daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Centro - Oeste

Centro - Oeste Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old October 24th, 2012, 06:46 PM   #1
RobertoBarrich26
Eng. Tráfego e Designer

RobertoBarrich26's Avatar

Likes (Received): 634

Goiânia/GO - 79 anos - Uma homenagem de um Curitibano de nascimento, Cuiabano de criação e Goianiense de coração...

Goiânia/GO - 79 ANOS

Uma homenagem de um Curitibano de nascimento, Cuiabano de criação e Goianiense de CORAÇÃO...

...

Explicando melhor o título...

Bom, como uma boa parte do pessoal do fórum já sabe (especialmente os que frequentam os threads relacionados à cidades da região Centro-Oeste do Brasil) sou um curitibano de nascimento q desde muito pequeno (com apenas 3 meses de idade de vida) me mudei pra Cuiabá/MT e lá fui criado até os meus 22 anos de vida... Costumes, estilo de vida, cultura e tudo mais voltado àquela cidade e estado... Mas em 24 de Outubro de 2004, uma reviravolta na minha vida familiar me fez acompanhar minha mãe (recém separada) até a cidade de Goiânia/GO...

Sim! Isso mesmo... A primeira vez que coloquei meus pés nessa cidade e pude olhar a exuberância deste local foi exatamente no aniversário da mesma... há 8 anos atrás. Logo, hoje, além do aniversário desta importante e imponente capital brasileira é a data q comemoro a minha radical mudança de vida, diferença cultura e costumes cujo os quais estava acostumado a viver.

Inicio esse meu thread (e homenagem) contando (e dividindo isso) até mesmo para explicar o que isso acrescentou a mim nessa nova fase q perdura até hoje.

Naquele dia (24/10/2002) começava a viver uma época confusa e estranha.. novos costumes e cultura completamente diferentes do que eu estava costumado a viver... Jeito de falar, jeito de se lhe dar uns com outros... comida parecidas (digo apenas: PARECIDAS) porém com temperos, formas de fazer e nomes diferentes...

Algo que me marcou muito nesses primeiros meses em Goiânia foi uma palavra vinda de uma colega de faculdade, onde a mesma me disse depois de uma traquinagem que fiz: "Roberto, o que aconteceu?? Tá com essa cara de lerdo aí!?"... Eu inocente e furiosamente sem saber o que significava aquele termo "LERDO" aqui em GYN logo soltei "os cachorros" pra cima dela... Já que LERDO, em Cuiabá (e em qquer forma/situação q seja dito) tem o significado de pessoa boçal, burra, vagarosa e/ou retardado... Mas não, aqui o significado, empregado da forma q foi empregada naquele momento, tinha o singelo significa de "safadinho"... Isso mesmo! Aqui em GYN "cara lerda" significa safadinho, pessoa que aprontou ou irá aprontar uma traquinagem, "espertinho"...

Enfim, acontecido isso percebi que realmente eu não estava no meu terreno... na minha área... E ali comecei a tentar entender e compreender o que era GOIÂNIA... o que era o GOIANIENSE... Aprendi muito, nesses anos, sobre o que é essa cidade, como ela funciona... e digo com orgulho que hoje, conheço esse local tanto ou mais que muitos que aqui nasceram... e sinto o mesmo orgulho "wallace-ciano" de morar, viver e contribuir para que essa cidade se torne cada vez mais bela e forte dentro do cenário nacional... e pq não dizer: dentro do cenário mundial!?...

Atualmente, apesar de não ter nascido (ou sido criado) aqui, posso dizer, por vários motivos que:

Minha cultura é goianiense: pois hoje sei o que significam palavras típicas daqui e muitas delas eu as falo... como nosso famoso: ANÉM...

Meu corpo é goianiense: pois hoje com qquer 30/35° eu sinto calor e estou falando q é o lugar mais quente do mundo.. ou então com qquer 20°C eu já estou de blusa de frio e batendo queixo... Chuva aqui pra gente já é motivo de se sair todo empacotado de casa... rsrsrs

Meu paladar é goianiense: desde quando comecei a preferir um frango caipira cozido com muitoooooooooo pequi do que uma bela peixada cuiabana...

Meu gosto musical mudou radicalmente... pra quem odiava o sertanejo e hoje em dia prefere barzinhos onde esse tipo de música é tocada...

Meu olhar urbano é goianiense: pois hoje, a qquer lugar que eu vá e vejo cidades sem o menor cuidado urbanístico e planejamento acho estranha...

Enfim... posso dizer, com todas as letras, QUE SOU SIM, um goianiense de CORAÇÃO, de CORPO, de ALMA e de, principalmente, ESCOLHA!!! Pois escolhi esse local para viver e não me arrependo nem um pouco...

Curitiba sempre será a minha cidade de nascimento... Cuiabá sempre será uma cidade (lugar) que tem um espaço carinhoso reservado em meu coração e memória... Mas Goiânia sempre será a cidade q terei eterna GRATIDÃO.. por me receber e me moldar da melhor forma possível...

Dito isso (e desculpe por esse texto imenso)... faço aqui minha HOMENAGEM a esta cidade que tanto aprecio e tenho a agradecer...

Vem aí as 50 melhores imagens minhas de Goiânia tiradas nesses anos gloriosos que aqui passei (e espero passar por muitos anos ainda)...

01. O Centro se apagando no Entardecer

02.

03.

04.

05.

06.

07.

08.

09.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16. A Grande Metrópole cravada no Cerrado

17.

18.

19.

20.

21.

22.

23.

24.

25.

26.

27.

28.

29.

30.

31.

32.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40.

41.

42.

43.

44.

45.

46.

47.

48.

49.

50.

51.

52.

53.

54.

55.

É isso aí...

...

Outros Threads Meus de: GOIÁS / MATO GROSSO
RobertoBarrich26 no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 24th, 2012, 06:54 PM   #2
Iturama
Registered User

Iturama's Avatar

Likes (Received): 2240

Lindo thread, Roberto! Goiânia é uma capital muito bonita, jovem e de grande futuro!

Parabéns, a você e à cidade!

Obs: a foto 16 me lembrou muito Campo Grande!
Iturama está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 07:30 PM   #3
serranojr
Mineiros fica em GOIÁS!

serranojr's Avatar

Likes (Received): 226

Muito bom, Roberto.

Parabéns, Goiânia!

Contribuindo com as fotos, se permite...

Por: Goianianasalturas.com.br

Por: Higor Lube

Por: Guido Ferreira

Por: Perfil Facebook 'Goiania no Coração do Brasil'
serranojr no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 08:07 PM   #4
Max Jalapão
Acertar é Humano

Max Jalapão's Avatar

Likes (Received): 506

Pois é Roberto, Eu que nasci goiano (até 31-12-1988), estudei Engenharia em Cuiabá, depois de formado morei em Goiânia antes de vir definitivamente para Palmas, sei bem o que sente, em relação à cidade do "peitche com matchitche no cotipó da ponte" e a cidade do "frango com gueroba/pequi", cada uma com suas particularidades, defeitos e virtudes. Cuiabá perde em urbanismo por ser uma cidade histórica e não planejada e por causa do calor excessivamente úmido, mas, por outro lado, ganha em calor humano, em fazer amizades, em receptividade, em alegria, nisso, supera em muito, à bela capital goiana. Já Gyn, além de muuuuuuuuuiiiiittttttaaaaassss mulheres bonitas (imbatível no CO), é planejada, plana, construções mais novas e peca por não ter praia....É isso, no mais belas imagens, valeu por compartilhar...
Old October 24th, 2012, 08:53 PM   #5
Felipe Amazonense
BANNED

Likes (Received): 1344

Linda linda linda!

No mesmo dia de Manaus eim Goiânia

<3

parabéns pessoal!

ótimo thread !
Felipe Amazonense no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 09:23 PM   #6
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 777

Que bela homenagem vc fez a essa empolgante metrópole, parabéns.

Goiânia cresce para todos lados, mas a verticalização da cidade, aliada ao comércio (shoppinghs e feiras livres muito legais) e aos grandes e exuberantes parques fazem dela uma cidade realmente cativante.

Tenho muito apreço por GYN, pois parte da minha família migrou para Goiás nos idos dos anos 70/80, fazendo com que eu tivesse primos e tios (por afinidade) que nasceram e moraram aí. Inclusive minha avó, que hoje mora na minha casa aqui em Prudente, tem um aptº na cidade. Ai ai, vendo as fotos bateu até uma saudade de voltar a visitar a cidade.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 09:30 PM   #7
Enzo
Registered User

Likes (Received): 4036

Linda homenagem, parabéns a Goiânia e aos goianienses pela cidade que hoje ela e'!
Que ela continue te moldando cada vez mais, Roberto.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 09:35 PM   #8
Enzo
Registered User

Likes (Received): 4036

Fica ai 2 videos em homenagem a cidade.

Last edited by Enzo; October 25th, 2012 at 04:05 AM.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 09:56 PM   #9
eldergec
Registered User

eldergec's Avatar

Likes (Received): 1

11.

A melhor foto rsrsrsrs

Brincadeiras a parte.

Parabéns Goiânia
Te amo cada dia mais

e parabéns roberto pelo thread
eldergec no está en línea   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 10:00 PM   #10
Henrifavoretto
Registered User

Henrifavoretto's Avatar

Likes (Received): 1186

Ótimo thread e homenagem, Sr. sumido! rs

Parabéns a minha, a nossa cidade... cidade que encho o peito e boca para dizer que nasci aqui e onde fui criado, faz parte da minha história e sempre será a melhor cidade desse planeta, para mim!
Henrifavoretto está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 24th, 2012, 10:35 PM   #11
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 3879

Goiânia resplandecente nessas fotos. Moderna dinâmica, plana, largas ruas e avenidas, muito espaço para crescer, expandir. Parabens pelos 79 anos, Goiânia. Parabens para voce tambem.
Old October 25th, 2012, 02:10 AM   #12
FEIO PRA CHUCHÚ
Registered User

FEIO PRA CHUCHÚ's Avatar

Likes (Received): 24

Essa cidade tem a síndrome do gigantismo.....tão nova e já cresceu tanto! parabéns Goiânia! parabéns pelo thread!
Old October 25th, 2012, 02:18 AM   #13
davi99
Registered User

davi99's Avatar

Likes (Received): 1343

Curitiba, Cuiabá, Goiânia, legal a vida

Gostei das fotos, Goiânia é bem jovem, mas bem desenvolvida, adorei o parque da foto 30
davi99 está en línea ahora   Reply With Quote
Old October 25th, 2012, 02:22 AM   #14
Bonja
Registered User

Likes (Received): 179

é uma linda cidade cidade. Do alto lembra Curitiba. Não imaginava que haviam tantas diferenças culturais entre Cuiabá e Gyn.
Bonja no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2012, 03:00 AM   #15
JP.gyn
Registered User

Likes (Received): 26

Bela homenagem Roberto. Legal compartilhar sua história, desde que você chegou no fórum imaginei que tivesse uma relação muito intensa com a cidade.

Parabéns Goiânia por seus 79 anos. Nascido e criado aqui, sinto orgulho de dizer que sou dessa cidade e mais vontade ainda de vê-la plenamente desenvolvida com o potencial que merece.
JP.gyn no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2012, 03:15 AM   #16
Cruvinel
Gyn Tônica

Likes (Received): 33

Quote:
Originally Posted by JP.gyn View Post
desde que você chegou no fórum imaginei que tivesse uma relação muito intensa com a cidade.
Só que era mais para o lado negativo, né

Belo thread! Gostei da explicação do título!
Cruvinel no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2012, 05:01 AM   #17
FernandoFuck
Registered User

FernandoFuck's Avatar

Likes (Received): 508

Hoje também é aniversário de Manaus. Parabéns para ambas metrópoles.
FernandoFuck no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2012, 02:26 PM   #18
Nortista
Punk, Pogo & Mosh

Nortista's Avatar

Likes (Received): 1056

Parabéns a ex-capital do meu estado, parabéns pelo belo trabalho feito nesse thred!
Nortista no está en línea   Reply With Quote
Old October 25th, 2012, 03:52 PM   #19
VITORCG
VITORCG

VITORCG's Avatar

Likes (Received): 451

Tive a oportunidade de conhecer GOiânia no feriadão de 12 de Outubro e que surpresa foi para mim essa cidade.
A princípio, fui à Brasília, que tb não conhecia, mas confeso que a impressão não foi das melhores. Nem quis ficar lá e fomos no memso dia para GO.
Mas que surpresa boa é Goiânia: Cidade moderna, limpa, mto bem urbanizada, gente bonita( caramba, acho que as mulheres mais bonitas que vi até hj no Brasil são de lá) e o que dizer da noite da cidade? Que bairro fantástico é o Marista( acho que é esse o nome), cheio de barzinhos de alto nível, nossa, não deixa a desejar a nenhuma outra cidade de noites badaladas, como Sampa, Rio ou BH.
Fiquei com gosto de conhecer rmais essa cidade e com certeza em breve voltarei.
parabéns pelo thread e parabéns a Goiânia!!!!
VITORCG no está en línea   Reply With Quote
Old October 26th, 2012, 01:17 AM   #20
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Lindo thread, Roberto...fiquei emocionada com o texto inicial...

Parabéns, Goiânia ! E a vc tb, Roberto !

bjks

Reply

Thread Tools

Posting Rules