|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|||||||
| Nordeste Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe |
![]() |
|
|
Thread Tools | Display Modes |
|
|
#1 |
|
:)
Likes (Received): 54
|
Aracaju Atual - Um completo tour fotográfico por minha cidade, a capital do menor estado brasileiro
Olá, pessoal!
![]() Não costumo postar muitos threads sobre minha cidade, mas dessa vez resolvi sair para fazer um tour fotográfico pensando em mostrar alguns lugares não muito (ou nunca) mostrados por aqui, e também outros que sempre aparecem, mas que estão em constante mudança com a construção de novos edifícios. Quis também fazer uma certa atualização de algumas obras. As fotos são de 2 dias atrás. Aproveitei que no dia fazia um sol legal e saí à caça de ângulos. Sem mais, vamos às fotos fresquinhas de minha querida Aracaju: 1. Farol da Farolândia que foi revitalizado há uns 2 anos ou pouco mais que isso. ![]() 2. Morro de vontade de subir no farol para tirar umas fotos, mas infelizmente ele não é aberto ao público, mesmo estando desativado. ![]() 3. E aí já entra um pouco a "atualização". Do azul, o Via Farol (que já está concluído) sei que essa é a lateral, já do outro condomínio não sei se o mostrado é ou não a frente. ![]() 4. Avenida Beira Mar (que na verdade beira dois rios, o Poxim e o Sergipe), que para mim é a melhor e mais bonita (contando com o entorno, parte verde) da cidade. As obras que aparecem são da reforma do calçadão utilizado por ciclistas e também para a prática de cooper. ![]() 5. Saindo do bairro Farolândia, chego ao bairro Jardins. Esses dois bairros são uns dos principais vetores de crescimento imobiliário da cidade. Nesta foto aparecem o Hospital e Maternidade Primavera, o Centro Médico Jardins e ao lado esquerdo o futuro empresarial JFC Trade Center. ![]() 6. JFC Trade Center. Essa e as próximas duas fotos também servirão para a atualização das obras. ![]() ![]() 7. ![]() 8. ![]() 9. O bairro Jardins é um dos que mais concentra edifícios. ![]() 10. Hiper Gbarbosa (a principal rede de hipermercados do estado, que é local) no Shopping Jardins, o principal da cidade. ![]() 11. Bem ao lado dele há um Hiper Bompreço. Essas duas redes monopolizam o comércio varejista. ![]() 12. O edifício mais alto, o Le Jardin, é com 23 andares, o 2º mais alto da cidade. Ele foi construído numa época em que o plano diretor não havia sido renovado (ou algo assim), então ele e outros edifícios mais "altos" para o padrão da cidade foram construídos nessa época, mas hoje em dia, assim como antes, o limite voltou a ser de uns 16 andares. ![]() 13. Num tipo de sub-bairro do Jardins, o Jardim Europa, foi construído o que é hoje o edifício mais sofisticado e moderno da cidade. A Mansão Luciano Barreto Junior ganhou, se não me engano, inclusive prêmios por conta da automação presente nos apartamentos. ![]() 14. O edifício anterior está na frente do Parque da Sementeira (ver muro ao lado). ![]() 15. Essa região concentra boa parte das construções voltadas para a classe média alta. ![]() 16. Esse outro edifício, com 21 andares, também foi construído na mesma época do Le Jardin. ![]() 17. Todos os edifícios deste trecho da avenida estão voltados para o Parque da Sementeira. ![]() 18. ![]() 19. ![]() 20. Edifício inaugurado recentemente (sua lateral não é das mais lindas). ![]() 21. Agora a sua fachada. ![]() 22. Essa avenida cruza com a Beira Mar, mostrada numa das primeiras fotos. Ao fundo desta foto se pode ver o Shopping Riomar. ![]() 23. Atrás dos edifícios mostrados nas fotos anteriores está o Garcia, um tipo de sub-bairro do Jardins. ![]() 24. O Garcia fica ao lado da Reserva Ecológica do Tramandaí (ver mata à direita), que espero que não seja mais devastada do que já foi há alguns anos. A especulação imobiliária não foi cortês com a reserva! ![]() 25. Apesar dessa região ser um tanto central, ainda há muitos terrenos baldios. Aos poucos todos estão dando lugar a edifícios. ![]() 26. Esse aqui que fica entre os bairros 13 de Julho e São José é um dos altinhos, e tem pouco mais que 20 andares. ![]() 27. Agora em outro trecho da Avenida Beira Mar (desta vez às margens do rio Sergipe). Essa região da 13 de Julho estava estagnada em se tratando da construção de novos edifícios e de uns anos para cá alguns projetos foram lançados. Ao lado direito está o Iate Clube de Aracaju. ![]() 28. A famosa ponte "Aracaju-Barra" vista desde a avenida Ivo do Prado, que ainda é mais conhecida como "Rua da Frente" que é como uma continuação da Av. Beira Mar. ![]() 29. Já no Centro da cidade, eis o recém-restaurado Palácio-Museu Olímpio Campos, que já foi sede do governo estadual. ![]() 30. ![]() 31. Outro palácio na mesma praça. ![]() 32. Câmara de Vereadores, recém-restaurada. ![]() 33. Praça recém-reformada. ![]() 34. Sede da Procuradoria Geral do Estado, num edifício também recém-restaurado. ![]() 35. Lateral do Mercado Central, que está na chamada "Região dos Mercados", região essa que abriga três mercados lado-a-lado. ![]() 36. Sede do Instituto Gbarbosa (ou algo assim), na Praça dos Mercados. ![]() 37. Mercado Thales Ferraz e ao fundo o edifício Estado de Sergipe, mais conhecido como Maria Feliciana, que mesmo tendo sido construído na década de 70, ainda hoje é o mais alto do estado. ![]() 38. Avenida Ivo do Prado, que acho que é uma das mais agradáveis da cidade. ![]() 39. Um dos cajus da exposição "Caju na Rua". Esse está localizado no calçadão da 13 de Julho em frente ao mirante. ![]() 40. Essa plaquinha "minúscula" faz parte da nova sinalização turística colocada por toda a cidade. ![]() 41. Dois dos edifícios da Av. Beira Mar na 13 de Julho. O mais alto é o mostrado na foto de número 26. ![]() 42. Mirante da 13 de Julho, no calçadão que leva o mesmo nome. ![]() 43. No seu interior, uma exposição de arte que mostra um pouco da cultura popular sergipana. ![]() 44. As danças folclóricas são alguns dos principais patrimônios imateriais do estado. ![]() 45. Agora é hora de subir... ![]() 46. E a primeira vista que tenho é essa! Sinceramente, se eu visse essa foto em qualquer outro thread, não pensaria inicialmente que é Aracaju. Essa paisagem me lembra praias quase desertas de estados como Alagoas, Bahia ou Pernambuco. ![]() 47. O rio mostrado na foto anterior é o Sergipe, e nessa agora aparecem o rio Poxim (abaixo das pedras) e o Sergipe (no meio) já misturado com o Poxim. Após se encontrarem, vão juntos para o oceano atlântico (ao fundo). Ah! E as construções que aparecem ao fundo estão na Atalaia Nova, um bairro do município da Barra dos Coqueiros, que fica na RM de Aracaju. Ao lado esquerdo da plataforma de petróleo é possível ver a construção da orla da Atalaia Nova. De lá tem-se uma linda vista de Aracaju. ![]() 48. Região da foz dos rios Sergipe e Poxim, com destaque para o "novo" farol de Aracaju, que está no bairro da Coroa do Meio. É logo após ele que começa a Orla de Atalaia. ![]() 49. E eis a foz. Ao fundo há uma plataforma representando as dezenas presentes no estado. Fui pesquisar alguma informação sobre a quantidade de plataformas presentes na cidade e achei que são 28. Ver aqui. Não sei se essa informação é a respeito das plataformas que podem ser avistadas de Aracaju ou das presentes em todo o litoral do estado.![]() 50. Vista do skyline da 13 de Julho. Essa visão sempre é mostrada, mas como novos edifícios vão sendo construídos, é sempre bom mostrar. Na foto também é possível ver o vasto manguezal, à esquerda, e o calçadão, à direita. ![]() 51. Os dois edifícios centrais são relativamente novos. ![]() 52. O famoso edífio dos "chifres" e a Mansão Fábio Barbosa, que teve suas obras paralisadas por conta de um avanço da construção em relação à calçada. Se não me engano a justiça mandou que as varandas fossem cortadas. Não sei se as obras já foram retomadas. ![]() 53. Os dois mais altinhos, que fogem ao padrão de altura, também foram construídos na mesma época dos outros que comentei. ![]() 54. Parte do skyline da Farolândia. ![]() 55. 13 de Julho. ![]() 56. ![]() 57. ![]() 58. ![]() 59. ![]() 60. ![]() 61. Mais uma da Beira Mar no sentido Centro. ![]() 62. Esse da esquina é o recém-construído Passeio Beira Mar (lástima essa fiação). ![]() 63. Destaque para o que estava embargado. ![]() 64. Um belo conjunto! ![]() 65. E logo teremos outro para acrescentar ao skyline já existente. ![]() 66. ![]() 67. Agora na Av. Delmiro Gouveia, seguindo no sentido Atalaia. À direita está o Shopping Riomar, o primeiro da cidade. ![]() 68. Em toda a extensão da avenida, que foi reformada há uns 2 anos, há uma ciclovia. ![]() 69. Ainda na avenida. ![]() 70. Já na região da Orla de Atalaia, o farol de Aracaju visto de perto. ![]() 71. Avenida Santos Dumont, já na Orla de Atalaia. ![]() 72. Delegacia Especial de Turismo. ![]() 73. A orla de Atalaia tem aproximadamente 6 Km de extensão contendo muitos restaurantes, bares, lagos, lojas, sorveterias, lanchonetes, oceanário, quadras de tênis, vôlei e futebol, pista de skate, pista de patins, parques infantis, centro de turismo, galeria de arte, delegacia, estátuas e várias outras coisas. ![]() 74. Essas são as praias do litoral sul de Aracaju. ![]() 75. Os arcos, o monumento símbolo da orla. ![]() 76. ![]() 77. ![]() 78. Numa das pérgolas da orla. ![]() 79. Estátuas no "Monumento aos Formadores da Nacionalidade (ou algo assim). ![]() 80. E a partir de agora o registro de alguns dos principais hoteis presentes na orla. Esse é o Celi Hotel, um dos mais antigos. ![]() 81. "Espaço de Convivência". ![]() 82. Região do Kartódromo e do Mundo Maravilhoso da Criança. ![]() 83. Entrada do "Mundo". ![]() 84. Real Praia Hotel. Esse não é um dos principais, mas gosto do mosaíco. ![]() ![]() 85. Radisson Hotel, um dos mais novos que já é considerado um dos melhores da cidade. ![]() 86. Real Classic, construído na mesma época do Radisson (acredito que há uns 2 anos). ![]() 87. Mercure Hotel. Antes tinha o nome Del Mar e era um dos mais antigos assim como o Celi. ![]() 88. É na Praça de Eventos da orla que acontecem alguns dos principais eventos da cidade. ![]() 89. Centro de Cultura e Arte J. Inácio e outro dos cajus da exposição. À noite todos esses toldos são ocupados com barracas para a venda de artesanato. ![]() 90. Passarela do Caranguejo, região da orla que concentra grande parte dos bares e restaurantes, principalmente os que têm como principal prato comidas feitas à base de crustáceos, principalmente caranguejos. ![]() 91. Construção em área interior do bairro, nas proximidades do Hotel Parque dos Coqueiros. Só recentemente essa região da cidade começou a receber edifícios mais altos. ![]() 92. Um dos primeiros foi esse, a Mansão Gileno Lima, que não tem nem 2 anos de inaugurado. ![]() 93. Outro condomínio em construção. ![]() 94. Agora já na região da Praia da Aruana, uma das praias do litoral sul da cidade. ![]() 95. Esse foi o primeiro edifício há ser construído nessa parte da cidade. ![]() 96. É nessa região que foi construída a Orla da Aruana, um local dotado de dezenas de quiosques e de ciclovia, mas que infelizmente ainda não foi liberado ao público. Inauguraram o lugar há vários meses e não se resolveu se os ocupantes dos quiosques serão os donos de bares demolidos ou se haverá algum tipo de processo para a escolha. ![]() 97. Tudo isso está prontinho, mas sem uso. ![]() 98. Ao menos os vendedores baianos usam o estacionamento para vender biscoitos! ![]() ![]() 99. ![]() 100. Creio que ainda seja a praia da Aruana. ![]() 101. ![]() 102. Só nessa foto conto umas 6 ou 7 plataformas de petróleo. ![]() 103. Banho Doce. Dotaram de infraestrutura um lugar onde há um tipo de nascente. ![]() 104. Mais uma vez na Orla de Atalaia, agora mostrando um outro parquinho. ![]() 105. Agora na Av. Desembargador José Antônio de Andrande Góes (Eita nome grande!), uma avenida construída há poucos anos atrás do bairro Coroa do Meio. ![]() 106. E é das proximidades da avenida que se pode ter uma linda vista para o skyline de Aracaju. ![]() 107. E eis o skyline. Acho que é um dos melhores mirantes para vê-lo. ![]() 108. ![]() 109. E chegamos à última foto. ![]() PS.: O detalhe fica para o fato de que 90% das fotos firam tiradas de dentro do carro. Mas ainda não acabou. Como forma de complementar o conteúdo do thread, posto abaixo um vídeo da TAM sobre a cidade, assim vocês reevem lugares mostrados nas fotos e conhecem outros, que não foram fotografados por mim: Espero que tenham gostado do passeio por minha querida cidade! ![]()
Veja informações e fotografias sobre destinos turísticos no blog "O Brasil de Tito" - Acesse também a Fan page no Facebook > > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < < Last edited by Tito; August 31st, 2011 at 06:15 PM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
São João do Nordeste!
Likes (Received): 206
|
Belíssimas imagens! Parabéns!
Aracaju guarda características de cidade pequena, mas se transforma em uma grande cidade aos poucos. Muito bem organizada e cuidada. Espero retornar em breve pra ver ao vivo as novidades que encontrei por aqui. |
|
|
|
|
|
#3 |
|
Nothing left to fear
Likes (Received): 1
|
Aracaju é linda! A orla é um exemplo de organização pras demais capitais do NE
|
|
|
|
#4 |
|
Registered User
Likes (Received): 358
|
Lindas fotos de uma linda cidade. Aracaju é um exemplo de progresso e de boa gestão! Prédios muito bons e urbanização excelente da orla! Sempre uma surpresa! Já me hospedei no Celi agora Mercure. Já era bom. Fizeram alguma reforma interna?
Valeu por postar Tito! |
|
|
|
|
|
#5 |
|
Cidade Lendária
Likes (Received): 50
|
Muito bom o passei. Deu para conhecer melhor aracaju!!
a avenida beira mar é linda
"Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se, quantas vezes elas nem mesmo se falam!..... Ele não terá sentido os eflúvios desta nossa terra, os quais talvez seja preciso ser pernambucano para sentir e que podem não ter realidade e magia senão para nós mesmos" Joaquim Nabuco |
|
|
|
|
|
#6 |
|
Registered User
Likes (Received): 27
|
linda cidade,o litoral do Se é pouco conhecido!deve ser mto bonito!
|
|
|
|
|
|
#7 |
|
Sertanejo people Forever!
Likes (Received): 306
|
Perfeito. Aracaju é uma das cidades ma[is bonitas do Brasil, as pessoas tem que descobrir isso.
|
|
|
#8 |
|
Da terra do Sol da Bahia
Likes (Received): 72
|
Moderna, linda, limpa, Aracaju está de parabéns.
vlw Tito, por está mostrando e representando sua cidade tão bem.
|
|
|
|
#9 |
|
Registered User
Likes (Received): 31
|
Parabéns Tito, seu thread arrasou! Deu até vontade de dar um pulo aí para Aracaju nas férias.
|
|
|
|
|
|
#10 |
|
BANNED
Likes (Received): 25
|
Eita cidade MARAVILHOSA. Super agradável.
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Preserve-se!
Likes (Received): 1
|
Conheci Aracaju, pela primeira vez esse ano. Adorei. Os sergipanos estão de parabéns pela cidade. Ai, se Salvador tivesse um pouquinho desta organização...
|
|
|
|
#12 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 401
|
Aracaju como sempre muito bonita, limpa, organizada e agradável.
|
|
|
|
|
|
#13 |
|
Registered User
Likes (Received): 56
|
Bela cidade, bem organizada. Orla qualificada e bonita...
|
|
|
|
|
|
#14 |
|
SSC Sergipe
Likes (Received): 81
|
Amo Aju.
Tito bota pra lá nas fotos! Sds.
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
muito bom parabens
Aracaju - Diferentes da grandes cidades temos um passado para contar, um presente para viver, e um futuro para planejar, sonhar e realizar, enquanto as outras contentam-se com o presente, pois o futuro ja virou passado!!! |
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
Likes (Received): 19
|
Rápido comentário: Aracaju é FODA!
|
|
|
#17 |
|
Registered User
Likes (Received): 51
|
UaU,me sentir em casa!
boas fotos, desse sergipano mais baiano. |
|
|
|
|
|
#18 |
|
:)
Likes (Received): 2416
|
Sou viciado em racaju! è uma cidade fascinante. Organizada, limpa, belíssimos edifícios e a orla entaõ... Ótimas fotos!
|
|
|
|
|
|
#19 |
|
ego sum ATHEUS
Likes (Received): 71
|
linda,organizada,ordeira!...tuas fotos ficaram ótimas!
|
![]() |
| Tags |
| 13 de julho, aracaju, aruana, atalaia, brasil, brazil, orla de atalaia, sergipe |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|