daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 23rd, 2011, 09:22 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 709

Parque Aldeia do Imigrante (em Nova Petrópolis, RS) numa manhã chuvosa de inverno (em 79 fotos)

Parque Aldeia do Imigrante (em Nova Petrópolis, RS) numa manhã chuvosa de inverno

Nova Petrópolis é uma cidade da Serra Gaúcha que incorpora a Rota Romântica e a Região das Hortênsias, a cerca de 90 km de Porto Alegre e 35 km de Gramado. A cidade é conhecida como o “Jardim da Serra Gaúcha” em função das flores plantadas pela cidade inteira, inclusive no topo das lixeiras.

Para visitar o meu thread de Nova Petrópolis e do distrito de Linha Imperial, clique no seguinte link: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1421190

Nova Petrópolis também se localiza no Vale do Caí, embora não seja possível ver o rio a partir da sede da cidade.

Entre os ícones da cidade estão a Torre na entrada da cidade (pela BR-116), a Praça da República com o seu labirinto de arbustos e a “aldeia alemã” no Parque Aldeia do Imigrante, a qual é o foco deste thread.

Eu já passei incontáveis vezes por Nova Petrópolis, normalmente a caminho de Gramado. Havia entrado apenas uma vez no Parque Aldeia do Imigrante durante uma edição do famoso Festival de Malhas de Nova Petrópolis, mas não havia ainda ido até o final do parque onde está a famosa Aldeia Histórica.

No dia 17/07 (domingo último) eu subi a serra até Nova Petrópolis a convite da forista Renie. Um dos objetivos era visitar a Aldeia Histórica dentro do parque. Tão logo entramos no parque, um chuva gelada começou a cair e não foi mais embora, tendo nos acompanhado o tempo inteiro. Por isso, as fotos aqui mostradas ficaram escuras demais (pelo menos para o meu gosto).

Todas as fotos são de minha autoria.

Também dedico este thread ao amigo forista Marcelo Olisa, de Belo Horizonte (RS) que logo na primeira vez que conversamos (3 ou 4 anos atrás?) me falou sobre sua vontade imensa de conhecer o Parque Aldeia do Imigrante.

O PARQUE ALDEIA DO IMIGRANTE

Inaugurado em janeiro de 1985, o Parque Aldeia do Imigrante fica na avenida 15 de Novembro (a principal de Nova Petrópolis) próximo ao centro da cidade. Cobra-se R$ 7,00 pelo ingresso de acesso. Há nele um comércio de artesanato (incluindo malhas), um restaurante, um bar, um local para eventos, dois lagos (um deles com pedalinhos) e a famosa aldeia que dá nome ao parque.

A ALDEIA HISTÓRICA

O objetivo da Aldeia História é recriar uma povoação de imigrantes alemães na Serra Gaúcha e Vales com construções originais no estilo enxaimel erguidas entre os anos de 1870 e 1910. Todas as construções ali foram originalmente erguidas em outros lugares, desmontadas e reconstruídas no Parque. Além das construções, o mobiliário dentro delas também é original dos anos de 1870 a 1910.

As construções na Aldeia Histórica são: Ferraria, Cantina, Escola, Capela, Museu, Cooperativa de Crédito, Casa do Professor, Casa Paroquial e São de Bailes. Há também um cemitério ao lado da capela com lápides originais com epitáfios em alemão. Porém, não há ninguém sepultado ali. Apenas as lápides transferidas de um cemitério de verdade.

Sobre a capela, descobrimos que ela é ainda usada para missas e casamentos. Fomos informados que no dia anterior à nossa visita houve um casamento ali.

Todas as casas podem ser visitadas com exceção de apenas uma delas (a primeira) por ainda estar sendo usada como moradia.

Na Casa do Baile funciona um café onde é possível comprar produtos coloniais, dentre eles a famosa “cuca”. As cucas são feitas ali mesmo em um forno à lenha nos fundos da Casa do Baile e são vendidas a R$ 1,00 (o pedaço) ou R$ 5,00 (inteira). Se alguém que estiver visitando este thread e lendo este texto agora e pretende ir à Serra Gaúcha, não deixe de ir ao Parque Aldeia do Imigrante e conversar com as senhoras que fazem as cucas na Casa do Baile. O sotaque delas é algo apaixonante e indescritível. É aquele sotaque maravilhoso de quem é bilíngüe, provavelmente sem jamais ter saído do RS. É aquele sotaque que as gerações mais novas dos descendentes dos imigrantes já estão perdendo.

Bem, chega de conversa porque eu tenho costume de me empolgar na escrita. Passamos ao que interessa mais agora, que são as fotos.

Souvernir do Parque: frente do tíquete de entrada para o Parque Aldeia do Imigrante:

Verso do tíquete de entrada.

Folheto com o mapa do Parque:

Folheto informativo sobre o Parque:

Folheto informativo sobre o Parque (verso):

Foto 1: Coreto e lago vistos do lado de fora do Parque (ainda na avenida 15 de Novembro)

Foto 2: Bonecos representando uma bandinha alemã (comuns nas cidades gaúchas povoadas por imigrantes alemães) na entrada do Parque. Eu não tirei foto de longe do Pórtico de Entrada do Parque por havia três ônibus de turistas estacionados bem na frente.

Foto 3: O Pórtico de Entrada do Parque visto do lado de dentro do Parque.

Foto 4: Aldeia comercial, logo após o Pórtico de Entrada, onde funcionam as lojinhas de artesanato e de malhas.

Foto 5: Aldeia comercial.

Foto 6: Aldeia comercial.

Foto 7: Uma placa convidando o turista a conhecer a Aldeia Histórica.

Foto 8: Lá atrás, um bar-café

Foto 9: O garçom do bar-café com traje alusivo aos imigrantes alemães.

Foto 10:

Foto 11: O segundo laguinho do Parque, pouco antes da Aldeia Histórica

Foto 12: Religiosidade à beira da estradinha que leva à Aldeia Histórica

Foto 13: Chegando à Aldeia Histórica. Essa é a primeira casa que vemos e a única onde não podemos entrar por ser a única habitada. Essa casa tem no mínimo 101 anos, pois nenhuma casa da Aldeia Histórica foi construída antes de 1910.

Foto 14: Os fundos da Casa do Baile onde funciona o café.

Foto 15: Esse avanço é anexo à Casa do Baile e onde funciona a cozinha.

Foto 16: A Casa do Baile (visão lateral)

Foto 17: A Casa do Baile (frente)

Foto 18: Interior da Casa do Baile. Em cima do balcão, à esquerda e sobre a toalha branca, as famosas cucas feitas ali mesmo.

Foto 19: Uma cuca mista de maçã e uvas que eu comprei ali. Custou R$ 5,00.

Foto 20: Detalhe das uvas sobre a cuca

Foto 21: Detalhe do corte lateral da cuca de uvas

Foto 22: Fogão à lenha na cozinha da Casa do Baile. A senhora que ali trabalha me disse que nessas chaleiras e bules há água quente que elas oferecem para quem chega ali com chimarrão.

Foto 23: Um dos fornos à lenha nos fundos da Casa do Baile, usado para a feitura das cucas.

Foto 24: Detalhe da Casa do Baile. A fumacinha que aparece em cima é da chaminé do fogão à lenha mostrado na foto 22.

Foto 25: A casa habitada vista de outro ângulo. No porão dela está a cantina.

Foto 26:

Foto 27: A Capela Luterana

Foto 28: A Capela Luterana e a Casa do Baile

Foto 29: Uma placa escrita em alemão na entrada da Capela Luterana. Não faço a mínima ideia do que está escrito aí.

Foto 30: O altar da Capela Luterana

Foto 31: Detalhe do interior da Capela Luterana com foto de Martinho Lutero

Foto 32: Um órgão (?) dentro da Capela Luterana

Foto 33: Detalhe do interior da Capela Luterana

Foto 34: Cemitério ao lado da Capela Luterana. Não há ninguém enterrado aí. Só as lápides.

Foto 35: Cemitério.

Foto 36: Uma das lápides com epitáfio e demais informações sobre o(a) falecido(a) escritas em alemão.

Foto 37:

Foto 38: Casa do Pastor (ou Casa Pastoral). Dentro dela é possível tirar fotos à moda antiga. Há um estúdio ali dentro onde os turistas podem se vestir como se fossem imigrantes de mais de 100 anos atrás.

Foto 39: A fachada da Casa do Pastor.

Foto 40:

Foto 41: Uma bicicleta antiga dentro da Casa do Pastor.

Foto 42:

Foto 43: A Cooperativa de Crédito. NOTA: A primeira cooperativa de crédito a ser criada na América Latina foi aqui em Nova Petrópolis, fundada pelo padre suíço Theodor Amstad, na comunidade de Linha Imperial. Essa cooperativa de crédito prosperou e é hoje o SICREDI.

Foto 44: A Cooperativa de Crédito. Pena que foto saiu tremida.

Foto 45: Cooperativa de Crédito

Foto 46: Mobiliário no interior da Cooperativa de Crédito.

Foto 47: Esta placa está numa das paredes dentro da Cooperativa de Crédito.

Foto 48: A primeira casa é a Casa do Professor.

Foto 49:

Foto 50: Interior da Casa do Professor.

Foto 51: Interior da Casa do Professor.

Foto 52: Placa dentro da Casa do Professor marcando a visita do então Presidente da República Federal Alemã, Roman Herzog, a Nova Petrópolis em 1995.

Foto 53: A lateral da Casa do Professor.

Foto 54: A Escola Comunitária

Foto 55: Interior da Escola Comunitária

Foto 56: Agora eu entendi porque os quadros verdes são chamados de “quadros-negros”.

Foto 57:

Foto 58: Detalhe da Escola Comunitária

Foto 59: A Ferraria

Foto 60: Interior da Ferraria

Foto 61: A lateral da Ferraria

Foto 62: A Cantina (no porão). Essa casa é a mesma casa habitada da foto 13.

Foto 63: O Museu Histórico Municipal de Nova Petrópolis, que fica junto à Aldeia Histórica.

Foto 64:

Foto 65: O Museu Histórico, como diz na placa mostrada na foto anterior, tem por objetivo resgatar a história de Nova Petrópolis, não necessariamente a história da colonização alemã. Daí haver alguns objetos “mais recentes” do que aqueles de mais de 100 anos atrás.

Foto 66:

Foto 67: Um triciclo de madeira. Nunca tinha visto um antes.

Foto 68: O andar de cima do Museu

Foto 69:

Foto 70: A cultura tradicionalista gaúcha também presente no Museu

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73:

Foto 74:

Foto 75:

Foto 76:

Foto 77: Esse é o restaurate, fora da área da Aldeia Histórica.

Foto 78:

Foto 79: Um repolhinho decorativo.

Espero que tenham gostado de todas as fotos. Obrigado por terem visto todas!

Last edited by renehass; July 29th, 2011 at 12:45 PM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 23rd, 2011, 12:02 PM   #2
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Renê,

Em primeiro lugar, muito obrigado por ter me dedicado este thread , sabendo da minha paixão por este lugar, mesmo "ainda" não tendo estado aí.
Em segundo lugar, preciso dizer que o efeito das fotos tiradas em dias chuvosos as deixa com um toque de beleza único . Eu particularmente gosto da aura de lugares após chuvas ou , em outras bandas, geadas e neve.
E em terceiro lugar, foi como se eu viajasse junto com você e a Renie ( que vi aparecer numa foto assim como o seu filho ruivo) ao ver cada construção ( Casa do Pastor, Escola!, Ferraria, Casa de Baile etc) por dentro. Acho muito importante se preservar este tipo de memória. Há anos atrás , estive nos EUA e vi " muitos" lugares como esse na Virgínia como em Mount Vernon , em Williamsburg,etc além de saber que também fazem isto em Plymouth no MA e em Jamestown ( lembram da história de Pocahontas e John Smith? ) . Eu, particularmente , não sou contra se deslocar construções que estariam ameaçadas em seus lugares de origem ( e é isto que tem ocorrido no RS por muito que tenho lido e visto por fotos) com um objetivo nobre que é o de preservá-las. Também não sou contra se construir réplicas , com cunho pedagógico de se fazer uma educação patrimonial com as de " origem" que serão , a partir das visitas, valorizadas por um grande número de pessoas. Acho que , em um estado com uma história recente ligada aos imigrantes, tão rica porém tão desprezada, é necessário trazer à tona estes " lugares da memória" antes que sejam consumidos como um todo. Acredito que mesmo servindo a fins turísticos, estes locais cumprem uma função muito nobre de divulgarem uma cultura e tradição, a história do cotidiano das pessoas que viveram em lugares como aqueles. Sei que cometem exageros, mas é melhor haver lugares assim do que não haver lugar algum preocupado com este tipo de memória.

Meu email: marcelo.deolisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 12:31 PM   #3
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Gostei de ler que voluntários têm ido plantar orquídeas e bromélias no Parque e que , logo, haverá belos jardins destas espécies. ( Esta informação está no folheto que você escaneou). Isto enriquecerá mais ainda o local. Parece que nos fins-de-semana há apresentações de bandinhas o que pode ser interessante pra um turista em primeira viagem. Outra coisa que, certamente, farei , será ir naquela loja de " Photo Antiga" e levar de lembrança uma foto de eu vestido de colono. Haha.

Last edited by Marcelo Olisa; July 23rd, 2011 at 01:03 PM.
Old July 23rd, 2011, 12:46 PM   #4
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post

Foto 18: Interior da Casa do Baile. Em cima do balcão, à esquerda e sobre a toalha branca, as famosas cucas feitas ali mesmo.

Foto 19: Uma cuca mista de maçã e uvas que eu comprei ali. Custou R$ 5,00.

Foto 20: Detalhe das uvas sobre a cuca

Foto 21: Detalhe do corte lateral da cuca de uvas
Pesquisei no google e o nome original das " Cucas" era " Streuselkuchen". Além da cuca, acho interessante que os gaúchos chamam geléia de " Chimia" que é a forma aportuguesada mas com a mesma pronúncia de se dizer geléia em alemão que é Schmier" .

Quote:

Foto 23: Um dos fornos à lenha nos fundos da Casa do Baile, usado para a feitura das cucas.

É um verdadeiro museu da história do cotidiano ao mostrar não apenas onde se fazia , mas também o que se fazia , permitindo aos turistas provarem uma receita trazida pelos imigrantes.

Old July 23rd, 2011, 02:10 PM   #5
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3749

Achei o lugar lindíssimo !

Eu nunca fui na Aldeia do Imigrante, e vejo que é um passeio lindo !

Bah, tu te superou, este é um Thread com letra maiúscula, está excelente ! Adorei !

As fotos estão ótimas, e as explicações estão excelentes. Tá tão bonito que as fotos tem que ser vistas sem pressa, degustando cada uma delas.
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 02:12 PM   #6
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Este thread também é um tapa na cara dos que adoram resumir a fake as cidades da serra. Mas são apenas ignorantes, pois imaginam que um belo dia decidiram enfeitar toda a cidade pra ela ficar parecendo extrangeira.

O teu thread excelente ensina todo o contexto dessas cidades, e vemos que as construções atuais com jeito alemão ou bávaro tem um respaldo por trás delas: é uma decorrência esperada e natural que os filhos e netos de imigrantes construam uma vida e uma cidade do jeito que aprenderam e conheceram. Também cresceram aprendendo espalhar jardins floridos pela rua, nas casas... os canteiros com flores também são fake?
É como nas praias badaladas deste país, lindas, que se vê quiosques com teto de folhas de palmeira: hoje em dia não precisariam ser mais assim, mas como é uma técnica que naturalmente as pessoas presenciam geração após geração, e ainda por cima é bonito, natural que ainda hoje ela esteja aí, até mesmo de modo "fake", cheio de tecnologia e ar-condicionado por baixo. E isso é criticável? Claro que não. Os telhados de folhas de palmeiras tem todo o respaldo e história pra estarem aí. E são lindos !

Mesma coisa na serra gaúcha: saindo das avenidas caras, andando pelas ruazinhas... ou andado pelas estradas da serra... é impossível desviar o olhar do cenário interminável de construções típicas, genuinas, muitas antigas, feitas por gente simples que aprendeu a construir daquele jeito, gente simples que nem sabem o que é bávaro ou fake, mostrando claramente que há uma cultura genuina na alma de tudo na serra.

Last edited by portoimagem-II; July 24th, 2011 at 05:25 PM.
Old July 23rd, 2011, 02:23 PM   #7
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Adorei a cuca de maçã !

Mas porque parece um apfelstrudel , que eu adoro.

A cuca de uva também tá linda !
Old July 23rd, 2011, 02:37 PM   #8
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Old July 23rd, 2011, 02:46 PM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Foi um milagre ter-se conseguido preservar parte do acervo enxaimel porque na época de Vargas ( durante a Segunda Guerra Mundial) , se perseguiam os alemães e tudo o que se referia à sua cultura. Por isso , considero qualquer casinha enxaimel como uma obra de resistência cultural. E fico triste de ver tantas desfiguradas e prestes a cairem. A principal vitória dos que perseguiram a tudo que era alemão, foi criar uma mentalidade em vários teuto-brasileiros de que era vergonha se mostrar ou morar em locais que tivessem uma cultura tida como germânica. Vejam este vídeo!!!!

Old July 23rd, 2011, 04:01 PM   #10
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Há outro grande sítio histórico, e na Grande Porto Alegre:

Ponte feita pra Dom Pedro II passar:

image hosted on flickr

Na cachaçaria tá o nome do lugar: Buraco do Diabo

Muito mais pode ser visto neste maravilhoso thread : http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1218807
Old July 23rd, 2011, 04:06 PM   #11
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Porto Imagem,

O Sapox é apaixonado por este local chamado " Buraco do Diabo" ( Teufelsloch ) e eu gostaria demais de ir neste lugar quando eu for no Rio Grande do Sul!

Old July 23rd, 2011, 04:22 PM   #12
claudiotempejunior
Registered User

claudiotempejunior's Avatar

Likes (Received): 7

Que lugar charmoso e bem registrado por sua câmera, Rene!

A foto 01, do lago com o coreto, ficou demais!
claudiotempejunior no está en línea   Reply With Quote
Old July 23rd, 2011, 05:44 PM   #13
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Foto 22: Fogão à lenha na cozinha da Casa do Baile. A senhora que ali trabalha me disse que nessas chaleiras e bules há água quente que elas oferecem para quem chega ali com chimarrão.

Foto 70: A cultura tradicionalista gaúcha também presente no Museu

Nestas duas fotos acima, é interessante ver como os descendentes dos colonos , mesmo com o orgulho de sua raízes alemãs, se abrasileiraram e também têm orgulho de seu lado brasileiro ( gaúcho) tomando chimarrão e , até se vestindo como " prendas" e " peões".

Old July 23rd, 2011, 09:47 PM   #14
DEBAREMBAR
BIXUBES

DEBAREMBAR's Avatar

Likes (Received): 102

Excelente ! Rico em detalhes. O interior Gaúcho é tão deslumbrante, que nos deixa a sensacao de conhecermos muito pouco o nosso País. Lindo trabalho Rene. Valeu !
Old July 24th, 2011, 01:54 AM   #15
GersonLDN
-*-*-*-

GersonLDN's Avatar

Likes (Received): 2657

Ahhhhhh....foda-se minha dieta!!
Eu quero a Cuca de uvaaaaaaaaa...........
GersonLDN no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2011, 03:56 AM   #16
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Além da " Aldeia do Imigrante" há também algo parecido sendo construído em Canela e também em Lajeado. Vou deixar o link aqui para quem não viu o outro thread que mostra o Parque Histórico de Lajeado:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1050785

Old July 24th, 2011, 05:57 AM   #17
Harisson Souza
Feeling ܓ ܟ މ

Harisson Souza's Avatar

Que delícia de thread!

Tanto esse como o outro me passam uma sensação bem positiva da cidade, o diferente chama atenção!

As construções são realmente lindas, os doces parecem muito gostosos!!

As relíquias mostradas estão bem conservadas, sem falar nessas roupas a lá seculos atrás
xD

Parabéns Rene, também gostei bastante desse! Estou no aguardo da liberação das fotos do outro thread

#CoraçãoValente#
;Dilmais
Harisson Souza no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2011, 03:25 PM   #18
capilé de coração
Registered User

capilé de coração's Avatar

Likes (Received): 28

ahhhh, eu ja visitei esse parque, é muito tri mesmo, e tem cada peixe grande naquele lago, e aquelas cucas, me deu uma vontade de comer uma daquelas...
capilé de coração no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2011, 05:01 PM   #19
renie
Registered User

renie's Avatar

Likes (Received): 16

Lindíssmo...não dá pra tenter escolhter qual é a mais linda!!!
Concordo plenamente com portoimagem quando diz que as novas casas tem um que de enxaimel e muitos acham falso. Reportam à alma da cultura e estabelecem um tipo que faz as novas gerações mantem a identidade que por pouco não foi apagada totalmente durante a Segunda Guerra Mundial.
Parabéns mesmo...
renie no está en línea   Reply With Quote
Old July 24th, 2011, 09:47 PM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renie View Post
Lindíssmo...não dá pra tenter escolhter qual é a mais linda!!!
Concordo plenamente com portoimagem quando diz que as novas casas tem um que de enxaimel e muitos acham falso. Reportam à alma da cultura e estabelecem um tipo que faz as novas gerações mantem a identidade que por pouco não foi apagada totalmente durante a Segunda Guerra Mundial.
Parabéns mesmo...
Um texto pra refletir sobre isto que você falou:
http://gramadosite.com.br/cultura/au...una:1/xautor:1

Reply

Tags
brasil, nova petropolis, rio grande do sul, serra gaucha

Thread Tools

Posting Rules