daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins



Reply

 
Thread Tools
Old April 9th, 2011, 06:14 PM   #1
dricobel
OFF
 
dricobel's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Belém - Pa
Posts: 36,221
Likes (Received): 970

O que Belém tem de melhor, a gente mostra "Patrimônio Histórico"

Vamos fazer um passeio pela memória de Belém? Fiz a seleção de algumas poucas imagens do rico patrimônio Histórico de Belém, para compartilhar com vocês! Espero que gostem


A Cidade Velha é o bairro mais antigo de Belém do Pará, onde surgiu a cidade, a partir do seu descobrimento por Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12 de janeiro de 1616. Possui inúmeros prédios coloniais históricos, com azulejos portugueses, muitos dos quais tombados pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Suas ruas apresentam nomes de cidades ou personalidades, principalmente portuguesas e brasileiras, tais como: Av. Portugal, Rua de Aveiro, Cidade Irmã, Rua de Óbidos, Rua de Breves, Rua Dr.Assis, Rua Dr.Malcher, Rua Siqueira Mendes, Av. Almirante Tamandaré, Rua Ângelo Custódio, Rua Félix Roque, Rua Padre Champagnat, Boulervard Castilho França, etc...

A cidade foi criada, as márgens do rio, com a principal função exportar e importar borracha na época do Ciclo da borracha, por isso a cidade velha não é só o bairro mais antigo e belo de belém como também é o mais importante até os dias de hoje. Os casarões antigos da Cidade Velha são testemunhas de uma Belém cheia de saudade e que desperta a curiosidade de historiadores, restauradores e do povo paraense de modo geral. São sobreviventes da história da fundação da cidade e do Ciclo da Borracha, que trouxe muito dinheiro e o luxo europeu para Belém, presente até hoje em suas fachadas e estruturas. São um elo entre a origem da população de Belém e os dias de de hoje.


Panoramica da Cidade Velha

Eloi Raiol


Eloi Raiol


Construções Históricas


* Forte do Castelo (1616) - Berço da cidade, foi construído por Castelo Branco para proteger a amazônia dos invasores holandeses e franceses. Transformado em museu em 2001, tem acervo com peças de cerâmica marajoara e tapajônica de anteriores a chegada dos portugueses. O encontro das culturas indígena e europeia é ilustrado pela tela, enco. O forte guarda intactos os canhões originais.

Forte do Castelo

Eloi Raiol



Eloi Raiol



Eloi Raiol



Eloi Raiol



Eloi Raiol



Eloi Raiol


* Palácio Lauro Sodré (1771) - Foi construído pelo italiano Antônio Landi, é um dos mais santuosos palácio dos governadores do século XVIII, hoje abriga o Museu do Estado do Pará.


Museu do Estado do Pará "MEPE"

Eloi Raiol


Eloi Raiol


Eloi Raiol


Eloi Raiol


* Palácio Antônio Lemos (1883) - Construído no estilo ´´Império Brasileiro``, abriga o Gabinete Municipal e o Museu de Artes de Belém, o museu possuí cerca de mil peças artísticas, algumas das peças são mobílias do século XIX, vasos do século XVIII, esculturas e quadros.


Paço Municipal

André Bonanci


Eloi Raiol

* Palacete Pinho (1897) – Ocupado pela família do Comendador José de Pinho foi palco de constantes manifestações culturais, adota uma arquitetura portuguesa e revertida de azulejos, a falta de recursos para manter o palacete levou a família a vender o imóvel em 1978, hoje bem preservado e aberto ao público.


Palacete Pinho


Eloi Raiol


Igrejas



* Catedral da Sè (1771) - Erguida em estilo barroco amazônico, hoje é sede do arcebispado da região metropolitana de Belém, seu altar foi doado pelo papa Pio XI, a Catedral da Sé possuí belíssimos quadros nos seus dez altares laterais, além de 28 candelabros de bronze, um orgão francês do século XIX e belas pinturas decorando seu interior.


Catedral Metropolitana de Belém "Sé"

Eloi Raiol

* Igreja de Santo Alexandre (1719) - Construída em estilo barroco amazônico, já foi o Arcebispado de Belém, foi recentemente restaurada para receber o Museu de Arte Sacra. Durante sua visita a Belém em 1980, o Papa João Paulo II ficou hospedado no antigo Arcebispado de Belém, que na época era localizado no Convento da Igreja de Santo Alexandre.


Igreja de Santo Alexandre


Eloi Raiol

Outros lugares e Logradouros


Monumento a Dom Pedro II

Eloi Raiol


Casario na Cidade Velha

Eloi Raiol


Companhia Docas do Pará "CDP"

Eloi Raiol

Monumento a Gama Malcher

Eloi Raiol

* Igreja de Nossa Senhora das Mercês (1640) - Iniciou-se a construção da primeira igreja de Nossa Senhora das Mercês, de taipa e pilão, coberta de palha, assim com o convento, erigido ao lado. Em 1753 foi construído um novo templo, o atual, por Antônio Landi. É o único prédio na cidade com frontão em perfil convêxo.

A igreja e o convento das Mercês ficaram em poder dos Mercedários até o ano de 1794, quando foram expulsos do Pará por determinação da Coroa portuguesa, e tiveram seus bens confiscados e incorporados ao Estado. A igreja ficou pertencendo à Irmandade Militar de Santo Alexandre, que a usou como depósito de sal. Já na República, o governo entregou o prédio ao Arcebispado de Belém, mas a Ordem Mercedária não retornou.

Em 2004 foi aprovado o retorno da Ordem á Belém, que no momento se estrutura para compor uma comunidade na cidade.


Igreja de Nossa Senhora das Mercês

Eloi Raiol

Rua Padre Champanhat
Eloi Raiol

Fachada da Loja Paris N'América

Eloi Raiol


Eloi Raiol

A Praça da República


No início era o Largo da Campina, um imenso terreno descampado que ficava entre o bairro da Campina e a estrada que levava à ermida de Nossa Senhora de Nazaré. Depois, no século XVIII, lá foi construído um imenso armazém para se guardar pólvora, traçando-lhe o nome para Largo da Pólvora. Uma forca foi erguida, mas não há registro de nenhum enforcamento. O que se sabe é que o espaço era usado para sepultar, em cova rasa, escravos e pobres.

Em homenagem ao imperador, lhe deram o nome de Pedro II, mas continuava sendo um grande terreno descampado. Em 1850, até plantaram algumas árvores, mas de forma desordenada. Com a inauguração do Theatro da Paz, em 1878, houve uma urbanização, também modesta. Seu nome definitivo veio com a troca de regime: ”Praça da República”.

O governador Justo Chermont idealizou a construção de um monumento em homenagem à república em 1889. A pedra fundamental foi colocada no ano seguinte, mas foi um concurso que decidiu a forma do monumento. A vencedora foi Michele Sebastiano.

Inaugurado em 15 de novembro de 1897 e, todo em mármore da carrara, o Monumento tem 20 metros de altura. A estátua é de uma mulher, representando o regime democrático, com um ramo de oliveira na mão, simbolizando a paz. O gênio alado, sobre o primeiro degrau da obra apoiado num leão, ergue o estandarte da república gritando: “Liberdade!”. Simbolicamente, trata-se do progresso nacional apoiado sobre a força do novo regime que levanta a Liberdade.

Do outro lado do degrau, a História, sentada sobre vários livros, registra, em uma folha em branco de um grande volume, a data da proclamação da república. Dois pequenos gênios erguem os escudos da “Probidade” e da “União”. As quatro placas em homenagem a Floriano Peixoto, José Bonifácio, Tiradentes e Beijamim Constant foram anexadas ao monumento na segunda gestão de Abelardo Conduru.

A primeira tentativa de urbanização da Praça foi em 1801, com o intendente de Belém, Arthur Índio do Brasil. Ele fez o calçamento nas suas avenidas, acimentou os passeios, colocou chafarizes e bancos e ajardinou as alamedas.

Porém, foi Antônio Lemos, em 1878, que fez a Praça da República merecedora do título “belíssima”. Lemos fez sérias críticas ao projeto urbanístico da praça no relatório ao conselho de intendência municipal. Chamou o ajardinamento do local de “aleijão da arte de floricultura com canteiros de mais de um metro de altura, alinhados perpendicularmente, com simetria fadigante, que irritavam a transeunte mais calmo”. Ele modificou completamente a aparência do logradouro, trocando, inclusive, a pavimentação das ruas que limitavam a praça por paralelepípedos.

Durante o governo de Virgínio Mendonça, foram construídos dois pavilhões na praça, o maior hoje é o Teatro Waldemar Henrique; o menor abriga a Escola de Arte da Universidade Federal do Pará. Hoje a praça da República torna-se o palco ideal de grandes comemorações como o Círio de Nazaré, o Dia da Raça e o desfile de 7 de setembro. Nos outros 362 dias do ano, é o lugar ideal para passear com a família, encontrar os amigos ou namorar.


Panoramica da Praça da República

Eloi Raiol


Eloi Raiol

Associação Comercial do Estado do Pará e Teatro Waldemar Henrique

Eloi Raiol

* O Theatro da Paz - que originalmente chamava-se Theatro Nossa Senhora da Paz, nome dado pelo Bispo da época Dom Macedo Costa, em homenagem ao fim da guerra do Paraguai, porem sua nomenclatura foi modificada a pedido do próprio Bispo, ao ver que o nome de "Nossa Senhora" seria indigno figurar na fachada de um espaço onde se tinha apresentações mundanas e sem representação eclesiastica alguma,[1] localiza-se na cidade de Belém, no estado do Pará, no Brasil, construído com recursos auferidos da exportação de látex, no Ciclo da Borracha. Atualmente é o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil, com cerca de 130 anos de história é considerado um dos teatros-monumentos do país.


Theatro da Paz


Eloi Raiol


Eloi Raiol



Eloi Raiol


Eloi Raiol


Thiago Dias


* Igreja de Nossa Senhora da Trindade (1802)



Eloi Raiol


Eloi Raiol

Praça Barão do Rio Branco

Eloi Raiol

Quartel General

Eloi Raiol

Prédio do Arsenal da Marinha

Eloi Raiol

Palacete Bibi Costa

Eloi Raiol


Eloi Raiol

Palacete Bolonha

Eloi Raiol

Eloi Raiol

Conservatorio Carlos Gomes

Eloi Raiol


Eloi Raiol

Colégio Gentil Bittencourt

Eloi Raiol

Basílica Santuario de Nazaré - colonização portuguesa também trouxe consigo as artes barroca e renascentista da Europa, com a Igreja e suas contruções suntuosas. A Catedral da Sé e a Basílica de Nossa Senhora de Nazaré são os pontos-referência, tendo importante papel no Círio de Nazaré ao serem, respectivamente, os pontos de partida e chegada da procissão realizada em Outubro, que leva a imagem de Nossa Senhora pelas principais avenidas de Belém. O largo do Can, situado na frente da Basílica, é também um belo projeto arquitetônico, que une o receptáculo onde a imagem fica durante o período das comemorações do Círio com uma área arborizada. Outras Igrejas, como a Do Carmo e a já citada Igreja de Santo Alexandre, também oferecem uma bela visão da arte religiosa e da história do Estado do Pará.



Eloi Raiol


Eloi Raiol


Eloi Raiol


Parque da Residência - Traços da Belle Époque e da era áurea da borracha também residem nas entrelinhas da capital paraense: mesmo no centro da cidade, belas praças e suntuosas mansões quebram o clima urbano da Belém moderna. O Parque da Residência, antiga morada oficial para os Governadores do Estado, atualmente é um espaço multifacetado, formado pela Estação Gasômetro, (teatro onde ocorrem desde espetáculos e musicais até amostras e desfiles de moda e artesanato regional); pelo Restô do Parque, restaurante que oferece culinária de primeira qualidade e música ambiente aos seus clientes; e por um extenso jardim aberto, onde se destacam a mansão do Governador e o belo vagão de trem utilizado para venda de sorvetes regionais.



Eloi Raiol


Tonico Skywalker

Solar Antique

Eloi Raiol

Tribunal de Justiça do Estado do Pará
Eloi Raiol

__________________
Belém

Last edited by dricobel; April 9th, 2011 at 06:34 PM.
dricobel no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old April 9th, 2011, 06:22 PM   #2
luiz belenense
Terra de ricas florestas
 
luiz belenense's Avatar
 
Join Date: Nov 2009
Location: Carajás PA
Posts: 8,907
Likes (Received): 157

lindo dimais o thread Drico, ótima seleção

Entre todos esses maravilhosos patrimônios, eu acho que os mais imponentes são o Palacio da Justiça e o Theatro da Paz!
__________________
I Belém

Carajás - Amazônia - Brasil
luiz belenense no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2011, 06:28 PM   #3
Santista10
Moderator
 
Santista10's Avatar
 
Join Date: Aug 2009
Location: Santos-SP
Posts: 19,016
Likes (Received): 4099

Patrimônio histórico riquíssimo, Belém é um tesouro a céu aberto, linda demais. Excelente seleção, Drico, obrigado por compartilhar com a gente.

Last edited by Santista10; April 10th, 2011 at 03:42 AM.
Santista10 no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2011, 06:33 PM   #4
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS
 
araujo.lcarlos's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 7,503
Likes (Received): 470

adorei! destaco o magnífico Teatro da Paz , o lindíssimo prédio do Palacio da Justiça e a Igreja N.Sra de Nazaré.
__________________
"Pessima inimgo hominis est ignorantia"
araujo.lcarlos no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2011, 06:52 PM   #5
Wendell Rocha
w.w.
 
Wendell Rocha's Avatar
 
Join Date: Oct 2009
Location: Over the hills...
Posts: 2,881
Likes (Received): 75

O patrimônio histórico de Belém é um dos mais belos, preservados e maiores do Brasil.

Parabéns drico, ótima seleção.
__________________
All that great heart lying still and slowly dying
All that great heart lying still on an angel wing
Wendell Rocha no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2011, 07:33 PM   #6
IvoJP
Amável, charmoso e mortal
 
IvoJP's Avatar
 
Join Date: Jan 2007
Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Posts: 9,667
Likes (Received): 623

Adriano, que thread do kralh**** é esse?!
Estou aqui todo arrepiado com as imagens, cada uma mais bonita que a outra. Sou fascinado por locais históricos e essas imagens me deixaram excitado. rsrsrs
Visitarei este thread váárias vezes.

Abraço.
__________________
João Pessoa 428 Anos (1585-2013)
IvoJP no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2011, 07:41 PM   #7
Loro.
Pro Brasilia fiant eximia
 
Loro.'s Avatar
 
Join Date: Jul 2010
Location: Urbs Paulistana, Sanctus Paulus - Brasilia
Posts: 6,293
Likes (Received): 1790

Belo thread, estupendo o patrimônio histórico e cultural de Belém.

Bravo.
Loro. no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2011, 08:30 PM   #8
Jeff007
Registered User
 
Jeff007's Avatar
 
Join Date: Sep 2010
Location: New City - PA
Posts: 618
Likes (Received): 0

nossa que seleção magnífica, muito obrigado Drico.
__________________
JEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJ
EFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJE

FTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEF
TEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFTEJEFT
Jeff007 no está en línea   Reply With Quote
Old April 9th, 2011, 10:58 PM   #9
odilson_sa
Registered User
 
odilson_sa's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Belém do Pará / Amazônia / Brasil
Posts: 3,830
Likes (Received): 992

Belo thread! O patrimônio histórico de Belém, além de rico, é bastante variado, refletindo os vários momentos históricos por que passou a cidade. Parabéns dricobel pelo thread e ao Eloi Raiol pelas fotos.
odilson_sa no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 01:14 AM   #10
Cerrado
Baiano sim senhor!
 
Cerrado's Avatar
 
Join Date: Aug 2006
Location: Palmas-TO/Itabuna e Salvador-BA
Posts: 35,625
Likes (Received): 2023

Mais um grande thread dessa bela metrópole amazônica!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 02:04 AM   #11
Rafael_Rosato
Registered User
 
Rafael_Rosato's Avatar
 
Join Date: Jan 2008
Location: Matinhos, PR
Posts: 4,019
Likes (Received): 74

Que luxooooo ... amei as fotos, as construções ... tudo!! Parabéns ao thread e a city
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 03:17 AM   #12
Danieldd
∂αη
 
Danieldd's Avatar
 
Join Date: Jul 2009
Location: Foz do Iguaçu
Posts: 2,596
Likes (Received): 92

Adorei!Realmente um show de imagens!!!Muito bom e muito bonito o passeio!!
__________________
Num é Nicole???
Próxima estação:Bonocô - MetroSal

Do Pólo Naval ao Cassino.Um voo inesquecivel na cidade do Rio Grande!

Escritório Green Hatch Foz do Iguaçu
Danieldd no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 03:25 AM   #13
Julio_Geografia
"Rio 2016" I'll be there
 
Julio_Geografia's Avatar
 
Join Date: Mar 2008
Posts: 4,083
Likes (Received): 131

SENSACIONAL!!!! Um dos melhores threads que eu já vi aqui!! Fantástico o patrimônio de Belém, a maioria das construções estão bem conservadas.

Valeu pela excelente coletânea!!
Julio_Geografia no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 03:53 AM   #14
Caruaruense
Agreste Pernambucano
 
Caruaruense's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Posts: 16,633
Likes (Received): 1265

A cada thread de Belém vejo novidades! Este, por sinal, está muito bem trabalhado! Parabéns, seleção de primeira!
__________________
País de Caruaru: Ó Pátria amada, idolatrada, salve! Salve!
Caruaruense no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 04:13 AM   #15
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano
 
shiroshima's Avatar
 
Join Date: Nov 2010
Location: Curitiba
Posts: 3,750
Likes (Received): 279

Lindo Patrimônio Histórico de Belém!
Gostei muito do Palacete Bolonha.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 05:29 AM   #16
Pernambucano Soul
Registered User
 
Pernambucano Soul's Avatar
 
Join Date: Sep 2008
Location: Recife - Boston
Posts: 2,389
Likes (Received): 984

Fantastico! Sem palavras, BELEM e linda!
fiquei encantado com essas construcoes historicas.
Ainda vou conhecer essa joia brasileira, parabens pelo
thread!
__________________
Recife/Pernambuco/Brasil
Pernambucano Soul está en línea ahora   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 05:01 PM   #17
Wendell Rocha
w.w.
 
Wendell Rocha's Avatar
 
Join Date: Oct 2009
Location: Over the hills...
Posts: 2,881
Likes (Received): 75

Espero que a fiação elétrica do centro histórico seja logo aterrada. (:
__________________
All that great heart lying still and slowly dying
All that great heart lying still on an angel wing
Wendell Rocha no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 05:22 PM   #18
zgaht
Registered User
 
zgaht's Avatar
 
Join Date: Aug 2010
Location: Carapina - ES
Posts: 1,291
Likes (Received): 22

Ótimo thread. Esses patrimônios históricos são ótimos para a cidade, são construções muito belas com uma grande riqueza cultural. Ótimas fotos.
zgaht no está en línea   Reply With Quote
Old April 10th, 2011, 11:02 PM   #19
dricobel
OFF
 
dricobel's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Belém - Pa
Posts: 36,221
Likes (Received): 970

Quote:
Originally Posted by IvoJP View Post
Adriano, que thread do kralh**** é esse?!
Estou aqui todo arrepiado com as imagens, cada uma mais bonita que a outra. Sou fascinado por locais históricos e essas imagens me deixaram excitado. rsrsrs
Visitarei este thread váárias vezes.

Abraço.


Claro querido!!!
Isso é apenas uma pequena amostra do que é o o patrimônio histórico de Belém!

Pode visitar quantas vezes quiser
__________________
Belém
dricobel no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2011, 08:24 PM   #20
Egoiano
Registered User
 
Egoiano's Avatar
 
Join Date: Jan 2010
Location: Belém do Pará, Amazônia
Posts: 1,526
Likes (Received): 247

Parabéns dricobel, belíssimo trhead.
O patrimônio histórico de Belém é uma beleza!!
Egoiano no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 11:47 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu