daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 2nd, 2011, 09:28 PM   #41
Triangulino
Registered User

Triangulino's Avatar

Likes (Received): 0

INFELIZMENTE, a maioria dos brasileiros não têm muita noção da História do Brasil-Colônia e os descendentes de europeus do Sul, menos ainda. Imaginam que imigrantes italianos e alemães chegaram munidos de pau de rolo de macarrão aldearam os índios e que foi através desse gesto de comédia italiana que se começou o povoamento do planato catarinense, paranaense e gaúcho.

Quem povou essa região desde Sorocaba passando por Rio Negro, Curitibanos, Lages chegando ao Rio Grande do Sul foram tropeiros, descendentes de portugueses e paulistas. Eram paulistas e descendentes de portugueses que saíam de São Paulo e da metrópole e iam pelo planalto defender o territorio nacional dos castelhanos, como aconteceu na Colônia de Sacramento. Nessa época essa era a única via de comunicação possivel entre São Paulo e o Rio Grande. Os tropeiros iam fazendo pousos nessas cidades acima citadas e povoando a região.

Os gaúchos (Gaúcho é uma denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais do Vale do Rio da Prata e do Sul do Brasil, entre os quais o bioma denominado pampa, descendente mestiço de espanhóis, indígenas, portugueses e africanos ) faziam o caminho inverso, subiam em direção a São Paulo e a Minas de Ouro com muares e bovinos para o comércio. Isso aconteu no seculo XVIII no ultimo quartil de 1700. Os colonos alemães chegaram nessa regiao muito tempo depois no começo do século XX onde receberam lotes de terras decorrente de uma política de colonização do governo da República.

INFELIZMENTE, muitos habitantes do Sul não tem muito orgulho de serem brasileiros e preferem esquecer que teve indio nessa historia e tropeiros paulistas. Brasileiros natos eram os indios que foram dizimados por bandeirantes. Os colonos europeus eram apenas arrendatários de lotes de terras. Mas nao tinham o poder de decisão sobre planejamento urbanístico, faziam uma agricultura de subsistência nos lotes que lhes foram oferecidos por uma política de imigração financiada pelo Governo da Republica.
Triangulino no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 2nd, 2011, 09:53 PM   #42
EmyJaraguá
The Dark Side of the Moon

EmyJaraguá's Avatar

Likes (Received): 234

Esqueci de comentar no teu thread!
Belas fotos, Rio do Sul aparenta ser bem densa e se tornou polo em sua respectiva região (Alto Vale do Itajaí, eu acho).
Tem uma construtora de Rio do Sul que constroi prédios horríveis aqui em Jaraguá, a Pamplona!
Um exemplo é esse Ruth Braun numa área nobre do centro de Jaraguá, podiam ter feito coisa muito melhor! Se fosse a Proma teria feito um ótimo prédio!

Valeu por compartilhar Humbolt-SC!
Esses comentários do Triangulino acima me fazem lembrar o CelioD falando de Itajaí!
Hahaha

Last edited by EmyJaraguá; December 2nd, 2011 at 10:05 PM.
EmyJaraguá no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2011, 12:25 AM   #43
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 535

Quote:
Originally Posted by Triangulino View Post
INFELIZMENTE, a maioria dos brasileiros não têm muita noção da História do Brasil-Colônia e os descendentes de europeus do Sul, menos ainda. Imaginam que imigrantes italianos e alemães chegaram munidos de pau de rolo de macarrão aldearam os índios e que foi através desse gesto de comédia italiana que se começou o povoamento do planato catarinense, paranaense e gaúcho.

Quem povou essa região desde Sorocaba passando por Rio Negro, Curitibanos, Lages chegando ao Rio Grande do Sul foram tropeiros, descendentes de portugueses e paulistas. Eram paulistas e descendentes de portugueses que saíam de São Paulo e da metrópole e iam pelo planalto defender o territorio nacional dos castelhanos, como aconteceu na Colônia de Sacramento. Nessa época essa era a única via de comunicação possivel entre São Paulo e o Rio Grande. Os tropeiros iam fazendo pousos nessas cidades acima citadas e povoando a região.

Os gaúchos (Gaúcho é uma denominação dada às pessoas ligadas à atividade pecuária em regiões de ocorrência de campos naturais do Vale do Rio da Prata e do Sul do Brasil, entre os quais o bioma denominado pampa, descendente mestiço de espanhóis, indígenas, portugueses e africanos ) faziam o caminho inverso, subiam em direção a São Paulo e a Minas de Ouro com muares e bovinos para o comércio. Isso aconteu no seculo XVIII no ultimo quartil de 1700. Os colonos alemães chegaram nessa regiao muito tempo depois no começo do século XX onde receberam lotes de terras decorrente de uma política de colonização do governo da República.

INFELIZMENTE, muitos habitantes do Sul não tem muito orgulho de serem brasileiros e preferem esquecer que teve indio nessa historia e tropeiros paulistas. Brasileiros natos eram os indios que foram dizimados por bandeirantes. Os colonos europeus eram apenas arrendatários de lotes de terras. Mas nao tinham o poder de decisão sobre planejamento urbanístico, faziam uma agricultura de subsistência nos lotes que lhes foram oferecidos por uma política de imigração financiada pelo Governo da Republica.
Quanta besteira. Rio do Sul não está no caminho dos tropeiros, que era a Serra Catarinense. O Oeste de SC também sofre com a falta de planejamento urbano e foi colonizado por alemães e italianos (presença de portugueses praticamente nula). No Vale do Itajaí (onde está Rio do Sul), não havia ocupação portuguesa até a chegada dos alemães. Aliás, não havia ocupação nenhuma. Existiam os indígenas nativos da região sim, mas estes foram dizimados pelos colonos alemães. Quando Hermann Bruno Otto von Blumenau pisou na Ponta Aguda, município de Blumenau, em 1850, jamais um português, mestiço ou caboclo havia colocado os pés ali. E foram esses primeiros alemães que subiram o Vale e colonizaram toda a região de Rio do Sul. Os tropeiros paulistas/gaúchos tiveram apenas presença na Serra Catarinense e parte do Planalto Norte, que hoje são as regiões mais pobres e menos populosas de Santa Catarina (população total não representa 10% do estado).
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2011, 01:00 AM   #44
Manezinho
Registered User

Manezinho's Avatar

Likes (Received): 44

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Existiam os indígenas nativos da região sim, mas estes foram dizimados pelos colonos alemães.
Não foi bem assim. Durante muito tempo existiu uma coexistência entre os nativos americanos e os imigrantes europeus, sim! E isso não vale apenas para Rio do Sul. Aliás, até hoje existem comunidades indígenas em Rio do Sul. Os descendentes de alemães não gostam de admitir, mas muitas das técnicas agrícolas que eles usam até hoje foram aprendidas com os indígenas!

PS: Já visitei o Museu Histórico de Rio do Sul. O que eles possuem de informação sobre a população indígena local é surpreendente!
Manezinho no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2011, 01:15 AM   #45
Triangulino
Registered User

Triangulino's Avatar

Quote:
Originally Posted by Manezinho View Post
Não foi bem assim. Durante muito tempo existiu uma coexistência entre os nativos americanos e os imigrantes europeus, sim! E isso não vale apenas para Rio do Sul. Aliás, até hoje existem comunidades indígenas em Rio do Sul. Os descendentes de alemães não gostam de admitir, mas muitas das técnicas agrícolas que eles usam até hoje foram aprendidas com os indígenas!

PS: Já visitei o Museu Histórico de Rio do Sul. O que eles possuem de informação sobre a população indígena local é surpreendente!
Isso que o MANEZINHO disse é bem verdade. O alemães trouxeram o arado mas o tipo de terreno serrano e os solos tropicais e subtropicas não se adaptou ao arado alemão. Foi um fracasso e logo eles voltaram para velha e boa enxada. A explicação seria que a relha revolve tão profundamente o solo que chega a sepultar a tênue camada de húmus sob terras pobres, isentas de microorganismos e, em geral, insentas das substâncias necessárias ao desenvolvimento das plantas cultivadas.
Old December 3rd, 2011, 05:07 AM   #46
Humbolt - SC
...

Humbolt - SC's Avatar

Likes (Received): 119

Quote:
Originally Posted by EmyJaraguá View Post
Esqueci de comentar no teu thread!
Belas fotos, Rio do Sul aparenta ser bem densa e se tornou polo em sua respectiva região (Alto Vale do Itajaí, eu acho).
Tem uma construtora de Rio do Sul que constroi prédios horríveis aqui em Jaraguá, a Pamplona!
Um exemplo é esse Ruth Braun numa área nobre do centro de Jaraguá, podiam ter feito coisa muito melhor! Se fosse a Proma teria feito um ótimo prédio!

Valeu por compartilhar Humbolt-SC!
Esses comentários do Triangulino acima me fazem lembrar o CelioD falando de Itajaí!
Hahaha
Você acha que que Rsl fica no Alto Vale do Itajaí Você é Catarinense né? Quanto a Construtora,eu já sabia que ela estava atuando em Jaraguá, ela tambem é responsavel pela execução da metade dos prédios que saem hj em Rsl, quem sabe depois que eles se firmarem em Jaraguá ganhem mais grana e construam melhor! " O Triangulino deve ser fake do CelioD "

Valeu por comentar!
Humbolt - SC no está en línea   Reply With Quote
Old December 3rd, 2011, 05:22 AM   #47
Humbolt - SC
...

Humbolt - SC's Avatar

Quote:

Daonde vc arranjou comunidades indigenas para Rsl? Comunidade indigena mais próxima Rsl fica em José Boiteux (50 km), já fiz um trabalho na aldeia. E por favor, fale mais sobre tais técnicas que os colonos estão usando e que se trata de tecnicas desenvolvidas pelos povos nativos do Vale, curioso!
Old December 3rd, 2011, 05:47 AM   #48
Manezinho
Registered User

Manezinho's Avatar

Likes (Received): 44

Quote:
Originally Posted by Humbolt - SC View Post
Daonde vc arranjou comunidades indigenas para Rsl? Comunidade indigena mais próxima Rsl fica em José Boiteux (50 km), já fiz um trabalho na aldeia. E por favor, fale mais sobre tais técnicas que os colonos estão usando e que se trata de tecnicas desenvolvidas pelos povos nativos do Vale, curioso!
Não sei quantas são, mas é fato que existem. O IBGE (2010) contabilizou 106 indígenas em Rio do Sul. Sobre as técnicas agrícolas, não tenho como entrar em detalhes porque foge da minha área, mas posso dizer que obtive essa informação durante saída de campo de Geografia Rural, em um município de colonização alemã.
Manezinho no está en línea   Reply With Quote
Old December 4th, 2011, 07:53 PM   #49
Triangulino
Registered User

Triangulino's Avatar

Eu nunca vi um índio em Minas. Sei que existem comunidades no vale do Rio Doce, região de Mata Atlântica mas de Belo Horizonte para o Triângulo Mineiro desconheço qualquer comunidade indígena. Em São Paulo, capital, existem índios mesmo em alguns bairros como Parelheiros. Gostei do nome dos índios da Região de Rio do Sul, os índios Xokleng.
Old December 4th, 2011, 08:57 PM   #50
Triangulino
Registered User

Triangulino's Avatar

Achei interessante essa reportagem sobre os índios Xokleng no Alto Vale do Itajaí.
www.youtube.com/watch?v=_sL03FPSUN8
Old December 5th, 2011, 05:20 PM   #51
Humbolt - SC
...

Humbolt - SC's Avatar

Legal o video, os Xokleng são uma das 3 etnias indígenas que habitavam o território onde hj fica SC, antes da colonização Européia. As outras duas são os kaygangs e os Carijós.
Old December 5th, 2011, 08:52 PM   #52
radioelos
ChatGospel.net

radioelos's Avatar

Likes (Received): 12

Belas fotos parabéns
radioelos no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2011, 01:36 AM   #53
EmyJaraguá

EmyJaraguá's Avatar

Quote:
Originally Posted by Humbolt - SC View Post
Você acha que que Rsl fica no Alto Vale do Itajaí Você é Catarinense né? Quanto a Construtora,eu já sabia que ela estava atuando em Jaraguá, ela tambem é responsavel pela execução da metade dos prédios que saem hj em Rsl, quem sabe depois que eles se firmarem em Jaraguá ganhem mais grana e construam melhor! " O Triangulino deve ser fake do CelioD "

Valeu por comentar!
Que eu saiba Rio do Sul é a principal cidade do Alto Vale do Itajaí!
Hahaha
Foi ironia minha.
Pra catarinense eu conheço bem não é?
Achei alguns bons prédios da Pamplona em Jaraguá do Sul
PALAZZO VALSUGANA

CENTRO MÉDICO ODONTOLÓGICO- Prédio exclusivo para profissionais da área odontológica

O maior centro empresarial de Jaraguá:
CENTRO EMPRESARIAL MARKET PLACE

E o meu hotel preferido:
SAINT SEBASTIAN FLAT
image hosted on flickr

Valeu Humbolt - SC
Old December 6th, 2011, 01:42 AM   #54
Barriga-Verde
Registered User

Barriga-Verde's Avatar

Likes (Received): 535

Quote:
Não sei quantas são, mas é fato que existem. O IBGE (2010) contabilizou 106 indígenas em Rio do Sul. Sobre as técnicas agrícolas, não tenho como entrar em detalhes porque foge da minha área, mas posso dizer que obtive essa informação durante saída de campo de Geografia Rural, em um município de colonização alemã.
Realmente, esses 106 indígenas que perfazem incríveis 0,1% da população riosulense, devem ter contribuído decisivamente no desenvolvimento da cidade, ao longo do século passado. Depois deles vem os tropeiros gaúchos e paulistas, que nunca sequer pisaram na cidade, mas segundo o triangulino foram de grande importância na formação de qualquer cidade catarinense.

Aliás, essa foto de Rio do Sul do início do século XX deixa evidente, através da presença enorme de malocas e gado bovino, a influência marcante dos indígenas e tropeiros:

:P
Barriga-Verde no está en línea   Reply With Quote
Old December 6th, 2011, 02:14 AM   #55
EmyJaraguá

EmyJaraguá's Avatar

A cidade era bem bonita antigamente!
Old December 10th, 2011, 07:00 AM   #56
Humbolt - SC
...

Humbolt - SC's Avatar

Ainda hoje é !

Quote:
Originally Posted by radioelos View Post
Belas fotos parabéns
Old December 10th, 2011, 07:11 AM   #57
Humbolt - SC
...

Humbolt - SC's Avatar

Quote:
Originally Posted by EmyJaraguá View Post
Que eu saiba Rio do Sul é a principal cidade do Alto Vale do Itajaí!
Hahaha
Foi ironia minha.
Pra catarinense eu conheço bem não é?
Achei alguns bons prédios da Pamplona em Jaraguá do Sul
(...)
Valeu Humbolt - SC
Veja alguns desta construtora em Rio do Sul...

Prontos:

Em andamento:

PS> A PamplonaEmpreendimentos está começando a construir em Itajaí tambem.
Old December 10th, 2011, 07:16 AM   #58
Humbolt - SC
...

Humbolt - SC's Avatar

Quote:
Originally Posted by Barriga-Verde View Post
Realmente, esses 106 indígenas que perfazem incríveis 0,1% da população riosulense, devem ter contribuído decisivamente no desenvolvimento da cidade, ao longo do século passado. Depois deles vem os tropeiros gaúchos e paulistas, que nunca sequer pisaram na cidade, mas segundo o triangulino foram de grande importância na formação de qualquer cidade catarinense.

Aliás, essa foto de Rio do Sul do início do século XX deixa evidente, através da presença enorme de malocas e gado bovino, a influência marcante dos indígenas e tropeiros:

:P
"As origens" dispensam mais comentários

Muito legal esta fotografia, além da ponte dos arcos tem uma casa destas que ainda está de pé, virou uma Biblioteca!
Old December 12th, 2011, 12:46 AM   #59
jffaraco
Paranoid Android

jffaraco's Avatar

Likes (Received): 522

Não conheço Rio do Sul pessoalmente, mas pelas fotos parece uma bela cidade. Posso estar falando besteira, mas mesmo sendo relativamente bem verticalizada, a cidade parece se espalhar bastante. Não sabia que tinha essas pontes pênseis das fotos 22, 23, e 24.

Belo thread, Humbolt. Valeu por compartilhar!
jffaraco no está en línea   Reply With Quote
Old December 14th, 2011, 12:30 PM   #60
lucasniero
Sul Catarinense

lucasniero's Avatar

Likes (Received): 58

Rio do Sul tem cara de cidade grande, tem até viaduto, algo muito cobiçado no SCNews.

As panorâmicas ficaram ótimas, espero que a cidade já tenha se recuperado depois da última cheia. Valeu.
lucasniero no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags
rio do sul

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules