daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old November 9th, 2011, 05:01 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 648

RS – Caminhos de Pedra (em 38 fotos)

RS – Caminhos de Pedra

Este é o meu terceiro thread dos Caminhos de Pedra, uma rota turística ainda está em processo de maturação para o turismo, no município de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Os outros dois são:

RS – Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves) – Um dos berços da colonização italiana no Brasil
http://www.skyscrapercity.com/showth...261&highlight=

RS – Caminhos de Pedra (Bento Gonçalves) – Pela primeira vez aqui no SSC
http://www.skyscrapercity.com/showth...359&highlight=

A região dos Caminhos de Pedra é uma das que eu mais gosto aqui no RS e eu nunca me canso de ir até lá. Toda a vez que eu visito os Caminhos de Pedra, há alguma coisa nova a ver. Eu não vou me prolongar no texto. Já escrevi extensivamente sobre os Caminhos de Pedra nos outros dois threads que eu cito acima.

Todas as fotos aqui são de minha autoria e foram tiradas no fim de semana de Páscoa deste ano (2011).

Espero que gostem!

Foto 1: Turistas junto à Casa da Erva Mate

Foto 2: A Casa Strapazzon.

Foto 3: A Casa Strappazzon vista de longe.

Foto 4: O interior da Casa Strapazzon. Esses barris estão cheios de vinho e sucos de uva caseiros que eles gentilmente dão de graça às pessoas que lhe visitam.

Foto 5: As folhas das videiras secando por causa do outono.

Foto 6: Efeito do outono nas folhas.

Foto 7: Outra casa na propriedade dos Strapazzon.

Foto 8: Uma mama na propriedade dos Strappazon, provavelmente esperando alguma coisa ficar pronta no forno à lenha ao seu lado.

Foto 9: Uma lojinha no porão de uma das casas na propriedade da Família Strappazon.

Foto 10: A casa em cujo porão fica a lojinha mostrada na foto anterior. Ali onde estão as pessoas (à esquerda) é a entrada da lojinha.

Foto 11: A estrada que corta o vale dos Caminhos de Pedra

Foto 12: A Casa da Tecelagem, onde é possível comprar peças de roupas, tapetes, cachecóis, etc tudo feito ali mesmo.

Foto 13: Detalhe da Casa da Tecelagem.

Foto 14: A Casa Vanni. Ali funciona um agradável café. No porão (entrada pelos fundos), funciona um restaurantes bem chique.

Foto 15: A Casa Vanni.

Foto 16: A Casa Vanni.

Foto 17: Apesar de não estar aberta aos turistas (pois é residência particular), acho essa uma das casas mais belas dos Caminhos de Pedra.

Foto 18:

Foto 19:

Foto 20: A Casa das Massas.

Foto 21: Turistas na Casa das Massas.

Foto 22: Entrada da Casa das Massas.

Foto 23: Fundos da Casa das Massas.

Foto 24: Jardim da Casa das Massas.

Foto 25: A Casa da Ovelha.

Foto 26:

Foto 27: Os fundos da Casa da Ovelha.

Foto 28: Nos fundos da Casa da Ovelha, as “senhoras” que dão nome à casa.

Foto 29: Elas estavam assustadas com tanta gente querendo tirar foto e por causa do cachorro que aparece na foto 31.

Foto 30: Nos fundos da Casa da Ovelha, eles deixam a gente interagir com as ovelhinhas.

Foto 31: Esses são o pastor e o cão que cuidam das ovelhas nos fundos da Casa da Ovelha.

Foto 32: Um cemiteriozinho ao lado da Casa das Ovelhas.

Foto 33: O dia quase chegando ao fim.

Foto 34: Uma casa colonial em construção. Provavelmente alguma coisa já vai estar funcionando ali e aberta aos turistas no verão de 2012. Explico: muitas dessas casas não foram construídas originalmente nos Caminhos de Pedra. Foram construídas em outros lugares, desmontadas e reconstruídas ali. Algumas são novas, porém obedecendo o estilo arquitetônico colonial dos imigrantes italianos. Essa casa parece ser nova e as madeiras pintadas para parecer antiga.

Foto 35: O restaurante Nona Ludia.

Foto 36: Uma das portas de acesso ao Restaurante Nona Ludia.

Foto 37: A entrada principal do Restaurante Nona Ludia.

Foto 38: A pose dessa jovem senhorita que descansava em frente ao Restaurante Nona Ludia.

Obrigado por terem visto todas as fotos!

carca liked this post
renehass está en línea ahora   Reply With Quote

Sponsored Links

Old November 9th, 2011, 05:48 AM   #2
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1399

Itália?
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2011, 08:06 AM   #3
Bonja
Registered User

Likes (Received): 160

Mais um tread com a qualidade que é peculiar a todos o que você faz. Belos ângulos, belos lugares, belas fotos. O tom cômico ficou por conta da foto 8 com a mama...Geralmente estas gordinhas são sempre de bem com a vida. Eu tenho uma tia parecida com a senhora mostrada e damos risada...hahaha..Abraço,,
Bonja no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2011, 08:41 AM   #4
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1399

Essas "fat mamas" são as que melhor pilotam fogão. Minha avó materna é a versão nona delas, pense numa gringa alta (gringa significa italiana, segundo o vocabulário gauchês), grandona, de cabelos naturalmente claros e olhos azuis celeste, que ainda tem aquele sotaque italiano do norte do Vêneto, e age conforme tem direito todos os caricatos italianescos: tom de voz alto, essência colona, sabe cozinhar como ninguém e hipocritamente se mete na vida de todo mundo, sempre que possível criando uma briga para que depois todos estejam bem novamente sentados na mesa de 5 metros comendo uma macarronada caseira com suco de uva que ela tirou da própria parreira.

Em atitude, minha falecida avó materna não era diferente: ambas ficavam sempre em volta do seus fornos de barro, e não conseguiam abolir a necessidade de terem suas próprias hortas e galinhas. Ambas são filhas de italianos nascidos na Itália que viraram camponeses no Brasil. Mais baixa, de cabelos castanhos claros e olhos negros (iguais aos meus), minha avó paterna era aquelas legítimas italianas religiosas, da região de Milano, que apesar de baixas tinham filhos homens de quase dois metros e um vantajoso nariz. Mulher que carregou no sangue a tradição de produzir vinhos, embora não fossem tão saborosos os vinhos produzidos pela minha família. E qual o problema? Todos bebiam na mesa, brincavam, brigavam, gritavam e eram felizes!

Esse povo italiano, meio grosseiro, meio mal educado, meio hipócrita, que grita ao invés de falar baixo, que gosta de uma safadeza mesmo que jamais assuma ou deixe de lado sua postura pseudo conservadora. Povo que, acima de tudo, tem um coração farto, acolhe as pessoas como ninguém, valoriza a família acima de tudo, e esbanja (sim, esbanja!) no que possa proporcionar os sete pecados capitais. Povo caloroso, povo querido, povo brincalhão, povo emotivo, na minha opinião, a mais humana da culturas, que carrega todas as falhas, falcatruas e toda a humildade e a fraternidade que conseguir.

Apesar de ter um sobrenome português ornando meu nome (herança do meu avô paterno, de uma família tradicional de fazendeiros), e de uma rigidez, precisão e frieza herdada das vertentes germânicas, jamais vou conseguir esconder a cultura italiana a qual fui criado. Cresci num vilarejo de 500 habitantes formado por colonos italianos onde todos são parentes e sabem tudo da vida um do outro. Um vilarejo semi-rural, como essas comunidades das fotos. Local onde a maior festa chama-se "Festa da Polenta", em homenagem ao símbolo de sua culinária, regada a muito vinho! Cultura a qual me orgulho. E dá-lhe polenta!

Yuri Adachi liked this post

Last edited by FlicK; November 9th, 2011 at 08:51 AM.
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2011, 12:30 PM   #5
Tito
:)

Tito's Avatar

Likes (Received): 491

Essa rota é muito linda! Guardo boas lembranças de alguns desses lugares retratados, mas principalmente da Casa da Erva Mate. E se não estou enganado, almocei nesse restaurante das últimas fotos. Só sei que a comida estava deliciosa!

Parabéns, Rene!

Veja fotografias e informações sobre destinos e atrativos turísticos brasileiros no blog "O Brasil de Tito"

Acesse também e curta a Fanpage no Facebook

> > > Minhas fotos de cidades e lugares no Brasil | My photos from places and cities in Brazil < < <
Tito no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2011, 04:46 PM   #6
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Renê,
Nem sei eleger qual casa gosto mais. A da Ovelha é hors concours.A Casa das Massas é uma das mais simpáticas e aqueles cipestres dão mais elegância à ela. O restaurante Nonna Ludia é belíssimo por fora. E o que dizer das lojinhas de artesanato e vinhos? Deve dar vontade de levar de tudo.
Eu não conheço ainda esta estrada mas é um lugar onde eu passaria um dia inteiro sem querer ir embora já que ia conversar com as nonnas e seus filhos( e filhas) , ia querer provar de tudo que tivessem de típico e ficaria procurando detalhes em jardins, moinhos, portas , janelas etc.
Ainda bem que , em breve, verei tudo isto com meus próprios olhos. I can´t wait!!

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com

Last edited by Marcelo Olisa; November 9th, 2011 at 05:09 PM.
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old November 9th, 2011, 04:52 PM   #7
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
Essas "fat mamas" são as que melhor pilotam fogão. Minha avó materna é a versão nona delas, pense numa gringa alta (gringa significa italiana, segundo o vocabulário gauchês), grandona, de cabelos naturalmente claros e olhos azuis celeste, que ainda tem aquele sotaque italiano do norte do Vêneto, e age conforme tem direito todos os caricatos italianescos: tom de voz alto, essência colona, sabe cozinhar como ninguém e hipocritamente se mete na vida de todo mundo, sempre que possível criando uma briga para que depois todos estejam bem novamente sentados na mesa de 5 metros comendo uma macarronada caseira com suco de uva que ela tirou da própria parreira.

Em atitude, minha falecida avó materna não era diferente: ambas ficavam sempre em volta do seus fornos de barro, e não conseguiam abolir a necessidade de terem suas próprias hortas e galinhas. Ambas são filhas de italianos nascidos na Itália que viraram camponeses no Brasil. Mais baixa, de cabelos castanhos claros e olhos negros (iguais aos meus), minha avó paterna era aquelas legítimas italianas religiosas, da região de Milano, que apesar de baixas tinham filhos homens de quase dois metros e um vantajoso nariz. Mulher que carregou no sangue a tradição de produzir vinhos, embora não fossem tão saborosos os vinhos produzidos pela minha família. E qual o problema? Todos bebiam na mesa, brincavam, brigavam, gritavam e eram felizes!

Esse povo italiano, meio grosseiro, meio mal educado, meio hipócrita, que grita ao invés de falar baixo, que gosta de uma safadeza mesmo que jamais assuma ou deixe de lado sua postura pseudo conservadora. Povo que, acima de tudo, tem um coração farto, acolhe as pessoas como ninguém, valoriza a família acima de tudo, e esbanja (sim, esbanja!) no que possa proporcionar os sete pecados capitais. Povo caloroso, povo querido, povo brincalhão, povo emotivo, na minha opinião, a mais humana da culturas, que carrega todas as falhas, falcatruas e toda a humildade e a fraternidade que conseguir.

Apesar de ter um sobrenome português ornando meu nome (herança do meu avô paterno, de uma família tradicional de fazendeiros), e de uma rigidez, precisão e frieza herdada das vertentes germânicas, jamais vou conseguir esconder a cultura italiana a qual fui criado. Cresci num vilarejo de 500 habitantes formado por colonos italianos onde todos são parentes e sabem tudo da vida um do outro. Um vilarejo semi-rural, como essas comunidades das fotos. Local onde a maior festa chama-se "Festa da Polenta", em homenagem ao símbolo de sua culinária, regada a muito vinho! Cultura a qual me orgulho. E dá-lhe polenta!

Belo depoimento , Flickr! Eu sou neto de italianos por parte de pai e bisneto por parte de mãe e compreendo tudo que você descreveu . Infelizmente não conheci meus nonnos e nonnas mas tive tias solteironas que eram verdadeiras nonnas de seus muito sobrinhos e irmãos e eram bem parecidas com tudo que você falou das italianas. Cresci também com mesas fartas, vinho, cercado de flores e de plantas nos quintais e seguindo muitas tradições principalmente em dias festivos. Também desde cedo passei admirar tenores italianos e canções napolitanas ( as origens de meus ancestrais eram no Sul da Itália ainda que meu sobrenome seja mais freqüente na Lombardia e Piemonte). Também venho de mãe baixinha e tenho quase 1,90m. E herdei o gosto pela História que tanto cultivavam contando-nos histórias de guerra e de paz, de casas isoladas nas montanhas , de neve, de milhares de parentes que nunca conheci e que viveram bem antes de mim etc.
Ao ir à Serra Gaúcha, vou me sentir um pouco em casa , não na minha casa material mas sim na que se esconde dentro de mim construida em alguma curva no meu coração .

Last edited by Marcelo Olisa; November 9th, 2011 at 05:07 PM.
Old November 9th, 2011, 04:59 PM   #8
portoimagem-II
Forno Alegre

Likes (Received): 3223

Bah, não me canso de ver fotos desses lugares !

Pior que não conheço, estou louco pra conhecer mil coisas em Caxias, mil coisas em Bento, além de conhecer os cânions de Cambará.

Como sempre, o teu thread está ótimo, perfeito para ser degustado !
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2011, 03:08 AM   #9
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

FlicK, Bonja, Tito, Marcelo e Portoimagem-II:

Obrigado pela visita e comentários de vocês!
Old November 10th, 2011, 03:12 AM   #10
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post

Legal o teu depoimento, Rodrigo!

Tudo isso que você fala sobre as famílias italianas e seus costumes é realmente o que acontece por aqui.

Ah, e o vídeo com essas comidas italianas todas, que delícia! Deu vontade de comer polenta agora. kkkk
Old November 10th, 2011, 03:15 AM   #11
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Renê,
Nem sei eleger qual casa gosto mais. A da Ovelha é hors concours.A Casa das Massas é uma das mais simpáticas e aqueles cipestres dão mais elegância à ela. O restaurante Nonna Ludia é belíssimo por fora. E o que dizer das lojinhas de artesanato e vinhos? Deve dar vontade de levar de tudo.
Eu não conheço ainda esta estrada mas é um lugar onde eu passaria um dia inteiro sem querer ir embora já que ia conversar com as nonnas e seus filhos( e filhas) , ia querer provar de tudo que tivessem de típico e ficaria procurando detalhes em jardins, moinhos, portas , janelas etc.
Ainda bem que , em breve, verei tudo isto com meus próprios olhos. I can´t wait!!
Iihhh, Marcelo! Vamos ter que deixar um dia inteiro só para os Caminhos de Pedra, então. Você vai adorar entrar em cada uma dessas casas. A Casa da Ovelha é hors concours, mas a top de todas, na minha opinião, é a Casa da Erva Mate seguida pela Casa Strapazzon. Os próprios donos nos recebem em cada uma delas. E tem ainda a Casa do Tomate (que não aparece nessas fotos) onde a dona nos dá uma aula sobre a história dos Caminhos de Pedra. E depois comemos um excelente sorvete de tomate, é claro!
Old November 10th, 2011, 08:30 AM   #12
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Iihhh, Marcelo! Vamos ter que deixar um dia inteiro só para os Caminhos de Pedra, então. Você vai adorar entrar em cada uma dessas casas. A Casa da Ovelha é hors concours, mas a top de todas, na minha opinião, é a Casa da Erva Mate seguida pela Casa Strapazzon. Os próprios donos nos recebem em cada uma delas. E tem ainda a Casa do Tomate (que não aparece nessas fotos) onde a dona nos dá uma aula sobre a história dos Caminhos de Pedra. E depois comemos um excelente sorvete de tomate, é claro!
Enfim, o lugar vale uma longa visita!
e eu estou aguado com esse sorvete de tomate que nem imagino que gosto tem já que , no mínimo, jogam açúcar nele e não sal.... haha...

Old November 10th, 2011, 12:32 PM   #13
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 206

Muito bom Rene!
Pra mim, que sou descendente italiano é um prazer ver essas fotos, esses "detalhesinhos" que nos lembram a cultura dos imigrantes italianos aqui no RS.
Realmente a foto da "mama" foi bem ilustrativa. Traz à memória as barulhentas e fartas reuniões de família.
A rota é belíssima! Preciso conhecer!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old November 10th, 2011, 01:04 PM   #14
O Poti
chocolate better than sex

O Poti's Avatar

Likes (Received): 953

Que lugares lindos, parecem cenários de filmes, aliás, poderiam perfeitamente ser.
Old November 10th, 2011, 03:35 PM   #15
Déa_
^.^

Déa_'s Avatar

Lindo thread, Rene ! É um lugar para se apaixonar à primeira, segunda e muitas vistas...

Adoro o sobradinho onde fica loja de postais ( como aqueles que vc me deu) ! Minha preferida desde o outro thread ! Também adoro as ovelhas, lógico, e os cãezinhos !

Tantos lugares lindos ! Muito obrigada por compartilhar !!

bjks
Old November 11th, 2011, 03:08 AM   #16
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Muito bom Rene!
Pra mim, que sou descendente italiano é um prazer ver essas fotos, esses "detalhesinhos" que nos lembram a cultura dos imigrantes italianos aqui no RS.
Realmente a foto da "mama" foi bem ilustrativa. Traz à memória as barulhentas e fartas reuniões de família.
A rota é belíssima! Preciso conhecer!
Obrigado, Santoangelense. Vai mesmo um dia conhecer essa rota. Essa região ainda carece de ser mais divulgada. E você não vai se arrepender de ir até lá.

Quote:
Originally Posted by O Poti View Post
Que lugares lindos, parecem cenários de filmes, aliás, poderiam perfeitamente ser.
E já foram, Poti. Pelos menos de novela e de minissérie.

A minissérie “Decamerão” foi filmada aqui nos Caminhos de Pedra. Uma daquelas novelas da Globo cheia de italianos (acho que Terra Nostra) teve cenas filmadas aqui. Volta e meia, essa região aparece em algum Globo Repórter, embora eles não citem o nome da rota.

Quote:
Originally Posted by Déa_ View Post
Lindo thread, Rene ! É um lugar para se apaixonar à primeira, segunda e muitas vistas...

Adoro o sobradinho onde fica loja de postais ( como aqueles que vc me deu) ! Minha preferida desde o outro thread ! Também adoro as ovelhas, lógico, e os cãezinhos !

Tantos lugares lindos ! Muito obrigada por compartilhar !!

bjks
Obrigado, Déa!

Todas essas casas têm um “varejo”, onde eles vendem produtos locais e cartões postais. Eu acho que os postais que eu te enviei foram comprados no varejo da Casa da Erva Mate.

Um beijão!
Old November 11th, 2011, 03:09 AM   #17
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Enfim, o lugar vale uma longa visita!
e eu estou aguado com esse sorvete de tomate que nem imagino que gosto tem já que , no mínimo, jogam açúcar nele e não sal.... haha...
Aí vão as fotos do dito-cujo como “teasers”, Marcelo:

Além do sorvete, você pode encontrar outras coisas como sabonete de tomate, xampú de tomate, creme hidratante de tomate. Não me lembro direito de também há refrigerante de tomate.
Old November 11th, 2011, 03:21 AM   #18
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 1497

Ha, não é de se cansar mesmo em um lugar desse. Lugar bucólico e nostálgico! Dá até pra esquecer que na vida temos compromissos e deveres.

Valew, renehass. Belas fotos.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old November 11th, 2011, 04:24 AM   #19
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Ha, não é de se cansar mesmo em um lugar desse. Lugar bucólico e nostálgico! Dá até pra esquecer que na vida temos compromissos e deveres.

Valew, renehass. Belas fotos.
Obrigado, Lucas! Acho que você disse uma coisa bem certa: ali a gente (facilmente) consegue esquecer um pouco dos nossos deveres e compromissos da vida de tão encantados que ficamos com o lugar.
Old November 11th, 2011, 10:45 AM   #20
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Quote:
Originally Posted by renehass View Post
Aí vão as fotos do dito-cujo como “teasers”, Marcelo:

Além do sorvete, você pode encontrar outras coisas como sabonete de tomate, xampú de tomate, creme hidratante de tomate. Não me lembro direito de também há refrigerante de tomate.
Eu sou o tipo que quando vai como viajante em outros lugares, gosta de provar tudo que é típico. Pode ter certeza que vou provar este sorvete de tomate nem que seja pra fazer careta depois igual fiz ao comer um falafel em Nova York , vendido por judeus nas ruas e com o detalhe de ter ervas amargas. De vez em quando quebro a cara com as coisas que provo e , em outras, tenho gratas surpresas.

Reply

Tags
brasil, rio grande do sul

Thread Tools

Posting Rules