daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 20th, 2011, 11:38 PM   #101
Junior BH
Registered User

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Júnior, lembro quando você estreou com aquele thread de noturnas do Mangabeiras e lindas vistas (não é isso?). De lá para cá, observo quanto você enriquece o fórum sempre com comentários que demonstram sua cultura geral. Bom, pelo menos vejo pouco foristas assim. A maioria se limita a elogiar ou a criticar. Você vai além.

Obrigado, Charles! Como eu não tenho um conhecimento tão grande acerca dos bairros de BH como vcs, eu tento agregar outros conhecimentos para ter o q falar... rsrs

O fato é q eu adoro essa cidade e participar desse fórum tem me possibilitado aprender muita coisa!
Junior BH no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 20th, 2011, 11:46 PM   #102
Junior BH
Registered User

Likes (Received): 5

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
BH não tem apenas áreas de Mata Atlântica mas tem também áreas de Cerrado. Na verdade, é uma área de transição dos dois biomas.A área da Fundação Zoobotânica é considerada a maior reserva de Cerrado de BH.

Sim, sim... vc tem toda a razão! Talvez eu tenha me expressado mal... eu quis dizer q a vegetação predominante na região de BH é a mata atlântica (atualmente devastada) e que aqui não é uma região de Cerrado propriamente dito (como Brasília), embora já haja formações arbustivas típicas do cerrado nessa região. É uma área de transição, importante pra questão da biodiversidade, mas predominantemente mata atlântica. Pegando a estrada a partir de BH em direção noroeste que a transição mata atlântica cerrado vai ficando mais evidente.... Isso é nítido de se observar durante viagens para o Centro-Oeste...
Junior BH no está en línea   Reply With Quote
Old September 24th, 2011, 11:21 PM   #103
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 460

Nó, ando sem muito tempo para vir aqui e agradecer direito a todos. Lá vai mais uma leva.

Quote:
Originally Posted by Julio_Geografia View Post
Lindo bairro, realmente essa parte de casas mais antigas e classudas é bem mais palátavel, adorei as casas, a arborização, é um lugar bem agradável de se morar!

Parabéns pelo belo thread!
Valeu Julio!

Quote:
Originally Posted by Izumy View Post
ótimo thread. belas fotos.
Valeu!

Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post
Parabéns pelas fotos, gostei muito do thread.

Apesar de não gostar desse estilo de casa "neo colonial" dos anos 80, é inegável que essa é a parte mais agradável do Belvedere: Calçadas largas, arborização, casas com belos jardins, vistas belíssimas para a serra do curral... é uma área bem parecida com o Mangabeiras, até mesmo pela proximidade física.

Ah, não conhecia aquele mirante! Achei muito legal aquele "paisagismo" com rochas... fora que a vista de lá é fantástica.

Aquela casa Theresiana de cor mostarda (?) é assinada pelo Penna se não me engano. É a única que eu gostei de todas as fotos.
Open your mind para outros estilos heheh
Valeu por comentar!

Quote:
O thread ficou muito bom, como não poderia deixar de ser. Qualquer coisa que retrate o Belvedere, na minha opinião, desperta interesse e fica bonita.

Só não concordo que seja zero threresiano, até porque não há demérito nisso. MT fez muitos trheads mostrando partes mais simples de bairros nobres, como Sion e Serra, e eu creio que muitas (ou algumas) dessas casas devem ter sido mostradas por ela também.

De qualquer forma, é mais um trabalho que divulga um dos melhores bairros do Brasil, na minha opinião.

O chato são as comparações com a parte de prédios. É como comparar Lourdes e o vizinho, Cidade Jardim. Nada a ver. Os prédios são luxuosos, lindos, mas pertencem a outra parte do bairro, tão boa quanto à de casas, conforme o que se procura.

Essa história de novos-ricos querendo status na parte de prédios, para mim, é o pior clichê de todos os tempos. O Belvedere abriga todo tipo de pessoa (de classe média-alta para cima). E com esse boom imobiliário andam pipocando lançamentos em toda a ZS (basta andar pelo Funcionários, Lourdes, Santo Agostinho, Luxemburgo, Santo Antônio, Serra). Se for assim, os novos ricos estão bem distribuídos, porém alguém ouviu isso do Belvedere e fica repetindo.

Outra inverdade é rotular a parte de prédios como não-tranquila. Quem realmente conhece o bairro sabe que nas ruas próximas ao Top Green (Ruas Rodrigo Otávio Coutinho, José Ferreira Cascão, Engenheiro Walter Kurller, etc) o trânsito é local, pois não há saída em direção à Nova Lima. É um recanto luxuosíssimo com vários dos prédios mais belos e sofisticados de BH.

Com vistas maravilhosas e áreas de lazer que chegam a ocupar um quarteirão, é uma região excelente de morar, para quem gosta de modernidade e sofisticação. Portanto, não acho a atmosfera da região de prédios nada maçante: pelo contrário, se comparada a vários bairros de prédios é até muito melhor (além de ser bem pequena, ao contrário de outros bairros gigantes praticamente só de prédios na ZS). E o trânsito horrível da Luís Paulo Franco não é mais desculpa para quem quer falar mal do bairro... O trânsito em Bh está ruim em toda parte.

Por fim, dizer que a parte de prédios dá uma sensação de sufoco também não me parece sensato, se considerarmos que, tanto na parte acima citada quanto na região da Lagoa Seca, os prédios dão vistas para toda BH e têm até muito espaçamento entre si, por causa das faraônicas áreas de lazer. Eu concordaria com a afirmação se fosse feita quanto aos bairros nobres que estão dentro da Contorno (Lourdes, Funcionários, Santo Agostinho). Ali sim, os prédios são muito próximos uns dos outros e, quando há lazer, normalmente as áreas são minúsculas.

Fora isso, os elogios estampam que realmente o Belvedere, como um todo, é um dos melhores lugares para quem pode. Não é só status não: é conforto, clima, vista, modernidade. Abraços.
O termo "theresianismo" é uma brincadeira, referência a um estilo, é claro que a Mary já fotografou de tudo.

Discordo de parte do que você escreveu, uma das características do Belvedere é, sim, ter muitos novos ricos. É o típico lugar que algumas pessoas mudam em busca de status, pelo nome, para depois ficarem falando do nada que moram lá, numa proporção diferente do resto da cidade. E essas áreas de lazer gigantes refletem um pouco isso também. IMO. É diferente de prédios de luxo similar em outros bairros.

Também discordo que o trânsito da Luís Paulo Franco seja apenas algo ruim como em qualquer parte. É uma via essencial de acesso ao bairro, e que está travando numa proporção muito acima do normal na cidade. Fui desavisado num final de tarde passar ali, e gastei quase 1 hora entre o Mart Plus e a entrada do shopping. Isso não é normal e, principalmente, não há opções. O morador precisa usá-la, depois inevitalmente precisa usar os funis Raja ou N.S. do Carmo. A região dentro da Contorno ainda concentra trabalho, lazer e serviços para a cidade toda, então os bairros mais próximos tem a vantagem de, mesmo com trânsito ruim, estarem numa distância menor. Assim, perde-se menos tempo.

Valeu por comentar!
Old September 24th, 2011, 11:30 PM   #104
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Bairro lindo e agradável! Gostei da casa da foto 23!
É uma das minhas favoritas também.
Valeu por comentar!

Quote:
Originally Posted by Bruno GV View Post
Eu já tinha visto e adorado o thread mas fiquei com preguiça de comentar..na verdade gostei de tudo, como sempre gosto dos seus threads(embora faça muito tempo que não vejo um).
Você conseguiu pegar algo batido e nos mostrar em outro formato. Quando lí o título "...Belveder..." pensei:"nem vou entrar, vai ser aqueles prédios, a torre, uns pedaços do Mangabeiras com a praça do Papa e a Serra..." mas me surpreendi, gostei e muito desta parte de casas do Belvedere.
Opa, ainda bem que a preguiça passou e decidiu comentar. É tão recompensador para quem faz o thread =P hehehe Valeu!

Quote:
Originally Posted by tchelllo View Post
Eu tbm já tinha visto o thread e ia comentar aí sei lá, aconteceu algo e tive que sair e deixei pra lá...

Gente, que paisagem diferente possui o Belvedere não? Adoro estas cores...

Tudo muito bom. Ótimo aspecto. Cerejinha do bolo!

Fotos muito boas. Adorei as panorâmicas.
Valeu Tchelllo, eu também volta e meia gosto de um thread e acabo deixando para comentar depois... e esqueço. hehe

Quote:
Originally Posted by andrehrg View Post
adorei as fotos, belo bairro

nada como terrenos com espaços mais generosos heim !
É verdade, mas terrenos generosos mesmo tem na Pampulha - pena que há a tendência de ir murando, expondo menos as casas. Mas tem coisas fantásticas por lá. Valeu por comentar.

Quote:
Originally Posted by observador_bh View Post
Excelente thread.

Frequentei muito o Belvedere no final dos anos 80, início dos anos 90, quando o bairro era mais tranquilo e o Belvedere III era ainda um loteamento com as primeiras casas surgindo.

Os prédios do Belvedere são excelentes, mas a região era MUITO mais agradável antes deles.
Valeu observador, eu fico imaginando mesmo como deveria ser bem mais tranquilo, sem prédios, e também a cidade menor, com menos carros, menos movimentação, menos violência, sem tanto muro... Até o fato de ainda não ser encarado como um bairro badalado de luxo devia dar outra cara a esse pedaço.

Quote:
Originally Posted by leo_MG View Post
nossa, muito bom! Amei as panoramicas, e parabéns por mostrar uma parte que nem eu conhecia bem. Espero que mesmo sem Mary T ainda tenhamos vc e suas belas fotos!
haha A Phoenix de Granito retornará, ainda espero ver fotos dela mesmo hahaha em outro corpo. Obrigado!

Quote:
Originally Posted by JP.gyn View Post
Lindas fotos!
Sou mais um que ao ler Belvedere já imaginou ver mais do mesmo, mas o fato de conter "um foco diferente" no título já é um estímulo para abri-lo.
Demais o lugar, as casas, as ruas super arborizadas. Realmente mostrou outra face.
hehe Criar um título é um desafio, a minha preocupação foi essa mesmo, alguém nem entrar em maaaais um thread do Belvedere. Já vou avisando no título que peguei um pedaço menos mostrado. Valeu!
Old September 24th, 2011, 11:45 PM   #105
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:
A Luís Paulo Franco é só uma rua do Belvedere. Os bairros que você citou (Lourdes e Funcionários) também têm ruas mais sujas próximo ao centro. Do jeito como você falou parece que a rua é imunda: já vi papéis nela, como já vi em tantas partes de bairros nobres de BH. No mais, o urbanismo do Belvedere é ótimo, mas queriam que fosse perfeito em todas as partes? Infelizmente, não conheço NENHUM bairro que seja. NEM UM.
Essa relativização foi muito forçada. A Luis Paulo Franco não é "apenas uma rua" ou "apenas mais um rua feia como tantas pela cidade". Ela é a ÚNICA via com concentração de comércio do bairro, e além disso o corta ao meio. E é desarmônica e feia do início ao fim. Simplesmente não há uma região comercial agradável e vibrante no bairro. Não precisa ser perfeito em todas as partes, mas deveria ser bom comercialmente em alguma parte! É essa a diferença.

Quote:
Originally Posted by Mr. Burns View Post
Bruno, meu parabéns!!!!! Sua fotos ficaram simplesmente FAN-TÁS-TI-CAS! Amei a segunda foto!
Valeu Burns!

Quote:
Nossa! Já esqueceram do thread.

Observador, quando eu digo que a parte de prédios está melhorando com relação à arborização (pelo menos parte dela), estou me referindo a isso aqui, e também ao fato de as obras no bairro praticamente terem acabado (portanto o aspecto geral só melhora).

Para exemplificar, veja como era a Rua Engenheiro Valter Kurrle, em 2007, pela foto de um thread do RenatoBH:

Agora veja as fotos que tirei fim de semana (2011) e como a rua está hoje (estou montando um thread da região do Top Green):

....

Melhorou bastante em quatro anos, convenhamos.
Olha, está melhorando mesmo, até porque crescer é o esperado das árvores hehehe Só que apesar de ser a mesma rua, na foto antiga você mostra as quaresmeiras na parte baixa da rua. Depois, na foto atual, você pega um ângulo onde árvores de uma outra espécie aparecem em maior destaque. As quaresmeiras, no lado esquerdo da sua foto, continuam raquíticas. E um olhar mais atento à esquerda da foto antiga mostra árvores já maiores, as que você depois fotografou.

Há de se separar esses dois aspectos. Uma coisa é criticar a arborização do bairro porque ainda não cresceu, é jovem. Isso o tempo resolve. Outra é a grande quantidade de quaresmeiras, murtas, resedás, entre outras espécies bastante comuns no bairro que tem porte pequeno e/ou crescimento bastante lento.

Quote:
Originally Posted by FloripaNation View Post
Agradável o bairro. BH me parece ser uma cidade bem seca não??
Chove bastante em BH, mas a chuva é concentrada no verão. O resto do ano é bem seco, sendo que no inverno não chove nada. Agora, mesmo no verão, quando não está chovendo o ar fica mais seco do que em cidade litorâneas ou em vales (ou seja, comparando dias de tempo aberto). Por isso o calor daqui é bem menos sufocante.

Quote:
Originally Posted by farodkhaledmossad View Post
Aquele trecho de rua, que tem as pedras, tem uma vista fenomenal, ainda mais por ter grama, que amo como forração.

Vimos a parte do bairro nada glamourousa, branca, marmorizada, com vidros verdes

\tudo de bom.
Valeu!

Quote:
Originally Posted by joaofsa View Post
belo bairro, faz jus a fama que tem no ssc.
Valeu, João.

Quote:
Originally Posted by abrandao View Post
Disparado um dos bairros mais agradáveis do país!!!! Muito bom!!!!
Super! A localização é muito especial. Valeu!

Quote:
Originally Posted by raffasoares View Post
Que belo bairro!
Adorei a vista do alto da montanha com aquelas pedras. BH é show mesmo...
Obrigado!

Quote:
Originally Posted by tonyssa View Post
Belíssimo bairro!
Valeu!

FIM >D

Last edited by Bruno BHZ; September 25th, 2011 at 12:07 AM.
Bruno BHZ no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 09:22 AM   #106
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Likes (Received): 716

Quote:
Originally Posted by Bruno BHZ View Post

O termo "theresianismo" é uma brincadeira, referência a um estilo, é claro que a Mary já fotografou de tudo. !
Claro, e eu sempre gostei muito dos threads dela, foi só um comentário mesmo.

Quote:
Discordo de parte do que você escreveu, uma das características do Belvedere é, sim, ter muitos novos ricos. É o típico lugar que algumas pessoas mudam em busca de status, pelo nome, para depois ficarem falando do nada que moram lá, numa proporção diferente do resto da cidade. E essas áreas de lazer gigantes refletem um pouco isso também. IMO. É diferente de prédios de luxo similar em outros bairros.
Pode ser, mas ainda assim é algo muito subjetivo, essa proporção de pessoas que querem status. Não sei se porque as pessoas com quem eu converso muito no bairro são estabilizadas, gente que trabalha e ganha bem, mas não é rica (na minha concepção), que mora no bairro porque gosta, talvez eu tenha uma visão um pouco diferente.

Quote:
Também discordo que o trânsito da Luís Paulo Franco seja apenas algo ruim como em qualquer parte. É uma via essencial de acesso ao bairro, e que está travando numa proporção muito acima do normal na cidade. Fui desavisado num final de tarde passar ali, e gastei quase 1 hora entre o Mart Plus e a entrada do shopping. Isso não é normal e, principalmente, não há opções. O morador precisa usá-la, depois inevitalmente precisa usar os funis Raja ou N.S. do Carmo. A região dentro da Contorno ainda concentra trabalho, lazer e serviços para a cidade toda, então os bairros mais próximos tem a vantagem de, mesmo com trânsito ruim, estarem numa distância menor. Assim, perde-se menos tempo..
Em razão do meu trabalho, dependendo do dia eu tenho que sair do Prado às 18h e ir para um ponto diferente, então eu vejo esse problema do trânsito em BH de forma mais genérica, como por exemplo pontos do Floresta (Jacuí, Pouso Alegre), Sion (Bandeirantes), Rua da Bahia, Raja (que você citou, em vários bairros), Cristiano Machado, Castelo, Buritis, etc.

Penso que, no geral, hoje as pessoas que podem escolhem morar mais perto do serviço, aí a questão a distância também é relativa. No Prado, onde eu passo o dia e chego às 8h30, ouço relatos de gente que tem de sair de casa bem mais cedo que eu, vindas do Barreiro ou da Pampulha, por exemplo, para estar lá.

Se formos pensar, o trânsito ruim no Belvevere é também reflexo de um trânsito ruim em todos os bairros que descem a Raja e a Nossa Senhora do Carmo, assim como sair do Floresta é horrível dependendo do horário por causa do Centro.

Essa semana, às 09h30, estava indo para a Cidade Administrativa, pela Cristiano Machado, e a ida estava até tranquila, mas do outro lado eu percebi um trânsito quase parado desde do Viaduto da Lagoinha até depois do Minas Shopping, o que é realmente um trecho muito extenso. Daí, realmente eu não sei o que é normal mais para a cidade.

Last edited by CharlesZSBH; September 25th, 2011 at 09:53 AM.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 09:46 AM   #107
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Essa relativização foi muito forçada. A Luis Paulo Franco não é "apenas uma rua" ou "apenas mais um rua feia como tantas pela cidade". Ela é a ÚNICA via com concentração de comércio do bairro, e além disso o corta ao meio. E é desarmônica e feia do início ao fim. Simplesmente não há uma região comercial agradável e vibrante no bairro. Não precisa ser perfeito em todas as partes, mas deveria ser bom comercialmente em alguma parte! É essa a diferença.
Concordo que a Luiz Paulo Franco não seja, em alguns quesitos, bonita, mas em algumas partes eu a acho imponente. Até gosto daquela região em pontos que citarei. A questão de desarmonia nem discuto, porque talvez eu não olhe com olhos de um arquiteto. Mas é melhor, na minha opinião, do que vários pontos (as vezes extensos) de vários bairros nobres da ZS, principalmente na parte da divisão deles com favelas (e quase todos têm), na qual os prédios costumam ser velhos e, no máximo, comuns (isso por quarteirões inteiros). Eu acho interessantes a vista para o shopping, a parte que atravessamos para ir para a Lagoa Seca (com aquele canteiro central - a Praça Marcelo Goes Menicucci), o trecho em que ela se encontra com a Paulo Camilo Pena e dali para cima, com vista até para a Serra, até chegar na região onde se iniciam as casas.

Quanto ao comércio, não sei o que seria "ser bom", mas considerado que o bairro, nessa região, atende bem aos moradores. Acho que isso depende do propósito da região: há vários bairros que realmente não têm comércio ou ainda de forma mais acanhada. O Belvedere, para mim, tem um comércio interessante: só na região dessa rua, há vários restaurantes, três hipermecados bem próximos (Mart Plus, Extra e Carrefour), padarias, bancos, galerias com serviços variados, academias, bares bem frequentados, incluída aí a Lagoa Seca, além do BH Shopping, com uma infinidade de serviços (para mim o melhor shopping de BH). A vantagem é que a pé, sem ter que subir morros intermináveis, num local bem movimentado, você encontra muitos serviços e muito próximos, realmente concentrados. Para um bairro que foi criado sem comércio nenhum, eu acho isso interessante. Inclusive, bem perto do bairro fizeram aquele Leroy, outro ponto positivo. Penso que ainda surgirá muita coisa.

Quote:

Olha, está melhorando mesmo, até porque crescer é o esperado das árvores hehehe Só que apesar de ser a mesma rua, na foto antiga você mostra as quaresmeiras na parte baixa da rua. Depois, na foto atual, você pega um ângulo onde árvores de uma outra espécie aparecem em maior destaque. As quaresmeiras, no lado esquerdo da sua foto, continuam raquíticas. E um olhar mais atento à esquerda da foto antiga mostra árvores já maiores, as que você depois fotografou..

Há de se separar esses dois aspectos. Uma coisa é criticar a arborização do bairro porque ainda não cresceu, é jovem. Isso o tempo resolve. Outra é a grande quantidade de quaresmeiras, murtas, resedás, entre outras espécies bastante comuns no bairro que tem porte pequeno e/ou crescimento bastante lento.

Realmente eu não sei por que em vários pontos escolheram árvores de pequeno porte (que eu até gosto). Acho feios são aqueles galhos secos que mal têm folhas (lado direito da foto antiga e esquerdo da atual). Nem chegam a ser arbustos.

Quando eu fotografei a rua não me lembrei do ângulo exato da foto do thread antigo, aí tive de fazer um aproveitamento , para ver se passava, mas eu quis mostrar (comparando o lado esquerdo da foto antiga com o lado direito da atual - são o mesmo lado, na frente do edifício Spazio Uno) foi que as árvores (árvores mesmo) cresceram um pouco (parece até haver mais árvores, talvez pelo ângulo, que realmente foi outro), as ruas estão limpas por causa do fim das obras e os prédios já prontos dão um visual melhor, sem falar que os imensos jardins, como os das fotos, após o passeio, ajudam a melhorar o visual também e não são tão comuns em outros bairros, em que os prédios já se iniciam sem recuo algum.

Mas é isso, obrigado pela atenção das respostas. Já são cinco horas da manhã e preciso ir dormir. Qualquer coisa errada, foi o sono. Abraço.

Last edited by CharlesZSBH; September 26th, 2011 at 07:19 AM.
Old September 25th, 2011, 08:33 PM   #108
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Likes (Received): 20

Bom, a Luiz Paulo Franco, para mim, é linda em alguns pontos. No final dessa rua, sentido ao Belvs de casas, a vista é linda, pois vê-se ruas amplas, casas lindas e a moldura da serra. Também gosto da vista da Av. Paulo camilo Pena sentido a Luiz Pailo Franco. É magnífica.
PietroBH no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2011, 05:23 AM   #109
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Bom, hoje eu estava reparando em alguns pontos do Prado, Gutierrez, Cidade Jardim, Luxemburgo e Santo Antônio, bairros que eu considero bem arborizados. Em alguns pontos, certos tipos de árvores, com suas raízes, destroem os passeios; outras, deixam sementes amarelas (ou flores, não sei) por todo o chão, formando um tapete. Será que em bairros mais novos não têm escolhido tipos de árvores menores para evitar isso?

Acho as calçadas do Belvedere perfeitas, e o bairro bastante limpo. Não sei se com árvores maiores se pode manter isso.

Para quem não conhece o bairro, esse banner mostra em linha boa parte dos prédios da Luiz Paulo Franco. Claro que é diferente ver desse ponto (maravilhoso) e do nível da rua. Postei mesmo só para dar uma noção para quem não conhece.

Last edited by CharlesZSBH; September 26th, 2011 at 06:51 AM.
Old September 26th, 2011, 05:34 AM   #110
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Originally Posted by PietroBH View Post

Bom, a Luiz Paulo Franco, para mim, é linda em alguns pontos. No final dessa rua, sentido ao Belvs de casas, a vista é linda, pois vê-se ruas amplas, casas lindas e a moldura da serra. Também gosto da vista da Av. Paulo camilo Pena sentido a Luiz Pailo Franco. É magnífica.
Pietro, até para não acharem que estou forçando a barra, eis algumas coisas que eu não gosto nessa rua: bases de prédios gigantescas, fiação e galhos secos fingindo ser árvores, o trânsito em alguns horários, sem falar naqueles três blocos (separados) de torres gêmeas. Por incrível que pareça, eu já olhei imóvel numa época exatamente nessas torres gêmeas (O Picasso é o pior, de frente para a Paulo Camilo Pena. A entrada é pela Desembargador Jorge Fontana, outra que que está com árvores maiorzinhas hehe). Esses três pares de torres são feios, comparados com o nível do bairro, mas têm vistas lindas para cidade e as melhores áreas de lazer para prédios de BH desse padrão. Aliás, entre as melhores de qualquer padrão.

O que eu gosto: as vistas, a parte mais alta, na altura do Mart Plus, a praça perto do BH Shopping e alguns prédios. No geral, eu a acho normal. Mesmo com os prédios que acho mais simples no Belvedere, e os mais feios também, ela, a meu ver, ainda dá imponência ao bairro.

Eu normalmente não ressalto lado negativo de bairro, e aqui no thread acho que isso surgiu até naturalmente. Mas penso que isso envolva antes fatores bem pessoais. Só para exemplificar, o São Pedro: aquela parte que faz divisa com a Savassi tem casas (transformadas em comércio) e prédios lindos, ruas arborizadas e para mim está entre os pedaços melhores da ZS. O trecho do bairro que faz divisa com a Nossa Senhora do Carmo, mais perto do Morro do Papagaio, eu considero tenebroso, um dos piores. Entrando pro bairro, nessa região, a coisa também não é muito boa. Mesmo assim, o saldo é muito positivo. Penso que isso vale como regra geral para bons bairros, ainda que com seus pedacinhos (ou pedações) mais feiosos.

E, como sugeriu o fake (usando meu nick, com ponto) na época em que eu estava suspenso, temos de agilizar o thread da região do Top Green, no Belvedere, até o próximo mês.

Last edited by CharlesZSBH; September 26th, 2011 at 06:38 AM.
Old October 2nd, 2011, 10:27 PM   #111
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:

Inclusive, nos dois extremos da rua dá para ver pedaços da Serra, e não só no final.
Old October 2nd, 2011, 11:58 PM   #112
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Quote:

Em razão do meu trabalho, dependendo do dia eu tenho que sair do Prado às 18h e ir para um ponto diferente, então eu vejo esse problema do trânsito em BH de forma mais genérica, como por exemplo pontos do Floresta (Jacuí, Pouso Alegre), Sion (Bandeirantes), Rua da Bahia, Raja (que você citou, em vários bairros), Cristiano Machado, Castelo, Buritis, etc.

Penso que, no geral, hoje as pessoas que podem escolhem morar mais perto do serviço, aí a questão a distância também é relativa. No Prado, onde eu passo o dia e chego às 8h30, ouço relatos de gente que tem de sair de casa bem mais cedo que eu, vindas do Barreiro ou da Pampulha, por exemplo, para estar lá.

Se formos pensar, o trânsito ruim no Belvevere é também reflexo de um trânsito ruim em todos os bairros que descem a Raja e a Nossa Senhora do Carmo, assim como sair do Floresta é horrível dependendo do horário por causa do Centro.

Essa semana, às 09h30, estava indo para a Cidade Administrativa, pela Cristiano Machado, e a ida estava até tranquila, mas do outro lado eu percebi um trânsito quase parado desde do Viaduto da Lagoinha até depois do Minas Shopping, o que é realmente um trecho muito extenso. Daí, realmente eu não sei o que é normal mais para a cidade.
Talvez o trânsito no Belvedere não esteja muito diferente da situação caótica enfrentada em muitos outros locais da cidade. Mas eu, por sorte, no meu dia-a-dia sempre usei trajetos relativamente tranquilos e curtos - na época da faculdade ia da Serra ao centro, descendo a Afonso Pena de ônibus em menos de 10 minutos. Atualmente para ir ao trabalho pego a Contorno no trecho entre a Serra e Santa Tereza - ainda muito tranquilo, só agarra um pouco mais durante o pico da tarde próximo ao Lifecenter. Semanalmente estou indo para a UFMG, e uso a Afonso Pena e a livríssima Antônio Carlos.

Já me surpreendi negativamente com vários locais ao sair desses meus roteiros rotineiros. Um deles foi exatamente ao decidir sair do trabalho e passar no drive-thru do McDonald's da Floresta. A saída me jogou dentro do bairro, e para sair foi uma calamidade, nunca imaginei que fosse daquele jeito. Meia-hora fácil. Outra vez, para ir a uma festa na Pampulha após o trabalho, também tomei novamente a Contorno nessa direção, e para cruzar o Viaduto da Floresta e entrar no Boulevard Arrudas, foi tipo 1 hora. Já me "choquei" também ao inventar de buscar um amigo em Confins no começo da noite. Ou voltando de Inhotim num dia de semana...

Enfim, certamente há muito lugar ruim mesmo, nada diferente do Belvedere. Mas comparando dentro da Zona Sul, um contexto mais homogêneo de renda, eu acho que os bairros dentro da Contorno e os bairros que se articulam ao longo do eixo da Avenida Afonso Pena ainda apresentam um trânsito bem mais tolerável. Os que ficam entre a Raja e N.S do Carmo, já enfrentam situações mais complicadas - e pior quanto mais afastados da Contorno, claro. Quem mora no começo da Carangola não sofre com os problemas da Prudente de Morais.

Acredito que o Belvedere é muito comentado nesse assunto porque, ao contrário de outros lugares com trânsito ruim, é um eixo de expansão da cidade, é uma região com muito terreno, verticalizando rápido, com poucas opções de trajeto. Ou seja, é um lugar com prognósticos assustadores - não é brincadeira a quantidade de apartamentos a serem inaugurados em breve no Vila da Serra. Definitivamente, seja lá qual é a situação atual, vai piorar bastante ainda.

Só por curiosidade, vale uma comparação com a Afonso Pena, por exemplo. Serra e Anchieta tem poucos lançamentos por ano, de menor porte, depois segue o Mangabeiras, só de casas e já consolidado, e depois a cidade termina. Lembro de uma matéria há algum tempo, sobre aumento do tráfego na cidade, comparando a explosão na contagem de automóveis em cada via em duas pesquisas da BHTrans num certo intervalo de tempo (tipo em 2003 e 2010, coisa assim). Eram aqueles números impressionantes em várias vias - entre elas, a N.S do Carmo. E havia somente um trecho onde o tráfego simplesmente caiu (!) entre esses anos, o que é espantoso - o trecho da Afonso Pena entre a Praça Milton Campos e Bandeira.
Old October 3rd, 2011, 06:02 AM   #113
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
Talvez o trânsito no Belvedere não esteja muito diferente da situação caótica enfrentada em muitos outros locais da cidade. Mas eu, por sorte, no meu dia-a-dia sempre usei trajetos relativamente tranquilos e curtos - na época da faculdade ia da Serra ao centro, descendo a Afonso Pena de ônibus em menos de 10 minutos. Atualmente para ir ao trabalho pego a Contorno no trecho entre a Serra e Santa Tereza - ainda muito tranquilo, só agarra um pouco mais durante o pico da tarde próximo ao Lifecenter. Semanalmente estou indo para a UFMG, e uso a Afonso Pena e a livríssima Antônio Carlos.
Eu não ando muito nesses pedaços que você falou, não em horários de movimento, mas realmente nunca tive problemas de trânsito neles não.

Quote:
Já me surpreendi negativamente com vários locais ao sair desses meus roteiros rotineiros. Um deles foi exatamente ao decidir sair do trabalho e passar no drive-thru do McDonald's da Floresta. A saída me jogou dentro do bairro, e para sair foi uma calamidade, nunca imaginei que fosse daquele jeito. Meia-hora fácil. Outra vez, para ir a uma festa na Pampulha após o trabalho, também tomei novamente a Contorno nessa direção, e para cruzar o Viaduto da Floresta e entrar no Boulevard Arrudas, foi tipo 1 hora. Já me "choquei" também ao inventar de buscar um amigo em Confins no começo da noite. Ou voltando de Inhotim num dia de semana...
Esse trecho a Floresta, para mim, é um dos piores. Eu venho do Prado, pego a Célio de Castro e Pouso Alegre. Só melhora na Ituiutaba. Tem dias que eu deixo o carro parado e ando até meu destino. O problema ali é a saída do bairro para o Centro. É um funil, e o trânsito da Rua da Bahia não ajuda, preso pela Savassi, certamente. Vira uma bola de neve. Já gastei mais de meia hora do Floresta até a Gonçalves dias, no Lourdes, indo pela Rua da Bahia: um trecho relativamente pequeno.

Quote:
Enfim, certamente há muito lugar ruim mesmo, nada diferente do Belvedere. Mas comparando dentro da Zona Sul, um contexto mais homogêneo de renda, eu acho que os bairros dentro da Contorno e os bairros que se articulam ao longo do eixo da Avenida Afonso Pena ainda apresentam um trânsito bem mais tolerável. Os que ficam entre a Raja e N.S do Carmo, já enfrentam situações mais complicadas - e pior quanto mais afastados da Contorno, claro. Quem mora no começo da Carangola não sofre com os problemas da Prudente de Morais. ...
Concordo. Quem mora no Luxemburgo ou Cidade Jardim ainda pode cortar trânsito por ruas internas sem trânsito nenhum, até a Contorno também, sem nenhum contato com a Prudente. Nos bairros mais para Cima - Alto Santa Lúcia, São Bento, Belvdere - a situação se complica mais. Muitas vezes, eu gasto muito tempo para sair do Belvedere. A saída é pegar a Gentios, na entrada do Conjunto Santa Maria, cortar o Luxemburgo e o Cidade Jardim. Evita-se um bom trecho da Raja e o trânsito dentro desses bairros é ótimo em qualquer horário.

Outro bairro complicado para mim, difícil de sair, é o Sion. O vetor Bandeirantes, Patagônia, Haiti, com destino Nossa Senhora do Carmo é sofrível. Seguir a Afonso Pena é tranquilo, mas cortar caminho para o Belvedere pelo Sion é burrice.

Quote:
Acredito que o Belvedere é muito comentado nesse assunto porque, ao contrário de outros lugares com trânsito ruim, é um eixo de expansão da cidade, é uma região com muito terreno, verticalizando rápido, com poucas opções de trajeto. Ou seja, é um lugar com prognósticos assustadores - não é brincadeira a quantidade de apartamentos a serem inaugurados em breve no Vila da Serra. Definitivamente, seja lá qual é a situação atual, vai piorar bastante ainda.
O problema maior é mesmo o Vila da Serra. Aquela alça que o liga á BR sem passar pelo Belvedere ajudou, dependendo de onde se vem. Para sair, dar volta pela parte de casas para chegar na Nossa Senhora do Carmo costuma amenizar a situação, e a Barão é outra via de acesso mais tranquila. Há alguns projetos para a região, mas não sei se vingarão.

Um ponto positivo que eu vejo no trânsito do Belvedere (para entrar e sair) é que fora desses horários de rush (como o bairro é afastado do centro) é relativamente tranquilo, ao contrário de alguns bairros mais centrais que têm um trânsito mais movimentado durante todo o dia. Aquela Rua da Bahia, da Praça da Estação até a entrada do Santo Antônio, no fim do Lourdes, ninguém merece. Do Prado, por exemplo, ao Belvedere, nos horários comerciais, você não gasta mais do que quinze minutos, pela Barão. O centro é muito mais perto e muito mais demorado. Então, é uma série de fatores que tem de se considerar.

Outra desvantagem desses bairros mais centrais é o grande número de manifestações (grevistas) que tem havido. Isso está frequente: se a Praça Sete fecha, ou manifestantes saem da Praça da Assembleia, no Santo Agostinho, até a Praça da Liberdade, pelo Lourdes, tudo naquela região fica difícil. Claro que isso, conforme a proporção, afeta os grandes corredores da cidade, mas em qualquer proporção afeta os bairros centrais.

Last edited by CharlesZSBH; October 4th, 2011 at 04:15 AM.
Old October 5th, 2011, 05:12 AM   #114
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Videozinhos do Belvedere, ao som de What a Felling, do antiquíssimo filme Flash Dance (o primeiro: ficou meio cafona esse fundo musical, mas passa). Um ou outro prédio entraram no vídeo por engano, mas a maioria é do bairro mesmo.

Essa trilha 2:20 (desconhecida até por moradores), na estrada de ferro da antiga mineração, que separa o Belvedere do Vila da Serra, sai exatamente na rua que eu fotografei 2:53 (Engenheiro Walter Kurlle).

Last edited by CharlesZSBH; October 5th, 2011 at 06:21 AM.
Old October 5th, 2011, 11:13 AM   #115
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Tenho um amigo que mora no 03:00, à esquerda. A área de lazer é interessante, cômoda. Possui mini-varandas, as quais, fechadas por vidros verdes, dão o charme a fachada.

Os dois primeiros vídeos são bons, mas a música de fundo... OMG!
Old October 14th, 2011, 06:21 AM   #116
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:

Tenho um amigo que mora no 03:00, à esquerda. A área de lazer é interessante, cômoda. Possui mini-varandas, as quais, fechadas por vidros verdes, dão o charme a fachada.

Os dois primeiros vídeos são bons, mas a música de fundo... OMG!
Pensei que ele morasse nas "cafonésimas torres gêmeas em frente ao BH shopping" . Adoro a índole espirituosa de algumas criaturas...

Aliás, só alguém muito cafona para usar cafonésimas, da mesma família de carésimas, lindésimas... Deve ser para igualar o léxico à idéia!

Pietro, esse prédio é o Spazio Uno. A área de lazer dele, eu acredito, está entre as melhores de BH, ainda que o prédio em si nem de longe seja dos mais caros da região.

Antigamente eu achava que isso estava relacionado só ao padrão do prédio. Mas nem sempre. Há uma tendência atual - por exemplo, da habitare - de fazer prédios bem normais, mas apostando nas áreas de lazer. Há alguns lançamentos assim no Gutierrez e no Buritis: normalmente em bairros mais novos ou com espaço para construção (caso do Gutierrez, que está explodindo na parte mais morrada, perto da antiga instalação da Polícia Federal). Passei ali outro dia para fugir de parte da Raja e fiquei impressionado com a quantidade de lançamentos em despenhadeiros inacreditáveis.

Então, você encontra torres gigantes, com apartamentos pequenos, quatro por andar, financiados em 20 anos, com lazer amplo - um verdadeiro clube, e o condomínio sai praticável. Prédios menores, mas de altíssimo padrão, um por andar, com lazer modesto ou mesmo sem ele.

E o lazer nem influi muito no preço: prova disso é o Lourdes, metro quadrado caríssimo, mesmo sem estruturas de lazer.

Quanto à música, de fato não é da sua época. Mas, como a maioria por aqui tem menos de 23, pelo que vejo nas apresentações, não vou comentar sobre o "belo" acervo da atualidade, até porque tem gente acompanhando, para criticar - no anonimato da insurgência fake, tudo o que eu escrevo desde a época do Floresta (que saudades desse bairro supercharmoso!). Porém, na vida, é necessário mudar, sempre!

Last edited by CharlesZSBH; October 14th, 2011 at 06:57 AM.
Old October 14th, 2011, 04:12 PM   #117
PietroBH
Registered User

PietroBH's Avatar

Quote:
Pensei que ele morasse nas "cafonésimas torres gêmeas em frente ao BH shopping" . Adoro a índole espirituosa de algumas criaturas...

Aliás, só alguém muito cafona para usar cafonésimas, da mesma família de carésimas, lindésimas... Deve ser para igualar o léxico à idéia!

Quanto à música, de fato não é da sua época. Mas, como a maioria por aqui tem menos de 23, pelo que vejo nas apresentações, não vou comentar sobre o "belo" acervo da atualidade, até porque tem gente acompanhando, para criticar - no anonimato da insurgência fake, tudo o que eu escrevo desde a época do Floresta (que saudades desse bairro supercharmoso!). Porém, na vida, é necessário mudar, sempre!
kkkkk... E o mais engraçado é que o fakezinho pensa estar no "anonimato", como se ninguém soubesse quem é ele e suas contas adjuntas...

Mas isso é bom, ZSBH. Se olharmos bem, você incomoda determinadas contas* com seu conhecimento de BH. Vejo algumas personalidades no SSC, as quais produzem POSTs além da velha balela: "Parabéns pelas ótimas fotos. Obrigado por mostrar sua cidade", e vc, com certeza, está entre elas.

E quanto ao mudar*, bom... espero que vc tenha um capital inicial bacana, pois um financiamento de 20 anos não é moleza não...

Ri pra caramba ao saber que vc está indo para casa, no Belvs, de bicicleta e indo para o serviço, no Prado, salvo engano, com o mesmo veículo...
Old October 14th, 2011, 08:23 PM   #118
Lukinhaaaz
Registered User

Lukinhaaaz's Avatar

Likes (Received): 21

Lindas casas e ruas muito aconchegantes. O Belvedere é lindo em todas as suas faces.

Valeu pelo thread!

Portfólio
Lukinhaaaz no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2011, 06:35 PM   #119
JorgeFReis
Registered User

Likes (Received): 1

Um dos lugares que eu mais gosto em BH, que saudade..
JorgeFReis no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2011, 06:50 PM   #120
CharlesZSBH
Clássicos do rock

CharlesZSBH's Avatar

Quote:
kkkkk... E o mais engraçado é que o fakezinho pensa estar no "anonimato", como se ninguém soubesse quem é ele e suas contas adjuntas...

Mas isso é bom, ZSBH. Se olharmos bem, você incomoda determinadas contas* com seu conhecimento de BH. Vejo algumas personalidades no SSC, as quais produzem POSTs além da velha balela: "Parabéns pelas ótimas fotos. Obrigado por mostrar sua cidade", e vc, com certeza, está entre elas.
Sim. Como a maldade só age no escuro, quem não dá conta de contra-argumentar às claras parte para esse caminho.

Quote:
E quanto ao mudar*, bom... espero que vc tenha um capital inicial bacana, pois um financiamento de 20 anos não é moleza não...

Ri pra caramba ao saber que vc está indo para casa, no Belvs, de bicicleta e indo para o serviço, no Prado, salvo engano, com o mesmo veículo...
Eu levei isso como uma brincadeira, ainda que oportunista. Mas, como também já me disse um moderador, não é para levar isso aqui tão a sério kkk

Quote:
Originally Posted by JorgeFReis View Post
Um dos lugares que eu mais gosto em BH, que saudade..
Jorge, apesar das tentativas de alguns de sempre denegrirem o bairro (principalmente quem não conhece direito) e comparações ridículas com bairros de característas muito diferentes, além de ataques a quem defende, o que sobra mesmo é um grande número de comentários favoráveis, esmagadores, como, aliás, não podia deixar de ser.

Até fake - com texto provocativo muito parecido com o de um dinossauro que tem por aqui - já apareceu duas vezes, de forma oportunista, mas o que ficou foi o seguinte: o fake foi banido (embora continue postando com a conta "verdadeira"), e o conceito do bairro, no geral, continua excelente.

Sobre isso, um moderador, a quem alertei sobre esse fake, me falou a coisa mais certa do mundo: não importam comentários maldosos, pois a concepção que a maioria dos belo-horizontinos tem a respeito do bairro vai continuar, e é favorável. Comentários de espíritos de porco nunca mudarão o que o lugar realmente é na visão da sociedade: excelente para viver.

Last edited by CharlesZSBH; November 9th, 2011 at 07:01 PM.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules