daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Reply

Thread Tools Display Modes
Old July 22nd, 2011, 12:53 AM   #1
BrunoPorto
Registered User

BrunoPorto's Avatar

Likes (Received): 99

Ji-Paraná - A próspera cidade do interior rondoniense

Olá amigos do SSC Brasil!
Hoje vou falar um pouquinho da segunda maior cidade de Rondônia.
Segundo o censo 2010, Ji-Paraná possui 116.610 habitantes. Entretanto, a cidade é polo de uma região que abrange uma população de cerca de 600 mil habitantes.
Foi emancipada de Porto Velho em 11 de outubro de 1977, embora a instalação da cidade tenha se dado no dia 22 de novembro do mesmo ano.
É uma cidade jovem, que ainda peca na infraestrutura (principalmente no que se refere a pavimentação), mas que tem uma economia muito forte e que é impulsionada pela dependência de municípios menores, que vêm até Ji-Paraná em busca de saúde, educação, lazer e comércio.

A cidade é cortada ao meio pelo Rio Machado (que também é conhecido como Rio Ji-Paraná), o que acaba incrementando a beleza, já que as paisagens naturais se tornam cotidianas.
A divisão do rio gera dois distritos (algo semelhante a Petrolina-PE e Juazeiro-BA, só que sendo uma única cidade).
Pra facilitar a compreensão geográfica do meu thread, ele será dividido entre 1º distrito (parte mais antiga e desenvolvida da cidade) e 2º distrito (parte mais populosa da cidade).

A maioria das fotos são de minha autoria, as que não são eu identifiquei o autor. As que eu tirei foram do período de dezembro de 2010 a julho de 2011.

Visão Geral da cidade (Foto: Elias Santos)

Visão geral do 2º distrito (Foto: Priscila Gonçalves)

Visão geral do 1º distrito (Foto: Jornal Correio Popular)

Ponte sobre o Rio Machado

1º Distrito

Avenida Marechal Rondon

Principal avenida do 1º distrito. Onde se concentram lojas, agências bancárias, postos de gasolina, hotéis, pequenos edifícios residenciais e o "shopping" da cidade (que é, na verdade, uma pequena galeria).

Avenida Marechal Rondon na região do bairro Dois de Abril

Na mesma região

Aqui é na região do centro, onde as pistas se separam por um grande canteiro central, onde se localizam vários empreendimentos comerciais

Agência da Caixa Econômica Federal na Marechal Rondon, no centro

Ágata Hotel, do Grupo Casa da Sogra, localizado na região do bairro Dois de Abril. Esse Grupo Casa da Sogra é de Ji-Paraná e já é bem forte por todo o estado de Rondônia, tem lojas em várias cidades do estado e algumas no Acre. Também está construindo um Ágata Hotel na capital, Porto Velho.

Casa do Papai Noel (fica muito bonito no natal), no centro da cidade

Rondon Shopping Center, fica em frente a casa do Papai Noel

Residencial Millenium, na região do bairro Dois de Abril

Franquia do Bob's, no encontro das avenidas Marechal Rondon e Vilagran Cabrita (Foto: Emerson_NB, forista do SSC)

Avenida Vilagran Cabrita

Avenida Ji-Paraná

Próxima ao encontro da Av. Menezes Filho

Na região do bairro Urupá

Avenida Menezes Filho

Pavimentada parte em blocos de concreto e parte em asfalto

Avenida Monte Castelo

Importante via comercial para o 1º distrito

Cruzamento com a Avenida Marechal Rondon

Rua 22 de Novembro

Rua que dá acesso ao Hospital Municipal

Hotel Transcontinental

Maior hotel de Rondônia (com dias contados, já que estão sendo erguidos hotéis maiores na capital)

Residencial Flamboyant

Residencial Jardins do Urupá

Primeiro edifício da cidade. Concluído em 1999.

Residencial Maxim's

Residencial Arara Azul

Essa foto é de maio. Atualmente ele está quase concluído.

Residencial Royal Park

Residencial Seringueiros

Igreja Matriz

Teatro Dominguinhos

Precisando de uma reforma, coitado

Campus da Universidade Federal de Rondônia

Câmara Municipal de Ji-Paraná

Prefeitura de Ji-Paraná

Também precisando de uma boa reforma

2º Distrito

As fotos do 2º distrito foram feitas em um dia nublado, por isso saíram longe do ideal.

Monumento de boas-vindas à cidade

Trevo da Vila Jotão

Avenida Brasil

Principal avenida comercial da cidade

Avenida Maringá

Rua Manoel Franco

Rua Teresina

Avenida Aracaju

Próxima a BR-364

Antes do residencial Nova Brasília

Após o residencial Nova Brasília (como moro no 1º distrito, não sei bem os bairros do 2º)

Residencial Nova Brasília

O mais alto da cidade (14 andares)

Aeroporto de Ji-Paraná

Também no segundo distrito. Em 2010, o Aeroporto de Ji-Paraná movimentou 100.581 passageiros.
Possui cinco voos diários

Visão geral do terminal de passageiros (pequeno e feio, né? Mas em breve ele terá um novo terminal bem maior e mais moderno)

EMB-145 da Passaredo Linhas Aéreas

EMB-175 da TRIP Linhas Aéreas

EMB-145 e EMB-175 juntos no aeroporto de Ji-Paraná (foto: Santoroth)

BrunoPorto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 22nd, 2011, 01:02 AM   #2
Rudiero
Registered User

Rudiero's Avatar

Likes (Received): 50

Adorei a cidade!

Bem progressista mesmo, obrigado por compartilhar com agt esse jóia rondoniense!

Estva com o intuito de criar um thread com esse mesmo título, mas mudando os personagens! rs

=)

Vlw!
Old July 22nd, 2011, 01:04 AM   #3
vitor.carvalho2
Registered User

vitor.carvalho2's Avatar

Likes (Received): 12

Gostei muito das fotos do bairro Urupá com casas de altíssima qualidade...
Não sei se é impressão minha, mas parece que em Ji-Paraná não existe a mania do pessoal de PVH de fazer casas com telha Brasilite uauahua
A única coisa que eu realmente não gostei foi do terminal de passageiros do aeroporto da cidade...Tomara que saia do papel essa reforma!!
Parabéns pelo Thread...muito bom mesmo, obrigado por compartilhar!!!!
vitor.carvalho2 no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 01:05 AM   #4
batistinhapb
Patos-PB MinhaPaixão!!

batistinhapb's Avatar

Likes (Received): 5

A Cidade já bem desenvolvida, gostei mesmoo ...

Parabéns pelo thread'
Old July 22nd, 2011, 01:12 AM   #5
BrunoPorto
Registered User

BrunoPorto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rudiero View Post
Adorei a cidade!

Bem progressista mesmo, obrigado por compartilhar com agt esse jóia rondoniense!

Estva com o intuito de criar um thread com esse mesmo título, mas mudando os personagens! rs

=)

Vlw!
Quote:
Originally Posted by batistinhapb View Post
A Cidade já bem desenvolvida, gostei mesmoo ...

Parabéns pelo thread'
Brigadão galera!

Quote:
Originally Posted by vitor.carvalho2 View Post
Gostei muito das fotos do bairro Urupá com casas de altíssima qualidade...
Não sei se é impressão minha, mas parece que em Ji-Paraná não existe a mania do pessoal de PVH de fazer casas com telha Brasilite uauahua
A única coisa que eu realmente não gostei foi do terminal de passageiros do aeroporto da cidade...Tomara que saia do papel essa reforma!!
Parabéns pelo Thread...muito bom mesmo, obrigado por compartilhar!!!!
Na verdade, é uma mania de toda a região norte, as casas mais antigas de Ji-Paraná possuem esses telhados de amianto, só as mais novas que aderiram às telhas de barro
E realmente, o terminal é muito feio e já não está comportando a demanda, por isso ele será ampliado.
Old July 22nd, 2011, 01:32 AM   #6
Sr. Jirau
SSC Brasil

Sr. Jirau's Avatar

Likes (Received): 15

Belíssima Jipa!

Minha cidade natal cresce fortemente e está mais top que nunca!

Teve uns boatos nos sites de notícias daqui de que a ponte estaria com rachaduras, mas depois a GM deu uma nota de que o tal Deputado que tirou as fotos não sabia de nada e que a ponte estava em perfeitas condições, pois bem, tomara que seja verdade.

No mais, parabéns pelas fotos, Bruno! Continue nos atualizando sempre.

O Brasil que tem mais força!
Sr. Jirau no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 01:32 AM   #7
Thilindha
Andy

Thilindha's Avatar

Likes (Received): 0

Saiu o thread de Jipa...

Ficou ótimo o thread Bruno! Gostei muito das fotos do Centro. Acho a casinha do Papai Noel tão bonitinha.

Ah! senti falta da numeração das fotos.

Parabéns pelo thread Bruno, espero que Jipa apareça mais vezes por aqui.
║□□║ Projetos de Rondônia e ObrasTodos meus Threads (separados por categoria)
@AndyLedesma_ T.I. de Vestido! LipsClick!

♡Pai, estará sempre em meu coração. Te amo!♡
Thilindha no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 01:45 AM   #8
Nunez
Amazônida!!

Nunez's Avatar

Likes (Received): 4

Gostei! Acho que ainda não tinha visto fotos de Ji-Paraná abrangentes assim.

Brilhas Belém, na primeira estrela.
Nunez no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 01:52 AM   #9
Espartano_bsb
Registered User

Espartano_bsb's Avatar

Likes (Received): 0

A cidade parece bem espalhada, com ruas largas e comércio forte. Um exemplo de lugar onde a verticalização ajudaria a melhorar a vida das pessoas. Belas imagens!
Espartano_bsb no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 01:53 AM   #10
BR 364
Off-road urbano

BR 364's Avatar

Likes (Received): 553

Opa, finalmente saiu o tão esperado thread de Jipa!

Bom, pra começar eu gostei da abertura, com a imagem do GE, que ajuda muito quem não conhece a cidade a se situar e entender como ela "funciona".

A maior parte dos locais mostrados eu já conhecia, mas gostei do aspecto geral de algumas avenidas que há muito tempo eu não via, como a Av. Ji-Paraná, a Vilagran Cabrita, a Menezes Filho e principalmente a Av. Maringá, essa deu gosto de ver. Acho que todas as ruas e avenidas de Jipa deveriam tomar a Av. Maringá como exemplo. A Marechal Rondon também tá OK, mas essa eu já conhecia, então não foi uma surpresa.

A Av. Brasil até que não tá mal, considerando que é uma avenida de comércio popular (geralmente esse tipo de via não costuma ser muito bonita). A 22 de Novembro nessa parte mostrada tá mais ou menos. Naquela parte entre a Transcontinental e a Mal. Rondon ela é bem melhor (senti falta daquela parte no thread). Outras que estão na média são a Manoel Franco, a Teresina e a Aracaju.

Não gostei da Av. Monte Castelo, nem da situação em que se encontram o Teatro Dominguinhos e a Unir (o pessoal da Unir de Jipa tem razão de sobra em reclamar). O prédio da Câmara Municipal tinha tudo pra ser um belo prédio se estivesse melhor cuidado. A única coisa bonita nele são os vidros (que até destoam do resto do conjunto). O Palácio Urupá e o Trevo do Jotão também precisam de cuidados. O aeroporto então, sem comentários. Definitivamente, não está à altura da cidade e da região que ele atende.

Algumas ruas que eu gosto não foram mostradas no thread, como a 6 de Maio (imperdoável deixar a 6 de Maio fora, meu ) e a Julio Guerra (a rua do Transcontinental e do Vitória Régia). Faltou mostrar também a urbanização do córrego 2 de Abril, que ficou muito boa. Mas como o thread ficou muito bom e bem completo, mostrando várias regiões da cidade, eu vou perdoar essas falhas...

Valeu!
Old July 22nd, 2011, 02:20 AM   #11
BrunoPorto
Registered User

BrunoPorto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Sr. Jirau View Post
Belíssima Jipa!

Minha cidade natal cresce fortemente e está mais top que nunca!

Teve uns boatos nos sites de notícias daqui de que a ponte estaria com rachaduras, mas depois a GM deu uma nota de que o tal Deputado que tirou as fotos não sabia de nada e que a ponte estava em perfeitas condições, pois bem, tomara que seja verdade.

No mais, parabéns pelas fotos, Bruno! Continue nos atualizando sempre.
Aparentemente a ponte está muito boa.
Engenheiros da prefeitura fizeram uma análise após as denúncias e falaram que estava tudo ok.
O vereador foi imprudente em divulgar notícias do qual ele não tem competência técnica.
hehe

Quote:
Originally Posted by Thilindha View Post
Saiu o thread de Jipa...

Ficou ótimo o thread Bruno! Gostei muito das fotos do Centro. Acho a casinha do Papai Noel tão bonitinha.

Ah! senti falta da numeração das fotos.

Parabéns pelo thread Bruno, espero que Jipa apareça mais vezes por aqui.
Opa, falha de marinheiro de primeira viagem hehe
Não me esquecerei desse detalhe nas próximas vezes

Quote:
Originally Posted by Nunez View Post
Gostei! Acho que ainda não tinha visto fotos de Ji-Paraná abrangentes assim.
Obrigado

Quote:
Originally Posted by Espartano_bsb View Post
A cidade parece bem espalhada, com ruas largas e comércio forte. Um exemplo de lugar onde a verticalização ajudaria a melhorar a vida das pessoas. Belas imagens!
Com certeza. Mas pela forma que foi colonizada e também pelo tempo em que a cidade foi má administrada, considero que atualmente ela está no caminho certo.
E a verticalização já é uma realidade em Ji-Paraná, embora em menor escala do que nas cidades do sul do país

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Opa, finalmente saiu o tão esperado thread de Jipa!

Bom, pra começar eu gostei da abertura, com a imagem do GE, que ajuda muito quem não conhece a cidade a se situar e entender como ela "funciona".

A maior parte dos locais mostrados eu já conhecia, mas gostei do aspecto geral de algumas avenidas que há muito tempo eu não via, como a Av. Ji-Paraná, a Vilagran Cabrita, a Menezes Filho e principalmente a Av. Maringá, essa deu gosto de ver. Acho que todas as ruas e avenidas de Jipa deveriam tomar a Av. Maringá como exemplo. A Marechal Rondon também tá OK, mas essa eu já conhecia, então não foi uma surpresa.

A Av. Brasil até que não tá mal, considerando que é uma avenida de comércio popular (geralmente esse tipo de via não costuma ser muito bonita). A 22 de Novembro nessa parte mostrada tá mais ou menos. Naquela parte entre a Transcontinental e a Mal. Rondon ela é bem melhor (senti falta daquela parte no thread). Outras que estão na média são a Manoel Franco, a Teresina e a Aracaju.

Não gostei da Av. Monte Castelo, nem da situação em que se encontram o Teatro Dominguinhos e a Unir (o pessoal da Unir de Jipa tem razão de sobra em reclamar). O prédio da Câmara Municipal tinha tudo pra ser um belo prédio se estivesse melhor cuidado. A única coisa bonita nele são os vidros (que até destoam do resto do conjunto). O Palácio Urupá e o Trevo do Jotão também precisam de cuidados. O aeroporto então, sem comentários. Definitivamente, não está à altura da cidade e da região que ele atende.

Algumas ruas que eu gosto não foram mostradas no thread, como a 6 de Maio (imperdoável deixar a 6 de Maio fora, meu ) e a Julio Guerra (a rua do Transcontinental e do Vitória Régia). Faltou mostrar também a urbanização do córrego 2 de Abril, que ficou muito boa. Mas como o thread ficou muito bom e bem completo, mostrando várias regiões da cidade, eu vou perdoar essas falhas...

Valeu!
Isso é verdade.
Faltaram muitas coisas.
Mas eu já tenho ideias para o próximo thread, falta mostrar o 3º distrito, as faculdades, as indústrias, faltaram algumas avenidas importantíssimas como você citou...
Mas pro próximo com certeza isso receberá maior enfoque
Esse foi meu teste aqui, primeiro thread, quebrei a cabeça pra pensar do jeito que eu organizaria ele hehe
Mas com a dica de vocês, pretendo fazer threads cada vez melhores
Old July 22nd, 2011, 02:35 AM   #12
P@ssageiro_Cwb

P@ssageiro_Cwb's Avatar

Likes (Received): 345

Estive em Ji-Paraná algumas vezes mas já faz uns 4-5 anos, lembro que a cidade já era bem movimentada nessa época. Vendo essas fotos, vejo que ela está ainda melhor e se pensar bem, é um progresso incrível para uma cidade de apenas 33 anos. Gostei do thread Bruno, obrigado por nos mostrar Jipa.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 02:51 AM   #13
Cerrado
Baiano sim senhor!

Cerrado's Avatar

Likes (Received): 406

A cidade aparenta ser próspera mesmo!
Cerrado no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 04:17 AM   #14
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 113

Cidade bacana, bem próspera!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 04:19 AM   #15
Jean Carlos Boniatti
Only Time

Jean Carlos Boniatti's Avatar

Likes (Received): 54

Parabéns, o thread ficou ótimo. Ji-Paraná tá bombando!!!
Old July 22nd, 2011, 04:22 AM   #16
emerson_nb
The Life is Good

emerson_nb's Avatar

Likes (Received): 48

Bruno, Parabéns por seu primeiro thread!

Também achei que faltou algumas avenidas, embora não sei o nome das mesmas, na última vez que estive aí passei por avenidas muito bonitas no 1° distrito e não as contemplei no seu thread.

Mas no geral ficou muito bom, e que venham os próximos!!
emerson_nb no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 06:07 AM   #17
Belcity
Carioca

Belcity's Avatar

Likes (Received): 12

Gostei muito.
Cidade promissora!
Old July 22nd, 2011, 06:12 AM   #18
Dualys
Registered User

Dualys's Avatar

Likes (Received): 2

Enfim, o tão esperado Thread de Ji-Paraná! Tenho um certo orgulho dessa cidade, gosto muito mesmo dela!
E quanto as fotos? Ficaram incriveis! Bom trabalho!
Dualys no está en línea   Reply With Quote
Old July 22nd, 2011, 08:34 AM   #19
IvoJP
Amável, charmoso e mortal

IvoJP's Avatar

Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Likes (Received): 141

Gostei da cidade, nota-se que está crescendo de forma acelerada. Tenho a impressão que é daquelas cidades que se transforma de uma forma rápida.
Old July 22nd, 2011, 11:20 AM   #20
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 105

Gostei! Cidade moderna e promissora! Ritmo bem parecido com as cidades da Região Sudeste!!!

Reply

Tags
brasil, ji-paraná, norte, rondônia

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules