daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 19th, 2011, 10:56 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 707

RS – Nova Petrópolis, o “Jardim da Serra Gaúcha” num domingo chuvoso de inverno: um pouco da estrada, da cidade e do distrito de Linha Imperial (em 112 fotos)

RS – Nova Petrópolis, o “Jardim da Serra Gaúcha” num domingo chuvoso de inverno: um pouco da estrada, da cidade e do distrito de Linha Imperial

Dedico este thread ao meu amigo forista Marcelo Olisa, de Belo Horizonte (MG), amante incondicional do Rio Grande do Sul e em especial das regiões colonizadas pelos imigrantes alemães e italianos, sendo que Nova Petrópolis é uma cidade sempre mencionada por ele em seus planos de viagem ao Sul do Brasil. O Marcelo deveria estar aqui no RS nesta semana, mas, por aconselhamento meu, postergou a viagem por mais um pouquinho.

Bonus pics na segunda página deste thread.

Fundada por imigrantes alemães próxima ao Vale do Rio Caí, Nova Petrópolis é uma cidade da Serra Gaúcha que integra a Rota Romântica. A cidade fica a cerca de 90 km de Porto Alegre (via BR-116) e a 35 km de Gramado (via RS-235).

Quem vai de Porto Alegre a Gramado pela sinuosa BR-116 passa obrigatoriamente por Nova Petrópolis. Na pressa de chegar a Gramado, muitos turistas apenas passam por Nova Petrópolis sem parar para admirar suas belezas.

Em Nova Petrópolis está o Parque Aldeia do Imigrante, dedicado à memória da Imigração Alemã no Sul do Brasil. Como a minha visita ao Parque rendeu muitas fotos, vou criar um outro thread exclusivamente para ele. Neste thread, apenas Nova Petrópolis sem o Parque Aldeia do Imigrante.

Para visitar o meu thread do Parque Aldeia do Imigrante, clique no seguinte link:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1423812

Uma curiosidade: foi em Nova Petrópolis, na comunidade de Linha Imperial, que em 1902 foi fundada a primeira cooperativa de crédito da América Latina por um padre suíço radicado no Rio Grande do Sul. Hoje, 109 anos depois, essa cooperativa se transformou no SICREDI, presente em quase metade dos estados brasileiros.

No último domingo, dia 17 de julho de 2011, eu subi até Nova Petrópolis a convite da forista Renie. O dia, infelizmente, estava chuvoso, embora não tão frio. Por causa da chuva, as fotos saíram escuras demais e não como eu pretendia que elas ficassem. Espero retornar a Nova Petrópolis ainda neste ano e com o tempo ensolarado para fotografá-la novamente.

Este thread está dividido em três partes: (1) a BR-116 no trecho entre Novo Hamburgo e Nova Petrópolis, (2) Nova Petrópolis e (3) Linha Imperial. Se os comentários chegarem à segunda página, haverá “bonus pics”.

Todas as fotos são de minha autoria. Espero que gostem do que vão ver, apesar do dia chuvoso e escuro.

A localização de Nova Petrópolis em relação a Porto Alegre

A frente de um folheto que eu peguei na Torre (a que aparece na foto) assim que eu cheguei a Nova Petrópolis

O verso do folheto

O mapa de Nova Petrópolis

PARTE I – A estrada (BR-116) no trecho entre Dois Irmãos e Nova Petrópolis

A estrada que liga Porto Alegre a Nova Petrópolis é a BR-116. O trecho da BR-116 entre São Leopoldo (ainda na RM de Porto Alegre) e Nova Petrópolis é chamado de Rota Romântica. As fotos aqui mostradas são do trecho serrano da BR-116 que inicia em Novo Hamburgo. Eu não tirei muitas fotos em função do tempo que estava para lá de horrível. Não estava chovendo ainda. A chuva só começou quando eu já estava em Nova Petrópolis. A BR-116 estava molhada por causa da umidade e em muitos trechos havia uma forte neblina. Todas as fotos da estrada foram tiradas entre 9h e 10h.

Foto 1: BR-116 em Dois Irmãos

Foto 2: BR-116: As árvores caducas à beira da estrada são plátanos

Foto 3: BR-116: À medida que eu ia subindo a Serra, a neblina começava a tomar conta certos trechos

Foto 4: BR-116: Um trecho sem neblina, mas muito úmido

Foto 5: BR-116: Trecho nas proximidades de Picada São Paulo

Foto 6: BR-116: Um espetáculo de cores da natureza propiciado pela manhã úmida de inverno no trecho entre Picada São Paulo e Picada Holanda

Foto 7: BR-116: Mais um espetáculo das cores do inverno

Foto 8: BR-116: A neblina pegando forte de novo

Foto 9: BR-116: A minha foto preferida desta primeira parte deste thread

Foto 10: Uma pequena parada numa área de churrasco à beira da BR-116 próximo à Tenda do Umbu

Foto 11: BR-116: A curva logo após a Tenda do Umbo: uma das mais belas e perigosas curvas da Rota Romântica, na minha opinião

Foto 12: BR-116: Ali adiante, à direita, a Tenda do Umbu

Foto 13: BR-116: o trecho de longa subida, onde é impossível ultrapassar o carro da frente, entre Picada Café e Nova Petrópolis; neste trecho, faltavam uns 3 ou 4 km para chegar a Nova Petrópolis

Parte II – Nova Petrópolis

Foto 14: O começo da avenida XV de Novembro, junto à Torre, tão logo se entra na cidade a partir da BR-116

Foto 15: A Torre que é um dos símbolos de Nova Petrópolis. Dentro dela funciona um centro de atendimento aos turista. É possível subir até o topo da Torre.

Foto 16: A BR-116 vista do topo da Torre. Vê-se a BR-116 no sentido sul, em direção a Porto Alegre

Foto 17: Uma parte residencial de Nova Petrópolis vista do topo da Torre

Foto 18: Algumas residências próximas da Torre

Foto 19: Possivelmente moradores da região, com o culto ao chimarrão, passando em frente à Torre

Foto 20: Um chalezinho de madeira com a fumacinha do fogão à lenha saindo pela janela numa rua próxima à Torre

Foto 21: Uma cabana na mesma rua da foto anterior

Foto 22: Uma das razões pela qual eu admiro esse pessoal todo dessas cidades de origem colonial alemã no Rio Grande do Sul: qualquer pedacinho de terra em seus terrenos é aproveitado

Foto 23: BR-116: trevo de acesso a Nova Petrópolis, fotografado da Torre

Foto 24: Avenida XV de Novembro, já no centro de Nova Petrópolis

Foto 25: Nova Petrópolis está sediando nesta semana um evento internacional sobre folclore. Daí alguns monumentos temporários ao longo da avenida XV de Novembro, como este, mostrando um pião e um estilingue (ou “funda”, como os gaúchos o chamam):

Foto 26: Isto é um edifício residencial, evidenciando que Nova Petrópolis já deu o pontapé inicial à abordagem “disneylândica” das vizinhas Gramado e Canela

Foto 27: Uma esquina qualquer

Foto 28: Ainda por conta do festival de folclore, um monumento temporário mostrando um gaúcho e uma Frida

Foto 29: Alguns plátanos na Praça das Flores. Esses plátanos deveriam estar totalmente secos. Por algum motivo, eles ainda estão com as flores

Foto 30: Mais um monumento temporário: o saci e a mula sem cabeça

Foto 31: A Galeria do Imigrante

Foto 32: Um monumento em homenagem ao imigrante, em frente à Galeria do Imigrante

Foto 33: Outra galeria

Foto 34: Uma rua paralela à avenida XV de Novembro

Foto 35: Uma casinha de madeira original, legítima, da época do pré-furor disneylândico que anda tomando conta dessas bandas da Serra Gaúcha

Foto 36: Nesta foto, mais uma característica das cidades gaúchas de colonização alemã: o cuidado com os passeios públicos

Foto 37:

Foto 38:

Foto 39: Uma bela tomada da avenida XV de Novembro

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44:

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48:

Foto 49:

Foto 50:

Foto 51:

Foto 52: A prefeitura “temática” de Nova Petrópolis

Foto 53: Orelhões “temáticos” próximo da prefeitura

Foto 54:

Foto 55: A Casa do Artesão, na Praça das Flores ou Praça da República. Linda, mas com preços impraticáveis. Os donos precisam ser lembrados de que quem visita a Serra Gaúcha são turistas brasileiros, e não europeus. Resumindo, quem entra nela tem reais para gastar, e não euros.

Foto 56: Outro símbolo de Nova Petrópolis: o famoso Labirinto da Praça das Flores (Praça da República). Infelizmente, encontra-se em reforma. Na verdade, a reforma já foi feita. Agora é só esperar os arbustos cresceram até esconder a estrutura de arame.

Foto 57: Eis a justificativa:

Foto 58: Uma simpática casinha, do outro lado da rua, em frente à Praça das Flores (Praça da República):

Foto 59: Eu acho que essa construção deve ser uma guarita. Há pelo menos mais uma na Praça das Flores (Praça da República):

Foto 60: Monumento “Força Cooperativa”. Lembrando que foi aqui em Nova Petrópolis que nasceu, por iniciativa de uma padre suíço, a primeira cooperativa de crédito da América Latina.

Foto 61:

Foto 62: Uma geral da Praça das Flores (Praça da República)

Foto 63:

Foto 64: Apesar da temperatura baixa, a sensação térmica não era tão ruim.

Foto 65:

Foto 66:

Foto 67:

Foto 68:

Foto 69:

Foto 70:

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73:

Foto 74:

Foto 75:

Foto 76:

Foto 77:

Foto 78:

Foto 79:

Foto 80: O curioso desta foto é que até as lixeiras têm flores.

Foto 81:

Foto 82:

PARTE II – Linha Imperial

Linha Imperial é um distrito de Nova Petrópolis a cerca de 12 km do centro da cidade. Fica na RS-235 quase na metade do caminho entre Nova Petrópolis e Gramado. A Renie e eu fomos lá para almoçarmos um buffet de sopas. Não havia sopas, pois o Buffet de sopas só funciona às 6as-feiras e aos sábados. Do restaurante, depois de um almoço buffet sem sopas, paramos na zona urbana do distrito de Linha Imperial para fotografar um pouco de suas construções.

Foto 83: Um pouco da paisagem rural em Linha Imperial. Essa casa fica bem na frente do restaurante onde almoçamos. E este deve ser aproximadamente o meio do caminho entre Nova Petrópolis e Gramado.

Foto 84: Uma mistura de cores no inverno gaúcho

Foto 85: O milharal amarelado (acho que por causa das geadas)

Foto 86: A estrada olhando em direção a Nova Petrópolis

Foto 87:

Foto 88:

Foto 89: Uma casa enxaimel em Linha Imperial

Foto 90: A Casa Paroquial de Linha Imperial

Foto 91: Detalhe da Casa Paroquial

Foto 92: Os fundos da Casa Paroquial. Não sei se há alguém sepultado junto à cruz;

Foto 93: Um campo nos fundos da Casa Paroquial, encharcado por causa da chuva:

Foto 94: A Casa Paroquial (visão lateral)

Foto 95:

Foto 96:

Foto 97: Um conservadíssimo Ford Landau em Linha Imperial. A Serra Gaúcha é um bom local para encontrarmos carros antigos em perfeito estado de conservação.

Foto 98: Sepultura do padre suíço radicado no RS Theodor Amstad (1851-1938) em frente à igreja católica de Linha Imperial. Em 1902, o Padre Theodor Amstad criou em Linha Imperial a primeira cooperativa de crédito na América Latina e que, passados mais de 100 anos, é hoje o Sistema SICREDI, presente em alguns estados brasileiros.

Foto 99: Um monumento ao Padre Theodor Amstad na Praça de Linha Imperial

Foto 100: A igreja católica de Linha Imperial

Foto 101: Casarão em estilo enxaimel e ainda habitado na Praça de Linha Imperial

Foto 102:

Foto 103:

Foto 104:

Foto 105:

Foto 106:

Foto 107:

Foto 108:

Foto 109:

Foto 110:

Foto 111:

Foto 112:

Obrigado por terem visto todas as fotos até aqui.

Last edited by renehass; July 28th, 2011 at 09:27 AM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 19th, 2011, 11:21 AM   #2
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 976

Que cidadezinha linda!!!! Pequenos jardins por todos os lados, monumentos bem preservados, locais públicos limpos e sem pichação e vandalismo...
O que faz uma cidade se tornar bonita é o seu próprio povo! Parabéns aos gaúchos por terem cidades assim!
Old July 19th, 2011, 01:17 PM   #3
Acoustic
Registered User

Acoustic's Avatar

Likes (Received): 97

Excelente! Faz uns 10 anos que nao vou pra la'.
Old July 19th, 2011, 01:57 PM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Dedico este thread ao meu amigo forista Marcelo Olisa, de Belo Horizonte (MG), amante incondicional do Rio Grande do Sul e em especial das regiões colonizadas pelos imigrantes alemães e italianos, sendo que Nova Petrópolis é uma cidade sempre mencionada por ele em seus planos de viagem ao Sul do Brasil. O Marcelo deveria estar aqui no RS nesta semana, mas, por aconselhamento meu, postergou a viagem mais um pouquinho.

Muito Obrigado, Rene Hass!! Realmente eu sou "meio-gaúcho e meio-mineiro" já que meu coração é dividido entre as duas terras.Sou apaixonado por esta e outras cidades de colonização alemã do Rio Grande do Sul. A " Rota Romântica" é o pedacinho do Rio Grande do Sul, que mais gosto. Admiro os jardins bem cuidados, o bom urbanismo, os plátanos e flores que são cultivados nas margens das estradas e , claro, as casas em estilo alemão que mais parecem saídas de livros de contos de fada ( não entro no mérito se algumas são fakes ou não porque , para mim, representam acima da técnica de contrução, uma forma de manterem uma identidade e cultura com a qual se identificam e se sentem parte dela por suas raízes históricas, porém utilizando materiais e formas de construção da época em que vivem, talvez por serem mais baratas e fáceis de se conseguir mão-de-obra pra assim as fazerem).
Tenho muita vontade de experimentar o "Café Colonial" que é servido nesta região assim como seus fondues , chocolates e os chamados " produtos coloniais" . Como você bem disse, também admiro muito a área vizinha a esta que é a de colonização italiana, por suas casas de pedra, de madeira e por seus vinhedos além de toda a cultura típica ali preservada. O que gosto desta parte do Rio Grande do Sul é que há tantos atrativos , naturais e também os feitos pelos colonos que tornam possível , numa única viagem, experimentar sabores e imagens de diferentes culturas em lugares tão próximos e apenas separados por estradinhas bucólicas. E para completar tudo isto, adoro o clima ameno no verão e frio no inverno que faz na Serra Gaúcha e, no caso do frio, também nos vales. Enfim, esta parte do RS é apaixonante e , na maioria ( pra não dizer 100 % ) das pessoas que conheço e aí foram , todas voltaram já com nostalgia dos dias ali vividos e com muita vontade de regressarem em outras férias.

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Em Nova Petrópolis está o Parque Aldeia do Imigrante, dedicado à memória da Imigração Alemã no Sul do Brasil. Como a minha visita ao Parque rendeu muitas fotos, vou criar um outro thread exclusivamente para ele. Neste thread, apenas Nova Petrópolis sem o Parque Aldeia do Imigrante.
Aguardo ansiosamente por este thread porque tenho um carinho especial pela " Aldeia do Imigrante" ! É um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer na Serra Gaúcha!
Ao citar a " Aldeia do Imigrante", eu me lembrei da que estão construindo em Canela e também daquela de Lajeado que vc já fotografou. Vou deixar o link aqui pra quem tiver nostalgia daquele thread:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1050785

Meu email: marcelo.deolisa@gmail.com

Last edited by Marcelo Olisa; July 19th, 2011 at 09:35 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2011, 02:02 PM   #5
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3613

Adorei o thread ! ! !

Nova Petrópolis é linda mesmo. Tanto no verão como no inverno: no verão, há a oferta deslumbrante de hortências pelas estradas e na cidade; e no inverno, as cenas maravilhosas de muita nelina, falta de sol, plátanos, tudo molhado e, é claro, o frio - que no dia que tu foi tava quase quente.

Gostei especialmente da Linha Imperial.

E há de se destacar a estrada para Nova petrópolis: a Linha Romântica é uma das estradas mais bonitas deste país. É totalmente encantador viajar nela, um prazer total.

Parabéns pelas fotos, Rene !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2011, 04:09 PM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Renê,
Revendo o thread , li que vc achou o tempo horrível e pensou que as fotos poderiam ter saído melhores. Pois eu já achei fantástico ver tudo molhado e envolto em neblina . Acho que fotos tiradas com templo nublado e com o chão molhado , em locais como este , só aumentam a autenticidade das fotos já que quase que sentimos o ar puro e imaginamos o quanto as temperaturas deviam estar amenas, algo bem típico desta região. Já tirei fotos com tempo de nublado e chuvoso em Ouro Preto e achei que as fotos ficaram com um quê de mistério que o sol a pino não lhes daria.
Achei lindas estas árvores cor-de-rosa que há nas fotos 21 e 23.
Adorei as casinhas típicas da Linha Imperial e me deu vontade de comer o pão-de-mel vendido numa daquelas casas! E o que dizer destas sopas anunciadas em várias plaquinhas? Fiquei com água na boca porque adoro sopas,ainda mais em dias frios .
Puxa, e ver uma lixeira que é ao mesmo tempo , floreira, é demais!
Quanto ao seu comentário dos preços praticados na loja de artesanato, infelizmente no nosso país se pensa em explorar o turista mais do que ao turismo. E em alguns lugares os preços são uma forma de limitar o fluxo turístico a determinadas classes sociais impedindo uma popularização de alguns lugares. Não se tem a mentalidade de que mais entram reais se vierem 300 turistas de várias classes sociais em sua loja do que se vierem 30 endinheirados.
Achei legal haver esculturas provisórias referentes ao folclore. Ao ver o saci, fiquei pensando se puseram alguma do Negrinho do Pastoreio.
Quanto ao labirinto em reformas, eu ficaria frustado de ir lá sem entrar nele. Será que até janeiro ele estará Ok?
Mais uma vez parabéns pelas fotos!

Old July 19th, 2011, 06:40 PM   #7
Thina
Registered User

Thina's Avatar

Likes (Received): 3706

Que delícia de thread. Lindas, muito lindas as paisagens do "jardim da serra gaúcha" e muito bonita Nova Petrópolis.
Old July 19th, 2011, 06:43 PM   #8
JoãoLuiz
Registered User

Likes (Received): 10

Rene, seu thread mostra muito bem o que é a principal diferença entre o urbanismo de nossas cidades "italianas" e "alemãs" comparado a cidades do nordeste, por exemplo.

Morei por 5 meses em Paracuru, cidade turística a 90 km de Fortaleza, Ceará. Neste tempo, tive oportunidade de conhecer também, fora as cidades da RM de Fortaleza, as cidades de São Gonçalo do Amarante (onde eu trabalhava), Amontada, Itapipoca, Itapajé, Santana do Acaraú, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

Não entrando no mérito de achar "bonito" ou "feio", de "gostar" ou "não gostar", pois isso é o gosto de cada um. Mas, podemos ressaltar as principais diferenças entre as nossas cidades e as de lá.

Aqui no RS, temos os costume de cultivar jardins. Gostamos de gramados, folhagens, canteiros, hortas, árvores frutíferas, e este costume é mais difundido nas cidades de origem alemã do que das italianas. Mas, acima de tudo, aqui as pessoas valorizam o espaço ao ar-livre em seus terrenos, e também uma característica marcante, fecham os mesmos com cercas, que dão uma sensação de mais "liberdade", por assim dizer. Esta preocupação também se estende para as ruas. Na esmagadora maioria dos casos, os terrenos são afastados do meio-fio, o que dá margem para largas calçadas, que não raro também são ornadas com algum canteiro ou árvore.

No Nordeste, nas cidades em que estive, não me lembro de ter visto mais de 5 casas que tivessem cerca ao invés de muro. Esta, para mim, é a característica urbana mais latente no Nordeste: Os muros em volta das casas. Também, raramente se podia ver algum jardim em frente às casas (talvez devido ao clima, de ser chuvoso apenas em 4 meses no ano), na maioria das vezes havia algum "pátio" com piso concretado, sem uma graminha sequer. De certa forma, estas cidades no ceará dão uma sensação de "claustrofobia" em mim, pois o fato de haver muros e mais muros, aliado às ruas e calçadas estreitas, da uma sensação de que estamos em um longo corredor.

Aqui no sul, as cidades que vejo como urbanisticamente mais bonitas, na minha opinião, são as seguintes: Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Lajeado, Estrela, Canela, Gramado, Sapiranga, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Igrejinha, Três Coroas, e mais alguma outra que eu talvez tenha esquecido...
JoãoLuiz no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2011, 06:48 PM   #9
Tourniquet
A Bahia é onipresente!

Tourniquet's Avatar

Likes (Received): 998

New Pettt... Amo essa cidade, é minha casa na Serra Gaucha. Adorei ver essas fotos!!!
Old July 19th, 2011, 07:04 PM   #10
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

João Luiz, também não gosto de muros mas a justificativa que escuto de quem os têm é que são uma proteção contra a violência. Acho que seria bem melhor , colocarem grades que não escondessem os jardins. E quanto a um lugar ser quente e chover pouco, isto não impede que se plante jardins tropicais com mais folhagens do que flores e mesmo entre as plantas tropicais há muitas que dão flores. Um pequeno jardim não depende só de chuvas já que uma boa mangueira e uns minutos de dedicação são suficientes para aguá-los. Eu sempre pensei o mesmo que vc em relação à maioria das cidades do Brasil: por que não têm mais jardins e grama? Vivemos num país sem extremos de frio na maior parte do território e isto favorece que haja flores e plantas verdejantes o ano inteiro. A coisa mais rara é ver alguém plantar uma calçada só de ipês e de outras árvores tipo o Jacarandá Mimoso que é brasileiro e enfeita calçadas de cidades da África do Sul e Austrália, por exemplo. A Europa, os EUA, o Canadá etc com meses de grande frio têm jardins privados e públicos super bem cuidados . Até em cidades históricas da Europa colocam jardineiras nos sobrados que não têm espaço de frente para jardins. Cada sacada ou varanda tem gerânios e outras flores.Enquanto que aqui até os públicos são mal cuidados , na maioria das vezes. Triste realidade.
OBS: Acho que se uma ou duas cidadezinhas da Serra gaúcha plantassem muitas cerejeiras , iam atrair muito turismo voltado para estas flores que , quando plantadas em grande quantidade, dão um espetáculo. E poderiam ter um turismo diferenciado para competirem com as " grandes vedetes" da Serra que são Gramado e Canela. Acho que Ivoti e outras tipo Dois Irmãos, Morro Reuter etc podiam investir nisto.

Last edited by Marcelo Olisa; July 19th, 2011 at 07:15 PM.
Old July 19th, 2011, 07:23 PM   #11
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2992

lindo thread! Ótimas fotos!

alguns outros threads que talvez mostrem algumas coisas diferentes, e em outras épocas do ano

Farrapo, thread de 2004
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=161189

AcesHigh (eu mesmo), thread de 2005. Dia bem ensolarado de outono
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=218685
Old July 19th, 2011, 07:24 PM   #12
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Likes (Received): 10

Linda Nova Petrópolis! É um lugar encantador. E, vejam só, alemães também construíram enxamel na serra - e são real ones, look like the pics 101 'til 105... é, o mundo dá voltas! Só esse ano estive duas vezes em Nova Petrópolis, que fica no meio do caminho entre as minhas duas casas, mas foi só de passagem. Quero ver se vou para ficar mais do que meia hora e aproveitar um pouco a cidade. Rene, se você quiser algum ajudante para o seu próximo thread em NP, é só dar um toque. Quero tirar fotos também de outras belas cidadezinhas da região.

Parabéns pelas fotos!
Old July 19th, 2011, 08:42 PM   #13
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3613

edit

Last edited by portoimagem-II; July 21st, 2011 at 04:40 PM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2011, 08:52 PM   #14
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Que cidadezinha linda!!!! Pequenos jardins por todos os lados, monumentos bem preservados, locais públicos limpos e sem pichação e vandalismo...
O que faz uma cidade se tornar bonita é o seu próprio povo! Parabéns aos gaúchos por terem cidades assim!
Obrigado, Ulilopes pela visita e comentário! Mas infelizmente nem todas as cidades gaúchas são assim. O esmero e embelezamento das vias públicas com jardins são mais característicos das cidades colonizadas pelos imigrantes alemães, como é o caso de Nova Petrópolis.

Quote:
Originally Posted by Acoustic View Post
Excelente! Faz uns 10 anos que nao vou pra la'.
Obrigado pelo comentário e visita, Acoustic!

Quote:
Originally Posted by Thina View Post
Que delícia de thread. Lindas, muito lindas as paisagens do "jardim da serra gaúcha" e muito bonita Nova Petrópolis.
Obrigado pela visita e pelo comentário, Thina!

Quote:
Originally Posted by JoãoLuiz View Post
Rene, seu thread mostra muito bem o que é a principal diferença entre o urbanismo de nossas cidades "italianas" e "alemãs" comparado a cidades do nordeste, por exemplo.

Morei por 5 meses em Paracuru, cidade turística a 90 km de Fortaleza, Ceará. Neste tempo, tive oportunidade de conhecer também, fora as cidades da RM de Fortaleza, as cidades de São Gonçalo do Amarante (onde eu trabalhava), Amontada, Itapipoca, Itapajé, Santana do Acaraú, Sobral, Juazeiro do Norte e Crato.

Não entrando no mérito de achar "bonito" ou "feio", de "gostar" ou "não gostar", pois isso é o gosto de cada um. Mas, podemos ressaltar as principais diferenças entre as nossas cidades e as de lá.

Aqui no RS, temos os costume de cultivar jardins. Gostamos de gramados, folhagens, canteiros, hortas, árvores frutíferas, e este costume é mais difundido nas cidades de origem alemã do que das italianas. Mas, acima de tudo, aqui as pessoas valorizam o espaço ao ar-livre em seus terrenos, e também uma característica marcante, fecham os mesmos com cercas, que dão uma sensação de mais "liberdade", por assim dizer. Esta preocupação também se estende para as ruas. Na esmagadora maioria dos casos, os terrenos são afastados do meio-fio, o que dá margem para largas calçadas, que não raro também são ornadas com algum canteiro ou árvore.

No Nordeste, nas cidades em que estive, não me lembro de ter visto mais de 5 casas que tivessem cerca ao invés de muro. Esta, para mim, é a característica urbana mais latente no Nordeste: Os muros em volta das casas. Também, raramente se podia ver algum jardim em frente às casas (talvez devido ao clima, de ser chuvoso apenas em 4 meses no ano), na maioria das vezes havia algum "pátio" com piso concretado, sem uma graminha sequer. De certa forma, estas cidades no ceará dão uma sensação de "claustrofobia" em mim, pois o fato de haver muros e mais muros, aliado às ruas e calçadas estreitas, da uma sensação de que estamos em um longo corredor.

Aqui no sul, as cidades que vejo como urbanisticamente mais bonitas, na minha opinião, são as seguintes: Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Flores da Cunha, Lajeado, Estrela, Canela, Gramado, Sapiranga, Campo Bom, Dois Irmãos, Ivoti, Igrejinha, Três Coroas, e mais alguma outra que eu talvez tenha esquecido...
Obrigado pela visita e comentário, João Luiz! Na verdade, aqui mesmo dentro do Rio Grande do Sul podemos perceber diferença no urbanismo de nossas cidades. Na Serra e nos Vales, as cidades se caracterizam pelo visual “clean” de suas ruas, sempre limpinhas e ajardinadas. Em outras regiões do RS muitas vezes não vemos a mesma preocupação em agradar os olhos de quem mora ou visita a cidade.

A valorização do terreno é imensa nessas cidades. E mais do que isso, o aproveitamento do terreno é sempre um destaque. Basta ver a foto 22, em que um terreno acidentado (um buraco, na verdade) é muito bem aproveitado com construções que deixam o terreno em forma de degraus e todo o espaço ali é aproveitado com horta. E eu não entrei no terreno. Tirei a foto da calçada. Simplesmente não há cerca ou muro separando a horta da calçada, tamanha a confiança que os moradores têm de que não terão o terreno invadido para que se lhe arranquem as hortaliças. E as árvores frutíferas abundam pela cidade, muitas das quais plantadas no limite dos terrenos com as calçadas, deixando as frutas ao alcance de qualquer pessoa que pela rua passe.

Concordo com a sua seleção de cidades gaúchas urbanisticamente bonitas. Três Coroas e Igrejinha estão na minha mira fotográfica.

Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
New Pettt... Amo essa cidade, é minha casa na Serra Gaucha. Adorei ver essas fotos!!!
Obrigado pela visita e comentário, Tourniquet!

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Adorei o thread ! ! !

Nova Petrópolis é linda mesmo. Tanto no verão como no inverno: no verão, há a oferta deslumbrante de hortências pelas estradas e na cidade; e no inverno, as cenas maravilhosas de muita nelina, falta de sol, plátanos, tudo molhado e, é claro, o frio - que no dia que tu foi tava quase quente.

Gostei especialmente da Linha Imperial.

E há de se destacar a estrada para Nova petrópolis: a Linha Romântica é uma das estradas mais bonitas deste país. É totalmente encantador viajar nela, um prazer total.

Parabéns pelas fotos, Rene !
Obrigado, Ricardo. Foi a primeira vez que eu entrei em Linha Imperial. Das outras vezes, só havia passado por ela a caminho de Gramado. Realmente Nova Petrópolis encanta em qualquer época do ano, até mesmo sob chuva. Sofri com a chuva. Só não tirei mais fotos porque chegou um momento em que a lente da câmera embaçou por dentro. Uma pena!

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
lindo thread! Ótimas fotos!

alguns outros threads que talvez mostrem algumas coisas diferentes, e em outras épocas do ano

Farrapo, thread de 2004
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=161189

AcesHigh (eu mesmo), thread de 2005. Dia bem ensolarado de outono
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=218685
Obrigado pelo comentário, AcesHigh! Não sabia que já havia threads seus de Nova Petrópolis. Obrigado por compartilhar os links.

Quote:
Originally Posted by Hed View Post
Linda Nova Petrópolis! É um lugar encantador. E, vejam só, alemães também construíram enxamel na serra - e são real ones, look like the pics 101 'til 105... é, o mundo dá voltas! Só esse ano estive duas vezes em Nova Petrópolis, que fica no meio do caminho entre as minhas duas casas, mas foi só de passagem. Quero ver se vou para ficar mais do que meia hora e aproveitar um pouco a cidade. Rene, se você quiser algum ajudante para o seu próximo thread em NP, é só dar um toque. Quero tirar fotos também de outras belas cidadezinhas da região.

Parabéns pelas fotos!
Obrigado pelo comentário, Hed! Pode deixar que eu te aviso quando eu retornar a Nova Petrópolis. Só não sei quando vai ser. Quero muito subir naquele morro de onde se tem a vista do Vale do Caí. Só não fui por causa do tempo.
Old July 19th, 2011, 08:53 PM   #15
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Muito Obrigado, Rene Hass!! Realmente eu sou "meio-gaúcho e meio-mineiro" já que meu coração é dividido entre as duas terras.Sou apaixonado por esta e outras cidades de colonização alemã do Rio Grande do Sul. A " Rota Romântica" é o pedacinho do Rio Grande do Sul, que mais gosto. Admiro os jardins bem cuidados, o bom urbanismo, os plátanos e flores que são cultivados nas margens das estradas e , claro, as casas em estilo alemão que mais parecem saídas de livros de contos de fada ( não entro no mérito se algumas são fakes ou não porque , para mim, representam acima da técnica de contrução, uma forma de manterem uma identidade e cultura com a qual se identificam e se sentem parte dela por suas raízes históricas, porém utilizando matériais e formas de construção da época em que vivem, talvez por serem mais baratas e facéis de se conseguir mão-de-obra pra assim as fazerem).
Tenho muita vontade de experimentar o "Café Colonial" que é servido nesta região assim como seus fondues , chocolates e os chamados " produtos coloniais" . Como você bem disse, também admiro muito a área vizinha a esta que é a de colonização italiana, por suas casas de pedra, de madeira e por seus vinhedos além de toda a cultura típica ali preservada. O que gosto desta parte do Rio Grande do Sul é que há tantos atrativos , naturais e também os feitos pelos colonos que tornam possível , numa única viagem, experimentar sabores e imagens de diferentes culturas em lugares tão próximos e apenas separados por estradinhas bucólicas. E para completar tudo isto, adoro o clima ameno no verão e frio no inverno que faz na Serra Gaúcha e, no caso do frio, também nos vales. Enfim, esta parte do RS é apaixonante e , na maioria ( pra não dizer 100 % ) das pessoas que conheço e aí foram , todas voltaram já com nostalgia dos dias ali vividos e com muita vontade de regressarem em outras férias.

Aguardo ansiosamente por este thread porque tenho um carinho especial pela " Aldeia do Imigrante" ! É um dos lugares que mais tenho vontade de conhecer na Serra Gaúcha!
Ao citar a " Aldeia do Imigrante", eu me lembrei da que estão construindo em Canela e também daquela de Lajeado que vc já fotografou. Vou deixar o link aqui pra quem tiver nostalgia daquele thread:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1050785
Marcelo: cada vez que eu retorno à Serra Gaúcha eu acabo descobrindo mais casas em estilo enxaimel. É uma pena que elas não existam aos montes, lado a lado, como nos parques históricos como o da Aldeia do Imigrante. E é bom saber que muitas delas ainda são habitadas, como as de Linha Imperial (a Casa Paroquial e a casa na Praça Theodor Amstad).

Até o final desta semana eu libero o thread do Parque da Aldeia do Imigrante. Obrigado por anexar link do meu thread do Parque Histórico de Lajeado. E quanto ao parque de Canela, que ainda está sob construção, colocarei aqui um thread dele também. O de Canela fica junto ao Castelinho do Caracol.

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Renê,
Achei legal haver esculturas provisórias referentes ao folclore. Ao ver o saci, fiquei pensando se puseram alguma do Negrinho do Pastoreio.
Quanto ao labirinto em reformas, eu ficaria frustado de ir lá sem entrar nele. Será que até janeiro ele estará Ok?
Mais uma vez parabéns pelas fotos!
Não havia nenhuma do Negrinho do Pastoreio, infelizmente. Quanto ao Labirinto, acho que ele ainda vai demorar muito a ficar como era. Agora que eles replantaram tudo, é só esperar a natureza agir.
Old July 19th, 2011, 08:57 PM   #16
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2992

eu nunca tinha percebido essa história dos muros no resto do Brasil...

aqui em Novo Hamburgo existem casas com muros na frente, mas a grande maioria, são grades mesmo.
Old July 19th, 2011, 10:43 PM   #17
fzzzin
Registered User

fzzzin's Avatar

Likes (Received): 13

Nossa!
Top 3 thread sem dúvida!

Se me permite, vou colocar nos meus favoritos e um dia qm sabe irei conhecer este lindo lugar. Ah, que sonho de estradas.

Saiba por onde andei e dê uma passada lá.
Arraial do Sana - RJ / Visconde de Mauá - RJ
fzzzin no está en línea   Reply With Quote
Old July 19th, 2011, 10:48 PM   #18
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 102

Meu amigo que thread maravilhoso ! O lugar é simplesmente lindo, e suas fotos de ótima qualidade. Um dia vou conhecer, com certeza !
Old July 19th, 2011, 11:05 PM   #19
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Porto Imagem, imagina o dia que a violência acabar e os proprietários resolverem derrubar os muros . Imagino quantos tesouros escondidos vão surgir nas cidades brasileiras. Uma vez um estudante de História que estudava a história dos judeus no Brasil, me disse que muros são uma herança de judeus serfarditas que estiveram no Brasil Colônia . Mas não sei até que ponto isto é provado.

Bonus Pics!!!!!

Old July 20th, 2011, 12:29 AM   #20
Hideki
YakisobRa lover

Likes (Received): 19

Como sempre digo, as fotos do Rene são deslumbrantes!!!!!!!!!!!!
NP é muito bacana, vale a visita.

Reply

Tags
brasil, nova petropolis, rio grande do sul, serra gaucha

Thread Tools

Posting Rules