daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old March 19th, 2012, 10:01 PM   #101
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Likes (Received): 199

Quote:
Originally Posted by Geovanne Angelo View Post
Tb gostei da pracinha, inclusive tinha até uns 3 orientais por lá, a região de Maringá é por acaso aquela parte do Paraná onde se concentra parte importante da comunidade japonesa no estado?
Uma outra pergunta Pepato: como parte integrante da área metropolitana de Maringá, a cidade é ainda muito dependente da cidade pólo? Os habitantes da cidade se deslocam muito pr Maringá, devido a emprego, lazer, serviços de educação e saúde? Como esta a situação atual do município?
Embora haja várias ofertas de emprego na cidade, sem contar o comércio que vem contratando muito, ainda assim é grande o numero de Sarandienses que trabalham em Maringá, pois a população cresceu demais, e vai tempo para ter emprego para todos. Porém, o que a mídia não fala muito, é que o numero de pessoas de Maringá e outras cidades que vão trabalhar em Sarandi também é consideravel..
Saude, tem um grande hospital regional na cidade, porém, falta muito para Sarandi ser independente nesse sentido. Investimentos vem sendo feitos, talvez em 3 anos a cidade esteja mais estruturada nesse quisito. Esse ano mesmo inaugura o Hospital Municipal e uma UPA no mês que vem.
Mas, sim. Sarandi é bem dependente de Maringá ainda. Principalmente em dois quisitos: Lazer e Ensino Superior.
Lazer: O que mais expulsa os Sarandienses de gastar na cidade. Em Maringá, os Shoppings e os bares são o numero 1 de atração Sarandiense. Tem até um Shopping proximo a divisa com Sarandi, o Shopping Cidade, nem vou lá, porque encontro muita gente conhecida. :lol
Já foi feito pesquisa na cidade, sobre, o que falta nela, e, 80% dos Sarandienses dizem em coro: Shopping e cinema. Sem contar que um Shopping traria mais opções no comércio, mais redes de lojas...
Ensino Superior: A cidade possui apenas 2 faculdades, que ofertam pouquissimos cursos.

Na minha humilde opnião amigo, creio que ainda vá uns 8 anos para a cidade se estruturar melhor no lazer e educação. Acho que nessa década as coisas melhorem nesse sentido por aqui... Abraços, e qq dúvida to pronto a responder.

Sponsored Links

Old March 19th, 2012, 10:30 PM   #102
Geovanne Angelo
Registered User

Geovanne Angelo's Avatar

Likes (Received): 142

Valeu pelas respostas! Em Contagem que foi tema do meu ultimo thread, acontece algo parecido. Muitos habitantes de Contagem trabalham em BH e tb em Betim que é o primcipal polo industrial de Minas, mais muitos trabalhadores de BH e do restante da área metropolitna trabalham no setor de comércio e serviços da cidade, sem contar as industrias. Em termos de shopping, cinema, barzinhos, boates, a cidade de Contagem tem muitas opções. Fica mais dependente em relação a capital, quando se leva em conta opções culturais mais refinadas, como teatros, espetaculos de danças, etc

Link:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1625091
Geovanne Angelo no está en línea   Reply With Quote
Old March 21st, 2012, 04:01 AM   #103
Enzo
What?

Likes (Received): 753

Muito bom conhecer mais essa bela cidade do interior brasileiro. Pelo jeito gostam de pintar os meio-fios de branco também.

Obrigado por compartilhar vossa cidade, pepato.
Enzo no está en línea   Reply With Quote
Old March 27th, 2012, 01:55 PM   #104
SH
;)

Likes (Received): 160

Quote:
Originally Posted by pepato View Post
Algumas Curiosidades:

*Na década de 1940, o Patrimônio Sarandi já contava com 40 grandes familias espalhadas em pequenos sítios, e dispunha de 2 assentamentos disponíveis para ocupação urbana. Um fundado pela Companhia de Melhoramentos com lotes urbanos de 560 a 600m², e outro povoado chamado “Vila Vera Cruz” com lotes de 1000², situado no final da Estrada Maringá (Atual Cemitério Municipal), que também eram conhecidos como “quilômetro 118” e “quilômetro 115” respectivamente. Os familiares da família Volpato e Zanin improvisaram uma sala para alfabetizar os filhos dos moradores, e a professora Izabel Fleyz (in memorian), foi convidada a ser a primeira professora leiga de Sarandi

*Em 1942, houve a grande expansão dos trilhos da ferrovia atravessando Terras Sarandienses

*Em 1961, o Sr. Sebastião Cancio de Oliveira funda o Sarandi Esporte Clube

*Após a geada de 1975, e sem ajuda governamental, a cafeicultura entrou em queda. O Patrimônio Sarandi passou a ser predominantemente urbana, e em 1976 o crescimento demográfico do Patrimônio de Sarandi tem seu marco. O incremento via mercado imobiliário e de prestação de serviços elevou significativamente a arrecadação da localidade, e então surge o “boom” demográfico, a população urbana que representava 28% na década de 70, passou para 90,57% na década de 80.

*Em 1979 houve o desmembramento da Capela ligada à Paróquia São José Operário de Maringá, para a instalação e fundação da Paróquia de Nossa Senhora das Graças na praça ipiranga no centro.

*Em novembro de 1979, através da Resolução no. 42/81, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná designou a data de 19 de março de 1981 para a realização de um plebiscito junto à população que votou favoravelmente à emancipação política. Em 14 de outubro de 1981, o governador sancionou a Lei no. 7502 que elevou Sarandi a município. O primeiro prefeito, Júlio Bifon, foi eleito pelo voto direto em 15 de novembro de 1982 e empossado com a instalação do município em 01 de fevereiro de 1983 (permanecendo até 1988) tendo sido reeleito para o mandato de 1997 a 2000.

*Em 2001, Sarandi ganha o titulo de “Capital Folclória e Turística da Festa de Santos Reis”, através da Lei Nº. 13.296 de autoria do ex Deputado Estadual Ricardo Maia, conquistado pelo pioneiro da cidade, José Lazaro. No município acontece o Festival Regional de Folia de Reis há 27 anos todo o último domingo de janeiro, sendo considerado um dos maiores do estado do Paraná.

*Em sua zona rural, possui diversificada hortifruticultura, possui gado leiteiro e grande produção de aves de corte e ovos. Algumas propriedades se estruturaram para receber pessoas, como é o caso do Pesqueiro e Restaurante Rural 7 Lagoas, a Fazenda Santa Juliana no agroturismo, com criação de peixes, alambique, empório para venda de seus produtos, como: melado, rapadura, suco de uva e outros.

*Na prestação de serviços desponta-se com facção de roupas, móveis sob medida, mecãnicas e tornearias. Além de vasta quantidade de profissionais de nível superior, principalmente na área de saúde.

*A Casa da Cultura, o Ginásio de Esportes, o Mural Histórico, a Cápsula do Tempo (onde estão armazenados os primeiros 25 anos de vida do Município como: fotos, cartas e objetos em geral com a previsão de abertura nos 50 anos quando Sarandi irá completar Jubileu de Ouro) e o comércio competitivo mostra um avanço bastante grande.

*A partir de 2010, Sarandi se destaca como a “Capital dos Blogs”, em virtude da quantidade e qualidade de blogs polêmicos e formadores de opinião que vem surgindo, que pelo freqüente acesso e participação da população em geral, vem ganhando espaço nas rádios locais, servindo de base jornalística para programas de TV locais e regionais.
Muito interessante. Falta um livro contando a história de Sarandi, espero que algum historiador da cidade faça esse trabalho. Conheço muitas histórias da cidade, mas são informações soltas...
SH no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2012, 05:18 PM   #105
MarcosVLR
Registered User

MarcosVLR's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Mora aqui do lado e tem duvidas?? Que isso, vem pra cá conhecer a cidade! Sarandi tem muitos problemas, qual cidade não tem, não é mesmo? Ainda mais por ser uma cidade relativamente nova e ter crescido demais sem o devido planejamento. O importante é que certamente serão resolvidos em médio/longo prazo.
Mas é isso ai mesmo, criticar nunca leva a lugar nenhum, o importante é dar sugestões, opinar, torcer para a melhora. Lembrando que gostar ou achar boa ou não, é uma questão pessoal.
AHH, e quanto as fotos, nem escolhi a dedo não... Tirei do centro, Europa, Novo centro. jardim panorama/independencia/Ouro Verde. A periferia a midía mostra toda hora, não achei necessário retratar. hehe.

Abraços e passar bem.

''Em breve novas fotos da cidade de Sarandi''.
Você está certo, criticar sem dar sugestões é o mesmo que não dizer nada.

Sobre as fotos, eu realmente estranhei a beleza da cidade, não é assim que a imagem de Sarandi é transmitida em Maringá, devo dizer que já passei por Sarandi, não ao ponto de conhecer a cidade, mas a imagem que eu tinha da cidade era algo mais próximo de uma grande favela, coisa que não é verdade.

As taxas de crime e tantos outros problemas são grandes em Sarandi, e se você for levar em consideração o numero de habitantes, é algo a se preocupar, e também a imagem da cidade fica defasada na minha mente por outro motivo.

Eu conheci 2 pessoas residentes de Sarandi, no local onde eu trabalhava (Ramos Transportes), e essas pessoas já tinham até sido presas por roubo e outras coisas, dai veio a minha ignorância em relação a cidade.

Melhoras e bons momentos para Sarandi, até porque estamos todos no mesmo barco, Sarandi já é um bairro de Maringá praticamente.
MarcosVLR no está en línea   Reply With Quote
Old March 28th, 2012, 07:41 PM   #106
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Quote:
Originally Posted by MarcosVLR View Post
Você está certo, criticar sem dar sugestões é o mesmo que não dizer nada.

Sobre as fotos, eu realmente estranhei a beleza da cidade, não é assim que a imagem de Sarandi é transmitida em Maringá, devo dizer que já passei por Sarandi, não ao ponto de conhecer a cidade, mas a imagem que eu tinha da cidade era algo mais próximo de uma grande favela, coisa que não é verdade.

As taxas de crime e tantos outros problemas são grandes em Sarandi, e se você for levar em consideração o numero de habitantes, é algo a se preocupar, e também a imagem da cidade fica defasada na minha mente por outro motivo.

Eu conheci 2 pessoas residentes de Sarandi, no local onde eu trabalhava (Ramos Transportes), e essas pessoas já tinham até sido presas por roubo e outras coisas, dai veio a minha ignorância em relação a cidade.

Melhoras e bons momentos para Sarandi, até porque estamos todos no mesmo barco, Sarandi já é um bairro de Maringá praticamente.
Infelizmente esse errado conceito que você tinha não é algo incomum, e, talvez no Brasil todo, as cidades metropóles tem essa impressão sobre sua RM, como se fosse obrigação das cidades vizinhas serem tão desenvolvidas como a pólo. E no caso de Sarandi, a situação é ainda pior, visto termos uma midía tão preconceituosa que retrata tão mal a RM de Maringá. Mas, felizmente, tal preconceito tende a acabar, Sarandi já é bem grandinha e tem melhorado nos mais diversos setores, o que vem causando boa impressão na região.
E, violencia de Sarandi é mito... Todos os homicidios que ocorrem são casos de trafico de drogas, na periferia, e a população em geral só fica sabendo devido a midía. Dá para contar no dedo os bairros ''perigosos''. Vale ressaltar que, com a criação da Guarda Municipal esse ano, os numeros só tem melhorado... Roubos, agressões e arrombamentos já tem sido coisa rara em Sarandicity. Claro que tem os ''mano'', assim como qualquer outra cidade.. kk. .. =)
E, como você enfatizou, a integração Sarandi/Maringa é muito grande, chegando ao ponto de as pessoas não souberem suas divisas, aonde termina Sarandi e aonde começa Maringá. KKK.
olhando pelo Google Earth as duas são uma só. Por isso, vamos torcer para que nessa década a cidade de Sarandi cole de vez no desenvolvimento da sua irmã.

Last edited by pepato; August 2nd, 2012 at 09:38 PM.
pepato está en línea ahora   Reply With Quote
Old March 31st, 2012, 01:48 AM   #107
MarcosVLR
Registered User

MarcosVLR's Avatar

Likes (Received): 0

Quote:
Infelizmente esse errado conceito que você tinha não é algo incomum, e, talvez no Brasil todo, as cidades metropóles tem essa impressão sobre sua RM, como se fosse obrigação das cidades vizinhas serem tão desenvolvidas como a pólo. E no caso de Sarandi, a situação é ainda pior, visto termos uma midía tão preconceituosa que retrata tão mal a RM de Maringá. Mas, felizmente, tal preconceito tende a acabar, Sarandi já é bem grandinha e tem melhorado nos mais diversos setores, o que vem causando boa impressão na região.
E, violencia de Sarandi é mito... Todos os homicidios que ocorrem são casos de trafico de drogas, na periferia, e a população em geral só fica sabendo devido a midía. Dá para contar no dedo os bairros ''perigosos''. Vale ressaltar que, com a criação da Guarda Municipal esse ano, os numeros só tem melhorado... Roubos, agressões e homicidios já tem sido coisa rara em Sarandicity. Claro que tem os ''mano'', assim como qualquer outra cidade.. kk. Esse ano foram apenas 3 homicidios se não me engano, numero bem menor do que cidades do mesmo porte... =)
E, como você enfatizou, a integração Sarandi/Maringa é muito grande, chegando ao ponto de as pessoas não souberem suas divisas, aonde termina Sarandi e aonde começa Maringá. KKK.
olhando pelo Google Earth as duas são uma só. Por isso, vamos torcer para que nessa década a cidade de Sarandi cole de vez no desenvolvimento da sua irmã.

Concordo com tudo isso.

MarcosVLR no está en línea   Reply With Quote
Old April 8th, 2012, 11:09 PM   #108
Sr. Campos
Orgulho de ser paranaense

Sr. Campos's Avatar

Likes (Received): 2

Fico muito feliz pelo sucesso de mais uma bela e próspera cidade dessa nossa região! Parabenizo-o pelo belo trabalho realizado e pela grande "pernada" que vc deu hein pepato!! Fico vibrando pelo próximo censo com os números da cidade que com merecimento conquista a passos largos seu espaço na região!!

Belísima cidade, conheço e recomendo! Abraços.
Old April 10th, 2012, 08:30 PM   #109
RenanCavalini
Registered User

RenanCavalini's Avatar

Likes (Received): 23

Apesar de ter nascido em Maringá e ter morado nela por um tempo, não cheguei a conhecer Sarandi. Achava que era uma cidade pobre cheia de favelas. Qual foi minha surpresa de ter visto estas fotos e me deixou uma ótima impressão, de uma cidade linda, com uma grande classe média e inclusive casas de um padrão mais elevado.
Quando for a Maringá vou conhecer Sarandi.
RenanCavalini no está en línea   Reply With Quote
Old April 11th, 2012, 02:52 AM   #110
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Quote:
Originally Posted by RenanCavalini View Post
Apesar de ter nascido em Maringá e ter morado nela por um tempo, não cheguei a conhecer Sarandi. Achava que era uma cidade pobre cheia de favelas. Qual foi minha surpresa de ter visto estas fotos e me deixou uma ótima impressão, de uma cidade linda, com uma grande classe média e inclusive casas de um padrão mais elevado.
Quando for a Maringá vou conhecer Sarandi.
Estou muito feliz em ter acabado com seu PRÈ-Conceito. Se tivesse conhecido a cidade quando morava aqui, saberia a realidade que a mídia comprada não mostra. Infelizmente muitos ainda tem esse errado conceito, mas, eu creio que em breve acabará.
Venha conhecer a cidade sim... Ela possui problemas como qualquer outra cidade média, principalmente devido a tantos anos de descaso politico.. Mas, felizmente pegou o ritmo do desenvolvimento há pouco, e tem melhorado a cada dia.

Só uma correção, a cidade NUNCA teve favelas. O que chegava perto era um pequeno loteamento irregular de casas bem simples, conhecido como ''multirão''. Felizmente, foi derrubado e as familias remanejadas para um loteamento digno e com toda a infra estrutura. Nem Maringá, nem Sarandi e nem Marialva ou Paiçandu possui favelas, graças a Deus.

Last edited by pepato; April 11th, 2012 at 03:12 AM.
Old April 11th, 2012, 03:07 AM   #111
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Contorno norte, divisa Maringá/Sarandi, carinhosamente apelidado pelos moradores da região de ''transtorno norte''

Condominio de chacáras na zona rural, está em modernização.

Old April 17th, 2012, 05:10 PM   #112
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Inauguração de academia na cidade
Old May 4th, 2012, 04:14 PM   #113
pepato
Registered User

pepato's Avatar

UPA do municipio, inaugurada ontem. Segundo informações, é uma das mais bem estruturadas UPA's do estado.
Em 2013, do lado do (em construção) futuro hospital de especialidades de Sarandi, será erguida a 2ª UPA da cidade, na zona norte.
Old May 4th, 2012, 09:55 PM   #114
SH
;)

Terá outra UPA?? Vai ser igual em Maringá então, na qual logo ao lado do Hospital Municipal tem uma unidade.

Sinceramente, Sarandi têm me surpreendido a cada retorno! Parece que, repentinamente tudo começou a fluir a favor da cidade. Muito orgulhoso de ver essa UPA e outros investimentos grandes em saúde, habitação, estrutura de asfalto e segurança.
Old May 4th, 2012, 11:14 PM   #115
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Obrigado pela participação amigo!

Fotos que tirei hoje no meu passeio de bike : (Fotos de celular, desculpem a qualidade!

Saindo do meu bairro:

Condominio fechado começando a tomar forma!

Prédinho de 2 andares, retoques finais... Sarandi fica no norte do Paraná, reparem a cor do asfalto... husahsausa

Creche sendo construida! Há outras 6 sendo erguidas na cidade.

Chegando no centro e bairros proximos

Canteiro na rodovia 376...

Barracões para industrias. Infelizmente, é rarissímo ouvir noticias de investimentos de grandes industrias na região, porém, a construção de barracões como esse está em alta.

Hotel São Lucas também nos retoques finais

Oportunidade não falta para quem quer investir em Sarandi. São dezenas de imoveis antigos a venda, nos 4 cantos da cidade.

Avenida Londrina: Principal avenida comercial do centro da cidade. Na foto, instalação de suporte para um semaforo. Dentro de poucos dias, começará a revitalização dela.

Algumas casas legais

Construções que avistei no passeio

Uma ''Casinha''

Sobrado?

Olha ai! Descobri um lançamento para Sarandi, serão apartamentos.

Um sobrado

Outra ''casinha''

Casa em conclusão: Gosto muito dela, simples, porém espaçosa e bonita!

Na esquina:

Mais a frente:

Na rua ao lado, não sei o que será, o terreno é grande.

Já na parte comercial, uma loja em construção

Voltando para a parte residencial, outra casa

Esse já tá pronto

Praça do Jardim Europa

Colégio Santa Ana, particular

Ginasio do centro, em reforma, será entregue no mês que vem

E, voltando pro meu bairro

Casa, ja pronta

Sobrados e casas geminadas estão pipocando na cidade:

Essa casa em construção aparentemente ficará muito bonita:

È ISSO AE!
Old May 5th, 2012, 01:36 AM   #116
SH
;)

Aquele predinho da primeira foto ficou uma gracinha! Agora, o hotel ficou muito legal, até que enfim Sarandi chega, ao menos, aos 5 andares

Fico contente que, finalmente, vão distribuir semáforos pela Londrina. Isso é pra lá de necessário há anos. Vai dar uma organizada legal. Me irrito quando tenho que entrar na avenida "no meio dela", às vezes depende-se de uma boa alma parar pra poder entrar na via. Ainda assim, deu gosto de dirigir aí da última vez, o trânsito já está muito melhor.

Não sabia que o colégio Santa Ana tinha ganhado reforma, ficou bem bonita a entrada! Agora, o Ouro Verde está ficando lindo... Minha mãe mora do lado, e sempre tô passando ali quando estou em Sarandi.
A casa do japonês é de um gosto duvidoso, mas ali foi um rio de dinheiro hein...
Old May 5th, 2012, 01:41 AM   #117
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Ao menos ele não pintou de vermelho ou azul né... :lol Já pensou
Agora vamos torcer para que apareca os mais altos, quem sabe ainda esse ano tenhamos novidades
Old May 5th, 2012, 01:51 AM   #118
Thiago Braga Freire
Registered User

Likes (Received): 8

Muito legal o thread da tua cidade pepato!!! Apesar dos 82 mil habitantes, a impressão que se tem é que a cidade é um "bairro" residencial de Maringá, mesmo sendo uma cidade independente. Isso porque parece ser bem calma, e pela proximidade.

Gostei da Matriz!

Foto 78, muito bonitinha a Igreja!

Gostei do projeto do Bela Ville Residencial, e também do Condomínio Ouro Verde, bem como do Parque Ecológico.

Qual a distância de Sarandi para Maringá? O pessoal da cidade vai para Maringá para passear, shoppings, restaurantes, festas?

Provavelmente é uma cidade que vai desenvolver muito ainda!

Parabéns pelo thread! Valeu, abraço!
Thiago Braga Freire no está en línea   Reply With Quote
Old May 5th, 2012, 03:09 AM   #119
pepato
Registered User

pepato's Avatar

Não se engane amigo, a cidade é um formigueiro! hahaha. O centro, bem como as avenidas comerciais do Jardim Panorama são um caos, carros para todo lado e gente que não acaba mais. Tem os bairros tranquilos, os novos principalmente. Marialva, cidade bem menor e vizinha a Sarandi sim é bemmm tranquila, tem o Thread dela por aqui, tenho certeza que você também gostará.

Não tem distancia entre Sarandi e Maringá. São cidades irmãs, conurbadas, quem não conheçe a região não sabe aonde termina uma e começa a outra.
È gente de Maringá circulando por aqui, e gente de Sarandi circulando lá, circulares indo e vindo cheios, enfim, as duas citys são bem intímas.
Como dito anteriormente, é no lazer e opções de serviços aonde Maringá mais ''suga'' a população Sarandiense. O povo de Sarandi gosta muito de shoppings, cinema, e, assim como a maioria das pessoas, curte um Mc Donalds... hehehe. E tem a atual classe média emergente, maioria no nosso estado, que tem uma ''fome'' imensa para gastar. Infelizmente, não há essas coisas ainda em Sarandi. Um shopping de verdade na cidade cairia muito bem! Do jeito que as coisas estão indo por aqui, não me surpreenderei se nessa década fizerem algo. Resta torcer. A cidade é nova, e as possibilidades de investimentos e crescimento são imensas.
Obrigado pelos comentarios, e volte sempre!

Last edited by pepato; May 5th, 2012 at 03:28 AM.
Old May 6th, 2012, 05:03 AM   #120
Lucas Souza RF
Registered User

Lucas Souza RF's Avatar

Likes (Received): 312

Boas fotos adicionadas, pepato. Legal saber também que usufrui da guerreira bicicleta. haha

Reply

Tags
maringá

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules