daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Projetos e Obras

Reply

Thread Tools Display Modes
Old April 12th, 2011, 04:22 PM   #61
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by MythBH View Post
Não sei se vc se referiu a mim....mas se estou errado em mostrar minha opinião, não sei pra que o real sentido de um forum de discussão
Você não está errado em mostrar sua opinião, e assim como você, me vejo no direito de expressar a minha.

Sinceramente, você acha mesmo o centro medonho?

Pra mim o centro um local que passou por um período grande de abandono e hoje vem se tornando novamente um espaço com boas opções de lazer e cultura. Além de ser o centro do comércio popular da cidade.

Eu me lembro que nos anos 90 só havia trombadinhas e camelôs no centro, naquela época sim era um local medonho.

Hoje em dia, com o processo de revitalização (que trouxe vida de volta às praças), além de ser muito mais limpo e organizado o centro está ganhando novos museus, centros culturais e passou a receber grandes eventos novamente com a revitalização da Praça da Estação.

Este ano será inaugurado o Sesc Palladium, e no futuro próximo o centro contará com ainda mais opções de lazer e cultura como o Cine Brasil. Sua reabertura será um marco, talvez o maior símbolo do renascimento do centro.

Vários dos prédios que você diz estar caindo aos pedaços estão sendo retrofitados, como o "Balança mas não cai" e outros menores. Fora que hóteis estão voltando a ser construídos no centro, talvez o mostrado nesse thread seja o melhor exemplo.

O centro é hoje talvez o último local onde podemos ver pessoas de todas as classes dividindo um mesmo espaço democraticamente.

Enfim, as vezes quando vejo comentários semelhantes ao seu, de pessoas que veem o centro apenas como um local decadente onde só vai pobre, tenho a impressão de que são pessoas extremamente alienadas.

Ninguém é obrigado a gostar do centro, mas pelo menos poderiam ter respeito para com o que ele representou e representa para a cidade.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old April 12th, 2011, 04:46 PM   #62
MythBH
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post
Você não está errado em mostrar sua opinião, e assim como você, me vejo no direito de expressar a minha.

Sinceramente, você acha mesmo o centro medonho?

Pra mim o centro um local que passou por um período grande de abandono e hoje vem se tornando novamente um espaço com boas opções de lazer e cultura. Além de ser o centro do comércio popular da cidade.

Eu me lembro que nos anos 90 só havia trombadinhas e camelôs no centro, naquela época sim era um local medonho.

Hoje em dia, com o processo de revitalização (que trouxe vida de volta às praças), além de ser muito mais limpo e organizado o centro está ganhando novos museus, centros culturais e passou a receber grandes eventos novamente com a revitalização da Praça da Estação.

Este ano será inaugurado o Sesc Palladium, e no futuro próximo o centro contará com ainda mais opções de lazer e cultura como o Cine Brasil. Sua reabertura será um marco, talvez o maior símbolo do renascimento do centro.

Vários dos prédios que você diz estar caindo aos pedaços estão sendo retrofitados, como o "Balança mas não cai" e outros menores. Fora que hóteis estão voltando a ser construídos no centro, talvez o mostrado nesse thread seja o melhor exemplo.

O centro é hoje talvez o último local onde podemos ver pessoas de todas as classes dividindo um mesmo espaço democraticamente.

Enfim, as vezes quando vejo comentários semelhantes ao seu, de pessoas que veem o centro apenas como um local decadente onde só vai pobre, tenho a impressão de que são pessoas extremamente alienadas.

Ninguém é obrigado a gostar do centro, mas pelo menos poderiam ter respeito para com o que ele representou e representa para a cidade.
Mas basta tirar uma foto do centro....o que vc verá são predios feios e mal cudados na maioria, já disse que ele está melhorando, não ideia e visão de que o centro se torne o belvedere, mas ainda o vejo no geral como um lugar desagradavel a visão. Não entrei no merito de que é um lugar frenquentado so por pobres, não sei de onde vc retirou isso. Agora chamar alguem de alienado por apenas discordar da sua opinião tb não é bacana. E respeito sim o centro, se não me importasse pelo que representa não teria me dado ao trabalho nem de comentar. E pela sua importancia acho q ele deveria ser mais apresentavel, e não vejo erro nenhum e nem alienação no que falo aqui. Mas enfim acho q o centro de bh ainda tem um longo caminho a percorrer até se tonar bonito, mas na minha visão apesar dos esforços da prefeitura deveria haver mais esforço no que tange a predios particulares, pois esses sim que são alvos da minha critica.
MythBH no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 06:25 PM   #63
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 667

E o pior que essa discussão sobre o centro é culpa minha, já que levantei o fato de o hotel estar numa região feia e falei do centro no geral. Para não render, visto que já está ficando chato, por que não fechamos assim?: de fato, o Centro não é bonito mesmo, com exceção de algumas regiões que eu já citei, mas melhorou muito nos últimos anos (onde também eu já mencionei). Acho que isso é consenso, né pessoal? Não é bonito mesmo, tem partes melhores, e está cada vez menos feio!
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 06:41 PM   #64
WYZ
Registered User

Likes (Received): 406

Eu acho o centro bonito sim
Pra quem não está em BH, basta dar uma volta pelo SV do google e verá que no geral é bem apresentável sim. Pode melhorar? Claro, e deve, mas eu acho muito bonito.
WYZ no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 07:31 PM   #65
lucasrfs
Registered User

lucasrfs's Avatar

Likes (Received): 3

O centro não é nenhuma maravilha, ainda tem muito o que melhorar, mas está num ótimo nível se comparado aos centros das outras principais capitais e tem recebido muitos investimentos, tanto do poder público quanto do poder privado, ainda vai melhorar muito.
O centro de BH hoje é quase uma região de luxo se comparado ao centro de BH de 1990.
lucasrfs no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 07:43 PM   #66
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 459

Claro que não é consenso que o centro não é bonito.

O centro, para mim, é uma das regiões mais bonitas da cidade. Há partes detonadas, mas em vários pontos ele reune o que há de melhor em Belo Horizonte. A riqueza arquitetônica e o urbanismo do centro em locais como a Av. Afonso Pena, Amazonas, quarteirões fechados da Praça Sete, arredores do CCBH, Praça da Estação não tem igual na cidade.

Por mais sujo e mal cuidado que esteja, o que nos bairros novos e "limpinhos" supera o visual do viaduto Santa Tereza, com seus arcos e postes antigos, vista para o parque e a cidade ao fundo, a praça da Estação ao lado, a Serraria?
Old April 12th, 2011, 07:53 PM   #67
Nestòn
Registered User

Nestòn's Avatar

Likes (Received): 54

Acho um exagero esse ponto de vista sobre o centro.
Estamos falando de um centro de uma cidade com quase 5mk de habitantes na sua região metropolitana. Existe um afluxo de pedestre gigantesco na área, alem de local de passagem entre bairros.

Uns 8/9 anos atrás ate poderia concordar com essa opinião. Mas hoje não.
É claro que não da para comparar com um bairro com onde circulam 300mil pessoas. Generalizando um bocado, a área critica seria na parte de baixo da Av. Amazonas, sentido rodoviária, o que representaria uns 35% do total.

A prefeitura tem agido de forma consistente e, junto com a iniciativa privada, melhorou significativamente essa área. É descabido um morador não notar isso.
Nestòn no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 08:10 PM   #68
Bruno.BH
BANNED

O centro de BH e' lindissimo! Esta' mal-cuidado sim, nao ha' como negar, mas a partir dai' denegri-lo como uma das partes mais feias da cidade e' uma falta de respeito quanto ao seu valor historico, cultural e arquitetonico.Grande parte das construcoes sao um charme a parte.

Quanto a construcoes mal cuidadas, o que dizer das de grande parte de Roma ou Napoles? Sujeira por sujeira, quer ruas mais imundas que as de Paris? Nao estou aqui para criar discussoes comparando essas cidades com BH, mas parece que nos tupiniquins temos certo receio em dar credito ao nosso valor arquitetonico-cultural, o qual se difere em estilo e epoca. E' um prazer para a maioria das pessoas, inclusive para mim, passear pelos fetidos canais e mofados predios de Veneza.

Beleza nao e' sinonimo de granito e vidros espelhados. O brasileiro tem sofrido ultimamente com um terrivel transtorno: "Sindrome-de-Shopping-Center".

Nao quis de forma alguma ofender alguem deste forum, como muitos outros deixo aqui minha opiniao.

Abracos cordiais.

Last edited by Bruno.BH; April 12th, 2011 at 09:38 PM.
Bruno.BH no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 11:04 PM   #69
MythBH
BANNED

Respeito a opinião de todos vcs, mas chamar isso de lindissimo é muito:
http://3.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7c...aDaBahiaBH.jpg

Mas em relação as cidades italianas concordo tb, nasci la e moro aqui ja há muitos anos. Mas por favor não ache q eu vejo tudo como negativo. Alias faremos como o Charles falou, tá melhorando , tem muito a melhorar, não é um primor, mas não é medonho e daremos um ponto final a isso. Afinal o temo desse topico não é o retrofit de um dos simbolos da decadencia do centro dos anos 90? Temos é q comemorar que isso vem acontecendo.
Old April 12th, 2011, 11:49 PM   #70
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 250

Quote:
Respeito a opinião de todos vcs, mas chamar isso de lindissimo é muito:
http://3.bp.blogspot.com/_P34f5oOa7c...aDaBahiaBH.jpg

Mas em relação as cidades italianas concordo tb, nasci la e moro aqui ja há muitos anos. Mas por favor não ache q eu vejo tudo como negativo. Alias faremos como o Charles falou, tá melhorando , tem muito a melhorar, não é um primor, mas não é medonho e daremos um ponto final a isso. Afinal o temo desse topico não é o retrofit de um dos simbolos da decadencia do centro dos anos 90? Temos é q comemorar que isso vem acontecendo.
Tomei a liberdade de postar a imagem do seu link:

Os prédios não estão um primor de conservação, eu não acho lindíssimo ( e creio que ninguém achará), mas....há fotos de centros mais detonados tanto no Brasil quanto no mundo....aliás coisa mais difícil é achar centro de qualquer cidade algo lindo....prá mim mesmo as européias (que não conheço pessoalmente, só de fotos) aquela reunião de predios velhos, i.é. digo históricos, mesmo bem conservados, não acho tão bonito assim não...dá depressão ver tanta coisa antiga....mesmo as cidades americanas, que tambem só conheço de fotos, o famoso downtown deles também acho feioso... mas gosto é gosto, e cada um tem o seu.
GIM no está en línea   Reply With Quote
Old April 12th, 2011, 11:53 PM   #71
Bruno.BH
BANNED

Imagem por imagem, que tal essas:
http://upload.wikimedia.org/wikipedi...uale_Scura.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_5_4iABINyB...00/napoles.JPG

Mas entendo seu argumento. So' nao consigo entender porque os predios mal-cuidados do centro sao chamados por nos de medonhos, enquanto esses de Napoles sao considerados belissimos.

Por que sera' que a decadencia europeia e' considerada chic, enquanto a nossa e' motivo de nojo. Como diria Lobao: e' a "Decadence Avec Elegance".

P.S.: Aqui em Paris as ruas estao tao imundas que ate' fezes humanas encontrei hoje na escada rolante do metro. Estou sentindo muita saudade da "imundice" do centro de BH. hehe

Abracos.
Old April 13th, 2011, 12:16 AM   #72
MythBH
BANNED

Mas não são, eu os acho medonhos da mesma forma!
Old April 13th, 2011, 12:21 AM   #73
MythBH
BANNED

Mas vamos parar por aqui, está ficando chato. E claramente não haverá consenso, então deixemos tudo de lado.
Old April 13th, 2011, 12:36 AM   #74
MMichaelN
Registered User

MMichaelN's Avatar

Likes (Received): 224

Ficará muito bom após o Retrofit, realmente outra coisa...
MMichaelN está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 13th, 2011, 12:39 AM   #75
SamHBS
Eu amo BH radicalmente

SamHBS's Avatar

Likes (Received): 3

É, igual tem gente que fala que os blocões de Bronx (NY) não são tão ruins, e os apartamentos da MRV são Péssimos!

VS

(William Shakespeare)
SamHBS no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2011, 12:47 AM   #76
Bruno.BH
BANNED

[2]
Old April 13th, 2011, 03:20 AM   #77
dfbm
Registered User

dfbm's Avatar

Likes (Received): 35

Imagens por imagens que tal essas?

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=418282

Sei lá, pra mim quem acha o centro feio é quem só passa por lá fechado no carro, preocupado com o trânsito, e só vê fotos de longe, que deixam as empenas muito mais aparentes do que do nível da rua.

É só dar uma volta tranquila a pé (nas partes boas, não nos buracos do centro, claro) que se percebe que tem sim muita coisa bonita, com uma diversidade arquitetônica que só tem lá, e não consigo imaginar que alguém que passe por estes lugares que o Bruno BHZ passou chame aquilo que está vendo de 'feio'.
The Crowd: Yes! We're all different!
Man in crowd: I'm not...
The Crowd: Schhh!!!
dfbm no está en línea   Reply With Quote
Old April 13th, 2011, 04:36 AM   #78
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

De fato. Consenso, como destacaram aí atrás, em termos de beleza é algo que praticamente não existe. Quando eu usei essa palavra, e talvez não tenha ficado claro, eu quis dizer mais no sentido de o centro ter melhorado nos últimos anos, porque quem conheceu há quinze anos sabe que melhorou mesmo: isso é consenso. Ou alguém vai dizer que não percebeu mudança? E também como um aspecto geral do lugar, mas é claro que partes interessantes existem sim, e foram citadas inclusive por mim.

Isso não tem nada a ver com estar acostumado com shopping, granito... nada a ver. O que se discutiu foi beleza, e não luxo. Falar que alguém que não acha o centro bonito vive numa bolha, acostumado com glamour não tem cabimento.

Porém, a questão de beleza é também relativa: quem gosta de bairros mais velhos vai achar o Floresta e o Centro bonitos. Outros que conheço já acham o Buritis... Tem gente que não gosta. Concordo quanto às partes citadas como ricas arquitetonicamente, mas tudo o que foi dito se resume no que eu já falei, e alguns interpretaram bem: está melhorando, tem muito a melhorar; não é medonho, e em boa parte não é nenhum primor. Só isso.

Abraços a todos, que esse assunto já rendeu demais. Postei hoje na hora do almoço e fiquei bobo de tantos comentários que houve, quando abri agora à noite, para um thread que até estava parado.

Last edited by CharlesZSBH; April 13th, 2011 at 04:53 AM.
Old April 13th, 2011, 04:52 AM   #79
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Mas vamos parar por aqui, está ficando chato. E claramente não haverá consenso, então deixemos tudo de lado.
In fact!
Old April 13th, 2011, 05:22 AM   #80
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 4

Quote:
Originally Posted by dfbm View Post
Imagens por imagens que tal essas?

http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=418282

Sei lá, pra mim quem acha o centro feio é quem só passa por lá fechado no carro, preocupado com o trânsito, e só vê fotos de longe, que deixam as empenas muito mais aparentes do que do nível da rua.

É só dar uma volta tranquila a pé (nas partes boas, não nos buracos do centro, claro) que se percebe que tem sim muita coisa bonita, com uma diversidade arquitetônica que só tem lá, e não consigo imaginar que alguém que passe por estes lugares que o Bruno BHZ passou chame aquilo que está vendo de 'feio'.
Essa parte do centro retratada pelo Bruno é super agradável, se os arredores da Santos Dumont/Guaicurus/Rodoviária ficarem algum dia assim seria perfeito.
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
belo horizonte, golden tulip, retrofit

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules