daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old July 29th, 2011, 03:36 PM   #1
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 4023

Concórdia (SC), Erechim (RS), Passo Fundo (RS) e Bento Gonçalves (RS) em algumas fotos minhas!

Aqui vão algumas fotos da minha última viagem! Percorremos boa parte de SC em direção ao Oeste, e depois seguimos para a Serra Gaúcha, retornando pela Serra Catarinense. As fotos estão em um tamanho maior, mas são poucas, então acho que não deve demorar muito para carregar. Ah, não fotografei todas as cidades e nem tirei muitas fotos ao nível da rua, então fico devendo isso para um próximo thread. Para quem se interessar, aqui estão as fotos de Gramado que fiz da última vez que estive por lá, já que dessa vez acabei nem fotografando muita coisa dessa cidade.

O caminho percorrido:

1. Concórdia (SC), município do Oeste catarinense com aproximadamente 70 mil habitantes (56 mil na área urbana). O relevo é bem típico daquela região, ou seja, bastante acidentado...

2. Densidade da região central de Concórdia...

3. Panorâmica mostrando parte da região central e bairros adjacentes...

4. Os morros são ocupados por bairros com boas casas, já que a cidade tem pouca pobreza...

5. O relevo extremamente ondulado engana, mas as casas em primeiro plano já são periferia, distantes alguns quilômetros da região central...
>>>>>>>>>>>>

6. Já em outro local, e o destaque fica por conta do belo edifício envidraçado hehe...

7. Aqui já em outro morro haha, gostei dessa...

8. Definitivamente não parece ser o lar de apenas 56 mil pessoas (na área urbana)...

9. Outra panorâmica, outro morro...
>>>>>>>>>>>>

10. Um pouco de zoom, e morros com boas casas com excelentes vistas...

11. Aqui já em solo gaúcho, uma panorâmica de Erechim (RS), município com aproximadamente 100 mil habitantes...
>>>>>>>>>>>>

12. Zoom...

13. Aqui é Passo Fundo (RS), uma cidade muito bonita e que merecia uma foto melhor do que essa haha, mas infelizmente é o que tem pra hoje. A população dela é de cerca de 185 mil...

14. Já em Bento Gonçalves (RS), uma cidade bonita, bem cuidada e que gosto muito. Tem aproximadamente 110 mil habitantes...

15. O edifício envidraçado é um hotel...

16.

17. Muito bacana essa densidade subindo os morros hehe...

18. Uma ladeira e uma igreja...

19. Trilhos desativados (?)...

20. Zoom...

21. O que mais se vê em Bento: ladeiras...

22.

23.

24. Muito verticalizada, e com prédios no geral bonitos...

25. Notem como o tempo estava fechando. Alguns minutos depois caiu o maior temporal haha...

26. Um zoom nas casinhas típicas de Bento Gonçalves...

27.

28. Essa cidade eu fotografei da janela do hotel onde ficamos hospedados, mas não sei se é Farroupilha (16 km de BG) ou Caxias do Sul (30 km de BG). Talvez algum gaúcho saiba...

29.

30. Esse é um distrito (?) de Caxias do Sul, Galópolis. Lugarzinho bucólico e repleto de casinhas típicas italianas, gostei muito...

31.

32. Descendo e subindo em direção de Nova Petrópolis/Gramado/Canela. Essa é uma das várias casinhas na beira da rodovia...

33. O enxaimel gaúcho... e é isso!

Last edited by Barriga-Verde; July 29th, 2011 at 03:41 PM.
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 29th, 2011, 04:05 PM   #2
Positronn
Registered User

Positronn's Avatar

Likes (Received): 1059

Excelente thread! Belíssimas fotos, alguns ângulos bem interessantes. O tamanho das fotos ficou bom haha

Que pena que a foto de Passo Fundo ficou embaçada, se só passaram por ela, fica difícil mesmo tirar boas fotos em movimento. A qualidade e aparência dos prédios de Bento Gonçalves me impressionou! Gostei mais do "skyline", do conjunto, do que o de Caxias do Sul, ou de Concórdia (depende muito do ângulo também).
Positronn no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 04:06 PM   #3
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 277

Gostei de todas as cidades desse thread!
Concórdia realmente impressiona pela densidade, ainda mais pelo fato de ter apenas 56 mil habitantes na zona urbana. Parece ser uma cidade muito dinâmica e próspera.
Bento Gonçalves também impressiona pela densidade.
A foto 30 é muito legal, o distrito e a cachoeira!
Parabéns pelo belo thread com lindas cidades e paisagens!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 04:17 PM   #4
DSoares
terra da buRRocracia

DSoares's Avatar

Likes (Received): 229

Belas fotos de belas cidades!!! Pena que de Erechim não abriu nenhuma, mas de Bento sim...

Bento é muito bonita, pessoal...a região central é toda ajeitada, com bons prédios e bons restaurantes. Magnífico!

Galópolis até onde eu sei é um distrito de Caxias do Sul, sim...
DSoares no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 04:40 PM   #5
dberg242
Santa Catarina

dberg242's Avatar

Likes (Received): 457

Muito legal o thread. As cidades realmente parecem ter mais habitantes pela densidade da área central.
Belas fotos, Barriga !
Valeu !

"Construa alto, mas construa com qualidade e bom gosto. Sem ferir os olhos de quem olha e sem ofuscar a natureza em volta."
dberg242 no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 05:35 PM   #6
eduardoazul
Embaixador de Castelo.

eduardoazul's Avatar

Likes (Received): 3823

Rapaz, Concordia é incrível, parece que tem muito mais habitantes e sem sombra de dúvida é uma cidade arrojada e desenvolvida.
As demais também são super legais, me simpatizei muito com Galópolis, melhor que muita cidade sede por aí!
Old July 29th, 2011, 05:49 PM   #7
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Quote:
Originally Posted by Positronn View Post
Excelente thread! Belíssimas fotos, alguns ângulos bem interessantes. O tamanho das fotos ficou bom haha

Que pena que a foto de Passo Fundo ficou embaçada, se só passaram por ela, fica difícil mesmo tirar boas fotos em movimento. A qualidade e aparência dos prédios de Bento Gonçalves me impressionou! Gostei mais do "skyline", do conjunto, do que o de Caxias do Sul, ou de Concórdia (depende muito do ângulo também).
Opa, valeu! Então, entramos em Passo Fundo, mas foi coisa rápida, aí nem fotografei haha. A cidade é bonita, tem ruas largas, ladeiras, prédios charmosos, uma pena eu não ter ficado mais tempo por lá! Quanto aos edifícios, Concórdia têm muitos antigos, já que a verticalização da cidade vem de décadas atrás. Já os lançamentos recentes tem abusado em cores e detalhes extravagantes, além de serem meio blocudos. Mas a cidade tem bons exemplares tanto residenciais quanto comerciais.

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Gostei de todas as cidades desse thread!
Concórdia realmente impressiona pela densidade, ainda mais pelo fato de ter apenas 56 mil habitantes na zona urbana. Parece ser uma cidade muito dinâmica e próspera.
Bento Gonçalves também impressiona pela densidade.
A foto 30 é muito legal, o distrito e a cachoeira!
Parabéns pelo belo thread com lindas cidades e paisagens!
A cidade é próspera, sim! Tem indicadores sociais bastante elevados, é sede de várias empresas importantes (Sadia, Coopercarga, Embrapa) e o seu PIB também é elevado. O problema é a localização de Concórdia, que acaba por influenciar uma região pequena (apenas sua microrregião de 150 mil habitantes), já que "compete" com outros pólos importantes como Chapecó a Oeste, Joaçaba a Leste e Erechim ao Sul. Valeu!

Quote:
Originally Posted by DSoares View Post
Belas fotos de belas cidades!!! Pena que de Erechim não abriu nenhuma, mas de Bento sim...

Bento é muito bonita, pessoal...a região central é toda ajeitada, com bons prédios e bons restaurantes. Magnífico!

Galópolis até onde eu sei é um distrito de Caxias do Sul, sim...
Aqui está abrindo normalmente! Eu também gosto muito de Bento Gonçalves, e prefiro a cidade do que Gramado por exemplo hehe. Valeu pelo comentário.

Quote:
Originally Posted by dberg242 View Post
Muito legal o thread. As cidades realmente parecem ter mais habitantes pela densidade da área central.
Belas fotos, Barriga !
Valeu !
Opa, obrigado!

Quote:
Originally Posted by eduardoazul View Post
Rapaz, Concordia é incrível, parece que tem muito mais habitantes e sem sombra de dúvida é uma cidade arrojada e desenvolvida.
As demais também são super legais, me simpatizei muito com Galópolis, melhor que muita cidade sede por aí!
Pois é, como eu disse acima, a cidade tem um bom nível de desenvolvimento. Valeu pela visita.
Old July 29th, 2011, 06:53 PM   #8
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1171

Ótimo thread, barriga. Gostei das fotos, sobretudo as de Bento Gonçalves - que infelizmente não conheço muito bem. Impressionante a verticalização dessas cidades. Concórdia aparenta ser muito maior.

Galópolis (que é sim distrito de Caxias do Sul) é linda!
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 06:54 PM   #9
schmidt
Registered User

schmidt's Avatar

Likes (Received): 44

Região super desenvolvida essa entre o oeste catarinense e o nordeste gaúcho, talvez uma das zonas do país onde mais se ande 'continuamente' entre municípios de alto IDH heheheh.

Boas as fotos, gostei muito de Bento Gonçalves e lembrou um pouco Joaçaba, onde eu tava essa semana.

Valeu Pança-Verde!
schmidt no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 06:58 PM   #10
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 572

Legais as fotos, Barriga-Verde.

O relevo de Concórdia é acidentado porque ela fica no Vale do Alto Uruguai (é assim como chamamos aquela região do lado gaúcho da divisa), embora ela não fique imediatamente na beira do rio. É assim também do outro lado da divisa e ao longo de todo o rio Uruguai entre RS e SC.

Sinto falta de mais fotos de cidades gaúchas do noroeste, como Erechim e Passo Fundo, e do oeste de SC. Precisamos de foristas-fotógrafos daquelas regiões. Se não fosse tão longe de POA, eu certamente fotografaria essas cidades.

A cidade da foto 28 deve ser realmente Farroupilha, já que Caxias do Sul fica após Farroupilha e no mesmo sentido se traçássemos uma linha reta entre Bento e Caxias. Assim, se fosse Caxias do Sul, deveria aparecer Farroupilha antes e na mesma foto.

Galópolis é realmente um distrito de Caxias do Sul, mas com características próprias, dando a impressão de que é uma outra cidade. Eu conheço o ponto onde você tirou a foto, que fica na beira da BR-116. Bem ali há uma placa dizendo que ali inicia a zona urbana de Caxias do Sul.

Gosto muito do estilo de casas como a da foto 32. São características também de cidades de colonização alemã, embora não sejam enxaimel.

Onde foi tirada a foto 33?

Parabéns pelo thread!
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 07:00 PM   #11
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 572

Quote:
Originally Posted by schmidt View Post
Região super desenvolvida essa entre o oeste catarinense e o nordeste gaúcho, talvez uma das zonas do país onde mais se ande 'continuamente' entre municípios de alto IDH heheheh.

Boas as fotos, gostei muito de Bento Gonçalves e lembrou um pouco Joaçaba, onde eu tava essa semana.

Valeu Pança-Verde!
Não é nordeste gaúcho. Ali é noroeste. O nordeste gaúcho é onde está Gramado, Canela e os Campos de Cima da Serra.
renehass no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 07:21 PM   #12
Bruno Ctba
Registered User

Bruno Ctba's Avatar

Likes (Received): 96

Excelente thread, as cidades se parecem, em comum a forte verticalização para a população que possuem.
Bruno Ctba no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 07:27 PM   #13
AcesHigh
Taking On The World

AcesHigh's Avatar

Likes (Received): 2644

Renê, é IMPOSSÌVEL Passo Fundo ser no norOESTE gaúcho!!
Old July 29th, 2011, 07:47 PM   #14
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Ótimo thread, barriga. Gostei das fotos, sobretudo as de Bento Gonçalves - que infelizmente não conheço muito bem. Impressionante a verticalização dessas cidades. Concórdia aparenta ser muito maior.

Galópolis (que é sim distrito de Caxias do Sul) é linda!
Não deixe de conhecer Bento Gonçalves se passar pela Serra Gaúcha, a cidade é muito bonita e têm boas opções (de hotéis/restaurantes).

Quote:
Originally Posted by schmidt View Post

Valeu Pança-Verde!
Pois é, também acho isso. Concórdia/Joaçaba guardam semelhanças com as cidades dessa região sim, até porque boa parte do fluxo dos imigrantes italianos que chegaram nessas cidades eram provenientes da região de Bento Gonçalves. Já os alemães migraram da região de Lajeado.

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Legais as fotos, Barriga-Verde.

O relevo de Concórdia é acidentado porque ela fica no Vale do Alto Uruguai (é assim como chamamos aquela região do lado gaúcho da divisa), embora ela não fique imediatamente na beira do rio. É assim também do outro lado da divisa e ao longo de todo o rio Uruguai entre RS e SC.
Exatamente, conheço bem toda a região pois sou natural de Concórdia, cidade onde morei até o início de 2006 hehe.

Quote:
Sinto falta de mais fotos de cidades gaúchas do noroeste, como Erechim e Passo Fundo, e do oeste de SC. Precisamos de foristas-fotógrafos daquelas regiões. Se não fosse tão longe de POA, eu certamente fotografaria essas cidades.
Eu até vou com uma certa frequência para o Oeste, quem sabe eu me programe e faça alguns threads de lá.

Quote:
A cidade da foto 28 deve ser realmente Farroupilha, já que Caxias do Sul fica após Farroupilha e no mesmo sentido se traçássemos uma linha reta entre Bento e Caxias. Assim, se fosse Caxias do Sul, deveria aparecer Farroupilha antes e na mesma foto.
Eu imaginei que talvez fosse Caxias pela quantidade de edifícios (Farroupilha não me pareceu tão verticalizada). Isso sem falar na posição deles, no alto do morro, quando a impressão que se tem em Farroupilha é que eles estão meio dispersos, mais nas baixadas.

Quote:
Galópolis é realmente um distrito de Caxias do Sul, mas com características próprias, dando a impressão de que é uma outra cidade. Eu conheço o ponto onde você tirou a foto, que fica na beira da BR-116. Bem ali há uma placa dizendo que ali inicia a zona urbana de Caxias do Sul.

Gosto muito do estilo de casas como a da foto 32. São características também de cidades de colonização alemã, embora não sejam enxaimel.

Onde foi tirada a foto 33?

Parabéns pelo thread!
Casas no estilo da 32 são absolutamente comuns aqui nos vales de SC também. A da foto 33 fica num desvio do pedágio que tem entre Galópolis e Nova Petrópolis, numa estradinha de terra bucólica que margeia um riozinho. Por lá há outras casas simpáticas.

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Não é nordeste gaúcho. Ali é noroeste. O nordeste gaúcho é onde está Gramado, Canela e os Campos de Cima da Serra.
Realmente é Noroeste (mesorregião), apesar de geograficamente Passo Fundo estar no "centro-norte", talvez levemente deslocada para o leste do estado.

Quote:
Originally Posted by Bruno Ctba View Post
Excelente thread, as cidades se parecem, em comum a forte verticalização para a população que possuem.
Sem dúvidas, e também se assemelham no tipo de colonização/arquitetura antiga.

Quote:
Originally Posted by AcesHigh View Post
Renê, é IMPOSSÌVEL Passo Fundo ser no norOESTE gaúcho!!
Como eu disse antes, a mesorregião de Passo Fundo realmente é a Noroeste, porém o município fica mais para leste do que para oeste hehe.
Old July 29th, 2011, 08:02 PM   #15
Izumy
:)

Izumy's Avatar

Likes (Received): 3170

Gostei de concórdia!
Izumy no está en línea   Reply With Quote
Old July 29th, 2011, 08:41 PM   #16
FloripaNation
Não creio no que não vejo

FloripaNation's Avatar

Likes (Received): 2313

Gostei de todas...
Old July 29th, 2011, 09:53 PM   #17
jffaraco
Paranoid Android

jffaraco's Avatar

Likes (Received): 3773

Sempre me impressiono com a densidade/verticalização das cidades do oeste. Ficam todas com cara de 'mini-metrópole'!

Gostei dessa cachoeira em Galópolis, muito bonita!

Ótimas fotos, Barriga. Valeu por compartilhar!

MEUS THREADS
jffaraco no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 01:51 AM   #18
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Valeu pelos comentários!
Old July 30th, 2011, 02:00 AM   #19
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 814

Cidades bem densas! Falam muito mal dos prédios das cidades paulistas (caixotões...), mas os dessas cidades não ficam atrás...
Em Concórdia o relevo muito acidentado deixa a cidade com um visual desarmônico, mas é uma cidade bem interessante!
Old July 30th, 2011, 02:03 AM   #20
Pedro.sc
Registered User

Pedro.sc's Avatar

Likes (Received): 182

otimas fotos,cidades lindas!RGS e SC sao phoda!
Pedro.sc no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules