SkyscraperCity Forum banner

João Pessoa sob enchente e nevoeiro. Também algumas imagens aéreas (inéditas) das praias e skyline. Em 05 de agosto de 1585 era fundada a cidade de No

Tags
nordeste
56K views 91 replies 67 participants last post by  MarckHudson 
#1 · (Edited)

Bandeira "original" do Estado da Paraíba com a data da fundação da cidade​



João Pessoa - Paraíba​



Vamos conhecer outra face da cidade - A mais autêntica, já que não é "recheada" de blocões altos coloridos com "arquitetura" (sic) duvidosa que encontramos na maioria das cidades brasileiras - e muito mais bela? Ok, também teremos os blocões "simpáticos" que muita gente gosta de ver (inclusive eu em alguns momentos).
Farei os comentários e observações no decorrer do thread.​

P.S.: não postei imagens do Centro Histórico porque elas farão parte de um outro thread que estou a montar. Neste só da parte nova.

Breve resumo histórico

Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, com o passar do tempo, foi recebendo várias denominações. Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, homenageando o rei Filipe II de Espanha, quando da União Ibérica no período em que o Reino de Portugal foi incorporado à coroa espanhola. Durante a ocupação holandesa, entre 1634 e 1654, designou-se Frederikstadt, em homenagem a Frederico-Henrique, príncipe de Orange.
Com a reconquista portuguesa, passou a chamar-se Cidade da Parahyba. Por conta de uma visita de D. Pedro II do Brasil à cidade em fins de 1859, recebeu provisoriamente o título de Imperial Cidade.

Sua denominação atual, João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente, na chapa de Getúlio Vargas.

Há algum tempo, cidadãos pessoenses discutem a possibilidade de rever a homenagem e substituir o nome de João Pessoa.
O Movimento Paraíba Capital Parahyba em um movimento que trabalha em prol da realização de um possível plebiscito, que decidirá a mudança ou não do nome de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

O projeto fui iniciado em 2007 pelo político Flávio Eduardo Fuba que posteriormente lançou o livro Parahyba 1930: A Verdade Omitida, e em 2010 lançou o Coletivo Cultural Anayde Beiriz, cujo objetivo é congregar artistas, poetas, escritores, músicos e agentes culturais para a realização de ações que colaborem com a conscientização e informação da população a respeito do melhor nome para a Capital.

Os favoráveis às mudanças do nome da capital (e também da bandeira do Estado) garantem que a mudança para o atual nome foi foi realizada em um momento de comoção e de instabilidade social, quando vários adversários políticos do grupo de João Pessoa foram presos e mortos. Acrescenta-se ainda que não há consenso sobre as virtudes de pessoa e de gestor público as quais confeririam o mérito ao ex-presidente da Paraíba (na época, denominação para o cargo de governador) para tal homenagem.

De outra parte, os defensores da manutenção do nome argumentam que João Pessoa foi político exemplar e combateu o coronelismo e as oligarquias.


Parte I - Aéreas do Acervo Paulo Rosa (2009)

1 - Aérea do Bairro do Bessa e Cabedelo (2009)


2 - Lagoas na Praia Fluvial do Jacaré(onde toca-se o Bolero de Ravel ao Pôr-do-sol) e a Ilha Fluviomarinha Stuart (pertencente ao "arquipélago" da Restinga) na desembocadura do Rio Paraíba.


3 - Camboinha com os recifes e a Ilha Stuart atrás. A área verde pertence a uma das reservas da Mata Atlântica.


Que tal sairmos da "redoma de vidro"(Tambáu, Cabo Branco, Bessa, Manaíra) ou seria de concreto e aço? E voarmos para a outra extremidade da cidade, a sul??

4 - Barra de Gramame - a praia mais bonita de João Pessoa (para mim). Pena que é completamente DESCONHECIDA até para os próprios pessoenses. Falésia, rio e mar...e muito verde.


5 - Barra de Gramame


6 - Podemos observar como a urbanização da cidade e adensamento populacional ficam afastados da orla (teremos mais fotos)


7 - Praia do Sol, outra praia desconhecida na zona sul da cidade.


8 - Outro paraíso dentro da cidade, a Praia de Jacarapé. A área devastada é onde estão a construir o Centro de Convenções de João Pessoa e o Polo Turístico do Cabo Branco que desde a década de 80 não saiu do papel. Atualmente já há grupos interessados em construir resorts na região.


8.1 - Centro de Convenções de João Pessoa

Crédito: Governo da PB

9 - Litoral "selvagem" de João Pessoa. No lado direito da foto está a região mais populosa.


10 - Vejam


Infelizmente não achei nenhuma foto que mostrasse toda a mancha urbana da cidade. Quem quiser cooperar ficarei grato

11 - Praia do Seixas, extremo oriental das américas


12 - Altiplano - Quem disse que o bairro é cheio de espigões? Não! O mito de Dubai nordestina fica restrito a outro subfórum do SSC. Eis o VERDADEIRO Altiplano que não é mostrado.


13 - Lado esquerdo Praia da Penha e no direito Praia do Seixas. Todo aquele terreno que fica do lado direito da avenida será um shopping e o futuro bairro planejado "Cidade Jardim". O terreno completo não aparece na imagem.


14 - Cabo Branco e o Altiplano na parte superior


15 - Estação Ciência na ponta da enseada e um "tapa na cara" de quem fala que a orla de João Pessoa é cheia de blocos altos e coloridos. :lol:


16 - Destaque para a Estação Ciência


17 - Farol do Cabo Branco


18 - Olhando em direção à zona leste - Tambaú, Manaíra, Bessa (a parte verticalizada)


19 - Altiplano. E vemos que ainda não pegou a parte destinada para os espigões. De acordo com o Plano diretor da cidade, é permitida a construção de grandes edifícios em apenas 10% do bairro.






Parte II - Desastre Ambiental - enchente do Rio Jaguaribe. Imagens de Diego Valadares feitas no início de julho, quando a cidade apareceu em destaque nos principais veículos de comunicação nacional


20 - O rio Jaguaribe nasce(ou nascia, já que foi praticamente aterrado) no Bairro Esplanada, nas proximidades das Três Lagoas(com a construção do Viaduto do Oitizeiro(foto) ficaram umas 5 lagoas.


21 - Depois de cortar boa parte da cidade, ele passa pela Av. Beira Rio, onde subiu e causou transtorno na região.


22 - Zoom


23 - Zoom


24 - Mais água


25 - E continua a enchente em direção ao Bairro Castelo Branco e Miramar


26 - Visão do Bairro de Tambauzinho, Expedicionários e Torre. Nesses bairros até há alguns anos não existia prédios, atualmente está em crescente verticalização.


27 - Tambauzinho e Miramar. O prédio mais alto da imagem (42 andares) fica no Miramar.


28 - O Bairro Castelo Branco e lá atrás (onde estão as duas torres), Bancários.


29 - Cabo Branco


30 - Tambaú




Parte III - Diversas: nevoeiro, imagens da cobertura do Hospital Universitário (HU-UFPB), aéreas, crepúsculo...


31 - Aérea de Tambaú(2009)


32 - Altiplano sob nevoeiro


33 - Mesmo com sol forte, o nevoeiro ainda resiste (estacionamento da UFPB)


34 - Foto do celular para ter ideia de onde nós ficamos no topo do HU (10º andar). Como só levei as lentes 50-200mm, não tinha como pegar um ângulo geral.


35 - Agora com as lentes, os espigões do Altiplano parece que estão perto.


36 - Desculpem-me pela imagem, mas eu tremia tanto com medo depois que subi uma escada que dá acesso ao topo, passando pela casa de máquinas...Infelizmente as fotos não ficaram com qualidade. Não tenho medo de altura, mas de ESCADAS.


37 - Altiplano


38 - Torre em construção


39 - Skyline de Tambauzinho, Jd. Luna...Celular


40 - Skyline de Tambauzinho, Jd. Luna


41 - Miramar e Cabo Branco


45 - Zoom


46 - Bancários (celular)


47 - Bancários


48 - Bancários


49 - Bancários


50 - Altiplano


51 - Skyline


52 - Tambauzinho (sim, o prédio do HU está em reforma) celular


53 - Tambauzinho, destaque para o Espaço Cultural.O Rio Paraíba aparece, mesmo estando muito distante


54 - Skyline dos bairros Expedicionários e Torre


55 - Torre


56 - Altiplano


57 - Jaguaribe, zona oeste(à esquerda) e Centro, zona norte(à direita)


58 - Jaguaribe, Torre e Centro


59 - A parte mais antiga da cidade também é a mais arborizada, depois do Jd, Botânico é Torre e Jaguaribe, na imagem parece ser uma selva. Só aparecem as construções mais altas.


60 - Idem


61 - Onde o sol nasce primeiro nas americas 5:00


62 -


63 -



Bônus​

Como eu havia pedido a cooperação com imagens que mostrassem o sprawl de João Pessoa, o forista Brunno Carvalho postou algumas fotos do Ap_Recife na segunda página. Vou postá-las aqui. Essa e as demais fotos encontram-se no thread http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1149323 Vale a pena conferir!​

64 - Mancha urbana de João Pessoa. Fiquei impressionado com esta imagem. Não esperava que fosse tão espalhada, e ainda faltaram algumas áreas da cidade.


65 - O Rio Paraíba/Sanhauá dominando a paisagem, seguido da Lagoa do Parque Solóm de Lucena, no Centro da Cidade, Jd. Botânico e praias.


66 - Rio Paraíba e a enseada do Bessa


67 - Zona norte e parte da leste(prais) da cidade


68 - Bairro dos Estados, Mandacaru, Padre Zé, Ipês...Bessa


69 - Panorâmica




Agradecimentos

Ao professor Paulo Rosa(UFPB) pela autorização e deixar eu postar (e também pelo incentivo) com total liberdade as imagens do seu acervo imagético; a minha amiga France por me apoiar quando mais precisei (na subida e descida da escada infernal onde tremi e passei mal - off), ao Conrad pelas dicas (não funcionou na prática porque eu estava a tremer e nervoso rsrs); A irmã Cley, ops, Cleytiane pelas belas imagens do nascer do sol; Ao Diego por ceder as fotos da enchente e skyline; Ao forista Ap_Recife por autorizar gentilmente as imagens fantásticas do seu thread. Esqueci mais alguém? Depois edito aqui as coisas que não estão em ordem


Sites Pesquisados

http://geografiaaplicada.blogspot.com/
www.geociencias.ufpb.br/~paulorosa/
www.ufpb.br
http://pmjp.hagg.com.br/
http://www.paraiba.pb.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraíba
http://radiocidadeparaiba.listen2myradio.com/
 
See less See more
69
#23 ·
Obrigado, uliloopes!

Ivo como sempre você nos proporciona ótimas imagens. Apesar dos problemas que toda cidade possui eu fico cada dia mais maravilhado com essa cidade que eu amo. Parabéns João Pessoa.
Vlw Ivo.
De ano em ano eu proporciono, né? Porque demoro demais a postar...

Sempre bom ver Joao Pessoa aqui !

Acho a cidade linda

____________________________________________________________________
Porto Alegre, 5 de agosto, a ZERO grau !
Obrigado pela visita, Porto!

Tava ancioso por esse thread do Ivo, e ele não me decepcionou, as fotos estão maravilhosas, uma mais linda que a outra, um belo presente para a cidade em seu aniversário!!!
Valeu Ivo e parabéns pelo thread...
Parabéns a cidade que eu tanto amo, João Pessoa!!
kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Pelo visto deixei muita gente ansiosa por aqui. Ainda bem que não decepcionei você. rsrs

Parabéns pelo excelente trabalho Ivo, as fotos foram muitobem selecionadas, dandoum pouco dadimensãode como JoãoPessoa apesar de seu vertiginoso crescimento, ainda é uma cidade agradabilíssima e com paisagens diversificada.
Amo essa cidade que tbm é minha terra.
Obrigado, Romão!
Sei o quanto gostas da terrinha...

Thread oportuno! Ele dá a todos os foristas que não conhecem, ou conhecem pouco a capital paraibana muito mais informações, uma visão geral de como é esta cidade que ainda tem muito a melhorar, mas que com certeza proporciona aos seus habitantes um dos melhores níveis de qualidade de vida do país.
Sou um dos maiores defensores da preservação ambiental (nível racional) e, assim, acho que João Pessoa, uma das mais verdes do Brasil precisa não somente de preservar, mas também ampliar o patrimônio verde, característico Desta.
A Paraíba diz: Obrigado, Ivo.

Editado:
A foto 30, para mim, é uma das mais mais, une modernidade, skyline e verde entremeado.
Nossa! Obrigado pelo comentário, Antonio.
Crescer respeitando a natureza com a mentalidade das pessoas aqui não é fácil. Espero que a população tome consciência da importância de preservar o meio ambiente.

Muito bom o thread, parabéns pra JP :applause: :applause:
Valeuu! =]

Valeu pelas fotos, adoro Jampa, uma das melhores do NE sem dúvida e do Brasil

só não gostei daqueles paredões brancos no Altiplano, prédios tão caros, não deveriam ser assim

mas acima de tudo, Jampa é linda, e tem uma magia
Valeu a visita, rio atrato.
Quando as pessoas e pararem de comprar esse tipo de prédio sem beleza e exigir algo mais elaborado, as construtoras enriquecerão construindo essas aberrações por um custo mínimo e lucro máximo.:eek:hno:

Belo trabalho.
Cidade linda!
Valeu!

Joao Pessoa é SHOOOOOOOOWWWWWWW !!!!


minha preferida no Nordeste.... a cidade é simplesmente espectacular...

a unica cidade na minha opiniao onde se respira QUALIDADE DE VIDA de verdade.... seus bairros, suas casas, seus edificios, seu verde, seu mar, suas avenidas, seus restaurantes, suas lojas, seus carros, seu povo...etc.... tudo isso e mais...



JOHN PEOPLE... I LOVE YOUUUUUUUUUUUUU ;-))
rsrsrsrsrsrsrsrs

Gostei do comentário espontâneo. :lol:

:drool:
Estava com saudades dos teus ótimos threads Ivo, valeu por mostrar o astral de nossa cidade, linda, verde, pequena porém grandiosa e próspera, um abraço!
Parabéns Jampaaa, rs
Obrigado, valeu a visita.
Parabens pelo thread. Parabéns para nossa capital nos seus 426 anos de história.:applause:
Obrigado pelo comentário e visita, Sir araujo.lcarlos! :cheers:

A imensa mancha verde, a tonalidade do mar, a verticalização da orla, podemos atribuir diversos fatores que são determinantes por tornar jampa uma capital diferenciada, impossivel ver as imagens e não sentir uma pontinha de inveja(acho que todos sentem,:lol:). É bem perceptível o crescimento da urbe mas sem abdicar em oferecer qualidade de vida aos seus moradores, algo de vital importância. Tenho que voltar urgente, olhando para os pontos turísticos(tambaú, cabo branco......) bate uma saudade danada, aliás, todos que a visitam parecem também nutrir disso.
Primoroso o teu thread Ivo, Filipéia de Nossa Senhora das Neves ainda tem muita história para contar.:cheers:

PS. Alguma notícia sobre a mudança da grafia do estado, li algo no news acerca disso.
Da forma que você escreveu, até eu terei inveja da minha própria cidade. rsrs
Obrigado pela visita!!

P.S.: não estou sabendo da mudança da grafia do Estado. Eu só sei do movimento que quer um plebiscito para retomar o nome anterior da cidade, juntamente com a bandeira.

Parabéns Ivo! esse thread só nos enche cada vez de orgulho de sermos Pessoenses e de morarmos nessa terra de tanta beleza e história que encantam o Brasil e mundo!
Concordo contigo, fel!

Mais um BELO e CAPRICHADO trabalho seu em Ivo ?!

JP como sempre muito bem na foto (rsrsrs) apesar de alguns problemas que anda enfrentando... Mesmo assim continua sendo uma das mas belas capitais desse país ...

Parabéns pelo thread Ivo. AbraçoO !!
Obrigado pela visita, fiote!
Já passamos por problemas maiores em 426 anos, vamos superá-los. :banana:

Só tem você pra salvar o aniversário da nossa querida cidade, Ivo o/

Ótimo thread como sempre! Mostrou a cidade toda e não ficou parecendo artificial, gostei muito. E essas praias de gramame e jacarapé que eu não conheço, tenho que ir lá urgentemente =X
Pois é, eu tentei não mostrar apenas o que todos conhecem e mostrar algumas áreas que raramente são vistas, como também, situações adversas como a enchente. Como toda cidade, temos problemas e é bom mostrar a realidade, chega de coisas artificiais aqui. rsrsrs
Só fui uma vez em cada dessas praias. Quando critiquei, foi a mim...Não conheço a minha cidade.

Surpreendente IVO!! melhor q vc não há aqui!

João Pessoa linda com seus 40 km de praias desde cabedelo até Gramame. A cidade está muito grande e linda, e não sei e é verdade(segundo a prefeitura), já tem uma área urbana maior q recife.
Só um thread de JP para trazer você ao SSC, não é mesmo? Quanto tempo, sumido!!!!
Abraço

Parabéns pelo thread Ivo, como sempre você conseguiu retratar bem a nossa querida cidade dando ênfase não só aos já conhecidos pontos turísticos, mas também a locais que até mesmo os pessoenses desconhecem ou conhecem muito pouco.

Parabéns João Pessoa, por seus 426 anos anos de história.
Eu pouco conheço o litoral sul de João Pessoa. Fui apenas uma vez em em Barra de Gramame, Jacarapé e Praia do Sol (sem descer do carro). Vergonhoso demais.
Preciso voltar a esses lugares.
 
#5 ·
Tava ancioso por esse thread do Ivo, e ele não me decepcionou, as fotos estão maravilhosas, uma mais linda que a outra, um belo presente para a cidade em seu aniversário!!!
Valeu Ivo e parabéns pelo thread...
Parabéns a cidade que eu tanto amo, João Pessoa!!
 
#6 ·
Parabéns pelo excelente trabalho Ivo, as fotos foram muitobem selecionadas, dandoum pouco dadimensãode como JoãoPessoa apesar de seu vertiginoso crescimento, ainda é uma cidade agradabilíssima e com paisagens diversificada.
Amo essa cidade que tbm é minha terra.
 
#7 · (Edited)
Thread oportuno! Ele dá a todos os foristas que não conhecem, ou conhecem pouco a capital paraibana muito mais informações, uma visão geral de como é esta cidade que ainda tem muito a melhorar, mas que com certeza proporciona aos seus habitantes um dos melhores níveis de qualidade de vida do país.
Sou um dos maiores defensores da preservação ambiental (nível racional) e, assim, acho que João Pessoa, uma das mais verdes do Brasil precisa não somente de preservar, mas também ampliar o patrimônio verde, característico Desta.
A Paraíba diz: Obrigado, Ivo.

Editado:
A foto 30, para mim, é uma das mais mais, une modernidade, skyline e verde entremeado.
 
#9 ·
Valeu pelas fotos, adoro Jampa, uma das melhores do NE sem dúvida e do Brasil

só não gostei daqueles paredões brancos no Altiplano, prédios tão caros, não deveriam ser assim

mas acima de tudo, Jampa é linda, e tem uma magia
 
#12 ·
Joao Pessoa é SHOOOOOOOOWWWWWWW !!!!


minha preferida no Nordeste.... a cidade é simplesmente espectacular...

a unica cidade na minha opiniao onde se respira QUALIDADE DE VIDA de verdade.... seus bairros, suas casas, seus edificios, seu verde, seu mar, suas avenidas, seus restaurantes, suas lojas, seus carros, seu povo...etc.... tudo isso e mais...



JOHN PEOPLE... I LOVE YOUUUUUUUUUUUUU ;-))
 
#15 ·
A imensa mancha verde, a tonalidade do mar, a verticalização da orla, podemos atribuir diversos fatores que são determinantes por tornar jampa uma capital diferenciada, impossivel ver as imagens e não sentir uma pontinha de inveja(acho que todos sentem,:lol:). É bem perceptível o crescimento da urbe mas sem abdicar em oferecer qualidade de vida aos seus moradores, algo de vital importância. Tenho que voltar urgente, olhando para os pontos turísticos(tambaú, cabo branco......) bate uma saudade danada, aliás, todos que a visitam parecem também nutrir disso.
Primoroso o teu thread Ivo, Filipéia de Nossa Senhora das Neves ainda tem muita história para contar.:cheers:

PS. Alguma notícia sobre a mudança da grafia do estado, li algo no news acerca disso.
 
#17 ·
Mais um BELO e CAPRICHADO trabalho seu em Ivo ?!

JP como sempre muito bem na foto (rsrsrs) apesar de alguns problemas que anda enfrentando... Mesmo assim continua sendo uma das mas belas capitais desse país ...

Parabéns pelo thread Ivo. AbraçoO !!
 
#18 ·
Só tem você pra salvar o aniversário da nossa querida cidade, Ivo o/

Ótimo thread como sempre! Mostrou a cidade toda e não ficou parecendo artificial, gostei muito. E essas praias de gramame e jacarapé que eu não conheço, tenho que ir lá urgentemente =X
 
#20 ·
Parabéns pelo thread Ivo, como sempre você conseguiu retratar bem a nossa querida cidade dando ênfase não só aos já conhecidos pontos turísticos, mas também a locais que até mesmo os pessoenses desconhecem ou conhecem muito pouco.

Parabéns João Pessoa, por seus 426 anos anos de história.
 
#21 ·
Ivo, você disse que quem tivesse fotos da mancha urbana de João Pessoa estaria liberado para postá-las aqui. Tenho favoritado um thread do forista Ap_Recife com fotos muito boas da nossa mancha urbana:

(Todas as fotos são de autoria do forista Ap_Recife)

64.


65.


66.


67.


68.


69.


70.


71.


72.


73.



Para quem quiser ver o tópico completo, que inclui ainda belíssimas fotos de Natal e Recife: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1149323
 
#24 ·
Ivo, você disse que quem tivesse fotos da mancha urbana de João Pessoa estaria liberado para postá-las aqui. Tenho favoritado um thread do forista Ap_Recife com fotos muito boas da nossa mancha urbana:

(Todas as fotos são de autoria do forista Ap_Recife)



Para quem quiser ver o tópico completo, que inclui ainda belíssimas fotos de Natal e Recife: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1149323
Imagens excelentes, ainda não tinha visto o thread nem muito menos sabia que o AP tinha fotos de JP.
Vou comentar e pedir permissão ao ap para postar na primeira página como bõnus.
 
#41 ·
Valeu Ewerton! :cheers:

Parabéns bela João Pessoa! :applause:
E parabéns Ivo, as fotos estão incríveis!!

P.S.: Atenção pessoenses, como devo falar? Belo João Pessoa, ou bela J.P?? Afinal, é um nome masculino....fiquei na dúvida agora. hehehehe :)
Obrigado pela visita, Hugo!

Que tal pelo nome original dela? Bela Parahyba!! :lol:
Já que estamos nos referindo à cidade, acompanhamos o gênero dela. :banana:


A cor do mar e' brincadeira...
É sim. rsrs

Faço das suas as minhas palavras. João Pessoa é o poder.
Obrigado pela visita, Loiro!

Nada como um belo thread (muito bem montado) com uma linda cidade como tema para alegrar uma sexta-feira chata...

Muito obrigado, Ivo. E parabéns !!!
Valeu pelo comentário, Fabio!!
Estamos com saudades dos threads de Campina com a sua assinatura.

Show de imagens, belíssima João Pessoa !!
A primeira foto tá lembrando muito Fortaleza.
Valeu Bruno!
Imagino que você comparou a primeira imagem com o Parque do Cocó em Fortaleza.

Belas imagens e fico feliz em ver minhas fotos fazendo parte dessa seleção. Pode usá-las à vontade.

Agardeço a Brunno Carvalho pela lembrança e pela divulgação.

Abraço.
Eu quem agradeço por ceder as beleas imagens, AP.
Abraço



Excelente thread, parabéns pelo trabalho, tudo muito explicativo!

Conhecia a cidade de outros threads e foi uma das que mais me surpreendeu desde que participo do forum.

O colorido dos prédios combina muito bem com a arborização e com esse mar invejável!
Obrigado pela visita e comentário, Hello!
O SSc tem disso, tem cidades que a gente não conhecia ou tinha ideia de como ela seria e nos surpreendemos aqui no fórum.

Show de bola!
Subiu até no topo do HU, saudades hein... :D
Valeu!
Subi sim, quando entrei lá eu lembrei de você...
 
#26 ·
Parabéns bela João Pessoa! :applause:
E parabéns Ivo, as fotos estão incríveis!!

P.S.: Atenção pessoenses, como devo falar? Belo João Pessoa, ou bela J.P?? Afinal, é um nome masculino....fiquei na dúvida agora. hehehehe :)
 
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top