daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > São Paulo

Reply

Thread Tools Display Modes
Old October 19th, 2011, 01:39 AM   #41
Urbano Prudente
De um rincão distante

Urbano Prudente's Avatar

Likes (Received): 89

Quote:
Originally Posted by capelini View Post
Urbano,

Respondo (de intrometido hehehe) sobre a "antiga" rodoviária: O prédio passou muito tempo fechado ou subutilizado. Agora é o campus de uma universidade (Uniesp) que se espalha pelo interior do Estado.
Agora o porquê das aspas em "antiga": creio que você estava se referindo à rodoviária que ficava numa das baixadas da cidade, um prédio com subsolo (esacionamento dos ônibus) e mais dois pavimentos. Veja foto

http://www.uniesp.edu.br/admin/notic...adaMarilia.jpg
É essa mesmo que eu estava me referindo capelini, a que ficava na Rua 24 de Dezembro em uma baixada.
Interessante ver que a transfomaram em uma universidade - ponto para Marília, que evitou de deixar um espaço público subutilizado.

Quote:
e veja a realmente antiga rodoviária de Marília, considerada a primeira do Brasil, já demolida.

http://carrosantigos.files.wordpress...antigos131.jpg

Editando: nesse link você pode ver ambas em várias fotos

http://www.camar.sp.gov.br/index2.ph...57&arquivos=t#

Não conhecia a primeira rodoviária de Marília. Ela tem uma certa semelhança com a primeira que Prudente teve, e que foi totalmente demolida para dar lugar a um terminal horroroso...

Muito obrigado capelini pelos esclarecimentos e pelos links disponibilizados - gostei muito

Last edited by Urbano Prudente; October 19th, 2011 at 02:39 PM.
Urbano Prudente no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 19th, 2011, 04:39 AM   #42
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 299

Nessa foto que eu tirei em 2009, a antiga rodoviária estaria à esquerda, ali naquela "baixada" da avenida?

Old October 19th, 2011, 09:19 AM   #43
marcoasantos
Registered User

marcoasantos's Avatar

Likes (Received): 41

Vi, o thread tá ficando bom demais!

O legal é colocar algumas fotos que mostram o desafio geográfico que a cidade possui com os itambés com paredões de arenito de quase 100 mts de altura.

Respondendo a algumas perguntas, segue:

A Unimar possui um grande know how na área de agrárias, e nos ultimos anos (acho que nos ultimos 2-3), depois de um susto com suas avaliações, houve um choque de gestão, tanto que os resultados de suas avaliações tem sido muito positivos, atingindo notas máximas em alguns quesitos, chegando a ser a quarta melhor universidade particular de SP (segundo o ultimo IGC). É uma evolução que se vê a olhos vistos na universidade.

Quanto aos shoppings, há demanda sim para os dois (O Esmeralda e o Marilia), tanto que já há um projeto para os próximos anos de mais 2 (O Costa dos Ipês, com projeto pronto - do tamanho do Esmeralda, e o anunciado no projeto de expansão Oeste da cidade, pelo Marcio Mesquita Serva).

Quanto a economia do municipio, destacam-se industrias metal mecãnica (Sasazaki, Ikeda, Maquinas Man, Brunsweller, Marcon) e as do setor alimenticio e quimico (Marilan, Dori, Bel, Nestlé e outras menores). Existem na cidade 3 distritos industriais (Santo Barion, Distrito Industrial 2 - Padre Nóbrega e Distrito Industrial 3 - Lácio), que são parte muito importante do lastro economico do municipio.

Um ponto que destaco é a grande interrelação da economia da cidade com de municipios vizinhos, constituindo um aglomerado urbano de fato já. Destaque para Pompéia (15-20km) com a Jacto S/A e Garça com a PPA e RCG dentro do quesito industrias.

Last edited by marcoasantos; October 19th, 2011 at 09:35 AM.
marcoasantos no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 02:32 PM   #44
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Likes (Received): 99

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Nessa foto que eu tirei em 2009, a antiga rodoviária estaria à esquerda, ali naquela "baixada" da avenida?

Lucas, a antiga rodoviária era aquele prédio branco horizontal ao lado daquele prédio padrão da antiga Telesp

Veja como hoje ficou bem melhor, o problema é que a prefeitura nunca valorizou aquela área, por baixo passa uma avenida que está há anos desativada, chamada de via expressa do pombo, que ligava a antiga rodoviária até a rodovia do contorno.

Hoje é abrigo de andarilhos, mas a prefeitura tem projetos para construção de prédios populares.

Foi um projeto que acabou virando um elefante branco na cidade e nunca foi para frente.

Hoje a nova rodoviária está urbanizada e bem estrategicamente localizada.
Vi_ no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 02:33 PM   #45
capelini
Registered User

capelini's Avatar

Likes (Received): 13

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Exatamente, Lucas
capelini no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 08:59 PM   #46
capelini
Registered User

capelini's Avatar

Quote:
Originally Posted by Vi_ View Post
...o problema é que a prefeitura nunca valorizou aquela área, por baixo passa uma avenida que está há anos desativada, chamada de via expressa do pombo, que ligava a antiga rodoviária até a rodovia do contorno...Foi um projeto que acabou virando um elefante branco na cidade e nunca foi para frente.
Vi,

A avenida, que nunca foi utilizada, foi projetada mesmo para ligar aquela estação ao sistema rodoviário da cidade. O que ocorreu com essa avenida foi o mesmo que citei anteriormente, com relação ao estacionamento dos ônibus. O projeto foi mal calculado para os padrões de altura dos ônibus que começavam a aparecer. A pífia altura (algo em torno de 3) da face inferior dos viadutos que cruzam a via não eram, já naquela época, uma dimensão segura para a passagem dos monstrengos...mal projetados, o conjunto (rodoviária+via expressa) jogou pelo ralo um dinheirão público e deixou travado o que seria um jogo perfeito: trazer o movimento dos ônibus para o centro da cidade, sem interferir no tráfego urbano!
Uma pena...
Old October 19th, 2011, 09:17 PM   #47
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Vi,

A avenida, que nunca foi utilizada, foi projetada mesmo para ligar aquela estação ao sistema rodoviário da cidade. O que ocorreu com essa avenida foi o mesmo que citei anteriormente, com relação ao estacionamento dos ônibus. O projeto foi mal calculado para os padrões de altura dos ônibus que começavam a aparecer. A pífia altura (algo em torno de 3) da face inferior dos viadutos que cruzam a via não eram, já naquela época, uma dimensão segura para a passagem dos monstrengos...mal projetados, o conjunto (rodoviária+via expressa) jogou pelo ralo um dinheirão público e deixou travado o que seria um jogo perfeito: trazer o movimento dos ônibus para o centro da cidade, sem interferir no tráfego urbano!
Uma pena...
Verdade, me lembrei é isso mesmo.

Agora vão construir prédios da CDHU senão me engano.
Old October 19th, 2011, 09:58 PM   #48
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Mais imagens do site do panorâmio - por Ivan Evangelista Jr e colaboradores

Av. Santo Antonio esquina com a Rio Branco

Baixada da Av. Santo Antonio

Futuro Ginásio de Esportes que será inaugurado no dia 4 de Abril de 2012

Prefeitura e paço municipal

Parte do skyline em cima do abismo

Marília é uma cidade vitoriosa, pois conseguiu crescer e se desenvolver, derrotando todos os desafios do relevo acidentado da região.

E hoje é uma das mais importantes cidades do interior do estado
Old October 19th, 2011, 10:25 PM   #49
Hello_World
Go Brazil!

Hello_World's Avatar

Likes (Received): 675

O que seria uma avenida desativada

não chegou a ser asfaltada, é isso?
Hello_World no está en línea   Reply With Quote
Old October 20th, 2011, 01:38 AM   #50
marcoasantos
Registered User

marcoasantos's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post

Basicamente, o que falam de ser a via expressa do Pombo nada mais é que duas vias (uma que sobe e uma que desce, feitas de concreto, parecendo um grande caixote, com um caixote central, muito estranho) onde antigamente passava-se abertamente o corrego do Pombo, (que passa pela chacara São Carlos, passa por baixo da rodovia do contorno e cria o Canyon que separa o Bela Vista do Coimbra e Argolo Ferrão, e sua nascente é exatamente onde ficava a rodoviária. Essa nascente gerava um grande brejo, e na década de 70 a prefeitura teve a idéia de drenar esse brejo e canalizar o corrego.
A construção de moradias do CDHU no final dessa caixa de concreto (que não foi concluida), é um grande avanço, já que pode ser pensado num parque ou numa grande praça nessa região, uma área que ficaria muito bom, junto com áreas comuns dos condominio de prédios. Gostaria passar lá um dia e ver um jardim nessa mega laje.

Para entender vou por a foto do Fábio Vasconcelos... É meio grande

Um projeto de revitalização como uma praça nessa via seria um sonho...
Old October 20th, 2011, 01:40 AM   #51
capelini
Registered User

capelini's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hello_World View Post

Eu não diria exatamente desativada, visto que nunca foi utilizada, pelos motivos que expliquei alguns posts atrás.

E não era propriamente uma avenida, no sentido usual da palavra, e sim uma via expressa exclusiva para o tráfego de ônibus, entre as rodovias e a estação rodoviária.
Old October 20th, 2011, 04:13 AM   #52
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Nossa isso deveria ter ido adiante, uma pena... imagine essa avenida urbanizada recebendo movimentação de carros, motos etc.

É triste ver o abandono do lugar servindo de teto para mendigos
Old October 20th, 2011, 04:57 AM   #53
marcoasantos
Registered User

marcoasantos's Avatar

Quote:
Nossa isso deveria ter ido adiante, uma pena... imagine essa avenida urbanizada recebendo movimentação de carros, motos etc.

É triste ver o abandono do lugar servindo de teto para mendigos
Mas se for desenvolvido um projeto de paisagismo bom, pensando na constituição de um parque linear (usando as bordas) e o centro uma praça (o com um passeio, passadiços, e jardins suspensos), ficaria um novo point para essa região, que sofre com o abandono dessas áreas
Old October 20th, 2011, 04:52 PM   #54
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Eu não sei quando vão começar as obras naquele lugar, mas a ideia de um passeio público ou até a urbanização do local seria ótimo, assim como fizeram na derrubada do coreto da Tiradentes.

Acho que ninguém gosta de ver aquele lugar abandonado, com indigentes morando de maneira precária e ainda com a grama crescendo.

Não fui registrar fotos de la por esse motivo, espero um dia poder registrar imagens da via expressa do pombo urbanizada.
Old October 20th, 2011, 05:42 PM   #55
marcoasantos
Registered User

marcoasantos's Avatar

Quote:
Eu não sei quando vão começar as obras naquele lugar, mas a ideia de um passeio público ou até a urbanização do local seria ótimo, assim como fizeram na derrubada do coreto da Tiradentes.

Acho que ninguém gosta de ver aquele lugar abandonado, com indigentes morando de maneira precária e ainda com a grama crescendo.

Não fui registrar fotos de la por esse motivo, espero um dia poder registrar imagens da via expressa do pombo urbanizada.
E ai Vi, tem mais fotos, para colocar? Acho legal pegar novos angulos, principalmente do mar de predinhos da cidade universitária. Ali acho que é o lugar que existe mais edificios por m2 da cidade, e é um lugar muito bem projetado...Pena a cidade não continuar se expandrndo para aqueles lados. Mas se tiver imagens de lá, posta ai!
Old October 21st, 2011, 12:25 AM   #56
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Originally Posted by marcoasantos View Post
E ai Vi, tem mais fotos, para colocar? Acho legal pegar novos angulos, principalmente do mar de predinhos da cidade universitária. Ali acho que é o lugar que existe mais edificios por m2 da cidade, e é um lugar muito bem projetado...Pena a cidade não continuar se expandrndo para aqueles lados. Mas se tiver imagens de lá, posta ai!
Tenho dois projetos em mente, um deles é explorar a Sampaio Vidal do começo ao fim, indo pela via expressa pegando pontos do skyline, centro, até o início da Castro Alves.

E o outro é registrar as avenidas Vicente Ferreira, República e Pedro de Toledo, mas valeu pela dica, o campus universitário ainda não foi bem detalhado por aqui
Old October 21st, 2011, 04:31 PM   #57
capelini
Registered User

capelini's Avatar

Quote:
Tenho dois projetos em mente, um deles é explorar a Sampaio Vidal do começo ao fim, indo pela via expressa pegando pontos do skyline, centro, até o início da Castro Alves.

E o outro é registrar as avenidas Vicente Ferreira, República e Pedro de Toledo, mas valeu pela dica, o campus universitário ainda não foi bem detalhado por aqui
Vi,

vou lançar uma semente aqui como idéia para você:

Postar todos os hotéis da cidade, com fotos das fachadas, recepção e, se possível vistas da cidade a partir dos quartos. Além disso, agregar informações de cada estabelecimento (sei lá, diária média, quantidade de quartos, nível - estrelato - do hotel...)

Pensei eu mesmo fazer um thread sobre isso mas não moro na cidade e vou raramente, então seria muito complicado pra mim isso.

Que tal?
Old October 21st, 2011, 04:41 PM   #58
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Vi,

vou lançar uma semente aqui como idéia para você:

Postar todos os hotéis da cidade, com fotos das fachadas, recepção e, se possível vistas da cidade a partir dos quartos. Além disso, agregar informações de cada estabelecimento (sei lá, diária média, quantidade de quartos, nível - estrelato - do hotel...)

Pensei eu mesmo fazer um thread sobre isso mas não moro na cidade e vou raramente, então seria muito complicado pra mim isso.

Que tal?
OK !

Estou tentando convencer o gerente do hotel Tenesse, para subir até a cobertura e captar umas imagens do skyline e bairros da zona sul, ali é um ponto muito bom pois está no alto e vou conseguir registrar imagens inéditas para o thread.

Quanto aos hotéis, não sei se vou conseguir fazê-los porque depende muito dos gerentes de cada um, no Tenesse está difícil negociar.

Mas vou procurar atender todos os pedidos dos amigos foristas, já atendi o Marco e o Lucas e em breve vou atender você.
Old October 21st, 2011, 07:43 PM   #59
capelini
Registered User

capelini's Avatar

Quote:
OK !

Estou tentando convencer o gerente do hotel Tenesse, para subir até a cobertura e captar umas imagens do skyline e bairros da zona sul, ali é um ponto muito bom pois está no alto e vou conseguir registrar imagens inéditas para o thread.

Quanto aos hotéis, não sei se vou conseguir fazê-los porque depende muito dos gerentes de cada um, no Tenesse está difícil negociar.

Mas vou procurar atender todos os pedidos dos amigos foristas, já atendi o Marco e o Lucas e em breve vou atender você.
Obrigado pela consideração
Old October 22nd, 2011, 12:20 AM   #60
Vi_
Oeste sob meus olhares

Vi_'s Avatar

Quote:
Obrigado pela consideração
Acho que das fachadas vou conseguir postar logo, no centro não tem hotéis com muitos andares, o MAX, Tenda e J.R não são muito altos.

O Estoril acho que tem mais andares e o Sun Valley é térreo.

O ideal seria o Tênesse perto da Marilan, esse é mais alto e pega um skyline que estou há tempos querendo postar aqui.

Ainda vou registar hotéis mais antigos como o Marília Hotel, vou procurar fazer um trabalho bem legal para o thread

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules