daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sudeste

Sudeste Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro

Reply

Thread Tools
Old October 19th, 2011, 04:41 PM   #21
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 446

Quote:
Originally Posted by Ice Climber View Post
Cacetada! Catas Altas é super charmosa e surpreendente. Adorei o casario, os muros de pedra, o calçamento, e principalmente o entorno. O comércio parece ser bem aconchegante mesmo.

A Serra do Espinhaço é fascinante, uma das molduras mais legais que uma cidade poderia ter. Acho incrível a florescência rochosa do Espinhaço, é tão distinto dos morros e serras da minha região de SC, que a primeira vez que a vi (em Diamantina) não pude tirar os olhos dos morrotes pedregosos.

Achei bacana que o thread focou na área urbana de Catas Altas mesmo, por que geralmente as fotos da cidade englobam mais o Caraça.

Parabéns, Marcelo!
Ice Climber,
Obrigado pelos comentários. Destaquei parte do que você escreveu porque , mesmo sendo mineiro, imagino perfeitamente como se sentem pessoas que vêm de outras regiões do Brasil e veem a Serra do Espinhaço. Isto porque sou natural de BH e as montanhas daqui e dos arredores incluindo as de Ouro Preto, Mariana, Nova Lima e mesmo na não tão perto Tiradentes etc, são muito distintas das que vemos no Espinhaço . Eu também não tirava os olhos das rochas e fiquei admirado com a conjugação delas com areia, flores do campo , pedras etc que , em regiões como Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras ( próximas ao Serro e a Diamantina) me faziam sentir numa região de praias como as da costa de Guarapari no ES, por exemplo. Afinal , ali no passado geológico foi fundo de mar. No caso de Catas Altas, a serra chama a atenção pela altitude e por dar a impressão de estar abraçando a cidade . E quando as nuvens pousam sobre o topo destas montanhas e as temperaturas estão amenas, dá vontade de ficarmos como que hipnotizados com os olhos fixos nas nuvens , vendo-as mudarem formas e revelando pedaços da rocha que antes escondiam...

Meu email: marcelo.lisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old October 19th, 2011, 04:45 PM   #22
O Natalense
ô inferno pra ter cão!

O Natalense's Avatar

Likes (Received): 1652

Gente, que lugar encantador.
Um lugar assim não pode ter gente ruim.
O Natalense no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 05:12 PM   #23
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by valdiclei View Post
Belo lugar!!!
Que bom que gostou!

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Que graça que é Catas Altas! E linda essa visão da foto 1B, a cidade e as montanhas ao fundo! Gostei muito! Valeu pelas fotos!
A 1 B é o local do principal cartão-postal da cidade! Esta visão tida da igreja e da praça é o que faz de Catas Altas tão charmosa e diferente e de tantas outras cidades com casario parecido porém sem esta majestosa moldura natural.

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post
Mais um thread extraordinário Marcelo! Aliás, você se supera a cada novo thread, seja pelo aprimoramento das técnicas fotográficas, seja pelos comentários cheios de detalhes. Seus threads são de uma riqueza impressionante e nos levam a uma viagem harmoniosa entre a história e a cultura dos lugares fotografados.
Sinto-me lisonjeado . Muito obrigado. Quando faço threads de lugares que gosto, meus objetivos são dois: o primeiro o de levar as pessoas a se sentirem como se tivessem viajado junto comigo já que as fotos revelam meu olhar de cada ponto e o que achei mais significativo. O segundo é o de levar outras pessoas a viajarem para estes mesmos locais para que tenham suas próprias impressões. Gosto de promover Minas e, quando estou fora dela, outras partes do Brasil, os quais visito. Como os foristas já devem ter notado , eu valorizo muito aspectos culturais , lugares e objetos que revelam a memória histórica dos locais, a arte, o artesanato, as belezas naturais que servem de moldura para os lugares, a gastronomia típica e claro, as pessoas que fizeram tudo isto existir e se conservar.

Quote:
Originally Posted by Catrumano View Post
Quanto a Catas Altas, achei a cidade super charmosa, tanto que já programei para conhece-la em Julho do próximo ano. A cidade deve fazer um frio gostoso.
Parabéns pelo thread e continue mostrando essas preciosidades da nossa querida Minas Gerais. Valeu!
Sabe que eu também tenho muita vontade de ir lá num mês de julho nem que seja por uns dois dias? Deve ter uma atmosfera especial e degustar seus licores e vinhos " in loco" , deve ser gratificante. Outra boa época de se ir é na festa do vinho que há lá. Ela parece ocorrer nos meses de maio .

Quote:
Originally Posted by ruhtx View Post
Que surpresa esse thread!!! Muito boas as fotos!!! A cidade me parece bem simpática, junto a esse visual deslumbrante!

Quote:
Originally Posted by batistinhapb View Post
Que lugar perfeito'

Quote:
Originally Posted by GIANI View Post
Marcelo,
parebéns pelas fotos e pelas belas paisagens que você compartilha conosco! Gosto muito de acompanhar as fotos que tem postado por aqui, curto muito Minas e fico feliz em rever, pela sua lente, esses recantos quase que parados no tempo, como verdadeiros tesouros das Gerais! A cidade está muito bem conservada, já agendei e espero conhecê-la em breve! Grande abraço!
Puxa, fico feliz que meu thread esteja despertando em tanta gente, o desejo de ir lá . E se você já agendou, diz um " oi" para Serra em meu nome e diz para ela, que assim que eu puder , eu volto.

Quote:
Originally Posted by EduPR View Post
Animal esse lugar! E a Serra do Caraça é um espetáculo a parte. Bem imponente.
Também sou apaixonado por esta serra.

Quote:
Originally Posted by Joás Santos View Post
Eu amo o interior de Minas, tenho que visitar antes de morrer! :P
Para brasileiros, visitar Minas não é tão difícil , porque aqui há pousadas, albergues da juventude ( não em Catas Altas, que eu saiba) e self services, que cobram preços razoáveis. Em Catas Altas , quartos duplos costumam sair por 100 reais e para 3 pessoas por 120. Pelo menos, onde fiquei. Mas creio que a média por cabeça seja de 50 reais. Pode ser que haja alguma mais chic e cara, mas não sei de detalhes quanto à hospedagem. Um almoço no Pico do Sol saiu por 8 reais com direito a repetir se quiser. As pizzas parecem ter o mesmo preço das de BH. A entrada na igreja custou 2 reais. 15 minutos numa Lan House custa 0,60 centavos. Um licor custa cerca de 8 reais e um vinho, 12. Deixei estes preços só para terem uma idéia do custo de vida lá.

Quote:
Originally Posted by Celso Jorge View Post
Que maravilha, eu não sabia que existia essa cidade tão pacata, charmosa, interessante no interior de Minas Gerais e é mais uma desse estado que passei a ter muita vontade de conhecer, parabéns pelas belas fotos!
Se inclui-la no seu roteiro não irá se arrepender. E vá de trem como comentei no primeiro post que respondi.

Quote:
Originally Posted by Julimar Rodrigues View Post
Como um lugar tão pequeno pode ser tão grande?
As vezes tenho a impressão que Minas é uma só, independente da cidade sinto um ar diferente lá, não só um ar puro ou limpido, mas um ar de aconchego de paz.
E ao mesmo tempo é tão diferente é um estado no qual encontra-se o Brasil inteiro sem sair das divisas.
Parabéns pelo Thread lindas as fotos!!!!
Ache no Youtube o vídeo " Pátria Minas" que sentirá o espírito de Minas falar mais alto.

Quote:
Originally Posted by CharlesZSBH View Post
Você, profissionalmente, retratou não só a beleza do lugar, mas sua magia. Considero um thread nota 10 quando me dá a vontade de sair de onde estou e estar aí, andar, passear, conhecer gente, ir a bares, dormir.
Lindo demais. Alguns lugares me lembraram bastante Lavras Novas... Características históricas semelhantes. Vivo num mar de concreto, vida muito corrida, muito trabalho, deslocando entre bairros densos num trânsito louco... Chego quase e esquecer que existe vida além dessa correria da Capital. E o povo desses lugares: tem uma leveza que há muito se perdeu nas capitais.
Mas deu vontade de fugir para aí, um pouco. Lindo thread. Dos melhores seus, como foi dito.
Obrigado , Charles. Nunca fui em Lavras Novas, mas pretendo ir assim que possível. Conheço Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras que considero outros tesouros escondidos de Minas. O Serro também é uma graça e infelizmente, tão desconhecido dos próprios brasileiros. As cidades da Serra do Espinhaço, devido à distância do eixo Rio-São Paulo , são muito desprezadas turisticamente e já não são mencionadas nem no Guia 4 Rodas naquelas sugestões de roteiros que põem no início deles. Antigamente as citavam. O desprezo de tantos por esta região que a Danielle Miterrand veio a Minas anunciar como Reserva da Biosfera, pela UNESCO , fica então só para os privilegiados que ali moram ou que vão em busca dela como viajantes e não como turistas típicos.
Quanto à agitação das cidades grandes, nós, de vez em quando, temos de sair fora e pararmos ou acabamos morrendo com 40 e poucos anos de idade, de stress ou outros males da correria urbana. Amo viajar e para mim , um lugarejo a poucos kms de distância me deixam tão feliz de visitá-lo quanto um a centenas de kms.

Quote:
Originally Posted by Rdx MG View Post
Belo thread, parabéns
Obrigado!

Old October 19th, 2011, 05:13 PM   #24
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by O Natalense View Post
Gente, que lugar encantador.
Um lugar assim não pode ter gente ruim.
E olha que a dona da pousada me falou que eu poderia sair de lá às dez da noite e ir até o topo de um morro onde tem uma igrejinha , que mesmo se fosse pelado, ninguém me incomodaria. Exagerado mas realista de como a cidade é segura!

Old October 19th, 2011, 05:16 PM   #25
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Catas Altas é um espetáculo de lugar. Tudo muito aconchegante e cuidado. As casas históricas são um charme. As montanhas com pedras no fundo, outro. Gostei das ruínas do aqueduto e fiquei imaginando a água passando por ali vindo das montanhas. Também adorei as escadinhas e muros de pedras. Parabéns pelo thread, Marcelo!
Eu também gosto muito do uso de pedras seja em muros, escadinhas, nas calçadas e ruas e claro, In Natura, no paredão de frente pra cidade. Casas de pedras também me agradam como numa aldeia portuguesa que vi fotos dela e se chama Piódão. Mas em Minas só sei de uma cidade com casas de pedras no sul de Minas ( São Tomé das Letras). Eu até gostaria que houvesse mais construções de pedras por Minas. Combinaria com as montanhas.

Old October 19th, 2011, 05:30 PM   #26
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Urbano Prudente View Post
Que lugar especial para um passeio - tudo é muito bonito.
A cidade conserva de forma exemplar o seu patrimônio e tem uma natureza impactante em seu entorno.
Gostei do artesanato. Se estivesse ali iria gastar muito para alegria dos donos das lojinhas rsss

Embora não esteja retratado no thread, vc foi ao mosteiro do Caraça? Tem pretensão de fazer um thread daquele lugar?

Por fim, parabéns pelo thread.
Eu também adoro lojas de artesanato. Mas fiz trabalho de formiguinha sugerindo que comerciantes invistam mais , lançando novos produtos porque a oferta de souvenirs é pequena. Os que pus fotos aqui eram minoria. Lá se vê muitas lojas simples com produtos de plástico industrializados. Se investissem mais em imãs de geladeira de biscuit com casinhas e igrejinhas , em miniaturas das casinhas que aparecem na foto 1 B ( poderiam até mesmo vendê-las para o turista, comprando todas, formar o quarteirão ou a praça toda. Podiam vender mais produtos de cabaça como aquelas galinhas da foto porque são muito charmosas. Na verdade, teriam de ver que matéria prima é mais abundante na região, para ter sustentabilidade. Eu sugeri a um comerciante a vender sorvetes de jabuticaba ou mesmo picolés deste sabor, já que é uma fruta típica da região e é usada em licores. Se souberem inovar, podem atrair mais turistas. Na igreja , como já citei, não havia livros sobre ela e não havia postais de suas obras internas. O que senti é que o povo da cidade precisa ter mais visão turística e investirem no que os turistas buscam. E todos desejam levar lembranças do lugar assim como provar coisas típicas da terra. Também poderiam ter uma ação mais integrada com o Caraça , pondo ônibus entre ele e a sede do munícipio e, distribuindo folheteria e postais em ambos para que turistas visitassem ambos. A impressão que tive é que turistas que vão a Catas Altas, vão por um dia e a maioria não se hospedam lá. A cidade precisa atrair gente que vá para ficar uma ou duas diárias por lá . E para isto, não há eventos viáveis toda semana. Então eu investiria na propaganda de cidade para descansar , para buscar paz, para relaxar. Para tomar vinho vendo a serra e curtindo as tempeaturas amenas. Para ir em cachoeiras em dias de calor e curtir comida feita em fogão à lenha nos frios. Uma cafeteria e chocolateria combinaria com a praça principal. Não precisaria ser luxuosa mas sim rústica e aconchegante, com quem sabe, alguma trilha sonora suave , de fundo.

Respondendo a sua segunda indagação, não fui no Caraça , desta vez. Mas pretendo ir talvez da próxima. Já fui lá há anos atrás. O Caraça é uma bela mata natural com lobos que vêm comer nas mãos dos padres à noite ( e para ver isto, eu sonho em numa noite me hospedar no próprio local para curtir isto de perto e tentar fotografar os lobos) e tem também cachoeiras e um rico patrimônio que restou do incêndio de 1968. Lá há a igreja neogótica mais antiga do Brasil e também um museu e a hospedaria.

Old October 19th, 2011, 05:42 PM   #27
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 1538

Os threads das pequenas cidades mineiras encravadas nas montanhas são arrasadores, o estado é muito pródigo em paisagens assim. A singeleza das casinhas, as montanhas encoberta pela névoa, o hábito de provar da comidinha feita no fogão a lenha, do doce de goiaba feito no tacho, de tomar banho de rio e de chuva, são traços inconfundíveis do lugar onde nasci e certamente destas lindas cidadezinhas de Minas. Senti falta de um córrego, alguma cascata despencando da serra, algo tão presente nestes locais. Bateu uma vontade agora de jogar uma mochila nas costas, pegar um cajado e fazer uma bela trilha em Catas Altas, Minas é um estado extremamente sedutor, fui fisgado por esse lindo thread. Parabéns.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 05:55 PM   #28
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Respondendo a sua segunda indagação, não fui no Caraça , desta vez. Mas pretendo ir talvez da próxima. Já fui lá há anos atrás. O Caraça é uma bela mata natural com lobos que vêm comer nas mãos dos padres à noite ( e para ver isto, eu sonho em numa noite me hospedar no próprio local para curtir isto de perto e tentar fotografar os lobos) e tem também cachoeiras e um rico patrimônio que restou do incêndio de 1968. Lá há a igreja neogótica mais antiga do Brasil e também um museu e a hospedaria.

Marcelo, quando for ao caraça poste as fotos aqui. Sonho em conhecer o lugar, ter o contato proximo com o lobo guará, acho ele um animal bonito e instigante com o seu comportamento solitário e olhar entristecido. Fotagrafe também o entorno, as cachoeiras e serras, a igreja e a hospedaria parecem ser emolduradas por elas. Existiu ou ainda existe algum colégio na caraça? Salvo engano alguns políticos de Minas, quando jovens, estudaram lá.
Old October 19th, 2011, 06:12 PM   #29
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by CharlesBH View Post
Marcelo,

Estou sem palavras para descrever o quanto amei seu thread. Na minha opinião o melhor thread que você já fez; e um dos melhores que já vi no SSC. Sem exageros, ficou excelente! Me senti - nos 40 minutos que fiquei apreciando o thread - como se tivesse viajado pra lá por alguns instantes e voltado. Cada fotografia foi uma grande surpresa pra mim; não sabia da existência dessa jóia em Minas. Aliás, já tinha ouvido falar do lugar, mas não sabia que a cidade era tão linda, preservada, aconchegante.
Eu te agradeço por ter ficado 40 minutos apreciando o thread. É bom saber que há os que não passam correndo seus olhos nas fotos sem ler as legendas e o fecham na pressa motivada pela impaciência de esperar todas fotos carregarem. Por saber que há gente como você e outros que realmente se emocionam com o que faço , é que continuo motivado a viajar e tentar mostrar aos outros , o mundo sob meu olhar.

Quote:
Aconchego, essa é a melhor palavra para descrever essa maravilhosa urbe. Adoro cidades assim, encravada em meio a montanhas. Num é atoa que amo BH . Mas em BH nossos morros ficam, de certa forma, camuflados meio a tantos prédios, carros, pessoas, avenidas... esquinas mais de um milhão, como já dizia o Milton. No dia a dia é meio difícil olhar pra eles - e cada vez mais eles estão longe de nossas vistas. Eu tenho até um certo privilégio de trabalhar num dos pontos mais altos da Raja, e ter como vista na janela em frente minha mesa nada menos que a majestosa Serra do Curral... e moro no Santa Inês, de onde consigo ter boas vistas pras serras também. Mas na época em que a empresa que trabalho ficava na Savassi, e eu morava no bairro Camargos (bairro que margeia a Via Expressa, perto do Itaú Power Shopping, divisa com Contagem), era de certa forma difícil eu conseguir ver as serras.
É interessante ir no Museu Histórico Abílio Barreto , o Museu Histórico de Belo Horizonte ( já fiz thread sobre ele) e ver um ou dois quadros que mostram casinhas isoladas onde hoje são bairros de BH e poder admirar a Serra do Curral e a vegetação da cidade , antes da grande urbanização que viria logo a seguir. Se você ainda não viu este(s) quadro(s), vá lá assim que puder.

Quote:
Já nessa singela cidade, os morros parecem se misturar com a cidade; e que montanhas imponentes! Lindas, majestosas e muito altas. Você reclamou do céu nublado, mas acredito que não tenha moldura melhor pra Catas Altas. Deixou a atmosfera do lugar ainda mais acolhedora. Deu um ar nostálgico, suave, e de certa forma, misterioso. Adoro o céu desse jeito!
Na verdade, eu particularmente adoro céu com nuvens, chuviscos, tempo frio... mas sei que muitos foristas consideram uma heresia fazer threads com céu não tão azul. Fotos de paisagens com céu azulíssimo deixam qualquer thread lindo mas no caso de Catas Altas, as nuvens brancas deram uma aura que combinou com o título do thread que é o de Minas querer tocar o céu. Foi isto que senti lá e , por isso, achei que nuvens brancas no topo de morros combinaram mais com o título do que um céu de brigadeiro que não daria este ar de mistério e transcendência do lugar. Não foi à toa que citei o " Crepúsculo" , mesmo tendo o perigo de ser apredrejado com palavras nos comentários. Hehe.

Quote:
Essa é uma das minhas prediletas! Parece que em apenas uma foto conseguimos sentir a essência da cidade. O grande calçamento de pedras; a montanha tocando as nuvens; as casinhas muito bem preservadas; o céu nublado... tudo em perfeita harmonia, como se tivesse sido um cenário encomendado para um quadro. Trabalho com cinema, games e música... e vou lhe dizer, fiquei muito inspirado com esse lugar!
A fotografia eu fiz e a trilha sonora você trouxe a sugestão.
Realmente a foto é inspiradora e a música sugerida é D+.

Quote:
Essas nuvens, que parecem estar saindo das montanhas, ficaram exuberantes. De onde você tirou essa foto estava ventando muito?
Não estava ventando muito não. Chuviscava por horas e com pequenos intervalos, parava. Em pleno final de outubro, fazia um friozinho gostoso.As nuvens ficaram ali, daquele jeito, praticamente todo o tempo em que lá estive. Aliás algumas das pessoas que foram comigo, torciam para o tempo se abrir e vermos as montanhas destampadas das nuvens. Mas até irmos embora, quando o tempo parecia clarear, vinham mais chuviscos e nuvens. Parecia que o céu chorava ao ver tanta beleza lá embaixo .

Quote:
Lindíssima praça! Muito bem cuidada.

E sabe que ,perto dali, há outro lugarejo, chamado Brumal , que tem uma praça bonita como essa incluindo um lindo casario ao redor??

Quote:
Acho que eu seria capaz de passar um dia inteirinho sentado nesses bancos, tomando um bom café, proseando, tirando umas fotografias. Tenho espírito contemplativo, adoro paisagens.
Eu também. Sou mais pacato e instrospectivo apesar de relativamente comunicativo. Gosto de sentir os lugares e para isso, gosto de ficar alguns minutos assentado diante de paisagens deixando meus olhos contemplarem até quando eu me assusto e percebo que pensamento viajou a léguas de distância além daquela paisagem. É bom escutar cigarras, grilos , passarinhos, acordar com sons de galos e , no caso de lá, com oito ou nove badaladas dos sinos da igreja, etc. Na pousada em que fiquei , pude vivenciar tudo isto e ainda acordar com uma salada de frutas me esperando com frutas colhidas no pé como amoras, mamão, banana e ainda com uma calda de amora por cima. Passei lá 2 dias e meio e me pareceram 5. Voltei muito descansado como há muito não me sentia.

Quote:
Num é atoa que essa região é muito explorada pelas mineradoras; essas serras são feitas de rocha purinha! Seria quartzo?
Sim , são.

Quote:
Lindos jardins! Muito bem cuidados.
Belíssimos apesar de pequeninos!

Quote:
Confesso que esse caminhãozinho estampado deu uma quebrada no visual. Mas faz parte!
Só quando voltei pra BH e olhei as fotos é que pensei que poderia ter provado um pastel ( ainda mais se tivesse molho de pimenta pra acompanhar...hehe) e um caldo de cana. Passei várias vezes perto deste carro e não procurei nem saber o que vendiam. Acho que é porque eu o via na praça e meus olhos só conseguiam olhar pra serra e pro casario.

Quote:
Essas bases e escadas de pedra são muito lindas. Puro charme!
Além de escadas , elas servem pra nos assentarmos e ficarmos vendo a vida passar, calmamente , por ali. O dia ali parece ter mais horas.Eu andava o dia todo e ainda sobrava tempo pra jogar um " buraco" com outros hóspedes , antes de ir me deitar.

Quote:
Sou cético e não acredito em qualquer forma de metafísica... mas esse lugar chega a ser esotérico!
Eu não creio em energias mas tenho muita fé em Deus e , ali não tive como não sentir que as montanhas e as nuvens eram quase um altar para alguém . de longe, elevar o pensamento e agradecer por estar ali. E pedir a Deus pra voltar... ))))

Quote:
Quote:
Acho que eu não precisaria de mais nada na vida se eu tivesse uma vista dessas na minha janela.
Eu queria ser o dono do lugar onde tem esta janela. Ou então um parecido com ele. De ilusões também se vive.

Quote:
Que lugar gostoso! A pizza aí deve ser maravilhosa. Esse lugar me lembra muitos restaurantes que eu comia quando eu passeava pelo interior de MG na minha infância... tipo São Tomé das Letras, Caetés, Tiradentes. Aliás, a atmosfera de Catas Altas me lembra muito a Serra da Piedade. Fui lá quando eu era bem pequeno, mas lembro de uns lugares assim... uma igreja no meio, muita serra entre as nuvens.
A baiana que citei estava ótima. As outras devem ser boas como ela. De pizza só não gosto das de frango. Sou neto de italianos e tenho dupla cidadania. Acho que vem daí , meu eterno apetite por pizzas. Eu troco uma pizza bem feita por qualquer outra refeição.

Quote:
Consigo sentir o cheiro de pão de queijo!
Na cidade vendem também queijos muito gostosos mas acho que tem de encomendar porque buscam numa fazenda próxima! E lá vendem boas geléias.

Quote:
Linda residência!
Também gostei.

Quote:
Algo nessa casa me lembra arquitetura japonesa.
Realmente a do Jardim Japonês de BH ( já fiz thread sobre ele), tem algo dela. Ou ela tem algo dele.

Quote:
Que calçada gostosa! Dá vontade de pular pra dentro da foto e sentar num banquinho desses.
Pra pular dentro da foto, faça como eu fiz na 1 B. Literalmente! Para isso basta um pouquinho de tempo , disposição e dinheiro.

Quote:
Essa foto ficou sensacional! Uma igreja, um casebre, uma ruela... e um senhor de chapéu com meias altas sentado no degrau, pensativo como se estivesse meditando sobre algo, ou apenas sentindo a brisa e esperando o tempo passar. Pra essa fotografia ficar perfeita eu tiraria o rapaz de boné no canto da foto. Aliás... seria muito lhe pedir pra me passar essas duas fotografias em tamanho grande? Se não for problema pra você, gostaria também de ter a 1A.
Tenho outras fotos desta igreja com este Senhor. Ele me lembrou os personagens do Guimarães Rosa. Posso te passar as fotos sim ou então as acesse direto no meu Flickr e marque tamanho maior porque eu as reduzi todas para o tamanho médio, como costumo fazer nos meus threads. ( Não gosto de colocar fotos divididas em primeira, segunda , terceira páginas etc porque pouca gente volta e vê as atualizações e , por isso, prefiro reduzir o tamanho das fotos e colocar todas que pretendo, de uma vez).

Quote:
Que lugar! Chega a ser mágico...Lembrei-me de outra música que se parece com essa cidade: Ghazal de Savoy, de Kai Taschner.
Quote:
Essa cidade me lembrou uma música do Vangelis, La Petite Fille De La Mer... conhece? Escute:

La Petite Fille De La Mer
Ô músicas relaxantes que nos conduzem à uma viagem interior!

Quote:
Marcelo, mais uma vez, meus parabéns! Você conseguiu despertar em mim uma vontade imensa de conhecer essa linda cidade. Vou colocá-la como prioridade número 1 em meu próximo dia de folga.
Mais um forista que me diz que vai visitar a cidade. Que bom! Um bom fluxo turístico pode ajudar a economia da cidade que sofreu muito com a queda da ponte de Sabará , o que fez muitos turistas tomarem outros rumos.

Last edited by Marcelo Olisa; October 19th, 2011 at 07:27 PM.
Old October 19th, 2011, 06:23 PM   #30
claudiotempejunior
Registered User

claudiotempejunior's Avatar

Likes (Received): 6

Se superou neste thread, parabéns!!!

Mesmo com dia sem sol, conseguiu ótimas fotos e o nevoeiro, rendeu um toque muito especial às fotos...

Gostei do lugar que é muito charmoso e convidativo!
claudiotempejunior no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 06:24 PM   #31
igor_carlos
GASPARETOUR.COM

igor_carlos's Avatar

Likes (Received): 656

Muito interessante, destaque ao artesanato
igor_carlos no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 06:27 PM   #32
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Marcelo, quando for ao caraça poste as fotos aqui. Sonho em conhecer o lugar, ter o contato proximo com o lobo guará, acho ele um animal bonito e instigante com o seu comportamento solitário e olhar entristecido. Fotagrafe também o entorno, as cachoeiras e serras, a igreja e a hospedaria parecem ser emolduradas por elas. Existiu ou ainda existe algum colégio na caraça? Salvo engano alguns políticos de Minas, quando jovens, estudaram lá.
Presidentes da República estudaram lá . E , antes disso, Dom Pedro II esteve hospedado lá e disse que somente a viagem ao Caraça já pagava uma viagem a Minas. Lá também há um lugar no chão onde está escrito que foi o local onde Dom Pedro II escorregou.
Pode deixar que se eu for ao Caraça antes de você , farei um thread conforme você me pediu. Tenho fotos de lá, como as que você deseja, mas no papel, tiradas na época em que eu não tinha câmera digital. O Colégio se incendiou em 1968 e parte de sua raríssima biblioteca se perdeu. Isto tudo porque um estudante esqueceu o fogareiro aceso . A restauração das partes incendiadas se deu mesclando o antigo e o novo , colocando-se vidros e escadas mais modernas. Hoje onde era o colégio há a hospedaria para turistas. Algumas pessoas dizem que a origem do Caraça seria em um ermitão que , as más línguas , diziam ser um dos Távora , condenado à morte em Portugal e que se refugiou em Minas vivendo escondido. No Caraça há até relíquias de um santo, chamado São Pio.

Old October 19th, 2011, 06:30 PM   #33
Luiz
Registered User

Luiz's Avatar

Likes (Received): 8

Belo, mágico, surpreendente, magnífica. Assim é Minas.
Luiz no está en línea   Reply With Quote
Old October 19th, 2011, 06:31 PM   #34
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Os threads das pequenas cidades mineiras encravadas nas montanhas são arrasadores, o estado é muito pródigo em paisagens assim. A singeleza das casinhas, as montanhas encoberta pela névoa, o hábito de provar da comidinha feita no fogão a lenha, do doce de goiaba feito no tacho, de tomar banho de rio e de chuva, são traços inconfundíveis do lugar onde nasci e certamente destas lindas cidadezinhas de Minas. Senti falta de um córrego, alguma cascata despencando da serra, algo tão presente nestes locais. Bateu uma vontade agora de jogar uma mochila nas costas, pegar um cajado e fazer uma bela trilha em Catas Altas, Minas é um estado extremamente sedutor, fui fisgado por esse lindo thread. Parabéns.
Há cachoeiras lindas ao redor ( eu as vi nos cartões-postais que comprei. Sou colecionador de postais e inclusive comprei uns do lobo guará. ) e eu só não fui nelas porque chuviscava muito e me advertiram que se o tempo estiver nublado lá , é sinal que já choveu em muitas cidades antes dali e isto pode trazer uma grande correnteza e colocar a vida da pessoa em perigo. E eu não sei nadar. Então só vou em cachoeiras para admirar mesmo e para tirar fotos .

Old October 19th, 2011, 06:41 PM   #35
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by claudiotempejunior View Post
Se superou neste thread, parabéns!!!

Mesmo com dia sem sol, conseguiu ótimas fotos e o nevoeiro, rendeu um toque muito especial às fotos...

Gostei do lugar que é muito charmoso e convidativo!
Uai, então vem pra Minas! São Paulo é pertim demais!

Quote:
Originally Posted by igor_carlos View Post
Muito interessante, destaque ao artesanato

Quote:
Originally Posted by Luiz View Post
Belo, mágico, surpreendente, magnífica. Assim é Minas.
Minas é como um outro país. Muitos brasileiros que vêm aqui , não imaginam o tanto de lugares sensacionais que há para se ver tão perto de BH. E não são só cidades históricas mas também há grutas, parques naturais como o da Serra do Cipó, a Serra da Piedade, serras onde se pratica vôo livre e outros esportes, hotéis fazenda, cachoeiras, etc. Catas Altas pode ser um destes lugares próximos a ser incluído pelos turistas que vêm a BH. Basta pegarem o trem e seguirem o roteiro que sugeri. Recentemente fiz threads também de Sabará e de Santa Luzia/ Mosteiro de Macaúbas , mostrando outros lugares mágicos. No caso de Catas Altas, seu isolamento e até mesmo o desconhecimento que maioria das pessoas de fora de Minas têm do lugar, que fazem os turistas cairem o queixo ao verem um lugar tão bonito e com tanto potencial estar tão bem cuidado e pronto para ser vivido por quem vence as barreiras da pouca divulgação e da relativa distância de outros lugares mais famosos. Só para ressaltar, próximo de Catas Altas, está Santa Bárbara que tem uma rua histórica linda e superrrrrrrrrrrrrrrrr bem cuidada !!! Ao descer na rodoviária de Santa Bárbara para ir pra Catas Altas, descobri que eu teria quase 1 hora na cidade e fui com meus amigos andando pelas ruas , com malas às mãos ( não há guarda-volumes na rodoviária de lá) e vimos a enorme praça que tem ao seu redor casas lindas e preservadas além de duas igrejas muito bonitas sendo uma de tirar o fôlego. Vi tudo rápido e voltei correndo pra rodoviária para prosseguir pra Catas Altas. AS fotos não sairam tão boas e por isso, farei o thread da cidade em outra ocasião.

Old October 19th, 2011, 07:35 PM   #36
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Acabei de rever o thread mas precisava de algo mais, de ver as imagens tendo ao fundo uma trilha sonora apropriada.Escolhi uma música que marcou minha adolescência na chapada diamantina, dentre tantas outras, na voz marcante do inesquecível Beto Guedes.

Paisagem da Janela

Da janela lateral
Do quarto de dormir
Vejo uma igreja, um sinal de glória
Vejo um muro branco e um vôo pássaro
Vejo uma grade, um velho sinal
Mensageiro natural
De coisas naturais
Quando eu falava dessas cores mórbidas
Quando eu falava desses homens sórdidos
Quando eu falava desse temporal
Você não escutou........

Eita saudade que nunca vai embora.
Old October 19th, 2011, 07:55 PM   #37
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

As músicas do " Clube da Esquina" combinam muito com estas cidades históricas mineiras e as de montanhas em geral. Milton Nascimento nem se fala. Flávio Venturini também. Gosto das músicas que o "14 Bis" cantava. Os barzinhos de Catas Altas poderiam tocar mais músicas do " Clube da Esquina" ,que foi um movimento musical autenticamente mineiro e cujas músicas falam de montanhas, rios, céu azul, frio, chuvas, estações do ano , criaturas da noite, etc.

Old October 20th, 2011, 09:49 AM   #38
Febo
Raro

Febo's Avatar

Likes (Received): 262

Lindo lugarzinho!! E deve ser outro daqueles tantos lugares de Minas com clima mundialmente privilegiado.

O que nao me canso é de descobrir nomes engraçados no Brasil: parece um jogo de palavra para "Cataratas".
Old October 20th, 2011, 10:03 AM   #39
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by Febo View Post
Lindo lugarzinho!! E deve ser outro daqueles tantos lugares de Minas com clima mundialmente privilegiado.

O que nao me canso é de descobrir nomes engraçados no Brasil: parece um jogo de palavra para "Cataratas".
A palavra “catas” significa: garimpo, escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno para a mineração. No povoado, as catas, os garimpos, as minas mais ricas e produtivas, estavam situadas nas partes mais altas. “O povo vendo que, cada vez mais, o ouro estava diminuindo nos leitos dos rios e córregos, e com abundância nas partes altas, diziam: ‘as catas estão ficando em lugares mais altos’, ‘as catas estão em lugares de mais difícil acesso’,‘as catas estão altas’. O nome “Catas Altas” provém das profundas escavações que se faziam nestes locais mais altos:”lá onde as catas são altas”.

Fonte: http://www.revistageraes.com.br/inde...-o-ano-inteiro

Old October 20th, 2011, 03:09 PM   #40
Ice Climber
Registered User

Ice Climber's Avatar

Likes (Received): 748

Tenho curiosidade de saber de onde vem o nome de outra cidade mineira: Catas Altas da Noruega.

Alguém sabe?
Ice Climber no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
brasil, minas gerais

Thread Tools

Posting Rules