daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old May 7th, 2011, 07:15 AM   #1
Anderson carioca
Rio: Paradise City!!!

Anderson carioca's Avatar

Likes (Received): 1430

Rio de Janeiro - Lapa: fotos diurnas da arquitetura dos sobrados do bairro mais boêmio do Rio.

Sempre estranhei o fato de o bairro mais boêmio do Rio nunca ter tido um thread, dessa forma, durante um passeio pelo Centro do Rio aproveitei para tirar algumas fotos da Lapa.
Como tirei as fotos na tarde de um sábado e minha ênfase foi direcionada a beleza das dezenas de sobrados do bairro, esse thread não retrata o clima e boêmia do bairro, muito menos alguns de seus icones e lugares mais importantes foram retratadas.
De qualquer forma postarei ocasionamente nesse thread algumas fotos que tirei em outras ocasiões.

1-Começo com essa bela construção na Mem de Sá, que abriga um dos inúmeros e maravilhosos barzinhos da Lapa.

2-Grande parte dos sobrados nos primeiros quarteirões da Mem de Sá já foram reformados e o fato de ficarem colados um nos outros é extremamente positivo pois além de ajudar a aumentar a densidade da região, contribui para dar uma aspectos mais harmonioso e padronizado, ao passo que o fato de cada sobrado ter personalidade própria ajuda a não torna-los repetitivos.

3-Arcos da Lapa ao fundo. Essa é a única foto em que ele aparece.

4-Mais alguns belos sobrados.

5-

6-Calçadas sendo reformadas na Mem de Sá.

7-

RUA MEM DE SÁ: BARZINHOS & SOBRADOS.

8-Muito lindo!!!

9-Riqueza de detalhes

10-Pena que nesse horário os barzinhos estavam fechados. O Mofo é lindo por dentro!

11-Esse ai é o Boteco do Juka, um dos prediletos meu e da minha esposa, onde todo fim de semana tem um grupo de samba tocando.

12-Bem alternativo, até para os padrões da Lapa... Rs rs rs

13-Lindo e em ótima forma, apesar dos 100 anos!

14-Coitada da bandeira nacional...

15-

16-

17-Ainda há construções precisando de reforma...

18-

19-

20-Será que esse sobrado é dos bombeiros??? Rs rs rs

21-Esse é um dos poucos em que a fachada tem azulejos.

22-Uma das laterais do condominio Cores da Lapa, que acho lindissimo, bem localizado e é um dos meus sonhos de consumo.

Esse condominio, construido numa antiga fábrica da Ambev é um exemplo do processo de revitalização da Lapa. Há décadas nenhum lançamento era feito na região e ele foi um sucesso tão grande que todas as centenas de unidades que o compõem foram vendidas em menos de 6 horas após o lançamento. Na época do lançamento os apartamentos tinham um valor médio próximo de R$150mil, mas hoje algumas unidades estão a venda por mais de R$400mil!!!

23-Realmente nova Cedae: até no sábado os caras trabalham! Ao fundo o hotel Arcos Rio Palace, que acredito ser o maior e melhor da região, sendo talvez o único preparado para receber turistas;

24-Motel Fluminense: eu e minha esposa já passamos momento maravilhosos ai...

25-Cruzamento da rua Mem de Sá com rua do Riachuelo.

26-

27-Um dos pouquissimo residenciais da Lapa, que acredito eu só perca para o Cores da Lapa em porte.

RUA DO LAVRADIO: BARZINHOS & ANTIQUÁRIOS LADO A LADO.

28-Área da rua exclusiva para pedestre. Destaque para o respeito dos motoristas pela lei...

29-

30-Esse é o último quarteirão da rua do Lavradio e aquele onde se encontram os mais belos sobrados e os melhores bares, com destaque para o Santo Scenarium, Rio Scenarium e Mangue Seco, todos do mesmo dono.

31-Essa variedade de cores dos sobrados muito me agrada.

32-Esse é o Rio Scenarium, eleito pelo jornal inglês The Gardian um dos 10 melhores do mundo. Não se deixem enganar pelas aparências: ele é enorme, com várias peças de antiquário, é um dos poucos em que se paga para entrar (paguei R$25 da última vez que fui, fora a consumação) e tem áreas para todos os gostos, desde pista de dança pra quem quer sambar, até um área mais moderninha.

33-Lindo!

34-Ainda há alguns sobrados precisando de reforma...

35-

36-

37-Um dentre os vários antiquário da rua.

38-Padrão das lindas calçadas da rua do Lavradio. Ao fundo a garagem das torres Ventura.

39-Mais um belo sobrado.

40-Um dos poucos sobrados abandonas na região.

41-

42-Belissima escola municipal que felizmente encontra-se em reforma.

43-Numa das extremidades da rua temos um CIEP!

44-Lindo conjunto de pequenos sobrados.

45-Prédio do Tribunal de Justiça.

46-

47-

48-

49-Mais antiquários.

50-

51-Prédio da Secretária Municipal de Vigilância Sanitária.

52-Mais um belo conjunto de sobrados.

53-

SOBRADOS EM REFORMA

54-

55-Como vocês podem ver a fachada teve que ser escorada para não cair. Gostei da ideia da prefeitura de usar esse sobrado para fins residenciais!

56-

57-

58-Essa obra parece ser grande, dado o número de maquinas dentro do terreno, onde só a fachada será aproveitada.

59-

Espero que tenham gostado.

Comentem a vontade.

Ao longo dos próximos dias estarei postando outras fotos da Lapa, algumas delas noturnas.

Last edited by Anderson carioca; May 9th, 2011 at 03:14 AM.
Anderson carioca no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old May 7th, 2011, 10:22 AM   #2
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3448

Anderson,

É por isso que eu SEMPRE uso o www.imgur.com
Old May 7th, 2011, 10:18 PM   #3
Rdx MG
Registered User

Likes (Received): 846

Finalmente!

Last edited by Rdx MG; May 9th, 2011 at 04:02 AM.
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 02:47 AM   #4
Anderson carioca

Ufa!?
Consegui!!!
Desculpem pela gafe do ano amigos foristas, mais depois de muito trabalho e contando com a dica maravilhosa do Emanuel, que me orientou sobre um ótimo site para hospedar as fotos.
Apanhei bastante, mas finalmente consegui me entender com o site e tai acima o resultado.
Para compensar minha gafe prometo postar posteriormente outras fotos bem legais que já tirei na Lapa.
Old May 9th, 2011, 02:58 AM   #5
Santista10
Moderator

Santista10's Avatar

Likes (Received): 4833

Que bom que o Emanuel te ajudou, Anderson, o thread está lindo, a Lapa é um exemplo de recuperação de áreas degradadas, o bairro está renascendo, muito bom. Valeu por compartilhar com a gente.
Santista10 está en línea ahora   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 04:49 AM   #6
ottavianorj
Registered User

ottavianorj's Avatar

Likes (Received): 2

Mais um ótimo thread.

A Lapa é o parque de diversões dos adultos e a cada dia que passa está mais vibrante, pulsante e boemia. De noite então fica mais bonita. Eu gostei de saber que ali na Rua do Riachuelo eles estão começando um pequeno corredor de casas voltadas para rock, blues e jazz. Semana passada fui no rio rock & blues e fui sensacional, a casa é mto boa e os shows simplesmente ótimos. É a primeira casa do gênero na Lapa e soube q outras virão.

Boas fotos, parabéns.
Old May 9th, 2011, 05:02 AM   #7
CARIOCAemSSA
Registered User

CARIOCAemSSA's Avatar

Likes (Received): 1423

A Lapa está cada uma graça.
CARIOCAemSSA no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 05:04 AM   #8
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 330

A Lapa é muito charmosa!
Fotos muito boas!
O esforço valeu a pena hein! Hehehe!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 09:37 AM   #9
Luca_Rome
Registered User

Likes (Received): 458

Lindas fotos e maravilhosos sobrados, é bom ver a Lapa consertar o que tem de melhor!
Luca_Rome no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 01:26 PM   #10
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1911

Adorei as fotos.
Gosto muito dos sobrados aqui do Rio. E ainda tem outras áreas espalhadas pela cidade que podem ficar tão interessantes quanto estas no entorno da Lapa. A Rua do Acre e a Sacadura Cabral, entre outros lugares hoje decrépitos da Zona Portuária, por exemplo, vejo que têm esse potencial. Nem comento sobre a legenda da foto 24...

Fica uma dúvida: alguma outra cidade possui um acervo tão vasto deste tipo de arquitetura (eclética?), especialmente em sobrados, quanto aqui no Rio?
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 03:59 PM   #11
Anderson carioca

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Adorei as fotos.
Gosto muito dos sobrados aqui do Rio. E ainda tem outras áreas espalhadas pela cidade que podem ficar tão interessantes quanto estas no entorno da Lapa. A Rua do Acre e a Sacadura Cabral, entre outros lugares hoje decrépitos da Zona Portuária, por exemplo, vejo que têm esse potencial. Nem comento sobre a legenda da foto 24...

Fica uma dúvida: alguma outra cidade possui um acervo tão vasto deste tipo de arquitetura (eclética?), especialmente em sobrados, quanto aqui no Rio?
Realmente os sobrados do Rio são lindos e com estilos arquitetônicos bem variados, com formas e cores para tudo que é gosto e no caso da Lapa os usos são os mais diversos, abrigando restaurantes, bancos, lojas e antiquários dentre outros, mas com foco em barzinhos.
Se somarmos os inúmeros sobrados da Lapa, com os da Praça Tiradentes, que eu já retratei através de um thread, com os da região do Saara e outras área do Centro Histórico temos milhares de sobrados, boa parte em boa estado, mas pelo menos 1/3, acredito eu, precisando de reformas, dessa forma não vejo necessidade para manter todos os sobrados da cidade, pois a maior parte, isoladamente, não tem grande importancia e sim a sua coletividade e como há várias ruas e bairros em que eles são bem numerosos, defendo com total convicção a derrubada dos sobrados da rua do Acre, que estão muito deslocados no meio daqueles prédios altos e modernos e que ficarão ainda mais estranhos na região depois da revitalização da Zona Portuária.

Quote:
Originally Posted by santista10 View Post
Que bom que o Emanuel te ajudou, Anderson, o thread está lindo, a Lapa é um exemplo de recuperação de áreas degradadas, o bairro está renascendo, muito bom. Valeu por compartilhar com a gente.
Vlw, obrigado por mais uma visita a um thread meu.
De fato a revitalização da Lapa é um exemplo para todo Brasil, mas de fato ainda não está completa: a prefeitura vem fazendo um bom trabalho de reforma das calçadas focando na acessibilidade, tem procurado por ordem na região com mais policiamento e choques de ordem, mas ainda tem área degradadas que precisam ser salvas, como os últimos quarteirões da Mem de Sá, em especial o absurdo que é o prédio do antigo IML, fora o Beco do Rato e o Beco da Maconha, esse aos pés dos Arcos da Lapa.

Quote:
Originally Posted by ottavianorj View Post
Mais um ótimo thread.

A Lapa é o parque de diversões dos adultos e a cada dia que passa está mais vibrante, pulsante e boemia. De noite então fica mais bonita. Eu gostei de saber que ali na Rua do Riachuelo eles estão começando um pequeno corredor de casas voltadas para rock, blues e jazz. Semana passada fui no rio rock & blues e fui sensacional, a casa é mto boa e os shows simplesmente ótimos. É a primeira casa do gênero na Lapa e soube q outras virão.

Boas fotos, parabéns.
Vlw, obrigado pelos elogios.
Realmente a Lapa tem uma noite S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L, com diversão para todos os gostos musicais e públicos, com casas de samba, mpb, rock, gafieira, tem sinuca, restaurante japonês, casas gls e muitas amigas do Ronaldo...
Nunca fui nessas casas que tocam rock na Lapa, mas já passei por elas e ao fazer uma consulta na net vi que eles fizeram do 1° quarteirão da rua do Riachuelo o "quarteirão do rock", com 3 casas que focam no estilo, fora outras opções ao longo do bairro, sem contar a Fundição Progresso que ocasionalmente tem ótimos show e o templo supremo do rock brasileiro e minha casa de shows predileta: o Circo Voador!
Old May 9th, 2011, 04:16 PM   #12
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 119

Boas Fotos de uma região pra lá de especial da cidade maravilhosa! Saudades das gafieiras, dos barzinhos com música ao vivo, do chopp e das belas mulheres. Um belo Thread.
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 04:22 PM   #13
PauloLescaut
Registered User

PauloLescaut's Avatar

Likes (Received): 2812

Lindíssima a coleção de sobrados da Lapa reunida por você no thread, parabéns!

Pra ficar mais completo só faltou pôr fotos dos arcos, do hospital e da Escola de Música.
PauloLescaut no está en línea   Reply With Quote
Old May 9th, 2011, 05:06 PM   #14
Anderson carioca

Quote:
Originally Posted by PauloLescaut View Post
Lindíssima a coleção de sobrados da Lapa reunida por você no thread, parabéns!

Pra ficar mais completo só faltou pôr fotos dos arcos, do hospital e da Escola de Música.
Aguarde e confie...

O foco inicial forma os sobrados, mas tenho fotos de alguns "icones" para postar!!!
Old May 10th, 2011, 12:58 AM   #15
Emanuel Paiva
Registered User

Emanuel Paiva's Avatar

Likes (Received): 3448

Gente, será que SÓ eu não gosto da Lapa?????????????????

As fotos ficaram muito legais, Anderson! A Lapa NECESSITA URGENTEMENTE de uma boa restauração em alguns sobrados e retrofit em outros. Não gosto muito da Lapa não, mas tá valendo...rs

Abração e parabéns!
Old May 10th, 2011, 01:18 AM   #16
raffasoares
Rafael Soares

raffasoares's Avatar

Likes (Received): 1911

Quote:
Originally Posted by Anderson carioca View Post
Realmente os sobrados do Rio são lindos e com estilos arquitetônicos bem variados, com formas e cores para tudo que é gosto e no caso da Lapa os usos são os mais diversos, abrigando restaurantes, bancos, lojas e antiquários dentre outros, mas com foco em barzinhos.
Se somarmos os inúmeros sobrados da Lapa, com os da Praça Tiradentes, que eu já retratei através de um thread, com os da região do Saara e outras área do Centro Histórico temos milhares de sobrados, boa parte em boa estado, mas pelo menos 1/3, acredito eu, precisando de reformas, dessa forma não vejo necessidade para manter todos os sobrados da cidade, pois a maior parte, isoladamente, não tem grande importancia e sim a sua coletividade e como há várias ruas e bairros em que eles são bem numerosos, defendo com total convicção a derrubada dos sobrados da rua do Acre, que estão muito deslocados no meio daqueles prédios altos e modernos e que ficarão ainda mais estranhos na região depois da revitalização da Zona Portuária.
Não sou radical assim, mas respeito sua opinião!

Se me permite invadir seu thread, postarei um vídeo aqui que é bem a vibe da Lapa.
raffasoares no está en línea   Reply With Quote
Old May 10th, 2011, 07:19 AM   #17
Anderson carioca

Bem, conforme prometido, seguem abaixo algumas fotos variadas tiradas ao longo dos meus últimos anos de amor com a Lapa...

Arcos da Lapa. Simplesmente o maior simbolo do bairro.

Largo da Lapa.

Panorâmicas:

Adoro essa foto e o contraste entre os grandes edificios comercias, sedes de importantes empresas e órgãos públicos e alguns dos icones da Lapa como o Circo Voador, em volta de várias palmeiras, a Fundição Progresso, o Largo da Lapa e a Fundição Progresso. Foto tirada do Parque das Ruinas, Santa Tereza.

Outra panorâmica, com as mesmas atrações da foto acima, só que de outro ângulo (prédio Sedan do BB na Carioca), com Santa Tereza lá no fundão e a Lapa a direita.

Arcos da Lapa antes da reforma.

Galera curtindo ou aguardando algum show no Circo Voador.

Olhem eu na escadaria mais linda do mundo: a escadaria Selaron!

Essa ai é a imensa Fundição Progresso, na minha opinião a 2ª melhor casa de show da Lapa e palco de grandes shows. Já fui a shows do Rappa, Marilyn Manson, Yellowcard, Los Hermanos...

A Fundição é um verdadeiro centro cultural, onde além de shows há outras atividades como teatro, por exemplo, e ainda sedia o concurso nacional de marchinhas que passa todo carnaval no Fantástico. Esses lindos sobrados em frente a essa aberração verde é a entrada da casa.

Galera ansiosa pro show do Rappa na Fundição...

Essa é simplesmente a mais espetacular casa de show que já fui em minha vida: o Circo Voador!
No Circo Voador há espaço para todos os gostos e a proximidade do palco, somado ao calor do público, tornam a interação entre músicos e público insuperaveis. Alguns dos shows em que já fui no Circo: Cachorro Grande (tantas vezes que já até perdi a conta), Pitty, Matanza, Biquine Cavadão, Ultraje a Rigor, Ratos de Porão, Gangrena Gasosa, Sepultura, Muqueca di Rato, Dead Fish, Luxuria, Lella, Lobão, Nação Zumbi, Massacration, Os Outros...

Rio Scenarium

Alguns shows em que fui na Lapa:

Gangrena Gasosa, a única banda de Saravá Metal do mundo...

Ratos de Porão.

Cachorro Grande: junto com o Rappa minha banda nacional predileta!

Marilyn Manson na Fundição.

Biquine Cavadão.

Pitty.

Matanza.

É impossivel transmitir a atmosfera e efervescência cultural da Lapa, mas acredito que nessa 2ª parte do thread consegui passar um lado mais humano e agitado Lapa.

Last edited by Anderson carioca; May 10th, 2011 at 07:26 AM.
Old May 11th, 2011, 05:25 AM   #18
Anderson carioca

Esse ai abaixo é o hotel Bragança, onde durante anos, no térreo funcionou o Depósito, em que as bebidas eram vendidas a preço de banana e todos saiam felizes pagando R$1,00 na latinha de Itaipava. Hoje está a venda, tendo como empresa corretora a Sérgio Castro, que sugere o uso dele como hotel boutique, o que seria sensacional.
Bem, eles conseguiram vender o hotel Paris na Tiradentes, que será usado justamente para esse mesmo fim. Será que conseguem vender esse ai pelo preço pelo qual está sendo oferecido???

Essa é a Sala Cecília Meirelles, que no momento está em reforma.

Last edited by Anderson carioca; May 11th, 2011 at 05:38 AM.
Old May 23rd, 2011, 03:07 AM   #19
morioli
C A R I O C A

morioli's Avatar

Likes (Received): 4376

Anderson, parabéns pelo belo trabalho.
As fotos estão ótimas e com boa informação dos detalhes.
morioli no está en línea   Reply With Quote
Old May 23rd, 2011, 05:05 AM   #20
Anderson carioca

Quote:
Originally Posted by morioli View Post
Anderson, parabéns pelo belo trabalho.
As fotos estão ótimas e com boa informação dos detalhes.
Vlw cara, brigado pelos elogios.
Kibon que você também observou as legendas,como conheço bem a área tudo fica mais fácil.

Reply

Thread Tools

Posting Rules