daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old September 7th, 2011, 03:49 AM   #1
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 1125

Sorocaba-SP: uma das cidades-pólos do futuro Complexo Metropolitano Expandido de SP

O Complexo Metropolitano Expandido é o conjunto das regiões metropolitanas paulistas próximas à cidade de São Paulo, a sexta maior cidade do planeta, e à sua região metropolitana que, com mais de 19 milhões de habitantes, é a sexta maior aglomeração urbana do mundo.
O Complexo abrange regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, como Campinas e Baixada Santista e outras cidades próximas, que compreendem aglomerações urbanas em processo de conurbação, como São José dos Campos, Sorocaba e Jundiaí. A população total dessas áreas somada à da capital paulista ultrapassa 29 milhões de habitantes, aproximadamente 75% da população do Estado de São Paulo inteiro.
As regiões metropolitanas de Campinas e de São Paulo já formam a primeira macrometrópole do hemisfério sul, unindo 65 municípios que juntos abrigam 12% da população brasileira.

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Complex...tano_Expandido

Passeio vapt-vupt apenas no centro de Sorocaba em setembro de 2011. Fotos minhas mesmo!

01- Rio Sorocaba e linha férrea (antiga Sorocaban) que no passado por onde essa linha passou ficou conhecida como Região Sorocabana.
Em tupi-guarani Sorocaba significa "Terra Rasgada"

02- ciclovia ao lado do rio

03- rodoviária

04- escultura estranha na rodoviária... a primeira vista parece um monte de b... hummmmm... de barro!!

05- a estrutura em forma de grua... também chamada de "aranha"... Será que é devido aos "pelinhos" nas pernas?

06- o "prédio pirâmide" com seus andares em forma de escada... Apesar de precisar de uma manutenção nas paredes, até que ele é bacaninha!

07- Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Ponte

08- edifícios diversos da região central

09- fotos diversas... Não tirei fotos, mas Sorocaba é uma cidade bem espalhada e tem ilhas de edifícios afastadas da região central

10- mais uma da catedral e do edifício-escada...

É isso aí!!!!

Last edited by ulilopes; September 24th, 2011 at 11:19 PM.
ulilopes no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 7th, 2011, 04:17 AM   #2
Hello_World
RIP Brazeel

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 4488

Muito bom sr. Ulilopes!

Esse prédio "pirâmide" é residencial?
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2011, 04:20 AM   #3
ulilopes

ulilopes's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post
Muito bom sr. Ulilopes!

Hello, acredito que não, pois eu só vi janelas tipo vidraça e não tem janelas de quartos... Eu tirei fotos de 02 lados dele e não apareceram janelas de quarto...
Os foristas de Sorocaba devem saber melhor disso!
Old September 7th, 2011, 04:38 AM   #4
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1801

Parabéns, ulilopes. O prédio pirâmide é uma das "marcas" de Sorocaba.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2011, 06:54 AM   #5
Henrique Ans
Registered User

Henrique Ans's Avatar

Likes (Received): 469

Muito bom o Thread, a cidade é bem agradável!!
Henrique Ans no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2011, 04:38 PM   #6
araujo.lcarlos
ego sum ​​ATHEUS

araujo.lcarlos's Avatar

Likes (Received): 476

Parabens pelas fotos UiLopes! Sorocaba é umas da potências do interior paulista.

Ps. a escultura da rodoviária é muito feia...parece àquela coisa fedida que não quero dizer o nome...kkkkkk
araujo.lcarlos no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2011, 05:27 PM   #7
Robson_Lima
Registered User

Likes (Received): 1296

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post
Muito bom sr. Ulilopes!

Hello, ele é um comercial da década de 80. Dizem que foi concebido para ser um edifício para estacionamento de veículos, mas o boom econômico do início da década de 80 não levou os prédios comerciais para a região do entorno deste prédio, até porque as ruas nas proximidades dele são muito antigas e estreitas.
Robson_Lima no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2011, 06:23 PM   #8
Robson_Lima
Registered User

kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

A escutura é da mãe preta com dois filhos, um ao lado e outro no colo. Ela representa a receptividade humilde de Sorocaba com os filhos que chegam. O Ulilopes foi infeliz no ângulo da foto. Ehehehe.

Esta aqui está melhor.... abrçs.

http://static.panoramio.com/photos/o...l/29891303.jpg
Old September 7th, 2011, 11:48 PM   #9
ulilopes

ulilopes's Avatar

Com certeza essa foto está melhor! E é bem legal o que a escultura representa! Mas eu não entendi a figurra da "mãe-preta"... O que ela representa para a cidade?
A outra foto ficou engraçada devido ao ângulo em que foi tirada e também a cor da pedra utilizada... Em Barueri também tem umas esculturas dessa cor e vistas ao longe adquirem outras formas...
Old September 8th, 2011, 01:45 AM   #10
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 912

Belo passeio uli. Sorocaba tem boas coisas para se admirar.

Gostei do edifício-pirâmide, da catedral (noooossa, muito bonita mesmo) e do urbanismo em geral apresentado pela cidade (destaque para a pista de ciclismo no parque).

Agora, uma coisa me intrigou: Essa estrutura foi construída para qual finalidade?

Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2011, 04:38 AM   #11
CleitonSPecial
Mr. C

CleitonSPecial's Avatar

Likes (Received): 381

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post

Gostei do edifício-pirâmide, da catedral (noooossa, muito bonita mesmo) e do urbanismo em geral apresentado pela cidade (destaque para a pista de ciclismo no parque).

Agora, uma coisa me intrigou: Essa estrutura foi construída para qual finalidade?

Já vi, no ano passado, africanos "a carater" fazendo batuques e cerimônias em frente à escultura.
Old September 8th, 2011, 04:54 AM   #12
Robson_Lima
Registered User

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post

Com certeza essa foto está melhor! E é bem legal o que a escultura representa! Mas eu não entendi a figurra da "mãe-preta"... O que ela representa para a cidade?
A outra foto ficou engraçada devido ao ângulo em que foi tirada e também a cor da pedra utilizada... Em Barueri também tem umas esculturas dessa cor e vistas ao longe adquirem outras formas...
É verdade, já vi esculturas nesse tom em barueri, deve ser algum tipo de pedra ou argila, sei lá. Alias o que eu acho legal em Barueri são as fontes luminosas nas entradas.
Old September 8th, 2011, 04:57 AM   #13
Robson_Lima
Registered User

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post

Era para ser uma igreja um tanto exótica... não vingou, dizem que um pedreiro ou padre caiu de lá. Ou são apenas lendas urbanas. Esses arcos são mais antigos que a Zona Sul de Sorocaba para você ter idéia, e acabaram virando simbolo da cidade em diversas fotos de cartões postais.
Old September 8th, 2011, 05:16 AM   #14
superkyo
Registered User

superkyo's Avatar

Likes (Received): 246

ARANHA DO VERGUEIRO em 1970 !
image hosted on flickr

Postada no topico : http://www.skyscrapercity.com/showth...1#post83522811

Eu não tenho certeza do que deveria ser, mas se não me engano era pra ser um santuario religioso de alguma coisa huahuahuahua
Old September 8th, 2011, 05:54 AM   #15
Slice Shot
BANNED

Likes (Received): 32

Essa estrutura me lembrou de cara a torre de controle do aeroporto de Los Angeles:

A cidade parece bem cuidada e boa para se viver, gostei
Slice Shot no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2011, 06:08 AM   #16
Naipesky
Registered User

Naipesky's Avatar

Likes (Received): 3564

Sorocaba é lindimorrer!

E realmente vale mais a pena ir do que ver fotos. A impressão é bem melhor.

Há detalhes que não aparecem - Só no centro: As ciclovias, as praças perto do riozinho, o boulevard perto da Igreja, os prédios antigos reformados para uso comercial.

A cidade está MUITO bem cuidada. Nos trinques!

Agora essa estrutura em arco É HORRÍVEL. Podiam pelo menos cortar os vergalhões, emassar e transformar isso numa escultura de verdade.
Old September 8th, 2011, 02:30 PM   #17
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 912

Quote:
Originally Posted by Robson_Lima View Post
Era para ser uma igreja um tanto exótica... não vingou, dizem que um pedreiro ou padre caiu de lá. Ou são apenas lendas urbanas. Esses arcos são mais antigos que a Zona Sul de Sorocaba para você ter idéia, e acabaram virando simbolo da cidade em diversas fotos de cartões postais.
Quote:
Originally Posted by superkyo
Postada no topico : http://www.skyscrapercity.com/showth...1#post83522811

Eu não tenho certeza do que deveria ser, mas se não me engano era pra ser um santuario religioso de alguma coisa huahuahuahua
Muito obrigado pela explicação.

Mesmo não tendo vingado para o propósito que foi construída, a estrutura é interessante e se destaca na paisagem urbana.

Poderiam aproveitar esse apelo paisagístico que ela tem para dar um trato no concreto (retirada das vigas expostas, por ex.) e fazer ali algum espaço público.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 12:45 AM   #18
Antonio_F
Registered User

Likes (Received): 1445

Quote:
Originally Posted by Naipesky View Post
Sorocaba é lindimorrer!

E realmente vale mais a pena ir do que ver fotos. A impressão é bem melhor.

Há detalhes que não aparecem - Só no centro: As ciclovias, as praças perto do riozinho, o boulevard perto da Igreja, os prédios antigos reformados para uso comercial.

A cidade está MUITO bem cuidada. Nos trinques!

Agora essa estrutura em arco É HORRÍVEL. Podiam pelo menos cortar os vergalhões, emassar e transformar isso numa escultura de verdade.
Tem toda razão, esta estrutura deveria ser o santuário de S. Lucas, o apóstolo médico e padroeiro da medicina, seria uma majestosa abóbada em concreto armado branco e vitrais coloridos, talvez inspirado na catedral de Brasília, mas por questões meio nebulosas não vingou e hoje incorporou-se ao skyline da cidade. Também não sei porque a ICAR em parceria c/ a prefeitura e o governo do estado (fica colada ao Conjunto Hospitalar de Sorocaba) não dá uma destinação mais útil a este elefante branco.
Antonio_F no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 01:05 AM   #19
heldervibe
Registered User

heldervibe's Avatar

Likes (Received): 4

Muito boas as suas fotos. Sorocaba sempre arrasa na questão de urbanismo. Ainda não conheço a cidade mas um amigo daí sempre me convida pra ir a casa dele. Um dia apareço aí.
Old September 10th, 2011, 03:43 AM   #20
Robson_Lima
Registered User

Quote:
Originally Posted by heldervibe View Post
Muito boas as suas fotos. Sorocaba sempre arrasa na questão de urbanismo. Ainda não conheço a cidade mas um amigo daí sempre me convida pra ir a casa dele. Um dia apareço aí.
Eheheh. Os campineiros precisam nos retribuir mais, porque nós não saimos dessa cidade fantástica, que nos estimula a um dia encostar nela. hehehe.

Reply

Thread Tools

Posting Rules