|
|
| daily menu » rate the banner | guess the city | one on one |
|
|
#61 |
|
Ex - CharlesBH
Likes (Received): 13
|
![]() Meio século de história: glamour e modernidade no coração do centro de BH Visto do alto, numa visão panorâmica, como, por exemplo, de um avião monomotor, não parece ser diferente dos demais do centro de Belo Horizonte. Mas para quem o conhece e sabe um pouco de sua história e acontecimentos do passado, concorda que o edifício Acaiaca, localizado na Avenida Afonso Pena com a Rua Espírito Santo, no coração da cidade, é diferente dos outros arranha-céus da capital. Quem sabe disso muito bem é João Alves de Souza, 69 anos. João é morador do bairro Goiânia e lembra que naquela época ia trabalhar a pé para economizar dinheiro. “Trabalhar nesse edifício era muito bom por ser um prédio tradicional em BH”, conta. Com mais de 60 anos de idade, o edifício Acaiaca já não possui o mesmo vigor e elegância que costumava ter, mas ainda não está curvado, e pode contar grande parte da história de Belo Horizonte. Com os seus130 metros de altura, ele foi o primeiro arranha-céu da cidade, quando ainda possuía na Avenida Afonso Pena, uma paisagem bucólica, repleta de fícus. “Aqui no Acaiaca tinha muita loja de luxo, lojas de roupas”, ressalta João. Foi inaugurado no cinqüentenário de Belo Horizonte, seguindo uma tendência de modernidade que se instaurava na cidade. Com formas geométricas pontiagudas e angulares, o Acaiaca segue os moldes da Art Déco, estilo que surgiu na Europa e Estados Unidos nos anos 20. As duas faces indígenas que ornam a fachada foram esculpidas pelo engenheiro e arquiteto Luiz Pinto Coelho, o mesmo que projetou e construiu o edifício. As carrancas servem para incorporar a lenda do Acaiaca no prédio. Construído no período da Segunda Guerra Mundial, o edifício conta com um abrigo anti-aéreo. Hoje ele é usado apenas para carga e descarga do edifício, mas a idéia era se defender de um ataque alemão na cidade. Em uma conversa rápida, a 210 metros por segundo, num sobe e desce, João Alves relembra do tempo em que o prédio era um ponto nobre da cidade, época que vinha desde o bairro Goiânia a pé, por não ter dinheiro para a condução. Seu João é um dos mais antigos funcionários do Acaiaca, são 42 anos em diversas funções, começou como faxineiro, hoje ele é ascensorista do elevador mais rápido de Belo Horizonte. De 1955 até 1980, no 23º e 24º andares, funcionava a TV Itacolomi, fundada por Assis Chateaubriand, fazia o edifício fervilhar de artistas e de curiosos que se acotovelavam na rua para vê-los. Seu João cansou de se cruzar com jogadores de futebol que seriam entrevistados na televisão, como Tostão, Cafunga, Dada, Dirceu Lopes entre tantos outros. Ainda nos anos 50, no andar da sobreloja funcionava uma boite, freqüentada pela alta sociedade e classe política. O prefeito da época Otacílio Negrão de Lima era assíduo do ambiente. Como todo o resto do centro de Belo Horizonte, o Acaiaca também perdeu o fôlego. O centro já não é mais um lugar atrativo e muito menos glamouroso, mas no Acaiaca existia a loja Sibéria Modas, tradicional loja de roupas femininas, conhecida por vender luxuosos casacos de pele. Na loja tinha até um salão de desfiles. O extinto cinema Acaiaca, que costumava formar filas de pessoas que dobravam o quarteirão. Seu João, em todos os seus anos no Acaiaca, nunca ocupou um dos 900 lugares do cinema. “Meus colegas pediam para entrar, mas eu não”, comenta. Hoje o espetáculo que acontece lá é bem diferente. Ao invés de se emocionar com tramas e histórias evolventes, Casablanca, Bogart, Bergman, Fellini e Hitchcock, os espectadores vibram com sermões de um pastor. É que ali funciona uma igreja evangélica, com uma pequena livraria de títulos religiosos, na entrada. Seu João também lembra de momentos nada agradáveis que teve de passar. Ele conta que cinco pessoas suicidaram no edifício. “Eu até já tive de juntar os miolos de gente que pulou lá de cima, até isso eu já fiz. Uma vez eu vi um rapaz bem novo, um estudante, já na janela pra pular, aí eu chamei os bombeiros que resgataram ele”, conta. Um episódio obscuro também faz parte dessa história. No mesmo lugar em que era havia alguns ícones sócio-culturais, no 11º andar aconteceu uma conspiração que ajudaria a colocar o país todo em um período de medo e escuridão. No 11º andar funcionava o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem, onde no início dos anos 60, a classe empresarial mineira, opositora de Jango se reunia para planejar um golpe de estado, para acabar com a ameaça comunista que acreditavam estar próximo. Os integrantes da reunião do Acaiaca ficaram conhecidos como os “Novos Inconfidentes”. O edifício Acaiaca já abrigou a sede do IBGE e a Faculdade de Filosofia da UFMG, era um pólo cultural. Hoje o que restou é basicamente uma porção de escritórios de advocacia e de odontologia. A história do Acaiaca se confunde com a história da cidade e, os bons tempos ficam apenas na memória daqueles que viveram em outro Belo Horizonte. fonte |
|
|
|
|
|
#62 |
|
Clássicos do rock
Likes (Received): 667
|
Esse prédio tem uma arquitetura interessante, e muita gente nem imagina o porquê do nome Acaiaca. Lembro, na década de 90, quando, nos fundos da entrada, uma espécie de galeria, havia o Cine Acaiaca. Apertadinho, nem de longe dos melhores da cidade, mas muito aconchegante. Muita gente aqui do fórum deve lembrar.
|
|
|
|
|
|
#63 | |
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
|
|
|
|
|
|
|
#64 |
|
Clássicos do rock
|
![]() Acaiaca, Brasil, Jacques, Odeon, Palladium, Roxy, Pathe e outros de que nem me lembro... Ou viraram igreja, teatro, ou estão simplesmente fechados. Os shoppings, na década de 90, tomaram conta de tudo (porém não curto muito cinema de shopping), com espaços menores e mais opções de filmes numa mesma galeria e com estacionamento. Last edited by CharlesZSBH; January 5th, 2012 at 02:18 AM. |
|
|
|
|
|
#65 |
|
Rafael Soares
Likes (Received): 746
|
Fala, Charles!
Eu às vezes não gosto muito do efeito HDR, pois acho que fica meio artificial. Mas gostei nas tuas fotos, ficou interessante. Não sei se já comentaram antes, mas pelo visto você é a versão mineira do Osmar e do Tchello, sempre trazendo fotos bem interessantes de BH!
Meus threads mais recentes: Búzios - RJ | Saquarema - RJ | Petrópolis - RJ | Baía de Guanabara - RJ Meus outros threads: Dois Irmãos + Vidigal | Morro da Conceição - Rio | Amanhecer - Rio| Teresópolis - RJ | Paraty - RJ |
|
|
|
|
|
#66 |
|
Embaixador de Castelo.
Likes (Received): 813
|
Bacana!!!
![]() Nem ia ver mais esse thread pois já ví beagá de caboarrabo aqui no ssc, mas quando lí hdr me interessei em ver na hora! Muito bom ver a cidade de um jeito mais artístico, algumas fotos passariam como comum, mas em hdr ficaram completamente expressivas, gostei muito, parabéns!!! Minhas preferidas. ![]() ![]() ![]() Menção honrosa a miss beagá nessa foto ![]()
|
|
|
|
|
|
#67 |
|
Registered User
Likes (Received): 5
|
Charles, antes de tudo quero dar os parabéns pelo belíssimo thread!
Passou de forma bem clara a atmosfera belo horizontina... Faltaram algumas fotos de regiões como Belvedere, Santa Lúcia, Buritis, Santa Tereza, que tbm certamente ficariam bonitas com esse efeito HDR... Adorei mesmo! Faça mais HDR's de BH pra nós! |
|
|
|
|
|
#68 |
|
HAHA!
|
Charles parabéns por esse belo trabalho, as fotos ficaram muito boas! Parabéns!
|
|
|
|
|
|
#69 | |
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
O cinema de rua é mais cult e aconchegante. E nos dias de hoje recebe um público mais cinófilo do que o cinema de shopping, além de possuírem cafés interessantes em seu interior, como é o caso do Belas Artes e do Palácio. Por outro lado, os cinemalls estão ao lado de outras opções de lazer e conforto, mais opções de filmes, lojas (boas pra passear enquanto esperamos o horário do filme), praças de alimentação cheias de restaurantes diferentes, cafés... e ainda tem estacionamento, 'coisa' cada dia mais inacessível aqui em Belo Horizonte atualmente. Além do mais, todo grande shopping aqui em BH possui um hipermercado dentro, o que facilita ainda mais caso o cidadão queira fazer uma comprinha leve antes de ir pra casa - o que comumente faço depois do cinema. Como eu disse, cada um com suas características, vantagens e desvantagens. De um modo geral, prefiro cinema de rua em dias de semana depois do trabalho. É bom pra relaxar. |
|
|
|
|
|
|
#70 | |
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
Ah sim, já me falaram em diversos threads que sou uma versão mineira do tchelllo. E isso é um baita elogio, já que sou fã dos threads do cara! Já do Osmar é a primeira vez. Acho que a versão mineira do Osmar é o meu xará CharlesZSBH e o Pietro. Os threads deles tem mais o perfil dos threads do Osmar. Ah sim, a MaryT também era, mas ela infelizmente, já era, rs. Abração! |
|
|
|
|
|
|
#71 | |
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
De qualquer forma, [publicidade] nunca deixe de ver os threads de BH! [/publicidade] rsrs. É sério, por mais que você já tenha visto muita coisa, pode sempre se surpreender num thread novo.Qual das três?? kkkk, brincadeira. Abração velho!! |
|
|
|
|
|
|
#72 | |
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
De fato, tem inúmeras regiões interessantes que não retratei e tenho motivos. O Belvedere é um dos bairros que mais retrato no SSC por fazer parte do meu cotidiano. Quase todo thread meu tem muitas fotos dele; e como estou de folga, resolvi dar uma trégua. E ainda sim retratei a região nas fotos 37 e 57. O Buritis... num sei, gosto muito das vistas panorâmicas do bairro, mas a nível de rua, acho que ele ainda está um pouco sem vida... artificial talvez. De qualquer forma, tenho uma vista excelente pro bairro da janela de onde trabalho, na Raja. Quando eu voltar das férias, posso tentar fazer uma panorâmica em HDR dele e, quem sabe, colocar num thread posteriormente. O Santa Lúcia, o São Bento, Luxemburgo, Santo Antônio e toda aquela região possuem lugares realmente muito bonitos. Mas são bairros acomodados em morros altíssimos!! Todo HDR que fiz foi a pé, andando pela cidade. HDR precisa ser feito com tripé, e é trabalhoso e cansativo. Num bairro com ruas verticais então, chega a ser impraticável. Já o Santa Tereza tenho um plano especial pra ele. Na verdade, pra ele e pro Floresta. Pretendo num futuro próximo fazer uma coletânea de HDRs de ambos bairros e criar um thread só pros dois, retratando especialmente as edificações mais antigas. Tenho planos também pra fazer HDR da região industrial, especialmente Contagem, Betim e o Barreiro. Fora o thread em estilo Film Noir que estou preparando, e talvez será o próximo. Enfim, planos, planos e planos... amo fotografia, queria ser 2 e deixar um "eu" tirando fotos o dia todo, só por conta. Mas nessa cidade do jeito que está, preciso comprar um barco primeiro, rs. Abração cara!!! |
|
|
|
|
|
|
#73 |
|
Ex - CharlesBH
|
Valeu Marcos!!!
|
|
|
|
|
|
#74 | |
|
Registered User
|
Quote:
Estava revendo esse thread e continuo embasbacado! Ficou mto belo! Adoro quando retratam a parte mais degradada de BH de forma a mostrar que apesar de degradada tem mto charme e tradição. Vc consegue passar isso! Ver esse seu thread me faz gostar e me orgulhar mais dessa cidade! Ow, e essa foto aqui?? Simplemente deslumbrante!! Já virou meu papel de parede...
|
|
|
|
|
|
|
#75 |
|
Clássicos do rock
|
Bons comentários nesta página. Na verdade, são mesmo interessantes esses threads que mostram o geral, seus pontos comuns, e isso é mesmo uma característica do dono deste thread: já até virou uma marca...
Eu, como muitos já comentaram, prefiro escolher um bairro e explorar ao máximo, para que todos conhecem a essência daquele lugar. Gostaria muito de ter mais tempo, para trabalhar bairros como Santo Antônio, Vila Paris, Gutierrez, a parte de casas do Lourdes -tão charmosas, Anchieta, Carmo, São Pedro... Com exceção de Lourdes, todos os outros foram pouco (ou quase nada) mostrados aqui. |
|
|
|
|
|
#76 |
|
Embaixador de Castelo.
Likes (Received): 813
|
Qual o programa vc utilizou para "agadêérrezar" as fotos??
E uso o que a Thilinda me passou, é bom, mas pode existir melhores que eu não conheça ainda, os seus "tão" muito bons!
|
|
|
|
|
|
#77 | |||
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
Quote:
Quote:
Cara, muito obrigado! Que bom que gostou do thread, e isso me motiva a fazer outros. Um grande abraço!! Last edited by Charles Tôrres; January 8th, 2012 at 08:01 PM. |
|||
|
|
|
|
|
#78 | |
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
O bom de escolher um bairro e fazer um thread apenas dele é que você pode lançar mais threads em menos tempo. Eu levo um ou dois meses pra soltar um thread, já que preciso colher muitas fotografias pra depois peneirá-las. E esse thread em HDR foi ainda pior, já que tinha que fazer as fotos com um tripé e isso foi bem trabalhoso. |
|
|
|
|
|
|
#79 | |
|
Ex - CharlesBH
|
Quote:
Valeu cara! |
|
|
|
|
|
|
#80 | |
|
Clássicos do rock
|
Quote:
http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1413614 hehe. De fato, resolvi dissecar o bairro, mas estou fazendo algo um pouco diferente dela, para ninguém dizer que não aguenta ver as mesmas fotos: querendo ou não, os dois que fiz do lugar, um sobre áreas de lazer e outro sob (ou sobre: cabem os dois sentidos rs) cerração deram um certo ineditismo ao que já fora muito mostrado, pois mudei o foco. Last edited by CharlesZSBH; January 8th, 2012 at 07:49 PM. |
|
|
|
|
![]() |
| Thread Tools | |
| Display Modes | |
|
|