo para consolidar.

Cita:
E que rua de terra é aquela no meio da maior cidade do interior brasileiro???
Confesso que fotografei aquela rua só para despertar essas reações.
Mas infelizmente Campinas tem muita rua de terra ainda. Mas na periferia, principalmente...eu quis mostrar que na verdade não era só na periferia.

Cita:
Campinas ahaza, principalmente na região onde fiquei hospedado, numa avenida linda que leva aos estádios de futebol da cidade... mas esse bairro não gostei não..
Eu entendo...
Em breve (talvez no mês que vem) mostrarei outro bairro, mais antigo e mais consolidado. Quem sabe a reação não será mais favorável?

Cita:
Empezado por santista10 Ver Mensaje
Os prédios avançando sobre áreas quase rurais leva a um contraste interessante, no geral a região é bem simpática. Legal o thread, Fabius, valeu por postar.
Há outros lugares onde isso ocorre, tal como no Parque dos Pomares (bairro atrás do Alphaville Campinas), onde há prédios que fazem divisa com o mato. Mas certamente tem-se um contraste único.
Antiguo 26-03-2011, 16:55:30   #11
Cerrado
Baiano sim senhor!

Likes (Received): 2518

A falta de urbanismo em alguns lugares é até compreensível devido ao acelerado processo de crescimento de Campinas e geralmente o poder público é um pouco mais lento. A cidade não tem status de capital, mas tem todas as características, inclusive maior e mais desenvolvida do que a maioria. Gostei muito dessa mistura nesse local que podemos chamar de região rururbana. Muito legal o thread!
Cerrado no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 17:17:27   #12
thicken
Registered User

Likes (Received): 11

Eu mori aí perto do outro lado da pista! haha

Eu gosto e não gosto desse lugar. Acho a rua Jasmim (a principal) muito caótica. As 18:00 fica muito cheia, não consigo andar de bicicleta nela. Sem contar que é um morro desgraçado. Porém, as casas eu gosto. Há alguns prédios bons tbm.

A área perto do Dompas eu gosto muito!!! Mas ainda está em expensão, espero que coloquem calçadas por lá hehe em algumas ruas já tem!

Valeu pelas fotos, estão ótimas.

=D
Antiguo 26-03-2011, 19:09:13   #13
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Likes (Received): 277

Contraste bem interessante

Grande Manaus no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 19:27:36   #14
rodrigo.rod.digo
sul-mato-grossense

Likes (Received): 553

Gostei muito dos bairros mostrados, parecem ser muito bons de se morar.
Já aquele "shopping twitter" eu achei bizarro! ahhahua
E pelo que foi mostrado, a maioria das ruas estão com um asfalto liso e com calçada, então não reclame de barriga cheia! rsrsr.
Antiguo 26-03-2011, 20:18:39   #15
Paulistinha
Registered Usher

Likes (Received): 381

O Shopping "Twitter" não é apenas bizarro, mas é um gigante também!! Um dos maiores do Brasil se não me engano.

zolin, Thina, Tchello, OCpagu, Slice_Shot and 13 others liked this post.
Paulistinha no está en línea   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 20:57:54   #16
EricoWilliams
Annoying Moderator

Conheço o bairro e de fato, é uma várzea. Um monte de prédios(a maioria de gosto duvidoso), porém carésimos, pois estão próximos do shopping e da rodovia dom pedro. Mas conheço melhor o Jardim Primavera, que apesar de limitrofe com o Mansões, possui suas boas casas mais em direção ao centro, tem bastante coisa legal lá. Valeu pelas fotos, Fabius!
Antiguo 26-03-2011, 21:04:44   #17
XxX_Apple_XxX
Apple Lover

Likes (Received): 9

legais as fotos, mas do local:
tem lugares que gostei e outros não... o que mostra é aquele típico lugar que vai se valorizar com o passar dos anos, que ainda esta se erguendo pra formar a cara do bairro.
mas é um bom local.
parabéns pelas fotos!
Antiguo 26-03-2011, 21:34:38   #18
Urbano Prudente
De um rincão distante

Likes (Received): 892

Legal esse thread seu Fabius.

Em geral o bairro mostrado me agradou. Obviamente, a fiação áerea, as ruas de terra, o asfalto ruim, as calçadas interrompidas e o matagal em algumas partes não ajuda muito no visual e na boa infra-estrutura que se espera de uma cidade rica como Campinas, mas isso é algo recorrente em bairros novos e/ou periféricos de qualquer grande cidade do Brasil.

Essas mazelas mostradas em algumas poucas fotos, principalmente matagal, trechos sem calçamento e ruas de terras, me parecem muito mais ser decorrente do rápido crescimento do bairro do qual o Poder Público não teve tempo de urbanizá-lo de forma adequada ainda. Porém, considerando a lentidão de algumas Prefeituras por esse Brasil afora, é bom os moradores ficarem atentos, e começarem a exigir melhorias urbanísticas rapidamente, senão...

Mas, fora isso, vc mostrou muita coisa bonita e bem estruturado. Avenidas ladeadas bom canteiros bem cuidados (fotos 02, 03 e 05, por ex.) e bonitos residenciais mostrados nas fotos 09,12, 14, 15, 44 e 55. Achei eles muito bonitinhos (inho inho inho ). Quisera que todos os residenciais classe média seguissem padrões assim. Campinas, nesse ponto vai muito bem.

Por fim, o dia que for conhecer a Campinas, não poderei deixar de conhecer o Shoppingh Dom Pedro, a Cidade Judiciária e o Parque Taquaral, que de tão comentados que são marcas registradas da cidade.

Para finalizar, não poderia deixar de parabenizá-lo pela bela caminhada (rss) e pelo thread
Urbano Prudente está en línea ahora   Responder Con Cita
Antiguo 26-03-2011, 22:25:02   #19
Fabius_
Ad astra

Valeu pelos comentários!

Cita:
Empezado por Cerrado Ver Mensaje
A falta de urbanismo em alguns lugares é até compreensível devido ao acelerado processo de crescimento de Campinas e geralmente o poder público é um pouco mais lento. A cidade não tem status de capital, mas tem todas as características, inclusive maior e mais desenvolvida do que a maioria. Gostei muito dessa mistura nesse local que podemos chamar de região rururbana. Muito legal o thread!
Boa análise.
De fato, o bairro, por tudo que tem sido, funciona exatamente desse jeito. Antigamente, tinha mais um perfil residencial misturado com galpões de trabalho e agora os galpões estão sumindo e o comércio se diversificando, com muito mais do que padarias.

Região rurbana? Gostei da definição, mas se eu mostrasse o Santa Cândida, o bairro vizinho, você ia ter ainda mais essa impressão.
Fico feliz que tenha gostado.

Cita:
Empezado por thicken Ver Mensaje
Eu mori aí perto do outro lado da pista! haha
E você viu que eu comecei no Jardim Santana? Eu acho o Jd. Santana e o São Quirino bem parecidos, só que o São Quirino está mais preservado e manteve melhor seu lado residencial.

Cita:
Eu gosto e não gosto desse lugar. Acho a rua Jasmim (a principal) muito caótica. As 18:00 fica muito cheia, não consigo andar de bicicleta nela. Sem contar que é um morro desgraçado. Porém, as casas eu gosto. Há alguns prédios bons tbm.
Sentimentos contraditórios, ahn?
Eu sei como é, porque tem muita coisa boa, mas tudo ali ainda está meio zuado. E para quem não tem automóvel, a coisa é feia. Quando um certo forista faz sua defesa do mundo automóvel, eu me lembro desse bairro, ele não é muito amigável para pedestres. Nem para bicicletas, já que esse morrro mata de cansaço na subida e se descer com tudo é acidente na certa, já que o asfalto é ruim, muita ondulação e não tem área de escape.

Cita:
A área perto do Dompas eu gosto muito!!! Mas ainda está em expensão, espero que coloquem calçadas por lá hehe em algumas ruas já tem!

Valeu pelas fotos, estão ótimas.

=D
Eu também espero que sim.
Legal!

Cita:
Empezado por Grande Manaus Ver Mensaje
Contraste bem interessante
Fiz questão de demonstrá-lo.
Urbanismo brasileiro também é isso.

Cita:
Empezado por rodrigo.rod.digo Ver Mensaje
Gostei muito dos bairros mostrados, parecem ser muito bons de se morar.
Já aquele "shopping twitter" eu achei bizarro! ahhahua
E pelo que foi mostrado, a maioria das ruas estão com um asfalto liso e com calçada, então não reclame de barriga cheia! rsrsr.
Têm calçada, mas não do jeito que devia ser.
Se eu lhe mostrasse outros bairros da cidade, digamos que são mais amigáveis ao pedestre.

Cita:
Empezado por Paulistinha Ver Mensaje
O Shopping "Twitter" não é apenas bizarro, mas é um gigante também!! Um dos maiores do Brasil se não me engano.
Eu não vou colocar posições de rankings, mas vou trazer os dados do Parque Dom Pedro:

Área construída: 288 000m²
Lojas: 420 (21 âncoras, 1 hipermercado, 1 megaloja de construção, 45 fast food, 10 restaurantes, 294 lojas satélites, 33 na ala ao ar livre)
Cinema: 15 salas
Pavimentos: 2 (na verdade, só 1, pois o pavimento inferior só existe na ala central)
Alas: 5
Comprimento: 270m
Largura: 710m

Para dar a volta inteira ao shopping, é necessário percorrer no mínimo 1200m.

Cita:
Empezado por EricoWilliams Ver Mensaje
Conheço o bairro e de fato, é uma várzea. Um monte de prédios(a maioria de gosto duvidoso), porém carésimos, pois estão próximos do shopping e da rodovia dom pedro. Mas conheço melhor o Jardim Primavera, que apesar de limitrofe com o Mansões, possui suas boas casas mais em direção ao centro, tem bastante coisa legal lá. Valeu pelas fotos, Fabius!
Realmente, o custo do metro quadrado nos prédios da região está entre R$4000 a R$7000,00/m².

A Chácara Primavera é um bairro bem interessante, tem várias casas bonitas, dentro e fora de condomínios fechados e com exceção da Rua das Hortênsias e da Rua Émerson José Moreira e daquela que passa atrás da CPFL, as demais são bem tranquilas. Da Jasmim eu não falo, a Jasmim está um caos.

Obrigado pelos comentários!

Cita:
Empezado por XxX_Apple_XxX Ver Mensaje
legais as fotos, mas do local:
tem lugares que gostei e outros não... o que mostra é aquele típico lugar que vai se valorizar com o passar dos anos, que ainda esta se erguendo pra formar a cara do bairro.
mas é um bom local.
parabéns pelas fotos!
Captou a mensagem: um registro de um lugar em transformação.
Pense no Brasil como um lugar em transformação: todos os lugares em transformação o representam...é uma síntese.

Cita:
Empezado por Urbano Prudente Ver Mensaje
Legal esse thread seu Fabius.

Em geral o bairro mostrado me agradou. Obviamente, a fiação áerea, as ruas de terra, o asfalto ruim, as calçadas interrompidas e o matagal em algumas partes não ajuda muito no visual e na boa infra-estrutura que se espera de uma cidade rica como Campinas, mas isso é algo recorrente em bairros novos e/ou periféricos de qualquer grande cidade do Brasil.

Essas mazelas mostradas em algumas poucas fotos, principalmente matagal, trechos sem calçamento e ruas de terras, me parecem muito mais ser decorrente do rápido crescimento do bairro do qual o Poder Público não teve tempo de urbanizá-lo de forma adequada ainda. Porém, considerando a lentidão de algumas Prefeituras por esse Brasil afora, é bom os moradores ficarem atentos, e começarem a exigir melhorias urbanísticas rapidamente, senão...

Mas, fora isso, vc mostrou muita coisa bonita e bem estruturado. Avenidas ladeadas bom canteiros bem cuidados (fotos 02, 03 e 05, por ex.) e bonitos residenciais mostrados nas fotos 09,12, 14, 15, 44 e 55. Achei eles muito bonitinhos (inho inho inho ). Quisera que todos os residenciais classe média seguissem padrões assim. Campinas, nesse ponto vai muito bem.

Por fim, o dia que for conhecer a Campinas, não poderei deixar de conhecer o Shoppingh Dom Pedro, a Cidade Judiciária e o Parque Taquaral, que de tão comentados que são marcas registradas da cidade.

Para finalizar, não poderia deixar de parabenizá-lo pela bela caminhada (rss) e pelo thread
Sem comentários.
Tirou as palavras da minha boca. É isso mesmo, concordo com tudo.
Antiguo 27-03-2011, 05:39:13   #20
gfcdias
Registered User

Likes (Received): 1

Moro no Vila Bella,e se eu fosse falar de todos os fatos da região ficaria aqui um dia todo.É um lugar que possui elementos agradaveis de cidades pequenas e muitas vezes problemas de cidade grande,como transito caótico e contrastes incríveis.A rua Jasmin é um caos aos fins de tarde nos dias de semana.Os vários prédios em construção vão piorar ainda mais a situação do tráfego da região,e nada está sendo feito pra mudar tudo isso por enquanto.Ruas Jasmin e Hermantino Coelho possuem muitos prédios,uns muito próximos aos outros,apenas 1 faixa de ida e outra de volta,e mesmo assim com a possibilidade de estacionar em um dos lados,o que piora ainda mais a situação.A poucos metros dali,é possivel ver umas ruas de terra,e em algumas ruas casas de terra que lembram até locais rurais.
Na avenida Guilherme Campos,em frente ao shopping Dom Pedro,há um lançamento de um condomínio de prédios e casas em que alguns apartamentos passam de 1 milhão de reais.Ao mesmo tempo,em um terreno um pouco atrás,um esqueleto de um prédio que pelo que sei está abandonado a muito tempo não parece ter destino.
Enfim,são bairros( eu diria bairro,não sei porque inventaram o nome ' vila bella ',pedir no delivery ou explicar pra amigos a localização do lugar só atrapalha com isso,é um bairro tão pequeno...) que se a prefeitura tiver um pouco mais de bom senso, tem tudo pra ser um futuro lugar de sonho de moradia de muitos por ser próximo a shoppings,faculdades,lagoa do taquaral...Creio que nos últimos anos a prefeitura deixou de lado o bairro e se preocupou apenas com a região mais humilde da cidade,visando a parte eleitoral,o que degradou a parte urbanística daqui.
gfcdias no está en línea   Responder Con Cita

Respuesta

Tags
campinas, mansões, santo antónio

Herramientas

Normas de Publicación