search the site
 daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Brasil > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 5th, 2011, 10:47 AM   #1
IvoJP
Amável, charmoso e mortal

IvoJP's Avatar

Location: Philipéia de N.S. das Neves - Frederikstad - Parahyba - João Pessoa
Likes (Received): 787

João Pessoa sob enchente e nevoeiro. Também algumas imagens aéreas (inéditas) das praias e skyline. Em 05 de agosto de 1585 era fundada a cidade de Nossa Senhora das Neves...

Bandeira "original" do Estado da Paraíba com a data da fundação da cidade

João Pessoa - Paraíba

Vamos conhecer outra face da cidade - A mais autêntica, já que não é "recheada" de blocões altos coloridos com "arquitetura" (sic) duvidosa que encontramos na maioria das cidades brasileiras - e muito mais bela? Ok, também teremos os blocões "simpáticos" que muita gente gosta de ver (inclusive eu em alguns momentos).
Farei os comentários e observações no decorrer do thread.

P.S.: não postei imagens do Centro Histórico porque elas farão parte de um outro thread que estou a montar. Neste só da parte nova.

Breve resumo histórico

Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Nossa Senhora das Neves, com o passar do tempo, foi recebendo várias denominações. Filipeia de Nossa Senhora das Neves, em 1588, homenageando o rei Filipe II de Espanha, quando da União Ibérica no período em que o Reino de Portugal foi incorporado à coroa espanhola. Durante a ocupação holandesa, entre 1634 e 1654, designou-se Frederikstadt, em homenagem a Frederico-Henrique, príncipe de Orange.
Com a reconquista portuguesa, passou a chamar-se Cidade da Parahyba. Por conta de uma visita de D. Pedro II do Brasil à cidade em fins de 1859, recebeu provisoriamente o título de Imperial Cidade.

Sua denominação atual, João Pessoa, é uma homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930, quando era presidente do estado e concorria, como candidato a vice-presidente, na chapa de Getúlio Vargas.

Há algum tempo, cidadãos pessoenses discutem a possibilidade de rever a homenagem e substituir o nome de João Pessoa.
O Movimento Paraíba Capital Parahyba em um movimento que trabalha em prol da realização de um possível plebiscito, que decidirá a mudança ou não do nome de João Pessoa, capital do estado da Paraíba.

O projeto fui iniciado em 2007 pelo político Flávio Eduardo Fuba que posteriormente lançou o livro Parahyba 1930: A Verdade Omitida, e em 2010 lançou o Coletivo Cultural Anayde Beiriz, cujo objetivo é congregar artistas, poetas, escritores, músicos e agentes culturais para a realização de ações que colaborem com a conscientização e informação da população a respeito do melhor nome para a Capital.

Os favoráveis às mudanças do nome da capital (e também da bandeira do Estado) garantem que a mudança para o atual nome foi foi realizada em um momento de comoção e de instabilidade social, quando vários adversários políticos do grupo de João Pessoa foram presos e mortos. Acrescenta-se ainda que não há consenso sobre as virtudes de pessoa e de gestor público as quais confeririam o mérito ao ex-presidente da Paraíba (na época, denominação para o cargo de governador) para tal homenagem.

De outra parte, os defensores da manutenção do nome argumentam que João Pessoa foi político exemplar e combateu o coronelismo e as oligarquias.

Parte I - Aéreas do Acervo Paulo Rosa (2009)

1 - Aérea do Bairro do Bessa e Cabedelo (2009)

2 - Lagoas na Praia Fluvial do Jacaré(onde toca-se o Bolero de Ravel ao Pôr-do-sol) e a Ilha Fluviomarinha Stuart (pertencente ao "arquipélago" da Restinga) na desembocadura do Rio Paraíba.

3 - Camboinha com os recifes e a Ilha Stuart atrás. A área verde pertence a uma das reservas da Mata Atlântica.

Que tal sairmos da "redoma de vidro"(Tambáu, Cabo Branco, Bessa, Manaíra) ou seria de concreto e aço? E voarmos para a outra extremidade da cidade, a sul??

4 - Barra de Gramame - a praia mais bonita de João Pessoa (para mim). Pena que é completamente DESCONHECIDA até para os próprios pessoenses. Falésia, rio e mar...e muito verde.

5 - Barra de Gramame

6 - Podemos observar como a urbanização da cidade e adensamento populacional ficam afastados da orla (teremos mais fotos)

7 - Praia do Sol, outra praia desconhecida na zona sul da cidade.

8 - Outro paraíso dentro da cidade, a Praia de Jacarapé. A área devastada é onde estão a construir o Centro de Convenções de João Pessoa e o Polo Turístico do Cabo Branco que desde a década de 80 não saiu do papel. Atualmente já há grupos interessados em construir resorts na região.

8.1 - Centro de Convenções de João Pessoa

Crédito: Governo da PB

9 - Litoral "selvagem" de João Pessoa. No lado direito da foto está a região mais populosa.

10 - Vejam

Infelizmente não achei nenhuma foto que mostrasse toda a mancha urbana da cidade. Quem quiser cooperar ficarei grato

11 - Praia do Seixas, extremo oriental das américas

12 - Altiplano - Quem disse que o bairro é cheio de espigões? Não! O mito de Dubai nordestina fica restrito a outro subfórum do SSC. Eis o VERDADEIRO Altiplano que não é mostrado.

13 - Lado esquerdo Praia da Penha e no direito Praia do Seixas. Todo aquele terreno que fica do lado direito da avenida será um shopping e o futuro bairro planejado "Cidade Jardim". O terreno completo não aparece na imagem.

14 - Cabo Branco e o Altiplano na parte superior

15 - Estação Ciência na ponta da enseada e um "tapa na cara" de quem fala que a orla de João Pessoa é cheia de blocos altos e coloridos.

16 - Destaque para a Estação Ciência

17 - Farol do Cabo Branco

18 - Olhando em direção à zona leste - Tambaú, Manaíra, Bessa (a parte verticalizada)

19 - Altiplano. E vemos que ainda não pegou a parte destinada para os espigões. De acordo com o Plano diretor da cidade, é permitida a construção de grandes edifícios em apenas 10% do bairro.

Parte II - Desastre Ambiental - enchente do Rio Jaguaribe. Imagens de Diego Valadares feitas no início de julho, quando a cidade apareceu em destaque nos principais veículos de comunicação nacional

20 - O rio Jaguaribe nasce(ou nascia, já que foi praticamente aterrado) no Bairro Esplanada, nas proximidades das Três Lagoas(com a construção do Viaduto do Oitizeiro(foto) ficaram umas 5 lagoas.

21 - Depois de cortar boa parte da cidade, ele passa pela Av. Beira Rio, onde subiu e causou transtorno na região.

22 - Zoom

23 - Zoom

24 - Mais água

25 - E continua a enchente em direção ao Bairro Castelo Branco e Miramar

26 - Visão do Bairro de Tambauzinho, Expedicionários e Torre. Nesses bairros até há alguns anos não existia prédios, atualmente está em crescente verticalização.

27 - Tambauzinho e Miramar. O prédio mais alto da imagem (42 andares) fica no Miramar.

28 - O Bairro Castelo Branco e lá atrás (onde estão as duas torres), Bancários.

29 - Cabo Branco

30 - Tambaú

Parte III - Diversas: nevoeiro, imagens da cobertura do Hospital Universitário (HU-UFPB), aéreas, crepúsculo...

31 - Aérea de Tambaú(2009)

32 - Altiplano sob nevoeiro

33 - Mesmo com sol forte, o nevoeiro ainda resiste (estacionamento da UFPB)

34 - Foto do celular para ter ideia de onde nós ficamos no topo do HU (10º andar). Como só levei as lentes 50-200mm, não tinha como pegar um ângulo geral.

35 - Agora com as lentes, os espigões do Altiplano parece que estão perto.

36 - Desculpem-me pela imagem, mas eu tremia tanto com medo depois que subi uma escada que dá acesso ao topo, passando pela casa de máquinas...Infelizmente as fotos não ficaram com qualidade. Não tenho medo de altura, mas de ESCADAS.

37 - Altiplano

38 - Torre em construção

39 - Skyline de Tambauzinho, Jd. Luna...Celular

40 - Skyline de Tambauzinho, Jd. Luna

41 - Miramar e Cabo Branco

45 - Zoom

46 - Bancários (celular)

47 - Bancários

48 - Bancários

49 - Bancários

50 - Altiplano

51 - Skyline

52 - Tambauzinho (sim, o prédio do HU está em reforma) celular

53 - Tambauzinho, destaque para o Espaço Cultural.O Rio Paraíba aparece, mesmo estando muito distante

54 - Skyline dos bairros Expedicionários e Torre

55 - Torre

56 - Altiplano

57 - Jaguaribe, zona oeste(à esquerda) e Centro, zona norte(à direita)

58 - Jaguaribe, Torre e Centro

59 - A parte mais antiga da cidade também é a mais arborizada, depois do Jd, Botânico é Torre e Jaguaribe, na imagem parece ser uma selva. Só aparecem as construções mais altas.

60 - Idem

61 - Onde o sol nasce primeiro nas americas 5:00

62 -

63 -

Bônus

Como eu havia pedido a cooperação com imagens que mostrassem o sprawl de João Pessoa, o forista Brunno Carvalho postou algumas fotos do Ap_Recife na segunda página. Vou postá-las aqui. Essa e as demais fotos encontram-se no thread http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1149323 Vale a pena conferir!

64 - Mancha urbana de João Pessoa. Fiquei impressionado com esta imagem. Não esperava que fosse tão espalhada, e ainda faltaram algumas áreas da cidade.

65 - O Rio Paraíba/Sanhauá dominando a paisagem, seguido da Lagoa do Parque Solóm de Lucena, no Centro da Cidade, Jd. Botânico e praias.

66 - Rio Paraíba e a enseada do Bessa

67 - Zona norte e parte da leste(prais) da cidade

68 - Bairro dos Estados, Mandacaru, Padre Zé, Ipês...Bessa

69 - Panorâmica

Agradecimentos

Ao professor Paulo Rosa(UFPB) pela autorização e deixar eu postar (e também pelo incentivo) com total liberdade as imagens do seu acervo imagético; a minha amiga France por me apoiar quando mais precisei (na subida e descida da escada infernal onde tremi e passei mal - off), ao Conrad pelas dicas (não funcionou na prática porque eu estava a tremer e nervoso rsrs); A irmã Cley, ops, Cleytiane pelas belas imagens do nascer do sol; Ao Diego por ceder as fotos da enchente e skyline; Ao forista Ap_Recife por autorizar gentilmente as imagens fantásticas do seu thread. Esqueci mais alguém? Depois edito aqui as coisas que não estão em ordem

Sites Pesquisados

http://geografiaaplicada.blogspot.com/
www.geociencias.ufpb.br/~paulorosa/
www.ufpb.br
http://pmjp.hagg.com.br/
http://www.paraiba.pb.gov.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Paraíba
http://radiocidadeparaiba.listen2myradio.com/

Arthuro JP liked this post

Last edited by IvoJP; August 7th, 2011 at 06:08 PM.
IvoJP no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
Old August 5th, 2011, 11:30 AM   #2
ulilopes
Araras dos Barões

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 2716

Belas imagens! Foto 61 interessante!
Old August 5th, 2011, 12:35 PM   #3
Davijp
Registered User

Davijp's Avatar

Likes (Received): 4404

Ivo como sempre você nos proporciona ótimas imagens. Apesar dos problemas que toda cidade possui eu fico cada dia mais maravilhado com essa cidade que eu amo. Parabéns João Pessoa.
Vlw Ivo.
Davijp no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 01:48 PM   #4
portoimagem-II
Longe demais das Capitais

portoimagem-II's Avatar

Likes (Received): 9077

Sempre bom ver Joao Pessoa aqui !

Acho a cidade linda !

Last edited by portoimagem-II; August 5th, 2011 at 03:37 PM.
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 01:48 PM   #5
Ítalo Barbosa
Parahyba

Ítalo Barbosa's Avatar

Likes (Received): 4243

Tava ancioso por esse thread do Ivo, e ele não me decepcionou, as fotos estão maravilhosas, uma mais linda que a outra, um belo presente para a cidade em seu aniversário!!!
Valeu Ivo e parabéns pelo thread...
Parabéns a cidade que eu tanto amo, João Pessoa!!
Ítalo Barbosa no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 02:17 PM   #6
Romão
Sem bandido de estimação

Romão's Avatar

Likes (Received): 23048

Parabéns pelo excelente trabalho Ivo, as fotos foram muitobem selecionadas, dandoum pouco dadimensãode como JoãoPessoa apesar de seu vertiginoso crescimento, ainda é uma cidade agradabilíssima e com paisagens diversificada.
Amo essa cidade que tbm é minha terra.
Old August 5th, 2011, 03:04 PM   #7
Antoniogran
Registered User

Antoniogran's Avatar

Likes (Received): 429

Thread oportuno! Ele dá a todos os foristas que não conhecem, ou conhecem pouco a capital paraibana muito mais informações, uma visão geral de como é esta cidade que ainda tem muito a melhorar, mas que com certeza proporciona aos seus habitantes um dos melhores níveis de qualidade de vida do país.
Sou um dos maiores defensores da preservação ambiental (nível racional) e, assim, acho que João Pessoa, uma das mais verdes do Brasil precisa não somente de preservar, mas também ampliar o patrimônio verde, característico Desta.
A Paraíba diz: Obrigado, Ivo.

Editado:
A foto 30, para mim, é uma das mais mais, une modernidade, skyline e verde entremeado.

Last edited by Antoniogran; August 5th, 2011 at 04:10 PM.
Antoniogran no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 03:05 PM   #8
zekaseca
Registered User

Likes (Received): 27

Muito bom o thread, parabéns pra JP
zekaseca no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 03:26 PM   #9
Rio atrato
Registered User

Rio atrato's Avatar

Likes (Received): 53850

Valeu pelas fotos, adoro Jampa, uma das melhores do NE sem dúvida e do Brasil

só não gostei daqueles paredões brancos no Altiplano, prédios tão caros, não deveriam ser assim

mas acima de tudo, Jampa é linda, e tem uma magia
Old August 5th, 2011, 03:41 PM   #10
Rafael_BH
Registered User

Likes (Received): 61

Que cidade linda! Cheia de verde, praias lindas, com águas claras.
O Brasil como um todo está se desenvolvendo muito! A construção civil está bastante aquecida!
Adorei, mais uma capital show do Nordeste!
Rafael_BH no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 03:55 PM   #11
motense
Ilha do amor

motense's Avatar

Likes (Received): 2133

Belo trabalho.
Cidade linda!
Old August 5th, 2011, 04:05 PM   #12
raul lopes
Registered User

raul lopes's Avatar

Likes (Received): 14258

Joao Pessoa é SHOOOOOOOOWWWWWWW !!!!

minha preferida no Nordeste.... a cidade é simplesmente espectacular...

a unica cidade na minha opiniao onde se respira QUALIDADE DE VIDA de verdade.... seus bairros, suas casas, seus edificios, seu verde, seu mar, suas avenidas, seus restaurantes, suas lojas, seus carros, seu povo...etc.... tudo isso e mais...

JOHN PEOPLE... I LOVE YOUUUUUUUUUUUUU ;-))
raul lopes no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 04:09 PM   #13
rrrjp
Registered User

rrrjp's Avatar

Likes (Received): 646

Estava com saudades dos teus ótimos threads Ivo, valeu por mostrar o astral de nossa cidade, linda, verde, pequena porém grandiosa e próspera, um abraço!
Parabéns Jampaaa, rs

Last edited by rrrjp; August 5th, 2011 at 04:27 PM.
rrrjp no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 04:23 PM   #14
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 676

Parabens pelo thread. Parabéns para nossa capital nos seus 426 anos de história.
Old August 5th, 2011, 04:47 PM   #15
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 33607

A imensa mancha verde, a tonalidade do mar, a verticalização da orla, podemos atribuir diversos fatores que são determinantes por tornar jampa uma capital diferenciada, impossivel ver as imagens e não sentir uma pontinha de inveja(acho que todos sentem,). É bem perceptível o crescimento da urbe mas sem abdicar em oferecer qualidade de vida aos seus moradores, algo de vital importância. Tenho que voltar urgente, olhando para os pontos turísticos(tambaú, cabo branco......) bate uma saudade danada, aliás, todos que a visitam parecem também nutrir disso.
Primoroso o teu thread Ivo, Filipéia de Nossa Senhora das Neves ainda tem muita história para contar.

PS. Alguma notícia sobre a mudança da grafia do estado, li algo no news acerca disso.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 05:00 PM   #16
Fel220
Engenharia Ambiental

Fel220's Avatar

Likes (Received): 1266

Parabéns Ivo! esse thread só nos enche cada vez de orgulho de sermos Pessoenses e de morarmos nessa terra de tanta beleza e história que encantam o Brasil e mundo!

João Pessoa + chuva = CAOS !
Fel220 no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 05:10 PM   #17
batistinhapb
Patos-PB MinhaPaixão!!

batistinhapb's Avatar

Likes (Received): 960

Mais um BELO e CAPRICHADO trabalho seu em Ivo ?!

JP como sempre muito bem na foto (rsrsrs) apesar de alguns problemas que anda enfrentando... Mesmo assim continua sendo uma das mas belas capitais desse país ...

Parabéns pelo thread Ivo. AbraçoO !!
Old August 5th, 2011, 05:42 PM   #18
gabjp
lolwut

gabjp's Avatar

Likes (Received): 3

Só tem você pra salvar o aniversário da nossa querida cidade, Ivo o/

Ótimo thread como sempre! Mostrou a cidade toda e não ficou parecendo artificial, gostei muito. E essas praias de gramame e jacarapé que eu não conheço, tenho que ir lá urgentemente =X
gabjp no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 06:28 PM   #19
Passatempo
BANNED

Likes (Received): 0

Surpreendente IVO!! melhor q vc não há aqui!

João Pessoa linda com seus 40 km de praias desde cabedelo até Gramame. A cidade está muito grande e linda, e não sei e é verdade(segundo a prefeitura), já tem uma área urbana maior q recife.
Passatempo no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2011, 06:40 PM   #20
Brunno_Carvalho
Engenharia Química

Brunno_Carvalho's Avatar

Likes (Received): 178

Parabéns pelo thread Ivo, como sempre você conseguiu retratar bem a nossa querida cidade dando ênfase não só aos já conhecidos pontos turísticos, mas também a locais que até mesmo os pessoenses desconhecem ou conhecem muito pouco.

Parabéns João Pessoa, por seus 426 anos anos de história.

Reply

Tags
joão pessoa, nordeste, paraíba

Thread Tools

Posting Rules