daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Nordeste

Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Reply

Thread Tools Display Modes
Old August 15th, 2011, 05:45 AM   #41
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Likes (Received): 265

Jacobina sabe conciliar muito bem o antigo com o moderno. Nessa mesma rua do BB existem várias edificações antigas (adaptadas para pontos comerciais) misturadas com predinhos mais novos.

Sponsored Links

Old August 15th, 2011, 05:52 AM   #42
Farol da Barra
Registered User

Farol da Barra's Avatar

Likes (Received): 305

Tem séculos que estive em Jacobina!

Que bom que você homenageou essa cidade , mostrando um pouco dela pra gente!
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 15th, 2011, 06:09 AM   #43
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Um "pouco" mesmo! Só não mostrei mais porque tive muito pouco tempo para tirar essas fotos...
Old August 15th, 2011, 07:03 AM   #44
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 54

Adorei o relevo de entorno da cidade! Ele me lembra um pouco o da cidade de Diamantina, em Minas. Pelo que percebi, aparentemente boa parte das construções históricas está na Praça Castro Alves, mas confesso que esperava ver um patrimônio histórico maior, em função de ser uma cidade que já foi voltada só para os minérios, assim como foram as cidades da Chapada Diamantina.

Parabéns pelo thread, Will!

Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <

Saulo_Santos liked this post
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2011, 08:39 AM   #45
georgejungle3
BANNED

Likes (Received): 0

Pô, parabéns.

Quando comecei a abrir as fotos suspirei fundo com um certo frio na barriga, ou algo que parecesse com o mesmo, hehe...

Lembrou-me minha feliz infância, início de adolescência. Aliás, feliz é pouco... Hehe.

Você é de bonfim, ainda? Também morei aí... Aliás, morei em quase tudo que foi lugar, pois minha mãe saiu de bonfim e logo foi gerente dessa agência de Jacobina, fomos parar em São Paulo pelas "maldades" aos funcionários do banco que ocorreram durante os anos FHC...

Agora faltou você ir no Hotel Ouro e tirar fotos de lá de cima... há uns 2 anos atrás estive lá, a visão é estonteante...

E outra grande coisa de Jacobina: É tipo uma mini-salvador no quesito "diversão" A vida noturna existe e é bem forte, viu... Vc chega lá de passagem numa terça de noite e vai na missão e tem umas coisas boas pra beber, comer, olhar e quem sabe comer de novo...? rsrs

Falo isso pois é até surpreendente já que como falei, eu morei em outras cidades até maiores que Jacobina e se você quiser um restaurante em determinado horário e dia, simplesmente tá fechado...

Então se tiver pegando a estrada e tiver sem pressa pode parar lá em Jacobina e certamente vai ter algo pra você fazer e descansar bem...

Agora quando morei em Jacobina a cidade tava na parte mais 'difícil' pois se não me engano a mineração tava parada/ou bem devagar por alguns motivos que não Lembro.

A propósito, foi achada em Jacobina, se não me engano, as maiores reservas de urânio do Brasil... Ou me engano?

Um grande amigo de minha família, que já foi Vereador aí, que me contou isso...
georgejungle3 no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2011, 12:20 PM   #46
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tito View Post
Adorei o relevo de entorno da cidade! Ele me lembra um pouco o da cidade de Diamantina, em Minas. Pelo que percebi, aparentemente boa parte das construções históricas está na Praça Castro Alves, mas confesso que esperava ver um patrimônio histórico maior, em função de ser uma cidade que já foi voltada só para os minérios, assim como foram as cidades da Chapada Diamantina.

Parabéns pelo thread, Will!
O povo de Jacobina não usa muito essa denominação "Praça Castro Alves", não... É Praça da Matriz mesmo!

Inclusive, ela é muito agitada à noite. O ponto de ônibus urbano mais movimentado da cidade fica nela, e a maior concentração de barracas de acarajé e de barzinhos com música ao vivo também.

De fato, é o lugar onde se concentra mais construções históricas na cidade, mas isso decorre também do fato das construções históricas ficarem muito espalhadas pela área central, e muito misturadas com construções bem mais recentes.
Quote:
Originally Posted by georgejungle3 View Post
Pô, parabéns.

Quando comecei a abrir as fotos suspirei fundo com um certo frio na barriga, ou algo que parecesse com o mesmo, hehe...

Lembrou-me minha feliz infância, início de adolescência. Aliás, feliz é pouco... Hehe.

Você é de bonfim, ainda? Também morei aí... Aliás, morei em quase tudo que foi lugar, pois minha mãe saiu de bonfim e logo foi gerente dessa agência de Jacobina, fomos parar em São Paulo pelas "maldades" aos funcionários do banco que ocorreram durante os anos FHC...

Agora faltou você ir no Hotel Ouro e tirar fotos de lá de cima... há uns 2 anos atrás estive lá, a visão é estonteante...

E outra grande coisa de Jacobina: É tipo uma mini-salvador no quesito "diversão" A vida noturna existe e é bem forte, viu... Vc chega lá de passagem numa terça de noite e vai na missão e tem umas coisas boas pra beber, comer, olhar e quem sabe comer de novo...? rsrs

Falo isso pois é até surpreendente já que como falei, eu morei em outras cidades até maiores que Jacobina e se você quiser um restaurante em determinado horário e dia, simplesmente tá fechado...

Então se tiver pegando a estrada e tiver sem pressa pode parar lá em Jacobina e certamente vai ter algo pra você fazer e descansar bem...

Agora quando morei em Jacobina a cidade tava na parte mais 'difícil' pois se não me engano a mineração tava parada/ou bem devagar por alguns motivos que não Lembro.

A propósito, foi achada em Jacobina, se não me engano, as maiores reservas de urânio do Brasil... Ou me engano?

Um grande amigo de minha família, que já foi Vereador aí, que me contou isso...
Percebi que vc se encantou e gostou bastante da cidade!

Pena que não tive tempo para tirar fotos do alto do Hotel Serra do Ouro... Mas tem várias fotos na net que mostram a vista espetacular que se tem lá de cima. Mas quem sabe, um dia, tire fotos de lá de cima...

A noite em Jacobina realmente é muito agitada, e em qualquer dia da semana. Foi um dos motivos que fizeram eu gostar e muito da cidade... Gosto muito de cidades bem movimentadas à noite, e para uma cidade pequena, a noite de Jacobina é bem surpreendente!

Em relação à essas reservas de urânio em Jacobina, já pensou se isso for verdade?! Além do ouro, a cidade vai ter outro minério igualmente precioso, e muito necessário!

Aliás, gostou de Bonfim?
Old August 15th, 2011, 01:01 PM   #47
Aluilce
Gastro/Hepatologia

Aluilce's Avatar

Likes (Received): 27

Will parabéns. Bela cidade.
Sobre bancos, desconheço uma agência do Banco do Brasil no interior que seja tão bonita quanto esta.
E o Banco Itaú bem que poderia, em nome da beleza arquitetônica do prédio histórico, remover sua placa da parede e colocar um tóten na calçada, com o nome do banco.

Vem aí o Shopping do Milhão. O primeiro shopping do mundo com UM MILHÃO DE METROS QUADRADOS de área construída!!!

Gastroenterologia e Hepatologia
CURTA: facebook.com/GastroHepato
Aluilce no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2011, 01:29 PM   #48
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Originally Posted by JeffCapuxu View Post
Uma cidade simplesmente maravilhosa! Mais uma bem próspera no Sertão.
E pode ficar mais próspera ainda... Potencial é que não falta!
Quote:
Originally Posted by Aluilce View Post
Will parabéns. Bela cidade.
Sobre bancos, desconheço uma agência do Banco do Brasil no interior que seja tão bonita quanto esta.
E o Banco Itaú bem que poderia, em nome da beleza arquitetônica do prédio histórico, remover sua placa da parede e colocar um tóten na calçada, com o nome do banco.
Em relação ao BB... Idem! E olhe que conheço muito bem as agências do BB em Feira, Juazeiro e Petrolina...

E também não gostei muito dessa placa do Itaú na frente da antiga Câmara... Mas felizmente esse é apenas um posto provisório do Itaú. A agência definitiva do Itaú ainda será feita, provavelmente em outro local.
Old August 15th, 2011, 02:58 PM   #49
georgejungle3
BANNED

Foi nessa agência do BB que eu andei de elevador a primeira vez na vida haha, ainda era bem criança...

Fui lá e fiquei brincando subindo do primeiro pro segundo, do primeiro pro segundo até que o elevador travou e eu fiquei apavorado, quando abriram eu limpei as lágrimas sai "like a boss"

História real, hehe...
Quote:
Originally Posted by Will_NE View Post
O povo de Jacobina não usa muito essa denominação "Praça Castro Alves", não... É Praça da Matriz mesmo!

Inclusive, ela é muito agitada à noite. O ponto de ônibus urbano mais movimentado da cidade fica nela, e a maior concentração de barracas de acarajé e de barzinhos com música ao vivo também.

De fato, é o lugar onde se concentra mais construções históricas na cidade, mas isso decorre também do fato das construções históricas ficarem muito espalhadas pela área central, e muito misturadas com construções bem mais recentes.

Percebi que vc se encantou e gostou bastante da cidade!

Pena que não tive tempo para tirar fotos do alto do Hotel Serra do Ouro... Mas tem várias fotos na net que mostram a vista espetacular que se tem lá de cima. Mas quem sabe, um dia, tire fotos de lá de cima...

A noite em Jacobina realmente é muito agitada, e em qualquer dia da semana. Foi um dos motivos que fizeram eu gostar e muito da cidade... Gosto muito de cidades bem movimentadas à noite, e para uma cidade pequena, a noite de Jacobina é bem surpreendente!

Em relação à essas reservas de urânio em Jacobina, já pensou se isso for verdade?! Além do ouro, a cidade vai ter outro minério igualmente precioso, e muito necessário!

Aliás, gostou de Bonfim?
Bonfim é bem interior, neh? A vida é mais diurna.... Desde que me estabeleci em salvador eu vou pro Sâo João de bonfim todo ano, com exceção desse ano que não pude ir...

Muito legal o São João de Bonfim, mas ainda sou saudoso do São João na praça...

Mas é saudosismo puro, já que não dava mais certo lá, segundo parentes meus que moram aí!

Abraços e novamente parabéns pelo thread!

Edit: sobre o urânio eu pesquisei e é verdade, sim. Agora a extração só se torna viável com produção em massa, por isso que ainda não entrou em operação, só quando aumentar a demanda...
Old August 15th, 2011, 03:47 PM   #50
Baianóide
BAHIA

Baianóide's Avatar

Likes (Received): 16

Jacobina parece ser uma cidade próspera. No ritmo que está, não duvide que em pouco tempo comece a verticalizar.

Espero que aproveitem a onda da mineração e invistam em industrialização na região.

Jacobina já merecia uma ligação aérea com a capital 3 ou 4x por semana, infelizmente nos falta investimentos em infra-estrutura e uma empresa regional adequada.

O Brasil não é uma nação, são várias nações. Autonomia é o caminho. FEDERALISMO DE VERDADE JÁ!
Baianóide no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2011, 04:20 PM   #51
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Originally Posted by georgejungle3 View Post
Foi nessa agência do BB que eu andei de elevador a primeira vez na vida haha, ainda era bem criança...

Fui lá e fiquei brincando subindo do primeiro pro segundo, do primeiro pro segundo até que o elevador travou e eu fiquei apavorado, quando abriram eu limpei as lágrimas sai "like a boss"

História real, hehe...

Bonfim é bem interior, neh? A vida é mais diurna.... Desde que me estabeleci em salvador eu vou pro Sâo João de bonfim todo ano, com exceção desse ano que não pude ir...

Muito legal o São João de Bonfim, mas ainda sou saudoso do São João na praça...

Mas é saudosismo puro, já que não dava mais certo lá, segundo parentes meus que moram aí!

Abraços e novamente parabéns pelo thread!

Edit: sobre o urânio eu pesquisei e é verdade, sim. Agora a extração só se torna viável com produção em massa, por isso que ainda não entrou em operação, só quando aumentar a demanda...
Interessante... Pelo visto, vc deve ter altas boas lembranças de Jacobina!

De fato, Bonfim é muito mais movimentada de dia do que de noite. A noite de Bonfim só é animada nos dias de sexta e de sábado.

E a mudança do local do São João de Bonfim fez muito bem à festa... Ficou bem mais organizada, e com muito mais espaço para as pessoas assistirem os shows.

E tomara que a extração de urânio em Jacobina dê certo!
Quote:
Originally Posted by Baianóide View Post
Jacobina parece ser uma cidade próspera. No ritmo que está, não duvide que em pouco tempo comece a verticalizar.

Espero que aproveitem a onda da mineração e invistam em industrialização na região.

Jacobina já merecia uma ligação aérea com a capital 3 ou 4x por semana, infelizmente nos falta investimentos em infra-estrutura e uma empresa regional adequada.
Já disse em outro thread que depois de Juazeiro, muito provavelmente a próxima cidade a se verticalizar no Norte da Bahia, com certeza, é Jacobina - e antes mesmo de Paulo Afonso.

A base da economia ainda é o ouro, mas a economia da cidade é muito diversificada. Como falei no início do thread, uma das maiores fábricas de calçados da Bahia, e a única de calçados do Norte da Bahia, a FreeWay, está instalada na cidade. Sem falar do fortíssimo comércio que a cidade tem.

Em relação aos vôos, acho que vários aeroportos de cidades pelo interior da Bahia tão merecendo, além de Jacobina: Irecê, Guanambi, Brumado, Paulo Afonso, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Teixeira de Freitas, etc.

Saulo_Santos liked this post
Will_NE no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2011, 07:20 PM   #52
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Como o thread está no topo, eu resolvi olhar de novo. Cada nova olhada são detalhes que a gente descobre. Daí fui saber sobre a quantidade de habitantes e me surpreendi que tem 80 mil habitantes! É muita gente para uma cidade que parece ter, sei lá, uns 10 mil. E não tem prédios. Então pensei, onde mora esse povo todo?

Mas olhando na Wiki, vi que a cidade tem 4 distritos e 22 povoados. Isso deve significar que a cidade é espalhada, assim, justifica a aparência do centro não ser mais 'denso'.
Old August 15th, 2011, 07:33 PM   #53
rrrjp
Registered User

rrrjp's Avatar

Likes (Received): 43

Que linda Jacobina!
rrrjp no está en línea   Reply With Quote
Old August 15th, 2011, 10:48 PM   #54
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hed View Post
Como o thread está no topo, eu resolvi olhar de novo. Cada nova olhada são detalhes que a gente descobre. Daí fui saber sobre a quantidade de habitantes e me surpreendi que tem 80 mil habitantes! É muita gente para uma cidade que parece ter, sei lá, uns 10 mil. E não tem prédios. Então pensei, onde mora esse povo todo?

Mas olhando na Wiki, vi que a cidade tem 4 distritos e 22 povoados. Isso deve significar que a cidade é espalhada, assim, justifica a aparência do centro não ser mais 'denso'.
A área urbana tem quase 55.000 habitantes, como disse no início do thread. O problema é que a maioria das pequenas cidades do interior nordestino são muito pouco verticalizadas.

A primeira vista a cidade parece ser bem espremida no meio das montanhas, mas olhando a cidade no Google Earth ou Maps, percebe-se que ela é bem espalhada:

Quote:
Originally Posted by rrrjp View Post
Que linda Jacobina!
E como!
Old August 16th, 2011, 05:37 AM   #55
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Quote:
Originally Posted by Tourniquet View Post
Tow querendo ir conhecer o lago em junho/julho do ano que vem.
Ótimo!! Acho que esse é o período mais bonito da represa. Apesar que uma mudança no clima já muda tudo...

Mas se for, não deixe de ir até Remanso. Tenho certeza que não vai se arrepender!!
Old August 16th, 2011, 05:40 AM   #56
BrunoInteriorano
CONTA RECUPERADAAAAAAAAAA

BrunoInteriorano's Avatar

Quote:
Originally Posted by Will_NE View Post

Talvez daqui até 2012, a prefeitura da cidade dê um jeito na sinalização e asfaltamento da cidade.

Em relação ao comércio, ele está se descentralizando há muito tempo. A região dos bairros da Estação e dos Índios, que ficam próximos ao Centro e aparecem nas primeiras fotos do thread, estão cada vez mais ganhando empreendimentos comerciais, e a tendência é que a cidade cresça cada vez mais comercialmente e residencialmente em direção à saída para Morro do Chapéu e Miguel Calmom (região oeste da cidade), que é a região mais ampla e plana que se tem para ela crescer.

E em relação à eu ir para Remanso, é extremamente difícil... Daqui para lá são mais de 350 km!!!

Daqui para Jacobina é BEM mais perto, só uns 100 km...
É, 350 Km é bem puxado... O negócio é você ir com mais umas 2 ou 3 pessoas num feriado prolongado pra passear mesmo, ir até a Serra da Capivara em São Raimundo...
Old August 16th, 2011, 05:49 AM   #57
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

...e no meio do caminho, um refrescante banho no Lago de Sobradinho em Remanso!

Boa idéia, a sua!

Aliás, da próxima vez que vc for para Remanso, aproveite para dar uma "desviada" no caminho, na altura de Capim Grosso, e vá até Jacobina, e procure uma das mais de 30 cachoeiras que ficam no meio das serras que cortam o município. Vc não vai se arrepender! Eu mesmo tomei banho em uma delas (a dos Alves) e gostei demais!!!
Old August 16th, 2011, 01:38 PM   #58
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 215

Parece ser organizada. O entorno é bonito com essas serras, que devem proporcionar belas panorâmicas da cidade.
Ap_Recife no está en línea   Reply With Quote
Old August 16th, 2011, 08:04 PM   #59
Will_NE
No meio do Sertão

Will_NE's Avatar

Já fiz um thread com panorâmicas de Jacobina: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1419754
Old August 17th, 2011, 10:18 AM   #60
georgejungle3
BANNED

Vou dar uma levantada no thread, já estava lá embaixo!

Bump!

Reply

Tags
bahia, jacobina, serra, sertão

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules