|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Centro Beira Litoral e Interior |
![]() |
|
|
Thread Tools | Rate Thread | Display Modes |
|
|
#1 |
|
Home, sweet home
Likes (Received): 43
|
Viagem pela Beira - Entre Coja e Piódão
![]() Chegou e Verão e alguns dias de férias, e claro, a vontade de passear! Pelo terceiro ano consecutivo, vou passar uns dias à Região da Beira. Depois de Coimbra, segue-se um percurso convidativo, entre a Vila de Coja e a Aldeia de Piódão. Coja é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 20,63 km² de área e 1 650 habitantes (2001). Foi vila e sede de concelho entre 1260 e 1853. Era constituído pelas freguesias de Benfeita, Cerdeira, Coja, Teixeira, Espariz, Meda de Mouros, Mouronho e Pinheiro de Coja. Tinha, em 1801, 5 079 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foi-lhe anexada a freguesia de Vila Cova de Sub-Avô, tendo perdido a freguesia de Teixeira. Tinha, em 1849, 7 091 habitantes. Piódão é uma freguesia portuguesa do concelho de Arganil, com 36,36 km² de área e 224 habitantes (2001). A freguesia inclui as seguintes aldeias e quintas: Piódão, Malhada Chã, Chãs d'Égua, Tojo, Fórnea, Foz d`Égua, Barreiros, Covita, Torno, Casal Cimeiro e Casal Fundeiro. A aldeia, de Piódão, situa-se numa encosta da Serra do Açor. As habitações possuem as tradicionais paredes de xisto, tecto coberto com lajes e portas e janelas de madeira pintada de azul. O aspecto que a luz artificial lhe confere, durante a noite, conjugado pela disposição das casas fez com que recebesse a denominação de “Aldeia Presépio”. O conjunto arquitectónico da povoação forma uma das Aldeias Históricas protegidas, estado classificada como Imóvel de Interesse Público. Piódão recebeu, na década de 1980, o galo de prata, condecoração atribuída à "aldeia mais típica de Portugal". Ortofoto do Percurso ![]() Fotografias do Percurso Começo esta série de 97 fotografias com umas refrescantes imagens da vila de Coja, nas margens do seu Rio Alva. 01. ![]() 02. ![]() 03. ![]() 04. ![]() 05. ![]() 06. ![]() 07. ![]() 08. ![]() 09. ![]() 10. ![]() Depois de uma pausa para café e água na Praia Fluvial de Coja, seguimos viagem. Poucos quilómetros adiante, parámos nas proximidades da Aldeia de Benfeita, onde existe um pequeno santuário de Nossa Senhora da Guia. 11. ![]() Dali vê-se a Aldeia de Pardieiros. 12. ![]() 13. ![]() Logo se seguida fizémos mais uma pausa, nas proximidades da Fraga da Pena. O carro fica estacionado na margem da estrada e o percurso até à queda de água é feito a pé. 14. ![]() 15. ![]() 16. ![]() 17. ![]() 18. ![]() Cá está ela! ![]() 19. ![]() 20. ![]() 21. ![]() 22. ![]() 23. ![]() 24. ![]() 25. ![]() 26. ![]() 27. ![]() 28. ![]() 29. ![]() 30. ![]() Próxima paragem: Centro de Interpretação da Mata da Margaraça. 31. ![]() 32. ![]() 33. ![]() 34. ![]() 35. ![]() 36. ![]() 37. ![]() 38. ![]() 39. ![]() 40. ![]() 41. ![]() Seguimos viagem, deixando para trás a Mata da Margaraça. 42. ![]() 43. ![]() 44. ![]() 45. ![]() 46. ![]() 47. ![]() 48. ![]() Depois de muitas curvas, avista-se finalmente a Aldeia de Piódão! Piódão é uma aldeia serrana de feição rural e acessos difíceis, mas um excelente exemplo do condicionalismo da Natureza sobre o Homem e de como o ser humano se adaptou ao longo dos séculos aos mais inóspitos locais. Mantém ainda o traçado medieval das ruas, sinuosas e estreitas, adaptando-se ao terreno irregular. Nas paredes das casas e nas lousas que lhes servem de cobertura, o xisto impera por toda a aldeia, pontilhada pelo azul forte das portas e dos frisos das janelas. Consta que esta uniformidade da cor é originada como consequência do isolamento a que o Piódão esteve sujeita, onde o único estabelecimento da aldeia só vendia tinta de uma cor, tal era a inacessibilidade do povoado. Também se diz que esta cor foi escolhida para dar vida e contraste à aldeia. As casas são, em geral, compostas por dois pisos. O piso inferior, amplo, é ocupado pela loja, e o superior, com divisórias de madeira de castanho destina-se à habitação. As cozinhas são caracterizadas por uma lareira funda com "tabuão" de madeira à volta. A aldeia a que agora chamamos de Piódão não é, na verdade, a povoação original. Na sua origem está um pequeno povoado, provavelmente no século XIII, que começou por se designar “Casas do Piódam” (gente ou o povo que anda a pé), actualmente reduzido a ruínas. Embora não se saiba muito bem que motivos levaram essa povoação ao abandono do local primitivo, pensa-se que devido ao calor, sofria com as investidas das formigas que devoravam o mel, uma das suas principais riquezas e que, por outro lado, não dispunha de água suficiente para cobrir as necessidades de uma população em expansão. Por outro lado, é provável que o desejo de diversificação da produção de cereais levasse os habitantes do velho Piódão a se dispersarem pelo vale, dando origem a novos focos populacionais. 49. ![]() 50. ![]() 51. ![]() 52. ![]() 53. ![]() 54. ![]() 55. ![]() 56. ![]() 57. ![]() 58. ![]() Estacionámos o carro no parque periférico e fizemos o percurso pelo interior da aldeia a pé. 59. ![]() 60. ![]() 61. ![]() 62. ![]() 63. ![]() 64. ![]() 65. ![]() 66. ![]() 67. ![]() 68. ![]() 69. ![]() 70. ![]() 71. ![]() 72. ![]() 73. ![]() 74. ![]() 75. ![]() 76. ![]() A Igreja Matriz estava em obras... Tenho que voltar lá mais tarde. 77. ![]() 78. ![]() 79. ![]() 80. ![]() 81. ![]() 82. ![]() 83. ![]() 84. ![]() 85. ![]() 86. ![]() 87. ![]() 88. ![]() 89. ![]() 90. ![]() 91. ![]() 92. ![]() E deixámos o Piódão, com destino a casa. 93. ![]() 94. ![]() Fizémos uma última paragem na Aldeia de Foz de Égua, pertencente ainda à freguesia de Piódão. 95. ![]() 96. ![]() 97. ![]() The end!
|
|
|
|
#2 |
|
'tou na lua...
Likes (Received): 424
|
Da próxima aconselho uma bela aldeia para um passeio na Serra da Lousã: Talasnal!
![]() Estou com a net lenta, depois hei-de ver as fotos... é uma zona lindíssima, aconselho conhecerem! A foto 94... Macchu Pichu é linda, mas essa foto é um encanto.
|
|
|
#3 |
|
Registered User
Likes (Received): 122
|
Finalmente o Piódão! Belo passeio, excelentes fotos, Miguel!
Passaste depois pela Ponte das Três Entradas?
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
'tou na lua...
|
E a praia fluvial em Côja, com uma corda para a malta saltar para o rio ao estilo do Tarzan
|
|
|
#5 | ||
|
Home, sweet home
|
Quote:
![]() Uma amiga minha tem-me falado bastante das aldeias de Xisto da Lousã e em concreto de Talasnal. Também já li alguns artigos sobre essas aldeias e estou com bastante vontade de conhecer. Este ano já não foi possível, mas talvez no próximo verão passe por Lousã. Quote:
![]() Sim. Depois de Foz de Éguas fui ter à estrada que vem da Covilhã, passei na aldeia de Vide, muito bonita também e de seguida passei à Ponte das Três Entradas. Há outras aldeias que gostava de ter visitado (Aldeia das Dez e Avô) mas terá que ficar para outra oportunidade.
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
|
Aldeia das Dez é interessante mas sobretudo pela bela paisagem de que podemos desfrutar. Avô também é uma pequena preciosidade, a que a proximidade do rio dá um encanto especial. Seguiste depois para Oliveira do Hospital?
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Home, sweet home
|
Não. Depois segui na direcção de Coimbra, para apanhar a auto-estrada para Norte.
|
|
|
|
#8 |
|
Registered User
|
Passeio curto desta vez, então...
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Rider on the storm
Likes (Received): 0
|
Belas e refrescantes imagens!
Para mim, esses cantinhos de Portugal eram completamente desconhecidos. A aparência geral da aldeia de Piodão é alguma coisa de surpreendente. Obrigado Miguel.
|
|
|
#10 |
|
Αλέξανδρος
Likes (Received): 3
|
beleza de passeio, a fraga da Pena é fabulosa, excelente trabalho
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Home, sweet home
|
|
|
|
|
#12 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
Amanhã parto de viagem para as Terras de Trás-os-Montes e Alto Douro, a tua terra Natal e a minha Terra de coração. Abraço.
|
|
|
|
|
#13 | |
|
Home, sweet home
|
Quote:
|
|
|
|
|
#14 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
Fantásticas fotos
que natureza...
|
|
|
#15 | |
|
Rider on the storm
Likes (Received): 0
|
Quote:
Abraço também amigo.
|
|
|
|
#16 |
|
'tou na lua...
|
a fraga da pena dá uma vontade de dar um mergulho... essas fotos dão vontade de um passeio por terras beirãs...
dia 1 de novembro há a feira anual de Santa Quitéria na zona de Pombeiro da Beira, em Arganil. aconselho uma visita, sobretudo pela capela interessantíssima na Póvoa da Raínha Santa. e há tb na zona de arganil uma recriaçao interessantíssima da ultima ceia numa capelinha. tenho uma foto num thread tb sobre o piódão e a mata da margaraça.
|
|
|
#17 |
|
Nobre. Leal. Invicto.
Likes (Received): 7
|
Ai, ai... Piodão! Que aldeia tão bonita! Adoro estas vistas.
![]() Parabéns, Miguel_Arq!
|
|
|
|
#18 |
|
Barra for Friends
Likes (Received): 143
|
As vistas para o Piódão são de babar
|
|
|
#19 |
|
Registered User
|
Excelente percurso que tenho que fazer!!!
![]() Boas fotos Miguel_Arq!!!
|
|
|
|
|
|
#20 |
|
Registered User
Likes (Received): 145
|