daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Fluviais e Marítimos

Reply

Thread Tools
Old December 26th, 2011, 09:11 PM   #1
rfthunder
rfsapiens / ML addicted

rfthunder's Avatar

Likes (Received): 48

Passes intermodais L desaparecem

Quote:
Passes intermodais desaparecem
Tarifários dos transportes atualizados em Fevereiro

Os tarifários dos transportes públicos irão sofrer uma actualização a 1 de fevereiro, segundo avança o jornal “Correio da Manhã”, adiantando que a entrada em vigor das novas tarifas foi adiada um mês para o Governo ter tempo de concluir o trabalho de reestruturação da oferta e de simplificação tarifária.

As alterações nas tarifas só deverão ser divulgadas em meados de Janeiro, após a conclusão das negociações com as autarquias das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto. O Governo tem referido que a actualização anual será indexada à inflação, que deverá ser de 3,2 por cento segundo a previsão do Orçamento de Estado de 2012.

O Grupo de Trabalho nomeado pelo Governo sugeriu, no relatório final, a manutenção do actual sistema de coroas na área metropolitana de Lisboa até ao lançamento do concurso para a contractualização da totalidade das concessões que integram o sistema de transportes da área metropolitana da capital. O Grupo de Trabalho recomenda a criação de um título único para utilizadores frequentes, denominado Passe Cidade, abrangendo a totalidade das redes da Carris e do Metropolitano de Lisboa, com tarifa plana, substituindo, os títulos monomodais daqueles operadores, que passaria a constituir o único módulo urbano para a formação de títulos combinados com operadores suburbanos – rodoviários, fluviais e ferroviários, públicos e privados. Os atuais passes intermodais – títulos L – deverão ser eliminados, com reorientação dos utilizadores para títulos combinados.

Relativamente aos passageiros ocasionais, o Grupo de Trabalho defende a manutenção do atual título “Zapping” para viagens ocasionais intermodais, com pagamento em função da distância percorrida. Neste caso, o passageiro paga de acordo com o número de zonas em que circula, independentemente da linha ou percurso. O preço é fixado por zona e não por origem / destino específica. O utilizador adquire x zonas e pode usufrui-la em qualquer percurso. Na área de Lisboa passará a ser possível haver um preço único com integração na zona 1 com o título “Cidade” – Carris / Metro.
Fonte: Transportes em Revista.

Portanto isto significa que deixamos de ter o L123???? Entao qual será a alternativa para quem precise de uma cobertura L123 e viva na Margem Sul?
rfthunder no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 28th, 2011, 05:54 AM   #2
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Likes (Received): 45

Falam muito mal dos tempos da velha senhora, mas, aparente, há quem esteja sempre desejoso de dar mais passos atrás.

Isto, é a ideia mais idiota que já alguma vez vi na minha vida. Assim de bem longe. O sistema devia de ser reajustado, alterado ao sabor dos tempos modernos. As coroas reajustadas e até a criação de uma 4ª e 5ª coroas. Com passes L1234, L12345(Não, não estou a gozar), O234/5 e O34/345. Alteradas conforme a REAL influência de Lisboa, que se extende por muitas dezenas de km. Mas ter, vá, 30km, no mínimo dos mínimos, de área circundante a Lisboa, cobertos por uma coroa, já era aceitável. O conceito, é bom. Na prática, é terrível. Não há uma verdadeira autoridade que obrigue os operadores a implantarem a bilhética sem contacto. Eu já nem falo no facto de haverem as "ovelhas negras" que pura e simplesmente se recusam a aceitar passes multimodais(Vimeca, Fertagus, MTS)... E há mais, quase que ia jurar que todas aquelas que fazem serviço ali para os lados de Odivelas/Loures que não a RL(ID, Barraqueiro Oeste, etc), também não aceitam.
O único esforço que se vê a sério, por muito que eu não goste o grupo, é mesmo da Vimeca/LT e, mais recentemente, um pouco da Scotturb(Continuando, no entanto, a ser rídicula a necessidade da adaptação dos LV, com a colocação da faixa de identificação).
Já a RL e a TST, estão-se perfeitamente a cagar para isso. Aliás, só este ano é que acabaram com os cartões de passes próprios(E a TST ainda os tem/aceita, penso eu). Que esforço estão estas a fazer para a bilhética sem contacto? 0. Acabaram com os cartões próprios e até fizeram descontos nos LV(TST), uau... Não fazem mais que a sua obrigação, que todos os outros já há muito que o fizeram. Veículos com validadores instalados? 0, nem um. Ambas têm sistemas de localização e informação de tempo ao utente, em alguns pontos, mais até a TST do que a RL e, tanto quanto eu sei, não é há muito tempo. Para essas merdas, investem, agora para simplificar e flexibilizar a bilhética, nada feito. E só teriam a ganhar com isso. Já têm o sistema de localização e de comunicação nos veículos. Não sei do que é que ainda estão à espera.

A AMTL é anedótica e tem um poder rídiculo, que se resume a falar com os representantes das empresas e a dizer qualquer coisita, estes aceitam e fica tudo entre amigos, mas os verdadeiros problemas de mobilidade, permanecem.
Isto não é nada, mais uma vez, está-se a voltar atrás no tempo, a cortar na simplificação tarifária, em prol do centro da AML. O resto, fica a miar, lixado da vida, porque os combinados, comparados com os multimodais são um balúrdio... Um balúrdio mesmo. Deixo um exemplo:

Uma pessoa que more no Cacém, por exemplo(Apenas por ser o limite na Linha de Sintra da 3ª coroa), pode gastar 63€ para andar por Lisboa a fora e arredores, em montes de operadoras, simplificando e cortando no custo. Quando este acabar, poupa uns fantásticos 40 cêntimos e, em contra partida, compra a autêntica banha de cobra, L/CP até Rio de Mouro. Ficando restringido à Linha de Sintra, de Cintura e à zona urbana do ML/Carris.
Isto é justo? Porque carga de água? Porque o passe cidade é mais importante? Porquê? A simplificação tarifária no ML e na Carris, pode passar por acordos entre as empresas. Aliás, elas vão ser fundidas, por isso, para quê isto agora?

Uma pessoa nem pode fazer combinados como lhe dá na real gana. Não pode juntar "módulos", conforme o que precisa. Não são práticos, baratos e nem tampouco flexíveis. É um tiro no pé autêntico.

Já estes novos horários na CP, são ridículos. "Para servir melhor os movimentos que se estão a efectuar dentro da linha de Cintura", certo... Porque dentro de Lisboa não existe metro, nem Carris... Vamos então f*der a vida ainda mais a quem vive nos arredores, para satisfazer ainda mais a quem mora em Lisboa, porque não podem certamente apanhar o comboio um pouco mais cheio, não é verdade? Isso é coisa da ralé aqui dos arredores.
O comboio é SUBurbano por algum motivo, para servir os subúrbios, não a cidade em si. Na cidade, há alternativas. Aliás, com o fim do L1/12/123, estes horários não fazem sentido. Que pessoa, no seu perfeito juízo, vai dar mais de 40 euros por mês, à parte, para apanhar o comboio, vá, em Benfica(Por exemplo) e ir para o Oriente? Quando pode apanhar o 750 e pagar 26 euros, podendo andar pelo resto de Lisboa com esse dinheiro? Certamente, quem não precisa mesmo de usar os TP...

E até podia dizer mais, mas isto já está tão longo, que.. Enfim. Enerva-me este tipo de coisa.
DeathWish no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2011, 06:32 PM   #3
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by DeathWish View Post
Já a RL e a TST, estão-se perfeitamente a cagar para isso. Aliás, só este ano é que acabaram com os cartões de passes próprios(E a TST ainda os tem/aceita, penso eu). Que esforço estão estas a fazer para a bilhética sem contacto? 0.
O LIsboa Viva já existe na TST mas ainda não recarregam, cgegam ao ridiculo de colar a senha do antigo cartão da TST por cima do Lisboa viva na pratica os cartões tst ainda não acabaram por estamos a usar a senha deles por cima do Lisboa VIVA.
Ainda não existem bilheteiras e validadores pelo menos no sector de Setúbal.

Quote:
Ambas têm sistemas de localização e informação de tempo ao utente, em alguns pontos, mais até a TST do que a RL e, tanto quanto eu sei, não é há muito tempo. Para essas merdas, investem, agora para simplificar e flexibilizar a bilhética, nada feito. E só teriam a ganhar com isso. Já têm o sistema de localização e de comunicação nos veículos. Não sei do que é que ainda estão à espera.
O sistema sonoro que informa os utentes dentro do autocarros tipo ML?
Se é esse só existe nas urbanas de Setúbal.

EXiste também em certas paragens umas maquinas que informam quanto tempo demora o autocarro a chegar e qual é que vem a seguir mas isso é só nas paragens principais ou nas que tem mais utilização por parte dos utentes.
AZT2009 no está en línea   Reply With Quote
Old December 28th, 2011, 06:55 PM   #4
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Quote:
Originally Posted by AZT2009 View Post
O LIsboa Viva já existe na TST mas ainda não recarregam, cgegam ao ridiculo de colar a senha do antigo cartão da TST por cima do Lisboa viva na pratica os cartões tst ainda não acabaram por estamos a usar a senha deles por cima do Lisboa VIVA.
Ainda não existem bilheteiras e validadores pelo menos no sector de Setúbal.
Sim, eu sei que já existe e que o procedimento é o que descreves, por isso a minha contestação ao uso do LV na TST(E RL).

Também conheço uma pessoa de Setúbal, que usa as Urbanas(7xx, certo?) e, por curiosidade, quando vi o passe, era um LV, mas era exactamente essa a situação.
Que nem sequer seria uma situação gravosa, se se visse um esforço em instalar os validadores e em fazer a transição, mas esse esforço é inexistente...

Quote:
O sistema sonoro que informa os utentes dentro do autocarros tipo ML?
Se é esse só existe nas urbanas de Setúbal.

EXiste também em certas paragens umas maquinas que informam quanto tempo demora o autocarro a chegar e qual é que vem a seguir mas isso é só nas paragens principais ou nas que tem mais utilização por parte dos utentes.
Sim, é esse sistema. O da TST e RL é igualinho, só muda os displays nas paragens. Eu até acho, que a TST tem mais "postes" do que a RL.
E não é só em Setúbal, em Almada, há bastantes. Já no início deste ano eu andei muito para aqueles lados e em todos os autocarros em que andei(Aliás, só houve 1 que não tinha, lembro-me perfeitamente), tinham o TFT e tinham o sistema sonoro. Validadores? 0. Aliás, ainda há bem pouco tempo apanhei a 101 e lá estava o sistema instalado.

Mas sim, é mesmo isso. O problema, é que para instalar monitores e sistemas de comunicação/localização(Sim, porque tudo isso implica um investimento relativamente grande, como deverás saber até bem melhor que eu), há dinheiro. Não é uma má medida, não senhora, dá muito jeito a quem não conheça as carreiras e os sítios. Mas acho que eles têm as suas prioridades mal definidas. O mais importante era a simplificação tarifária e integração com outros operadores, não o sistema de que estamos a falar, especialmente em Almada(Que fica bem perto de Lisboa e que ainda faz parte da 3ª coroa).
A base do sistema que lá está, serve perfeitamente para o efeito. Basta instalarem os validadores e conectarem-nos ao sistema de comunicação e localização, tá feito. Não percebo a complicação nisto...
Old December 28th, 2011, 07:59 PM   #5
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Quote:

Sim, é esse sistema. O da TST e RL é igualinho, só muda os displays nas paragens. Eu até acho, que a TST tem mais "postes" do que a RL.
E não é só em Setúbal, em Almada, há bastantes. Já no início deste ano eu andei muito para aqueles lados e em todos os autocarros em que andei(Aliás, só houve 1 que não tinha, lembro-me perfeitamente), tinham o TFT e tinham o sistema sonoro. Validadores? 0. Aliás, ainda há bem pouco tempo apanhei a 101 e lá estava o sistema instalado.

Sistema sonoro no autocarros é para ficar assim em toda a rede TST?

Quanto à fertagus e sulfertagus(autocarros da fertagus) podes usar lá o LV á vontade e o viva viagem que aquilo já fuciona a 100%.
Se não estou em erro a sulfertgus até vende viva viagem a bordo dos autocarros.

A TST falta substituir os bilhetes de bordo pelo viva viagem.
Já susbtitui os passes mas o sitema ainda não está a fucionar.

Só por curiosidade à paragens com nomes ridiculos nos sistema sonoro?
Old December 28th, 2011, 10:08 PM   #6
visconde
Registered User

visconde's Avatar

Likes (Received): 249

Deathwish, nao percebi a reclamação com os novos horarios da CP..
a ida até ao oriente (supostamente) benificiam toda a gente, incluindo as pessoas da periferia...
antigamente para ir de sintra até ao Oriente tinhas de apanhar 3 comboios, agora com sorte basta apanhar 1, e no maximo 2.. se isso nao benificia quem vive na periferia nao sei...
por acaso na pratica talvez nem tenha sido tao bom porque os comboios andam com atrasos descomunais devido à saturação da linha de cintura... mas levar os comboios até ao Oriente é normal e benificia toda a gente

quanto aos passes, o passe Cidade pode ser bom, mas acabar com as coroas... hum... tenho medo do que vao inventar e principalemtne dos preços
visconde no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 01:44 AM   #7
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Quote:
Sistema sonoro no autocarros é para ficar assim em toda a rede TST?

Quanto à fertagus e sulfertagus(autocarros da fertagus) podes usar lá o LV á vontade e o viva viagem que aquilo já fuciona a 100%.
Se não estou em erro a sulfertgus até vende viva viagem a bordo dos autocarros.

A TST falta substituir os bilhetes de bordo pelo viva viagem.
Já susbtitui os passes mas o sitema ainda não está a fucionar.

Só por curiosidade à paragens com nomes ridiculos nos sistema sonoro?
Eu não sei, não estou por dentro da TST, nem de nenhuma empresa de transportes, o mais perto que tenho disso, é um familiar na Carris. Tudo o que eu falo neste fórum, é da minha experiência e conhecimento enquanto passageiro e de conversas que vou tendo com motoristas/maquinistas e afins.

SulFertagus, nunca andei, Fertagus, já andei várias vezes, sim, esses aos anos que aceitam o LV e o Viva Viagem... Eu referia-me mesmo por não aceitarem os multimodais(L1 e L123, no caso deles, já nem falo no L, que disso também a CP é culpada). Não podes ir de do Areeiro a Campolide, por exemplo, com o L1. Nem podes ir de Lisboa ao Pragal com o L123(Imagine-se porquê... Ou eu muito me engano, ou é só, das estações da Margem Sul, a mais usada). Por isso também que falei na Vimeca, que só aceita o L12, salvo erro. E na MTS, que não aceita o L123(Que, salvo erro, cobre toda a sua rede, na 3ª coroa).

À TST falta-lhe os validadores. Apenas. Acabar com a porcaria das senhas, implementar o zapping e vender TB's em cartões recarregáveis. A maioria do trabalho já está feito, o resto, é simples. Até porque, praticamente todos os combinados têm que ser carregados electronicamente. Isso obriga a que eles já tenham obrigatoriamente de ter sistemas informáticos no seus pontos de venda, por isso, nem essa desculpa têm.

Quote:
Originally Posted by visconde View Post
Deathwish, nao percebi a reclamação com os novos horarios da CP..
a ida até ao oriente (supostamente) benificiam toda a gente, incluindo as pessoas da periferia...
antigamente para ir de sintra até ao Oriente tinhas de apanhar 3 comboios, agora com sorte basta apanhar 1, e no maximo 2.. se isso nao benificia quem vive na periferia nao sei...
por acaso na pratica talvez nem tenha sido tao bom porque os comboios andam com atrasos descomunais devido à saturação da linha de cintura... mas levar os comboios até ao Oriente é normal e benificia toda a gente
Certo, eu passo a explicar:
É verdade que toda a gente beneficia, mas será que foi uma mudança assim tão necessária?
Tu, já sabes dos atrasos, nem preciso de ir por aí. Um comboio que antes se atrasava 4, 5 minutos e uma pessoa já ficava pelos cabelos porque tinha de ficar 10 minutos à espera do outro, como é, agora? Chegam a sair os Alverca > Sintra do Oriente com 14, 15m de atraso(Às 20h e pouco, atenção, já no fim da hora de ponta...), atrasando também todos os outros serviços. Basta o Regional atrasar-se um pouco, que não é nada difícil, ou o Azambuja.
É mau, um comboio com um percurso de mais de 50km não saltar uma estação que seja(Chelas e Marvila, é apenas pelo tamanho do cais). Torna-se em mais um, apenas efectuado em horas de ponta. Na minha opinião, este comboio deveria ser semi-directo, para servir bem as populações mais chegadas a Sintra e as populações mais chegadas a Alverca.

Este serviço deveria ser efectuado também fora das horas de ponta, com o mesmo formato(Ou não existisse a estação de Mira-Sintra ), ou, preferencialmente, substituindo o Oriente, passando o Castanheira a ser um serviço apenas de hora de ponta, tal como o Oriente e fora das horas de ponta, passava o novo Mira-Sintra > Alverca a ser de 20 em 20m e Todas.
A Azambuja a partir de Alverca não perdia muito, já que as estações chave são servidas pelo Regional(Para a ligação a S.A.) e os Azambuja são agora todas e tão com um horário que até roça o exagero, fora das horas de ponta. Aproveitava-se a poupança e extendia-se o horário de funcionamento das 2 linhas em 30 minutos(Sintra) e 1h(Azambuja, portanto, mais 4 comboios) e alargava-se o horário de funcionamento dos Mira-Sintra > Alverca, em 30 minutos ou 1h, fazendo transbordo com a linha de Sintra e, se possível, também com a da Azambuja(Embora fosse menos grave, porque já passa o Azambuja na Cintura e com mais 1 serviço, não se esqueçam).

O resto, acho ridículo haverem comboios em Sintra de 15 em 15 minutos todo o dia, acho exagerado. Deveria-se criar um formato 15/20(Em horas de ponta, o plano actual e fora de horas de ponta, os Sintra e Mira Sintra de 20 em 20m). Também acho exagerado haver Azambujas e Castanheiras de 30 em 30 minutos, especialmente tomando em conta que é um comboio Todas e que faz um percurso de, sensívelmente, 60km. Ou mantinham-se estes, ou os Castanheira. Na minha opinião, cortavam-se os Castanheiras fora da hora de ponta, aplicando o plano que referi acima.
Acho também ridículo haverem comboios de 30 em 30 minutos na linha de Sintra aos fins de semana. Deveriam voltar aos 20 minutos anteriores e assim, talvez se pudesse por apenas 1 comboio aos Sábados.

De resto(Resta alguma coisa, do plano actual?) nada a apontar, a não ser o facto de o Oriente estar mal aproveitado e utilizado, como todos sabemos.

EDIT: E daí, até tenho... Os horários dos Sintra e Azambuja, à noite, quando são apenas estas 2 famílias, deveriam coincidir em Campolide. Deveriam ser reajustados, nem que para isso tivessem de haver mais comboios em reserva nos terminais(Que, aquela hora, não seria problema nenhum). Alcântara > Azambuja passar 4/5m depois do Sintra > Rossio e o Rossio > Sintra passar 4/5 minutos depois do Azambuja > Alcântara. Era assim tão difícil? É vergonhoso que isto não aconteça...

Quote:
quanto aos passes, o passe Cidade pode ser bom, mas acabar com as coroas... hum... tenho medo do que vao inventar e principalemtne dos preços
Exacto, é essa a minha opinião.

Last edited by DeathWish; December 29th, 2011 at 01:52 AM.
Old December 29th, 2011, 01:56 AM   #8
visconde
Registered User

visconde's Avatar

ok assim ja te percebo..
realmente os atrasos eram obvios e faceis de prever... e pior é que acontecem a qualquer hora e nao apenas nas horas de ponta.
e esse problema deve ser para continuar , porque para termos a linha de cintura quadriplicada ainda vamos esperar uns bons anos...

ou voltam ao modelo antigo de roma areeiro ou entao começam a assumir horarios mais relaxados mas que ao menos nao deixem as pessoas à espera.

pode ser que com quando acabarem as obras no cacem e massama (este ano) começem a fazer semi-rapidos de sintra para alverca como dizes, isso realmente era boa ideia, ate porque assim a vantagem em relação a mudar é de apenas 3 minutos, numa viagem de 40 minutos acaba por ser indiferente.

até porque como está agora esse comboio especial passa 3 minutos antes do de mira sintra, e fazem um percurso semelhante.
ou seja o 2º comboio torna-se redundante, e como têm diferenca de 3 minutos as vezes vai um cheio e outro vazio.

e tambem nao percebi porque aumentaram o numero de comboios fora da hora de ponta, o objectivo nao é reduzir custos?
preferia que usassem o €€ extra que estão a gastar para manter a frequencia de 15 minutos o dia todo para reduzirem a frequencia aos fins de semana ou para ter mais um comboio à noite

enfim, estes horarios tinham coisas ideias, mas foram mal concretizados e acabam por ser piores.. espero que a cp assuma os erros e volte atrás em alguns detalhes, porque atrasos constantes de 10/15 minutos sao inaceitaveis.

Last edited by visconde; December 29th, 2011 at 02:10 AM.
Old December 29th, 2011, 02:09 AM   #9
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Ora... Há quantos anos andam nisto? Desde 2008, se não me engano... Agora, parece que é para ir até ao fim, FINALMENTE. Já não era sem tempo.

Mas depois, continuamos a ter o problema que dizes, da cintura. Como é que querem meter comboios com diferentes origens e destinos, uns acabados de iniciar, outros a iniciarem a 50km de distância e ainda outros que já vêm com 200km de caminho em cima, quase, em 2 linhas, com espaços de tempo tão baixos quanto 3/4m(E ia jurar que até há de 2, mas não ponho a mão no fogo) e esperarem que corra tudo bem, sem nenhum atraso? Não é lógico que ia dar porcaria? Basta 1 deles atrasar-se 2, 3 minutos e já está o resto da manhã/tarde tudo a acumular atrasos cada vez maiores.
Não, o melhor é mesmo nessa mesma linha, ter essa comboiada toda e ainda teres uns que param e outros que não param...

O serviço, apesar destas alterações, não melhorou, por muito que façam crer. No final de contas, os comboios chegam mais tarde, à noite, os comboios continuam a fazer serviço só até ao Cacém(Vindos do Oriente), quem sai à noite do trabalho, foi muito prejudicado e para quê? Para termos horários ridiculos, de 2 famílias de 30 em 30 minutos na Azambuja(Quem é que se lembrou disto?) e de 15 em 15 em Sintra. Porque 5m, a meio do dia, são totalmente cruciais...

Nas condições actuais, com menos, faziam mais. Ou pelo menos, muito melhor. Mas este PET é uma autêntica piada, mesmo...
Old December 29th, 2011, 09:27 PM   #10
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Toda a linha de cintura se não estou em erro é 2X2 o problema é entre areeiro e Oriente onde a linha passa a ser dupla(1x1) por causa disso a fertagus não mete o cu no Oriente.
Aquele troço de linha está em saturado.
Old December 30th, 2011, 01:04 AM   #11
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Quote:
Toda a linha de cintura se não estou em erro é 2X2 o problema é entre areeiro e Oriente onde a linha passa a ser dupla(1x1) por causa disso a fertagus não mete o cu no Oriente.
Aquele troço de linha está em saturado.
Sim, é precisamente isso.
De qualquer das formas, duvido bastante que a Fertagus chege ao Oriente, mesmo com 4 linhas, por vários motivos, sem a TTT. Até porque, mesmo com 4 linhas, especialmente se se realizar a ligação da linha de Cascais à Cintura, vai continuar a estar congestionado(Isto, se se quiser servir bem os utentes). Quanto mais não seja, porque afunila em 2, no Braço de Prata, visto que as outras 2 são vindas de S.A. e a ligação está a ser feita à esquerda da via actual(Numa perspectiva Areeiro > BdP), nos moldes actuais, é impossível de se juntarem todas. Já nem falo que, vindo das linhas 6/7 de Campolide, tem-se, obrigatoriamente de entrar nas 3/4 em Sete-Rios. Mas não estou mesmo a ver o Braço de Prata a ter 6 linhas... Não estou mesmo. Vão ter mesmo que mudar os comboios para as linhas opostas às actuais. E o mais grave, é que para os lados do Carregado, por exemplo, já se fizeram linhas ao lado da estação, sem plataformas, do lado onde eles estão actualmente. Ou seja:
Ou os comboios andam aos zigue-zagues naquela zona;
Ou o Oriente fica como está. E aí, não há linhas que o salvem.
E dizer saturado é ser meiguinho...

Resumidamente:
A linha de Cintura, num conjunto, é toda ela um caso grave de mau planeamento. E, como a conhecemos, apesar de eu não ser nenhum expert(Nem tampouco entendido), a lógica diz-me que nunca vai ser possível ter um serviço completo até ao Oriente, de todos os serviços("Linhas"), que una a funcionalidade à fiabilidade.

Last edited by DeathWish; December 30th, 2011 at 01:14 AM.
Old December 30th, 2011, 01:12 AM   #12
visconde
Registered User

visconde's Avatar

a ligacao de cascais->cintura foi cancelada, anunciaram isso ha cerca de um mes..

fica algo para os nossos filhos fazerem daqui a 50 anos
Old December 30th, 2011, 01:17 AM   #13
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Quote:
a ligacao de cascais->cintura foi cancelada, anunciaram isso ha cerca de um mes..

fica algo para os nossos filhos fazerem daqui a 50 anos
Sim, eu referia-me ao plano geral, acho que não disse nada de descabido...
Para um dia, termos um verdadeiro serviço ferroviário em Lisboa e fiável, tem de haver planeamento(Daí que eu tenha falado na LC) e têm de haver grandes alterações à linha de Cintura, não um simples alargamento. Quadruplicação da Linha de Sintra? Da Linha do Norte? Para quê? Ajuda, claro. Ajuda e muito, mas o câncro continua a ser deixado intacto. E cada vez mais a picá-lo. E os anos passam e a linha cada vez pior. Até que vai dar muito mau resultado. Continuando assim, vai ser mesmo até partir. E depois, acaba de vez, pelo menos durante uns 2 anos. Mas como sabemos que as obras ferroviárias em Portugal, são o que são... Ainda era capaz de demorar uns 4 ou 5 anos.
Old December 30th, 2011, 03:00 PM   #14
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Quote:
Sim, é precisamente isso.
De qualquer das formas, duvido bastante que a Fertagus chege ao Oriente, mesmo com 4 linhas, por vários motivos, sem a TTT. Até porque, mesmo com 4 linhas, especialmente se se realizar a ligação da linha de Cascais à Cintura, vai continuar a estar congestionado.
Está no contrato da concessão.

Estão também quadriplicar a linha de sintra.

Quanto a liação da linha de cascais não avança tão cedo.

Bom era fazerem a TTT já se podia ligar a linha do Sado à cintura passava-se a ter uma alternativa à fertagus de Setúbal para Lisboa.
Old December 30th, 2011, 08:07 PM   #15
DeathWish
Registered User

DeathWish's Avatar

Quote:
Está no contrato da concessão.

Estão também quadriplicar a linha de sintra.

Quanto a liação da linha de cascais não avança tão cedo.

Bom era fazerem a TTT já se podia ligar a linha do Sado à cintura passava-se a ter uma alternativa à fertagus de Setúbal para Lisboa.
Sim, eu já tinha ouvido falar nisso...
Mas estar no contracto de concessão, não quer dizer que seja certo. Até porque o estado pode escolher indemnizar a empresa. Que, mesmo que quadrupliquem aquele troço da cintura, a manter-se o resto assim, é o que vão ter de fazer.

Sim, concordo com isso.
A TTT, deveria ser construída, nem que fosse apenas com o tabuleiro ferroviário, para já. Com infraestrutura preparada para um eventual tabuleiro rodoviário por cima.
Acredito que daria muito mais utilidade à Linha do Sado. Apesar de em crescimento, continua a ser uma linha com significância irrisória, quando comparada sequer com a da Azambuja. Acredito que seja exclusivamente por não ter ligação directa a Lisboa. Para além de ser uma redução de carros a entrar em Lisboa, brutal...

Assim já em utopia:
Seria engraçado que fizessem isso e que o comboio fosse de Praias do Sado A(Mas aí já acredito mais que eles criassem uma segunda família e a encurtassem ao Pinhal Novo, talvez). E que fosse até ao Areeiro. Havendo um título conjunto Fertagus + Linha do Sado, fechava o "anel" na Margem Sul. Isso, ou a Fertagus ir ao Oriente, que seria o mais provável.

Reply

Thread Tools

Posting Rules