|
|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro |
| Global Announcement |
|
SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info! |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 10
|
Alto Caparaó, MG e suas bucólicas e estonteantes paisagens: da cidade ao topo do terceiro ponto culminante do Brasil
Esse thread é concebido a partir de uma viagem que realizei em setembro de 2010, portanto, todas as fotos são de minha autoria. Fiquei impressionado como a geada foi forte no mês de agosto nessa região, queimando o mato e dando um aspecto laranja, marrom-acinzentado à paisagem. Alguns termômetros das pousadas chegaram a marcar -3°c na cidade de Alto Caparaó (aproximadamente 1000 metros de altitude) nessa incrível onda de frio, e algumas pessoas afirmam terem enfrentado menos de -10°C no Pico da Bandeira nessa época!
Chegando a Alto Caparaó ![]() ![]() Essa paisagem cinzenta é decorrente das geadas que assolaram a região em agosto ![]() ![]() Pico da Bandeira ao fundo ![]() ![]() ![]() ![]() Aspecto de Alto Caparaó e suas ruas ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Igreja-matriz da cidade ![]() ![]() No entorno da praça da igreja ![]() ![]() ![]() Caminho para a portaria do Parque Nacional do Caparaó, e para onde me hospedei ![]() ![]() ![]() No meio do caminho, à direita, um rio de águas cristalinas ![]() Principal loja de produtos artesanais, equipamento para montanhismo, agasalhos, etc. da cidade ![]() Caparaó Parque Hotel: Five stars! ![]() Pousada onde me hospedei com serra do Caparaó ao fundo ![]() ![]() ![]() Caminho da luz: peregrinação que começa por duas rotas: uma saindo de cidades capixabas, e outra de cidades mineiras; elas se cruzam em Alto Caparaó e sobem o Pico da Bandeira. A própria trilha de acesso ao pico é marcada por setas amarelas pintadas nas pedras, arbustos, etc. ![]() Esse restaurante tem um espaço gourmet com chefs de várias nacionalidades: quem tem à disposição um bom dinheiro, pode provar da sofisticada cozinha dele (não foi meu caso rs) ![]() Subindo para a porta do Parque Nacional do Caparaó ![]() ![]() ![]() Olha o tamanho desse cedro! ![]() ![]() Porta do parque ![]() ![]() Subindo para a Tronqueira ![]() ![]() ![]() Tronqueira: última parte do trajeto onde o carro sobe: daí pra frente, só via canela! ![]() ![]() Área de camping da Tronqueira ![]() ![]() A pequenina Alto Caparaó fica minúscula lá de cima da Tronqueira: + ou – 2300 m de altitude! ![]() ![]() E vamos embora, rumo ao Terreirão – local de acampamento antes de chegar ao topo do Pico Vale Encantado ![]() ![]() ![]() Algumas pessoas não agüentam levar mochilas cargueiras e contratam mulas pra levar o equipamento, alimentos, etc. lá pra cima – mas só até o Terreirão! ![]() Pausa para recarregar o cantil ![]() ![]() A araucária marca o meio caminho entre a Tronqueira e o Terreirão: 2,5 km de subida percorridos! ![]() ![]() ![]() Olhando para trás: o caminho já percorrido, o sol se pondo... à medida que se sobe, o suor fica gelado pelas rajadas de vento frio que descem da serra, e o ar fica difícil de inalar, bate um sono de leve também ![]() Finalmente! Terreirão chegando! ![]() Cheguei ao pôr-do-sol no Terreirão, a 2600 metros de altitude: quase 5 km percorridos da Tronqueira até aqui na correria me conferiu muito suor, que rapidamente secou e resfriou meu corpo tanto que eu comecei a tremer em segundos e fui buscar blusas, luva e gorro. ![]() ![]() Volta para curtir o pôr-do-sol, dessa vez agasalhado ![]() Terreirão: essa construção é um abrigo coberto reservado por equipes que agendam seu uso ![]() Como eu moro numa região que é considerada uma das mais quentes de Minas- o Vale do Aço, essa temperatura me surpreendeu! ![]() Antes dessa temperatura, o termômetro tinha marcado 4,8 graus (no registro min/max dele)...não sei como, o sereno penetrou na barraca e gerou uma poça d’água, na qual eu o imergi sem querer e ele simplesmente queimou! ![]() Às 4 da manhã, os grupos e seus guias começam a subida, e eu vou atrás! Frio enorme! Um guia me disse que estávamos sob 3,9 graus! ![]() ![]() Eu não consegui dormir nada por causa do frio: mãos dormentes, mesmo com luva, e costas geladas, mesmo no saco com isolante térmico dentro da barraca, e ainda me disseram que estava com sorte de estar ventando muito! Sem vento, pegaria temperatura mais baixa e haveria geada! Então a cara não mentiu... rs ![]() A trilha é super íngreme, pedregosa, perigosa mesmo. Ouviam-se vários comentários, tipo: “estou pagando pelos meus pecados”, pois parece que nunca vai acabar rs. Alguns, porém, levaram até fone de ouvido pra subirem ouvindo música e esquecerem do esforço físico ![]() Às 5 e 20 aproximadamente, avistamos o Cristo que marca o topo do pico ![]() As montanhas querendo aparecer com a aurora... ![]() ![]() E a majestade divina manifesta na natureza se revela: lá em cima, sente-se mais próximo do Ser Superior. Mesmo quem não acredita, relatou ter uma experiência fora do comum. O cansaço, fome, FRIO, etc., valem a pena! Um rapaz levou um datalogger que apontava -2,7°C na hora que o sol começou a nascer, e o vento castigava o rosto! Vista para as terras capixabas ![]() ![]() ![]() ![]() E o astro-rei chega abrindo o espetáculo: sua presença é a atração principal ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Nas terras mineiras, o sol ainda demora uns minutos para chegar ![]() ![]() ![]() ![]() Havia uma galera de vários estados: MG, ES, RJ, SP, GO, DF, PR, SC, RS, MT e até RO! ![]() Um grupo de turistas de variados estados me pede pra tirar uma foto conjunta ![]() ![]() E o sol vai subindo... ![]() E em poucos minutos as terras mineiras são inundadas pelo sol ![]() Voltando... ![]() ![]() De noite, não se tem a noção do paredão que subimos, mas de dia, assusta-se com a audácia praticada às escuras ![]() No outro dia, decido ir à Cachoeira das Andorinhas, na divisa da cidade de Alto Jequitibá, MG com o Espírito Santo Aspecto da área rural de Alto Jequitibá ![]() ![]() ![]() A principal atividade econômica da região é o cultivo de café de montanha, que tem uma grande área plantada desde Caratinga até o interior capixaba ![]() O clube ![]() ![]() Olha a cor da água! Poço das Andorinhas ![]() Vários riachos vão criando quedas grandes e menores de água límpida e gelada ao extremo: tentei entrar no poço das Andorinhas, saí de lá com o corpo dormente! ![]() ![]() ![]() ![]() Floresta densa ![]() ![]() Uma casa secular, já no lado capixaba ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Esse pomar tem várias espécies de frutas, todas plantadas há mais de 100 anos! ![]() Essas fotos foram tiradas na grande onda de frio de agosto de 2010: não é neve, mas aguaneve- a chuva cai nas superfícies super resfriadas e congela. Os turistas deixaram as fotos no restaurante do Clube Cachoeira das Andorinhas como lembrança. ![]() ![]()
Orgulho de nascer no celeiro da arte, no berço mineiro. Sou das Minas de ouro, das montanhas Gerais, eu sou filho dos montes, das estradas reais. Cumuruxatiba: um pedaço do paraíso no extremo sul baiano! Região Metropolitana do Vale do Aço - a pujança do desenvolvimento do interior mineiro Pelo começo da Estrada Real – Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Diamantina e Serro, MG Alto Caparaó, MG: da cidade ao topo do terceiro ponto culminante do Brasil Last edited by Rafael Cevidanes; May 22nd, 2011 at 06:32 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
Marcelo Lisa
Likes (Received): 285
|
Belíssimas fotos! Há um colunista do jornal " O Estado de Minas" , chamado Cyro Siqueira, que sempre escreve sobre uma colônia alemã que havia próxima deste local e se chamava Alto Jequitibá e onde o pai dele era um pastor presbiteriano. Tenho muita vontade de fazer este mesmo passeio que você fez mas antes preciso melhorar meu condicionamento físico para aguentar esta subida ...
Parabéns pelo thread!
Meu facebook:https://www.facebook.com/marcelo.lisa Meu email: marcelo.lisa@gmail.com Last edited by Marcelo Olisa; May 22nd, 2011 at 04:20 PM. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
JK - O Presidente
Likes (Received): 357
|
Simplesmente espetacular o thread: não é puxa saquismo não: ótimas fotos, bem explicado as paisagens são lindas, a cidade de Alto Caparaó é bem agradável,vistas íncriveis, muitas, muitas e belas fotos de linda região mineira e brasileira. Parabens pelo thread e pelo passeio!
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
Rodrigo!
Likes (Received): 91
|
É lindo mesmo, já tive o prazer de conhecer, só que subi pelo lado do ES, e é um passeio que vale a pena. Um dia volto!
Suas fotos ficaram ótimas!
|
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 28
|
Belas fotos!
Sou louco pra conhecer o Caparaó! Pelo Google Earth, da pra ver bem como a região tem um relevo peculiar!
|
|
|
|
|
|
#6 | ||||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
Quote:
Quote:
Dan Dan, o relevo é bem diferente. As montanhas da região são bem distintas de outras tanto de MG quanto do ES. Obrigado, saudações.
Orgulho de nascer no celeiro da arte, no berço mineiro. Sou das Minas de ouro, das montanhas Gerais, eu sou filho dos montes, das estradas reais. Cumuruxatiba: um pedaço do paraíso no extremo sul baiano! Região Metropolitana do Vale do Aço - a pujança do desenvolvimento do interior mineiro Pelo começo da Estrada Real – Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Diamantina e Serro, MG Alto Caparaó, MG: da cidade ao topo do terceiro ponto culminante do Brasil |
||||
|
|
|
|
|
#7 |
|
Clássicos do rock
Likes (Received): 1041
|
Sensacional. Imaginei essas paisagens, pessoalmente. Dá para ter uma noção, mas, sem dúvida, ínfima, perto da grandeza disso aí.
Achei seu thread lindo, bem explicado, e até já me convidaram para ir aí. Só não sei se animo: pelo frio, por ter de andar tanto... Mas penso que realmente deve compensar. Seu texto, muito bom, passou claramente isso. |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Embaixador de Castelo.
Likes (Received): 1169
|
Ficaram ótima suas fotos e a experiência de estar aí é indescritível e assim como cada mulçumano deve ir a meca uma vez, sugiro a cada brasileiro estar uma vez lá em cima para adimirar a sua grandeza!
Eu estive no caparaó a muitos anos e a estrutura era fgraca, hoje me animaria subir de novo só que pelo lado capixaba, pois construiram boa estrutura também. Valeu pelo thread!
|
|
|
|
#9 |
|
YakisobRa lover
Likes (Received): 4
|
SImplesmente perfeito! Sonho um dia poder fazer uma viagem dessas.
|
|
|
#10 |
|
Registered User
Likes (Received): 177
|
esse ano eu vou subir a Serra, o bom é que fica pertinho da minha cidade, acho esse lugar um dos mais lindos do brasil.
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
APUCARANA/JANDAIA DO SUL
Likes (Received): 24
|
Uma aventura e tanto. Adorei. Parabéns pelo Thread !
|
|
|
#12 |
|
6/10 de arquiteto
Likes (Received): 2
|
Mais um para a listinha de lugares para conhecer antes de morrer.
|
|
|
|
#13 |
|
Mineiro da Mata
Likes (Received): 243
|
Ainda não conheço a Parque do Caparaó, é relativamente próximo de JF e é um lugar espetacular, vale todo o esforço da caminhada.
Belíssimo thread, mostrou mto bem a aventura de subir até no topo do Pico da Bandeira, e de quebra fotos da simpática Alto Caparaó...
Alto Jequitibá - Zona da Mata Mineira NOVO! Juiz de Fora 163 anos - A cidade em frente e verso! NOVO! Santa Rita de Jacutinga (divisa MG/RJ) - Zona da Mata Mineira Avatar: esquinas da Halfeld c/ Rio Branco |
|
|
|
|
|
#14 |
|
Boring User
Likes (Received): 23
|
Captou uns ângulos bem diferentes do Caparaó.
![]() Ótimo thread. |
|
|
|
|
|
#15 |
|
Registered User
|
Obrigado a todos pelos comentários. Acho que esse ano devo voltar em julho a esse lugar mágico!
Orgulho de nascer no celeiro da arte, no berço mineiro. Sou das Minas de ouro, das montanhas Gerais, eu sou filho dos montes, das estradas reais. Cumuruxatiba: um pedaço do paraíso no extremo sul baiano! Região Metropolitana do Vale do Aço - a pujança do desenvolvimento do interior mineiro Pelo começo da Estrada Real – Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Diamantina e Serro, MG Alto Caparaó, MG: da cidade ao topo do terceiro ponto culminante do Brasil |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Goldfinger
Likes (Received): 0
|
Nossa, meu sonho é subir lá. Quando viajo para Manhuaçu visitar os parentes eu sempre dou uma chegadaem Caparaó. Eu tentei uma vez em Janeiro do ano passado até o topo, mas como tava mto nublado e mta neblina o pessoal desaconselhou.
|
|
|
#17 |
|
Registered User
|
![]() Não existem árvores pra cima da Tronqueira, portanto em época de chuva, é totalmente desaconselhável subir lá, a menos que você queira correr o risco de levar um raio na cabeça. Eu também tentei em janeiro, mas além desse risco, todo o trajeto que eu fiz vira uma série de pequenos riachos que são um risco enorme ao equilíbrio.
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 143
|
Nunca tinha ouvido falar nesse lugar, excelente thread.
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
_-_
Likes (Received): 22
|
já subi duas vezes e pretendo voltar mais vezes!!
Excelente thread! |
|
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 346
|
Algumas imagens estão espetaculares, amo Minas Gerais. Visitei uma thread teu com fotos de milho verde que tbm estão demais, queria ver aqui um thread com o parque nacional do cipó, da serra da canastra, o estado tem muito tem muito tesouro escondido. A vontade que tenho é de sair desvendando todos os mistérios das montanhas de Minas.
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|