|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#41 |
|
Marcio
Likes (Received): 13
|
Bauru registra recorde de empregos
Segundo Caged, em outubro foram criados 1.163 novos postos de trabalho Tisa Moraes A cidade de Bauru teve um crescimento de 51,2% no saldo de vagas de emprego em outubro na comparação com setembro Na contramão do minguado desempenho nacional (leia mais na página 20), Bauru registrou recorde no nível de emprego para esta época do ano. No mês passado, a cidade criou 1.163 novos postos de trabalho com carteira assinada, o maior saldo de todos os meses de outubro desde 1999, quando o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho foi criado. Em relação a setembro, o crescimento foi de 51,2% e, na comparação com outubro do ano passado, de 11,8%. Já em âmbito nacional, a variação do nível de emprego sofreu queda de 39,7% em relação ao mês anterior e de 38,4% ante a outubro de 2010. Uma das explicações para um desempenho tão superior ao do resto do país é que Bauru, calcada no setor de serviços, acabou criando uma espécie de blindagem contra a crise internacional que ainda provoca reflexos na economia brasileira, conforme argumenta o economista Reinaldo Cafeo. “O quadro de funcionários de empresas como as de recuperação de crédito, escritórios contábeis, da área de saúde e educação não é afetado diretamente em situações de crise, ao contrário do que ocorre com a indústria, que é a primeira a demitir. São serviços que não deixam de ser demandados pela população”, pondera. Além do setor terciário, que manteve seus níveis de contratações estáveis e positivos ao longo de todo o ano, Cafeo cita o comércio e a construção civil - que demonstrou recuperação após seis meses de resultados negativos - como responsáveis pela boa performance da cidade. “É uma situação antagônica, porque o setor de serviços e comércio são os que pagam os menores salários. Mas, em tempos de crise, conseguem garantir por mais tempo o emprego dos trabalhadores”, comenta. Antes de outubro, a abertura de novas vagas em Bauru neste ano só havia sido maior em abril, quando foram criados 1.213 postos de trabalho. Foi esta condição favorável que garantiu um emprego de empacotadora à jovem Michele Melo Cardoso, 21 anos. Contratada no mês passado, ela ficou por quase um ano à procura de emprego e, agora, com a garantia de um salário de R$ 609,00, vai poder ajudar os pais a sustentar seu filho, de apenas 5 anos. “Moro com eles, mas não me sinto bem em depender de pai e mãe para tudo. Pelo menos, tenho um dinheirinho para comprar alguma coisa que eu e meu filho precisarmos”, comemora. Além de Michele, a gerente Luciane de Almeida Afonso contratou outros dois novos funcionários para trabalhar na loja de confecções que comanda no Calçadão da Batista de Carvalho. Em agosto, efetivou uma vendedora e, em setembro, um estoquista. Otimismo E, neste mês e no próximo, a tendência é de que o ritmo de contratações acelere ainda mais, principalmente devido ao emprego de funcionários temporários necessários para dar conta das vendas de final de ano, conforme avalia o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Ferrari. “Trata-se da melhor época para o comércio, que está bastante otimista, com uma expectativa de ótimos resultados para este Natal”, pontua. Mas, além do comércio, a construção civil também voltou a contratar, depois de um período de seis meses de desaceleração. Para o secretário, o setor foi prejudicado por conta de um temor instalado em virtude da crise, que não chegou a comprovar algum efeito real no bolso dos consumidores. “Na verdade, foi um efeito psicológico. As pessoas ficaram cautelosas e deixaram de fazer negócios. Agora, vendo que o mercado não mudou, elas estão retomando a confiança para comprar imóveis”, detalha. Conforme destaca economista Reinaldo Cafeo, a liberação de crédito por meio do Sistema Financeiro de Habitação cresceu 30% no primeiro semestre deste ano no Brasil, o que demonstra a manutenção do apetite dos investidores imobiliários, principalmente de uma elite que encontrou neste ramo uma forma de multiplicar seu capital. “A desaceleração dos últimos meses foi normal diante do crescimento vivenciado nos anos anteriores. Mas ainda o setor ainda conta com um forte mercado comprador, uma série de linhas de financiamento e muitas obras. Por um bom tempo, emprego nessa área não vai faltar.” Serviços e construção civil Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o setor de serviços foi o principal responsável pelo bom resultado do nível de emprego em outubro, em Bauru. Com 3.031 contratações e 2.470 demissões, o segmento registrou um saldo de 561 novos postos de trabalho com carteira assinada. A construção civil teve o segundo melhor desempenho, com a abertura de 306 vagas, resultado de 830 admissões e 524 desligamentos. Já o comércio, em terceiro, contratou 1.518 pessoas e demitiu 1.336, gerando 182 postos. A indústria, por sua vez, respondeu por 674 admissões e 592 desligamentos, num total de 82 novas vagas abertas. O Caged é uma pesquisa mensal sobre o comportamento do mercado formal de trabalho. Os dados da pesquisa são obtidos a partir de informações enviadas pelas empresas ao Ministério do Trabalho sobre admissões e demissões de funcionários. Brasil abaixo da meta Após divulgar os dados da geração de empregos formais no país no mês de outubro, o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, afirmou que o país não deve atingir a meta de geração de 2,7 milhões de empregos para este ano, por conta dos reflexos da crise internacional. Ele, no entanto, não fez uma nova projeção. Em setembro, o ministro havia dito que a meta anterior de 3 milhões de novos empregos não seria cumprida e que, naquele momento, o patamar seria reduzido para algo entre 2,7 milhões e 3 milhões de empregos. Até o momento, considerando o acumulado até o mês de outubro, foram abertas 2,241 milhões de vagas de trabalho com carteira assinada no Brasil, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Fonte: http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=224756 |
|
|
|
|
|
#42 |
|
Oeste sob meus olhares
Likes (Received): 99
|
Nossa legal, ótimas notícias para Bauru
Eu não moro em Bauru, mas eu vou pelo menos uma vez por mês, não sabia do shopping Nações, também estão construindo outro grande shopping, próximo a rodovia Marechal Rondon na avenida Nuno de Assis - Shopping Buriti, ao lado do grande Tenda Atacado |
|
|
|
|
|
#43 |
|
Rodrigo A. de Paula
Likes (Received): 1226
|
Já conhecia Bauru por meio da TV TEM, sobretudo o calçadão. Mas, as fotos superaram minhas expectativas; só faltou a região da Estação Ferroviária, erguida para atender às três ferrovias que chegavam à cidade (Noroeste, Cia. Paulista e Sorocabana), e hoje abandonada.
Também gostei dos semáforos, ao estilo japonês (deitados).
Não é possível fazer um debate sério no Brasil. Em tudo, sempre tem alguém que leva ao partidarismo, como se partido político fosse time de futebol... Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula
|
|
|
|
|
|
#44 | |
|
Marcio
|
Quote:
Aqui segue imagem da grande estação ferroviária que existe no centro de Bauru, foto de autoria do meu amigo Adriano Pazzini ![]() Fonte: http://www.skyscrapercity.com/showth...=329376&page=5 Este prédio foi adquirido pela prefeitura de Bauru, está sendo reformado e deverá abrigar as Secretarias de Educação e Saúde de Bauru. Acredito que será entregue reformado agora em 2012. Nas imediações serão construídas 8 ou 10 torres residenciais, as margens da Av. Pedro de Toledo e também existe um projeto de construção de um boulevard nas proximidades, conforme mostra imagem abaixo. ![]() Fonte: http://www.fernandogalloarquiteto.co...igos/exibir/21 A reforma deste prédio, a construção dos edifícios residenciais, a inauguração do Shopping Nações, todos estes são acontecimentos contribuirão para revitalizar e dar uma cara nova para o centro de Bauru. Faltará uma grande transformação da Av. Rodrigues Alves, que na região central é horrível. |
|
|
|
|
|
|
#45 |
|
Oeste sob meus olhares
|
Não registrei imagens da estação ferroviária, porque estava bem abandonado, tinha muito mano e pessoas mal intencionadas que transitavam pelo local.
Fiquei com medo de ser assaltado, aquele lugar parece com a porta do Carandirú
|
|
|
|
|
|
#46 | |
|
Marcio
|
Quote:
![]() ![]() ![]() Faz pelo menos uns 10 anos que o Complexo do Carandirú foi demolido e eu que sou paulistano nem conheci este lugar, só ouvi falar. E aquela região às vezes é mal frequentada à noite, altas horas da noite, durante o dia tenho certeza que não. Morei em Bauru durante muitos anos, meus pais e quase toda minha família moram lá, vou em Bauru de vez em quando e nunca vi nenhuma concentração de manos nas imediações da estação. De vez em quando lembro de ter visto algum mendigo por lá, mas isso tem em quase toda cidade grande. Em Bauru com seus 350 mil habitantes não poderia ser diferente. |
|
|
|
|
|
|
#47 | |
|
Oeste sob meus olhares
|
Quote:
Estive lá em Outubro e estava muito abandonado, tenho uma irmã que mora em Bauru e vou sempre uma vez por mês. Podia ser o horário, mas o lugar não estava bom para andar com câmera fotográfica, minha irmã que mora lá a 25 anos disse que o lugar é meio pesado e não era muito bom ficar transitando sozinho ![]() Aqui em Marília, na praça da basílica de São Bento e nas imediações do centro também é a mesma coisa
|
|
|
|
|
|
|
#48 | |
|
Marcio
|
Quote:
![]() ![]() ![]() ![]() Fonte: http://180graus.com/bravo/casa-de-de...sp-292689.html |
|
|
|
|
|
|
#49 |
|
Marcio
|
Havia me esquecido de que nesta praça, em frente ao prédio da antiga estação da Noroeste, existe uma base da polícia militar, logo, acho difícil alguém se assaltado naquela região.
|
|
|
|
|
|
#50 | |
|
Oeste sob meus olhares
|
Quote:
![]() Mas polícia que era bom ![]() Eu vou voltar la esse mês e registrar algumas imagens, é uma região clássica e faz parte do grande desenvolvimento de Bauru |
|
|
|
|
|
|
#51 |
|
Oeste sob meus olhares
|
|
|
|
#52 |
|
Pro Brasilia fiant eximia
Likes (Received): 1005
|
Bauru é um dos maiores entroncamentos ferroviários do estado de SP, sua influência logística abrange todo o centro do estado.
Valeu pelas fotos.
|
|
|
|
|
|
#53 |
|
Oeste sob meus olhares
|
Contribuição do site wikipédia
Parque Vitória Régia ![]() http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheir...ru_SP_2007.jpg
|
|
|
#54 |
|
Oeste sob meus olhares
|
|
|
|
#55 |
|
Deus é vida !
Likes (Received): 34
|
Que cidade bacana, demais !
|
|
|
#56 |
|
Registered User
Likes (Received): 308
|
sempre tenho a impressão dessas imagens de Bauru tiradas de longe estão com o capim/pasto seco, ou o tempo bem seco também.
|
|
|
|
#57 | |
|
Marcio
|
Quote:
O que acontece em Bauru, diferente de outras cidades de porte médio do Interior, é que a cidade está localizada em área de terrenos mais arenosos, menos férteis e onde se destaca vegetação de cerrado. Sem falar que a capacidade de retenção de água no solo deve ser menor. Em termos de índices pluviométricos, acredito que a quantidade de chuvas em Bauru seja similar a de várias outras regiões do Interior Paulista. Mas as características do solo devem contribuir para esta aparência diferenciada que a cidade possui em relação a outras de porte médio no Interior. A não ser nos meses de inverno, quando passa algum tempo sem chover, nos demais meses do ano costuma chover regularmente na cidade. |
|
|
|
|
|
|
#58 |
|
Registered User
Likes (Received): 308
|
isso eu não sabia mesmo. ![]() Obrigado, Marcio Marcuzzo.
|
|
|
|
#59 |
|
Registered User
Likes (Received): 26
|
sou suspeito de falar de Bauru pois entre indas e vindas, estou na cidade a 34 anos...
as fotos ficaram legais pois pega a cidade de outro angulo, não mostrando apenas o sky e sim as ruas da cidade... mas as ruas e avenidas mostram o que é a prefeitura de Bauru, sinalização horizontal deficiente e asfalto está ruim, apesar de uma melhora geral nos últimos anos e os canteiros (gramados) são mal cuidados... o parque Vitória Régia, o cartão postal de Bauru é um abandono só... quanto ao desenvolvimento não temos o que falar, são dezenas de indústrias ampliando e se instalando, nova Renault, nova Citroen, nova Nissan, nova Volkswagem, Atacadão/Carrefour, Eurobike, concessionária da Harley Davison, Shopping Nações, Villagio Mall, chegada da Azul Linhas Áreas, duplicação da Bauru-Ipaussu, da Bauru-Ibitinga (até o novo aeroporto), lançamentos e mais lançamentos imobiliários horizontais e principlmente verticais, e o Bauru Businnes Park (www.baurubusinesspark.com.br/site)... pena que a prefeitura não participa participa diretamente desse desenvolvimento, pois hoje são 64 empresas aguardando áreas para instalação e a cidade não tem um novo Distrito Industrial... mas aos "trancos e barrancos" a cidade desenvolve, com ou sem governo... |
|
|
|
|
|
#60 |
|
Registered User
Likes (Received): 211
|
Era. Infelizmente o modal ferroviário foi gradativamente abandonado e posteriormente sucateado em nosso país a partir do governo JK, intensificando-se no regime militar e recebendo o golpe de misericórdia nos governos Sarney-Collor. São Paulo era chamado de a "locomotiva do Brasil" por conta de suas magníficas ferrovias. Um dia o trem passou por aqui.
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|