daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas



Reply

 
Thread Tools Rating: Thread Rating: 1 votes, 5.00 average.
Old November 6th, 2011, 11:17 PM   #1
StreetView
25º25'S 49º15'W
 
Join Date: Jul 2009
Location: Earth
Posts: 467
Likes (Received): 0

Iluminação Pública -- Passado, Presente e Futuro

Um assunto muito importante, na minha opinião, especialmente para quem vive em grandes cidades, é iluminação pública. Como não encontrei nenhum tópico aberto sobre o assunto, resolvi começar um novo. Este tópico é um espaço para compartilharmos informações, dados e novidades sobre iluminação pública, além de podermos postar fotos ilustrando os equipamentos usados para iluminar cidades do Brasil e do mundo.

A iluminação pública tem um papel crítico nos centros urbanos, já que a maioria das pessoas que trabalham ou estudam sai ou volta para casa em horas escuras, pelo menos em alguma época do ano. As funções da iluminação pública são óbvias: segurança, pois previne os transeuntes de passem por obstáculos ao longo do caminho e também permitem que as pessoas se enxerguem e encontrem seus caminhos. A falta da iluminação frequentemente causa pontos onde a atividade criminosa se concentra.

Passado: A Era Vapor de Mercúrio

A primeira lâmpada de vapor de mercúrio foi inventada em 1901 pelo engenheiro americano Peter Cooper Hewitt. No entanto, só na década de 30 o modelo foi aperfeiçoado para o uso geral. As primeiras lâmpadas de vapor (MV) de mercúrio a serem instaladas nas ruas das cidades norte-americanas datam de 1948.

Entre as vantagens das lâmpadas de vapor de mercúrio estão a temperatura de cor na faixa dos 4000 K, com fluxo luminoso branco esverdeado, bem agradável aos olhos humanos. À época da sua popularização, eram o que havia em termos de eficiência energética, porém foram superadas pelas lâmpadas de vapor de sódio algumas décadas mais tarde, sem falar na sua grande durabilidade comparada aos outros modelos de lâmpadas existentes na época, com vida útil na faixa das 16000 horas.

Entre as desvantagens, estão a grande depreciação do fluxo luminoso -- a lâmpada passa a iluminar menos, embora continue consumindo a mesma quantidade de energia. Além disso há a questão ambiental, pois sendo o mercúrio um metal pesado, tem grande impacto, podendo contaminar o solo e mananciais, caso não tenha descarte adequado.

Quadro resumo de potência e fluxo luminoso:

POTÊNCIA ----- FLUXO LUMINOSO (lumens)
80 W ----------------------------- 3700
125 W ---------------------------- 6200
250 W --------------------------- 12700
400 W --------------------------- 22000
Eficiência luminosa: de 46 a 55 lumens/watt

Lâmpada de vapor de mercúrio alguns segundos após ignição (aqui em modelo de luminária norte-americano)

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3c/MercuryVaporLamp.jpg


Presente: A Era Vapor de Sódio

Na década de 70, as lâmpadas de vapor de sódio (SV) começaram a se popularizar como uma alternativa para iluminação pública. Inicialmente a aceitação da população não foi muito grande, pois elas emitem fluxo luminoso alaranjado-amarelado, com temperatura de cor na faixa dos 1950 K, pouco agradável aos olhos humanos, além de ter um espectro luminoso menor.

No entanto, a vantagem de oferecerem eficiência luminosa maior do que as MV's e vida útil na faixa das 30000 horas fez delas a melhor alternativa para substituir as MV's. Suas desvantagens são sua temperatura de cor (já citada), além de precisar de um ignitor em conjunto com um reator para dar partida na lâmpada, enquanto que nas MV's o reator sozinho basta.

Quadro resumo de potência e fluxo luminoso:

POTÊNCIA ----- FLUXO LUMINOSO (lumens)
70 W ----------------------------- 6400
100 W --------------------------- 10500
150 W --------------------------- 16000
250 W --------------------------- 28000
400 W --------------------------- 51000
Eficiência luminosa: de 91 a 127 lumens/watt

Ruas iluminadas com lâmpadas de vapor de sódio em Chicago (EUA)

© StreetView 2008

Presente Mais Agradável: Lâmpadas de Vapor Metálico

Enquanto as SV's trouxeram mais eficiência luminosa para as ruas e as MV's trabalham em uma faixa de cor mais agradável e confortável para os olhos humanos, uma nova alternativa surgiu para iluminar as ruas e praças: as lâmpadas de vapor metálico (MH). Embora elas não sejam tão eficientes quanto as SV's, elas emitem um fluxo luminoso verdadeiramente branco, com temperatura de cor na faixa dos 4300 K.

Os governos não veem as MH's como uma alternativa de longo prazo e não pretendem popularizá-las da mesma maneira como foi feito com as SV's, já que elas consomem mais energia e tem vida útil de 20000 horas, o que são 10000 horas a menos do que a das SV's. Sendo assim, a aplicação das MH's é feita somente em casos bem específicos.

Atualmente, no Brasil, sei que Curitiba está aplicando MH's em várias vias importantes da cidade, e Santos (SP) também conta com várias ruas iluminadas por elas.

Quadro resumo de potência e fluxo luminoso:

POTÊNCIA ----- FLUXO LUMINOSO (lumens)
250 W --------------------------- 19000
400 W --------------------------- 32000
Eficiência luminosa: de 76 a 80 lumens/watt

Avenida iluminada por lâmpadas de vapor metálico, em Curitiba, PR

© Prefeitura Municipal de Curitiba - http://www.curitiba.pr.gov.br/multim...a/00105801.jpg

Futuro: LED

Os LED's (sigla em inglês que significa Light-Emitting Diode, ou diodo emissor de luz) são vistos como o futuro da iluminação em muitas áreas, inclusive nas vias urbanas. Atualmente eles já equipam muitos semáforos em diversas cidades no mundo inteiro e, lentamente, estão começando a ganhar as ruas. Os LED's estão disponíveis nas mais variadas cores, são mais compactos e dispensam esquipamentos auxiliares para funcionar, como reatores e ignitores necessários para o funcionamento das SV's e MH's, sem falar na sua vida útil de mais de 50000 horas e baixa depreciação do fluxo luminoso.

Entretanto, por se tratar de tecnologia relativamente nova, ela ainda se encontra em fase de amadurecimento. O custo unitário ainda é muito alto, o que faz deles uma alternativa inviável às SV's e MH's, mesmo considerando o custo adicional dos equipamentos auxiliares para estas e a longa vida útil dos LED's. Os LED's estão sendo testados em diversas cidades no mundo inteiro.

Quadro resumo de potência e fluxo luminoso:

POTÊNCIA ----- FLUXO LUMINOSO (lumens)
82 W ----------------------------- 6400
130 W --------------------------- 10500
Eficiência luminosa: de 78 a 81 lumens/watt

Conjunto de painel solar e luminária de LED em testes no Parque Barigui, em Curitiba, PR

© StreetView 2010

Destaque para a luminária de LED

© StreetView 2010

Equipamentos de Iluminação Pública no Brasil

Passado:

Luminária aberta. Este modelo era usado com MV's 80W e, posteriormente, passou a ser usado com SV's de 70W; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2011

Evolução da luminária aberta: modelo para os mesmos tipos de lâmpadas protegido por um refrator de policarbonato; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2011

Destaque para o reator com um relé fotovoltaico acoplado, usado para acender e apagar a lâmpada conforme a luminosidade do dia. O escrito "S70" em vermelho indica que o modelo da lâmpada é uma SV de 70W; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2011

Modelo típico de luminária do sul do Brasil

© StreetView 2011

Conjunto luminária, braço e reator. O braço com o triângulo na sua base de fixação ao poste é típico do Paraná e outros estados brasileiros.

© StreetView 2011

Conjunto com luminária de modelo antigo da empresa mineira Tecnowatt; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2010

Conjunto típico do Município de São Paulo, equipado com MV 400W. No Município de São Paulo o acionamento das lâmpadas é seccionado, ou seja, uma chave magnética é responsável por acender e apagar luminárias de vários postes adjacentes.

© StreetView 2010

Conjunto com braço longo para instalação da luminária a até 9 metros de altura do solo; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2010

Destaque para a luminária, hoje uma raridade nas ruas curitibanas

© StreetView 2010

Conjunto poste metálico curvo e luminária completa, usado onde a rede elétrica é aterrada; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2010

Destaque para a luminária, que já foi um dos principais modelos a incluir relé fotovoltaico e abrigo para reator, em Curitiba. Hoje esse modelo é muito raro nas ruas da cidade e vem sendo substituído por outros modelos de luminária completa.

© StreetView 2010

Dois conjuntos com modelos de luminária antigos, sendo substituídos. Local: Curitiba, PR

© StreetView 2010


© StreetView 2011

Presente

Conjunto com luminária completa com relé fotovoltaico para acionamento da lâmpada e abrigo para reator; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2011

Destaque para a luminária; O adesivo amarelo com o título "25" indica que a lâmpada instalada é uma SV de 250W. Local: Curitiba, PR

© StreetView 2011

Conjunto com luminária completa com relé fotovoltaico para acionamento da lâmpada e abrigo para reator. Este modelo está se tornando mais comum, pois veio substituir as SV's 70W por SV's de 100W; Local: Curitiba, PR

© StreetView 2011

Conjuntos com modelos modernos de luminárias da empresa Tecnowatt

© StreetView 2011


© StreetView 2011

Conjunto moderno de poste metálico curvo e luminária completa da Tecnowatt, usado onde a rede elétrica é aterrada; Esse conjunto conta ainda com luminária para iluminação rebaixada. Local: Curitiba, PR

© StreetView 2011

Destaque para iluminação rebaixada

© StreetView 2011

Conjunto braço e luminária em Porto Alegre, RS. No Rio Grande do Sul os braços normalmente tem um desenho diferenciado em postes onde há transformador elétrico, o que não acontece em outros estados, como Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

© StreetView 2011

Destaque para a luminária, que é o típico modelo atual de Porto Alegre, RS.

© StreetView 2011

Iluminação Especial

Modelo antigo de poste ornamental, em Curitiba, PR. Atualmente, esse modelo só é encontrado na Rua Barão do Rio Branco

© StreetView 2011

Modelo típico de poste ornamental, em Curitiba, PR. Esse modelo também é usado em outras cidades brasileiras, como São Paulo

© StreetView 2010

Modelo bastante comum de poste ornamental em São Paulo, SP, com três luminárias

© StreetView 2010

Modelo de poste ornamental na Rua dos Andradas (Rua da Praia), em Porto Alegre, próximo à Praça da Alfândega

© StreetView 2011

Modelo mais novo de poste ornamental na Rua dos Andradas, em Porto Alegre

© StreetView 2011

Modelo decorativo da iluminação da ciclovia da Avenida Iguaçu, em Curitiba, PR

© StreetView 2010

Modelo típico de iluminação das trilhas dos parques curitibanos

© StreetView 2010

Modelo equipado com MH's para iluminação dedicada ao canteiro da Rua Padre Anchieta, em Curitiba, PR

© StreetView 2009
__________________
Home is where your heart is
Click here for my pics on Panoramio.

Last edited by StreetView; November 7th, 2011 at 01:25 AM. Reason: Formatting
StreetView no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 6th, 2011, 11:24 PM   #2
Rodalvesdepaula
Registered User
 
Rodalvesdepaula's Avatar
 
Join Date: Apr 2008
Location: Sorocaba (SP), Brazil
Posts: 23,300
Likes (Received): 5506

Em Sorocaba, o costume agora é botar duas luminárias SV 250 em cada poste.
Rodalvesdepaula no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2011, 11:58 PM   #3
lorrampaiva
Alcatéia e gramofone
 
lorrampaiva's Avatar
 
Join Date: Feb 2008
Location: Nova Jerusalém (mais conhecida como "Geruza")
Posts: 3,496
Likes (Received): 1489

Tópico pra lá de interessante!

Na cidade do Rio, a iluminação predominante, mesmo quando instalada recentemente, é a de vapor de sódio. Algumas vias importantes, como o Aterro do Flamengo, Avenida Atlântica e, mais recentemente, a Avenida Presidente Vargas, possuem iluminação de vapor metálico. Ainda há em algumas poucas ruas iluminação a vapor de mercúrio, mas devem ser substituídas.

Já na cidade onde eu moro predomina as lâmpadas SV (geralmente abertas), mas em praças e avenidas principais as lâmpadas são de vapor metálico. Em algumas ruas, a atual administração implantou iluminação a vapor de sódio de 450W.
__________________
Em terra de cego, quem tem um olho é rei? Não, é caolho. E não enxerga.
E quem enxerga não é rei. É mal-compreendido.

>>>>>>>>> http://lorrampaiva.blogspot.com.br/ <<<<<<<<<
lorrampaiva no está en línea   Reply With Quote
Old November 6th, 2011, 11:58 PM   #4
Jdolci
JDolci
 
Jdolci's Avatar
 
Join Date: Nov 2008
Location: Curitiba - Brasil
Posts: 9,262
Likes (Received): 5842

Thread bastante educativo!
A gente passa o dia todo sob essas luminárias mas mal percebemos os detalhes de como elas sao feitas...

Curitiba está com um programa bem interessante de troca das luminárias. O novo padrao adotado e a luz de vapor metálico são bem impactantes na luminosidade das ruas.

Esse estilo de poste, com a luz direcionada pra baixo e evitando o ofuscamento direto estã virando padrao nas novas ruas... Nessa foto dá pra ver os dois tipos de lâmpadas, a de vapor metálico e a de vapor de sódio



Uma variação bem interessante desse estilo é esse poste utilizado no tradicional bairro Santa Felicidade



Sem deixar de falar sobre a melhoria da iluminação nas praças é nítida a diferença de uma praça após a troca das lâmpadas..


créditos

Last edited by Jdolci; November 7th, 2011 at 12:03 AM.
Jdolci no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 12:08 AM   #5
Diego N
Dark Lurker
 
Diego N's Avatar
 
Join Date: Apr 2010
Location: Blumenau, SC, Brazil
Posts: 1,248
Likes (Received): 579

Muito bom o thread! Na minha rua trocaram toda a iluminação....detalhe: de luzes brancas, passaram para laranjadas, e pelo que percebi lendo o thread, é ultrapassada. O pessoal acha que ilumina mais, por isso a troca.
__________________
----------------------------------------------------------

* Os pilares para o desenvolvimento do interior são: Pavimentação, Cooperativismo e Acompanhamento Técnico.
Diego N no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 12:21 AM   #6
StreetView
25º25'S 49º15'W
 
Join Date: Jul 2009
Location: Earth
Posts: 467
Likes (Received): 0

lorrampaiva, se tiver fotos de modelos diferentes, sinta-se à vontade para postá-las

Jdolci, ainda bem que você tem mais informações pra complementar a parte de Curitiba. Eu não sabia que aquela região da Manoel Ribas tem MH's nas calçadas, pois nunca passo lá à noite... hehehe
Pelo o que tenho lido, a instalação das novas luminárias rebaixadas de MH's vai ser somente em algumas ruas, embora eu já tenha visto várias delas pela cidade inteira

Diego_N, se as lâmpadas antigas eram de vapor de mercúrio (MV) e foram trocadas por vapor de sódio (SV), a troca foi para o bem, pois reduz o consumo e mantém a luminosidade. A troca por vapor metálico normalmente não é vantajosa do ponto de vista financeiro, pois não proporciona economia de energia. Só o ambiente que fica mais agradável, pela luz que tem uma cor mais agradável.
__________________
Home is where your heart is
Click here for my pics on Panoramio.
StreetView no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 01:17 AM   #7
uberdan
Registered User
 
uberdan's Avatar
 
Join Date: Apr 2009
Location: Serra - ES
Posts: 80
Likes (Received): 41

Uma coisa que até hoje nunca entendi, porque trocaram os postes ornamentais bonitos por postes de concreto feiosos sem contar que ficam encardidos.
uberdan no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 10:23 AM   #8
StreetView
25º25'S 49º15'W
 
Join Date: Jul 2009
Location: Earth
Posts: 467
Likes (Received): 0

Que postes de concreto feiosos? Fotos?
__________________
Home is where your heart is
Click here for my pics on Panoramio.
StreetView no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 05:04 PM   #9
xrtn2
Registered User
 
xrtn2's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Posts: 11,580
Likes (Received): 4550

Esse é o grande responsavel pela piora da imagens de nossas cidades brasileiras.

Aqui em Valadares, é tudo poste de concreto e com milhares de fios para todos os lados, ooo coisa horrorosa, até no centro !!! eles não deixam as arvores crescerem, da vontade de jogar uma bomba ....

... geralmente os postes de concretos tem iluminação para pedestres



Eu acho bem legal essa iluminação pequena de tres globos.

image hosted on flickr


Eu gosto do estilo portugues ( que infelizmente esta presente somente nos viadutos )


Temos esses postes antigos



E esse braço bem grande que só vi até hoje em BH



__________________
27 “But to you who are listening I say: Love your enemies, do good to those who hate you 28 bless those who curse you, pray for those who mistreat you

32 “If you love those who love you, what credit is that to you? Even sinners love those who love them.

33 And if you do good to those who are good to you, what credit is that to you? Even sinners do that.

35 But love your enemies, do good to them, and lend to them without expecting to get anything back.


Bible, Saint Luke 6.

Last edited by xrtn2; November 7th, 2011 at 05:36 PM.
xrtn2 no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 05:30 PM   #10
StreetView
25º25'S 49º15'W
 
Join Date: Jul 2009
Location: Earth
Posts: 467
Likes (Received): 0



Aqui em Curitiba cada vez mais estão colocando postes de metal com uso exclusivo para iluminação, então não tenho do que reclamar quanto aos de concreto.
__________________
Home is where your heart is
Click here for my pics on Panoramio.
StreetView no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 05:59 PM   #11
xrtn2
Registered User
 
xrtn2's Avatar
 
Join Date: Jan 2011
Posts: 11,580
Likes (Received): 4550

Também não tenho nada que reclamar do concreto, simplesmente não gosto dos milhares de fios.
__________________
27 “But to you who are listening I say: Love your enemies, do good to those who hate you 28 bless those who curse you, pray for those who mistreat you

32 “If you love those who love you, what credit is that to you? Even sinners love those who love them.

33 And if you do good to those who are good to you, what credit is that to you? Even sinners do that.

35 But love your enemies, do good to them, and lend to them without expecting to get anything back.


Bible, Saint Luke 6.
xrtn2 no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 08:02 PM   #12
Iago Carvalho
BANNED
 
Join Date: Apr 2011
Posts: 1,202
Likes (Received): 6

adoro esse modelo antigo ornamental... esses mais moderninhos parecem tão anos 70, acho feio demais...
Iago Carvalho no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 08:08 PM   #13
Andre_RP
1978
 
Andre_RP's Avatar
 
Join Date: Jun 2006
Location: Ribeirão Preto
Posts: 6,885
Likes (Received): 999

Em Ribeirão as avenidas ganham braços duplos nos postes, com luminárias de vapor metálico.

Essa iluminação com Led... Consegue ser melhor em luminosidade do que a Metálica ou de sódio?

Adorei o thread!
Andre_RP no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 09:50 PM   #14
Matheus Oliveira
Registered User
 
Matheus Oliveira's Avatar
 
Join Date: Nov 2011
Location: Salvador
Posts: 125
Likes (Received): 19

aqui em Salvador a prefeitura que parece so investir em calçada e iluminação, estão investindo pesado na de vapor metalico, pesado mesmo .
em varias vias longas e importantes ja é possível ve-las com alta frequencia .
Matheus Oliveira no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 10:37 PM   #15
StreetView
25º25'S 49º15'W
 
Join Date: Jul 2009
Location: Earth
Posts: 467
Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Andre_RP View Post
Essa iluminação com Led... Consegue ser melhor em luminosidade do que a Metálica ou de sódio?
A eficiência luminosa dos LED's é equivalente a das lâmpadas de vapor metálico. No entanto, hoje nada supera a luminosidade das lâmpadas de vapor de sódio, que atualmente é o modelo mais viável economicamente para iluminação pública. Tem o inconveniente causado pela distorção das cores dos objetos quando são iluminados por esse tipo de luz, mas as prefeituras nem sempre ligam para isso.

Na primeira postagem do tópico eu coloquei os dados técnicos de cada tipo de lâmpada, assim você pode ter uma ideia de o quão mais eficientes as lâmpadas de vapor de sódio são em relação às suas contrapartes.
__________________
Home is where your heart is
Click here for my pics on Panoramio.

Last edited by StreetView; November 8th, 2011 at 01:48 AM.
StreetView no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 10:48 PM   #16
CleitonSPecial
Mr. C
 
CleitonSPecial's Avatar
 
Join Date: Dec 2007
Location: Piedade/SP - Godinhos
Posts: 2,219
Likes (Received): 180

Eu tenho praticamente um "censo" de luminárias da minha cidade desde 1997. No meu bairro eu até "nomeava" as 16 luminárias pra saber qual tinha problema, qual estava melhor... alguém assistiu o Pica Pau no espisódio da árvore Gertrudes? A luminária em frente à casa da minha avó tinha esse nome, hahahhahaha. Louco!!.
Hoje são 147 nas dez ruas do meu bairro, sendo 16 antigas, com braços de 2m, abertas e fixação triangular. O restante é do modeo novo, com proteção. O problema é que as lâmpadas não duram muito e algumas ficam piscando.

Das 16 antigas, o acendimento é seccionado, como em São Paulo. Quando começa a escurecer acende uma, depois de uns 10 minutos outras 6 e as 9 restantes depois. As outras 131 acendem e apagam aleatoriamente. Vivo ligando pra Elektro por causa delas.
CleitonSPecial no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 10:52 PM   #17
EricoWilliams
Annoying Moderator
 
EricoWilliams's Avatar
 
Join Date: Sep 2005
Location: Brasil
Posts: 17,311

Interessantissima a aula sobre iluminação, bastante elucidativa!
__________________
SSC Brasil
EricoWilliams no está en línea   Reply With Quote
Old November 7th, 2011, 11:02 PM   #18
FloripaNation
Não creio no que não vejo
 
FloripaNation's Avatar
 
Join Date: Mar 2011
Location: Planeta Terra
Posts: 9,259
Likes (Received): 2315

Se não me engano Balneário camboriú está aterrando a Avenina Atlântica com postes com lâmpadas de vapor metálico, vai ficar show
__________________
O Firefox é meu navegador e nada me faltará...
FloripaNation no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2011, 02:09 AM   #19
StreetView
25º25'S 49º15'W
 
Join Date: Jul 2009
Location: Earth
Posts: 467
Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by CleitonSPecial View Post
O problema é que as lâmpadas não duram muito e algumas ficam piscando.
O piscar dessas lâmpadas é um fenômeno que acontece quando elas estão chegando ao fim da vida útil. Como elas são lâmpadas de descarga elétrica de alta intensidade, elas precisam aquecer para emitir o fluxo luminoso máximo. Ao final da vida útil, o mecanismo da lâmpada já não suporta mais o calor e a tensão elétrica necessários para obter a luminosidade máxima, então a lâmpada acaba desligando sozinha e fica alguns minutos apagada até que ela resfrie a uma temperatura suportável para o seu mecanismo já bastante usado.

Isso é observado principalmente nas lâmpadas de vapor de sódio, embora aconteça com uma certa frequência com as de vapor metálico. O nome disso em inglês é "cycling" (vem de "cycle" ou ciclo) e não achei uma tradução para o português. No caso das de vapor de mercúrio, isso é raro e estas, quando chegam próximas do fim da vida útil, sofrem com a grande depreciação do fluxo luminoso.
__________________
Home is where your heart is
Click here for my pics on Panoramio.

Last edited by StreetView; November 8th, 2011 at 11:40 AM.
StreetView no está en línea   Reply With Quote
Old November 8th, 2011, 02:46 AM   #20
Farol da Barra
Registered User
 
Farol da Barra's Avatar
 
Join Date: Oct 2008
Location: Salvador
Posts: 19,219
Likes (Received): 1594

Parabéns pelo tópico! Muito bacana e explicativo!

Como são bonitos os postes ornamentais Fico aqui imaginando como nossas cidades ficariam mais belas e charmosas com eles, principalmente nos lugares históricos.
__________________
Não prendam os pássaros nas gaiolas,não os privem de sua liberdade, pois eles foram feitos para percorrer grandes distâncias, cantar nos galhos das árvores e não para satisfazer nosso egoísmo de cantar apenas pra gente! (FAROL DA BARRA)
Farol da Barra no está en línea   Reply With Quote


Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 09:12 AM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu