daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old April 11th, 2012, 07:56 PM   #81
Yuri S Andrade
Registered User

Yuri S Andrade's Avatar

Likes (Received): 3102

Hoje liguei para a SEMA e protocolei três denúncias, incluindo a Gilka ali na Belo Horizonte.

Estou pensando em elaborar um dossiê sobre a Arborização de Londrina e entregar lá na SEMA. Vou ver se até o fim da semana arrumo um tempo e começo a trabalhar nisso. Quero juntar imagens de outros lugares fornecendo assim exemplos que possam ser aplicados aqui. Acabei de pescar isso lá no internacional:

Cingapura

RafflesCity (SSC)

Chipre

sk (SSC)

Seattle

pwright1 (SSC)

Nova York

Zonas de alta densidade, com farta arborização, bem dentro da realidade das cidades do Norte do Paraná.
Yuri S Andrade no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 20th, 2012, 01:43 AM   #82
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1800

Revendo o tópico.

Uma curiosidade que encontro no Norte do PR (considerando os três "Nortes") é que, quanto mais em direção ao oeste, mais as sibipirunas marcam presença. Reparem nisso, pois as cidades do Noroeste (antigo Norte Novíssimo) são quase todas desta espécie, enquanto as do Norte Pioneiro é bem mais fácil encontrar outras. Olhando por imagens, as cidades do Norte Velho são razoavelmente arborizadas (nem tanto quando as do Novo).
Reparem nestas ruas de Cornélio Procópio (existem bastante árvores robustas de outras espécies, junto com as sibipirunas):

Fotos: (Minha autoria)

Agora veja esta imagem de satélite de Lobato (Norte Novo), que citaram aqui, como sendo uma das cidades mais arborizadas do Brasil em proporção ao nº de habitantes, as sibipirunas marcam presença:

Algumas ruas de Lobato

Foto: Marcos Dutra/ http://www.panoramio.com/photo/27823132

Foto: Marcos Dutra/ http://www.panoramio.com/photo/46050371

Foto: Marcos Dutra/ http://www.panoramio.com/photo/46052311
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old March 27th, 2013, 12:24 AM   #83
Ibra Ldna
Registered User

Ibra Ldna's Avatar

Likes (Received): 2231

Tirando o pó do thread, uma excelente notícia:

Prefeito encaminha Plano Diretor de Arborização para Câmara

Na manhã de hoje (26), o prefeito de Londrina, Alexandre Lopes Kireeff, e o secretário municipal de Ambiente, Cleuber Moraes Brito, apresentaram o texto do projeto de Lei 233/2010, que cria o Plano Diretor de Arborização do Município. O projeto será encaminhado ao legislativo municipal ainda hoje, na forma de substitutivo, já que recebeu alterações apontadas pela audiência pública realizada em novembro passado.
Para o prefeito, o plano vai corrigir um problema histórico, que é existência de várias leis dispersas sobre o tema, o que dificulta o acesso à informação e o cumprimento da legislação. O documento terá o papel de reunir essas regras, dentro de uma única lei.
“O plano foi elaborado levando em consideração o Código Florestal Brasileiro, Código de Posturas e o Plano Diretor do Município. Tendo como objetivo evitar conflitos e estar em harmonia com a legislação vigente. Ele foi amplamente divulgado e debatido com a sociedade através das audiências públicas e dos conselhos municipais. Pretende-se recuperar uma característica original da nossa urbanização que é a cobertura arbórea, através de uma normatização, pois o documento disciplina e estabelece critérios e normas para o gerenciamento da arborização na cidade”, afirmou Kireeff.
O Plano Diretor de Arborização vai atuar permanentemente na proteção da qualidade ambiental, na redução do consumo de energia e na adaptação da cidade às mudanças climáticas, já que vai planejar e gerenciar o plantio e manutenção das árvores e das áreas verdes da cidade. Ele será o instrumento disciplinador da preservação, manejo e expansão das árvores na cidade.
Para o secretário de Ambiente, Cleuber Moraes Brito, o documento traz um incremento na qualidade ambiental do município. “O plano traz uma releitura mais atual e questões importantes como, por exemplo, a definição do modo de se fazer arborização da cidade, a necessidade de 70% das árvores plantadas serem nativas, a proibição da poda drástica e o ordenamento dos loteamentos para a entrega do habite-se. Então, é um avanço para área”, disse.
O projeto de lei prevê sete objetivos para o plano. O primeiro deles é atingir e manter permanente a densidade arbórea máxima em vias e áreas urbanas. O segundo é estabelecer, gerir e fiscalizar ações para institucionalizar a infraestrutura urbana, a conservação permanente de árvores como sumidouros de carbono e amortecedores climáticos.
Os demais são promover a arborização e as áreas verdes urbanas; mensurar e atualizar dados, por bacia, quanto à absorção de dióxido de carbono, constituição de área permeável de águas, sombreamento de superfície e redução de zonas de calor; compatibilizar o desenvolvimento socioeconômico com a mitigação de gases do efeito estufa; estabelecer programa de diagnóstico, ação e acompanhamento da arborização e áreas verdes urbanas; e incentivar a participação da população e de entidades da sociedade civil organizada.
O documento é resultado de estudos iniciados pela Secretaria Municipal de Ambiente em 2003 e que se estenderam até 2009. Em 2010, o município apresentou à Câmara o projeto de Lei 233/2010. A pedido dos vereadores, uma audiência pública foi realizada, em novembro de 2012, para que fossem coletadas sugestões da comunidade. O projeto foi apresentado na forma de substitutivo, porque contém alterações sugeridas durante a audiência. Durante o anúncio esteve presente a líder do Executivo na Câmara, Elza Correia.

Fonte: http://www.londrina.pr.gov.br/index....=108:destaques
Old October 17th, 2013, 03:11 AM   #84
MarcosVLR
Registered User

MarcosVLR's Avatar

Likes (Received): 184

Bem, hora de usar o TÓPICO QUE RENASCE! \o/

Hoje dia 16 me deparo com essa notícia do jornal Bom Dia Paraná "Mais de 6 mil árvores aguardam serem erradicadas em Maringá"

O que acontece nesse caso em específico é simplesmente um total despreparo do município em agir com agilidade/inteligência perante a um problema já rotineiro e antigo da nossa cidade.

http://g1.globo.com/pr/parana/bom-di...ringa/2891506/
Fonte: G1.globo.com

O vídeo em questão mostra a preocupação do varejista com os pedrestres e a calçada destruída pelas raízes da árvore, e seu pedido desesperador para a mesma sumir do local, eu não sou contra a derrubada da árvore por bons motivos, mas o cidadão parece não se importar se outra muda vai ou não ser plantada no local, ou como isso vai ser feito, no final o que importa, realmente preocupa são os bens materiais! a cidade fica em ultimo plano perante a vontade e má vontade da população e poder público.

Dizem ser preciso milhões para recuperar cerca de 50MIL árvores em Maringá, mas eu digo uma coisa, que tal começar pelo básico? criem um plano diretor eficiente em relação a derrubada e plantio de árvores, não deixem espaços em branco no papel e também na consciencia do cidadão Maringaense, não adianta só apontar os vários problemas em relação as árvores da cidade, cadê as ideias mirabolantes dos políticos? pedindo votos prometendo até Trem-Bala? eu me pergunto se mesmo uma cidade com tantas qualidades vai se deixar ofuscar pelo descaso com seu bem maior, sua identidade, sua alma, CIDADE VERDE!

E não pensem "Ah, mas tem muita árvore, está ótimo", não se engane caro Marigaense, as coisas tendem a piorar muito e, em muito pouco tempo, é esse tipo de ilusão que leva uma cidade do bom caminho ao mediano, e por final o lixo!

Uma triste realida de eu não estar em Maringá agora, estou em temporada na casa de minha esposa, me sinto de mãos atatas perante a esse ultraje, queria poder eu mesmo erguer as mangas e plantar diversas árvores em nossa linda Maringá.

Que fique o alerta a todos os Paranaenses!
MarcosVLR no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2013, 03:49 AM   #85
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Likes (Received): 1755

A questão é REPLANTAR...

Mas Marcos, sabemos que muitos NÃO GOSTAM de arvores, já vi pessoas pedindo a retirada de arvores porque ''suja'' a calçada... A (as) prefeitura deveria ela mesma REPLANTAR, não confiando que o morador plantará..
Maringá PR - aqui
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2013, 05:48 AM   #86
bossabreezes
Registered User

bossabreezes's Avatar

Likes (Received): 879

Esse povo que não gosta de árvore não entende os benefícios que dão.....sombra, fazem a temperatura mais amena, escondem prédios feios, e muito mais. A falta de arborização é um dos maiores problemas nas cidades brasileiras.

pepato liked this post
bossabreezes no está en línea   Reply With Quote
Old October 17th, 2013, 07:09 AM   #87
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Escondem a fiação aérea também... Mil e um benefícios!
Maringá PR - aqui

bossabreezes liked this post
Old October 17th, 2013, 08:52 PM   #88
MarcosVLR
Registered User

MarcosVLR's Avatar

Sim, sim é verdade muitos odeiam as arvores, mas não da pra dar voz a essas pessoas, o negócio é tirar delas a opção de escolher derrubar ou não, e deixar o município decidir com algum novo plano diretor mais eficiente nesse quesito.

Dentre esses tantos argumentos que vcs citaram tem também o ponto de vista da qualidade de vida, que é dificil alguém enxergar o todo em vez do óbvio, a maioria dessas pessoas não tem o dissenimento necessário para constatar que arvores/praças/bosques/areas verdes/pista de caminhada/lagos/ciclo-vias são um conjunto de coisas que dão vida e harmonia ao meio.

O duro é ensinar isso a elas, já que nem o básico as pessoas entendem, as ruas sujas são um ótimo exemplo, por mais que tenha o cestinho de lixo elas preferem jogar na chão! na cara dura.

Na hora de plantar novas árvores na região central deviam já organizar tudo de uma vez, ver quantas árvores por quadra, quantos postes próximos demais da arvore, ou a espessura e tamanho das mesmas, acho que não existe ainda esse cudiado delicado com essas questoes, gostaria de ter mais contato com as pessoas envolvidas nesse plano diretor das maltratadas a arvores.

Chegando em Maringá vou tentar organizar um grupo de pessoas para intervir nesse palhaçada que virou a cidade.
Old October 17th, 2013, 09:43 PM   #89
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Pra falar a verdade, até a sujeira das arvores acho bonita. Melhor do que a sujeira que os humanos fazem, com papeis e plasticos. Bom se toda sujeira fosse de arvores... Fotos que eu tirei semana retrasada aqui em Sarandi, na região de Maringá.

Maringá PR - aqui
Old October 18th, 2013, 04:47 AM   #90
MarcosVLR
Registered User

MarcosVLR's Avatar

Eu concordo contigo, eu acho lindo demais essa sujeira* que elas fazem, e fora que uma limpeza básica já resolve o problema deveria ser um hábito dos moradores, quer reclamar de tempo, nos dias atuais é comum as pessoas reclamarem da falta de tempo, mas aposto que pra muitas atividades inuteis elas conseguem horas e horas.

Isso me lembra uma coisa meio fora do contexto, mas que também serve como exemplo!

Tenho um conhecido* que é Maringaense, ele é todo correto e não faz nada de errado, mas certa vez ele me confessou que fumava um cigarrinho do diabo pra relaxar, bem todos tem a sua vida e fazem dela o que achar melhor, mas ele vive reclamando das mortes e assaltos, reclama também dos moradores humildes que vivem na cidade, e no caso eu conheço o vendedor dessas especiarias, ele é formado em direito e vive bem, não da pra entender a lógica dessas coisas!

É o mesmo das arvores, com elas o povo reclama, dai quando o sol raxar a cabeça eu quero ver falar "Ahh que falta faz uma sombra!"

Eu já me decidi a não ficar irritado com essas situações, vou levar a minha vida e fazer o melhor ,o resto que aconteça do jeito que tiver que acontecer, a gente não consegue mudar o meio em que vive, já aceitei a situação.
Old October 18th, 2013, 05:03 AM   #91
Ponta Negra
Manaus nos trilhos !

Ponta Negra's Avatar

Likes (Received): 2708

Quote:
Originally Posted by bossabreezes View Post
Esse povo que não gosta de árvore não entende os benefícios que dão.....sombra, fazem a temperatura mais amena, escondem prédios feios, e muito mais. A falta de arborização é um dos maiores problemas nas cidades brasileiras.
Concordo

Reply

Tags
londrina, maringá

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules