|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Registered User
Likes (Received): 99
|
Ji-Paraná - A próspera cidade do interior rondoniense
Olá amigos do SSC Brasil!
Hoje vou falar um pouquinho da segunda maior cidade de Rondônia. Segundo o censo 2010, Ji-Paraná possui 116.610 habitantes. Entretanto, a cidade é polo de uma região que abrange uma população de cerca de 600 mil habitantes. Foi emancipada de Porto Velho em 11 de outubro de 1977, embora a instalação da cidade tenha se dado no dia 22 de novembro do mesmo ano. É uma cidade jovem, que ainda peca na infraestrutura (principalmente no que se refere a pavimentação), mas que tem uma economia muito forte e que é impulsionada pela dependência de municípios menores, que vêm até Ji-Paraná em busca de saúde, educação, lazer e comércio. Localização: A cidade é cortada ao meio pelo Rio Machado (que também é conhecido como Rio Ji-Paraná), o que acaba incrementando a beleza, já que as paisagens naturais se tornam cotidianas. A divisão do rio gera dois distritos (algo semelhante a Petrolina-PE e Juazeiro-BA, só que sendo uma única cidade). Pra facilitar a compreensão geográfica do meu thread, ele será dividido entre 1º distrito (parte mais antiga e desenvolvida da cidade) e 2º distrito (parte mais populosa da cidade). ![]() A maioria das fotos são de minha autoria, as que não são eu identifiquei o autor. As que eu tirei foram do período de dezembro de 2010 a julho de 2011. Visão Geral da cidade (Foto: Elias Santos) ![]() Visão geral do 2º distrito (Foto: Priscila Gonçalves) ![]() Visão geral do 1º distrito (Foto: Jornal Correio Popular) ![]() Ponte sobre o Rio Machado ![]() ![]() ![]() 1º Distrito Avenida Marechal Rondon Principal avenida do 1º distrito. Onde se concentram lojas, agências bancárias, postos de gasolina, hotéis, pequenos edifícios residenciais e o "shopping" da cidade (que é, na verdade, uma pequena galeria). Avenida Marechal Rondon na região do bairro Dois de Abril ![]() Na mesma região ![]() Aqui é na região do centro, onde as pistas se separam por um grande canteiro central, onde se localizam vários empreendimentos comerciais ![]() Agência da Caixa Econômica Federal na Marechal Rondon, no centro ![]() Ágata Hotel, do Grupo Casa da Sogra, localizado na região do bairro Dois de Abril. Esse Grupo Casa da Sogra é de Ji-Paraná e já é bem forte por todo o estado de Rondônia, tem lojas em várias cidades do estado e algumas no Acre. Também está construindo um Ágata Hotel na capital, Porto Velho. ![]() Casa do Papai Noel (fica muito bonito no natal), no centro da cidade ![]() Rondon Shopping Center, fica em frente a casa do Papai Noel ![]() Residencial Millenium, na região do bairro Dois de Abril ![]() Franquia do Bob's, no encontro das avenidas Marechal Rondon e Vilagran Cabrita (Foto: Emerson_NB, forista do SSC) ![]() Avenida Vilagran Cabrita ![]() Avenida Ji-Paraná Próxima ao encontro da Av. Menezes Filho ![]() Na região do bairro Urupá ![]() Avenida Menezes Filho Pavimentada parte em blocos de concreto e parte em asfalto ![]() Avenida Monte Castelo Importante via comercial para o 1º distrito ![]() ![]() Cruzamento com a Avenida Marechal Rondon ![]() Rua 22 de Novembro Rua que dá acesso ao Hospital Municipal ![]() Hotel Transcontinental Maior hotel de Rondônia (com dias contados, já que estão sendo erguidos hotéis maiores na capital) ![]() Residencial Flamboyant ![]() Residencial Jardins do Urupá Primeiro edifício da cidade. Concluído em 1999. ![]() ![]() Residencial Maxim's ![]() ![]() Residencial Arara Azul Essa foto é de maio. Atualmente ele está quase concluído. ![]() Residencial Royal Park ![]() Residencial Seringueiros ![]() Igreja Matriz ![]() Teatro Dominguinhos Precisando de uma reforma, coitado ![]() Campus da Universidade Federal de Rondônia ![]() Câmara Municipal de Ji-Paraná ![]() Prefeitura de Ji-Paraná Também precisando de uma boa reforma ![]() 2º Distrito As fotos do 2º distrito foram feitas em um dia nublado, por isso saíram longe do ideal. Monumento de boas-vindas à cidade ![]() Trevo da Vila Jotão ![]() Avenida Brasil Principal avenida comercial da cidade ![]() ![]() Avenida Maringá ![]() ![]() Rua Manoel Franco ![]() Rua Teresina ![]() Avenida Aracaju Próxima a BR-364 ![]() Antes do residencial Nova Brasília ![]() Após o residencial Nova Brasília (como moro no 1º distrito, não sei bem os bairros do 2º) ![]() Residencial Nova Brasília O mais alto da cidade (14 andares) ![]() Aeroporto de Ji-Paraná Também no segundo distrito. Em 2010, o Aeroporto de Ji-Paraná movimentou 100.581 passageiros. Possui cinco voos diários Visão geral do terminal de passageiros (pequeno e feio, né? Mas em breve ele terá um novo terminal bem maior e mais moderno) ![]() EMB-145 da Passaredo Linhas Aéreas ![]() EMB-175 da TRIP Linhas Aéreas ![]() EMB-145 e EMB-175 juntos no aeroporto de Ji-Paraná (foto: Santoroth)
|
|
|
#2 |
|
Registered User
Likes (Received): 50
|
Adorei a cidade!
Bem progressista mesmo, obrigado por compartilhar com agt esse jóia rondoniense! Estva com o intuito de criar um thread com esse mesmo título, mas mudando os personagens! rs =) Vlw!
|
|
|
#3 |
|
Registered User
Likes (Received): 12
|
Gostei muito das fotos do bairro Urupá com casas de altíssima qualidade...
Não sei se é impressão minha, mas parece que em Ji-Paraná não existe a mania do pessoal de PVH de fazer casas com telha Brasilite uauahua A única coisa que eu realmente não gostei foi do terminal de passageiros do aeroporto da cidade...Tomara que saia do papel essa reforma!! Parabéns pelo Thread...muito bom mesmo, obrigado por compartilhar!!!! |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Patos-PB MinhaPaixão!!
Likes (Received): 5
|
A Cidade já bem desenvolvida, gostei mesmoo ...
Parabéns pelo thread'
|
|
|
|
#5 | |||
|
Registered User
|
Quote:
Quote:
![]() Quote:
![]() E realmente, o terminal é muito feio e já não está comportando a demanda, por isso ele será ampliado.
|
|
|
|
#6 |
|
SSC Brasil
Likes (Received): 15
|
Belíssima Jipa!
![]() Minha cidade natal cresce fortemente e está mais top que nunca! Teve uns boatos nos sites de notícias daqui de que a ponte estaria com rachaduras, mas depois a GM deu uma nota de que o tal Deputado que tirou as fotos não sabia de nada e que a ponte estava em perfeitas condições, pois bem, tomara que seja verdade. No mais, parabéns pelas fotos, Bruno! Continue nos atualizando sempre.
|
|
|
|
#7 |
|
Andy
Likes (Received): 0
|
Saiu o thread de Jipa...Ficou ótimo o thread Bruno! Gostei muito das fotos do Centro. Acho a casinha do Papai Noel tão bonitinha. Ah! senti falta da numeração das fotos. Parabéns pelo thread Bruno, espero que Jipa apareça mais vezes por aqui.
Threads e Fotos '___ ║□□║ ║□□║♣ Projetos de Rondônia e Obras║ Todos meus Threads (separados por categoria) ║ ☞ @AndyLedesma_║ T.I. de Vestido!║ LipsClick! ♡Pai, estará sempre em meu coração. Te amo!♡ |
|
|
|
|
|
#8 |
|
Amazônida!!
Likes (Received): 4
|
Gostei! Acho que ainda não tinha visto fotos de Ji-Paraná abrangentes assim.
|
|
|
#9 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
A cidade parece bem espalhada, com ruas largas e comércio forte. Um exemplo de lugar onde a verticalização ajudaria a melhorar a vida das pessoas. Belas imagens!
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
Off-road urbano
Likes (Received): 553
|
Opa, finalmente saiu o tão esperado thread de Jipa!
Bom, pra começar eu gostei da abertura, com a imagem do GE, que ajuda muito quem não conhece a cidade a se situar e entender como ela "funciona". A maior parte dos locais mostrados eu já conhecia, mas gostei do aspecto geral de algumas avenidas que há muito tempo eu não via, como a Av. Ji-Paraná, a Vilagran Cabrita, a Menezes Filho e principalmente a Av. Maringá, essa deu gosto de ver. Acho que todas as ruas e avenidas de Jipa deveriam tomar a Av. Maringá como exemplo. A Marechal Rondon também tá OK, mas essa eu já conhecia, então não foi uma surpresa. A Av. Brasil até que não tá mal, considerando que é uma avenida de comércio popular (geralmente esse tipo de via não costuma ser muito bonita). A 22 de Novembro nessa parte mostrada tá mais ou menos. Naquela parte entre a Transcontinental e a Mal. Rondon ela é bem melhor (senti falta daquela parte no thread). Outras que estão na média são a Manoel Franco, a Teresina e a Aracaju. Não gostei da Av. Monte Castelo, nem da situação em que se encontram o Teatro Dominguinhos e a Unir (o pessoal da Unir de Jipa tem razão de sobra em reclamar). O prédio da Câmara Municipal tinha tudo pra ser um belo prédio se estivesse melhor cuidado. A única coisa bonita nele são os vidros (que até destoam do resto do conjunto). O Palácio Urupá e o Trevo do Jotão também precisam de cuidados. O aeroporto então, sem comentários. Definitivamente, não está à altura da cidade e da região que ele atende. Algumas ruas que eu gosto não foram mostradas no thread, como a 6 de Maio (imperdoável deixar a 6 de Maio fora, meu ) e a Julio Guerra (a rua do Transcontinental e do Vitória Régia). Faltou mostrar também a urbanização do córrego 2 de Abril, que ficou muito boa. Mas como o thread ficou muito bom e bem completo, mostrando várias regiões da cidade, eu vou perdoar essas falhas... ![]() Valeu!
|
|
|
|
#11 | |||||
|
Registered User
|
Quote:
Engenheiros da prefeitura fizeram uma análise após as denúncias e falaram que estava tudo ok. O vereador foi imprudente em divulgar notícias do qual ele não tem competência técnica. hehe Quote:
Não me esquecerei desse detalhe nas próximas vezes ![]() Quote:
![]() Quote:
E a verticalização já é uma realidade em Ji-Paraná, embora em menor escala do que nas cidades do sul do país ![]() Quote:
Faltaram muitas coisas. Mas eu já tenho ideias para o próximo thread, falta mostrar o 3º distrito, as faculdades, as indústrias, faltaram algumas avenidas importantíssimas como você citou... Mas pro próximo com certeza isso receberá maior enfoque ![]() Esse foi meu teste aqui, primeiro thread, quebrei a cabeça pra pensar do jeito que eu organizaria ele hehe Mas com a dica de vocês, pretendo fazer threads cada vez melhores
|
|
|
|
#12 |
|
Likes (Received): 345
|
Estive em Ji-Paraná algumas vezes mas já faz uns 4-5 anos, lembro que a cidade já era bem movimentada nessa época. Vendo essas fotos, vejo que ela está ainda melhor e se pensar bem, é um progresso incrível para uma cidade de apenas 33 anos. Gostei do thread Bruno, obrigado por nos mostrar Jipa.
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 406
|
A cidade aparenta ser próspera mesmo!
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
Paranavaiense/Curitibano
Likes (Received): 113
|
Cidade bacana, bem próspera!
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
Only Time
Likes (Received): 54
|
Parabéns, o thread ficou ótimo. Ji-Paraná tá bombando!!!
|
|
|
#16 |
|
The Life is Good
Likes (Received): 48
|
Bruno, Parabéns por seu primeiro thread!
Também achei que faltou algumas avenidas, embora não sei o nome das mesmas, na última vez que estive aí passei por avenidas muito bonitas no 1° distrito e não as contemplei no seu thread. Mas no geral ficou muito bom, e que venham os próximos!!
|
|
|
|
#17 |
|
Carioca
Likes (Received): 12
|
Gostei muito.
Cidade promissora!
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 2
|
Enfim, o tão esperado Thread de Ji-Paraná! Tenho um certo orgulho dessa cidade, gosto muito mesmo dela!
E quanto as fotos? Ficaram incriveis! Bom trabalho! |
|
|
|
|
|
#19 |
|
Amável, charmoso e mortal
Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Likes (Received): 141
|
Gostei da cidade, nota-se que está crescendo de forma acelerada. Tenho a impressão que é daquelas cidades que se transforma de uma forma rápida.
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Aglomerado Urbano Caipira
Likes (Received): 105
|
Gostei! Cidade moderna e promissora! Ritmo bem parecido com as cidades da Região Sudeste!!!
|
![]() |
| Tags |
| brasil, ji-paraná, norte, rondônia |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|