daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old September 25th, 2011, 07:52 PM   #1
- Jean
Jean.

- Jean's Avatar

Likes (Received): 901

Conselheiro Lafaiete, MG + 90 fotos

E aí pessoal do SSC, bom, estou passando final de semana em Conselheiro Lafaiete - MG e resolvi tirar umas fotos. Desculpem a qualidade das fotos pois minha câmera não é profissional e é a primeira vez que saí tirando fotos de uma cidade.

Bom, realmente Lafaiete não é uma cidade linda, mas a considero interesante. Como sua área urbana está nas montanhas, muitos bairros vistos de longe parecem ser amontoados e desorganizados e há pessoas que até mesmo os comparam com favelas. A cidade já foi nos anos 90 uma das 10 cidades com maior IDH do estado, porém com o passar do tempo, a melhora do nível de vida da população não acompanha o de outras cidades de mesmo tamanho no estado. Talvez isso se deva a pouca industrialização da cidade, o que faz com que a prefeitura tenha pouco dinheiro para investir.

Para quem não conhece Lafaiete: é uma cidade de 120 mil hab., pólo da região do Alto Paraopeba (onde fica Congonhas, Ouro Branco, etc.) que tem quase 250 mil habitantes. É ligada a capital, Belo Horizonte, pela rodovia BR-040 e se localiza a 100 km ao sul de BH.

Vamos as fotos...

Primeiro fotografei a Basílica do Sagrado Coração de Jesus, é enorme e a missa estava acabando.
01

02

03

04 Detalhe da torre

Segui rumo a Av Mário Rodrigues Pereira, de carro, pois fica bem distante da Basílica.
05 A Escola Estadual Domingos Bebiano, acho a arquitetura da escola linda, mas está descuidada e pichada.

06

07 Desculpem pela qualidade. Policlínica Municipal

08

09 A Prefeitura

11 Já na Praça Tiradentes (continuação da Av Mário Pereira), a estátua da Índia.

12 O Museu Antônio Perdigão, a antiga cadeia da cidade.

13

14 O velho coreto da Praça. Essa praça de seg a sex fica cheia de idosos jogando e muitos jovens também.

15 A Matriz de Nossa Senhora da Conceição. É de 1733 e está a anos fechada para reforma. Em muitas vezes que vinha a Lafaiete a reforma estava parada e agora está quase reabrindo. Quem financia a reforma é a Gerdau.

16 Detalhe

17 Fotografei pelo buraquinho do tapume a reforma da Praça Barão de Queluz. Essa Praça está à frente da Igreja, a Praça Tiradentes atrás da Matriz.

18 Um casarão, é enorme.

19 O fórum. Brevemente vai ser o antigo fórum.

20 A entrada do tradicional Colégio Nazaré.

21

22 O Velho Hospital Queluz em frente ao Colégio Nazaré

23 A Igrejinha de Santo Antônio no alto da colina

24 O Observatório do Colégio

25 Perto, a Escola Estadual Narciso de Queiróz

26

27 Uma Igreja, há outra igualzinha a essa na cidade.

28 Descendo a Avenida Telésforo Cândido de Resende, a parte mais moderna da cidade.

29 Um comercial

30 Outro, em construção

31 Vista dos edifícios do bairro Campo Alegre desde a parte mais alta da avenida.

32 Canteiro Central com meio-fio e árvores pintados de branco. Odeio.

33

34 Um comercial antigo e um residencial novinho.

35

36 Avenida

37 Apart

38 Uma loja que recentemente abriu, me falaram que a Maria do Big Brother tava aí semana passada.

39 A rodoviária, horrível.

40 Outro comercial

41 Um residencial branco de vidros verdes (gostei) e um outro subindo.

42 Comercial em construção, o edifício mais alto da cidade. Contei 22 andares, acho que tem quase uns 80 m, mais o telhado da rodoviária e o topo do Ed. Irmãos Oliveira (caixa de sapato, velha, horrível dos anos 80)

43

44

45 Aqui já estamos na Av. Manoel Martins, que sobe até a praça do Cristo. Tem lojas de móveis e decoração, resturantes e pizzarias, revendedores de carros e motos e muitos residenciais baixinhos de 4 à 6 pisos.

46 Um residencial quase pronto.

47 O futuro fórum, enorme.

48 Outro comercial.

49 Residencial no alto do morro.

50 A CEMIG e atrás o fórum em construção.

51 Cristo visto de longe.

52 Lojas de decoração

53

54 Subi uns 650 metros da avenida pelo canteiro central. É agradável e limpo.

55

56

60 Demorei mas cheguei na Igrejinha de Santa Efigênia.

61 Vista da cidade a partir da Igreja.

Depois eu descansei, claro. E dei uma volta pela praça. E resolvi descer umas ruas até chegar no bairro chamado de Recanto dos Colibris. É considerado "de luxo" obvio que para uma cidade como Lafaiete. Fotografei umas casas. Sempre via moradores (a pesar de ser um bairro deserto) que me ficavam olhando como se fosse um marginal. Ficava constrangido e não fotografava. Há outro bairro mais rico que esse. Não fotografei pois é um condomínio fechado, várias casas lá passam do milhão, algumas com até 2000 m2.
62

63

64

65

66

67

Subi ao Cristo e tirei umas panorâmicas da cidade
70

71

72 A Praça

73 Vagão

74 Igrejinha

75 Obra do Futuro Hospital Regional, bem pertinho do Cristo, mas já saindo da área urbana quase na entrada da Faculdade FASAR.

76

Voltando a área urbana, bairro Campo Alegre e seus residenciais.
77 Esse foi o primeiro dessa região do bairro

78 Um alto em construção

79 Outro

80 Adorei esse...

81

82

83

84

85 Vista do Centro da cidade.

86 Já em outra parte da cidade, a Igreja de São Sebastião, linda.

87 Zoom

88 Subindo na parte alta do bairro São Sebastião, chamado de Parque das Acácias.

89 Visão da região Oeste da cidade. Atrás daquelas antenas está a Escola Bebiano, mostrada no começo do thread.

90 Visão do Centro.

91

Sul das Gerais liked this post
- Jean no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old September 25th, 2011, 08:11 PM   #2
Rdx MG
Registered User

Likes (Received): 672

Achei a cidade até bem desenvolvida, construções históricas e modernas bem intessantes. Não é uma cidade linda como você disse e na minha opinião o que causa isso são os malditos telhados metálicos.

As fotos ficaram muito boas, parabéns pelo thread.

Last edited by Rdx MG; September 25th, 2011 at 08:40 PM.
Rdx MG no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 08:20 PM   #3
- Jean
Jean.

- Jean's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Achei a cidade até bem desenvolvida, construções históricas e modernas bem intessantes. Não é uma cidade linda como você disso e na minha opinião o que causa isso são os malditos telhados metálicos.

As fotos ficaram muito boas, parabéns pelo thread.
Concordo. Esses telhados metálicos são horríveis.
Agradeço por visitar.
Old September 25th, 2011, 08:25 PM   #4
Jean Carlos Boniatti
White Duck City

Jean Carlos Boniatti's Avatar

Likes (Received): 300

Muito bacana a cidade, valeu por postar!!!!
Jean Carlos Boniatti no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 08:35 PM   #5
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 3254

A cidade é interessante, como voce disse, não é bonita mesmo. As fotos 88, 89, 90 realmente dão uma impressão mesmo de um pouco de desorganização, ajudada pelo relevo acidentado...enfim mas parece que está crescendo: vê-se pela intensa urbanização vertical...como creio que ainda não tinha visto fotos de Conselheiro Lafaiete por aqui, seu thread foi ótimo.
E que estátua do Cristo Redentor horrorosa, aliás, como todas as cópias pelo Brasil afora!
GIM no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 08:40 PM   #6
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano

shiroshima's Avatar

Likes (Received): 292

A cidade parece bem desenvolvida e está bastante verticalizada.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 09:03 PM   #7
- Jean
Jean.

- Jean's Avatar

Quote:
Originally Posted by Jean Carlos Boniatti View Post
Muito bacana a cidade, valeu por postar!!!!
Agradeço a visita xará.

Quote:
Originally Posted by shiroshima View Post
A cidade parece bem desenvolvida e está bastante verticalizada.
Realmente nos últimos anos vem se desenvolvendo muito.
Sobre a verticalização, a cidade vive um boom imobiliário.

Quote:
Originally Posted by GIM View Post
A cidade é interessante, como voce disse, não é bonita mesmo. As fotos 88, 89, 90 realmente dão uma impressão mesmo de um pouco de desorganização, ajudada pelo relevo acidentado...enfim mas parece que está crescendo: vê-se pela intensa urbanização vertical...como creio que ainda não tinha visto fotos de Conselheiro Lafaiete por aqui, seu thread foi ótimo.
E que estátua do Cristo Redentor horrorosa, aliás, como todas as cópias pelo Brasil afora!
Obrigado. Sobre sua última observação concordo em gênero, número e grau. A estátua é feia mesmo, ainda assim é muito visitada, acho que é a atração mais visitada da cidade por quem é de fora.
Old September 25th, 2011, 11:31 PM   #8
Catrumano
Registered User

Likes (Received): 117

A cidade pode até não ser bonita, mas é um pólo regional importante onde me surpreendeu a quantidade de construções de edifícios comerciais e residenciais, além dos públicos.
Pena a rodovia 040 do trevo de Ouro Preto até Lafaiete não ser duplicada de fato e estar num estado de conservação muito ruim.
O thread está muito bom, valeu!
Catrumano no está en línea   Reply With Quote
Old September 25th, 2011, 11:44 PM   #9
- Jean
Jean.

- Jean's Avatar

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post
A cidade pode até não ser bonita, mas é um pólo regional importante onde me surpreendeu a quantidade de construções de edifícios comerciais e residenciais, além dos públicos.
Pena a rodovia 040 do trevo de Ouro Preto até Lafaiete não ser duplicada de fato e estar num estado de conservação muito ruim.
O thread está muito bom, valeu!
Obrigado por visitar o thread. Sobre a duplicação da 040 de BH a Lafaiete, os projetos estavam em elaboração mas com a ladroagem no Ministério dos Transportes foi cancelado. Espero que em breve o projeto volte a ser elaborado e logo executado.
Old September 26th, 2011, 12:01 AM   #10
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 1446

De nível de rua a cidade é até interessante, com essa grande avenida contemporânea, e as construções históricas. Adorei a igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

Já a visão aérea é o ponto fraco de Lafaiete. Vista de cima aparece ser muito desorganizada, e dá uma sensação de claustrofobia.
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote
Old September 26th, 2011, 12:39 AM   #11
Bruno BHZ
.

Bruno BHZ's Avatar

Likes (Received): 4846

Interessante, melhor do que eu pensava. Algumas construções bem arrumadas mesmo. O aspecto de cima é meio ruim, o que é bem comum no interior mineiro, é tudo muito apertado, muita argamassa, muita tinta e pouco verde, mas dá para ver que é um lugar próspero.

O pior para mim são essas árvores pintadas de branco. Horrooooor!!! Esses canteiros deveriam ser os locais mais agradáveis, mas eu não consigo aceitar essas tintas, para mim fica simplesmente horrível.
Old September 26th, 2011, 01:23 AM   #12
Lucianors
Na metrópole mineira

Lucianors's Avatar

Likes (Received): 670

Eu fiquei surpreso, achava que Lafaiete fosse uma espécie de Congonhas um pouco maior (acho Congonhas uma cidade muito feia!!!). Mas o thread me mostrou um lugar próspero, agradável ao nível da rua, com belos edifícios, ótimo comércio, em franca expansão. Não fica devendo em nada a cidades do interior de MG em sua faixa populacional. Gostei !!!
Old September 26th, 2011, 02:35 AM   #13
RodrigoVix
Rodrigo!

RodrigoVix's Avatar

Likes (Received): 423

Gostei, nunca fui a Lafaeite, mas da rodovia Ouro Branco x Ouro Preto da para ver a cidade lá longe... Interessante os comerciais e as amplas avenidas.
RodrigoVix está en línea ahora   Reply With Quote
Old September 28th, 2011, 10:57 PM   #14
fzzzin
Registered User

fzzzin's Avatar

Likes (Received): 13

Crescimento !!!
Gosto de ver quando as cidades estão a crescer, mostrando que nosso País está caminhando.

Lamentavelmente a cidade sofre por ter montanhas no entorno, pois, as favelas deixam-a feia. Como ocorre em JF também.

Saiba por onde andei e dê uma passada lá.
Arraial do Sana - RJ / Visconde de Mauá - RJ
fzzzin no está en línea   Reply With Quote
Old September 29th, 2011, 01:26 AM   #15
Driano MG
Mineiro da Mata

Driano MG's Avatar

Likes (Received): 834

Faz tempo que não passo por Lafaiete, bom ver a construção civil em franca expansão na cidade.

Mostrou bem a cidade...
Driano MG no está en línea   Reply With Quote
Old September 29th, 2011, 02:22 AM   #16
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 891

Cidade bem verticalizada! Surpreende!!!
Agora esses terraços armados... Apesar de práticos, são feios demais e enfeiam as cidades mineiras, capixabas e fluminenses! Talvez isso ocorra devido a maioria desses terraços serem feitos com telhas de fibrocimento. Vistas do alto essas telhas dão um tom cinza a cidade...

Last edited by ulilopes; September 29th, 2011 at 02:28 AM.
ulilopes no está en línea   Reply With Quote
Old September 29th, 2011, 03:45 PM   #17
oregon.bh
Varginha/UDI/BH

Likes (Received): 2

Muito bom o thread. Parabens. Fiquei hospedado em uma casa em Lafaiete uma vez que tinha uma varanda, muito proximo da rua e de uma quantidade enorme de fios (iluminacao, postes etc...) Sei que a fiacao de nossas cidades, em geral, e horrivel, mais fiquei com a impressao, e o thread parece comprovar minha impressao de que em Lafaiete a situacao e ainda pior que a media.
Old September 29th, 2011, 03:48 PM   #18
oregon.bh
Varginha/UDI/BH

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Cidade bem verticalizada! Surpreende!!!
Agora esses terraços armados... Apesar de práticos, são feios demais e enfeiam as cidades mineiras, capixabas e fluminenses! Talvez isso ocorra devido a maioria desses terraços serem feitos com telhas de fibrocimento. Vistas do alto essas telhas dão um tom cinza a cidade...
E olha que Lafaiete tem poucos, comparada com Divinopolis... acho de uma feiura inigualavel... e nao consigo ver nem praticidade

Na chuva, faz um barulhao. No calor, e insuportavel. No frio, venta.
Old September 29th, 2011, 08:03 PM   #19
GilsonBarros
Thiago Agom

GilsonBarros's Avatar

Likes (Received): 189

Passei em abril pela cidade e vi esses prédios subindo no alto do morro. Também vi a estátua do Cristo Redentor.
Old October 1st, 2011, 11:08 PM   #20
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 891

Quote:
Originally Posted by oregon.bh View Post
E olha que Lafaiete tem poucos, comparada com Divinopolis... acho de uma feiura inigualavel... e nao consigo ver nem praticidade

Na chuva, faz um barulhao. No calor, e insuportavel. No frio, venta.
Juro que pensei que a praticidade dos terraços armados fosse mais contra essas intempéries do tempo, tipo:
- para secar roupas em dias chuvosos;
- proteger do sol quente de verão;
- acolher os animais domésticos (gatos e cães) em dias muito frios;
- reunir os amigos pra um churrasco até em dia chuvosos;
- etc...

Quanto a feiura.. acredito que as casas de laje tem ainda um visual mais assustador...

Reply

Thread Tools

Posting Rules