daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Rodovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old January 28th, 2012, 02:10 AM   #121
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 163

Quote:
Originally Posted by pai nosso View Post
Eu até à três anos atrás quando utilizava os transportes públicos, utilizava meu passe da rede geral e para fazer a minha vida percorria toda a rede STCP dos concelhos do Porto, Matosinhos, Maia, Valongo e Gondomar!!
Uii... Tipo viajado!

Eu por exemplo quando estudava tinha passe B, usava somente no percurso casa-escola.
Ao fim-de-semana quando ia ou à baixa ou ao Norteshoping comprava senhas!
Agora volta a acontecer o mesmo!

Quote:
Agora digam-me como é que querem que alguém irá utilizar os transportes públicos com um tarifário Andante em que se paga um balúrdio por tantas zonas, e duvido seriamente que eles irão alterar as zonas Andante!!
Mas aí é que está a questão! Por esse prisma o metro andava vazio, e anda?
A maioria das pessoas fica servida com um Z3 (36,50€) ou Z4 (44,60€), e estes títulos não são tão mais caros que o actual ABC (44€)...

Quote:
Os transportes públicos a partir de agora só vão servir para deslocações trabalho/escola«»casa e mesmo assim da minha óptica só compensa se o trabalho for na baixa e a casa dos arredores, porque se sair um bocado fora desse eixo, mais vale levar um caro, quem o tiver é claro!!
Isso sempre foi assim. A rede de transportes no Grande Porto, está centrada na cidade do Porto. E assim se morares na periferia e trabalhares na periferia (outro concelho) usarás o carro, pois os transportes obrigam-te a milhentos transbordos e a tempos de viagem infinitos...

Quote:
Originally Posted by jfds View Post
Tens que dizer que milhentas linhas redundantes são essas... A meu ver, tirando uns ajustes pontuais, a rede STCP até está bem otimizada...
Eixo São Roque:
800 Bolhão
801 Cordoaria
804 Hospital de São João
806 Marquês
55 Bolhão
69 Bolhão
70 Bolhão
94 Bolhão

Qual a razão para haver 6 linhas em fila indiana para a baixa?

Eixo Areosa:
701 Bolhão
702 Bolhão
703 Cordoaria
704 Boavista
706 e 707 Hospital de São João

Qual a razão para haver 3 linhas para a baixa?

507 e linha A
Qual a razão para andarem sobrepostas?

Quote:
O problema da retirada dos passes e títulos monomodais é que irá acabar por afastar mais gente dos transportes públicos, em especial da STCP. E qual a consequência deste facto? Mais corte de carreiras, diminuição de frequências... É um ciclo vicioso! Não há uma estratégia pela parte deste governo de fazer aumentar o uso dos tp, antes pelo contrário. É preciso "dar" alguma coisa mais para atrair clientes (clientes - uma palavra que muitos se esquecem no que diz respeito aos transportes)
Olha que não!
O que acontecerá é que as pessoas deixarão de estar presas à STCP. Assim, qualquer que seja o operador e desde que sirva o destino as pessoas podem optar por eles, diminuindo os tempos de espera.
Além disso, as pessoas poderão saltar da STCP para o Metro do Porto e CPP fazendo destes atalhos, o que provocará a queda dos tempos de viagem, e com tempos de viagem menores as pessoas aderem mais os transportes públicos, por serem mais rápidos e baratos que a alternativa (o carro).

Porque razão achas que após a entrada da nova rede STCP e da entrada em serviço do metro do Porto em pleno, o número de utentes da STCP tem subido?
Porque se antes eu demorava 1h20 de Vila Nova da Telha ao Hospital Geral de Santo António de 602, agora demoro 30min de metro e 5min de 305. E Vila Nova da Telha -> HGSA em menos de 35min, só de helicóptero...

Sponsored Links

Old January 28th, 2012, 08:21 PM   #125
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 322

Excelentes imagens, como sempre !
pedrodepinto no está en línea  
Old January 28th, 2012, 09:13 PM   #126
51-51-HT
BANNED

Likes (Received): 41

[QUOTE=O problema da retirada dos passes e títulos monomodais é que irá acabar por afastar mais gente dos transportes públicos, em especial da STCP. E qual a consequência deste facto? Mais corte de carreiras, diminuição de frequências... É um ciclo vicioso! Não há uma estratégia pela parte deste governo de fazer aumentar o uso dos tp, antes pelo contrário. É preciso "dar" alguma coisa mais para atrair clientes (clientes - uma palavra que muitos se esquecem no que diz respeito aos transportes)[/QUOTE]

muito bem dito, curto e grosso, o outro faz testamentos atras de testamentos mas não diz nada de jeito então o tom ironico e arrogante dizem bem a pessoa que ele deve ser.

Quanto a tirar o passe para trabalho-casa-trabalho e aos fins semana ou feriados para viagens de lazer, comprar senhas que cabimento tem isso. Os transportes publicos não são para os ricos mas sim para as pessoas que obrigatoriamente necessitem deles para as suas deslocações.
51-51-HT no está en línea  
Old January 28th, 2012, 11:42 PM   #127
CS-TNJ
Registered User

CS-TNJ's Avatar

Likes (Received): 11

CS-TNJ no está en línea  
Old January 29th, 2012, 01:08 AM   #128
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
Originally Posted by 51-51-HT View Post
muito bem dito, curto e grosso, o outro faz testamentos atras de testamentos mas não diz nada de jeito então o tom ironico e arrogante dizem bem a pessoa que ele deve ser.

Quanto a tirar o passe para trabalho-casa-trabalho e aos fins semana ou feriados para viagens de lazer, comprar senhas que cabimento tem isso. Os transportes publicos não são para os ricos mas sim para as pessoas que obrigatoriamente necessitem deles para as suas deslocações.
O outro tem nome...
E escreve aquilo que pensa, e tenta basear aquilo que escreve em algo lógico...

Se o objectivo é falar mal por falar, por mim, bem ficas a falar sozinho!
Old January 29th, 2012, 02:00 PM   #129
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 322

Foi uma boa aposta da STCP decorar com publicidade integral os articulados ! Lembro-me que até havia pelo menos um com publicidade ao Rádio Clube Português, depois de 2003...
pedrodepinto no está en línea  
Old January 29th, 2012, 02:40 PM   #130
jfds
Registered User

Likes (Received): 18

Quote:
Originally Posted by Hugoferreiraleite View Post
Eixo São Roque:
800 Bolhão
801 Cordoaria
804 Hospital de São João
806 Marquês
55 Bolhão
69 Bolhão
70 Bolhão
94 Bolhão

Eixo Areosa:
701 Bolhão
702 Bolhão
703 Cordoaria
704 Boavista

507 e linha A
Por essa ordem de ideias: Porque é que o MdP tem 5 linhas no mesmo eixo? Porque é que a CP Porto tem 5 linhas a dirigirem-se a São Bento?
Não estás a ser honesto na tua análise - estás apenas a falar de metade (as origens) não analisando os destinos nem os eixos que serve... Ora vejamos:

800 - Bolhão - Gondomar -> ligação do centro de Gondomar com a baixa do Porto, servido também a parte sul de Rio Tinto que não tem metro.
801 - Cordoaria - São Pedro da Cova -> Sabes que o hospital de referência de Gondomar passou a ser o Santo António? Esta linha faz ligação direta.
804 - Hospital de São João - São Pedro da Cova -> ligação com a Asprela (e não com a baixa), passando por sul de Rio Tinto (para além do hospital, tem faculdades - é um dos pólos de movimentos pendulares mais significativos da AMP)
806 - Marquês - Av. Carvalha -> Nesta sou capaz de te dar razão
55 - Bolhão - Baguim -> idem
69 - Bolhão - Seixo (Via Costa) -> idem
70 - Bolhão - Ermesinde (Estação) -> ligação via Santa Rita, Baguim e Venda Nova - ainda serve bastantes pessoas, em ambos os sentidos
94 - Bolhão - Campo -> ligação de Valongo com a baixa do Porto passando pelo eixo da ex-N15, serve bastantes pessoas como é evidenciado pelas frequências que esta linha tem.

701 - Bolhão - Codiceira -> ligação Alfena - Estação de Ermesinde - Areosa - Baixa.
702 - Bolhão - Travagem - ligação MaiaShopping - Alto da Maia - Areosa - Baixa.
Sim, o 701 e 702 têm percursos idênticos entre o Alto da Maia e Bolhão. Contudo, neste eixo (Alto da Maia - Areosa - Bolhão) também vive e trabalha muita gente. Não é por acaso que os DD e os articulados fazem muitas vezes serviço nestas linhas. Não esquecer que apesar de ser grande a densidade populacional nesta zona, não está planeada nenhuma linha de metro para aqui (Mesmo o prolongamento a norte da linha amarela irá passar "ao lado", mais a oeste). Estas linhas, neste eixo funcionam mais como duplicação de frequências. Caso a STCP, numa decisão louca, decidisse fundir as linhas, teria que aumentar as frequências da nova linha para que no limite ficassem iguais às frequências atuais (701+702), não se revelando qualquer poupança dessa decisão. Assim, a STCP prefere servir dois destinos em vez de um.
703 - Cordoaria - Sonhos -> serviço social a norte da estação de Ermesinde (Sonhos). Serve também o eixo Ermesinde - Alto da Maia - Areosa - Hospital de Santo António. Esta linha foi alvo de alterações recentemente, tendo as frequências diminuído para 30 min todos os dias e alterações no traçado (Marquês - Faria Guimarães - Cordoaria). Serve também como ligação da população de Rio Tinto (na parte oeste - a que eu chamo a parte alta ) ao seu hospital de referência.
704 - Boavista (Bom Sucesso) - Codiceira -> primeiro: Boavista não é baixa "per si". Segundo, esta é a única linha que faz a ligação Ermesinde - Hospital de São João, sendo que raramente os autocarros vão vazios. E visto que não há linha de Leixões que valha, assim irá continuar durante muito tempo.
706 - Hospital de São João - Ermesinde Estação (via Monte Penedo)
707 - Hospital de São João - Ermesinde Estação (via Arregadas)
Estas duas últimas são claramente serviço social da STCP. Têm frequências de 1 hora! Contudo poderiam sofrer uma ligeira alteração de traçado, servindo a parte central de Pedrouços e daí uma ligação mais direta ao HSJ, não passando pela Areosa.

507 - Cordoaria - Leça da Palmeira -> primeiro, a linha A não chega a Leça. Segundo, a linha A não chega à Cordoaria. Faz a ligação Leça da Palmeira com o centro de Matosinhos (sede do concelho) e daí segue para a Cordoaria, zona de faculdades e de um Hospital central.

Quote:
Olha que não!
O que acontecerá é que as pessoas deixarão de estar presas à STCP. Assim, qualquer que seja o operador e desde que sirva o destino as pessoas podem optar por eles, diminuindo os tempos de espera.
Além disso, as pessoas poderão saltar da STCP para o Metro do Porto e CPP fazendo destes atalhos, o que provocará a queda dos tempos de viagem, e com tempos de viagem menores as pessoas aderem mais os transportes públicos, por serem mais rápidos e baratos que a alternativa (o carro).
As pessoas não estão "presas" à STCP! Neste momento as pessoas escolhem aquilo que for melhor para si: se vão andar de metro+autocarro escolhem o passe ou títulos intermodais; se vão andar só na STCP escolhem o passe ou títulos monomodais. Simples e direto!
Mas eu neste caso não sou fundamentalista, por um lado até compreendo a decisão, contudo acho que podia ser feito mais, desde logo:
- a criação de títulos Z1
- as assinaturas passarem a ser 30 dias e não "mês a mês"
- as assinaturas (pelo menos as normais, não as sociais) deixarem de ser personalizadas.
- reformulação pontual de algumas inconsistências na rede Andante (p. ex. a questão da Senhora da Hora)
Quote:

Porque razão achas que após a entrada da nova rede STCP e da entrada em serviço do metro do Porto em pleno, o número de utentes da STCP tem subido?
Porque se antes eu demorava 1h20 de Vila Nova da Telha ao Hospital Geral de Santo António de 602, agora demoro 30min de metro e 5min de 305. E Vila Nova da Telha -> HGSA em menos de 35min, só de helicóptero...
Errado! Quando o metro iniciou as operações o número de clientes da STCP baixou porque houve uma transferência modal dos autocarros para o metro. Em 2009 houve outra quebra de passageiros na STCP. Entretanto os títulos intermodais cresceram muito devido à criação do 4_18 e do sub23. Fonte: Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2010. Confesso que estou curioso para saber qual o rombo causado pelos aumentos de Agosto passado - espero pelo relatório de 2011.

Nota: peço desculpa pela extensão do post.
jfds no está en línea  
Old January 29th, 2012, 03:01 PM   #131
DamnForgotUsername
mocas

Likes (Received): 0

Quote:
Por essa ordem de ideias: Porque é que o MdP tem 5 linhas no mesmo eixo? Porque é que a CP Porto tem 5 linhas a dirigirem-se a São Bento?
Não estás a ser honesto na tua análise - estás apenas a falar de metade (as origens) não analisando os destinos nem os eixos que serve... Ora vejamos:

800 - Bolhão - Gondomar -> ligação do centro de Gondomar com a baixa do Porto, servido também a parte sul de Rio Tinto que não tem metro.
801 - Cordoaria - São Pedro da Cova -> Sabes que o hospital de referência de Gondomar passou a ser o Santo António? Esta linha faz ligação direta.
804 - Hospital de São João - São Pedro da Cova -> ligação com a Asprela (e não com a baixa), passando por sul de Rio Tinto (para além do hospital, tem faculdades - é um dos pólos de movimentos pendulares mais significativos da AMP)
70 - Bolhão - Ermesinde (Estação) -> ligação via Santa Rita, Baguim e Venda Nova - ainda serve bastantes pessoas, em ambos os sentidos
94 - Bolhão - Campo -> ligação de Valongo com a baixa do Porto passando pelo eixo da ex-N15, serve bastantes pessoas como é evidenciado pelas frequências que esta linha tem.
Em todas essas linhas apenas o 69, 70, 94 e 800 é que têm o mesmo trajecto a partir de S. Roque.

Toda a gente quer ir para o emprego/escola com a maior rapidez possível. Eu acho que se certas linhas deixarem de ter ligação direta com o Porto, a STCP perde ainda mais clientes.

O 800, por exemplo, é uma linha que já faz um desvio considerável, e ter ainda que fazer transbordo para chegar ao centro do Porto, começa a ser imenso tempo em viagem.

Atualmente parece-me a mim que existe procura suficiente para irem todas ao centro do Porto.
DamnForgotUsername no está en línea  
Old January 29th, 2012, 07:41 PM   #132
CS-TNJ
Registered User

CS-TNJ's Avatar

Likes (Received): 11

CS-TNJ no está en línea  
Old January 29th, 2012, 11:02 PM   #133
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Originally Posted by pedrodepinto View Post
Foi uma boa aposta da STCP decorar com publicidade integral os articulados ! Lembro-me que até havia pelo menos um com publicidade ao Rádio Clube Português, depois de 2003...
Depois, a publicidade integral passou aos MAN Standards (não me lembro de nenhum articulado). Lembro-me do El Corte Inglés, IKEA, LER+, etc...

Mas agora, que me lembre, só há publicidade ao serviço GATO.
Old January 29th, 2012, 11:27 PM   #134
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Likes (Received): 2

Quote:
Eixo São Roque:
800 Bolhão
801 Cordoaria
804 Hospital de São João
806 Marquês
55 Bolhão
69 Bolhão
70 Bolhão
94 Bolhão

Eixo Areosa:
701 Bolhão
702 Bolhão
703 Cordoaria
704 Boavista

507 e linha A
Eixo S.Roque:
- 800: obrigatório manter-se
- 801: obrigatório manter-se
- 804: apenas uma alteração: depois da estação "Fânzeres", em vez de ir ter com as linhas 800,801 e 806 à Carvalha, ir pela R. das Cabanas, R. do Outeiro, R. da Igreja, R. de S. Tiago, Stª Eulália e percurso normal.
- 806: em vez de terminar na Av. Carvalha, continuava para Gondomar pela Av. da Conduta, até ao Souto.
- 55 ou 69: Uma destas deve fazer o percurso do 401 entre o Bolhão e a Corujeira (via Estádio do Dragão)
- 70: obrigatório manter-se (mas todos os autocarros devem terminar em Ermesinde, porque acho que não vale a pena terminarem na Formiga...)
- 94: Obrigatório manter

Eixo Areosa:
- 701: obrigatório manter
- 702 e 703: por mim, o 703 é extinto e o 702 passa, em vez de terminar no Bolhão, usa o caminho do 703 até à Cordoaria, levando os DD à Av. dos Aliados como bónus
- 704: obrigatório manter
- 706 e 707: secalhar, arranjar um caminho diferente (como o jdfs disse), mas devem-se manter!

507 e linha A: uma tem como destino Leça da Palmeira e Cordoaria, outra tem Sr. de Matosinhos e Estádio do Dragão (embora, operacionalmente vá até Fânzeres). Totalmente diferente.
Old January 29th, 2012, 11:32 PM   #135
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
É diferente, no serviço de metro e comboio pretende-se que se faça a ligação mais rápida possível, por forma a tornar estes competitivos com o automóvel. No Bus não...
E como no Bus não há esse problema a rede deve estar projectada por forma a servir as populações, mas sem criar filas infinitas de autocarros para um destino comum...

Quote:
Voltando ao que estava a dizer:
Neste eixo, apenas deverias ter as linhas primárias a irem para a baixa:
800,801 e 94;
As restantes: 55, 69, 70 deveriam ficar pelo caminho (São Roque, ou Parque Nascente, ou fundiam-nas). Assim como o percurso era mais pequeno poderias ter frequências maiores, e as linhas ficavam também com maior pontualidade.

De referir que Rio Tinto, a maior cidade do concelho de Gondomar, não tem autocarro para o HGSA...
Se calhar não era mal pensado estender o 94 e o 800 também ao HGSA...

Quote:
701 - Bolhão - Codiceira -> ligação Alfena - Estação de Ermesinde - Areosa - Baixa.
702 - Bolhão - Travagem - ligação MaiaShopping - Alto da Maia - Areosa - Baixa.
Sim, o 701 e 702 têm percursos idênticos entre o Alto da Maia e Bolhão. Contudo, neste eixo (Alto da Maia - Areosa - Bolhão) também vive e trabalha muita gente. Não é por acaso que os DD e os articulados fazem muitas vezes serviço nestas linhas. Não esquecer que apesar de ser grande a densidade populacional nesta zona, não está planeada nenhuma linha de metro para aqui (Mesmo o prolongamento a norte da linha amarela irá passar "ao lado", mais a oeste). Estas linhas, neste eixo funcionam mais como duplicação de frequências. Caso a STCP, numa decisão louca, decidisse fundir as linhas, teria que aumentar as frequências da nova linha para que no limite ficassem iguais às frequências atuais (701+702), não se revelando qualquer poupança dessa decisão. Assim, a STCP prefere servir dois destinos em vez de um.
703 - Cordoaria - Sonhos -> serviço social a norte da estação de Ermesinde (Sonhos). Serve também o eixo Ermesinde - Alto da Maia - Areosa - Hospital de Santo António. Esta linha foi alvo de alterações recentemente, tendo as frequências diminuído para 30 min todos os dias e alterações no traçado (Marquês - Faria Guimarães - Cordoaria). Serve também como ligação da população de Rio Tinto (na parte oeste - a que eu chamo a parte alta ) ao seu hospital de referência.
704 - Boavista (Bom Sucesso) - Codiceira -> primeiro: Boavista não é baixa "per si". Segundo, esta é a única linha que faz a ligação Ermesinde - Hospital de São João, sendo que raramente os autocarros vão vazios. E visto que não há linha de Leixões que valha, assim irá continuar durante muito tempo.
706 - Hospital de São João - Ermesinde Estação (via Monte Penedo)
707 - Hospital de São João - Ermesinde Estação (via Arregadas)
Estas duas últimas são claramente serviço social da STCP. Têm frequências de 1 hora! Contudo poderiam sofrer uma ligeira alteração de traçado, servindo a parte central de Pedrouços e daí uma ligação mais direta ao HSJ, não passando pela Areosa.
Nesta zona, as linhas primárias iriam para a baixa:
701 e 702;

As linhas secundárias deixavam de ir:
703, que seria encurtada passaria a ficar pelo HSJ, ou então passava a 704 que faria Sonhos-Boavista...

Quote:
507 - Cordoaria - Leça da Palmeira -> primeiro, a linha A não chega a Leça. Segundo, a linha A não chega à Cordoaria. Faz a ligação Leça da Palmeira com o centro de Matosinhos (sede do concelho) e daí segue para a Cordoaria, zona de faculdades e de um Hospital central.
Mas para isso estendias o 502 (por exemplo) a Leça e acabavas com a linha 507. O 502 serve o centro de Matosinhos.
Já sobre a cordoaria a resposta é intermodalidade. Ou seja, apanhas o 507 (ou 502) se acabasse o 507, passavas para a linha A, e na Trindade apanhas o 305 para a Cordoaria.
Com tudo isto ainda poupavas tempo na viagem...

Quote:
As pessoas não estão "presas" à STCP! Neste momento as pessoas escolhem aquilo que for melhor para si: se vão andar de metro+autocarro escolhem o passe ou títulos intermodais; se vão andar só na STCP escolhem o passe ou títulos monomodais. Simples e direto!
Actualmente estão! Se bem que a maioria delas por desconhecimento da rede andante, e do metro...
Outro exemplo, o eixo servido pelo 94, é também um eixo atravessado por milhentas carreiras de camionetas e autocarros privados com destinos variados. Se houvesse intermodalidade as pessoas poderiam usa-los em vez de esperarem pelo 94. Como isto diminuías os tempos de viagem, e aumentavas o uso dos TP's...

Quote:
Mas eu neste caso não sou fundamentalista, por um lado até compreendo a decisão, contudo acho que podia ser feito mais, desde logo:
- a criação de títulos Z1
- as assinaturas passarem a ser 30 dias e não "mês a mês"
- as assinaturas (pelo menos as normais, não as sociais) deixarem de ser personalizadas.
- reformulação pontual de algumas inconsistências na rede Andante (p. ex. a questão da Senhora da Hora)
- 100% de acordo.
- Qual a vantagem? Comprares de dia 20 de Janeiro a dia 20 de Fevereiro?
- Assim uma família teria somente um passe, e rodavam entre eles... Com isto, causavas um prejuízo brutal aos operadores.
- 100% de acordo.

Quote:
Errado! Quando o metro iniciou as operações o número de clientes da STCP baixou porque houve uma transferência modal dos autocarros para o metro. Em 2009 houve outra quebra de passageiros na STCP. Entretanto os títulos intermodais cresceram muito devido à criação do 4_18 e do sub23. Fonte: Relatório de Gestão e Sustentabilidade 2010. Confesso que estou curioso para saber qual o rombo causado pelos aumentos de Agosto passado - espero pelo relatório de 2011.
Se calhar fui eu que não me expliquei bem.
O que queria dizer é que após essa transferência, houve alguma estabilização no número de passageiros. E nos últimos anos o número de passageiros tem subido, e têm subido devido ao efeito de simbiose CP-Metro do Porto-STCP, e a flutuação do preço dos combustíveis...

Passageiros STCP (em Milhares):
2007 109.102
2008 111.254 (pico de combustível)
2009 108.243
2010 109.220 (pico de combustível)

Mas há outra coisa interessante;
Percurso médio por passageiro:
2007 3,97
2008 3,97
2009 3,79
2010 3,56

Ou seja, a STCP teve mais passageiros em 2010, mas eles andaram em média menos quilómetros, e porquê? Porque cada vez mais passageiros vêm de outros meios de transporte. Como se comprova pelo uso crescente do Andante na STCP:

[IMG] Evolução do uso do Andante na STCP[/URL][/IMG]

Todos estes dados foram retirados do relatório de sustentabilidade STCP 2010.

Quote:
Originally Posted by DamnForgotUsername View Post
Em todas essas linhas apenas o 69, 70, 94 e 800 é que têm o mesmo trajecto a partir de S. Roque.

Toda a gente quer ir para o emprego/escola com a maior rapidez possível. Eu acho que se certas linhas deixarem de ter ligação direta com o Porto, a STCP perde ainda mais clientes.

O 800, por exemplo, é uma linha que já faz um desvio considerável, e ter ainda que fazer transbordo para chegar ao centro do Porto, começa a ser imenso tempo em viagem.

Atualmente parece-me a mim que existe procura suficiente para irem todas ao centro do Porto.
Aí tens um erro...
Quem tem pressa para ir para o Porto não vai de 69, vai de metro linha F. Quem tem pressa não vai de 55 vai de CP Porto ou Metro do Porto linha F.
Quem tem pressa não vai de 70, vai a pé, com as frequências que esta linha tem, chega mais rápido a pé ao Porto, que de bus..

A ideia seria;
Linhas primárias:
800
801
94
Destino Hospital Geral de Santo António; O 801 poderia servir a zona terminal da avenida Fernão de Magalhães como o faz actualmente o 55.

Linhas complementares ou secundárias:
55 fundido com o 69, Baguim-> Parque Nascente -> São Roque -> Venda Nova -> Seixo;
70 Ermesinde -> Parque Nascente.
Ambas as novas linhas deveriam ter maiores frequências.

Assim com mais frequências e transbordo assegurado para meios de transporte mais rápidos (CP Porto e Metro do Porto), acabas por reduzir os tempos médios de viagem e de espera, e assim captas mais utentes.
Old January 30th, 2012, 12:26 AM   #136
jfds
Registered User

Likes (Received): 18

Quote:
É diferente, no serviço de metro e comboio pretende-se que se faça a ligação mais rápida possível, por forma a tornar estes competitivos com o automóvel. No Bus não...
E como no Bus não há esse problema a rede deve estar projectada por forma a servir as populações, mas sem criar filas infinitas de autocarros para um destino comum...
Um serviço de autocarro também tem que fazer a ligação de maneira mais rápida possível! Se for para andar às voltinhas, afasta os clientes, porque para além de tornar as viagens enfadonhas, não trás grandes vantagens em relação ao transporte particular!

E continuo sem saber onde tu vês "filas infinitas de autocarros para um destino comum". Já te expliquei como as coisas funcionam numa rede de transportes: o importante são os eixos e não as origens-destinos.

Quote:
De referir que Rio Tinto, a maior cidade do concelho de Gondomar, não tem autocarro para o HGSA...
Se calhar não era mal pensado estender o 94 e o 800 também ao HGSA...
Bem apanhado!

Quote:
Nesta zona, as linhas primárias iriam para a baixa:
701 e 702;

As linhas secundárias deixavam de ir:
703, que seria encurtada passaria a ficar pelo HSJ, ou então passava a 704 que faria Sonhos-Boavista...
Aqui nota-se que não conheces estas bandas. Linhas "primárias"? Todas essas que referes são "primárias". E se tens dúvidas, num dia livre vai até ao cruzamento da Areosa e observa depois falamos!

Quote:
Mas para isso estendias o 502 (por exemplo) a Leça e acabavas com a linha 507. O 502 serve o centro de Matosinhos.
Já sobre a cordoaria a resposta é intermodalidade. Ou seja, apanhas o 507 (ou 502) se acabasse o 507, passavas para a linha A, e na Trindade apanhas o 305 para a Cordoaria.
Com tudo isto ainda poupavas tempo na viagem...
A intermodalidade não são os pastéis de nata dos transportes públicos do Porto! Sim é importante, mas também tem o seu lugar... Já disse e volto a repetir: o cliente faz a escolha que acha que é melhor para si!

Quote:
Outro exemplo, o eixo servido pelo 94, é também um eixo atravessado por milhentas carreiras de camionetas e autocarros privados com destinos variados. Se houvesse intermodalidade as pessoas poderiam usa-los em vez de esperarem pelo 94. Como isto diminuías os tempos de viagem, e aumentavas o uso dos TP's...
Aqui falas bem! É só a questão de "obrigar" os operadores privados a entrarem na rede Andante.

Quote:
- Qual a vantagem? Comprares de dia 20 de Janeiro a dia 20 de Fevereiro?
Olha para já evitavas as típicas filas de espera nos postos de atendimento no fim de cada mês. Segundo compravas o passe conforme te fosse conveniente. Por exemplo, atualmente se eu comprar o passe para Fevereiro no dia 4, fico sem 3 dias no passe porque ele expira no dia 29! Qual o motivo para isso acontecer?
Quote:
- Assim uma família teria somente um passe, e rodavam entre eles... Com isto, causavas um prejuízo brutal aos operadores.
"Colossal" e não "brutal"
Não, esta medida é mais a pensar no panorama geral: incentivar o uso dos TP. Isso que tu dizes é impraticável. De nada adiantava uma família ter só um passe e rodar entre eles, se precisasse dos transportes ao mesmo tempo!
Mas porque é que uma assinatura é personalizada e os ocasionais não? Nunca te lembraste de fazer esta pergunta?

Quote:
Se calhar fui eu que não me expliquei bem.
O que queria dizer é que após essa transferência, houve alguma estabilização no número de passageiros. E nos últimos anos o número de passageiros tem subido, e têm subido devido ao efeito de simbiose CP-Metro do Porto-STCP, e a flutuação do preço dos combustíveis...

Passageiros STCP (em Milhares):
2007 109.102
2008 111.254 (pico de combustível)
2009 108.243
2010 109.220 (pico de combustível)

Mas há outra coisa interessante;
Percurso médio por passageiro:
2007 3,97
2008 3,97
2009 3,79
2010 3,56

Ou seja, a STCP teve mais passageiros em 2010, mas eles andaram em média menos quilómetros, e porquê? Porque cada vez mais passageiros vêm de outros meios de transporte. Como se comprova pelo uso crescente do Andante na STCP:

[IMG] Evolução do uso do Andante na STCP[/URL][/IMG]

Todos estes dados foram retirados do relatório de sustentabilidade STCP 2010.
Já disse, e o relatório de contas diz também: o aumento do uso de assinaturas intermodais deve-se ao facto de os passes sociais serem todos nesse formato! E não te esqueces que neste período foram criados os 4_18 e sub23!

Quote:
Assim com mais frequências e transbordo assegurado para meios de transporte mais rápidos (CP Porto e Metro do Porto), acabas por reduzir os tempos médios de viagem e de espera, e assim captas mais utentes.
Transbordos em demasia afastam clientes dos TP. Regra nº 2 de redes de transporte!
jfds no está en línea  
Old January 30th, 2012, 01:10 AM   #137
DamnForgotUsername
mocas

Hugo não sei se hei-de te levar a sério ou não.
Qualquer viagem sem transbordo é mais rápido do que uma com. Como é óbvio não é mais rápido ir a pé para o Porto em vez de apanhar o 70. Um linha como o 70 tem a frequência necessária para a procura que tem. Nem toda a gente vai para a paragem esperar pelo próximo autocarro, muitas pessoas regem-se pelos horários.

Essa de não existir uma ligação ao HGSA vindo de ti é contraditório. Então e não existe o 801? O 55, 94 e 70 servem Rio Tinto e em todas estas é possível o transbordo com o 801.

Falas muito pelo que conheces no papel mas a realidade é bem diferente. Existe sim, bastante gente que usa o 69/70/55 para chegar ao Porto. Já te vi também, por inúmeras vezes, dizer que se deve estender certas linhas ao PN. Deves saber que já existe uma linha andante da ETG que serve a cidade inteira de Rio Tinto e termina no Parque Nascente! Além de que, se não me engano, já existiu uma linha da STCP que terminava/passava no PN, e no entanto foi descontinuada. Mais ainda, existe o Metro agora.

Quote:
Originally Posted by marciomaco View Post
- 55 ou 69: Uma destas deve fazer o percurso do 401 entre o Bolhão e a Corujeira (via Estádio do Dragão)
- 70: obrigatório manter-se (mas todos os autocarros devem terminar em Ermesinde, porque acho que não vale a pena terminarem na Formiga...)
O percurso do 55 na cidade do Porto é diferente do percurso do 69.

Vocês tem de se lembrar que existe uma lógica para as coisas serem assim. Em Ermesinde existem ligações mais rápidas ao Bolhão que o 70. Quando este vai até à estação, é para ligar Gondomar a Ermesinde e vice versa. Logo não há procura para todos os 70s irem até lá.
Old January 30th, 2012, 02:10 PM   #138
DamnForgotUsername
mocas

“...são rasgados os subcontratos com todos os Operadores Privados, excepto com a VALPI”

Em comunicado enviado às redacções, a Comissão de Trabalhadores da STCP informa que “é oficial” o fim das linhas 505, 507, 706, 707, ZF e 804.

Segundo outra fonte explicou à Agência Lusa, a empresa fará ainda a rescisão dos contratos com os operadores privados das linhas 64, 70, 10, 55, 68, 69, ETG 1 e ETG 2, mantendo os subcontratos das linhas 61 e 94.

“Estas medidas não se compreendem quando são rasgados todos os subcontratos com todos os operadores privados excepto com a VALPI, como se houvesse algum interesse estranho na manutenção dos contratos exclusivamente com esta empresa e com a agravante de que esta já colocou vários processos em Tribunal contra a STCP”, condenam.

No mesmo comunicado é ainda deixada uma questão: “será que a VALPI é uma Empresa do Estado ou de alguém com Ligações ao Estado?”.

http://www.publico.pt/Local/-comissa...a-stcp-1530929
Old January 30th, 2012, 09:35 PM   #139
51-51-HT
BANNED

Likes (Received): 41

esta noticia do publico deve estar trocada pois a Stcp vai assumir as linhas 94 e 61. Anda por aí grande confusão.
51-51-HT no está en línea  
Old January 30th, 2012, 09:40 PM   #140
DamnForgotUsername
mocas

Quote:
Originally Posted by 51-51-HT View Post
esta noticia do publico deve estar trocada pois a Stcp vai assumir as linhas 94 e 61. Anda por aí grande confusão.
O que está dentro de aspas é o comentário da comissão de trabalhadores.

Closed Thread

Tags
porto

Thread Tools

Posting Rules