daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Reply

Thread Tools
Old December 16th, 2011, 04:35 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 688

RS – Triunfo, uma cidade histórica de colonização portuguesa no Vale do Jacuí (em 86 fotos)

RS – Triunfo, uma cidade histórica de colonização portuguesa no Vale do Jacuí

Este thread é a continuação do meu thread de Charqueadas, São Jerônimo e General Câmara em
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1468430

Triunfo é uma cidade histórica gaúcha no Vale do Jacuí, colonizada por portugueses açorianos, atualmente integrando a Região Metropolitana de Porto Alegre.

A sede do município Trinfo fica no ponto onde o rio Taquari desemboca no rio Jacuí, de modo que a sua área urbana é banhada por esses dois rios. Apesar de seu conjunto arquitetônico histórico ser pequeno, ele é um dos mais expressivos da arquitetura colonial portuguesa no Rio Grande do Sul, comparável em importância ao de Rio Pardo, outra cidade histórica gaúcha fundada pelos portugueses, igualmente na margem do rio Jacuí.

Desde 1976, o município abriga o Pólo Petroquímico de Triunfo, que a faz ter o 4º maior PIB do Rio Grande do Sul. Em razão disso, eu esperava encontrar uma cidade bastante desenvolvida. Fiquei um pouco decepcionado, pois pude ver que ter o 4º maior PIB do estado não é sinônimo de infraestrutura boa para os cidadãos. A cidade é bem cuidada e limpa, mas uma vila paupérrima na parte que fica junto à margem do rio Taquari, a poucas quadras do centro histórico.

Cheguei a Triunfo de barca a partir de São Jerônimo. A única ponte sobre o rio Jacuí na região liga São Jerônimo a General Câmara. E não há ponte rodoviária sobre o rio Taquari ligando General Câmara a Triunfo. Assim, a única forma de se chegar a Triunfo a partir de São Jerônimo, Charqueadas e General Câmara é através da barca. A ponte deveria unir São Jerônimo a Triunfo dada a importância econômica dessas duas cidades. Mas, enfim, são daquelas coisas que a gente não consegue explicar.

A importância histórica de Triunfo tem em muito a ver com a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos (1835-1845). Foi em Triunfo que nasceu o maior líder da Revolução Farroupilha, o General Bento Gonçalves (1788-1847), tido como herói para grande parte dos gaúchos. Foi também em Triunfo que aconteceu uma das maiores batalhas da Revolução Farroupilha, a Batalha do Fanfa (em outubro de 1836) quando Bento Gonçalves foi preso pelos comandantes imperialistas e enviado para o Forte do Mar, em Salvador, onde ficou até 1837.

ATENÇÃO: Estas fotos foram tiradas num domingo, em uma cidade pequena do interior e sob um sol escaldante. Portanto, não esperem ver movimentação de pessoas e carros nas ruas, tampouco comércio com as portas abertas.

Passamos às fotos:

Foto 1: O “skyline” de Triunfo visto a partir da barca que faz a travessia São Jerônimo-Triunfo no rio Jacuí

Foto 2: Um navio passando próximo da barca.

Foto 3: Os carros se acomodando na barca.

Foto 4: O barco que impulsiona a barca.

Foto 5:

Foto 6: Quando uma barca vai, a outra vem.

Foto 7: Quase chegando à margem esquerda do Jacuí, em Triunfo.

Foto 8: Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Desporto

Foto 9:

Foto 10:

Foto 11:

Foto 12: Esse é o rio Taquari, próximo da foz, fotografado a partir do centro histórico de Triunfo.

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15: Templo Bom Jesus do Triunfo, onde Bento Gonçalves foi batizado.

Foto 16: Lateral direita do Templo Bom Jesus do Triunfo.

Foto 17: Lateral esquerda do Templo Bom Jesus do Triunfo

Foto 18: Templo Bom Jesus do Triunfo visto de lado.

Foto 19:

Foto 20: Gostei dessa rua (rua General Flores da Cunha) com os plátanos em forma de V

Foto 21: A mesma rua, agora com os plátanos em forma de Y

Foto 22: Mais rua General Flores da Cunha

Foto 23:

Foto 24:

Foto 25: Prédio da Biblioteca Pública (1858).

Foto 26: Uma residência particular. Pelo que eu entendi, são duas casas geminadas. O proprietário do lado esquerdo (visto da rua) manteve a porta e janela originais. Já o proprietário do lado direito “modernizou” as entradas de uma casa que deve ter mais de 150 anos.

Foto 27: Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social

Foto 28: Secretaria da Educação. É um dos prédios mais antigos de Triunfo (porém, não consegui descobrir a sua data de construção). Nessa casa morou o genro de Jerônimo de Ornelas (1691-1771), o português considerado o fundador de Porto Alegre e o seu primeiro morador.

Foto 29: Secretaria do Meio Ambiente.

Foto 30:

Foto 31:

Foto 32:

Foto 33: Casa do artesão (que estava fechada em pleno domingo).

Foto 34: Teatro União (1848). Foi o segundo teatro a ser construído no Rio Grande do Sul.

Foto 35: A casa onde nasceu Bento Gonçalves, abrigando hoje Museu Farroupilha. Autoria da foto: Tetraktys. (Essa é a única foto neste thread que não é de minha autoria.)

Foto 36: A casa onde nasceu Bento Gonçalves aparece ali adiante, com um tapume na frente. Deve estar passando por algum restauro.

Foto 37: Secretaria da Indústria e Comércio

Foto 38:

Foto 39:

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44:

Foto 45:

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48: Uma praça onde há um monumento aos Farroupilhas (não aparece na foto).

Foto 49: Texto da certidão de batismo de Bento Gonçalves.

Foto 50:

Foto 51:

Foto 52:

Foto 53:

Foto 54:

Foto 55:

Foto 56:

Foto 57:

Foto 58:

Foto 59:

Foto 60:

Foto 61:

Foto 62:

Foto 63:

Foto 64:

Foto 65:

Foto 66:

Foto 67:

Foto 68:

Foto 69: O início do retorno a Porto Alegre. A RS-244 logo na saída de Triunfo em direção ao Pólo Petroquímico. Aqui, a prefeitura plantou plátanos à beira da estrada.

Foto 70: RS-244

Foto 71: RS-244

Foto 72: RS-244

Foto 73: RS-244

Foto 74: BR-386 (em Nova Santa Rita)

Foto 75: BR-386

Foto 76: “Skyline” de Canoas, visto da BR-386

Foto 77: BR-386 se aproximando da BR-116.

Foto 78:

Foto 79:

Foto 80: Saindo da BR-386 e entrando na BR-116 (em Canoas)

Foto 81: BR-116 em Canoas.

Foto 82: BR-116 em Canoas com Porto Alegre ao fundo.

Foto 83: Saindo da BR-116 e entrando na BR-290 na divisa Canoas-Porto Alegre.

Foto 84: Já na BR-290 (em Porto Alegre)

Foto 85: Construção do estádio Arena do Grêmio, junto à BR-290, no bairro Humaitá

Foto 86: Construção da Arena do Grêmio.

Espero que tenham gostado de todas as fotos!
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 16th, 2011, 11:55 AM   #2
portoimagem-II
Capital dos pampas

Likes (Received): 3333

Fiquei surpreso, e simplesmente adorei Triunfo !

Foi a cidade que mais gostei em relação às que tu mostrou no thread de São Jerônimo.

Com larga margem.

Uma das fotos que eu mais gostei foi a primeira ! Que lindo, gostoso, pitoresco ! ! !

Gostei do patrimônio histórico da cidade. Mas, sobretudo, achei Triunfo muito agradável.

Ajuda nisso o conjunto formado com a vegetação exuberante. Olha só que gostoso o lugar da casa abaixo. Lembra recantos da zona sul de Porto Alegre:

O mesmo verde exuberante, somado à lomba e o conjunto ao redor fez eu gostar muito do lugar desta foto:

Adorei o cenário de estrada da foto 72.

As pessoas de fora não imaginam o calor escaldante que faz no RS. Temperatura muitas vezes maior que locais com fama de calor, como o sertão nordestino ou a amazônia. Há pouco de mais de uma semana fez 39 graus oficiais no Estado. Por isso as ruas ficam desertas.

Em Porto Alegre é igual. Por isso, fico revoltado em ver tanto local quente Brasil afora que não tem árvores, que as ruas são áridas e desérticas. E feias. Não fazem idéia de como é bom ter ruas bem arborizadas em um dia escaldante.

Parabéns pelo thread, ficou ótimo !

E revelou de forma inédita aqui no fórum uma cidade desconhecida por muitos, eu entre eles.

carca liked this post
portoimagem-II no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 12:04 PM   #3
portoimagem-II
Capital dos pampas

Encontrei lugares que lembram Laguna, SC (conjunto histórico português e muitas árvores, pelo menos em locais como perto de uma fonte famosa de lá) ; Foz do Iguaçu (casas em bairros tranquilos com árvores, e lombas pra descer para o rio) ; e até um pouco de amazônia - embora traços amazônicos vejo mais nas ilhas de Porto Alegre.
Old December 16th, 2011, 01:15 PM   #4
Soteropolis1
Registered User

Soteropolis1's Avatar

Likes (Received): 670

Acervo colonial portugues surpreendente e cenario muito belo. Alguns predios mal cuidados e descaracterizados, ou com pintura mal feita. A cidade me parece tb um tanto parada e até decadente. Merecia ser mais bem cuidada. Valeu mostrar.
Soteropolis1 no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 02:05 PM   #5
Lemao
Registered User

Lemao's Avatar

Likes (Received): 324

Os threads do Renehass são um verdadeira viagem ao RS, parabéns pelas fotos, estão lindas, mas nota-se realmente um certo descuido em algumas construções, mas no geral gostei do aspecto da cidade, legal que muitas vezes seu thread mostra lugares que até então para mim eram desconhecidos, muito bom mesmo!
Lemao no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 02:27 PM   #6
Farrapo
.

Likes (Received): 221

Tá aí uma cidade que eu tinha vontade de ver mais fotos, na Internet é muito difícil de encontrar, é sempre das mesmas coisas.

Bom, no fim, foi mais ou menos o que eu esperava. Uma cidade meio atrasada (apesar do PIB altíssimo) e com um patrimônio arquitetônico bacana e razoavelmente conservado.

Gostei de ver que há conjuntos de construções antigas.

Valeu pelas fotos!
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 02:40 PM   #7
portoimagem-II
Capital dos pampas

Sinceramente não vi nada de decadente, parada ou atrasada. Esta cidade é igual a uma infinidade de outras cidades pequenas Brasil afora. É até melhor.

Não gostaria de ver ruas asfaltadas por lá, como fazem cidadezinhas do interior que querem "melhorar".
Achei o patrimônio historico no geral bom, mas construções históricas mal cuidadas se vê em qualquer lugar, mesmo cidades com grana. Pelotas, Porto Alegre, Rio, Ouro Preto, em todas vamos achar coisas mal cuidadas.

Quanto às ruas vazias, parece que nunca ninguém aqui andou por uma cidade pequena com um calor escaldante pra ver como as ruas ficam vazias em alguns horários. Ou nunca viram calor de verdade.

Vejo cidades históricas ou não do interior no RS e de todo o Brasil, verdadeiramente decadentes, bem mais mal cuidadas, "paradas" , feias e bagunçadas do que Triunfo.
Old December 16th, 2011, 03:01 PM   #8
portoimagem-II
Capital dos pampas

Ano passado um tornado causou destruição na cidade; ontem, Triunfo foi atingida ontem pela tempestade de gelo, que também espelhou destruição pela cidade:

Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/doleitor/20...zo-em-triunfo/

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/no...o-2173663.html

http://rdplanalto.com/granizo-atinge...-sao-jeronimo/

http://zerohora.rbsdirect.com.br/ima...9909.jpg?w=620
Old December 16th, 2011, 04:51 PM   #9
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 488

Ei Renê,
Mais um belo thread! Eu nunca tinha imaginado que no Rio Grande do Sul houvesse uma cidade com tanto patrimônio histórico colonial bem preservado . Algumas ruas podiam ser confundidas com outras de Minas Gerais. Gostei de ver a arborização convivendo bem com o patrimônio. Nossas cidades, coloniais ou não, como diz o Porto imagem II , devem ser mais verdes e eu acrescento , mais floridas, afinal temos um clima propício para estarem lindas o ano inteiro. Se o governo local investisse mais no direcionamento turístico deste potencial que têm , podiam atrair turistas vindos da capital e do interior e que têm vontade de conhecer cidades coloniais de outros estados.

Meu email: marcelo.theenergizerbunny@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 05:24 PM   #10
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 217

Adorei Triunfo!
Como o pessoal já comentou: belo patrimônio, bela arborização, a preservação de alguns prédios deixa a desejar, mas de maneira geral é uma cidade histórica bem cuidada e que valoriza seu patrimônio, só falta divulgação.
Muito obrigado por mostrar Renê!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 05:43 PM   #11
Bruno GV
Brasil é meu país!

Bruno GV's Avatar

Likes (Received): 1923

Nossa, a paisagem da foto 38 está simplesmente perfeita! Arborização, bucolismo, conjunto preservado....
Quantoà cidade no geral, vejo que tem um grande potencial, principalmente se conservarem melhor o patrimônio que têem...pois no quesito conservação é onde está a maior falha ao meu ver.
Old December 16th, 2011, 05:57 PM   #12
Farrapo
.

Likes (Received): 221

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Sinceramente não vi nada de decadente, parada ou atrasada. Esta cidade é igual a uma infinidade de outras cidades pequenas Brasil afora. É até melhor.

Não gostaria de ver ruas asfaltadas por lá, como fazem cidadezinhas do interior que querem "melhorar".
Achei o patrimônio historico no geral bom, mas construções históricas mal cuidadas se vê em qualquer lugar, mesmo cidades com grana. Pelotas, Porto Alegre, Rio, Ouro Preto, em todas vamos achar coisas mal cuidadas.

Quanto às ruas vazias, parece que nunca ninguém aqui andou por uma cidade pequena com um calor escaldante pra ver como as ruas ficam vazias em alguns horários. Ou nunca viram calor de verdade.

Vejo cidades históricas ou não do interior no RS e de todo o Brasil, verdadeiramente decadentes, bem mais mal cuidadas, "paradas" , feias e bagunçadas do que Triunfo.
Acontece que Triunfo, apesar de ser uma cidade pequena, possui um dos maiores PIBs do Estado e, por isso, teria a "obrigação" de ser melhor cuidada. Ao menos é o que a gente espera quando se depara com uma cidade com índices econômicos tão bons (ainda que socialmente não seja uma referência).

Não acho que devam asfaltar todas as ruas e muito menos sair construindo bloquinhos residenciais a esmo "pra contribuir com o skyline" e mostrar como a cidade "não é atrasada". Há outras maneiras de se representar isso e uma delas é conservar melhor o seu rico patrimônio arquitetônico.

Olhando essas fotos, Triunfo tá parecendo Piratini. Não é necessariamente uma crítica, são duas cidades interessantes, com passados gloriosos e patrimônios arquitetônicos expressivos. A diferença é que a primeira é rica e a segunda é pobre. Pela proximidade com Porto Alegre, Triunfo poderia ser uma espécie de "Tiradentes gaúcha" (com as devidas diferenças, é claro). Por enquanto, é uma cidadezinha simpatiquinha, com um patrimônio legal, um PIB altíssimo e um potencial completamente desperdiçado.
Farrapo no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 06:57 PM   #13
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Fiquei surpreso, e simplesmente adorei Triunfo !

Foi a cidade que mais gostei em relação às que tu mostrou no thread de São Jerônimo.

Com larga margem.
Eu também, Ricardo, por isso dediquei um thread só a ela. Havia muito tempo que eu queria ir para as bandas de Triunfo. Das quatro cidades visitadas, Triunfo em 1º lugar e General Câmara em 2º.

Quote:
Gostei do patrimônio histórico da cidade. Mas, sobretudo, achei Triunfo muito agradável.

Ajuda nisso o conjunto formado com a vegetação exuberante. Olha só que gostoso o lugar da casa abaixo. Lembra recantos da zona sul de Porto Alegre:

O mesmo verde exuberante, somado à lomba e o conjunto ao redor fez eu gostar muito do lugar desta foto:
A vegetação me agradou muito, em especial os plátanos. Sabemos que o plátano não é uma árvores nativa brasileira. Sua abundância em regiões como a da Serra se dá porque um dia alguém resolveu plantá-los por lá. Em Triunfo, é perceptível a preocupação da prefeitura em embelezar a cidade com árvores como os plátanos. Não só na orla, mas também ao longo da RS-244 no perímetro urbano da cidade. Nota dez pela iniciativa da prefeitura. Em dias de calor intenso, nada melhor de descansar sob a sombra de um plátano tomando sorvete (memórias da infância aqui).

Quote:
Adorei o cenário de estrada da foto 72.
Eu adoro as paisagens de estrada, também.

Quote:
As pessoas de fora não imaginam o calor escaldante que faz no RS. Temperatura muitas vezes maior que locais com fama de calor, como o sertão nordestino ou a amazônia. Há pouco de mais de uma semana fez 39 graus oficiais no Estado. Por isso as ruas ficam desertas.

Em Porto Alegre é igual. Por isso, fico revoltado em ver tanto local quente Brasil afora que não tem árvores, que as ruas são áridas e desérticas. E feias. Não fazem idéia de como é bom ter ruas bem arborizadas em um dia escaldante.
Aqui cabe uma nota cultural para quem não é do Rio Grande do Sul: o calor intenso, especialmente em cidades sem praia, muitas vezes faz as pessoas ficarem em casa. É melhor ficar em casa com ar condicionado ou ventilador ligado do que ficar suando rios nas ruas. Sem contar que o calor deixa as pessoas mais lerdas e sem vontade de fazer as coisas.

Quote:
Parabéns pelo thread, ficou ótimo !

E revelou de forma inédita aqui no fórum uma cidade desconhecida por muitos, eu entre eles.
Obrigado, Ricardo. Acho que nunca alguém havia postado alguma coisa de Triunfo aqui no SSC ainda. Pelo menos até onde eu sei.
Old December 16th, 2011, 06:57 PM   #14
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Soteropolis1 View Post
Acervo colonial portugues surpreendente e cenario muito belo. Alguns predios mal cuidados e descaracterizados, ou com pintura mal feita. A cidade me parece tb um tanto parada e até decadente. Merecia ser mais bem cuidada. Valeu mostrar.
Obriogado, Soteropolis1!

A cidade é muito pequena e este passeio dominical foi a primeira vez que eu estive em Triunfo, apesar da proximidade com Porto Alegre. Eu não conheço a rotina diária dos triunfenses, mas acredito que muito do aspecto de decadência aqui transmito se dá em função de as fotos terem sido tiradas num domingo de calor intenso. Se fosse em dia de semana e com menos calor, acho que as ruas estariam cheias de movimentação, amenizando o aspecto de decadência.

Quote:
Originally Posted by Lemao View Post
Os threads do Renehass são um verdadeira viagem ao RS, parabéns pelas fotos, estão lindas, mas nota-se realmente um certo descuido em algumas construções, mas no geral gostei do aspecto da cidade, legal que muitas vezes seu thread mostra lugares que até então para mim eram desconhecidos, muito bom mesmo!
Obrigado, Lemao. Na verdade, quando eu decidi começar a criar threads e postar fotos aqui no SSC, eu fiz a opção de ir descobrir e fotografar lugares desconhecidos até mesmo para mim. Porto Alegre já é uma cidade tão bem retratada e representada por outros foristas eu não quis ser mais um, apesar de que de vez em quando eu crio threads sobre Porto Alegre.

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Tá aí uma cidade que eu tinha vontade de ver mais fotos, na Internet é muito difícil de encontrar, é sempre das mesmas coisas.

Bom, no fim, foi mais ou menos o que eu esperava. Uma cidade meio atrasada (apesar do PIB altíssimo) e com um patrimônio arquitetônico bacana e razoavelmente conservado.

Gostei de ver que há conjuntos de construções antigas.

Valeu pelas fotos!
Obrigado, Farrapo! Só uma observação que eu não havia escrito antes: nesse passeio a Triunfo, eu me concentrei no centro histórico e seus casarões. Apesar de ser uma cidade pequena, Triunfo é bem mais do que o seu centro histórico. Tem outras partes bonitas e feias. Até construção do tipo palafita eu vi num bairro paupérrimo junto ao rio Taquari. Isso me impressionou negativamente. Não teria me impressionado se não se tratasse da cidade com o 4º maior PIB do Rio Grande do Sul, o que a alavanca à condição de cidade rica.

Quote:

Como eu disse em alguma outra resposta acima, um pouco do ar de decadência de Triunfo, nessas fotos, é porque, na minha opinião, as fotos foram tiradas num domingo de sol intenso, sem movimentação pelas ruas.. Em cidades pequenas do interior, domingo é dia de ficar em casa. E o sol escaldante agrava a situação, fazendo as pessoas ficarem em casa de vez.

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Ei Renê,
Mais um belo thread! Eu nunca tinha imaginado que no Rio Grande do Sul houvesse uma cidade com tanto patrimônio histórico colonial bem preservado . Algumas ruas podiam ser confundidas com outras de Minas Gerais. Gostei de ver a arborização convivendo bem com o patrimônio. Nossas cidades, coloniais ou não, como diz o Porto imagem II , devem ser mais verdes e eu acrescento , mais floridas, afinal temos um clima propício para estarem lindas o ano inteiro. Se o governo local investisse mais no direcionamento turístico deste potencial que têm , podiam atrair turistas vindos da capital e do interior e que têm vontade de conhecer cidades coloniais de outros estados.
Obrigado, Marcelo!

Sempre guardando as devidas proporções, poderíamos dizer que cidades como Triunfo, General Câmara e seu distrito de Santo Amaro do Sul, e Rio Pardo são as cidades históricas gaúchas que mais se assemelham com cidades históricas mineiras por causa das construções coloniais portuguesas.

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Adorei Triunfo!
Como o pessoal já comentou: belo patrimônio, bela arborização, a preservação de alguns prédios deixa a desejar, mas de maneira geral é uma cidade histórica bem cuidada e que valoriza seu patrimônio, só falta divulgação.
Muito obrigado por mostrar Renê!
Obrigado, Santoangelense!

Essa falta de divulgação é o eterno problema crônico gaúcho quando se trata de turismo. Os fins de semana são o período em que há maior movimentação de turistas. Agora, me pergunta se o comércio, os museus e lojas de artesanato de Triunfo estavam abertas no domingo? A resposta é dada pelas fotos. Sem divulgação apropriada, as pessoas não ficam sabendo desses lugares. Sem pessoas sabendo sobre esses lugares é igual a sem turistas. Sem turistas é igual a sem lugares abertos no final de semana.

Quote:
Originally Posted by Bruno GV View Post
Nossa, a paisagem da foto 38 está simplesmente perfeita! Arborização, bucolismo, conjunto preservado....
Quantoà cidade no geral, vejo que tem um grande potencial, principalmente se conservarem melhor o patrimônio que têem...pois no quesito conservação é onde está a maior falha ao meu ver.
Obrigado, Bruno!

Mas há prédios passando por restauro. A casa onde nasceu Bento Gonçalves é um exemplo. Há uma placa do Rotary na igreja anunciando captação de recursos para a restauração. Mas acho, também, que mesmo assim, a cidade precisa preservar mais o seu conjunto arquitetônico. Com o 4º maior PIB do estado, acredito que a prefeitura poderia bancar sozinha os custos de restauração desses prédios históricos.

Quote:
Originally Posted by Farrapo View Post
Acontece que Triunfo, apesar de ser uma cidade pequena, possui um dos maiores PIBs do Estado e, por isso, teria a "obrigação" de ser melhor cuidada. Ao menos é o que a gente espera quando se depara com uma cidade com índices econômicos tão bons (ainda que socialmente não seja uma referência).
É exatamente isso que eu acho também!
Old December 16th, 2011, 07:33 PM   #15
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 2488

Triunfo abriga um patrimônio histórico muito interessante, o avanço da industrialização e do desenvolvimento não foram impeditivos em promover o resgate e a preservação do seu passado. A Rua General Flores da Cunha(bem que poderia se chamar Plátanos da Cunha) é muito bonita, gosto das condições de trafegabilidade das estradas gaúchas, estão muito boas, já venho observando isso em outros threads feitos por você. Sobre o polo petroquímico(Triunfo-Canoas) juntamente com Paulínia(SP), e Camaçari(BA) constituem a santíssima trindade da petroquímica brasileira, são os mais estruturados e importantes do país.
O teu safari fotográfico continua rendendo ótimos threads, parabéns.
jguima no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 09:38 PM   #16
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1498

Me surpreendeu ver tão magnífico patrimônio em uma das cidades mais ricas do continente!
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 09:39 PM   #17
FlicK
Registered User

FlicK's Avatar

Likes (Received): 1498

Lembrou um pouco Colônia do Sacramento!
FlicK no está en línea   Reply With Quote
Old December 16th, 2011, 10:36 PM   #18
portoimagem-II
Capital dos pampas

Que distância Trinunfo fica de Porto Alegre ?
Old December 17th, 2011, 01:44 AM   #19
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 102

Gostei muito, mas muito mesmo da cidade.
Lógico, deve ser um desses Municípios com Prefeitura e Câmara altamente corruptas, paternalistas e assistencialistas. Tem deficiências de infra-estrutura inacreditáveis num local com esse orçamento público que deve ter Triunfo.

Rene, comparando Rio Pardo e Triunfo, qual cidade você achou mais impactante em termos de vastidão do patrimônio arquitetônico e seu grau de conservação? Qual delas você recomendaria conhecer primeiro?
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote
Old December 17th, 2011, 07:54 AM   #20
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Triunfo abriga um patrimônio histórico muito interessante, o avanço da industrialização e do desenvolvimento não foram impeditivos em promover o resgate e a preservação do seu passado. A Rua General Flores da Cunha(bem que poderia se chamar Plátanos da Cunha) é muito bonita, gosto das condições de trafegabilidade das estradas gaúchas, estão muito boas, já venho observando isso em outros threads feitos por você. Sobre o polo petroquímico(Triunfo-Canoas) juntamente com Paulínia(SP), e Camaçari(BA) constituem a santíssima trindade da petroquímica brasileira, são os mais estruturados e importantes do país.
O teu safari fotográfico continua rendendo ótimos threads, parabéns.
Obrigado, Jguima!

Nossas estradas estão boas, pelo menos nessas que ficam próximas a Porto Alegre. Pode-se viajar tranquilamente por elas. Aquela rua cheia de plátanos (a Flores da Cunha) é uma beleza só, e ainda tem vista para o Jacuí. Deve ser ali um dos pontos de pegação da cidade à noite

Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
Me surpreendeu ver tão magnífico patrimônio em uma das cidades mais ricas do continente!
Quote:
Originally Posted by FlicK View Post
Lembrou um pouco Colônia do Sacramento!
Obrigado pela visita, Rodrigo. Só vi Colônia do Sacramento por fotos. Mas acho que Colônia está melhor do que Triunfo, pelo menos com base no que eu já vi da cidade.

Reply

Tags
brasil, rio grande do sul, triunfo

Thread Tools

Posting Rules