daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Arquitectura e Urbanismo > Porto > Projectos

Reply

Thread Tools
Old June 8th, 2011, 11:06 PM   #1
smasher_marques
Registered User

Likes (Received): 78

FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Entrada da FEUP

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um estabelecimento de Ensino Superior da Universidade do Porto dedicado ao ensino da Engenharia.

Na FEUP são ministrados diversos cursos de pré e pós graduação nos vários ramos da Engenharia. Com origens que datam do século XVIII, a Instituição passou a designar-se Faculdade de Engenharia em 1926. Todos os cursos são acreditados pela Ordem dos Engenheiros, à excepção dos Mestrados Integrados em Engenharia do Ambiente e Bioengenharia, criados respectivamente anos lectivos de 2004/05 e 2007/08, pelo que se espera pelos primeiros graduados para avaliação pela Ordem dos Engenheiros

O lema da FEUP, partilhado com a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Virtus Unita Fortius Agit - A união faz a força, transpõe o sentimento comum a todos os alunos desta instituição pela mesma e pela vontade de aprender. A cor da FEUP é tijolo, cor esta um símbolo do que é ser Engenheiro: fazer.
@Wikipedia

Mapa da FEUP

As anteriores instalações da FEUP, inauguradas em 1937 na Rua dos Bragas na freguesia de Cedofeita no Porto eram exíguas para o número de alunos e de pessoal (docente e não docente) que ali trabalhava. A sua área útil total rondava os 30.000 m².
Inaguradas em 2001, concebidas pelos arquitectos Pedro Ramalho e Luis Ramalho, a FEUP conta com novas instalações no pólo II da Universidade do Porto, junto do Hospital de S.João/Faculdade de Medicina da Universidade do Porto(....). Com uma área total de 90.000 m² e 15 edifícios, divididos entre os quais os 6 departamentos, blocos de aulas, auditório e biblioteca, é das maiores faculdades a funcionar actualmente em Portugal. A norte dentro do campus da faculdade, está localizado o INESC Porto e o INEGI.
@wikipedia

Vista Aérea

Vista Nocturna

Fachada Interior

Entrada

Biblioteca

Auditório
smasher_marques no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old June 8th, 2011, 11:09 PM   #2
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Likes (Received): 2

Minha futura universidade
Old June 8th, 2011, 11:09 PM   #3
smasher_marques
Registered User

E para quem ainda não viu estão já mais duas obras no terreno. Junto à ponte, entre esta e o viaduto da A3, está já a ser construído o Pavilhão Gimnodesportivo da FEUP. E entre a Cantina e o edifício da AEFEUP está em construção um edifício para investigação.
Old June 8th, 2011, 11:12 PM   #4
smasher_marques
Registered User

Quote:
Originally Posted by marciomaco View Post
Minha futura universidade
Boa sorte!

Agora a sério, para que curso?
Old June 8th, 2011, 11:28 PM   #5
PortoNuts
Registered User

PortoNuts's Avatar

Likes (Received): 918

Quote:
Originally Posted by smasher_marques View Post
E para quem ainda não viu estão já mais duas obras no terreno. Junto à ponte, entre esta e o viaduto da A3, está já a ser construído o Pavilhão Gimnodesportivo da FEUP. E entre a Cantina e o edifício da AEFEUP está em construção um edifício para investigação.
Pois está. Espero bem que limpem toda aquela área até à FEP.
Old June 9th, 2011, 12:07 AM   #6
smasher_marques
Registered User

Não me parece. A área que vai ser limpa com o pavilhão é o descampado que já lá estava, e que servia de parque de estacionamento. E o outro edifício também só vai é roubar espaço verde e uns 3 ou 4 lugares ao Parque dos Doutoramentos.
Porque "até à FEP" é só casas e assim.
Old June 9th, 2011, 12:18 AM   #7
PortoNuts
Registered User

PortoNuts's Avatar

Eu sei que para já não vão fazer isso. Estava a falar no sentido de 'tenho esperança que'.
Old June 9th, 2011, 12:22 AM   #8
smasher_marques
Registered User

Pois. Ali ficava mesmo bem era uma Residência de Estudantes. Neste Polo só há uma. Era isso e uma biblioteca da UP, que as que existem nas Faculdades estão a arrebentar pelas costuras. Na FEUP então aquilo esta semana já falta pouco para haver estalo.
Old June 9th, 2011, 08:51 PM   #9
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Boa sorte!

Agora a sério, para que curso?
Engenharia Civil
Old June 9th, 2011, 08:56 PM   #10
smasher_marques
Registered User

Quote:
Engenharia Civil
Isso é fácil
Old June 9th, 2011, 10:29 PM   #11
traveler
Registered User

Likes (Received): 205

Os muros do predios precisa-se de uma limpeza tao verdinhos!
Old June 10th, 2011, 12:22 AM   #12
Herrmando
Registered User

Likes (Received): 151

Quote:
Engenharia Civil
TROLHA! Electro ao poder! Saudades e inveja!
Mas ao menos tive o privilegio de frequentar as antigas instalaçoes
O que aconteceu à entrada do Estoril, em lisboa, não foi um acto de uns quantos alucinados. Foi, isso sim, à semelhança do que ocorreu em Cabinda, um mero exercício terrorista de uns quantos adeptos benfiquistas que, apoiados no racismo que se vive na socidade lisboeta contra o Porto, a coberto da total impunidade que sobrevive para aquelas bandas, e mercê de uma acção cobarde, tentaram roubar a vida aos atletas e dirigentes do FCPorto que, ingenuamente, pensavam estar a caminho de uma competição desportiva, de uma festa do futebol...
Herrmando no está en línea   Reply With Quote
Old June 10th, 2011, 03:02 PM   #13
PortoNuts
Registered User

PortoNuts's Avatar

Pelos vistos há mais engenheiros por aqui do que eu pensava!
Old June 10th, 2011, 07:45 PM   #14
smasher_marques
Registered User

Quote:
Originally Posted by Herrmando View Post
TROLHA! Electro ao poder! Saudades e inveja!
Mas ao menos tive o privilegio de frequentar as antigas instalaçoes
Oh yeah!

Bem que gostava de lá ter andado. Apesar de as condições não serem tão boas só o facto de ser na baixa era inacreditável!
Old June 10th, 2011, 08:12 PM   #15
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 867

Quote:
Originally Posted by PortoNuts View Post
Pelos vistos há mais engenheiros por aqui do que eu pensava!
Neste mundo dá-se um pontapé numa pedra e sai de lá um eng. da FEUP. Até aqui nos EUA já encontrei mais do que um...!
toniho no está en línea   Reply With Quote
Old June 10th, 2011, 11:35 PM   #16
1. Caravaggio
Eudaimonia

1. Caravaggio's Avatar

Likes (Received): 934

Não posso dizer que sou engenheiro da FEUP, apenas tirei um mestrado (quando os mestrados eram mesmo mestrados...), mas também passei por lá. As instalações novas são interessantes, mas melhor ainda eram as da minha "alma mater" a U. Católica (Biotecnologia). Adorava o edifício e o ambiente académico era fenomenal!

Estou curioso para ver como está o pólo agora. Quando regressar a Portugal tenho de ver como está a zona. Apenas conheço a estação de metro do que de novo foi construído desde que lá andei... e tinha dado um jeitão a linha amarela. As horas que perdi no 79 em hora de ponta. Então se chovia era 1 hora certinha desde o S. João até ao Aliados.
1. Caravaggio está en línea ahora   Reply With Quote
Old June 11th, 2011, 11:44 AM   #17
Herrmando
Registered User

Quote:
Oh yeah!

Bem que gostava de lá ter andado. Apesar de as condições não serem tão boas só o facto de ser na baixa era inacreditável!
Era um fenomeno. A alma daquilo n tinha nada a ver com as instalaçoes actuais. Mas pronto, o caminho faz-se caminhando. Ao menos agora já têm uma sala de convívio razoável.
O que aconteceu à entrada do Estoril, em lisboa, não foi um acto de uns quantos alucinados. Foi, isso sim, à semelhança do que ocorreu em Cabinda, um mero exercício terrorista de uns quantos adeptos benfiquistas que, apoiados no racismo que se vive na socidade lisboeta contra o Porto, a coberto da total impunidade que sobrevive para aquelas bandas, e mercê de uma acção cobarde, tentaram roubar a vida aos atletas e dirigentes do FCPorto que, ingenuamente, pensavam estar a caminho de uma competição desportiva, de uma festa do futebol...
Old June 11th, 2011, 11:48 AM   #18
Herrmando
Registered User

Quote:
Originally Posted by 1. Caravaggio View Post

Estou curioso para ver como está o pólo agora. Quando regressar a Portugal tenho de ver como está a zona. Apenas conheço a estação de metro do que de novo foi construído desde que lá andei... e tinha dado um jeitão a linha amarela. As horas que perdi no 79 em hora de ponta. Então se chovia era 1 hora certinha desde o S. João até ao Aliados.
Se fosse agora tinha uma linha de metro a 2 minutos de minha casa até à FEUP (os meus pais moram em Gaia). Na altura tb demorava a tal hora de autocarro, até q desisti e comecei a ir de carro...
Old November 15th, 2011, 04:33 PM   #19
svvo
Registered User

svvo's Avatar

Likes (Received): 4

Quote:
Quando é que o pavilhão fica pronto? Acho que existe um protocolo entre o ipp e a feup, assim os alunos de ambas as instituições podem usar os ambos pavilhões...
svvo no está en línea   Reply With Quote
Old November 16th, 2011, 07:02 AM   #20
smasher_marques
Registered User

O Pavilhão deve ficar pronto em Janeiro digo eu. Aquilo tinha um prazo de execução de 6 meses salvo erro e as obras começaram em Julho creio.

Esse protocolo algo me diz que vai ao ar. Segundo sei este pavilhão terá 2 campos, um deles em exclusividade para a FEUP e o outro será dividido entre FEUP, FMUP e FEP.

Reply

Thread Tools

Posting Rules