daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Infraestrutura e Transporte > Infraestrutura e Transporte > Transporte Ferroviário > Transporte Ferroviário - Estado de São Paulo

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old August 17th, 2012, 02:11 PM   #121
Luiz Vilela
Registered User

Likes (Received): 487

Quote:
Originally Posted by A.Veloso View Post
Pra mim não faz sentido algum as 2 linhas se tornarem uma só. Primeiro porque os composições da L17 serão pequenas para atender a demanda da L22, segundo porque a L22 será pendular e a L17 não, de manhã a L22 seguirá vazia no sentido Cotia, e será mais eficiente levar composições vazias sem passageiros e sem paradas, para chegarem mais rápido até Cotia, buscando mais gente, e num cenário de uma linha sendo continuação da outra isso não funcionaria.

Eu imagino que eles devem ter dito que haverá conexão com L9 pois a linha "continuará" pela L17, apenas precisando trocar de trem.

E vou concordar com o Luiz Vilela, que seria melhor a linha terminar em 2 estações, pois como ela é pendular TODOS os passageiros irão desembarcar na estação final, o que gerará uma aglomeração imensa, então se houver integração com Vila Sônia e SP-Morumbi, distribuiria muito bem a demanda na L4, além de permitir uma rápida integração com a L17, sem precisar nem sair da plataforma. Sem contar que é a opção mais viável do ponto de vista técnico pois o trecho passaria apenas por 2 avenidas, a Min. Laudo F. de Camargo e a Eliseu de Almeida, que são planas e bem largas, não precisando desapropriar nada.
Região de Cotia não é o ABC, mas o fluxo Capital-Centro de Cotia me parece bastante consistente. E crescendo. Comparado ao sentido inverso OK, é bem menor durante a manhã.

Mas no fim de tarde e até cerca de 8 da noite, Raposo trava nos dois sentidos. Mudam um pouco somente os pontos piores. Em função deste período não consideraria pendular.

Quote:
Haveria pouco ganho de demanda em fazer a linha seguir mais um pouco pela Raposo, construindo só mais 1 estação, a Parque Jardim Previdência, que seria construída no ponto mais alto da Raposo ali ao lado onde fica o Habbibs, pois os bairros ao redor são de classe média, com poucos prédios, e sem nenhuma avenida importante próxima que poderia trazer demanda de ônibus. Então o custo financeiro e ambiental de fazer a linha descer a reserva de mata de mesmo nome da estação, o Parque Jardim Previdência, não valeria a pena, sem contar que se perde a integração com a Vila Sônia que ajudaria a distribuir a demanda. Se o metrô insistir nisso vai ser uma burrice enorme.
Este trecho pequeno assusta pela quantidade de carros e ônibus. Tendo a concordar contigo que sair pela Laudo F. Camargo absorveria usuários para resolver o caos do km 11 ao viaduto da Politécnica. Mas imagino necessário (dá-lhe O/D e pesquisa de fluxo de veículos!) redistribuir as linhas de ônibus (no mínimo) locais em função de L22. Muitos amigos aqui apostam que os Terminais de ônibus PinheirosXL9 e vila Sõnia aliviarão.

Last edited by Luiz Vilela; August 17th, 2012 at 02:16 PM.
Luiz Vilela no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old August 18th, 2012, 02:17 AM   #122
blackdragonbr
Nobody

Likes (Received): 0

Em vista do tormento que é a Raposo Tavares sentido centro pela manha (moro no Peri-Peri) e em ambos sentidos à noite, qualquer que seja o final vai dar um senhor alívio na região ao longo da Raposo visto que condomínios é o ítem numero 1 do boom imobiliário desse pedaço. Só para constar, não é incomum o trânsito parar por volta do km 26 e seguir assim até o 11 (inicio da rodovia) pela manha.

Mas acredito que para fins de distribuição de demanda essa linha deve seguir para a Butantã-L4 pq a enxurrada de pessoas vindas de Itapecerica, Embu, Taboão e Campo Limpo somada a Cotia e extremo oeste via Raposo tornaria, por ex. Vila Sônia um lugar bem complicado. Passar pelo Pq. Previdência tb é dificil e não acredito em nada interferindo ali.
blackdragonbr no está en línea   Reply With Quote
Old August 18th, 2012, 02:44 PM   #123
rkj
Registered User

Likes (Received): 203

Quote:
Originally Posted by blackdragonbr View Post

Mas acredito que para fins de distribuição de demanda essa linha deve seguir para a Butantã-L4 pq a enxurrada de pessoas vindas de Itapecerica, Embu, Taboão e Campo Limpo somada a Cotia e extremo oeste via Raposo tornaria, por ex. Vila Sônia um lugar bem complicado. Passar pelo Pq. Previdência tb é dificil e não acredito em nada interferindo ali.
Butantã não é integrada com nada... e a idéia de integrar com a L9 em Hebraica ou Pinheiros dependeria de cruzar o rio.

Após refletir estou gostando da idéia da L22 ser a L17, acho que é o melhor jeito de dar a ela integração com L4, L9 e L17. Mas se isso não for feito, o acesso a L4 e L17 em SP-Morumbi me parece a 2a. melhor coisa que pode ser feita.
rkj está en línea ahora   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 12:52 AM   #124
A.Veloso
Registered User

A.Veloso's Avatar

Likes (Received): 326

Quote:
Originally Posted by SavianoMarcio View Post
Tenta fazer uma mapinha no Google Earth e posta aqui a imagem aqui, as vezes fica mais fácil para o pessoal entender, principalmente para o pessoal assim como eu não conhece a região.
Você me deu a ideia e eu resolvi fazer um esquema por polígonos no Google Maps de como seria a ligação da Raposo com a Marginal. A prefeitura uma vez (em 2009) apresentou um projeto que previa o alargamento de toda a Rua Alvarenga, desapropriando todos os imóveis em sua extensão, fazendo um monte de viadutos, e construindo uma nova ponte ao lado da ponte Cid. Universitária (!!). Mas eu achei bem absurdo já que se passasse pela Rua Camargo não precisaria de desapropriar quase nada, seria bem mais harmônico por não prever tanta intervenção, além de ser a oportunidade de construir uma nova ponte em outra altura do Rio Pinheiros. Não sei se essa proposta é viável, mas foi minha ideia...

Abaixo a imagem do meu esquema:

Link do Google Maps:
https://maps.google.com.br/maps/ms?m...86a7a0b9&msa=0

E na minha assinatura está o thread onde eu escrevi a proposta. Já que isso seria o alargamento da rua Camargo, poderia se pensar em passar o monotrilho da L22 por aí também, apesar de eu defender que o melhor trajeto seria até a L17 mesmo...

Last edited by A.Veloso; August 21st, 2012 at 01:19 AM.
A.Veloso no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 01:31 AM   #125
EDU_AS
Registered User

Eu durante toda a faculdade passei por esse trecho final para pegar a ponte cidade universitária e sempre pensei que nesse ponto deveria haver uma ponte nova.

Eu tenho uma ideia diferente porém. Colocaria todas as pistas da ponte Cid Universitária no sentido Pan-Americana-Alvarenga e faria a nova ponte no outro sentido, fazendo a ligação com a Av. Antônio Batuira (e não com a Av. Prof. Frederico Herman Júnior). Desta farma faria a ligação Camargo-Pan-Americana e Camargo-Marginal Pinheiros sentido Castelo.

Desta forma o transito na Pan-Americana seria desafogado com o aumento das faixas na ponte e a criação de uma pista local no trecho Cid Universitária-Eusebio Matoso (hoje parcialmente com sentido invertido) e a alternativa da Av. Antônio Batuira não parece que sofreria grande impacto, já que hoje o sentido Alvarenga-Pan-Americana não apresenta gargalos.

Acho que esse seria uma soloução que vale ser estudada.
EDU_AS no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 02:37 AM   #126
Ar-Nimruzîr
ontogeny recapitulates...

Ar-Nimruzîr's Avatar

Pessoal, o projeto de ligação da Raposo com a Marginal prevê a construção de túneis; logo, não serão necessárias grandes intervenções no viário do Butantã.
Ar-Nimruzîr no está en línea   Reply With Quote
Old August 21st, 2012, 02:57 AM   #127
A.Veloso
Registered User

A.Veloso's Avatar

Qual projeto você se refere? O que a prefeitura apresentou previa vários viadutos e desapropriações, uma intervenção enorme, por isso eu tive a ideia de criar essa outra alternativa. Mas também existiu a ideia da CCR de fazer o monotrilho de Cotia + ligação com a Marginal, recebendo pedágio em contrapartida, mas nunca encontrei nenhum detalhe de como seria essa ligação que eles propuseram. Apenas citação de que seria por túnel + passagem de nível, mas não dizem sob qual rua será, onde será e tal:

Quote:
Os representantes da CCR destacaram que a proposta inclui a integração da Raposo Tavares com a Marginal do Pinheiros, por meio de um túnel semelhante ao que liga a Avenida Rebouças à Avenida Eusébio Matoso.
fonte: Projeto prevê megaobra na rodovia Raposo Tavares

Quote:
O projeto apresentado inclui, também, a integração da Raposo Tavares com a avenida Marginal Pinheiros, na Capital, por meio de passagem de nível e de um túnel.
fonte: GRUPO CCR QUER DUPLICAR RAPOSO TAVARES ENTRE COTIA E SÃO PAULO

Você tem alguma informação que não temos Ar-Nimruzîr??

Last edited by A.Veloso; August 21st, 2012 at 03:04 AM.
Old August 21st, 2012, 03:38 AM   #128
Luiz Vilela
Registered User

Quote:
E na minha assinatura está o thread onde eu escrevi a proposta. Já que isso seria o alargamento da rua Camargo, poderia se pensar em passar o monotrilho da L22 por aí também, apesar de eu defender que o melhor trajeto seria até a L17 mesmo...
Quote:
Originally Posted by EDU_AS View Post
Eu durante toda a faculdade passei por esse trecho final para pegar a ponte cidade universitária e sempre pensei que nesse ponto deveria haver uma ponte nova.

Eu tenho uma ideia diferente porém. Colocaria todas as pistas da ponte Cid Universitária no sentido Pan-Americana-Alvarenga e faria a nova ponte no outro sentido, fazendo a ligação com a Av. Antônio Batuira (e não com a Av. Prof. Frederico Herman Júnior).
Passei e passo por aí a vida inteira e acho duas beeeelas propostas de viário!

Só não vejo relação/solução interessante com L22 e eventual conexão com L9.
Old August 25th, 2012, 01:31 AM   #129
A.Veloso
Registered User

A.Veloso's Avatar

Sim, não acredito que valha a pena seguir até Butantã e L9, pois será um trecho praticamente paralelo à L4, sem contar que perderia a integração extra com L17 que ia ajudar muita gente, e a única demanda a acrescentar seriam apenas 3km da Raposo que acredito não ter muita demanda.

Mas existe um 1 ponto específico na Raposo que eu enxergo uma boa demanda, que seria uma estação bem no semáforo da Raposo, na Av. Benjamim Mansur, que serviria muito bem a população da Corifeu! Pois quem mora na região e depende dos ônibus da Corifeu para chegar ao Metrô Butantã, assim como eu já morei ali e era usuário dessa rota, sofre diariamente com o trânsito que trava bem a partir daquela exata altura, passando por toda a Vital Brasil até chegar ao Metrô. Tinha dias que eu levava 30min dentro do ônibus apenas nesse pequeno trajeto de 2km!! Então uma estação com um pequeno terminal urbano na Benjamim Mansur resolveria o problema!! Mas POR OUTRO LADO, o projeto do túnel sob o Pq da Previdência/Pç Elis Regina já seria uma ligação direta da Corifeu com a L4 na SP-Morumbi e isso seria a solução ideal para a Corifeu acessar o Metrô de forma eficiente, portanto uma estação da L22 ali acabaria sem sentido...

Sobre o outro trajeto, eu havia proposto uma dupla integração da L22 com a L4 nas estações SP-Morumbi e Vila Sônia, mas eu me esqueci de notar que essa integração poderia ser inviável na Vila Sônia. Pois apesar de haver um acesso da L4 na Eliseu de Almeida, ele ficará distante das plataformas da linha, e uma integração da L22 ali exigiria que o usuário andasse uns 500m até chegar nas plataformas da L4, o que seriam pelo menos 5min de caminhada pelo mezanino do Terminal Urbano da Vila Sônia . Ou seja, todo mundo iria preferir com certeza seguir mais 1 estação e baldear em SP-Morumbi mesmo...

Então acho que integração em Vila Sônia se tornaria inviável, e talvez por isso o governo apresentou o projeto da L22 descendo da Raposo bem no Pq da Previdência, já ao lado da SP-Morumbi. Então começo a pensar que essa seja a melhor proposta mesmo, apenas tendo que se verificar a diferença de custos de descer uma mata enorme, num terreno bem inclinado, comparando com seguir no plano da Eliseu de Almeida... Se for seguir a Eliseu, penso que não haveria integração com L4 na Vila Sônia, mas podiam pensar na possibilidade de fazer uma estaçãozinha ali prox do Habibs da Eliseu, seria a Estação Peri Peri
Old September 7th, 2012, 08:10 AM   #130
monotrilhoRT
Registered User

Acesso ao "Parque Tizo" - Estação Cohab RT

Um ponto que já deveria ser levado em conta no projeto é o acesso ao Parque Tizo, o qual já está em estágio mais avançado (licitação pra execução do projeto) que o monotrilho.

Conforme é sabido, assim que inaugurado, o Parque Tizo causará grande (e positivo) impacto no deslocamento de pessoas nas imediações do Rodoanel em dias de lazer. Para fins de comparação, esse futuro parque possui área maior que a do Ibirapuera.

Pelo desenho inicial presente no Termo de Referência, a estação mais próxima do Parque Tizo é "Cohab Raposo Tavares" (aliás, pergunto desde já: por que não denominar essa estação como "Parque Tizo", facilitando a identificação para os muitos usuários que a utilizarão em dias de lazer?)

O que também sugiro é que a própria estrutura dessa estação já seja equipada para propiciar esse fácil acesso ao parque, com plataforma mais ampla (tendência a concentrar muitos usuários em alguns dias); bicicletário (caso haja autorização para circularem em parte do Tizo); terminal de micro-ônibus (ou equivalente), etc.

Ainda que o Parque Tizo não esteja em funcionamento, é recomendável que ambos os projetos já surjam interligados, evitando-se adaptações posteriores, sempre mais custosas e nem sempre eficazes.

Pra quem quiser conhecer o plano diretor do parque, segue o link: http://www.ambiente.sp.gov.br/wp/par...no-diretor.pdf
monotrilhoRT no está en línea   Reply With Quote
Old September 7th, 2012, 06:23 PM   #131
rkj
Registered User

Likes (Received): 203

Talvez uma Ponte ORCA da estação até o parque ?
rkj está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 7th, 2012, 11:59 PM   #132
monotrilhoRT
Registered User

A Ponte Orca pode ser uma boa, sim.
O serviço foi extinto, mas vi na Wiki que ainda existe uma linha especial, justamente para fazer a ligação Jabaquara - Zoológico.
No caso do Tizo, a distância da estação ao parque é bem menor (cerca de 1km porta-a-porta).
A oferta poderia ser modulada de acordo com os dias e horários de maior frequência.
Importante é que o acesso ao parque já seja uma questão contemplada no projeto da estação "Cohab RT" (ou "Parque Tizo", que me parece um nome mais informativo para o público usuário em geral).
Boa ideia a da Ponte Orca.
monotrilhoRT no está en línea   Reply With Quote
Old September 8th, 2012, 11:20 PM   #133
richter30
Subway and train Forever!

richter30's Avatar

Likes (Received): 802

Minha nossa, nem tinha visto esse thread ainda....Linha 22 ? Se tudo isso sair do papel até 2025, SP estará bem servida de trens e metrôs......

Irei ver as páginas desse thread com mais calma depois....
richter30 no está en línea   Reply With Quote
Old September 10th, 2012, 01:42 AM   #134
Luiz Vilela
Registered User

Legal Richter!

L22 tem decisões difíceis para rota e estações, em demanda estimada 530.000pax/dia.
Old September 29th, 2012, 05:20 AM   #135
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 532

Atualizado em 29/09/2012

Vencedor da licitação do Metrô até Cotia deve sair este mês, segundo o Estado

Empresa vencedora deverá elaborar projeto da linha que terá conexões com o ramal 9 da CPTM e 4 do Metrô

Erica Celestini
(cotidiano@webdiario.com.br)

O governo do Estado de São Paulo deve anunciar ainda em outubro o vencedor da licitação para o projeto funcional da linha de Metrô que vai ligar São Paulo a Cotia.

O edital ficou disponível até 13 de setembro. No dia seguinte, foram abertas as propostas, que devem levar cerca de um mês para serem analisadas. Depois disso, sai o anúncio.

A empresa vencedora ficará responsável por elaborar o projeto que vai indicar toda a viabilidade técnica da linha, que recebeu o nome de Linha 22 do Metrô, além de propostas de traçado e estimativa de custos.

A partir do anúncio, a empresa vencedora terá 12 meses para apresentar o projeto. Com isso, ainda não há prazo para início das obras.

No edital, o Metrô adiantou parte do traçado. Ele deve seguir o eixo da rodovia Raposo Tavares, hoje a principal ligação viária entre a Capital e Cotia, cortando também Osasco. Com isso, a estimativa é de que a linha sirva de alternativa para redução dos congestionamentos na estrada, recebe um fluxo médico de 515 mil veículos por dia. Desse total, 52% são de por transporte coletivo, incluindo ônibus e vans. Uma parte deles pode ser trocada pelo metrô. . Já em termos de público estimado, o ramal atenderia uma população estimada em 530 mil pessoas.

Estão previstas ainda 16 estações ao longo da rodovia Raposo Tavares: Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, L‟Abitare, Educandário Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandria, Sabiá, Rotary e Cotia (Centro).

A Linha 22 terá ainda conexões com a Linha 4 Amarela do Metrô, que atende a região de Pinheiros e com a linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que vai de Osasco ao Grajaú.

http://webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=71837

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old September 29th, 2012, 05:30 AM   #136
OsascoStation2007
Land of the 1st flight

OsascoStation2007's Avatar

Likes (Received): 532

Para não sobrecarregar Pinheiros espero que as conexões com a L4 e L9 sejam em Butantã e Rebouças, respectivamente.

Proposta de monotrilho de Osasco enviada para a prefeitura: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

KMZ com toda a rede de trilhos e pneus: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128

Artigo/Crítica sobre o Hopi Hari com várias sugestões, inclusive de solução de transporte sobre trilhos: https://skydrive.live.com/redir?resi...7FE4060389!128
OsascoStation2007 no está en línea   Reply With Quote
Old September 29th, 2012, 12:51 PM   #137
tlstls
Clubismo :D

tlstls's Avatar

Essa linha é quente mesmo?

Devo adicioná-la no índice de tópicos oficiais?
tlstls no está en línea   Reply With Quote
Old September 29th, 2012, 10:37 PM   #138
Guille Panebianco
Registered User

Guille Panebianco's Avatar

Likes (Received): 18

Quote:
Originally Posted by OsascoStation2007 View Post
Atualizado em 29/09/2012

Vencedor da licitação do Metrô até Cotia deve sair este mês, segundo o Estado

Empresa vencedora deverá elaborar projeto da linha que terá conexões com o ramal 9 da CPTM e 4 do Metrô

Erica Celestini
(cotidiano@webdiario.com.br)

O governo do Estado de São Paulo deve anunciar ainda em outubro o vencedor da licitação para o projeto funcional da linha de Metrô que vai ligar São Paulo a Cotia.

O edital ficou disponível até 13 de setembro. No dia seguinte, foram abertas as propostas, que devem levar cerca de um mês para serem analisadas. Depois disso, sai o anúncio.

A empresa vencedora ficará responsável por elaborar o projeto que vai indicar toda a viabilidade técnica da linha, que recebeu o nome de Linha 22 do Metrô, além de propostas de traçado e estimativa de custos.

A partir do anúncio, a empresa vencedora terá 12 meses para apresentar o projeto. Com isso, ainda não há prazo para início das obras.

No edital, o Metrô adiantou parte do traçado. Ele deve seguir o eixo da rodovia Raposo Tavares, hoje a principal ligação viária entre a Capital e Cotia, cortando também Osasco. Com isso, a estimativa é de que a linha sirva de alternativa para redução dos congestionamentos na estrada, recebe um fluxo médico de 515 mil veículos por dia. Desse total, 52% são de por transporte coletivo, incluindo ônibus e vans. Uma parte deles pode ser trocada pelo metrô. . Já em termos de público estimado, o ramal atenderia uma população estimada em 530 mil pessoas.

Estão previstas ainda 16 estações ao longo da rodovia Raposo Tavares: Parque Jardim Previdência, Jardim Bonfiglioli, L‟Abitare, Educandário Ester, Monte Belo, Jardim Boa Vista, COHAB Raposo Tavares, Santa Maria, Estrada da Aldeia, Granja Viana, Mesopotâmia, Estrada do Embu, Parque Alexandria, Sabiá, Rotary e Cotia (Centro).

A Linha 22 terá ainda conexões com a Linha 4 Amarela do Metrô, que atende a região de Pinheiros e com a linha 9 Esmeralda da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) que vai de Osasco ao Grajaú.

http://webdiario.com.br/?din=view_noticias&id=71837
A primeira estação será Parque Jardim Previdência? Então faz sentido ela começar em SP-Morumbi. Ela seguiria desta estação até a Eliseu, iria à margem do Parque e lá seria a estação Parque Providência.
De lá, seguiria pela Raposo.

¿Quién los ve andar por la ciudad si todos están ciegos?
Julio Cortázar
Guille Panebianco no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2012, 12:11 AM   #139
gerd.jak
bye Iguaçu, hi Tietê

gerd.jak's Avatar

Likes (Received): 3809

Quote:
Originally Posted by Guille Panebianco View Post
A primeira estação será Parque Jardim Previdência? Então faz sentido ela começar em SP-Morumbi. Ela seguiria desta estação até a Eliseu, iria à margem do Parque e lá seria a estação Parque Providência.
De lá, seguiria pela Raposo.
Pelo que dá para entender por esta relação de estações, e pelo mapa publicado quando da licitação depois suspensa para a linha 20, esta era mesmo a proposta com que o metrô estava trabalhando. Mas ela não cobre a integração com a L9, também proposta na licitação. Portanto, parece um tema em aberto, que o projeto funcional ainda tem de resolver.

É normal e esperado que projeto funcional altere bastante o traçado da linha. Projeto básico também pode mudá-lo, mas em geral mais moderadamente.
gerd.jak no está en línea   Reply With Quote
Old September 30th, 2012, 04:23 AM   #140
Vitorslo
Registered User

Não sei de onde saíram esses dados da notícia (talvez do edital...), mas no olhômetro, me parece absurdo dizer que 52% dos veículos são de transporte coletivo. É um mar de carros na hora do Rush.

Mesmo que (oxalá) construam uma linha de metrô - quer talvez seja monotrilho, correto? -, continuará fazendo sentido um corredor metropolitano de ônibus pela Raposo Tavares. Com o boom imobiliário da região, continuar a estimular o transporte individual é suicídio...
Vitorslo no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools

Posting Rules