daily menu » rate the banner | guess the city | one on one

Go Back   SkyscraperCity > Latin American & Caribbean Forums > Fóruns Brasileiros > Fóruns Regionais > Norte

Norte Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

Global Announcement

SkyscraperCity needs your help to do some house cleaning! please click here for more info!

Reply

Thread Tools Display Modes
Old December 29th, 2011, 04:12 PM   #41
amo_porto
Melissa

amo_porto's Avatar

Likes (Received): 30

Que cidade agradável!!! Muito limpa e organizada, deve ser muito prazeroso morar em uma cidade assim!!!
amo_porto no está en línea   Reply With Quote

Sponsored Links

Old December 29th, 2011, 04:40 PM   #42
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 116

Quote:
Originally Posted by Naipesky View Post
Belas fotos da capital da república latina independente do Acre.

..oh wait!

É muito bom ver a transformação que uma mudança de mentalidade quanto o valor da arquitetura pode fazer em poucos anos.

Dando nomes aos bois mesmo, já comentei que sinto falta exatamente disso em Porto Velho, aí do lado.

Aguardo por algum projeto para recuperar toda a orla do Rio Acre que foi invadida. Isso mudaria de vez o naipe da cidade.
Mas o povo daqui não é parado não. Pode até parecer, mas não é.
Dê tempo ao tempo.

Quote:
Originally Posted by Lemao View Post
Belíssima cidade Rio Branco, aparenta ser bem agradável e com excelente qualidade de vida, aposto que muita gente que faz piada do Acre mora em cidades bem menos agradáveis e desinteressantes.
É uma coisa que não consigo absorver, mas é a realidade: essa brincadeira que o Acre não existe parece que foi algo "viral", pegou de uma forma tão intensa que todo mundo fala.
Engraçado é que todo mundo se surpreende com a cidade não é só pelo urbanismo em si, mas o próprio preconceito amplifica a dimensão entre o real e o imaginário.
Old December 29th, 2011, 06:52 PM   #43
superkyo
Registered User

superkyo's Avatar

Likes (Received): 18

Pouquissimos prédios, mas o bom é que são todos mais modernos diferente daqueles blocos pintados de branco e sujos que vemos em cidades mais antigas nos centros.

É uma das menores capitais do Brasil, não é ?? com uma ajuda pequena do governo federal é possivel torna-la uma das melhores capitais do Brasil, isso se já não for, não tenho conhecimento dos indices de violencia, saneamento basico e educação.

Existe uma ligação rodoviaria decente com MANAUS ? pois existindo uma ligação decente mtas coisas devem ser baratas por causa da zona franca de MANAUS, não é ?
Old December 29th, 2011, 07:09 PM   #44
fialho
Fialho

fialho's Avatar

Quote:
Originally Posted by Rondon View Post
É uma coisa que não consigo absorver, mas é a realidade: essa brincadeira que o Acre não existe parece que foi algo "viral", pegou de uma forma tão intensa que todo mundo fala.
Engraçado é que todo mundo se surpreende com a cidade não é só pelo urbanismo em si, mas o próprio preconceito amplifica a dimensão entre o real e o imaginário.
Eu acho isso positivo por um lado. Essa coisa de que o "Acre não existe" desperta a curiosidade de muita gente sobre o estado e tudo que vem daqui. Particularmente, vejo que algumas pessoas levam a piada pelo lado do preconceito, fazem de uma forma agressiva mesmo, mas a maioria vê apenas como uma brincadeira. Já fui muito bem recebido em outros estados só por dizer que era do Acre, é até uma forma de puxar assunto.. Mas com a piada ou sem a piada, o conhecimento das pessoas de outros estados sobre o Acre sempre foi mínimo, os meus threads eu faço pensando nisso. Às vezes eu mostro algumas coisas simples mas que as pessoas olham e pensam "olha, no Acre também tem isso!". Pode parecer sem sentido, mas já ouvi perguntas das mais estapafúrdias, de quem enxerga o Acre quase como uma aldeia indígena no meio da Amazônia.

Quote:
Originally Posted by Fourier View Post
Belíssimo thread, fialho!

Que bom ver Rio Branco por essas fotos. Me parece mais organizada do que a média das capitais do país. Povo de Rio Branco está de parabéns mesmo!

Claro, deve ter seus problemas, assim como todas as cidades, mas a qualidadae do desenho urbano e as obra arquietônicas são destacáveis. Me parece que, por aí, o dinheiro público está sendo bem utilizado.

Me interessou muito essa Oca. Haveria como explanar um pouco mais sobre ela?

Parabéns pelo thread.
A OCA (que foi batizada com essa sigla representando "Organização de Centros de Atendimento ao Cidadão") é uma central de atendimento público, parecida com projetos como o Poupatempo, que existe em São Paulo.

Nela o cidadão encontra diversos serviços de órgãos públicos num mesmo lugar (atualmente, mais de 560 serviços de Estado no âmbito municipal, estadual e federal), tais como o atendimento das companhias de energia elétrica e de água, INSS, Polícia Federal, Correios, Ministério Público, etc.

Os espaços onde estão cada órgão são divididos em praças identificadas por cores para facilitar as visitas (por exemplo, a praça vermelha tem serviços da Prefeitura, INSS e companhia de água e esgoto).

O lugar é muito confortável e muito bem organizado, o que salta aos olhos por ser um serviço público, onde as coisas aqui no Brasil costumam ser bagunçadas. Lá dentro o ambiente se assemelha ao de um saguão de um aeroporto, tudo muito limpo, confortável, com televisores em todos os lados exibindo vídeos e orientando o atendimento, elevadores, espaço para as crianças brincarem, espaços com poltronas, cafeteria, etc.

Enfim, fiz um resumo, tem informações mais detalhadas nessa notícia oficial que foi publicada na época da inauguração:

http://www.agencia.ac.gov.br/index.p...4534&Itemid=26

E a cidade evidentemente tem vários problemas, mas basicamente os mais graves (as moradias inadequadas) podem ser resolvidos de uma tacada só nesse projeto da "Cidade do Povo", que foi citado no final das fotos. Isso porque o número de pessoas vivendo em moradias inadequadas (eu não sei se dá pra chamar de favelas, porque não há nenhum grande conjunto de habitações que se assemelham à favelas naquela acepção do termo que proveio das favelas de grandes cidades, no máximos pequenos conjuntos de palafitas na beira do rio Acre) segundo essa última pesquisa do IBGE corresponde à 33 mil pessoas, e a Cidade do Povo poderá abrigar até 60 mil pessoas, ou seja, pode abrigar quase o dobro do necessário. Aliás, esse problema pode ser resolvido até antes da conclusão da Cidade do Povo, hoje mesmo o governo acabou de entregar 1200 casas. Tudo indica que Rio Branco vai crescer sem ter problemas com favelas.

Quanto ao desenho urbano, na verdade a questão é que Rio Branco vem sendo "redesenhada" nos últimos anos. A cidade cresceu de forma desorganizada, tem ruas e calçadas estreitas, por exemplo. Mas muitas avenidas e ruas foram ampliadas, remodeladas ou criadas. Uma outra tendência na cidade é a construção de parques urbanos como o Parque da Maternidade, que é visto em algumas fotos do thread. Com o que já está pronto e os que estão em construção atualmente (descontando os que ainda estão na fase de projetos), a cidade terá cerca de 8 parques como esses, que ajudam a revitalizar regiões ao redor de igarapés (esse projeto inspirou a criação do PROSAMIM de Manaus, então se você já tiver visto threads sobre ele, é mais ou menos parecido).

Last edited by fialho; December 29th, 2011 at 07:17 PM.
fialho no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 07:12 PM   #45
HSilva
Registered User

HSilva's Avatar

Likes (Received): 73

Quote:
Originally Posted by superkyo View Post
Pouquissimos prédios, mas o bom é que são todos mais modernos diferente daqueles blocos pintados de branco e sujos que vemos em cidades mais antigas nos centros.

É uma das menores capitais do Brasil, não é ?? com uma ajuda pequena do governo federal é possivel torna-la uma das melhores capitais do Brasil, isso se já não for, não tenho conhecimento dos indices de violencia, saneamento basico e educação.

Existe uma ligação rodoviaria decente com MANAUS ? pois existindo uma ligação decente mtas coisas devem ser baratas por causa da zona franca de MANAUS, não é ?
Sim, Rio Branco é uma das três menores capitais do pais, junto com Boa Vista e Palmas. Na região norte as capitais não são interligadas por rodovias. Manaus e Belém, as metrópolis da região praticamente só são acessiveis por avião para quem está no Acre. Rio Branco só tem ligação rodoviária com uma capital do norte: Porto Velho e, a partir dela, com o resto do pais.
HSilva no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 07:29 PM   #46
Maykon_Johny
Registered User

Maykon_Johny's Avatar

Likes (Received): 23

Parabéns pelas imagens... fiquei positivamente surpreendido com Rio Branco, uma bela cidade...
.

"Tudo que é sólido desmancha no ar." (K. Marx)
Maykon_Johny no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 07:36 PM   #47
fialho
Fialho

fialho's Avatar

Quote:
Originally Posted by Naipesky View Post
Aguardo por algum projeto para recuperar toda a orla do Rio Acre que foi invadida. Isso mudaria de vez o naipe da cidade.
Até já tem um projeto, o Parque da "Orla do Rio Acre", ainda sem anúncio oficial ou previsão de início das obras. Nesse sentido, a "Cidade do Povo" é o projeto complementar, pois é pra onde irão os moradores dessa região. Acredito que o Parque deve vir depois da conclusão do bairro planejado.

Quote:
Originally Posted by Rafael_Rosato View Post
Definitivamente não foi essa a city que conheci a alguns vários anos atrás ...

Super tenho que voltar e ver de perto todos estes lugares lindos!! Quem sabe em Janeiro ... (aproveitando que estou em Pvh) ...

(Pior que eu recebi um convite essa semana pra ir a Rio Branco com "tudo pago" :p ... mas por motivos de força maior tiver que recusar!! hahah )
Venha mesmo Rosato, quando você veio da última vez? Já tinha o Parque da Maternidade pelo menos? Embora eu ache que turisticamente falando as opções de visitação ainda são poucas (porque as obras são mais destinadas à população mesmo, algumas se destacam um pouco e viram objetos de interesse turístico - como as bibliotecas - , mas não é a função delas), mas praticamente todo ano tem coisas novas e interessantes surgindo. Agora em janeiro é um bom momento, muita gente ainda de férias e você vai encontrar mais opções de festas também.

Quote:
Originally Posted by BR 364 View Post
Ainda não tinha visto esse prédio do Sesc, ficou muito bacana e muito bem localizado. Aliás, tudo em RBR é muito bem localizado, os locais de destaque ficam todos mais ou menos próximos uns dos outros, formando uma região contígua muito interessante de ser visitada.
Esse complexo do Sesc não é tão bem localizado, na verdade ele é consideravelmente distante do "eixo turístico" da cidade, fica ao lado do Teatro Plácido de Castro (Teatrão). Acho que você tá confundindo com as instalações do Sesc no centro, não? Aquele realmente fica numa parte bem central da cidade, ao lado da Catedral.

Quote:
Originally Posted by adorablerec View Post
Lindas fotos. Bateu uma grande saudade dessa cidade. Estive aí em 2010 em meados de julho. Danço quadrilha junina e a minha foi disputar em Rio Branco o concurso nacional de quadrilhas. Foi uma viagem maravilhosa. Fomos exatamente na época em que ocorreu uma 'friagem' das fortes. A temperatura caiu bastante... foi uma das maiores friagens dos últimos anos no Acre. Foi incrível sair de Pernambuco e disputar o concurso nacional de quadrilhas no norte do Brasil com temperatura típica do sul do país! Foi SURREAL!! Chegou a fazer menos de 10°C. O melhor de tudo é que vencemos o concurso! Foi a primeira vez que Pernambuco levou o título de melhor quadrilha do Brasil. Realmente, INESQUECÍVEL! Povo amável, cidade muito bem cuidada... Parabéns! Saudades!
Sem dúvida a friagem valorizou sua estadia! É o melhor momento para alguém visitar Rio Branco, o clima fica bem propício pra quem quiser andar pela cidade. Como a arborização das ruas e avenidas em geral ainda é muito aquém do que deveria, o calor da maior parte do ano costuma atrapalhar os passeios.
fialho no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 08:12 PM   #48
VictorDeSá
ô corra linda maxo oCEARÁ

VictorDeSá's Avatar

Likes (Received): 0

Nossa cara... que cidade agradável!!! Lindas fotos, é muito bom ver o desenvolvimento de Rio Branco, fiquei muito feliz. Foi a melhor compilação de fotos que já vi da cidade. Parabéns mesmo. Valeu!
VictorDeSá no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 08:14 PM   #49
ewertonrichard
Registered User

ewertonrichard's Avatar

Likes (Received): 8

Melhor thread da cidade que eu já vie, Rio Branco me supreendeu! É muito mas do que eu imaginava.
ewertonrichard no está en línea   Reply With Quote
Old December 29th, 2011, 11:56 PM   #50
Fourier
lê-se: "FÚRRIÊ!"

Fourier's Avatar

Likes (Received): 175

Quote:
Originally Posted by fialho View Post
.

A OCA (que foi batizada com essa sigla representando "Organização de Centros de Atendimento ao Cidadão") é uma central de atendimento público, parecida com projetos como o Poupatempo, que existe em São Paulo.

Nela o cidadão encontra diversos serviços de órgãos públicos num mesmo lugar (atualmente, mais de 560 serviços de Estado no âmbito municipal, estadual e federal), tais como o atendimento das companhias de energia elétrica e de água, INSS, Polícia Federal, Correios, Ministério Público, etc.

Os espaços onde estão cada órgão são divididos em praças identificadas por cores para facilitar as visitas (por exemplo, a praça vermelha tem serviços da Prefeitura, INSS e companhia de água e esgoto).

O lugar é muito confortável e muito bem organizado, o que salta aos olhos por ser um serviço público, onde as coisas aqui no Brasil costumam ser bagunçadas. Lá dentro o ambiente se assemelha ao de um saguão de um aeroporto, tudo muito limpo, confortável, com televisores em todos os lados exibindo vídeos e orientando o atendimento, elevadores, espaço para as crianças brincarem, espaços com poltronas, cafeteria, etc.

Enfim, fiz um resumo, tem informações mais detalhadas nessa notícia oficial que foi publicada na época da inauguração:

http://www.agencia.ac.gov.br/index.p...4534&Itemid=26

E a cidade evidentemente tem vários problemas, mas basicamente os mais graves (as moradias inadequadas) podem ser resolvidos de uma tacada só nesse projeto da "Cidade do Povo", que foi citado no final das fotos. Isso porque o número de pessoas vivendo em moradias inadequadas (eu não sei se dá pra chamar de favelas, porque não há nenhum grande conjunto de habitações que se assemelham à favelas naquela acepção do termo que proveio das favelas de grandes cidades, no máximos pequenos conjuntos de palafitas na beira do rio Acre) segundo essa última pesquisa do IBGE corresponde à 33 mil pessoas, e a Cidade do Povo poderá abrigar até 60 mil pessoas, ou seja, pode abrigar quase o dobro do necessário. Aliás, esse problema pode ser resolvido até antes da conclusão da Cidade do Povo, hoje mesmo o governo acabou de entregar 1200 casas. Tudo indica que Rio Branco vai crescer sem ter problemas com favelas.

Quanto ao desenho urbano, na verdade a questão é que Rio Branco vem sendo "redesenhada" nos últimos anos. A cidade cresceu de forma desorganizada, tem ruas e calçadas estreitas, por exemplo. Mas muitas avenidas e ruas foram ampliadas, remodeladas ou criadas. Uma outra tendência na cidade é a construção de parques urbanos como o Parque da Maternidade, que é visto em algumas fotos do thread. Com o que já está pronto e os que estão em construção atualmente (descontando os que ainda estão na fase de projetos), a cidade terá cerca de 8 parques como esses, que ajudam a revitalizar regiões ao redor de igarapés (esse projeto inspirou a criação do PROSAMIM de Manaus, então se você já tiver visto threads sobre ele, é mais ou menos parecido).
Obrigado, fialho, muito completa tua explicação e bem interessante o link e o projeto como um todo! Gostei muito do esquema da Oca!

Ótimo essa prioridade dos parques urbanos. Creio que a cidade está no caminho certo, é só ficar sempre de olho nos políticos para não estragar o que já foi feito de maneira correta!

Abração, fialho!
Old December 30th, 2011, 12:09 AM   #51
mar.MT
MT minha querência

mar.MT's Avatar

Likes (Received): 70

Gostei!
Old December 30th, 2011, 12:17 AM   #52
Rondon
O Show está Começando!

Rondon's Avatar

Likes (Received): 116

Quote:
Eu acho isso positivo por um lado. Essa coisa de que o "Acre não existe" desperta a curiosidade de muita gente sobre o estado e tudo que vem daqui. Particularmente, vejo que algumas pessoas levam a piada pelo lado do preconceito, fazem de uma forma agressiva mesmo, mas a maioria vê apenas como uma brincadeira. Já fui muito bem recebido em outros estados só por dizer que era do Acre, é até uma forma de puxar assunto.. Mas com a piada ou sem a piada, o conhecimento das pessoas de outros estados sobre o Acre sempre foi mínimo, os meus threads eu faço pensando nisso. Às vezes eu mostro algumas coisas simples mas que as pessoas olham e pensam "olha, no Acre também tem isso!". Pode parecer sem sentido, mas já ouvi perguntas das mais estapafúrdias, de quem enxerga o Acre quase como uma aldeia indígena no meio da Amazônia.
E isso é algo muito inteligente, por que você usa um "problema" ao seu favor
Old December 30th, 2011, 12:28 AM   #53
Rafael_Rosato
Registered User

Rafael_Rosato's Avatar

Likes (Received): 19

Quote:
Venha mesmo Rosato, quando você veio da última vez? Já tinha o Parque da Maternidade pelo menos? Embora eu ache que turisticamente falando as opções de visitação ainda são poucas (porque as obras são mais destinadas à população mesmo, algumas se destacam um pouco e viram objetos de interesse turístico - como as bibliotecas - , mas não é a função delas), mas praticamente todo ano tem coisas novas e interessantes surgindo. Agora em janeiro é um bom momento, muita gente ainda de férias e você vai encontrar mais opções de festas também.
Nem parque da Maternidade tinha =x

De qualquer jeito, acredito que a galera que adora Arquitetura e Urbanismo, não visita apenas os pontos turísticos tradicionais ... qualquer obra de boa qualidade vira ponto turístico :p

Em São Paulo por ex. cansei de usar o transporte público só pra conhecer as "novidades" de uma linha de metro nova e etc.
Rafael_Rosato no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2011, 02:08 AM   #54
Deco
Soteropolitano

Deco's Avatar

Likes (Received): 438

gostei muito
Deco no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2011, 02:28 AM   #55
Jordan Valle
Registered User

Jordan Valle's Avatar

Likes (Received): 8

Quote:
Originally Posted by adorablerec View Post
Fomos exatamente na época em que ocorreu uma 'friagem' das fortes. A temperatura caiu bastante... foi uma das maiores friagens dos últimos anos no Acre. Foi incrível sair de Pernambuco e disputar o concurso nacional de quadrilhas no norte do Brasil com temperatura típica do sul do país! Foi SURREAL!! Chegou a fazer menos de 10°C. O melhor de tudo é que vencemos o concurso! Foi a primeira vez que Pernambuco levou o título de melhor quadrilha do Brasil. Realmente, INESQUECÍVEL! Povo amável, cidade muito bem cuidada... Parabéns! Saudades!
Nossa, que sorte tiveste ein. Aqui em Rio Branco costuma demorar para esfriar, mas quando esfria, às vezes chega esfriar até demais. Bem engraçado isso, mas faz parte da característica climática da cidade. Em 2010 a temperatura chegou a 9 graus no mês de julho por aqui, com sensação térmica próxima de Zero grau.

Sobre o thread, ficou fodástico! Adorei principalmente as primeiras fotos, aéreas. Gostei de ver aquelas fotos do Bairro Tucumã, com a BR 364, um traçado bem reto e muito verde ao redor. Realmente o urbanismo de Rio Branco tem melhorado nos últimos anos, o que eu gosto daqui, em comparação com outras capitais que já passei, é que a cidade é relativamente limpa, especialmente na área central.

Mandou bem Fialho! Faz um longooooooooo tempo que não faço um thread... e olha que fotos eu tenho muitas aqui, mas a coragem......
Jordan Valle no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2011, 04:35 PM   #56
Guilherme Olenik CWB
Registered User

Guilherme Olenik CWB's Avatar

Likes (Received): 29

Parabéns a Rio Branco, é uma bela cidade!
O projeto do novo bairro é muito interessante, modelo a ser copiado.

ótimo thread.
Guilherme Olenik CWB no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2011, 06:54 PM   #57
Alexandre Alcântara
Amazonas, meu Amor

Alexandre Alcântara's Avatar

Likes (Received): 518

Parabéns!!!

Ficou SHOW o thread Fialho, lindas fotos de Rio Branco.
Alexandre Alcântara no está en línea   Reply With Quote
Old December 30th, 2011, 08:25 PM   #58
cesgbio
Salvador - Bahia - Brasil

cesgbio's Avatar

Likes (Received): 93

Quote:

Hoje Rio Branco completa 129 anos!

Em homenagem à data, fiz um thread com algumas fotos. Espero que gostem.

OCA / Central de Atendimento Público (projeto parecido com o "Poupatempo")

image hosted on flickr

Agora que você viu todas as fotos e chegou até aqui - e até teve certo esforço pra ler a letrinhas miúdas - , pode deixar um comentário abaixo.
Belas imagens! Parabéns!

Achei muito interessante a OCA, funciona como o SAC aqui da Bahia, no qual o poupatempo de São Paulo foi inspirado! É uma mão na roda para a população!

Rio Branco me surpreendeu positivamente! Muito organizada!

Parabéns!

Fora MGF!
Meus Treads: Salvador do Mar; Salvador do Ar; Saubara
cesgbio no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2011, 01:18 AM   #59
Júnior_tst
Ceará minha paixão!!!

Júnior_tst's Avatar

Likes (Received): 51

Uau, muito impressionante Rio Branco!

É bom ver que justamente do Acre, o lugar que a galera gosta de fazer piadas de que não existe e talz, vem um exemplo de organização e de dinheiro público bem investido. Muito bom.

Já tinha vontade de conhecer o Acre, já por conhecer muitos acreanos que moram aqui e conhecer cearenses que moram aí, e depois desse thread então...

Parabéns e que as demais cidades brasileiras sigam este exemplo de Rio Branco!
Júnior_tst no está en línea   Reply With Quote
Old December 31st, 2011, 02:34 PM   #60
Giva SSA
Registered User

Giva SSA's Avatar

Likes (Received): 149

Rapaz .... que encantador!!! Parabéns, Rio Branco. Quero conhecê-la melhor, quiça visitá-la!!!!!!
Giva SSA no está en línea   Reply With Quote

Reply

Thread Tools
Display Modes

Posting Rules