daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old July 30th, 2011, 05:13 PM   #1
emerson_nb
► ♫ ♪

emerson_nb's Avatar

Likes (Received): 3886

A História de Rolim de Moura - RO através da Fotografia. Comemoração ao 28º Aniversário

Thread Comemorativo
A História de Rolim de Moura através da Fotografia

Rolim de Moura - RO: 28 anos de progresso e conquistas no coração da amazônia

A história de Rolim de Moura, assim como muitos outros municípios de Rondônia começa na década de 70, quando o governo federal resolve iniciar a colonização das terras do Território Federal de Rondônia e passou a implantar, através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, projetos oficiais de colonização.

A região onde se formou o município de Rolim de Moura foi colonizada a partir de 1975 com a implantação de uma extensão do Projeto Integrado de Colonização Gy-Paraná (PIC Gy-Paraná), denominada de setor Rolim de Moura. Essa nova área colonizada era parte integrante do município de Cacoal/RO.

RondôniaCacoalRolim de Moura

Com o lema "integrar para não intregar" emigrantes principalmente do Paraná, Espirito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina e Rio Grande do Sul se aventuraram em direção ao "distante" e desconhecido estado de Rondônia.
...e assim inicia o projeto de Rolim de Moura, uma abertura a facão na mata formando uma "picada" por onde, a pé, os aventureiros incluindo mulheres e crianças percorriam a região demarcando as terras por onde começariam o processo de colonização. O percurso que faziam até chegar em Rolim de Moura partindo de Cacoal é de aproximadamente 80 km.

1976

...com a estrada já aberta, apesar da péssima condição de trafegabilidade já se podia chegar de caminhão ou pick-up traçadas até o local onde seria construida a cidade.

Abertura na mata dando início a cidade e Construção das Primeiras casas
01 - 02

Primeiros comércios
03 - 04

1977-1978

Primeiras escolas

05. Escola (1977) / 06. Escola (1978)

Dificuldades enfrentadas...
07 - 08

Famílias - Típicas casas na área rural (1979)
09 - 10

Agromeração de pessoas na cidade. No centro igreja onde hoje é a Matriz Católica
11

Década de 80
energia elétrica a base de diesel já é realidade em parte da cidade e apesar do constante racionamento ninguem reclamava, ainda, um novo tempo chegava: lâmpadas elétricas, televisão (ford philco - preto e branco) começavam a fazer parte dos lares rolimourenses.

1983
12 - 13

...05 de agosto de 1983, Rolim de Moura é desmembrado de Cacoal e elevado a categoria de município. Neste período chegava a Rolim de Moura todos os dias média de 20 famílias de imigrantes, parte destes imigrantes iniciaram outros projetos de colonização como Nova Brasilândia d'Oeste, Alta Floresta d'Oeste entre outros.
14

A insdustria madereira (foto 15 - a - b - c) chegou a ter mais de 100 serrarias em funcionamento. Praticamente toda produção era vendida para os Estados Unidos a preços irrisórios. Inclusive através de empresas americanas que exploraram as madeiras nobres da região e foram embora no início dos anos 90.
A produção agrícola e extrativista (foto 16) crescia ano após ano, toda produção era escoada atravéz da BR-364
15 - a - b - c - 16

BR 364 em 1983
17 - 18

19 - 20

Foto aérea 1984
21

Neste ano é eleito prefeito: VALDIR RALPP DE MATTOS, mais tarde ele seria governador, senador e ainda presidente nacinal do maior partido do brasil.

Festa da eleição
22 - 23

Foto 24, grandes personalidades políticas de Rolim de Moura. Considerando os que estão mais a frente do palanque da esquerda para direita: Ângelo Angelim (governador da época), Cesar Cassol (Ex prefeito de Santa Luzia d'Oeste e ex deputado estadual, Reditário Cassol, Valdir Raupp (Ex Prefeito local, ex governador, atualmente, senador e presidente do PMDB, Expedito Junior (ex deputado estadual e federal, ex senador), Roque Mazzuqueli (foi vice prefeito de Ralpp), Ivo Cassol (ex prefeito, ex governador e atualmente senador)
Foto 25 - Inauguração da Prefeitura Municipal
24 - 25

..a década de 80 foi também marcada por grandes enchentes - a cidade cresceu rapidamente e a falta de asfalto, drenagem e saneamento básico causou grandes prejuízos.
26

1989

Os primeiros Metros de asfalto

Primeiras obras de pavimentação da cidades na administração de Valdir Ralpp já no 2° mandato - 1989 (pavimentação da RO-010 chegando a Rolim de Moura)
27 - 28

Nos anos 90 o setor madereiro perde força e a agricultura familiar se torna a principal atividade econômica.
Aspectos do Centro da Cidade em 1990
29 - a - b - c

..é crescente os Investimentos em infra-estrutura e na construção civil.
30 - 31

32 - 33

1999

Balneareo Municipal e Pista de Motocross
34

...a partir de 2000, o êxodo rural enfraquece um pouco a agricultura familiar que cede espaço para grandes pecuaristas e outros ramos do agronegócio. Agroindústrias se instalam no município e o setor da construção civil torna-se um dos mais importantes na economia rolimourense.

35 - 36

37 - 38

39 - 40

41 - 42

43

A cidade ganha um Anfiteatro
44 - 45

Vídeo - Mesclagem de 2 filmes - 1987 & 2009
Produção: www.afotorm.com.br

... e é com muito orgulho que eu, natural de Rolim de Moura (1984), encerro este thread mostrando um pouco desta cidade às vésperas de completar seu 28° aniversário.

2010-2011

Rolim de Moura - 7° Maior Município de Rondônia

População: 50.648 Habitantes (IBGE censo 2010)
PIB: R$ 529 691,380 (IBGE 2008)
PIB Per capita R$ 10.541,33.
IDH: 0,753

Georeferênica - Latitude de 11° 43' 31.55" Sul e Longitude de 61° 46' 39.93" Oeste
Altitude - 261 metros
Área - 1.458 km²
Densidade - 34,74 hab./km² (Maior de Rondônia)
Clima - Equatorial Úmido
Fuso Horário - UTC-4

Rolim de Moura 2010
46
image hosted on flickr

47

48
image hosted on flickr

49
image hosted on flickr

50
image hosted on flickr

51
image hosted on flickr

52
image hosted on flickr

53
image hosted on flickr

54
image hosted on flickr

55
image hosted on flickr

56 - Sérgio Mineiro - Panoramio.com

57 - carlos Afotorm - Panoramio.com

Rolim de Moura 2011 - Comércio/Construções
58
image hosted on flickr

59
image hosted on flickr

60

61

62
image hosted on flickr

63
image hosted on flickr

64

65
image hosted on flickr

66
image hosted on flickr

67
image hosted on flickr

68
image hosted on flickr

69
image hosted on flickr

70
image hosted on flickr

71
image hosted on flickr

72
image hosted on flickr

73
image hosted on flickr

74
image hosted on flickr

75
image hosted on flickr

76
image hosted on flickr

77
image hosted on flickr

78
image hosted on flickr

79
image hosted on flickr

80
image hosted on flickr

81

82
image hosted on flickr

83
image hosted on flickr

84
image hosted on flickr

85
image hosted on flickr

86

87
image hosted on flickr

88
image hosted on flickr

89
image hosted on flickr

Rolim de Moura 2011 - Parque Aquático AABB
90

91

92

93

94

95

96

Referências: Fotos Históricas http://www.afotorm.com.br
Textos adaptados do pt.wikipedia.org e http://www.ro5.com.br

Interessados nas fotos históricas entrem em contato com AFotoRM

Last edited by emerson_nb; February 7th, 2012 at 01:38 AM. Reason: Gramática
emerson_nb no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old July 30th, 2011, 05:17 PM   #2
emerson_nb
► ♫ ♪

emerson_nb's Avatar

edit.

Last edited by emerson_nb; January 5th, 2014 at 10:55 PM.
Old July 30th, 2011, 05:46 PM   #3
vitor.carvalho2
Registered User

vitor.carvalho2's Avatar

Likes (Received): 34

Essas fotos antigas são incríveis!!! Na década de 80 Rolim de Moura não tinha nada!!
Nessas fotos novas nota-se que já estão subindo alguns baixinhos.
Muito bom o Thread, valeu por compartilhar!!
vitor.carvalho2 no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 05:49 PM   #4
gustavo.sces
Registered User

gustavo.sces's Avatar

Likes (Received): 181

Muito completo o Thread. Parabéns mesmo!
gustavo.sces está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 06:00 PM   #5
BrunoPorto
Registered User

BrunoPorto's Avatar

Likes (Received): 773

Ótimo thread!
Parabéns! Muito completo
BrunoPorto está en línea ahora   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 09:56 PM   #6
Grande Manaus
O amor pelo Amazonas

Grande Manaus's Avatar

Likes (Received): 275

Retratou bem a cidade , sua história durante sua implantação , a BR-364 enfim um tread completo e recheado de informações

Parabéns pelo thread

Grande Manaus no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 10:53 PM   #7
edutj16
Este sou eu ¬

edutj16's Avatar

Likes (Received): 998

lindona
Old July 30th, 2011, 11:37 PM   #8
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 329

Bela homenagem!
Parabéns a rolim de Moura!
Interessante ver como um lugar aparentemente inóspito, transformou-se em uma cidade de 50 mil habitantes em menos de 30 anos.
Gostei do traçado da cidade, que por sinal, parece ser bem próspera!
Parabéns pelo thread!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old July 30th, 2011, 11:49 PM   #9
BR 364
** ÜBER ALLES **

BR 364's Avatar

Likes (Received): 2147

Emerson, seu thread está primoroso!

As fotos mostram o nascimento e a evolução de Rolim de Moura, mas também retratam muito bem como o estado de Rondônia foi feito, já que a história de todas as cidades do estado (com exceção das duas mais antigas, Porto Velho e Guajará-Mirim) é muito parecida. Eu que cheguei em Ariquemes ainda criança, em meados dos anos 80, vejo as fotos de Rolim e sinto como se eu também tivesse participado dessa história, tamanhas são as semelhanças entre a história das duas cidades. E tenho certeza que quem viu o surgimento de outras cidades, como Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Jaru, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, também sente o mesmo. Em suma, o interior de RO tem uma história em comum, então quando se conta a história de uma dessas cidades, é como se estivéssemos contando a história de quase todas elas.

Acho que nenhum thread do SSC até hoje tinha conseguido retratar tão bem como esse estado foi construído. Apesar de não ter tido o privilégio de nascer aqui, eu tenho muito orgulho de ter participado (e estar participando), juntamente com meus familiares, dessa belíssima história que é a construção de Rondônia.

E a construção não para...

Parabéns Emerson! Parabéns Rolim de Moura! Parabéns Rondônia!
Old July 31st, 2011, 12:09 AM   #10
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 981

Diferente e excelente thread!!! Gostei muito!
Acho bacana ver essas cidades que surgem do "nada" e o próprio povo as tornam pontos de referências...
Isso é diferente por exemplo de Brasília, onde já se construiu a cidade de uma forma a receber pessoas de maior poder aquisitivo e que naturalmente fariam a cidade desde o início ter qualidade de vida acima da média das cidades brasileiras!

Last edited by ulilopes; July 31st, 2011 at 12:43 AM.
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2011, 12:13 AM   #11
JPR_RO
Registered User

Likes (Received): 120

Parabens!

Meu Amigo!

Fera! Esse thread deve ser apresentado ao prefeito e secretaria de cultura. É o museu on line da cidade de Rolim de Moura.

Me impressionou a qte de riquezas que os gringos levaram de nós a custo de banana! Muita madeira e muitos grãos.

É com certeza o mais completo thread que já visitei!
JPR_RO no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2011, 01:06 AM   #12
Rondon
O mundo num feixe de luz

Rondon's Avatar

Likes (Received): 1453

Eu acho que já foi um dos melhores threads que eu já vi (não é exagero)... você contar toda a progressão histórica de uma cidade, desde praticamente seu nascimento até os dias de hoje é incrível.

Eu achei fantástico.
Rondon no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2011, 01:14 AM   #13
emerson_nb
► ♫ ♪

emerson_nb's Avatar

Quote:
Originally Posted by vitor.carvalho2 View Post
Essas fotos antigas são incríveis!!!
Quote:
Originally Posted by gustavo.sces View Post
Muito completo o Thread. Parabéns mesmo!
Quote:
Originally Posted by BrunoPorto View Post
Ótimo thread!
Parabéns! Muito completo
Quote:
Originally Posted by Grande Manaus View Post
Retratou bem a cidade , sua história durante sua implantação , a BR-364 enfim um tread completo e recheado de informações

Parabéns pelo thread
Quote:
Originally Posted by edutj16 View Post
lindona
Obrigado a Vocês pela visita!
Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
Bela homenagem!
Parabéns a rolim de Moura!
Interessante ver como um lugar aparentemente inóspito, transformou-se em uma cidade de 50 mil habitantes em menos de 30 anos.
Gostei do traçado da cidade, que por sinal, parece ser bem próspera!
Parabéns pelo thread!
..é isso aí! a gente aqui em Rondônia, sabe que ainda existe um caminho muito longo a ser percorrido para nosso estado se tornar de fato desenvolvido. Esse thread contando um pouco da história da região é importante porque propicia a quem não viveu essa realidade sentir um pouco como era esse estado a tão pouco tempo, as estradas disponíveis para escoar a produção e receber os produtos industrializados do sudeste entre outras peculiaridades.
Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Emerson, seu thread está primoroso!

As fotos mostram o nascimento e a evolução de Rolim de Moura, mas também retratam muito bem como o estado de Rondônia foi feito, já que a história de todas as cidades do estado (com exceção das duas mais antigas, Porto Velho e Guajará-Mirim) é muito parecida. Eu que cheguei em Ariquemes ainda criança, em meados dos anos 80, vejo as fotos de Rolim e sinto como se eu também tivesse participado dessa história, tamanhas são as semelhanças entre a história das duas cidades. E tenho certeza que quem viu o surgimento de outras cidades, como Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Jaru, Pimenta Bueno, Ouro Preto do Oeste, também sente o mesmo. Em suma, o interior de RO tem uma história em comum, então quando se conta a história de uma dessas cidades, é como se estivéssemos contando a história de quase todas elas.

Acho que nenhum thread do SSC até hoje tinha conseguido retratar tão bem como esse estado foi construído. Apesar de não ter tido o privilégio de nascer aqui, eu tenho muito orgulho de ter participado (e estar participando), juntamente com meus familiares, dessa belíssima história que é a construção de Rondônia.

E a construção não para...

Parabéns Emerson! Parabéns Rolim de Moura! Parabéns Rondônia!
obrigado BR! que bom que consegui passar essa mensagem positiva de nosso estado através deste thread. ...obrigado pela contribuição!
Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Diferente e excelente thread!!! Gostei muito!
Acho bacana ver essas cidades que surgem do "nada" e o próprio povo as tornam pontos de referências...
Isso é diferente por exemplo de Brasília, onde já se construiu a cidade de uma forma a receber pessoas de maior poder aquisitivo e que naturalmente fariam a cidade desde o início ter qualidade vida acima da média das cidades brasileiras!
... e assim foi o início de praticamento todo estado de RO. ...graças ao trabalho dessas pessoas que acreditaram neste estado, Rondônia já começa a se destacar a nível nacional em alguns segmentos econômicos. ..e com os novos investimentos chegando, principalmente na capital, vamos avançar ainda mais!
Quote:
Originally Posted by JPR_RO View Post
Meu Amigo!

Fera! Esse thread deve ser apresentado ao prefeito e secretaria de cultura. É o museu on line da cidade de Rolim de Moura.

Me impressionou a qte de riquezas que os gringos levaram de nós a custo de banana! Muita madeira e muitos grãos.

É com certeza o mais completo thread que já visitei!
..obrigado JPR_RO!

Realmente impressiona a quantidade de recursos que se foram. Felizmente isso é passado embora seria ótimo se pudesse ser apagado, não só da história de Rolim de Moura, mas do Brasil em geral que por muito tempo remeteu ao exterior suas riquezas naturais. Hoje As exportações de Rolim de Moura e Rondônia são principalmente alimentos (grãos e carnes) que embora são produtos com pouco ou nenhum processamento industrial, são vendidos a preços de mercado, geram emprego, renda e contribuem para nosso desenvolvimento.

Valew a visita, colegas!

Last edited by emerson_nb; July 31st, 2011 at 02:58 AM.
Old July 31st, 2011, 01:19 AM   #14
Izumy
:)

Izumy's Avatar

Likes (Received): 3180

Prbéns a esta jovem cidade! Muitos anos e muita prosperidade pela frente...
Izumy no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2011, 01:31 AM   #15
emerson_nb
► ♫ ♪

emerson_nb's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
Eu acho que já foi um dos melhores threads que eu já vi (não é exagero)... você contar toda a progressão histórica de uma cidade, desde praticamente seu nascimento até os dias de hoje é incrível.

Eu achei fantástico.
Valeu Rondon,

Estou muito feliz por até o momento ter recebido somente elogios.
...desde que entrei no SCC ano passado, estou planejando um novo thread para RM. muito bom saber que valeu a pena!

Outra imagem dos anos 80's, época em que chegavam até 12 famílias por dia na cidade. Foto de um dia de semana:

Last edited by emerson_nb; August 7th, 2011 at 03:22 PM.
Old July 31st, 2011, 01:31 AM   #16
Thilindha
Andy

Thilindha's Avatar

Likes (Received): 100

Fiquei sem palavras Emerson, o thread ficou sensacional. Como já comentaram, acredito que esse é um dos melhores threads já postados no SSC.

Parabéns pelo trabalho (sei que deu muito trabalho)!

Obrigada por mostrar um pouquinho da história do nosso querido Estado.

Sobre Rolim, a cidade mostra-se bastante próspera e agradável.
║□□║ Projetos de Rondônia e ObrasTodos meus Threads (separados por categoria)
Thilindha no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2011, 02:43 AM   #17
luiz belenense
Terra de ricas florestas

luiz belenense's Avatar

Likes (Received): 157

Interessantissímo

Muito interessante este thread...

O surgimento dessas cidades no Estado de Rondônia realmente se confunde com o nascimento de algumas outras cidades na Amazonia (como vc mencionou no convite publicado no carapana no ar) especialmente no sul e sudeste do Pará e ao longo da rodovia Belém-Brasília (BR 010). São cidades relativamente novas e agora são o vetor de crescimento da nossa região. Esperamos cidades organizadas e desenvolvidas no futuro.

A cidade é bem bunitinha e organizada.
Parabéns pela aula de 'estudos amazônicos' especialmente do surgimento de sua cidade e do Estado de Rondonia.

Carajás - Amazônia - Brasil
luiz belenense no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2011, 03:09 AM   #18
David czs
Registered User

David czs's Avatar

Likes (Received): 0

ótimas fotos Emerson!!
É impressionante a velocidade que essa cidade cresceu.Sem nenhum exagero, mas essa foi uma das poucas cidades que vi, que cresceu tão rápido em pouco tempo! É impressionante!
Parabéns!!!!
David czs no está en línea   Reply With Quote
Old July 31st, 2011, 03:13 AM   #19
Wendell Rocha
w.w.

Wendell Rocha's Avatar

Likes (Received): 75

Nossa, gostei da história e a cidade é bem bonita. Parabéns a 'Rolinho de Moura'
rsrs
Old July 31st, 2011, 03:32 AM   #20
Ferraz/RBR
Registered User

Ferraz/RBR's Avatar

Likes (Received): 2026

Ótimo Thread! Um passeio pela história da cidade com belas imagens.

Parabéns Emerson!!!
Ferraz/RBR no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules