daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread Display Modes
Old July 28th, 2011, 08:52 PM   #1
Suburbanist
SPQR

Suburbanist's Avatar

Likes (Received): 1089

Mercado especula com novo polo de escritórios na zona sul de SP

A extensão da avenida Chucri Zaidan, na zona sul de São Paulo, pode se tornar o maior polo de escritórios da cidade: os 872 mil m² existentes até 2016 serão o dobro da oferta da avenida Paulista e 40% superiores à da avenida Faria Lima, informam Natália Paiva e Tatiana Resende em reportagem na Folha desta quinta-feira.

A projeção é da consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle. Serão ao menos R$ 700 milhões de aluguel ao ano, pagos por bancos, seguradoras, farmacêuticas, teles, eletrônicas, montadoras e grupos de óleo e gás, que já indicaram interesse no local.

As maiores construtoras do país já apresentaram propostas à prefeitura, que está a um passo de aprovar o novo distrito na área hoje ocupada por galpões e velhas fábricas.

A demanda é forte: a taxa de vacância do mercado de escritórios de alto padrão em São Paulo encerrou junho em 5%, um dos patamares mais baixos desde 1988, segundo a CB Richard Ellis.

Incorporadoras e prefeitura afirmaram à Folha a intenção de que o novo polo tenha mais multiuso --incluindo residências e comércio no mix das construções--, mais áreas verdes e calçadas mais largas, rompendo com o "modelo Faria Lima", que vinha dando o tom da expansão dos escritórios AAA.

Sponsored Links

Old July 28th, 2011, 09:00 PM   #2
Romão
#CAFETINA ROUSSEFF

Romão's Avatar

Likes (Received): 241

Uma questão pertinente foi levantada na matéria da folha, e regiões onde já está "tudo" pronto, como mooca e adjs? metrô perto, vias de acesso, coladinho ao centro... e necessitam de revitalização? pq não começar com esse tipo de projeto por lá?
De qualquer forma o projeto da Chucri zaidan me agrada muito, não vejo a hora de ver aquilo ali cheio de edfs modernosos, calçadas padronizadas e se vier com "vida" restaurantes, bares, lojas e movimentação nos fins de semana será ótimo, uma coisa que me entristece na Berrini e Faria Lima é ver como fica morto fora do horário comercial e nos finds, jamais moraria no entorno das duas, acho tão "impessoal"...
Old July 28th, 2011, 09:03 PM   #3
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Teve um colega (não me lembro quem) que postou em algum thread que o novo eixo financeiro de SP seria entre a Barra Funda e o Brás, revitalizando de passagem todo o Centro Velho. Há alguma coisa nesse sentido?
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2011, 09:19 PM   #4
giselehaslice
meurosto

giselehaslice's Avatar

Likes (Received): 6

Que bom! E so espero que essa area seja "com vida" no futuro como Romao disse, pq Faria Lima e Vila Olimpa sao chatos nos fins de semana. Precisam restuarantes bons, lojas bacanas e coisas intersantes para ficar um novo "centro de verdade."

TchauTchau
giselehaslice no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2011, 09:25 PM   #5
J Simpson Br
Registered User

J Simpson Br's Avatar

Likes (Received): 112

Aqui,a matéria completa(só não tenho link)

Quote:
Originally Posted by J Simpson Br View Post

Mercado especula com novo polo de escritórios na Chucri Zaidan, em SP

Plano apresentado à prefeitura prevê 872 mil m² até 2016, o dobro de toda a avenida Paulista

Empreiteiras têm projetos prontos e fila de clientes; estimativa é de R$ 700 milhões em aluguéis por ano

A extensão da avenida Chucri Zaidan, na zona sul de São Paulo, pode se tornar o maior polo de escritórios da cidade: os 872 mil m² existentes até 2016 serão odobro da oferta da av. Paulista e 40% superiores à da Faria Lima.

A projeção é da consultoria imobiliária Jones Lang LaSalle. Serão ao menos R$ 700 milhões de aluguel ao ano, pagos por bancos, seguradoras, farmacêuticas, teles, eletrônicas, montadoras e grupos de óleo e gás, que já indicaram interesse no local.

As maiores construtoras do país já apresentaram propostas à prefeitura, que está a um passo de aprovar o novo distrito, segundo a Folha apurou, na área hoje ocupada por galpões e velhas fábricas.

A demanda é forte: a taxa de vacância do mercado de escritórios de alto padrão em São Paulo encerrou junho em 5%, um dos patamares mais baixos desde 1988, segundo a CB Richard Ellis.

A concentração financeira já migrou do centro histórico para a av. Paulista nos anos 1970; de lá para a Faria Lima nos anos 1990; e depois para a av. Berrini, da qual a Chucri Zaidan é uma extensão.

Incorporadoras e prefeitura prometem ruptura com o “modelo FariaLima”, que vinha dando o tom da expansão dos escritórios AAA.

O modelo, criticado por urbanistas, engloba calçadas estreitas e longos quarteirões, térreos fechados ao público e poucas áreas verdes, e prédios de um só uso, o que inviabiliza circulação aos finais de semana e à noite.

No atual Código de Obras, aprovado nos anos 1970, edifícios têm de ter recuo de cinco metros da rua, e o uso misto é desencorajado, o que transformou lojas e bares no térreo de torres de escritórios uma raridade.

Incorporadoras e prefeitura afirmaram à Folha a intenção de que o novo polo tenha mais multiuso, mais áreas verdes e calçadas mais largas.

MULTIUSO

Um dos projetos principais é o complexo de residências, escritórios e comércio da Odebrecht Realizações Imobiliárias, que vai ocupar terreno de 82 mil m² na ex-fábrica de bicicletas Monark. Segundo Paulo Melo, diretor de incorporação, projetos de uso misto são mais valorizados.

Odair Senra, do SindusCon-SP (sindicato da construção), diz que produtos desse tipo se tornam mais viáveis com o mercado aquecido. “As coisas mais complexas acabam acontecendo, saindo um pouco do feijão com arroz.”

A Yuny Incorporadora tem dois projetos de uso misto na região. O mais adiantado deve começar a ser construído em 2012 num terreno de 13 mil m² e VGV (ValorGeral de Vendas) de R$ 500 milhões.

Os seis primeiros andares terão salas comerciais de 35 m². Nessa base comum serão erguidas duas torres de 27 andares, uma comercial e outra residencial,com apartamentos de 50 m² a 100 m².

“As salas comerciais atraem investidores e pequenas empresas, e o prédio corporativo, grandes empresas. O residencial também é atraente para executivos jovens, que procuram apartamento na região onde trabalham”, diz Fábio Romano, diretor da Yuny.

Para valorizar o passeio e o pedestre, a prefeitura obrigou as construtoras a doar uma faixa de dois metros de largura na frente dos prédios.

Mas um dos problemas na Operação Urbana Faria Lima, por exemplo, segundo urbanistas, é que a legislação exigia até a criação de bulevares –o que jamais foi feito.
J Simpson Br está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 28th, 2011, 09:25 PM   #6
PHCastro
Registered User

PHCastro's Avatar

Likes (Received): 17

Quote:
Originally Posted by Yuri S Andrade View Post
Teve um colega (não me lembro quem) que postou em algum thread que o novo eixo financeiro de SP seria entre a Barra Funda e o Brás, revitalizando de passagem todo o Centro Velho. Há alguma coisa nesse sentido?
Não é bem a criação de um novo eixo financeiro, mas sim a revitalização deste espaço e implantação de novas infraestruturas. Haverá também novas zonas comerciais e de uso misto, mas não há nada muito definido ainda.
A Prefeitura de São Paulo lançou, há pouco tempo, o edital de licitação pra contratar o consórcio responsável pelos estudos urbanísticos para embasar essa operação urbana (Lapa-Brás), que deverá contemplar, entre outras coisas, o enterramento da via férrea existente no trecho e a criação de uma avenida semi-expressa em superfície, bem como a derrubada do minhocão.
PHCastro no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2011, 09:33 PM   #7
bruxharris
Registered User

bruxharris's Avatar

Likes (Received): 7

Não acho que esses escritórios Triple A um dia se mudem para o centro, não ao menos na proporção que está ocorrendo atualmente com a Chucri Zaidan.
Outra coisa é a localização, os empresários apenas precisam atravessar a Marginal pra chegar em casa, muito prático para eles.

Quote:
Originally Posted by giselehaslice View Post
Que bom! E so espero que essa area seja "com vida" no futuro como Romao disse, pq Faria Lima e Vila Olimpa sao chatos nos fins de semana. Precisam restuarantes bons, lojas bacanas e coisas intersantes para ficar um novo "centro de verdade."

TchauTchau
No texto disponível para assinantes diz exatamente sobre isso, que a intenção da Prefeitura é que no novo polo os edifícios tenham mais espaço multiuso, como no térreo para restaurantes, lojas, bar... etc, um maior convívio público.

Last edited by bruxharris; July 28th, 2011 at 09:44 PM.
bruxharris no está en línea   Reply With Quote
Old July 28th, 2011, 10:30 PM   #8
RobertoBancrofth
Registered User

RobertoBancrofth's Avatar

Likes (Received): 77

Bom para a cidade de São Paulo
RobertoBancrofth no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 09:19 AM   #9
arthur.leao
Registered User

arthur.leao's Avatar

Likes (Received): 164

As linhas lilás e ouro do metrô contemplarão essas áreas, ou estou enganado?
arthur.leao no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 10:04 AM   #10
Suburbanist
SPQR

Suburbanist's Avatar

Quote:
Originally Posted by arthur.leao View Post
As linhas lilás e ouro do metrô contemplarão essas áreas, ou estou enganado?
A Linha 17 passa por perto, assim como a linha 9 - Turmalina.

O aumento da largura das calçadas é positivo, mas a redução do recuo, não. Jamais. Espero que a própria demanda de mercado reveja essa ideia. Quanto maior o recuo frontal, mais arejado o prédio.
Old July 29th, 2011, 05:52 PM   #11
RobertoBancrofth
Registered User

São paulo nessa zona poderia criar um centro financeiro assim como Moscou, no Mocow Business Center
Old July 29th, 2011, 06:01 PM   #12
felipeskyscraper2
Registered User

felipeskyscraper2's Avatar

Likes (Received): 173

Quote:
Originally Posted by RobertoBancrofth View Post
São paulo nessa zona poderia criar um centro financeiro assim como Moscou, no Mocow Business Center
Ah muio tempo ..já deveria ter feito isso
Old July 29th, 2011, 09:34 PM   #13
Menestrel
Registered User

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by RobertoBancrofth View Post
Sem dúvida...
Mas a grande vantagem que eu vejo nestas expansões do mercado imobiliário, quer seja na área corporativa ou residencial, é que regiões degradadas e de baixa renda vão ganhando cara nova e isto é bom para a cidade...
Ali mesmo nesta região, veja só o que está acontecendo...
Parte da temida avenida cupecê e seu entorno já está sendo "invadida" por prédios de alto e médio padrão mudando o visual do lugar, trazendo calçadas novas, paisagismo, arborização... Começando na região de Santo Amaro e já indo em direção à Cidade Ademar, que é um dos bairros mais detonados de SP... Quem diria?
Menestrel no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 12:47 AM   #14
RobertoBancrofth
Registered User

Quote:
Originally Posted by felipeskyscraper2 View Post
Ah muio tempo ..já deveria ter feito isso
Concordo, como as grandes cidades globais

Quote:
Originally Posted by Menestrel View Post
Sem dúvida...
Mas a grande vantagem que eu vejo nestas expansões do mercado imobiliário, quer seja na área corporativa ou residencial, é que regiões degradadas e de baixa renda vão ganhando cara nova e isto é bom para a cidade...
Parte da temida avenida cupecê e seu entorno já está sendo "invadida" por prédios de alto e médio padrão mudando o visual do lugar, trazendo calçadas novas, paisagismo, arborização... Começando na região de Santo Amaro e já indo em direção à Cidade Ademar, que é um dos bairros mais detonados de SP... Quem diria?
Então isso que vc disse é verdade, mas cidades como Paris e Nova York tem um centro financeiro consolidado a décadas, La Defense e Times Square, então a cidade de São Paulo poderia criar um não precisa ser necessariamente uma avenida, e sim uma região com edifícios maiores aumentando a capacidade de instalação de empresas na região, e assim proporcionar até uma região turística para a cidade e bonita se for criada com um urbanismo e arquitetura d qualidade, mas estamos no Brasil esquece
Old July 30th, 2011, 01:35 AM   #15
Slice Shot
BANNED

Likes (Received): 3

Quote:
Sem dúvida...
Ainda que eu gostaria muito ver pelo menos uns 20 edifícios acima de 250 metros na cidade, sempre pensei assim e concordo plenamente com o que você disse, graças a isso a cidade está ficando cada dia mais compacta e não sobram mais áreas para invasões e formação de favelas no núcleo urbano da cidade ao mesmo tempo que outras favelas estão sendo removidas e urbanizadas, isso desvincula a imagem da cidade a pobreza e e faz com que as favelas sejam cada vez mais raras dentro da capital e RM...
Slice Shot no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 03:38 AM   #16
Lukinhaaaz
Registered User

Lukinhaaaz's Avatar

Likes (Received): 21

Quote:
Sem dúvida...
Concordo [2]

Aliás, é muito bom ver opiniões positivas e otimistas perante a muitas situações. Diferente de deploráveis comentários que somos obrigados à ler, infelizmente. Mas, antes poucos otimistas do que muitos reclamando sentados no sofá.

Portfólio
Lukinhaaaz no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 03:50 AM   #17
TôBrabo
Registered User

TôBrabo's Avatar

Fico imaginando como seria se os principais centros financeiros de São Paulo (Centro, Paulista e os novos) fossem juntos, bem definidos. Não sei se seria bom ou ruim (acho que ruim, todas as outras cidades grandes e desenvolvidas do mundo tem mais de um). Mas está ótimo assim
TôBrabo no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2011, 02:42 AM   #18
Rodrigo Guidotti
Progredir sem cessar

Rodrigo Guidotti's Avatar

Likes (Received): 76

Quote:
Originally Posted by Suburbanist View Post
A Linha 17 passa por perto, assim como a linha 9 - Turmalina.

O aumento da largura das calçadas é positivo, mas a redução do recuo, não. Jamais. Espero que a própria demanda de mercado reveja essa ideia. Quanto maior o recuo frontal, mais arejado o prédio.
Linha 9 - Esmeralda, não?

Meus threads: Porto Alegre Santos São Paulo de carro Manaus
Rodrigo Guidotti no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2011, 03:34 AM   #19
Menestrel
Registered User

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by Slice Shot View Post
Ainda que eu gostaria muito ver pelo menos uns 20 edifícios acima de 250 metros na cidade, sempre pensei assim e concordo plenamente com o que você disse, graças a isso a cidade está ficando cada dia mais compacta e não sobram mais áreas para invasões e formação de favelas no núcleo urbano da cidade ao mesmo tempo que outras favelas estão sendo removidas e urbanizadas, isso desvincula a imagem da cidade a pobreza e e faz com que as favelas sejam cada vez mais raras dentro da capital e RM...
Aí é que esta a questão Slice Shot! Eu sincermente sou muito mais uma cidade como SP do que Mumbai...
Lá eles concentram os investimentos em áreas limitadas onde fazem supertalls e tudo mais, mantendo uma cidade miserável onde 40% vive em favelas, fora os bairros precários. Quatro vezes mais do que em SP!
Se este "espalhamento" imobiliário é bom para mudar a cara de várias regiões da cidade, eu aprovo!
Se pintar só dois ou três "altões" (de preferência na marginal Pinheiros), já ia ficar bacana!
Menestrel no está en línea   Reply With Quote
Old August 2nd, 2011, 02:26 PM   #20
Suburbanist
SPQR

Suburbanist's Avatar

Quote:
Aí é que esta a questão Slice Shot! Eu sincermente sou muito mais uma cidade como SP do que Mumbai...
Lá eles concentram os investimentos em áreas limitadas onde fazem supertalls e tudo mais, mantendo uma cidade miserável onde 40% vive em favelas, fora os bairros precários. Quatro vezes mais do que em SP!
Se este "espalhamento" imobiliário é bom para mudar a cara de várias regiões da cidade, eu aprovo!
Se pintar só dois ou três "altões" (de preferência na marginal Pinheiros), já ia ficar bacana!
Olha, se formos contar todas as áreas de "bairros precários" e favelões melhorados da RMSP, acho que passa fácil de 30%, não? Metade da Zona Norte já é precaríssima, por exemplo.

Se formos observar o percentual de edificações que obedece ao plano diretor e código de obras e posturas municipais, acho que facilmente uns 40% caem na categoria "irregularidades consideráveis".

Reply

Thread Tools
Display Modes Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules