daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Sul

Sul Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Reply

Thread Tools
Old December 21st, 2011, 06:44 AM   #1
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Likes (Received): 733

RS – Um passeio pela Quinta da Estância Grande, uma fazenda de turismo rural, ecológico e pedagógico no município de Viamão, na RM de Porto Alegre (em 74 fotos)

RS – Um passeio pela Quinta da Estância Grande, uma fazenda de turismo rural, ecológico e pedagógico no município de Viamão, na RM de Porto Alegre

A Quinta da Estância Grande é uma fazenda de turismo rural, ecológico e pedagógico na cidade de Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre. Fica na Estrada da Estância Grande, a cerca de 400 metros da RS-118, após o Autódromo de Tarumã.

A Quinta da Estância Grande é a primeira fazenda carbon free do Brasil, signatária do Pacto Global (ONU) e integrante do Caring for Climate (ONU).

A Quinta da Estância Grande em relação a Porto Alegre e Viamão.

Sempre tive vontade de conhecer a Quinta da Estância Grande e em junho último, num sábado ensolarado, mas com muito frio, eu tive a oportunidade de conhecê-la, acompanhando um grupo de alunos formandos. Fomos acompanhados pelos diversos espaços da Quinta da Estância Grande por um guia. A propósito, as visitas à Quinta da Estância Grande só podem ser feitas com guias. E com um grupo de pessoas.

Da Quinta da Estância Grande é possível ver a paisagem ondulada de campos, características da paisagem gaúcha entre a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Entre os espaços da Quinta da Estância Grande estão um local para a prática de esportes radicais (tirolesa, por exemplo), lagos, um viveiro de aves, hortas, criação de vacas e cavalos, pomares de frutas, galpão crioulo, um restaurante (com excelente galeto e saladas), uma “greenhouse” etc. É um excelente local para se passar o dia com um grupo de amigos.O passeio valeu a pena.

Agradeço a gentileza do pessoal da Quinta da Estância Grande que nos recebeu tão bem, nos propiciando uma excelente tarde de inverno, apesar do frio intenso, nos diversos espaços da fazenda. E um agradecimento especial ao Rafael Goelzer, que gentilmente me autorizou a criar este thread com as fotos da Quinta da Estância Grande.

Passamos agora às fotos.

Foto 1: A primeira visão da Quinta da Estância Grande a partir do estacionamento.

Foto 2: Uma casa ao lado da Quinta da Estância Grande.

Foto 3: A paisagem de campos ondulada, característica dessa região do Rio Grande do Sul, entre Porto Alegre e o litoral norte do estado.

Foto 4:

Foto 5: Portão que dá acesso à trilha ecológica. Não fizemos a trilha porque era inverno. A trilha é sazonal.

Foto 6: No fundo, o distrito viamonense de Águas Claras.

Foto 7:

Foto 8: Acesso ao restaurante.

Foto 9: O restaurante, de onde se tem uma excelente vista de toda a Quinta da Estância Grande e arredores.

Foto 10: Felicidade!

Foto 11:

Foto 12: As ovelhinhas no pasto.

Foto 13:

Foto 14:

Foto 15: O pessoal recebendo capacetes de um dos guias. Tudo muito seguro para a prática dos esportes radicais.

Foto 16: O Galpão Crioulo, ideal para ficar ali dentro tomando chimarrão.

Foto 17: Uma das árvores símbolo do Rio Grande do Sul, e também símbolo da Quinta da Estância Grande: a famosa “figueira”. Apesar do nome, ela não produz frutos. Produz muita sombra.

Foto 18:

Foto 19: Interior do Galpão Crioulo com fogão à lenha no estilo mineiro.

Foto 20:

Foto 21: Interior do Galpão Crioulo com o espaço para o famoso fogo de chão.

Foto 22:

Foto 23: Estacionamento.

Foto 24: Há um viveiro de cobras. Não é venenosa.

Foto 25: A Bodega da Quinta

Foto 26: O meio de transporte que nos leva aos espaços da Quinta da Estância Grande.

Foto 27:

Foto 28:

Foto 29: O espaço do esportes radicais.

Foto 30: En garde!

Foto 31: Achei essa ideia ótima: são várias gaiolas de passarinhos vazias, uma sobre as outras, formando uma instalação. Nos põe a refletir sobre o quão triste é ficar preso e o quão importante é ser livre.

Foto 32:

Foto 33:

Foto 34:

Foto 35:

Foto 36: Outra ideia ótima: colocar plantas dentro de gaiolas de passarinhos.

Foto 37: Fomo informados que (algumas aves) do Viveiro de Imersão foram doadas à Quinta da Estância Grande depois de apreendidas pelo Ibama.

Foto 38: Dentro do Viveiro de Imersão, onde podemos entrar, esses papagaios estavam assim, tão juntinhos, por causa do frio. Era junho, um dos meses mais frios no Rio Grande do Sul.

Foto 39:

Foto 40:

Foto 41:

Foto 42:

Foto 43:

Foto 44: Acho que estou brabo!

Foto 45: O Viveiro de Imersão, visto de longe.

Foto 46:

Foto 47:

Foto 48:

Foto 49:

Foto 50: Cansei, preciso descansar!

Foto 51: Uma plantação de uvas.

Foto 52:

Foto 53: Numa mesma foto, quatro das árvores características do Rio Grande do Sul: figueira, palmeira, araucária e eucalipto.

Foto 54:

Foto 55: Uma figueira de 200 anos que foi derrubada por um vendaval de 5 minutos (com ventos a 100km/h) em novembro de 2009.

Foto 56:

Foto 57:

Foto 58:

Foto 59: O pessoal tomando cafezinho quente para afugentar o frio um pouquinho.

Foto 60:

Foto 61:

Foto 62:

Foto 63:

Foto 64:

Foto 65:

Foto 66:

Foto 67:

Foto 68:

Foto 69:

Foto 70:

Foto 71:

Foto 72:

Foto 73:

Foto 74:

Espero que tenham gostado de todas as fotos e obrigado por terem visto tudo!

Last edited by renehass; December 21st, 2011 at 06:50 AM.
renehass no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 21st, 2011, 08:40 AM   #2
Bonja
Registered User

Likes (Received): 194

Bela coletânea. A 62 é a mais gaúcha de todas, se é que me entendem...hehehe
Bonja no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2011, 09:26 AM   #3
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Bonja View Post
Bela coletânea. A 62 é a mais gaúcha de todas, se é que me entendem...hehehe
Acho que no imaginário popular de quem não é do RS, essa é a paisagem que melhor significa o Rio Grande do Sul.
Old December 21st, 2011, 10:28 AM   #4
ulilopes
Aglomerado Urbano Caipira

ulilopes's Avatar

Likes (Received): 1088

Tudo muito bonito, limpo, árvores frondosas, natureza bela.
Nota dez para o reaproveitamento da madeira e troncos de árvores na confecção de bancos, floreiras, cercas, construções bem delineadas (sem aparência de barracos), etc...! É legal ver um local bonito onde o cimento não impera nas construções!
Old December 21st, 2011, 03:52 PM   #5
santoangelense
Registered User

santoangelense's Avatar

Likes (Received): 281

Que lugar lindo!
Nunca tinha ouvido falar sobre essa Estância.
Realmente, tudo lembra a cultura gaúcha. A foto daquela figueira frondosa no meio do campo ficou belíssima. É um símbolo dos pampas.
Valeu Renê!
Jacutinga-RS, Cidade de imigração italiana no norte do estado
santoangelense no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2011, 04:52 PM   #6
jguima
Registered User

jguima's Avatar

Likes (Received): 3390

Lindo, a sensação de paz que o local transmite é incrível, refugiar em locais assim é bom e eu me identifico muito com isso.
jguima está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 21st, 2011, 07:15 PM   #7
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by ulilopes View Post
Tudo muito bonito, limpo, árvores frondosas, natureza bela.
Nota dez para o reaproveitamento da madeira e troncos de árvores na confecção de bancos, floreiras, cercas, construções bem delineadas (sem aparência de barracos), etc...! É legal ver um local bonito onde o cimento não impera nas construções!
Obrigado, Ulilopes! O pessoal da Quinta da Estância tem essa preocupação ecológica em reaproveitar o que natureza oferece.

Quote:
Originally Posted by santoangelense View Post
Que lugar lindo!
Nunca tinha ouvido falar sobre essa Estância.
Realmente, tudo lembra a cultura gaúcha. A foto daquela figueira frondosa no meio do campo ficou belíssima. É um símbolo dos pampas.
Valeu Renê!
Obrigado, Santoangelese. Vale a pena conhecer e passar o dia no local.

Quote:
Originally Posted by jguima View Post
Lindo, a sensação de paz que o local transmite é incrível, refugiar em locais assim é bom e eu me identifico muito com isso.
Eu também, Jguima. Obrigado pela visita!
Old December 21st, 2011, 08:02 PM   #8
Marcelo Olisa
Marcelo Lisa

Marcelo Olisa's Avatar

Likes (Received): 489

Que lugar belíssimo! Realmente para quem não é gaúcho são estes campos com gado ou com cavalos que são a idéia do Rio Grande do Sul, apesar que no imaginário da população de outras regiões que não a Sul, a Serra também é muitas vezes generalizada como sendo o modelo do Gaucho Way of life and Life style.
Eu adorei ver a foto do local onde se faz o tão famoso fogo de chão. E como é que o fogão a lenha ao estilo mineiro foi parar ali? Ele é difundido também nas regiões interioranas gaúchas ?
A área de esportes radicais é muito interessante e para quem não tem fobia com altura, deve ser muito legal fazer este tipo de esportes. Fico imaginando o mesmo em relação ao arvorismo.
Que raça é esta do gado daí? Bonitas as vaquinhas.
Ao ver as abóboras na foto 67 , eu me lembrei da Nova Inglaterra onde elas são muito comuns. Podem fazer Halloween aí com esta fartura de abóboras !
As fotos das aves e do cachorro descansando também ficaram ótimas!
Adorei a idéia de se fazer floreiras em troncos de árvores. Uma boa idéia pra ser reproduzida em outros lugares turísticos ou mesmo em áreas de convivência de hostels e de pousadas.
Parabéns pelo thread!

Meu email: marcelo.deolisa@gmail.com
Marcelo Olisa no está en línea   Reply With Quote
Old December 21st, 2011, 10:39 PM   #9
portoimagem-II
Onde uiva o minuano

Likes (Received): 3891

Que lugar lindo !

Essa região é bonita, mesmo.

Deve ser legal no auge do inverno !
portoimagem-II está en línea ahora   Reply With Quote
Old December 22nd, 2011, 12:56 AM   #10
Gui_Poa
Antigo Xinah_Poa to Gui_P

Gui_Poa's Avatar

Likes (Received): 356

Muito show, tudo muito lindo..
E as coleguinhas einho?
haha

Ta bem de colegas... :PP

Muito show o lugar dos passaros.. haha
Old December 22nd, 2011, 02:08 PM   #11
Hed
Bronzil il il

Hed's Avatar

Likes (Received): 13

Relembrar é viver. Faz mais de 10 anos que visitei a Quinta da Estância com o colégio. Acho que todos os colégios de Porto Alegre já visitaram a Quinta da Estância. É um lugar para ensinar as crianças de apartamento como funciona a vida no campo.

Muita lindas as fotos, parabéns!
Old December 22nd, 2011, 10:32 PM   #12
gusbrum
Registered User

gusbrum's Avatar

Likes (Received): 770

Otimas fotos...parabens.
Gostei das ideia das gaiolas de passarinhos.
Old December 23rd, 2011, 02:40 AM   #13
valdiclei
SSC Sergipe

valdiclei's Avatar

Likes (Received): 398

Belo lugar!
valdiclei no está en línea   Reply With Quote
Old December 23rd, 2011, 08:34 PM   #14
In The End
Registered User

In The End's Avatar

Likes (Received): 680

Eu fui na Quinta em 2008, é um baita lugar, tenho algumas fotos(inclusive da trilha), posso posta-las se quiser!
In The End no está en línea   Reply With Quote
Old December 24th, 2011, 09:11 PM   #15
renehass
Rene Hass

renehass's Avatar

Quote:
Originally Posted by Marcelo Olisa View Post
Que lugar belíssimo! Realmente para quem não é gaúcho são estes campos com gado ou com cavalos que são a idéia do Rio Grande do Sul, apesar que no imaginário da população de outras regiões que não a Sul, a Serra também é muitas vezes generalizada como sendo o modelo do Gaucho Way of life and Life style.
Eu adorei ver a foto do local onde se faz o tão famoso fogo de chão. E como é que o fogão a lenha ao estilo mineiro foi parar ali? Ele é difundido também nas regiões interioranas gaúchas ?
A área de esportes radicais é muito interessante e para quem não tem fobia com altura, deve ser muito legal fazer este tipo de esportes. Fico imaginando o mesmo em relação ao arvorismo.
Que raça é esta do gado daí? Bonitas as vaquinhas.
Ao ver as abóboras na foto 67 , eu me lembrei da Nova Inglaterra onde elas são muito comuns. Podem fazer Halloween aí com esta fartura de abóboras !
As fotos das aves e do cachorro descansando também ficaram ótimas!
Adorei a idéia de se fazer floreiras em troncos de árvores. Uma boa idéia pra ser reproduzida em outros lugares turísticos ou mesmo em áreas de convivência de hostels e de pousadas.
Parabéns pelo thread!
Obrigado, Marcelo! Sobre os fogões à lenha, esse é o segundo do tipo mineiro que eu vejo aqui no Rio Grande do Sul. O primeiro foi no único restaurante que existe próximo dos túneis na descida da Rota do Sol. Eu não sei qual é a raça do gado. O pessoal da Quinta da Estância Grande é bastante criativo. As floreiras nos troncos das árvores é um bom exemplo. O outro, é plantar flores dentro de gaiolas de passarinhos.

Quote:
Originally Posted by portoimagem-II View Post
Que lugar lindo !

Essa região é bonita, mesmo.

Deve ser legal no auge do inverno !
Obrigado, Ricardo! Foi no auge do inverno que essas fotos foram tiradas. Muitíssimo frio!!! Percebe-se pelas nossas roupas e pelos papagaios encostando pescoços para amenizar o efeito do frio.

Quote:
Originally Posted by Gui_Poa View Post
Muito show, tudo muito lindo..
E as coleguinhas einho?
haha

Ta bem de colegas... :PP

Muito show o lugar dos passaros.. haha
Obrigado, Gui! As meninas vão adorar ler o teu comentário. Vou passar para elas!

Quote:
Originally Posted by Hed View Post
Relembrar é viver. Faz mais de 10 anos que visitei a Quinta da Estância com o colégio. Acho que todos os colégios de Porto Alegre já visitaram a Quinta da Estância. É um lugar para ensinar as crianças de apartamento como funciona a vida no campo.

Muita lindas as fotos, parabéns!
Bem lembrado, Hed! Acho que quase todas (senão todas) as escolas (particulares) de Porto Alegre já levaram os alunos para fazer passeio na Quinta da Estância Grande. Um excelente lugar para mostrar para a criançada o que é um pouco da vida e das paisagens do campo.

Quote:
Originally Posted by gusbrum View Post
Otimas fotos...parabens.
Gostei das ideia das gaiolas de passarinhos.
Obrigado, Gusbrum! Eu também adorei essas gaiolas com flores dentro. Uma das coisas mais originais e criativas que eu já vi. São muito mais bonitas com flores do que com coitados de passarinhos dentro.

Quote:
Originally Posted by valdiclei View Post
Belo lugar!
Obrigado, Valdiclei!

Quote:
Originally Posted by In The End View Post
Eu fui na Quinta em 2008, é um baita lugar, tenho algumas fotos(inclusive da trilha), posso posta-las se quiser!
Por favor, In the End, sinta-se totalmente à vontade para postar fotos. São vão enriquecer o thread.
Old December 25th, 2011, 07:09 AM   #16
In The End
Registered User

In The End's Avatar

Likes (Received): 680

Bom...
Então aí vão elas!

Começando pela trilha:

Bugiu na trilha! É um animal muito característico da região, nesse momento nós estávamos parados ouvindo a instrutora, rodeados de uns 4 Bugius, e eles não tem medo, eles vão até a ponta do galho mais fino pra tenta te acerta, tem que tomar cuidado com eles, a instrutora tbm tava alimentado-os com banana.

Pista de Cordas(acho que esse é o nome)

Eu tinha mais imagens, inclusive do Fute-Barro que é muito divertido, mas não sei onde elas foram parar! Devo ter feito alguma manutenção no PC e esquecido de salvá-las! =/
In The End no está en línea   Reply With Quote
Old August 4th, 2014, 07:58 PM   #17
edukirsch
Registered User

edukirsch's Avatar

Likes (Received): 161

Lugar ótimo para passar uma tarde de domingo com amigos!

Bela pedida! Não conhecia e adorei!

Thread do futuro aeroporto 20 de Setembro (Portão/RS)
http://www.skyscrapercity.com/showth...#post118197889

renehass liked this post
edukirsch no está en línea   Reply With Quote
Old August 5th, 2014, 04:38 AM   #18
Kehrwald
Registered User

Likes (Received): 302

Belo lugar Rene, valeu por mostrar!

renehass liked this post
Kehrwald no está en línea   Reply With Quote

Reply

Tags