|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#81 |
|
Registered User
Likes (Received): 155
|
Esses mercados antigos ficam lindos transformados em espaços culturais. Normalmente as estruturas são espectaculares.
Mercado Ferreira Borges, no Porto, transformado em espaço cultural. image hosted on flickr ![]() http://www.flickr.com/photos/9480263@N02/ ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() http://www.facebook.com/album.php?ai...4435337&ref=mf Mas deve ser quase impossível reconstruir o antigo mercado municipal do RJ. talvez seja mais lígico construir outro mercado com linhas modernas. Algo deste estilo: ![]() ![]() ![]() ![]() INTERIOR ![]() ![]() ![]() PODEM CONSULTAR AQUI.[/QUOTE] |
|
|
|
|
|
#82 |
|
Reset
Likes (Received): 78
|
Apesar de ter pirado com essa de traficantes no Centro, o Suburbanist tem razão quando fala em aumentar a quantidade de praças e parques no Rio (e no Brasil em geral). Tem muito pouca coisa, relativamente falando (em relação ao ideal, não à visão rósea dos EUA), e não, a floresta nos maciços montanhosos não cumpre a mesma função.
No Centro do Rio especificamente, vejo com bons olhos uma mega praça ao invés da reconstrução do Mercado integral. Poderiam reconstruir apenas os pavilhões - eram oito, não? - e desenhar o resto do mercado no chão com pedras portuguesas. Fica uma área aberta, agradável, com oito restaurantes (ou alguma outra coisa), incluindo o Albamar, e remete ao mercado histórico. Outra pracinha menor que cabe no Centro é aquele estacionamento no Saara, na Travessa dos Poetas de Calçada. Last edited by Thuin; November 28th, 2011 at 02:02 PM. |
|
|
|
|
|
#83 |
|
"Rio 2016" I'll be there
Likes (Received): 54
|
Acho que a arquitetura poderia ser mantida, com pequenas intervenções contemporâneas.
A idéia é realmente excelente, seria um fator importante para a integração da cidade com o mar e com a própria Praça, além de poder vir a ser um ponto turístico a mais para a cidade. |
|
|
|
|
|
#84 | |
|
Registered User
Likes (Received): 413
|
Quote:
Acho que o correto seria a expansão da arborização e não a criação de parques, mesmo porque não há espaço para isso. Cumprem bem a função o Campo de Santana, o Passeio Público e o Aterro, além das inúmeras praças históricas. Há um projeto de pracinha para o entorno do Albamar, se alguém quiser postar aqui seria bom. Não vejo, porém, como uma enorme praça ali poderia atrair gente. Não faria o menor sentido, o Aterro ali do lado. O que, quem saisse do trabalho iria para o parquinho tomar sorvete? Pouco provável.
|
|
|
|
|
#85 |
|
Reset
|
Por isso a minha idéia de reconstruir apenas os pavilhões do Mercado. Não fica a coisa tão kitsch quanto a reconstrução (minha idéia, na verdade, aproveitaria apenas a volumetria), e por outro lado fica uma praça com oito pólos de atração. Aqueles à beira mar, em especial, seriam disputados a tapa por restaurantes. E o desenho da "planta baixa" do resto do mercado no chão em pedra portuguesa faria a devida homenagem histórica. No centro da praça, onde no mercado antigo havia uma praça, podem fazer ou bem um espelho d'água, ou bem uma abertura para o mergulhão.
|
|
|
|
|
|
#86 |
|
Registered User
Likes (Received): 0
|
Na minha opinião o mercado deveria ser todo envidraçado privilegiando a vista da Baía e da cidade. Vi uma proposta para um novo mercado em Vancouver, apesar de não ter encontrado o projeto completo.
http://www.cityfood.com/media/resamp...y%20Market.jpg |
|
|
|
|
|
#87 | |
|
Digital Impressions
Likes (Received): 562
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#88 | |
|
Digital Impressions
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#89 |
|
Registered User
Likes (Received): 247
|
O centro já tem muitas praças e parques. Já tá de bom tamanho..Acho até que tem demais. Quanto a esse mercado, tb não me atrai a idéia.
Olha , nem me pergunta qual sugestão...que eu não sei. Deixo para urbanistas que entendem do assunto. Mas só de não ter a Perimetral mais ali,ja me satisfaz. |
|
|
|
|
|
#90 |
|
Digital Impressions
|
Pra acabar a polêmica sugiro que se construa um Mercado que faça uso de alguns materiais originais para se integrar ao Albamar, porém mais contemporâneo. Sugiro que seja elevado (sobre pilotis ou algum elemento de sustentação) deixando livre o primeiro pavimento e que tenha um formato que possibilite algo semelhante a um jardim interno ou praça.
|
|
|
|
|
|
#91 |
|
Reset
|
Sei lá, acho minha idéia mais elegante. Oito "Albamares" numa praça com pedras portuguesas formando a planta do antigo mercado. No centro, podia ser também uma figueira-de-bengala. A praça poderia ser também o local de uma feira livre semanal, grande (talvez de orgânicos).
|
|
|
|
|
|
#92 | |
|
Registered User
Likes (Received): 184
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#93 |
|
Reset
|
Não era esse o número de torreões do mercado? Três por três menos o centro?
|
|
|
|
|
|
#94 |
|
Registered User
Likes (Received): 123
|
Mais perigosa ainda da gangue dos "traficantes armados" do Centro do Rio (?) é a turma do "num da' pra fazer aqui".
Claro que nao sugeri fazer um mercado em estilo escandinavo igualzinho a de Estocolmo no Rio. Eita falta de flexibilidade!Enfim...um mercado nao precisa de uma UPP...é so' colocar uns seguranças na entrada como em todos os mercados/shopping do universo. |
|
|
|
|
|
#95 |
|
Registered User
|
|
|
|
|
|
|
#96 |
|
Digital Impressions
|
Pesquisei na internet várias imagens e não consegui achar nada que se aproximasse da idéia que considero ideal. Então vou fazer uso das fotos antigas do próprio mercado para melhor explicar.
Observando as fotos abaixo percebe-se que o Mercado original era um grande labirinto com várias alas menores simétricas em seu interior. Algo no gênero de um templo asiático. Pois bem. Removam todo o interior com exceção do torreão maior central (que poderia ter infinitas utilidades ou funções, tal como um restaurante ou um observatório mais elevado). Reconstruam os 3 torreões das pontas e preservem o Albamar. Conecte os 4 torreões das pontas por um pavimento elevado (removendo o pavimento térreo). Os torreões serviriam de acesso a este segundo pavimento. No meio dessas "pontes" reconstruam os portões de ferro que também servirão de sustentação para esse pavimento suspenso. Acrescentem praças e jardins no interior. Façam uso de corredores externos voltados tanto para esse jardim interno quanto para a parte de fora com vista para a Baía. Ao se aproximar do mercado sua visão atravessaria o jardim e continuaria em direção ao mar. Se houver necessidade de isolar a parte interna façam uso de painés de vidro que não bloqueiem a vista. Eles podem girar 90 graus para permitir o acesso quando abertos. Que acham ? |
|
|
|
|
|
#97 | |
|
Registered User
|
Quote:
Além disso, uma circulação linear assim só faria sentido para restaurantes, porque você justamente só iria a um deles. Outra questão é o acesso dessa área interna à noite ou mesmo durante o dia. Faria mais sentido fazê-lo menor e fazer um jardim ao lado. |
|
|
|
|
|
|
#98 |
|
Reset
|
|
|
|
|
|
|
#99 |
|
Digital Impressions
|
![]() ![]() ![]() C010T3 Bom, os torreões podem servir para abastecimento. Dentro deles existiriam elevadores de serviço, além das escadas rolantes e normais para usuários. Também penso que os pórticos de ferro no meio da estrutura tanbém podem ter acessos à isso já que ficam a meio caminho e reduziriam a distância para o transporte de mercadorias. Não entendi exatamente a segunda frase em que diz que só faz sentido para restaurante devido a uma circulação linear. Se é o que pensei não há necessidade de ser um corredor de espaços contínuos, pode haver intervalos abertos entre eles. Apenas a cobertura seria contínua. Com relação ao tamanho concordo que não precisa ser do tamanho original.
My blog (under construction): Rio de Janeiro inch by inch - walking tours of all neighborhoods in Rio Meu blog (em construção): Rio de Janeiro passo a passo - passeios a pé por todos os bairros do Rio Meu primeiro thread: Niterói - Bairros, praias e atrações Last edited by marcusflorida2; November 28th, 2011 at 07:35 PM. |
|
|
|
|
|
#100 |
|
Registered User
|
Esse mercado é lindo, mas não tem uma arquitetura tão expressiva pra toda essa necessidade de reconstrução. Se for pela função, construam um mercado novo e moderno. Mesmo assim essa área é muito interessante para ser ocupada por algo do tipo.
|
![]() |
| Tags |
| mmrj, perimetral, perimetral na chón!, rio de janeiro |
| Thread Tools | |
| Display Modes | Rate This Thread |
|
|