|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#1 |
|
lê-se: "FÚRRIÊ!"
Likes (Received): 173
|
Holambra/SP: ou Holanda-América-Brasil!
Sim, as palavras Holanda, América e Brasil formaram o nome de Holambra, originária de uma colônia de holandeses que migraram para o Brasil durante o período do pós- II Guerra Mundial, mais precisamente em 1948, onde adquiriram fazendas para o cultivo de hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e flores. Está localizada na região das cidades que se situam no cinturão do entorno de Campinas, interior de São Paulo.
Tenho muitas fotos, e vou colocando-as aos poucos. Como sempre dou um giro pela cidade mas em Holambra parei, visitei o Museu da Imigração Holandesa e almocei no restaurante de um ex-aluno meu. Como sempre também, não é um thread sobre origem, economia e detalhes da cidade. Tais detalhes podem ser encontrados... aqui! > www.prefeituraholambra.com.br/ Ou aqui! > http://pt.wikipedia.org/wiki/Holambra Holambra é conhecida, creio que nacionalmente, por ser a “cidade das flores”, pois sua produção é enviada para todo o país e muitos países do exterior e cujo principal comprador é a própria Holanda. Ela ficou também muito conhecida, tempos atrás por gerar, aperfeiçoar e produzir essa flor multicolorida aqui: Fonte: biologados.com.br Aqui vocês podem ver melhor: http://www.baixaki.com.br/papel-de-p...m-holambra.htm Localização de Holambra no contexto do ESP: Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheir...p_Holambra.svg Mas vamos às fotos. Todas são de minha autoria, portanto não são lá aquelas coisas..rsrsrs! 01. Caminho para Holambra: para quem vem do interior, seguimos pela Rodovia Anhanguera – SP-330 até as proximidades de Campinas. image hosted on flickr ![]() 02. Antes de se chegar em Campinas, no bairro Aparecidinha, pegamos o trevo e adentramos outra rodovia: Dom Pedro I – SP 065. image hosted on flickr ![]() 03. Estando na Dom Pedro I, pegamos outro trevo para a rodovia no sentido Jaguariúna, Mogi Mirim, Mogi Guacú, a Rodovia Adhemar de Barros, SP-340. Nessa tomem cuidado: tem mais radar que titirica no mato!! Rsrsr! Fique esperto! image hosted on flickr ![]() 04. Enfim, depois de rodar bem, o trevo para Holambra!! image hosted on flickr ![]() 05. Um dos portais de Holambra! Estamos chegando! image hosted on flickr ![]() 06. A cidade causa muito boa impressão logo no início: largas avenidas muito bem cuidadas. image hosted on flickr ![]() 07. Um Carrefour, com alguma homenagem à colonização holandesa. image hosted on flickr ![]() 08. Mais à frente, outras avenidas. Notei que a cidade é extremamente arborizada. image hosted on flickr ![]() 09. Notei que os lotes são bastante generosos, sempre próximos aos 700m2.Também comecei a percerber a ausência em quase toda cidade, de muros frontais às casas. Adotam outras soluções que vocês verão aqui. image hosted on flickr ![]() 10. Alguns lotes são bem maiores do que 700m2 Boas casas, sem muros frontais. image hosted on flickr ![]() 11. Circulando pelos bairros notei também a forte tendência a edifcios de partido arquitetônico horizontal. Nada muito verticalizado. image hosted on flickr ![]() 12. Outra area da cidade. Residência generosas. Não há propriamente um bairro rico, um bairro pobre. Possuem mais ou menos o mesmo padrão. Tenho muitas fotos, coloco apenas algumas. A imensa maioria, sem muros frontais.. image hosted on flickr ![]() 13. Por vezes encontramos edificações mais ao estilo moderno, mas sempre optando pelo partido arquetônico horizonal. A cidade, com isso é bem ampla e espaçada. E a maldita fiação enfeiando as cidades brasileiras. image hosted on flickr ![]() 14. Mais ruas, mais residências. image hosted on flickr ![]() 15. Outra area da cidade com um lago. Nós circundaremos esse lago para o lado mais nobre do outro lado. image hosted on flickr ![]() 16. Essa avenida circunda o lado em seu lado oeste. Bem bonitinha. Notem as plaquinhas em formato de tulipas (que também lá são produzidas). image hosted on flickr ![]() 17. Aqui é perto do Voeling, um dos maiores mercados de flores do mundo. Mas não fui lá não, pois não era meu objetivo nesse passeio. Edificações simulacros... Tá mais pra parque temático...rsrsrsr!! image hosted on flickr ![]() 18. Aqui o padrão do arruamento e ajardinamento já sobe. Notem os espaços verdes antes das residências. image hosted on flickr ![]() 19. Outro marco de entrada da cidade em outro lado…d e lá de cima da para ter uma vista da cidade, mas estava fechado...raios!!!!! image hosted on flickr ![]() 20. Esse tréco é grande pra caramba.. quase não dá para pegar de perto... image hosted on flickr ![]() 21. Mas pelo menos é muito bem mantido e cuidado. image hosted on flickr ![]() 22. Outra do lugar.. casal de holandesezinhos.. quitch.. no entando, o pequeno moinho é bem bonitinho e ultra conservado. image hosted on flickr ![]() 23. Olhem alí na frente. É onde começa a cidade, desse lado. image hosted on flickr ![]() 24. Mais perto onde começa a cidade. Boa solução dessa espécie de residencial Cerca verde no lugar de muros. image hosted on flickr ![]() 25. Proibido buzinar, sera que vai ter que desenhar??? Rsrsrsrs Uma das avenidas de entrada da cidade, do lado contrário que entrei. image hosted on flickr ![]() 26. Calçada pública nesse bairro bem legal! Aqui uma das casas, tudo muito arejado e lotes maiores ainda. image hosted on flickr ![]() 27. Na frente dessa casa ví um baita lagarto!!!! Fotografei. Caso sobre tempo subo a foto! Rsrsrs! Pessoal aqui é meio fanático por moinho. Tem por todos os lados..rsrsrs! image hosted on flickr ![]() 28. Aqui entrada de um residencial que, creio, é para os brasucas-holandeses... image hosted on flickr ![]() 29. Mais à frente, um edifício de services públicos, não me recordo bem qual a secretaria. image hosted on flickr ![]() 30. A cada determinado trecho dessa avenida 9 (algumas outras), existem bolsões para estacionamento. image hosted on flickr ![]() 31. Paço Municipal e ao lado tem um Pronto Socorro. image hosted on flickr ![]() 32. Mais um órgão público municipal. Não me perguntei o que é. Não me recordo..rsrsr! Tudo muito ajardinado. image hosted on flickr ![]() 33. Outro lado daquele lago no início. Acho que é umparque municipal, pois havia ciclovia e espaço pars caminhada. image hosted on flickr ![]() 34. Muito interessante. Não sei como é a organização do espaço, mas essa foto é perto da área central e nota-se que existem muitos terrenos vazios. Mas nada de mato. image hosted on flickr ![]() 35. Outro bairro. Para variar, mais moinho. Já encheu o saco!! Hahahah!! image hosted on flickr ![]() 36. Pronto chegamos na região central! Aqui vários restaurantes, lojas, etc... à frente o Casa Bela, restaurante de um ex-aluno meu. Objetivo de miha visita! Visitar ex-alunos! image hosted on flickr ![]() 37. Dividido em dois ambientes. Um no estilo refeião à la carte, outro com refeição em Buffet. Entrada do à la carte. image hosted on flickr ![]() 38. Muito bonito e bem decorado por dentro. Recomendo!! Rsrsrsr!! image hosted on flickr ![]() Na realidade ficamos muito felizes quando vemos ex-alunos progredindo em seus negócios! Sempre que possível eu os visito. Afinal, aluno é sempre aluno!! 40. Depois de um belo almoço ( e belo desconto..rsrsr), dei um giro pelas redondezas com minha esposa e filha. Mais restaurantes à frente, que também devem ser bem bons, pelo movimento. image hosted on flickr ![]() 41. Haha! Tenho foto mais próxima dessa senhora e sua bike. Pelo que vi, descendentes de Holandeses também são fãs de bike. Tem por toda cidade.. image hosted on flickr ![]() 42. Aproveitando essa é a galeria que ela estava passando pela frente. image hosted on flickr ![]() 43. Outro restaurante. Esse tem um belo lago com carpas! Tenho mais fotos delas. image hosted on flickr ![]() 44. Na janela de um pub, eis que surge!!!!! O tão falado, famoso e gostoso Guraná Jesus, produzido no Maranhão!!!! Pena que eu já tinha almoçado e estava com o estômago cheio. Mas as latinhas estavam vazias. Lá dentro, bem guardadas, estavam as cheias. Hehehe! image hosted on flickr ![]() 45. Outra galeria parente da primeira. image hosted on flickr ![]() 46. Perto do centro esse espaço separado por tachões me chamou a atenção. Lá vem o triciclo! image hosted on flickr ![]() 47. Mais casas sem muro. Apenas cerca viva. Deveria ser lei isso. image hosted on flickr ![]() 48. Notem a profusão do verde nas ruas da cidade. E as placas tulipa. Bom, hora de volar para o carro! image hosted on flickr ![]() 49. Mais uma vez passando pelo restaurante. E da-lhe moinho!! image hosted on flickr ![]() 50. Indo para outro lado, um espaço para eventos. image hosted on flickr ![]() 51. Mais para frente, outro Carrefour. Sempre bem mantido. Claro que a fiação tinha que marcar presença. image hosted on flickr ![]() 52. Em outro bairro, mais um restaurante. Existem muitos pela cidade. image hosted on flickr ![]() 53. Mais um bairro, mais verde. Não me recordo de qual local, precisamente, é essa foto. image hosted on flickr ![]() 54. Uma última foto dessa avenida de entrada. image hosted on flickr ![]() 55. Bye, bye Holambra, o portal de entrada, por onde viemos, laaaaá na frente.Agora é pegar novamente as SP-340, 065 e 330 e voltar para a casa. De barriga cheia é claro! image hosted on flickr ![]() No geral a cidade me causou boa impressão, tudo muito limpo, generosidade nas áreas verdes e no parcelamento do solo. Ela se emancipou só no início da década de 1990, mas também é superaviária, gerando muito mais impostos para o governo, do que recebendo. A parte que, para mim, é mais importante, postarei depois, contando o histórico da colonização, mostrando fotos do Museu do Imigrante, onde vocês conhecerão algumas das famílias fundadoras de holambra, seus tratores originais e até as visitas que os reis e rainhas da Holanda fizeram na cidade, em diferentes ocasiões! Abração!
Last edited by Fourier; November 19th, 2011 at 04:25 AM. |
|
|
|
|
|
#2 |
|
De um rincão distante
Likes (Received): 89
|
Para mim a cidade de Holambra exibe um tipo de urbanismo muito bonito e agradável, qual seja, casas com extensos jardins e sem muros altos em frente, além de calçadas públicas com faixa gramada e ajardinada, a exemplo do que fora retratado nas fotos 25, 26 e outras.
Gostei de ver as galerias comerciais sem aquelas placas ou outdoors grandes que infestam a maioria das cidades brasucas. As mostradas nas fotos contém placas pequenas com o nome do comércio, tudo bem padronizado - muito bom isso. Por fim, a cidade é muito bem arborizada e tem belos parques. Gostei demais do belo passeio que nos proporcionou com esse thread
Alagoas - Rodovia Transbrasiliana - Presidente Epitácio(SP) - Maringá Curitiba - Morretes(PR) - Presidente Prudente (SP) Last edited by Urbano Prudente; November 19th, 2011 at 06:10 AM. |
|
|
|
|
|
#3 | |
|
|
Quote:
Holambra também ficou conhecida por começar a cultura da tulipa no brasil, em 1988! Hoje as exporta para Europa e Asia. Tulipas de Holambra. A vermelha é mais conhecida, mas existem outras cores. ![]() Fonte: http://www.flores-online.com/flores/...ltivo-tulipas/ Nesse mesmo link da foto tem uma boa explicação da tal da Tulipa. Muito obrigado pela visita! Abração!
Last edited by Fourier; November 19th, 2011 at 05:10 AM. |
|
|
|
|
|
|
#4 |
|
.
Likes (Received): 459
|
Muito agradável, verde e bem cuidada. De certa forma me surpreendeu, o pouco que tinha visto de fotos era sempre de umas construções muito fakes tipo a 17, parecia que a cidade resumia-se a isso. Gostei de ver todos esses bairros residenciais e avenidas bem cuidados, sem horrendos muros. A cidade parece ter um padrão muito bom.
|
|
|
#5 |
|
Registered User
Likes (Received): 279
|
Linda cidade, mais uma na minha lista das que devo visitar no interior de Sampa.
Se o sistema solar foi criado por uma colisão estelar acidental, então o aparecimento da vida orgânica neste planeta foi também um acidente, e toda a evolução do Homem foi um acidente também. Se é assim, então todos nossos pensamentos atuais são meros acidentes. Mas se os pensamentos são meros subprodutos acidentais, por que devemos considerá-los verdadeiros? Não vejo razão para acreditarmos que um acidente deva ser capaz de me proporcionar o entendimento sobre todos os outros acidentes. C. S. Lewis |
|
|
|
|
|
#6 |
|
Paranavaiense/Curitibano
Likes (Received): 107
|
Fiquei impressionado com Holambra.
Urbanismo muito bom e muito verde. |
|
|
|
|
|
#7 |
|
Registered User
Likes (Received): 113
|
Adorei a organização de Holambra. Engraçado que quando se fala na cidade obrigatoriamente mostra-se esse Mercado das Flores, e outras alegorias. Felizmente você nos mostrou um lado diferente da cidade, Fourier.
Holambra surpreende pelo bom estado dos equipamentos públicos, das praças, parques, das ruas gramadas e arborizadas. Esse detalhe da dimensão e orientação dos lotes eu havia observado quando explorei a cidade no GSV e no GE. E essa marca holandesa do local é no mínimo pitoresco. Um dia irei desbravar esses lados de São Paulo. Holambra será parada certa. Obrigado pelas fotos, Fourier! Abraços!
|
|
|
#8 | |||
|
|
Quote:
Sempre que temos uma imagem de Holambra, aparecem imagens dos poucos fakes, rumando para o kitch. A realidade é diferente. Creio que 90% da cidade não segue esse padrão. Ele está mais nas obras públicas, que busca dar uma “marca” holandesa. Os imigrantes, no entanto não seguem esse modelo. Ao contrário da corrente migratória de final do século XIX, que veio ao Brasil, reproduzindo a forma de construção de seus países de origem, mesmo em um lugar com características climáticas muito distintas, os holandeses vieram, observaram a forma de construir dos brasileiros e meio que adaptaram à sua forma de construir. Claro que sabiam que a forma holandesa de construir não seria o ideal para nosso clima. Então você vê que em muitas casas existe a opção da casa horizontal avarandada, arquetípica solução brasileira. Na realidade a maioria das residências segue a opção da extensa varanda. Aliando isso ao terreno de dimensões avantajadas, o resultado final é bastante satisfatório e apropriado ao nosso clima. E isso ocorre desde que chegaram. Você poderá observar isso desde o início da colonização nas fotos que colocarei. Abração! Quote:
Quando tiver um tempo nos visite. O povo do interior é bem hospitaleiro e tenho certeza que você vai se sentir bem aqui. E não esqueça de conhecer meu pequeno burgo, Águas de São Pedro! Eu mesmo tive vários alunos de Pernambuco e muitos deles tenho contato até hoje e se tornaram grandes amigos! Abração! Quote:
Particularmente eu gostei da proporção de áreas verdes em relação ao espaço dos edifícios. Talvez por ser uma cidade relativamente nova, também fizeram as avenidas, ruas, alamedas bastante mais amplas do que o comum de nossas cidades. Como já havia dito, acho importante que tenham observado nosso modo de construir e adaptado ao seu modo. Ficou uma coisa híbrida mas de excelente solução e o resultado final foi de casas bem arejadas. A não existência de muros frontais já dá um aspecto bem melhor, sobre a percepção do modelo urbano que foi seguido. Eu achava o fato de comentarem que se fala muito holandês, um pouco exagerado, mas na realidade é isso mesmo. Ví muito gente, no próprio restaurante, conversando em um dialeto que deveria ser algo originário de lá. As fotos do museu darão uma boa idéia de como se procedeu a imigração. Abração!
|
|
|
|
|
#9 | |
|
|
Quote:
Como já falei antes, você será muito bem vindo aqui na nossa roça!! Então apareça por aqui! Promessa é dívida, hein!!?! ![]() Só te lembro que aqui não tem praia!! Mas tem muitos riozinhos, corregos, lagos e cachoeiras que fazem a festa do povo! Não tem mar azul como Bombinhas, mas a gente vai se virando.![]() Voltando ao tema, no geral também achei o urbanismo de Holambra bem legal. Um detalhe que não falei é que o povo da cidade é bastante trabalhador. Já passei alguams vezes na rodovia ao lado e, em plena madrugada, via as luzes dos tratores a todo o vapor nos campos. Isso era perto das 3h30 da manhã. A exportação de flores deve dar um bom retorno à cidade! Abração, estimado Ice!
|
|
|
|
|
#10 | |
|
Registered User
Likes (Received): 279
|
Quote:
Vou começar a procurar threads de Águas de São Pedro. Até mais!
Se o sistema solar foi criado por uma colisão estelar acidental, então o aparecimento da vida orgânica neste planeta foi também um acidente, e toda a evolução do Homem foi um acidente também. Se é assim, então todos nossos pensamentos atuais são meros acidentes. Mas se os pensamentos são meros subprodutos acidentais, por que devemos considerá-los verdadeiros? Não vejo razão para acreditarmos que um acidente deva ser capaz de me proporcionar o entendimento sobre todos os outros acidentes. C. S. Lewis |
|
|
|
|
|
|
#11 |
|
Rodrigo A. de Paula
Likes (Received): 1186
|
Estive em Holambra em 1995, na época do ExpoFlora. Gostei muito de lá.
Não é possível fazer um debate sério no Brasil. Em tudo, sempre tem alguém que leva ao partidarismo, como se partido político fosse time de futebol... Facebook: www.facebook.com/rodrigoalvesdepaula/Twitter: @RodrigoAlPaula/Blog: Assuntos Bem Diversos
|
|
|
|
|
|
#12 |
|
Registered User
Likes (Received): 290
|
Certa vez, um telejornal disse que Holambra é "uma ilha de tranquilidade no interior de São Paulo". Conferi e confirmei nestas fotos.
|
|
|
|
#14 |
|
Registered User
Likes (Received): 258
|
Linda cidade, adorei.
|
|
|
|
|
|
#15 |
|
Baiano sim senhor!
Likes (Received): 383
|
A cidade é linda e bastante arborizada, gostei!
|
|
|
|
|
|
#16 |
|
Registered User
Likes (Received): 37
|
A cidade é linda, limpa, arborizada e as casas bonitas e amplas. O verde é uma das marcas do lugar.
Achei muito interessante a foto das flores multicoloridas, até parecem artificiais. Tudo neste thread está muito bonito. Tread com a qualidade Fourier. Parabéns!
Patos-PB, "Capital Nordestina do Calçado e do Couro". Disse Jesus: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida" (João 14:6). Visite Patos/PB Uma pérola sertaneja. ouhttp://www.skyscrapercity.com/showth...76624693:nuts: Last edited by Antoniogran; November 19th, 2011 at 06:00 PM. |
|
|
|
|
|
#17 |
|
BANNED
Likes (Received): 0
|
Boas fotos!
Holambra me surpreendeu. Já sabia da boa fama da cidade, mas não esperava que fosse tão ajeitadinha e tivesse um urbanismo assim! Gostei do estilo dos restaurantes, das casas, das áreas públicas, de tudo. É muito bem cuidado! Dá pra ver que não só a prefeitura, como também os moradores parecem fazer questão de deixar tudo nos conformes! É um exemplo para outras cidades brasileiras! |
|
|
|
|
|
#18 |
|
Registered User
Likes (Received): 13
|
Linda cidade!
Já comprei muita planta produzida ae. |
|
|
|
|
|
#19 | |||
|
|
Quote:
Será muito bem vindo por aqui! ABração! Quote:
Abração! Quote:
Eu tirei as fotos em um sábado e mesmo assim a cidade estava tranquila. Dizem que é assim a semana toda! Também gosto de lugares tranquilos! Certamente você gostará de visitar! Quando tiver um tempo.. manda ver! Abração
|
|
|
|
|
#20 | |
|
|
Quote:
Ao vivo é mais bonito, como você deve ter conferido! Abração e muito obrigado, amigo! Muito obrigado, jguima! Quanto tiver um tempo, certamente é um lugar a ser visitado. Assim que tenha um tempo posto fotos do Museu da Imigração, muito legal! Abração! Que honra ter a visita do Cerrado, um dos foristas mais tradicionais do SSC! Muito obrigado, cerrado! Aquele abraço para a Terra Boa!
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|