daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old July 25th, 2011, 08:10 PM   #21
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 436

Que imagens fantásticas!!!!

E ainda há gente que reclama da atuação do Ministério Público... Quanta coisa teria sido preservada se houvesse um órgão que protegesse os interesses da sociedade há um tempo?
Deco no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 25th, 2011, 09:26 PM   #22
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Finalmente a criança nasceu. Meus parabéns! Está fantástico. Vc se superou.

Me sinto orgulhoso de ter colaborado neste magnífico trabalho em trazer de volta esta Sé demolida, um resgate do passado! parabéns. Ficou melhor que o esperado.

Finalmente Soteropolis1! Acho que desde a idéia já se passaram quase 4 meses. Mais uma vez, obrigado pela sua inestimável ajuda.

Quote:
Originally Posted by Cerrado View Post
Muito legal!
Obrigado Cerrado!

Quote:
Originally Posted by rodrigorc View Post
Muito bom.. Parece real..
Obrigado rodrigorc! Tentei trabalha pra deixar o mais próximo do real.

Quote:
Originally Posted by urbanrecycle View Post
Genial, belissimo trabalho

essa perspectiva hoje seria uma das mais belas do Centro Historico, uma pena que a Burrice de nossos Governantes tenham ajudado na destruição dela
Obrigado urbanrcycle, realmente, seria uma visão magnífica.

Quote:
Originally Posted by hobbes_ba View Post
O teaser não era propaganda enganosa.

Indubitavelmente um belíssimo trabalho.

Um crime sem reparação essa Catedral ter sido demolida.
Obrigado hobbes_ba, tentei não mostrar muito no teaser pra aguçar a curiosidade de vocês hehehe.

Quote:
Originally Posted by Augusto Fleury View Post
Parabéns por esse trabalho primoroso! Eu não tinha noção que a antiga Sé era tão bonita!

Eu gosto de fazer alguns trabalhos utilizando o google sketch up como base. Você pode me informar quais programas você utilizou?
Era justamente isso que queria, dar noção da jóia que foi perdida.

Utilizei: Google Earth + Sketchup +Vray + Photoshop

Obrigado!
Old July 25th, 2011, 09:38 PM   #23
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Originally Posted by evandro_rapid View Post
Catedral maravilhosa, um crime sua destruição, Salvador era esplêndida antigamente.
Um crime da pior espécie. Salvador perdeu várias preciosidades com essa.

Obrigado pela visita.

Quote:
Originally Posted by Tonho José View Post
TÔ besta!!! Perfeição! Belo trabalho.
Eu também tou besta Tonho. Até eu me surpreendi com o tamanho e beleza da Catedral.

Obrigado!

Quote:
Originally Posted by Izumy View Post
Perfeição, parabéns, realmente foi um crime destruir esse tesouro...

Ainda é esplêndida.
Obrigado Izumy!

Ainda é esplêndida? Essa igreja não existe mais, somente as fundações. Será que você está confundindo com a atual catedral?

Quote:
Originally Posted by vinex View Post
Parabéns pelo trabalho...
Uma pena a destruição de um patrimônio histórico tão rico, só depois de décadas podemos olhar para trás e ver as burradas que cometemos(como humanos)...
Obrigado vinex!

Pois é! E com certeza no futuro, nossos descendentes se arrependerão das burradas que cometemos hoje.

Quote:
Originally Posted by Wendell Rocha View Post

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
:

Parabéns por este magnífico trabalho!! É de doer o coração saber que foi destruída . Adorei a reconstituição de como ela seria integrada na paisagem. Seu trabalho merece ser descoberto por grandes jornais daí e publicados.
Abraço e continue cultivando seu talento!
Obrigado Marcelo! Usei o SSC visto a popularidade que as imagens publicadas aqui ganham.
Old July 25th, 2011, 09:45 PM   #24
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Originally Posted by DigoSSA View Post
Maravilha, Peixoto! Trabalho impecável.
Obrigado DigoSSA!

Quote:
Originally Posted by Kato View Post
Parabéns pelo trabalho e pela iniciativa!!
Obrigado Kato! A iniciativa surgiu do nada quando passava pelo local.

Quote:
Originally Posted by HigorSoaresS View Post
pq não reconstroem ela?
Também acho!

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post

Trabalho fantástico, sou fã de suas recriações. Fico revoltado com os crimes que já foram praticados à nossa cidade pelos préssimos governantes que possuímos. O consolo é que pelo menos boa parte do nosso patrimônio histórico ficou de pé e o desafio é a conservação e restauração do que sobrou.

Um pergunta: seria possível uma reconstrução do templo? Se fosse possível, voces concordariam?
Obrigado tony! Mas o nosso patrimônio que ficou de pé não me conforta, pelo contrário, fico aflito de ver o estado em que alguns se encontram.

A reconstrução do templo seria perfeitamente possível, vide a Igreja do Colégio dos Jesuítas de São Paulo que foi completamente reconstruída em 1954. Eu sou inteiramente A FAVOR de sua reconstrução.

Quote:
Originally Posted by Harisson Souza View Post
Meus Parabéns

Estou impressionado com o trabalho desempenhado! PerfeitO!!
Obrigado Harisson! Isso deu um trabalhão!
Old July 25th, 2011, 09:47 PM   #25
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 399

Quote:
Sei que muita gente , neste fórum, deve ter vontade de me apedrejar quando emito opiniões a favor de reconstruções de patrimônios destruídos pela ignorância de gente sem visão ( e que , para mim, cometeram crimes contra toda a nação deixando estes patrimônio ruir. No caso desta catedral , se fosse no tempo da inquisição , era capaz de alguém desenterrar os ossos de quem permitiu isto e tacavam fogo neles. ) mas é revoltante ver esta reconstituição e pensar que a igreja foi amputada da paisagem com a qual ela tanto formava um belo conjunto em vários ângulos ( algo bem típico de cidades coloniais brasileiras). Enfim, se não podemos, nos dias atuais, desejar reparar erros como estes porque seria fake... então vamos simplesmente lamentar e continuar a ver fotografias do que foi e pelo jeito jamais ( diga-se nos nossos tempos... porque no futuro creio que a mentalidade vai mudar em relação a isto entre os arquitetos) será como foi.
O grande desastre foi a terem demolido. Isso em 1933, qdo ja se esperaria haver uma maior consciencia do patrimonio artístico do país. E apenas para passar uma linha de bonde (hoje inexistente)!

O convento de Sta Tereza, que estava totalmente degradado e descaracterizado, e que hoje abriga o Museu de Arte Sacra da Bahia, mas que pelo menos estava em pé, foi totalmente restaurado na década de 50/60 e teve resgatada a sua forma externa e interna e hoje é uma das joias arquitetônicas da cidade. Tb a Sé de Olinda, PE, que chegou a adquirir um formato neogòtico, teve a fachada reconstruída conforme o original, ou próximo ao que seria.

Na Europa se reconstroi do zero o perdido, como estão fazendo em Dresden e em Moscou, cuja catedral do Cristo Salvador foi totalmente reconstruida, na base de fotos históricas, depois que Stalin a derrubou inteiramente. Aqui há essa corrente de pensamento que nada deve ser reconstruído. A igreja do Colégio, em SP, entretanto, foi totalmente reconstruída (e mal) e recriou o contexto histórico da área.

Essa Catedral tb o poderia ser, pois este trabalho magnífico de Peixoto prova que quando se quer, se faz. Mas estamos no Brasil e, particularmente, na Bahia, onde as prioridades são outras...
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2011, 09:57 PM   #26
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Originally Posted by Will_NE View Post
Ficou lindo DEMAIS! Seria tão bom se fizessem justiça e essa Catedral fosse reconstruída, para o bem da história e arquitetura da velha Cidade da Bahia!
Que bom que gostou Will! Obrigado.

Quote:
Sei que muita gente , neste fórum, deve ter vontade de me apedrejar quando emito opiniões a favor de reconstruções de patrimônios destruídos pela ignorância de gente sem visão ( e que , para mim, cometeram crimes contra toda a nação deixando estes patrimônio ruir. No caso desta catedral , se fosse no tempo da inquisição , era capaz de alguém desenterrar os ossos de quem permitiu isto e tacavam fogo neles. ) mas é revoltante ver esta reconstituição e pensar que a igreja foi amputada da paisagem com a qual ela tanto formava um belo conjunto em vários ângulos ( algo bem típico de cidades coloniais brasileiras). Enfim, se não podemos, nos dias atuais, desejar reparar erros como estes porque seria fake... então vamos simplesmente lamentar e continuar a ver fotografias do que foi e pelo jeito jamais ( diga-se nos nossos tempos... porque no futuro creio que a mentalidade vai mudar em relação a isto entre os arquitetos) será como foi.
Parece que é unanimidade o desejo de reconstrução.

Apesar dela ter sido vítima de uma fatalidade que foi o deslizamento da encosta à sua frente, me corta o coração saber do jeito com que essa catedral foi tratada.

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Belíssimo trabalho! Não só a Catedral, mas todo o conjunto de construções. Parabéns!!!
Obrigado BR 364!

O entorno foi feito somente para compor a paisagem da catedral, mas isso não lhe tira a precisão com que foi trabalhado. Notem que na imagem aparece a antiga Igreja de São Pedro dos Clérigos que rolou morro abaixo durante o grande deslizamento. Aparece também o Colégio dos Jesuítas colado com a atual catedral, do qual não sobrou absolutamente nada, a não ser pelas ruínas que se encontram sob a fonte luminosa ali instalada.

Quote:
Originally Posted by Deco View Post
Que imagens fantásticas!!!!

E ainda há gente que reclama da atuação do Ministério Público... Quanta coisa teria sido preservada se houvesse um órgão que protegesse os interesses da sociedade há um tempo?
Obrigado Deco!

Pois é. Acho que na maioria das vezes o MP antevém a atrocidades como a que fizeram com essa catedral.
Old July 25th, 2011, 10:07 PM   #27
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 284

Quote:

Na Europa se reconstroi do zero o perdido, como estão fazendo em Dresden e em Moscou, cuja catedral do Cristo Salvador foi totalmente reconstruida, na base de fotos históricas, depois que Stalin a derrubou inteiramente. Aqui há essa corrente de pensamento que nada deve ser reconstruído. A igreja do Colégio, em SP, entretanto, foi totalmente reconstruída (e mal) e recriou o contexto histórico da área.

Essa Catedral tb o poderia ser, pois este trabalho magnífico de Peixoto prova que quando se quer, se faz. Mas estamos no Brasil e, particularmente, na Bahia, onde as prioridades são outras...
Quote:
Originally Posted by Peixoto View Post
Parece que é unanimidade o desejo de reconstrução.

Apesar dela ter sido vítima de uma fatalidade que foi o deslizamento da encosta à sua frente, me corta o coração saber do jeito com que essa catedral foi tratada.
Finalmente achei gente que pensa como eu em relação às reconstruções. Eu sempre citei o caso de Dresden como exemplo. Lá podem justificar que uma guerra é que destruiu tudo mas aqui foi a ignorância que destruiu o patrimônio.Em ambos os casos foram atentados à memória e identidade nacionais. Eu já me envolvi em polêmicas sobre isto nos threads de reconstrução do Edifício Monroe no Rio e nos de se fazer releituras do enxaimel no Rio Grande do Sul e sempre achei que estava sozinho neste tipo de argumento. Tomara que mais gente na Bahia lute pra se tentar reerguer este monumento e os outros que o Peixoto citou aí que sofreram outros desastres que os levaram ao chão.

Meu email: marcelo.lisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2011, 11:12 PM   #28
Izumy
:)

Izumy's Avatar

Likes (Received): 2421

Quote:
Originally Posted by Peixoto View Post
Obrigado Izumy!

Ainda é esplêndida? Essa igreja não existe mais, somente as fundações. Será que você está confundindo com a atual catedral?
Me referi a salvador e não a catedral. O cara falou " salvador era esplêndia antigamente" aí eu falei "ainda é esplêndida".
Izumy no está en línea   Reply With Quote
Old July 25th, 2011, 11:23 PM   #29
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 343

Fantástico, trabalho primoroso.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2011, 12:26 AM   #30
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Iuri, sugiro que fotografe os espaços onde ficava esta Sé, pra mostrar o antes e depois. Na net já há muitas fotos em angulos similares. Seu trabalho está tão bem feito que até parecem fotos!
Minha contribuição para o "Antes e Depois".

Vista da Rua Misericórdia

1. Antes
Lateral da Catedral da Sé vista da Rua da Misericórdia

2. Agora (Rua alargada e igreja demolida, com o Palácio Arquiepiscopal ao fundo. Prédios, á direita, em estilo eclético, construidos, em bloco, em 1912, logo após o alargamento da rua).
image hosted on flickr

Centro Histórico por Célia Cerqueira, no Flickr

Last edited by Soteropolis1; July 26th, 2011 at 01:19 AM.
Old July 26th, 2011, 12:28 AM   #31
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Engraçado, ela é uma das únicas igrejas voltadas para o Oeste nessa região. As outras foram construídas "de costas" para a baía. Existe alguma explicação para isso?
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2011, 12:44 AM   #32
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post

Engraçado, ela é uma das únicas igrejas voltadas para o Oeste nessa região. As outras foram construídas "de costas" para a baía. Existe alguma explicação para isso?
Mostra a vocação marítima da cidade. A Sé Catedral saudava quem chegava a cidade pelo mar. Foi feita ali, bem na beira da encosta, exatamente com essa finalidade: ser vista do mar. O que acabou sendo a sua ruina! Os corrimentos de terra afetaram a sua estrutura.
Old July 26th, 2011, 12:45 AM   #33
tonyssa
.

tonyssa's Avatar

Deslizamentos de terra acompanham Salvador desde seus primórdios!!
tonyssa no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2011, 12:58 AM   #34
Peixoto
Registered User

Peixoto's Avatar

Quote:
Me referi a salvador e não a catedral. O cara falou " salvador era esplêndia antigamente" aí eu falei "ainda é esplêndida".
Aff Izumy, me desculpe a gafe. Eu é que fiz confusão.

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Fantástico, trabalho primoroso.
Obrigado jguima!

Quote:
Iuri, sugiro que fotografe os espaços onde ficava esta Sé, pra mostrar o antes e depois. Na net já há muitas fotos em angulos similares. Seu trabalho está tão bem feito que até parecem fotos!
Boa idéia Soteropolis1. Difícil vai ser conseguir tirar foto do frontispício, visto que os edifícios do comércio hoje encobrem aquela região.
Old July 26th, 2011, 02:11 AM   #35
PedroLacerda
Registered User

PedroLacerda's Avatar

Likes (Received): 1

Que espetáculo de imagens! omg!!
Old July 26th, 2011, 02:54 AM   #36
Terra Alagoana
by HUGO TORRES

Terra Alagoana's Avatar

Likes (Received): 112

Impressionado com a ignorância do ser humano que permitiu esse crime em 1933. Lamentável perda para o patrimônio histórico da Bahia e do Brasil.
Old July 26th, 2011, 03:30 AM   #37
eduardo76
Registered User

eduardo76's Avatar

Likes (Received): 339

Impressionante a beleza, uma pena que tenha sido demolida....
eduardo76 no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2011, 04:00 AM   #38
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 436

Quote:
Mostra a vocação marítima da cidade. A Sé Catedral saudava quem chegava a cidade pelo mar. Foi feita ali, bem na beira da encosta, exatamente com essa finalidade: ser vista do mar. O que acabou sendo a sua ruina! Os corrimentos de terra afetaram a sua estrutura.
Igual àquela igreja dos Aflitos.
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old July 26th, 2011, 04:15 AM   #39
Rodrigo Guidotti
Progredir sem cessar

Rodrigo Guidotti's Avatar

Likes (Received): 82

Imagens espetaculares. Parabéns pelo trabalho excelente, pelo thread edificante.

Old July 26th, 2011, 04:20 AM   #40
evandro_rapid
Jesus, minha salvação.

evandro_rapid's Avatar

Likes (Received): 20

Quote:
Não quis dizer que não é linda hoje em dia, mas na minha opinião baseado por essas fotos e reconstituições antigas essa parte de Salvador era mais interessante antigamente.
evandro_rapid no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules