daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina



Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.


Reply

 
Thread Tools
Old November 21st, 2011, 06:47 PM   #1
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Sarandi - PR (RM de Maringá)

**ESSE THREAD SERÁ USADO PARA PROJETOS E NOTICIAS DA CIDADE DE SARANDI E TUDO O QUE FOR RELACIONADO A REGIÃO METROPOLITANA DE MARINGÁ.




Historia de Sarandi


Em uma área extensa de 103.226km², uma população estimada em 82.842 habitantes (IBGE) e um maravilhoso clima subtropical, está situada a cidade de Sarandi, na região norte central do estado do Paraná.
Sarandi é uma das várias cidades fundadas pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. A fundação ocorreu no dia 10 de maio de 1947, com a venda de lotes da área urbana. Antes, porém, já se encontravam na área rural diversos moradores que desbravaram a terra, formando as primeiras lavouras de café
.
A boa qualidade da terra atraía cada dia mais e mais famílias. Os primeiros moradores que se estabeleceram com suas famílias em Sarandi foram: Shigueaki Hayashi, Jiró Watanabe, Mario Morige Watanabe, Irineu Gonçalves Aguiar, Antonio Ferreira, Antonio Volpato, Claudemiro Lanaro e Masami Koga, que muito contribuíram para o progresso e desenvolvimento da localidade.

Através da Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro 1951, Sarandi tornou-se Distrito Administrativo de Marialva.
Em 1966, foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Sarandi, através da Lei Estadual n° 5311/66.
A expansão urbana tornou-se acentuada a partir de 1974, quando a construtora Vicky Ltda iniciou a venda de lotes urbanos. O sucesso dessas vendas viabilizou a abertura de novos loteamentos e consequentemente o crescimento.

Planejamento inicial de Sarandi pela Compania de melhoramentos: (Ficou só no centro, infelizmente)




Gentílico
(Forma de tratamento) Sarandiense

Formação Administrativa
Pela Lei Estadual n° 790, de 14 de novembro 1951, Sarandi tornou-se Distrito Administrativo de Marialva.
Em 1966, pela Lei Estadual n° 5311/66 foi criado o Distrito Administrativo e Judiciário de Sarandi.
Em data de 14 de outubro de 1981, pela Lei n° 7502, Sarandi foi elevado à categoria de município. A instalação do Município ocorreu em 1 de fevereiro de 1983.


VISÃO GERAL DA CIDADE:



Sarandi aérea 2010 wikimapia



1-

2-

3-

4-

5-

6-

7 -

7.1 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 -

13-
CPA

14 -

15 -

16 -

17 -

18 -

19 -

20 -

21 -

22 -

23 -

24 -

25 -

26 -

27-

28-

29 -

30 -

31 -

32 -

33 -

34 -

35 -

36 -

37 -

38 -

39 -

40 -

41 -

42 -


Trabalhando em conjunto através de uma administração centralizada, a CPA passou a ser responsável por todas as etapas de comercialização dos produtos de seus Acionistas, da usina até o distribuidor ou importador, inclusive na emissão de warrants e certificados de armazenagem. Devido a toda esta responsabilidade e com objetivo de facilitar os processos de negociação com os clientes e agilizar os processos burocráticos, foi criada a CPA International Trading Ltd, para administrar a exportação aos diversos mercados mundiais.


Considerações finais

A construção civil em Sarandi vem crescendo absurdamente, registrando agora tendencia a verticalização.
Vários bairros Sarandienses tem se valorizando muito rapidamente, com preços comparados até mesmo aos grandes centros urbanos, e a cidade vem atraindo pessoas da classe média de toda a região, que optam por morar em Sarandi, acreditando no futuro promissor da cidade, além do custo de vida ser mais barato. Vê-se construções de médio e também de alto padrão em diversos bairros.
Infelizmente o contrário ainda ocorre, pessoas humildes acabam morando na periferia, em bairros com graves problemas socioeconômicos e de falta de infraestrutura. Problema esse não só de Sarandi.
Grandes projetos a médio/longo prazo deverão acelerar o processo de desenvolvimento da cidade, que já vem acontecendo a grandes passos. Há projetos de viadutos na rodovia, contorno sul para ampliar as áreas industriais, abertura de parques industriais, entre outros.



Algumas Curiosidades:

*Na década de 1940, o Patrimônio Sarandi já contava com 40 grandes familias espalhadas em pequenos sítios, e dispunha de 2 assentamentos disponíveis para ocupação urbana. Um fundado pela Companhia de Melhoramentos com lotes urbanos de 560 a 600m², e outro povoado chamado “Vila Vera Cruz” com lotes de 1000², situado no final da Estrada Maringá (Atual Cemitério Municipal), que também eram conhecidos como “quilômetro 118” e “quilômetro 115” respectivamente. Os familiares da família Volpato e Zanin improvisaram uma sala para alfabetizar os filhos dos moradores, e a professora Izabel Fleyz (in memorian), foi convidada a ser a primeira professora leiga de Sarandi

*Em 1942, houve a grande expansão dos trilhos da ferrovia atravessando Terras Sarandienses

*Em 1961, o Sr. Sebastião Cancio de Oliveira funda o Sarandi Esporte Clube

*Após a geada de 1975, e sem ajuda governamental, a cafeicultura entrou em queda. O Patrimônio Sarandi passou a ser predominantemente urbana, e em 1976 o crescimento demográfico do Patrimônio de Sarandi tem seu marco. O incremento via mercado imobiliário e de prestação de serviços elevou significativamente a arrecadação da localidade, e então surge o “boom” demográfico, a população urbana que representava 28% na década de 70, passou para 90,57% na década de 80.

*Em 1979 houve o desmembramento da Capela ligada à Paróquia São José Operário de Maringá, para a instalação e fundação da Paróquia de Nossa Senhora das Graças na praça ipiranga no centro.

*Em novembro de 1979, através da Resolução no. 42/81, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná designou a data de 19 de março de 1981 para a realização de um plebiscito junto à população que votou favoravelmente à emancipação política. Em 14 de outubro de 1981, o governador sancionou a Lei no. 7502 que elevou Sarandi a município. O primeiro prefeito, Júlio Bifon, foi eleito pelo voto direto em 15 de novembro de 1982 e empossado com a instalação do município em 01 de fevereiro de 1983 (permanecendo até 1988) tendo sido reeleito para o mandato de 1997 a 2000.

*Em 2001, Sarandi ganha o titulo de “Capital Folclória e Turística da Festa de Santos Reis”, através da Lei Nº. 13.296 de autoria do ex Deputado Estadual Ricardo Maia, conquistado pelo pioneiro da cidade, José Lazaro. No município acontece o Festival Regional de Folia de Reis há 27 anos todo o último domingo de janeiro, sendo considerado um dos maiores do estado do Paraná.

*Em sua zona rural, possui diversificada hortifruticultura, possui gado leiteiro e grande produção de aves de corte e ovos. Algumas propriedades se estruturaram para receber pessoas, como é o caso do Pesqueiro e Restaurante Rural 7 Lagoas, a Fazenda Santa Juliana no agroturismo, com criação de peixes, alambique, empório para venda de seus produtos, como: melado, rapadura, suco de uva e outros.

*Na prestação de serviços desponta-se com facção de roupas, móveis sob medida, mecãnicas e tornearias. Além de vasta quantidade de profissionais de nível superior, principalmente na área de saúde.

*A Casa da Cultura, o Ginásio de Esportes, o Mural Histórico, a Cápsula do Tempo (onde estão armazenados os primeiros 25 anos de vida do Município como: fotos, cartas e objetos em geral com a previsão de abertura nos 50 anos quando Sarandi irá completar Jubileu de Ouro) e o comércio competitivo mostra um avanço bastante grande.

*A partir de 2010, Sarandi se destaca como a “Capital dos Blogs”, em virtude da quantidade e qualidade de blogs polêmicos e formadores de opinião que vem surgindo, que pelo freqüente acesso e participação da população em geral, vem ganhando espaço nas rádios locais, servindo de base jornalística para programas de TV locais e regionais.
__________________

WalterDy liked this post

Last edited by pepato; July 11th, 2013 at 12:26 AM.
pepato no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links
 
Old November 21st, 2011, 06:59 PM   #2
rodolfosevero007
Morpheus
 
rodolfosevero007's Avatar
 
Join Date: Oct 2010
Location: SP (Em Breve)
Posts: 390
Likes (Received): 0

Parabéns pelo seu trabalho pepato, admiravel e digno, apesar dos problemas sociais que sarandi vem enfrentando e principalmente enfrentou nos ultimos anos vejo que saiu muita coisa boa por la, certamente a cidade irá se desenvolver muitos nas proximas decadas junto com maringá e terá o cuidado que merece.

Espero que voce seja o representante de sarandi aqui do scc e sempre que sair algum lançamento la coloque aqui para que agente saiba, novamente parabéns pelo seu trabalho continue assim!
rodolfosevero007 no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 07:10 PM   #3
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Quote:
Originally Posted by rodolfosevero007 View Post
Parabéns pelo seu trabalho pepato, admiravel e digno, apesar dos problemas sociais que sarandi vem enfrentando e principalmente enfrentou nos ultimos anos vejo que saiu muita coisa boa por la, certamente a cidade irá se desenvolver muitos nas proximas decadas junto com maringá e terá o cuidado que merece.

Espero que voce seja o representante de sarandi aqui do scc e sempre que sair algum lançamento la coloque aqui para que agente saiba, novamente parabéns pelo seu trabalho continue assim!

Obrigado mesmo!
Sarandi ainda tem muitos problemas a serem resolvidos, muitas feridas do passado para serem curadas. Mas creio que nessa década a cidade terá o que merece. Detalhe que todas essas obras foram desse ano. Abraço e manterei meus irmãos maringaenses atualizados a respeito do desenvolvimento de Sarandi.
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:12 PM   #4
MBBV84
Registered User
 
MBBV84's Avatar
 
Join Date: Aug 2008
Location: Região Metropolitana de Maringá
Posts: 1,001
Likes (Received): 42

Parabéns pepato pelo thread muito bom mesmo andou bastante pela sua cidade hein que diga-se de passagem vem crescendo e se desenvolvendo muito nesses últimos anos... Sarandi pra quem conheceu na década de 80/90 é outra cidade, no entanto, que ainda sofre pelo esquecimento de Maringá para com a RMM, exemplo: Contorno Norte de Maringá que deixará a BR 376 em Sarandi ainda mais caótica.

Ps. Coloque no título que Sarandi (RM de Maringá) pro pessoal saber onde se localiza exatamente e uma foto do mapinha do Wikipedia e a altitude da cidade.

Abraçosss
MBBV84 no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:20 PM   #5
Lucas Souza RF
Registered User
 
Lucas Souza RF's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Regente Feijó-SP
Posts: 7,541
Likes (Received): 1653

Confesso que estava um tanto ansioso pelo thread de Sarandi, pois só a conheço de passagem de Maringá para o Vale do Ivaí e sempre tive a curiosidade de saber com é a cidade.
Me surpreendeu o aspecto, com ruas bem cuidadas e arborizadas, além de casas bonitas. Outro ponto interessante a destacar é a quase dupla conurbação com Maringá e Marialva.
Se não me engano, em Sarandi também é referência em implementos rodoviários, como munck.

Obrigado pelas fotos, já inclui este thread no meu acervo do Norte do Paraná.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:23 PM   #6
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Quote:
Originally Posted by MBBV84 View Post
Parabéns pepato pelo thread muito bom mesmo andou bastante pela sua cidade hein que diga-se de passagem vem crescendo e se desenvolvendo muito nesses últimos anos... Sarandi pra quem conheceu na década de 80/90 é outra cidade, no entanto, que ainda sofre pelo esquecimento de Maringá para com a RMM, exemplo: Contorno Norte de Maringá que deixará a BR 376 em Sarandi ainda mais caótica.

Ps. Coloque no título que Sarandi (RM de Maringá) pro pessoal saber onde se localiza exatamente e uma foto do mapinha do Wikipedia e a altitude da cidade.

Abraçosss
Bota andar nisso! hehe
Valeu pelos comentarios. E a cidade vem precisando de novos investimentos em planejamento urbano sim, a BR 376 que corta a cidade precisa ser rebaixada para construção de viadutos.
Segui suas dicas, coloquei o brasão da cidade, o mapinha com as fronteiras, e a altitude. Porém não consegui editar o titulo.

Abraços!
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:23 PM   #7
SH
;)
 
SH's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Toledo/Sarandi/Maringá
Posts: 3,602
Likes (Received): 605

Rapaz, mas você andou!!!

Até que enfim fotos de Saranda City! Parabéns Pepato, eu só queria fotos maiores

Sarandi está caminhando. Poxa, legal ver que estão cuidando do asfalto, pois sempre foi insuportável dirigir devido a tanto buraco em alguns bairros - volta e meia estava eu parado na oficina.

A cidade tem ganhado força, e a despeito da "pecha" de cidade dormitório (cerca de 11 mil sarandienses, ou 25% da população economicamente ativa, trabalham em Maringá), seu setor de comércio tem se diversificado, além do setor de transformação. E o nível dos empregos têm subido, principalmente após a abertura da CPA, que contratou vários engenheiros. Isso eleva a renda per capita municipal, atraindo mais investimentos, virando um ciclo virtuoso.

Vejo aí a loja da Pernambucanas recém-aberta na cidade, mais um Banco do Brasil, o principal hotel ampliando, um Hipermercado novo, bairros com níveis de serviço melhorando muito, asfaltamento sendo recuperado, a UPA saindo, o futuro hospital municipal... Fora a UFPR que estamos no aguardo. Sarandi é a bola da vez, e aos poucos vai colando no desenvolvimento de Maringá.

O Jardim Panorama é o melhor da cidade, como eu gosto de andar por ali! E o Ouro Verde também, é o que mais cresce e vai ser o melhor da cidade logo logo.

Last edited by SH; November 21st, 2011 at 10:32 PM.
SH no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:27 PM   #8
SH
;)
 
SH's Avatar
 
Join Date: Jun 2007
Location: Toledo/Sarandi/Maringá
Posts: 3,602
Likes (Received): 605

Quote:
Originally Posted by MBBV84 View Post
Contorno Norte de Maringá que deixará a BR 376 em Sarandi ainda mais caótica.
Soube que estão em planejamento três viadutos ao longo da área urbana da BR 376, para diminuir essa separação do "Sarandi do norte" com o "Sarandi do Sul".
SH no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:32 PM   #9
Lucas Souza RF
Registered User
 
Lucas Souza RF's Avatar
 
Join Date: Oct 2007
Location: Regente Feijó-SP
Posts: 7,541
Likes (Received): 1653

Ah, uma dica, pepato.
Se puder, na próxima vez hospede as fotos em um servidor mais "leve" para carregar, como o Photobucket. Ás vezes deixarão de comentar pela demora no carregamento.
Lucas Souza RF no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:37 PM   #10
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Quote:
Originally Posted by Lucas Souza RF View Post
Confesso que estava um tanto ansioso pelo thread de Sarandi, pois só a conheço de passagem de Maringá para o Vale do Ivaí e sempre tive a curiosidade de saber com é a cidade.
Me surpreendeu o aspecto, com ruas bem cuidadas e arborizadas, além de casas bonitas. Outro ponto interessante a destacar é a quase dupla conurbação com Maringá e Marialva.
Se não me engano, em Sarandi também é referência em implementos rodoviários, como munck.

Obrigado pelas fotos, já inclui este thread no meu acervo do Norte do Paraná.
Obrigado por comentar meu primeiro Thread!
Editei e comentei a conurbação entre as três cidades.
A cidade tem sim várias empresas de implementos rodoviários
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:39 PM   #11
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Quote:
Originally Posted by SH View Post
Soube que estão em planejamento três viadutos ao longo da área urbana da BR 376, para diminuir essa separação do "Sarandi do norte" com o "Sarandi do Sul".
Esses viadutos serão ótimos, creio que vão fortalecer e muito o comércio Sarandiense, ''ligando'' a cidade. O jeito é torcer para que saiam em médio prazo.
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 10:43 PM   #12
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Quote:
Originally Posted by SH View Post
Rapaz, mas você andou!!!

Até que enfim fotos de Saranda City! Parabéns Pepato, eu só queria fotos maiores

Sarandi está caminhando. Poxa, legal ver que estão cuidando do asfalto, pois sempre foi insuportável dirigir devido a tanto buraco em alguns bairros - volta e meia estava eu parado na oficina.

A cidade tem ganhado força, e a despeito da "pecha" de cidade dormitório (cerca de 11 mil sarandienses, ou 25% da população economicamente ativa, trabalham em Maringá), seu setor de comércio tem se diversificado, além do setor de transformação. E o nível dos empregos têm subido, principalmente após a abertura da CPA, que contratou vários engenheiros. Isso eleva a renda per capita municipal, atraindo mais investimentos, virando um ciclo virtuoso.

Vejo aí a loja da Pernambucanas recém-aberta na cidade, mais um Banco do Brasil, o principal hotel ampliando, um Hipermercado novo, bairros com níveis de serviço melhorando muito, asfaltamento sendo recuperado, a UPA saindo, o futuro hospital municipal... Fora a UFPR que estamos no aguardo. Sarandi é a bola da vez, e aos poucos vai colando no desenvolvimento de Maringá.

O Jardim Panorama é o melhor da cidade, como eu gosto de andar por ali! E o Ouro Verde também, é o que mais cresce e vai ser o melhor da cidade logo logo.
Apesar dos problemas e ''taxações'' a cidade vem se desenvolvendo muito bem sim, como vc colocou.
Vale frisar que é grande também o movimento de pessoas de cidades vizinhas que trabalham em Sarandi.
O Jardim Panorama é ótimo mesmo, tem um nível bem bacana. Ficará ainda melhor quando agencias bancarias se instalarem nele.

Last edited by pepato; November 21st, 2011 at 10:58 PM.
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 11:07 PM   #13
Pé Vermelho
Pé Vermelho
 
Pé Vermelho's Avatar
 
Join Date: Jun 2006
Location: Maringá - PR
Posts: 9,424
Likes (Received): 1618

Sarandi

Que bom ver fotos de Sarandi por aqui. Espero que você continue com esse trabalho pepato. Deu para notar que a cidade está se desenvolvendo bem. Espero que vc sempre traga novas informações de investimentos em Sarandi (tanto pelo poder público quanto pela iniciativa privada).
__________________
DENÚNCIA: A cidade de Maringá foi assumida por incompetentes da pior espécie na gestão do lixo urbano. São dez anos de uma gestão que nunca trabalhou na organização do descarte do lixo e muito menos na conscientização da população e comerciantes. Avenidas são inauguradas sem lixeiras e 8 anos após a inauguração permanecem da mesma forma. Os comerciantes fazem todo tipo de descarte em frente as suas lojas de forma irregular e totalmente desorganizada e o município se omite completamente entre inúmeras outras situações.
Pé Vermelho está en línea ahora   Reply With Quote
Old November 21st, 2011, 11:30 PM   #14
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Trarei sim, estou confiante que em 2012 terei muito o que trazer
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2011, 01:02 AM   #15
Lobo Bravo
Registered User
 
Lobo Bravo's Avatar
 
Join Date: Oct 2011
Posts: 3,523
Likes (Received): 897

Parabens pelas fotos e pelo thread, a cidade é linda, ainda não conheço, mas depois de ver estas fotos fiquei com vontade de conhecer.
Lobo Bravo no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2011, 01:16 AM   #16
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Conheça sim
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2011, 01:31 AM   #17
pepato
Registered User
 
pepato's Avatar
 
Join Date: Aug 2011
Location: Sarandi-Pr
Posts: 2,989
Likes (Received): 1686

Foto da UPA postada, tinha esquecido.

Last edited by pepato; October 19th, 2012 at 02:55 AM.
pepato no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2011, 01:39 AM   #18
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"
 
Fourier's Avatar
 
Join Date: Dec 2008
Location: No pequeno burgo de Águas de São Pedro/BR
Posts: 6,198
Likes (Received): 2757

Mais uma das 56 cidades projetadas pelas cias colonizadoras. Também guarda as mesmas marcas do bom urbanismo.

Só como informação: em 1947 a empresa colonizadora ainda não se chamava Cia Melhoramentos Norte do Paraná. Ela ainda era a Cia Terras Norte do Paraná, e seu capital era inglês, com participação majoritária de Lord Lovat. Ela veio a se tornar Cia Melhoramentos Norte do Paraná, anos depois, quando foi nacionalizada e fez uma fusão com a Cia Melhoramentos.

Olhei no wikipedia e lá também o dado está errado. Alguém deveria corrigir.

Maringa foi projetada pela Cia Terras Norte do Paraná e, creio, Sarandi também. Já cidades como Cianorte foram projetadas pela Cia Melhoramentos Norte do Paraná. Os técnicos da Cia Melhoramentos chamavam a parte mais nova, próxima ao oeste do Paraná de "Novíssimo Norte". Creio que esse termos já não é mais usado.

Gostei muito da cidade, para variar!

Parabens!
__________________
La inteligencia es lo único bien repartido en el Mundo...todos creen tener la suficiente.
Fourier no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2011, 02:08 AM   #19
Kehrwald
Registered User
 
Join Date: Sep 2008
Posts: 788
Likes (Received): 208

Achei que era sobre a cidade gaucha de Sarandi!
Mas gostei muito do que vi. Obrigado pelas fotos!
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote
Old November 22nd, 2011, 02:34 AM   #20
shiroshima
Paranavaiense/Curitibano
 
shiroshima's Avatar
 
Join Date: Nov 2010
Location: Curitiba
Posts: 3,800
Likes (Received): 330

Opa, bom trabalho Pepato!
Realmente Sarandi está crescendo muito.
Já possui bom comércio e a construção civil pelo que vi está a todo vapor.
shiroshima no está en línea   Reply With Quote


Reply

Tags
maringá

Thread Tools

Posting Rules
You may not post new threads
You may not post replies
You may not post attachments
You may not edit your posts

BB code is On
Smilies are On
[IMG] code is On
HTML code is Off



All times are GMT +2. The time now is 06:18 PM.


Powered by vBulletin® Version 3.8.8 Beta 1
Copyright ©2000 - 2014, vBulletin Solutions, Inc.
Feedback Buttons provided by Advanced Post Thanks / Like v3.2.5 (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

vBulletin Optimisation provided by vB Optimise (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2014 DragonByte Technologies Ltd.

SkyscraperCity ☆ In Urbanity We trust ☆ about us | privacy policy | DMCA policy

Hosted by Blacksun, dedicated to this site too!
Forum server management by DaiTengu