daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old September 9th, 2011, 12:05 AM   #21
FGB_curitiba
Registered User

FGB_curitiba's Avatar

Likes (Received): 566

Quote:
Originally Posted by joao_silva_silva View Post
Aqui em São Paulo novos trechos já foram incorporados sem problemas. Isso depende de uma série de fatores, em especial, a existência ou não de praças de pedágio no novo trecho.
No caso do Paraná foi instalada uma nova praça de pedágio no trecho concedido.
Mas eu não vejo vantagens para a concessionária se responsabilizar por um novo trecho sem poder compensar isso com um aumento na arrecadação.
Talvez o padrão de edital usado em SP já previa que novos trechos poderiam ser concedidos mediante prorrogação do contrato ou aumento de tarifas. É uma possibilidade.
FGB_curitiba no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 9th, 2011, 01:35 AM   #22
Ligeirinho
Registered User

Likes (Received): 9

Quote:
Originally Posted by Romers View Post
(...)
E eu lá falei alguma besteira? Presta atenção novamente no texto ao invés de critica-lo como fez. E eu não fui preconceituoso: EU TAMBÉM MORO EM SUBÚRBIO.

Não dá e pronto. Não tem como, não vai vingar. Isso é só politicagem e promessa política.

Eu falo que o brasileiro é idiota pois atura pedágio e mais pedágio e qualidade nenhuma. E a idéia do Monotrilho, insisto: NÃO TEM COMO.

Hoje mesmo peguei a Raposo Tavares, e só fui infeliz em não contar quantos aclives / declives tem. Eu não sei nada de técnicas (e por isso que não tenho mais participado deste fórum, já que lotou de tecnocratas burrocratas), mas imagino que para fazer um monotrilho, vai ser uma dor de cabeça enorme.

Se fosse para fazer um monotrilho na Raposo, deveria ter sido feito há 10 anos atrás, ou durante a construção do Rodoanel (uma das principais barreiras, imagino). Ou melhor, na época que estavam duplicando a Raposo é que deveriam imaginar em um corredor ou monotrilho.

Hoje tem pontes, os aclives e declives, e N outras coisas. Sem considerar o fato que a Raposo hoje é mais uma avenida gigante que uma rodovia. Meter pedágio é idiotice tamanha.
Ligeirinho no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 10:56 AM   #23
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 72

Se alguém puder mover para o início do tópico...

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 03:09 PM   #24
samuca_
Isso dá uma cadeia...

samuca_'s Avatar

Likes (Received): 923

isso então enterra de vez a extensão da Linha 4 até Taboão da Serra
samuca_ está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 03:18 PM   #25
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 734

Quote:
Originally Posted by samuca_ View Post

Taboão não é Cotia. Raposo Tavares não é Régis Bittencourt. São regiões, populações, e necessidades distintas e distantes.

Em relação ao mapa, ele volta à proposta de Vila Sônia. De onde ele veio? Começo a gostar mais da proposta de SP-Morumbi, por causa da integração adicional à L17 - ou, como foi aventado aqui, de esta linha ser um prolongamento da L17 (não sei se é viável, se é muito complexo gerir uma linha de monotrilho tão longa, ou se o carregamento e consequente dimensionamento é compatível).
gerd.jak está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 04:04 PM   #26
Anderson Amato
Registered User

Anderson Amato's Avatar

Likes (Received): 1

Quote:
Originally Posted by samuca_ View Post

Tem um público enorme que se beneficiará com a extensão até Taboão. Itapecerica, Embu, e Campo Limpo que poderão embarcar no metrô antes da Vila Sônia.

A extensão jamais atenderia Cotia. Mesmo de ônibus sempre compensaria mais ir pela Raposo até o Jd Peri Peri e a estação Vila Sônia.

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post
Taboão não é Cotia. Raposo Tavares não é Régis Bittencourt. São regiões, populações, e necessidades distintas e distantes.

Em relação ao mapa, ele volta à proposta de Vila Sônia. De onde ele veio? Começo a gostar mais da proposta de SP-Morumbi, por causa da integração adicional à L17 - ou, como foi aventado aqui, de esta linha ser um prolongamento da L17 (não sei se é viável, se é muito complexo gerir uma linha de monotrilho tão longa, ou se o carregamento e consequente dimensionamento é compatível).
Vindo pela Raposo é fácil a linha transitar pela Av. Laudo Ferreira de Camargo e chegar a estação Vila Sônia.

A ligação com a Morumbi seria mais complicada. Acho que só se ela, ao chegar à Vila Sônia, fosse pela Eliseu até a estação Morumbi. O bom que daria para ir de Jabaquara à Cotia sem baldeação.
Anderson Amato no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 06:13 PM   #27
Ligeirinho
Registered User

a idéia é essa?

Foto do Google Maps: http://maps.google.com.br/maps?q=Vil...,94.26,,0,7.31
Old September 9th, 2011, 09:27 PM   #28
Celso Jorge
Registered User

Likes (Received): 32

Que seja implantado um monotrilho para Cotia e que seja um projeto bem feito.
Celso Jorge no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 10:32 PM   #29
Paulistinha
Registered Usher

Paulistinha's Avatar

Likes (Received): 36

[2040] E assim o fizeram...
Paulistinha no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 11:08 PM   #30
Issun
Registered User

Issun's Avatar

Likes (Received): 79

Quote:
Originally Posted by Celso Jorge View Post
Que seja implantado um monotrilho para Cotia e que seja um projeto bem feito.
E rápido, que fique pronto enquanto estamos vivos!
Issun no está en línea   Reply With Quote
Old September 9th, 2011, 11:11 PM   #31
Issun
Registered User

Issun's Avatar

Likes (Received): 79

Agora, pq a estação inicial seria a Vila Sônia? O ideal não seria a estação Butantã e de repente com uma estação subterrânea do monotrilho??
Issun no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2011, 12:32 AM   #32
brunodelazari
Mas por que eu?

brunodelazari's Avatar

Likes (Received): 111

Quote:
Originally Posted by Ligeirinho View Post
a idéia é essa?

Virge. O trânsito na Raposo vai ficar demoníaco durante a construção. Acho melhor alargá-la antes, sério.
brunodelazari está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 10th, 2011, 01:14 AM   #33
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 72

Quote:
Originally Posted by gerd.jak View Post

O mapa veio do grupo local que se reuniu com as autoridades, ou seja, é legítimo. Obrigado por terem colocado o mesmo na primeira página.

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2011, 05:22 AM   #34
Ligeirinho
Registered User

Quote:
Originally Posted by brunodelazari View Post
Virge. O trânsito na Raposo vai ficar demoníaco durante a construção. Acho melhor alargá-la antes, sério.
Uns 10 km depois, já é pista dupla para cada lado. (Granja Viana)

Pega o G-Maps e dá uma olhada. O Google Maps cobre a Raposo até Cotia. Dá para ter uma idéia de o que tem pela frente. E de pensar que 10 anos atrás isso tudo era pista simples.
Old September 10th, 2011, 02:27 PM   #35
Rodalvesdepaula
Rodrigo A. de Paula

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 1626

Quote:
a idéia é essa?

Detalhe é que o movimento diário na rodovia é muito maior que isso. Qualquer probleminha, como um carro quebrado, já é o suficiente para parar a Raposo, que praticamente não tem acostamento.

A região é tão escassa de espaços que o DER decidiu duplicar a Raposo dentro de Cotia, ao invés de fazer um contorno fora da área urbana. Antes uma avenida com semáforo e tudo, as obras de duplicação dentro da cidade demoraram muito pela sua complexidade.

Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2011, 02:58 PM   #36
brunodelazari
Mas por que eu?

brunodelazari's Avatar

Likes (Received): 111

Quote:
Uns 10 km depois, já é pista dupla para cada lado. (Granja Viana)

Pega o G-Maps e dá uma olhada. O Google Maps cobre a Raposo até Cotia. Dá para ter uma idéia de o que tem pela frente. E de pensar que 10 anos atrás isso tudo era pista simples.
Eu disse ALARGÁ-LA, não duplicá-la. Eu sei que ela é duplicada

O que eu quis dizer é que, como a construção do monotrilho no canteiro central (se de fato for esta a solução adotada) rouba pelo menos uma faixa da rodovia durante as obras, você reduz a capacidade teórica de carregamento da rodovia em um terço, o que pode levar a enormes filas durante dois anos ou mais, algo totalmente inviável. Por isso acho razoável o alargamento, talvez duas faixas por sentido, para que durante a obra existam de 3 a 4 faixas disponíveis por sentido, e após ela a rodovia receba de volta a faixa interditada para a construção do monotrilho. Ou um jardim tropical, sei lá
brunodelazari está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 10th, 2011, 03:20 PM   #37
Budd Mafersa
BANNED

Likes (Received): 0

É um bom projeto, apesar de considerar difícil que seja feito ainda nesta década (sem PPP). Seria interessante se ligassem até o Butantã.
Budd Mafersa no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2011, 03:48 PM   #38
Rodalvesdepaula
Rodrigo A. de Paula

Rodalvesdepaula's Avatar

Likes (Received): 1626

Até Butantã, infelizmente, não há como. Não há espaço para um pátio de manobras do trem, a não ser que o pátio seja em Cotia (Granja Viana, já que o Centro também não tem espaço para um pátio) e o monotrilho "contorne" o quarteirão da Estação Butantã.

A proposta oficial até Vila Sônia me parece ser a mais sensata, por aproveitar o pátio da L4 para manobras e manutenção dos monotrilhos. Além disso, os moradores do Butantã certamente iriam chiar muito pela instalação do sistema que, convenhamos, teriam toda a razão: somente a Afrânio Peixoto teria condições de receber os pilares sem comprometer o urbanismo da região.

Eu tinha falado de uma possível extensão da L8 para Cotia... Pois bem, fiz os cálculos e percebi o seguinte:

Monotrilho Vila Sônia-Cotia: considerando o custo do monotrilho a R$ 40 milhões/Km e a extensão aproximada de 21 Km, o projeto custaria R$ 840 milhões; além disso, as obras demandariam a interdição parcial da Raposo Tavares, o que tornaria a rodovia quase intransitável por causa dos engarrafamentos, sem falar que alguns moradores da região iriam desaprovar a idéia do monotrilho por causa da estética e de possíveis invasões de privacidade nos edifícios (apesar de tecnologias que evitam isso);

Extensão da L8 Itapevi-Cotia: seria um trecho de 7,9 Km, quase todo subterrâneo (linha amarela) e extremos em elevado (linha vermelha). A estação de Cotia se localizaria no Km 34 da Raposo Tavares, com conexão direta ao centro da cidade e totalmente em elevado. Considerando o custo de R$ 90 milhões/km para uma obra subterrânea, o projeto custaria R$ 711 milhões, com custos quase mínimos de desapropriações e sem interferência no trânsito da Raposo Tavares. Desta forma, dois serviços seriam criados na L8: um para Amador Bueno (cuja população não justifica o término de todos os trens lá) e outro para Cotia. Só o fato da CPTM chegar à cidade já desafogaria a Raposo Tavares e a linha 396 da EMTU (que se transformaria num BRT leve, ou seja, com pré-embarque e sem faixa exclusiva).

Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2011, 03:55 PM   #39
Ligeirinho
Registered User

Não vira.

- Quatro Encruzilhadas é bem mais distante que você imagina do centro, tanto de Cotia quanto de Itapevi. É mais próxima de Vargem Grande Paulista.
- Toda a região no entorno da estação é bem adensada. Fazer uma via nova férrea exigiria uma gigantesca desapropriação. (Sim, teria. O traçado que você fez segue uma região de morro. A linha teria que ser mais a direita do traçado, desapropriando residências.). Sem contar os sítios da região também.
-7 km sem estações no meio? Creio que não seria viável a ninguém.

Descarte qualquer possibilidade de ter uma linha férrea Itapevi - Cotia. Por favor. Sério. Não é a toa que a EMTU está estudando as linhas entre Itapevi e Cotia.
Old September 10th, 2011, 03:56 PM   #40
Ligeirinho
Registered User

Quote:
Originally Posted by brunodelazari View Post
Eu disse ALARGÁ-LA, não duplicá-la. Eu sei que ela é duplicada

O que eu quis dizer é que, como a construção do monotrilho no canteiro central (se de fato for esta a solução adotada) rouba pelo menos uma faixa da rodovia durante as obras, você reduz a capacidade teórica de carregamento da rodovia em um terço, o que pode levar a enormes filas durante dois anos ou mais, algo totalmente inviável. Por isso acho razoável o alargamento, talvez duas faixas por sentido, para que durante a obra existam de 3 a 4 faixas disponíveis por sentido, e após ela a rodovia receba de volta a faixa interditada para a construção do monotrilho. Ou um jardim tropical, sei lá
Mas o que tou dizendo é que qualquer tentativa de aumentar a pista será inviável.

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules