daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy (aug.2, 2013) | DMCA policy | flipboard magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Gerais > Arquitetura e Discussões Urbanas

Reply

Thread Tools Rate Thread
Old December 10th, 2011, 09:56 PM   #281
LS Kim
Non Dvcor Dvco

LS Kim's Avatar

Likes (Received): 310

Quote:
Originally Posted by Kehrwald View Post
Mas eu não acho que a condição de capital "mais fria" depende apenas da média anual.

POA tem um bom número de meses com temperaturas mais baixas, e maior humidade que S.Paulo. São meses em que quem mora em POA realmente sente mais frio, tem de se agasalhar mais, etc. Como ignorar esse dado pra dizer quem é mais fria?

E por fim, mesmo na média anual há controvérsias, existem dados que colocam POA abaixo de S.Paulo. Nos últimos anos, com a maior influência do aquecimento global no SE, não duvido que POA tenha se descolado muito de SP nesse quesito.
Média dos últimos 10 anos na duas capitais...

Empate

Sponsored Links

Old December 10th, 2011, 10:05 PM   #282
Rafael_BH
Registered User

Rafael_BH's Avatar

Likes (Received): 43

Guarulhos tem um clima mais frio que SP. Se for assim, vamos pegar Confins, na Grande BH, e teremos um clima mais frio tb. Ilha de calor influencia muitos nas metrópoles.
Rafael_BH no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2011, 10:06 PM   #283
Junior BH
Registered User

Likes (Received): 44

Quote:
Originally Posted by LS Kim View Post
SP não é mais fria que Porto Alegre, é menos quente. Pra ser mais fria, tem que ter mais frio, o que não é a realidade.

SP é a segunda capital com média anual mais baixa, mas isso não necessariamente a faz mais fria, e sim mais amena, de uma forma geral.

Perfeita essa colocação! Resumiu bem o q eu penso... Dizer que SP é mais fria do que PoA é maluquice total... Agora, dizer que SP tem, em média ANUAL, temperaturas mais baixas que Porto Alegre, aí sim ainda vai... Mas isso não faz de SP uma capital mais fria que PoA...

O fato é que PoA é mais fria e mais quente que SP ao mesmo tempo, por ter muito maior amplitude térmica...
Junior BH no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2011, 10:08 PM   #284
Rafael_BH
Registered User

Rafael_BH's Avatar

SP pode ser mais fria que POA no verão, mas quase nunca é mais fria que Curitiba.
Old December 10th, 2011, 10:15 PM   #285
LS Kim
Non Dvcor Dvco

LS Kim's Avatar

Likes (Received): 310

Quote:
Originally Posted by Rafael_BH View Post

Guarulhos tem um clima mais frio que SP. Se for assim, vamos pegar Confins, na Grande BH, e teremos um clima mais frio tb. Ilha de calor influencia muitos nas metrópoles.
Guarulhos faz parte da mancha urbana contínua da Grande SP, onde vivem milhões de pessoas.

Não sei Confins, mas a sensação de frio que se tem em Cumbica, se tem em grande parte de SP.
Old December 10th, 2011, 10:17 PM   #286
neves29
RodrigoBR

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by Chavem View Post
Neves,

Microclimas é o que não falta nas grandes cidades ... aqui em SP ocorre um fato curioso, o INMET que registra as temperaturas oficiais, fica no Mirante de Santana (Z.Norte) . A ZN é uma das regiões mais "quentes da cidade", pois recebe menos a influência marítima. Vária vezes durante o ano a infiltração marítima chega na ZS já no meio da tarde, impedindo uma maior elevação da temperatura, enquanto que na ZN tem sol.

Quem mora na ZS uma boa parte dos dias do ano tem a sensação de que fez mais frio do que o INMET registrou e isso é verdade, coisa de 2 a 3º de diferença, é so comparar em dias de vento S/Se as temperaturas de Congonhas e C.Marte.

Com relação a SP e Curitiba, eu colocaria as dinâmicas climáticas parecidas, porém os climas bem diferentes.
Curitiba já é subtropical, com uma pequenina influência tropical, SP é uma transição com bastante influência tropical ainda , não 100% como BH que é regime totalmente tropical.

Abs
Sim ,eu sei que todas as grandes cidades possuem sues microclimas,eu digo generalizando tanto que falei sobre regioes mais afastadas do centro que possuem climas menos afetados por fatores comuns a qualquer grande cidade,ou seja climas diferentes.
Sobre spxCrtb, eu sei,foi o que queria dizer ,sao semelhantes e os climas não sao tão diferentes nao,a latitude nao afeta muito neste caso porque a distancia entre elas e pequena a nivel mundial para classificações em subtropical-temperado-etc,ambas sao subtropicais,sendo Curitiba quase temperada.O que muda e a altitude(200m para cima eheh pode fazer uma boa diferença). Eu falava que em Curitiba,por mais que tambem tenha microclimas,não tme seu clima tao afetado por problemas como os que afetão SP,ja que são paulo tem a maior frota de veiculos do brasil,maior conurbaçao entre cidades,etc,etc,o que faz as diferenças nas temperaturas entre são paulo e curitiba aumentarem.

Obrigado pelo reply ,
e pela construtiva argumentação, que eu concordo
neves29 no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2011, 10:39 PM   #287
leosoberba
BANNED

Likes (Received): 0

Quote:
Originally Posted by Ap_Recife View Post
Pra mim, nenhum lugar do Brasil tem clima bom.

Queria mesmo era morar em Yakutsk, Rússia.

http://www.google.com.br/imgres?q=ya...t:429,r:16,s:0

Não preciso de sol, pois não realizo fotossíntese.
Nada me agrada tanto. A Russia é exagerada, uma Suiça já me satisfaz!

leosoberba no está en línea   Reply With Quote
Old December 10th, 2011, 10:44 PM   #288
neves29
RodrigoBR

Quote:
Originally Posted by ABNeto View Post
Nossa, eu acho o clima de SP sensivelmente mais quente que o de Curitiba, o calor aí é mais "abafado". Apesar disso, é fato que durante boa parte do ano entre outono e inverno as temperaturas se mantenham agradáveis e fiquem bem longe daquele frio de -1, -2 graus que faz em Curitiba em alguns dias do ano, e que naturalmente não deixa as pessoas muito dispostas a atividades físicas, parques, lazer. E temperaturas de 18, 19 graus já são bem abafadas para mínimas. Curitiba, no verão, vai praticamente toda noite a mais ou menos 15 graus, e eu já saio na boa de camiseta e shorts... Hoje mesmo foi assim.

Agora, talvez vocês tenham pensado que eu apontei uma diferença gigantesca entre Curitiba e São Paulo no tocante aos seus climas. Passei bem longe de dizer isso. São Paulo tem uma dinâmica climática bem parecida com Curitiba, está perto da serra, tem altitude, recebe a mPa. Por isso mesmo considero seu clima agradável, como bem havia falado. Isso não impede, porém, que Curitiba seja mais fria (sobretudo no inverno), e tenha chuvas discretamente melhor distribuídas (a diferença é pequena entre inverno e verão - ocorre que no inverno a chuva fina se arrasta por até uma semana, ao passo que no verão dá em pancadas nos dias quentes). E é só ir aos dados. Uma diferença de 3, 4 graus, é muito significativa em se tratando de meteorologia. É a mesma coisa que comparar Curitiba com São Joaquim. Lá neva e vai a -6°C todo inverno, episódios que aqui são raríssimos.

Agora, uma observação... Gostaria que SP fosse tão fria quanto Curitiba, com geada e tal. Imagina andar na Paulista em plena tarde de inverno, com chuva fina e temperatura de 6°C? Fantástico!

Óbvio que não... Ilha de calor atinge toda a extensão urbana, não é só nas áreas concentradoras de edifícios. Desde a periferia, onde o albedo já é reduzido, o fenômeno se observa. O que ocorre é que ele se intensifica à medida que se avança tecido urbano adentro. Mas ele existe sim em toda a sua extensão. Seja lá em Piraquara ou Barueri, já é percebido.

Que partes "dentro da cidade" de SP registram temperaturas mais baixas que Curitiba? A Cantareira tem altitude máxima de 1215 metros, e em altitudes próximas a isso ela não é habitada, inclusive pelo próprio relevo completamente impróprio. Mas e aí, nesses bairros próximos a Cantareira, registra-se o mesmo -1°C que tem o Centro de Curitiba, geralmente, como mínima no inverno? Curitiba também tem pontos no limite com Almirante Tamandaré e Colombo onde as altitudes passam de 1000 metros, e certamente a temperatura desce para ~-2/-3°C no inverno, mínimas equivalentes a de cidades do Paraná que se encontram em altitudes e coordenadas semelhantes (Irati, Guarapuava).
vamos por partes

Primeiro:temperaturas de -1 e -2 graus, em regiões de baixa habitação e mais afastadas do centro,olha que ocorre temperaturas assim mesmo que muitas vezes nem sejam confirmadas justamente por estarem mais afastadas.De qualquer forma realmente diferente de Curitiba,nao vai haver temperaturas assim no centro por exemplo..esse clima não existe mais nestas regiões...
E pode vir na paulista durante junho julho e agosto passear eheheheh,pq eu que faço curso la todo o Sabado ja peguei 5-6-7-8° varias vezes eheheh,ate 4º.
Segundo: falou tudo xD,a ilha de calor atinge toda a malha urbana,ate na minha casa em Cotia o clima ja deu uma esquentada nas ultimas décadas,mas é menos intensa do que no centro como vc mesmo disse,ja teve vezes daqui na minha casa estar 5-6° mais frio do que na Santa Efigenia onde eu vou constantemente.
Sobre locais com temperatura menor do que Curitiba,olha menores eu não diria,Curitiba e incontestavelmente mais fria do que SP.Na cidade de SP creio que talvez Interlagos seja próxima a curitiba,nehuma outra região mais(pelo menos que eu saiba não).Mas se vc olhar,cidades na ZMSP como onde eu moro em cotia,as temperaturas sao geralmente as mesmas ou muito proximas a Curitiba,com geada e talz.Esse ano geou 3 ou 4 vezes se eu não me engano por aqui,sendo que um dia a temperatura chegou a -0,3º no termômetro da minha casa.Olhando as temperaturas atuais ,percebi que varias vezes elas estão iguais(no max 1-2° de diferença)

De qualquer forma, o thread que criei foi mais direcionado para as capitais e não as cidades proximas heheh,entao entre SP-CURITIBA,sim e logico que curitiba e mais fria,esta em maior altitute e um pouco mais de latitude,alem de que são paulo sofre bastante com ilhas de calor(curitiba embora não tanto tambem sente,todas as grandes cidades tendem a ter algum tipo de "transtorno" climatico com todos esses carros e etc de hj em dia).
PS:São paulo ainda tem dias de frio,so que ficaram mais raros infelizmente(e as garoas tambem),e os verões ja não sao mais amenos como antigamente,estamos batento records todos os anos hahaahh.
PS2:so acrescentando ,vc fez a comparaçao entre um dia atípico em dezembro em curitiba com o inverno paulista em 2010...a temperatura mais baixa foi de 4º registrado pelo CGE em Parelheiros, e na RM, nao sei ao certo mais lembro que fez 2º aqui em agosto.
Abs.

Last edited by neves29; December 10th, 2011 at 10:56 PM.
Old December 10th, 2011, 11:00 PM   #289
HRLR
Registered User

Hoje a temperatura não passou de 20ºC em São Paulo. Temperatura baixa, para um mês de dezembro.
HRLR está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 10th, 2011, 11:00 PM   #290
neves29
RodrigoBR

Quote:
Originally Posted by HRLR View Post

Hoje a temperatura não passou de 20ºC em São Paulo. Temperatura baixa, para um mês de dezembro.
E mesmo
eu sai da Paulista hj do curso, e estava uns 16-17º
Aqui em casa na Granja Vianna agora ta 14,5º

Bela primavera
Old December 10th, 2011, 11:11 PM   #291
JPBrazil
Registered User

Likes (Received): 19

BH é horrível:

Primavera/Verão: CLIMA AMAZÔNICO
Outono/Inverno: CLIMA DESERTICO
JPBrazil no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2011, 12:40 AM   #292
Chavem
Chavem

Chavem's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by HRLR View Post

Passou um pouco sim, pelo menos na "fornalha do Mirante de Santana"...rs, por essa tabela chegou a 21,1C e foi a capital menos quente do Brasil hoje na máxima.

http://www.inmet.gov.br/html/observa...p?lnk=Capitais

Calma curitibanos, exceções acontecem ...

Abs a todos
Chavem no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2011, 03:11 AM   #293
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Likes (Received): 2516

Quote:
Originally Posted by JPBrazil View Post
BH é horrível:

Primavera/Verão: CLIMA AMAZÔNICO
Outono/Inverno: CLIMA DESERTICO
Que isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!...primavera verão com algumas excessões de calor exagerado (mas não passa de 35, raríssimamente, e no verão mais quente), não tão húmido (aliás muito longe do clima amazônico) e invernos realmente bem secos, sem frios excessivos (raramente tambem desce menos de 12/13 º -uma ou duas madrugadas invernais-)
Uma das coisas que eu gosto daqui é o clima (como muitos outros foristas daqui postaram nesse thread)
Old December 11th, 2011, 03:16 AM   #294
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

http://www.wunderground.com/global/s...ypeclick=bigwx
(Belo Horizonte)
Old December 11th, 2011, 03:29 AM   #295
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 1086

Frio é isso, kkkkkkkkkkkk.

Curiosidade, olhem o que acontece quando jogam água quente no frio de -52º.
Ap_Recife no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2011, 03:31 AM   #296
GIM
JK - O Presidente

GIM's Avatar

Assustador essa água quente no frio extremo siberiano
Old December 11th, 2011, 03:40 AM   #297
xrtn2
Registered User

xrtn2's Avatar

Likes (Received): 3764

Uma coisa que acho errado é dizer que Goiania,cuiaba, Vitoria são cidades tropicais, e depois dizer que Salvador,Recife, Maceio são cidades tropicais também.

No inverno é facil a temperatura ficar abaixo de 15C em Goiania e Cuiabá.Vitoria também fica bem próximo disso.

Deveria ser classificada

1 = Tropical
2 = Quase-tropical

Deveria levar em conta que 14C é a temperatura considerada fria mesmo.

Aqui em GV estamos a 180 m e a temperatura histórica mais baixa foi de 3 C, na década de 70,80 era fácil no inverno ver temperaturas de 6C 7C 8C 9C praticamente todos os dias

(Matt. 16:18)
xrtn2 no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2011, 03:40 AM   #298
provinciano
Registered User

provinciano's Avatar

provinciano no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2011, 03:42 AM   #299
Ap_Recife
Terra do Frevo

Ap_Recife's Avatar

Likes (Received): 1086

Quase tropical???

Ap_Recife no está en línea   Reply With Quote
Old December 11th, 2011, 03:52 AM   #300
Rafael_BH
Registered User

Rafael_BH's Avatar

Quote:
Originally Posted by GIM View Post
Que isso!!!!!!!!!!!!!!!!!!...primavera verão com algumas excessões de calor exagerado (mas não passa de 35, raríssimamente, e no verão mais quente), não tão húmido (aliás muito longe do clima amazônico) e invernos realmente bem secos, sem frios excessivos (raramente tambem desce menos de 12/13 º -uma ou duas madrugadas invernais-)
Uma das coisas que eu gosto daqui é o clima (como muitos outros foristas daqui postaram nesse thread)
Realmente, ele foi mto infeliz ao descrever o clima de BH. Não tem nada disso...essa descrição cai melhor para Goiânia, Cuiabá ou Porto Velho.

Reply

Thread Tools
Rate This Thread
Rate This Thread:

Posting Rules