daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina



Reply

 
Thread Tools
Old September 27th, 2011, 05:50 AM   #1
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Londrina Histórica - dos anos de 1950 aos anos de 1970

Olá, pessoal. Na semana passada eu estava navegando despretensiosamente pela net até que dei de cara um blog que achei simplesmente fantástico, chamado LONDRINA HISTÓRICA, que pertence a JONAS LIASCH. Esse blog mostra fotos de Londrina das décadas de 1930 até 1980, além de ter diversas informações muito interessantes sobre as transformações da paisagem urbana londrinense.

Não coloquei todas as fotos [dei preferência as fotos do perído 1950-70] pois são muitas e estão inseridas com os mais diversos tamanhos, tanto que tive uma trabalheira danada para "padronizar" o tamanho das fotos selecionadas. TODAS AS FOTOS E TAMBÉM OS TEXTOS ABAIXO, FORAM EXTRAÍDOS DO BLOG [CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O BLOG] . Espero que apreciem:


A imponente Catedral substituiu a velha igreja matriz em madeira já nos anos 40, mas teve vida curta, pois foi demolida no final dos anos 60. Além de ter ficado pequena com o crescimento da cidade, tinha problemas estruturais graves. Deveria ter sido substituída por uma catedral de estilo neogótico, que começou a ser construída na parte de trás, mas faltou dinheiro para a nave principal. O Arcebispo Dom Geraldo Fernandes resolveu adotar, então um projeto de estrutura metálica, concluído em meados dos anos 70.



Vista aérea do centro de Londrina na segunda metade da década de 50, com a Praça Willie Davids ao centro, os Edifícios Londrina (abaixo, à esquerda), e o Edifício Autolom ainda em fase de acabamento (à esquerda).



A Praça Floriano Peixoto, nos anos 60:



Aqui, pode-se ver o centro já no início dos anos 60, com os edifícios América, do "Relojão", e Júlio Fuganti, ambos finalizados em 1959, e o conjunto do Centro Comercial ainda em construção (acima e à esquerda).



A Avenida Paraná, nos anos 50. A esquina em primeiro plano é a da Rua Pernambuco. No centro da foto, pode-se ver o Edifício Salomé, que foi posteriormente demolido para dar lugar às Lojas Riachuelo.Pode-se ver ao fundo a Catedral e a Alameda Miguel Blasi.



A Avenida Rio de Janeiro, esquina com a Rua Sergipe. O calçamento em paralelepípedos era típico da época, e ainda subsiste, em muitos pontos, recoberto pelo asfalto.



Rua Minas Gerais, em frente à Associação Comercial e Industrial de Londrina - ACIL, foto de Carlos Stenders, nos anos 50. Pode-se ver o Posto de Saúde Municipal, ao fundo, e as Casas Fuganti, além de uma parte da marquise da ACIL.



Confluência da Avenida Paraná com as ruas Minas Gerais, Santa Catarina, Alameda Manoel Ribas e Rua Maestro Egídio do Amaral. Foto de Carlos Stenders, meados dos anos 50.



Esta outra vista da Avenida Paraná [...] já permite ver o Cine Londrina, primeiro cinema de Londrina, dotado da tecnologia Cinerama, com tela côncava e três projetores que funcionavam simultaneamente e sincronizadamente. Infelizmente, o Cine Londrina fechou nos anos 70 e foi demolido, dando lugar a uma agência do Banco Itaú.



Na Alameda Manoel Ribas, em frente à sede social do Grêmio Literário e Recreativo Londrina (hoje alugado para uma igreja evangélica), e ao Posto de Saúde,havia um ponto de charretes com pneus.
Antes da chegada dos jipes, essas charretes eram essenciais para se movimentar na cidade, que ainda tinha a maioria das ruas não pavimentadas.
Ao final dos anos 50, no entanto, os táxis Morris, por aqui apelidados de "Biribas", e os jipes Willys, tomaram seu lugar nesse ponto, mas as charretes ainda permaneceram em outros locais da cidade, particularmente na Vila Matos, a velha zona do meretrício.
Essas charretes levavam as prostitutas às compras às tardes, e às matinês dos cinemas, aos domingos, escandalizando as senhoras "de bem" da cidade. Isso rendeu ao veículo a popular apelido de "balaio das putas".
Na época das grandes fortunas do café, o apelido das charretes se estendeu ao aviões que traziam novas "meninas" de São Paulo para Londrina, "encomendadas" pelos novos ricos da cidade.





Vista aérea do centro de Londrina em 1969.



A Rua Quintino Bocaiúva, saída para Cambé, nos anos 70.



[...] se pode ver a atual Catedral ainda em construção. Durante esse período, as missas eram rezadas no subsolo, onde hoje se encontra o estacionamento da Catedral. O ano provável da foto é 1972.



Este grupo de edifícos foram construídos, na sua maioria, na década de 50, mas a foto é de 1972.



A Praça Floriano Peixoto e alguns edifícios, nos anos 70. As antenas de comunicação por microondas, no topo do Edifício Cínzia, o mais alto da época, foram instaladas por um helicóptero por volta de 1969.



A Avenida Paraná no início dos anos 60.



A Avenida Paraná, vista da Praça Gabriel Martins, no início dos anos 70. Em relação às fotos anteriores, dos anos 60, a mudança mais visível é o Edifício Satélite, que abriga a agência central do Banco do Brasil, ao lado do Cine Londrina, que, já na sua fase final, exibia filmes antigos, como Ben-Hur.



Praça Floriano Peixoto, no final dos anos 60. Ainda não existia o Edifício Frederico Lundgreen, abaixo do edifício do "Relojão", que foi construído no local onde antes se encontrava o Cine Jóia, que foi destruído por um incêndio.



Esta é a esquina das ruas Quintino Bocaíuva, Benjamim Constant e Paraíba, com o prédio das Lojas Hermes Macedo em primeiro plano, nos anos 70. O prédio ainda existe, mas hoje abriga um templo evangélico.



A Alameda Miguel Blasi, nos anos 70.



Vista aérea de Londrina em 1979.



Os edifícios Júlio Fuganti, em primeiro plano, Centro Comercial e outros, envolvendo a Praça Primeiro de Maio, ao centro. A foto é do final dos anos 70.



A Catedral de Londrina logo após a sua conclusão, em meados dos anos 70.



Vista aérea do centro de Londrina, em 1977.



[...]Praça Rocha Pombo, em direção à Rodoviária, no início dos anos 70.

.
.
.
.
.
.
.
.
.
De bônus, duas fotos que não estão no blog, mas são de um ilústre pioneiro de Londrina:





__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old September 27th, 2011, 05:59 AM   #2
CharlesZSBH
Uma Outra Estação.
 
CharlesZSBH's Avatar
 
Join Date: Dec 2010
Location: Belo Horizonte
Posts: 2,656
Likes (Received): 7441

Abrindo o décimo e alguma coisa thread.

Recentemente um vi fotos aqui no SSC de Londrina, para comparar com BH. Achei a cidade muito densa, prédios demais muito juntos... Algumas fotos me lembraram até o Buritis, aqui em BH. Mas, no geral, gostei do aspecto, principalmente das casas.

Esse thread, muito bonito, dá uma noção de como a cidade se adensou: prédios surgindo daqui e dali (inclusive a cidade ficou muito colorida).

Adoro fotos históricas, e ontem olhei detalhadamente as de BH, num thread antigo que está nas páginas do Sudeste.

Embora eu prefira relevos mais acidentados, que destacam prédios e casas em planos diferentes, o que proporciona ver muito mais a partir do mesmo lugar, gostei da cidade (atualmente) e também de como já foi. Espero um dia conhecer.

Last edited by CharlesZSBH; September 27th, 2011 at 06:06 AM.
CharlesZSBH no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 01:37 PM   #3
marcelo freire
BANNED
 
Join Date: Feb 2011
Location: Arapongas Londrina
Posts: 489
Likes (Received): 3

Belo trabalho Maycon, Londrina encanta desde sempre aquela aérea de 1979, ano do meu nascimento rsrs, to velho, mostra tendência vertical da cidade, porem a mais bonita na minha opinião é aérea de 1977 em preto e branco, como diz no slogan Sercomtel, Londrina é a nossa Paixão, e a minha também.




Arapongas PR - 2º maior Polo Moveleiro do País
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1336913

Arapongas - Cidade dos Pássaros -Obras
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1333669

Industrialização Região de Londrina
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1444777
marcelo freire no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 01:39 PM   #4
P@ssageiro_Cwb
Registered User
 
P@ssageiro_Cwb's Avatar
 
Join Date: Jun 2008
Posts: 7,187

Adoro fotos antigas e sempre me espanto com a história do desenvolvimento de Londrina, muito massa ver esses registros fotográficos do crescimento da cidade. Ótimo thread, parabéns.
P@ssageiro_Cwb no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 05:52 PM   #5
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Abrindo o décimo e alguma coisa thread.

Recentemente um vi fotos aqui no SSC de Londrina, para comparar com BH. Achei a cidade muito densa, prédios demais muito juntos... Algumas fotos me lembraram até o Buritis, aqui em BH. Mas, no geral, gostei do aspecto, principalmente das casas.

Esse thread, muito bonito, dá uma noção de como a cidade se adensou: prédios surgindo daqui e dali (inclusive a cidade ficou muito colorida).

Adoro fotos históricas, e ontem olhei detalhadamente as de BH, num thread antigo que está nas páginas do Sudeste.

Embora eu prefira relevos mais acidentados, que destacam prédios e casas em planos diferentes, o que proporciona ver muito mais a partir do mesmo lugar, gostei da cidade (atualmente) e também de como já foi. Espero um dia conhecer.
Olá, Charles... Londrina não é uma cidade plana mas tbm não é tão ondulada, digamos assim, qto BH, por exemplo. Até discuti sobre isso no thread dos 186 cartões postais de Sorocaba com um colega onde fizemos comparações entre as cidades.

Qto a verticalização, é bem isso mesmo que vc comentou... e obrigado pela visita, meu chapa... um abraço...
__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 06:02 PM   #6
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Quote:
Originally Posted by marcelo freire View Post
Belo trabalho Maycon, Londrina encanta desde sempre aquela aérea de 1979, ano do meu nascimento rsrs, to velho, mostra tendência vertical da cidade, porem a mais bonita na minha opinião é aérea de 1977 em preto e branco, como diz no slogan Sercomtel, Londrina é a nossa Paixão, e a minha também.




Arapongas PR - 2º maior Polo Moveleiro do País
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1336913

Arapongas - Cidade dos Pássaros -Obras
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1333669

Industrialização Região de Londrina
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1444777
Pois é, Marcelo... tbm achei linda essa foto aí... assim como aquelas que mostram a antiga catedral. Aquela feita em alvenaria. Mas veja que nessa foto aquele processo de verticalização da parte residencial do Centro - entre a Higienópolis e a JK - ainda não aparece. Esse processo iniciou-se com força nos anos de 1980, se não me engano, que é algo muito semelhante ao que está acontecendo atualmente com o Novo Centro de Maringa: uma região de intensa verticalização residencial próxima ao Centro tradicional da cidade. E eu lamento por Maringa por seguir o mesmo caminho de Ldna, pois preferiria o centro como está nessa foto aí. Ah, obrigado pela visita, viu...
__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 06:08 PM   #7
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Quote:
Originally Posted by P@ssageiro_Cwb View Post
Adoro fotos antigas e sempre me espanto com a história do desenvolvimento de Londrina, muito massa ver esses registros fotográficos do crescimento da cidade. Ótimo thread, parabéns.
Olá P@ssageiro. Eu tbm sou um apreciador de fotos antigas. No Museu Histórico de Londrina há uma infinidade de fotos como essas, além de uma seção de cinema com diversas sessões ao longo do dia só com filmes antigos sobre a cidade... é tudo de bom... Londrina é novinha, mas tem história pra contar... Obrigado pela visita...
__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 06:41 PM   #8
Adriano1243
Registered User
 
Adriano1243's Avatar
 
Join Date: Dec 2010
Location: Brasil
Posts: 1,255
Likes (Received): 264

Belas fotos... Não consigo ver a foto da catedral antiga sem me revoltar com que a construíram no lugar dela...
Adriano1243 no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 06:48 PM   #9
Eddubra
Registered User
 
Eddubra's Avatar
 
Join Date: Sep 2009
Location: Londrina
Posts: 3,891
Likes (Received): 1057

Até o final dos anos 70 a cidade de certa forma era bem horizontal, o boom da verticalização chegou com os anos 80.
Eddubra no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 06:54 PM   #10
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Quote:
Originally Posted by Adriano1243 View Post
Belas fotos... Não consigo ver a foto da catedral antiga sem me revoltar com que a construíram no lugar dela...
Eu tbm fico revoltado, Adriano. E olha que nem sou católico... rsrs... Mas infelizmente aquela bela catedral de alvenaria além de ser pequena, tinha problemas de estrutura. Uma vez eu vi uma ilustração impressa, acho que foi no Jornal Folha Norte, que mostrava como deveria ter sido a nova catedral de Londrina, em estilo neoclássico. Apesar do pessoal daqui não apreciar muito esse estilo, vi claramente que ficaria muito mais linda do que a Atual. E obrigado pela visita...
__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 07:20 PM   #11
Andrey Martins
PontaPorãnense
 
Andrey Martins's Avatar
 
Join Date: Jul 2008
Location: Ponta Porã
Posts: 155
Likes (Received): 0

Londrina já era bem grande naquele tempo, quantos habitantes a cidade tinha na época? Parabéns pelo theard e por sua bela cidade....
Andrey Martins no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 07:25 PM   #12
Pé Vermelho
Pé Vermelho
 
Pé Vermelho's Avatar
 
Join Date: Jun 2006
Location: Maringá - PR
Posts: 9,242
Likes (Received): 1394

Show de bola Maykon! É legal observar que desde cedo Londrina já demonstrava seu pontencial... A foto da Alameda Blasi demonstra muito bem isso...

O início da verticalização de Maringa é consideravelmente mais recente...
__________________
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 08:06 PM   #13
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Quote:
Originally Posted by Eddubra View Post
Até o final dos anos 70 a cidade de certa forma era bem horizontal, o boom da verticalização chegou com os anos 80.
Talvez dê a impressão da cidade ser pouco verticalizada até os anos 70, por estarmos mal acostumados com a ultra-verticalização que existe atualmente... rs... e obrigado pela visita, Eddubra..
__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 08:10 PM   #14
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Quote:
Originally Posted by Andrey Martins View Post
Londrina já era bem grande naquele tempo, quantos habitantes a cidade tinha na época? Parabéns pelo theard e por sua bela cidade....
Olá Andrey... acredito que no início dos anos 70, Londrina já tinha algo em torno de 200 mil habitantes... e obrigado pela visita..
__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 08:12 PM   #15
Maykon_Johny
Registered User
 
Maykon_Johny's Avatar
 
Join Date: Nov 2007
Location: Londrina/Pr
Posts: 1,232
Likes (Received): 75

Quote:
Originally Posted by Pé Vermelho View Post
Show de bola Maykon! É legal observar que desde cedo Londrina já demonstrava seu pontencial... A foto da Alameda Blasi demonstra muito bem isso...

O início da verticalização de Maringa é consideravelmente mais recente...
Valeu, Pé... é verdade, desde aquela época a cidade já era ousada em diversos aspectos da paisagem urbana... e obrigado pela visita...
__________________
.
.
.
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 10:38 PM   #16
Ibra Ldna
Registered User
 
Ibra Ldna's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Location: Londrina-Brazil
Posts: 3,480
Likes (Received): 1191

Um thread diferente do que costumo ver aqui. Digo que sem valorizar a história de um povo não se chega a lugar algum. Londrina desde cedo demonstrando sua força: 76 anos somente e um potencial incrível!

Vc me fez lembrar as fotos que estão nas escadas rolantes da rodoviária de Londrina... Belas fotos Maykon, gostaria de ver mais, se pudesse nos brindar ae
Abraço
Ibra Ldna no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 11:18 PM   #17
Dih.Ptga
Registered User
 
Dih.Ptga's Avatar
 
Join Date: Dec 2010
Location: Guarapuava - Paraná
Posts: 517
Likes (Received): 176

Também adoro ver fotos antigas de cidades, e de Londrina nunca havia visto.

A cidade já era bem grande desde á muito tempo atras! Muito legal mesmo essas fotos, e observar os estilos das construções e dos telhadinhos...


Mas...eu gostei mais da antiga Igreja...
Dih.Ptga no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 11:32 PM   #18
rodolfosevero007
Morpheus
 
rodolfosevero007's Avatar
 
Join Date: Oct 2010
Location: SP (Em Breve)
Posts: 390
Likes (Received): 0

Ficou bonito cara, agora faça a parte 2 ai e pronto voce ja fez um trabalho completo sobre a história de londrina!
rodolfosevero007 no está en línea   Reply With Quote
Old September 27th, 2011, 11:48 PM   #19
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano
 
shiroshima's Avatar
 
Join Date: Nov 2010
Location: Curitiba
Posts: 3,750
Likes (Received): 278

Bem legal esse thread!
Londrina sempre imponente desde antigamente!
shiroshima no está en línea   Reply With Quote
Old September 28th, 2011, 12:25 AM   #20
Robson_Lima
Registered User
 
Join Date: Mar 2010
Posts: 6,686
Likes (Received): 949

Muito legal o thread...

.... comparando as fotos antigas da década de 70 com as recentes de Londrina vemos como foi acelerado seu processo de verticalização. A impressão que temos que ela vive um boom imobiliário de prédios a pelo menos 40 anos e isso é impressionante em se tratando de Brasil.
Robson_Lima no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 01:33 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu