daily menu » rate the banner | guess the city | one on oneforums map | privacy policy | DMCA | news magazine | posting guidelines

Go Back   SkyscraperCity > European Forums > Fórum Português > Transportes e Infra-Estruturas > Ferrovias

Global Announcement

As a general reminder, please respect others and respect copyrights. Go here to familiarize yourself with our posting policy.

Closed Thread

Thread Tools
Old January 1st, 2012, 02:02 AM   #1
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Likes (Received): 2

Metro do Porto [2012]

Será que este ano o Metro volta a expandir-se?

Venham novidades, das boas, que bem precisamos!

Sponsored Links

Old January 1st, 2012, 10:15 AM   #2
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Likes (Received): 861

Metro do Porto I
Metro do Porto II
Metro do Porto III
Metro do Porto IV
Metro do Porto V
Metro do Porto VI
Metro do Porto VII
Metro do Porto VIII
Metro do Porto IX
Metro do Porto X
Metro do Porto 2009
Metro do Porto 2010
Metro do Porto 2011

Sugestões e Prolongamentos Oficiais do Metro do Porto

Mapa inserido por Pedromg94

Linha A [Azul] - Estádio do Dragão --- Sr. de Matosinhos

Linha B [Vermelha] - Estádio do Dragão --- Póvoa de Varzim

Linha C [Verde] - Campanhã --- ISMAI

Linha D [Amarela] - Hosp. de São João --- Santo Ovívio

Linha E [Roxa] - Estádio do Dragão --- Aeroporto

Linha F [Laranja] - Sra. da Hora --- Fânzeres

Last edited by pai nosso; January 1st, 2012 at 07:35 PM.
pai nosso no está en línea  
Old January 1st, 2012, 10:16 AM   #3
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Informação adicional, para quem vier consultar o thread pela primeira vez!

Quote:
Originally Posted by nprc
A saber a calendarização da 2ª fase;

- Extensão Ismai - Trofa (Paradela), linha verde = Inicio de obra 2º semestre trimestre 2010, conclusão Dezembro 2011.

Fonte: http://www.mun-trofa.pt/filecontrol/...inha_metro.pdf

8 Estações »»» 141 M€ »»» 10,7 KM

- Extensão St. Ovidio - Vila D´este, linha amarela e castanha = Inicio de obra em 2011, conclusão em 2013.

Fonte: http://aiacirca.apambiente.pt/Public...ailed&sb=Title

4 Estações »»» 130 M€ »»» 1,32 Km

- Linha circular externa Matosinhos Sul - S. Bento, linha laranja = Inicio de obra em 2012, conclusão em finais 2014.

12 Estações »»» 320 M€ »»» 9,43 KM

- Linha circular externa Praia de Matosinhos - Vila D´este (troço Vasco da Gama - Polo Universitário), linha castanha = Inicio de obra em 2014, conclusão no inicio de 2016.

EIA:

10 Estações »»» 282 M€ »»» 7,94 KM

- Linha Gondomar (troço Campanha - Valbom - S. Cosme) = Inicio de obra em 2016, conclusão em 2018.

Resumo Não Tecnico:

Várias alternativas do RNT:

Fonte: http://www.cm-gondomar.pt/PageGen.as...iasReqId=29425

6 + 1 Estações »»» 184 M€ »»» 5,67 KM

- Linha Gondomar/Gaia (Fac. de Letras - Casa da Música - Campanhã) = Conclusão em 2020.

Projecto (3ª. Fase)

- Linha Gondomar/Gaia (Vila D`Este - Laborim - Fac. de Letras) = Conclusão em 2022.

Projecto (3ª. Fase)

Fonte: http://aiacirca.apambiente.pt/Public...ailed&sb=Title

- Linha da Boavista (em estudo) & Linha da Maia (em estudo)

Last edited by pai nosso; December 9th, 2012 at 02:55 PM.
Old January 1st, 2012, 10:16 AM   #4
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

Taxa de Cobertura (2011):

Alguns mapas com propostas de expansão, alguns oficiais, outros amadores com base nas expansões previstas.

Quote:

Outros Mapas/Imagens

D. João II

Santo Ovídeo

Last edited by pai nosso; May 29th, 2012 at 02:18 PM.
Old January 1st, 2012, 01:55 PM   #5
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

D. João II e Santo Ovídeo já podem sair dos projectos, não?

Ah, e obrigado painosso pelo trabalho todo que tiveste e que me esqueço sempre
Old January 1st, 2012, 04:40 PM   #6
Hugoferreiraleite
Registered User

Hugoferreiraleite's Avatar

Likes (Received): 163

Quote:
depois dizes que não és fanático... eu falei na linha F, até podia ter 10 estações desertas no concelho do porto e uma em rio tinto, a minha opinião é sobre a linha e tu tas assumir que é Rio Tinto que eu estou a criticar...
Não, tu entraste numa de ataque gratuito à linha F, por uma razão qualquer que toda a gente desconhece, baseado em pressupostos falsos sem qualquer contexto com a realidade actual da rede.

Tal como disse, as estações que falaste, estão no Porto e não em Rio Tinto, e curiosamente estão na zona aonde tu e outros dizem a rede deveria ser super-densa...
O Porto não é uma cidade densa no centro e dispersa na periferia. A zona do grande Porto é constituído por múltiplos núcleos habitacionais, industriais e serviços, que se encontram dispersos pela área da AMP.

Quote:
Para a linha F, who knows...
Não sejas aldrabão! Já a linha F estava em testes quando a linha C foi suspensa.

A linha da Trofa foi suspensa, porque Portugal entrou num período de falta de liquidez que acabou com o pedido de assistência do FMI, alguns meses depois.
Assim,se a linha de RT não tivesse sido construída, o metro do Porto não tinha investido o € nesta linha. E quando a calendarização da linha do Campo Alegre chegasse 2018, ou da linha de São Mamede 2012, o investimento não nascia porque não haverá financiamento.

É tão difícil perceber que o metro do Porto não gera receitas suficientes para construir uma rede de metro! E que por isso, o metro precisa que seja o estado a pagar a rede (directamente ou através da cedência da garantia estatal para pedido de empréstimos)!?

Quote:
De que serve ela existir se não serve em condições?
Uma linha de metro só deve ser feita se for mais rápido que a alternativa (o autocarro), e já aqui foi dito que em alguns casos é mais lento; de que serve o metro andar aí aos ziguezagues quando de autocarro o passe é mais barato passa nas zonas mais densas e no final de contas é mais rápido até? já para não falar do comboio que passa em rio tinto, que obviamente vence o metro para quem vai para campanha ou s bento.
Mas quem é que disse a ti, que a linha F não serve em condições?
O autocarro é mais rápido??? Capaz... Se calhar o 7M bate o metro, pena que só funciona de madrugada.

Já te disse. Antes de te fiares no disse que disse, vem cá! Vê as alternativas e depois diz alguma coisa.
Nenhum meio de transporte actualmente existente em Rio Tinto, faz Rio Tinto baixa em 20min, ou Rio Tinto Boavista em 30min...

Quote:
A não ser que urbanizem zonas próximas de metro, não estou a ver esse crescimento a se verificar de forma muito significativa...
As zonas próximas do metro estão urbanizadas... O que quererás dizer, é que se podem urbanizar as zonas envolvente às estações do metro!

Quote:
Eu não preciso de demonstrar nada a ninguém, os resultados estão á vista de qualquer um, cada um interpreta-os da maneira que quiser... Daqui a uns anos falamos, e vamos ver quanto a linha F cresceu...
Pois estão! E representar 2% das validações quando nem 1 ano a linha tem é obviamente um excelente resultado...

Quote:
Porque serve a zona oeste da cidade, o que é muito importante até por causa das faculdades que lá existem. A linha de S. Mamede é sem divida importante para a circularidade e para aliviar o tronco comum, mas há aqui casmurros que não conseguem ver isso...
Quanto é que chegas à conclusão que a linha de São Mamede não aliviará nada!?
A linha A, não acabará, mas mesmo que acabe nasce uma com a letra F, eeee??? Obaaaa. Continua entupido!?
Quanto à circularidade, consegues isso com uma linha de Leixões bem explorada.
Ou seja, continuo sem perceber qual a prioridade da linha de São Mamede!
Old January 1st, 2012, 10:30 PM   #7
PRB
Registered User

PRB's Avatar

Likes (Received): 333

falar contigo é a mesma coisa que convencer um adepto de um clube X que a equipa rival do seu clube, a equipa Y, é melhor do que a equipa X...
Eu não faço ataque a ninguém, dei a minha opinião como é pressuposto fazer num forum... e até agora só te vi a ti dizer que eu estou completamente errado e louco...
Baseio-me em factos, e não em fanatismo...
E sim a linha até Trofa estava prevista na 1ª fase, e a linha F não, portanto porque não dizer que o dinheiro que havia que estava predestinado para a Trofa não foi usado na construção da F?
Mas nao vale a pena continuar, o mal esta feito, não há nada a fazer
PRB no está en línea  
Old January 2nd, 2012, 01:37 AM   #8
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
Originally Posted by PRB View Post

falar contigo é a mesma coisa que convencer um adepto de um clube X que a equipa rival do seu clube, a equipa Y, é melhor do que a equipa X...
Eu não faço ataque a ninguém, dei a minha opinião como é pressuposto fazer num forum... e até agora só te vi a ti dizer que eu estou completamente errado e louco...
Baseio-me em factos, e não em fanatismo...
E sim a linha até Trofa estava prevista na 1ª fase, e a linha F não, portanto porque não dizer que o dinheiro que havia que estava predestinado para a Trofa não foi usado na construção da F?
Mas nao vale a pena continuar, o mal esta feito, não há nada a fazer
Não, não é!
Falar comigo é simples, desde que não se entre numa conversa sem nexo baseada em zero ou pouco mais que isso...

E já te disse, para parares de dizer disparates.
O que estava previsto na primeira fase era a construção da linha D e da linha A, nos moldes que foram construídas.
Já a linha B e C seriam apenas renovações do existente, ficando ambas em via única. Ora como é evidente, não consegues operar uma rede de metro com "frequências altas" em linhas de via única. E então o metro foi renegociando com o estado linha a linha, troço a troço, a expansão das linhas B e C em via dupla.
De tudo isto, acabou por nunca se fazer o troço entre Trofa e ISMAI, porque só muito recentemente (aquando da discussão da fase II), é que houve o acordo de expansão da rede à Trofa. Que verdade seja dita, seria absurdamente caro, face ao uso que teria...

Como só se chegou a acordo sobre a linha da Trofa em 2008?, a mesma ficou a espera que se ultimassem os estudos (nomeadamente de impacto ambiental, que não deveria ter). As únicas que avançaram foram a linha de Rio Tinto (que estava pronta desde 2004) mas somente até à Venda Nova B ou Cabanas, e a extensão a Santo Ovídio.

Agora dá para discutirmos baseado em factos e não em delírios temporários!?
Old January 2nd, 2012, 01:47 AM   #9
pedrodepinto
Feliz 2014 ;)!

pedrodepinto's Avatar

Likes (Received): 321

Não iniciem o novo ano a discutir !
pedrodepinto no está en línea  
Old January 2nd, 2012, 09:22 AM   #10
Portogaia
Registered User

Portogaia's Avatar

Likes (Received): 85

que projectos estao paralizados com a crise?
o linha do campo alegre parece a mais real - avançará em 2012?
Portogaia no está en línea  
Old January 2nd, 2012, 01:13 PM   #11
AZT2009
Registered User

AZT2009's Avatar

Likes (Received): 9

TAnta coisa pelo país fora foi suspensa.

É esquecer qualquer extensão das redes de metro actualmente no país.

Extensão da rede do ML suspensa.

Exrtensão da rede do MDP suspensa.

Extensão da rede do MTS suspensa(ridiculo continuar confinado à cidade de Almada).
AZT2009 no está en línea  
Old January 2nd, 2012, 03:39 PM   #12
PRB
Registered User

PRB's Avatar

Quote:
Originally Posted by Hugoferreiraleite View Post
Não, não é!
Falar comigo é simples, desde que não se entre numa conversa sem nexo baseada em zero ou pouco mais que isso...

E já te disse, para parares de dizer disparates.
O que estava previsto na primeira fase era a construção da linha D e da linha A, nos moldes que foram construídas.
Já a linha B e C seriam apenas renovações do existente, ficando ambas em via única. Ora como é evidente, não consegues operar uma rede de metro com "frequências altas" em linhas de via única. E então o metro foi renegociando com o estado linha a linha, troço a troço, a expansão das linhas B e C em via dupla.
De tudo isto, acabou por nunca se fazer o troço entre Trofa e ISMAI, porque só muito recentemente (aquando da discussão da fase II), é que houve o acordo de expansão da rede à Trofa. Que verdade seja dita, seria absurdamente caro, face ao uso que teria...

Como só se chegou a acordo sobre a linha da Trofa em 2008?, a mesma ficou a espera que se ultimassem os estudos (nomeadamente de impacto ambiental, que não deveria ter). As únicas que avançaram foram a linha de Rio Tinto (que estava pronta desde 2004) mas somente até à Venda Nova B ou Cabanas, e a extensão a Santo Ovídio.

Agora dá para discutirmos baseado em factos e não em delírios temporários!?
A duplicação da linha da Trofa já tinha sido falada antes de eu ouvir falar da linha F... houve atrasos com estudos e impactos e mais não sei quê, e talvez por senso comum, o governo tenha atrasado propositadamente essa linha, e ainda bem, agora como essa linha não foi feita, não podes negar a hipotese dos fundos destinados para essa linha terem sido utilizados na linha F, não vejo qual o problema nisso...
1250000 passageiros no primeiro ano pode parecer muito (segundo dados oficiais do metro do porto), mas se eu te disser que a linha A (Sr de Matosinhos - Trindade) conseguiu 700mil ao fim de um mês e pouco quando foi inaugurada em Janeiro de 2003, já não parece tanto. E mais não digo, contra fanatismos não há factos que valham...

Last edited by PRB; January 2nd, 2012 at 03:45 PM.
PRB no está en línea  
Old January 2nd, 2012, 09:51 PM   #13
dvf
BANNED

Likes (Received): 45

A extensão em Gaia, depois de Santo Ovídeo, continua em andamento?
dvf no está en línea  
Old January 2nd, 2012, 10:13 PM   #14
marciomaco
Peido Ninja!!!

marciomaco's Avatar

Por agora, que eu saiba, está tudo parado...
Old January 2nd, 2012, 11:49 PM   #15
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
A duplicação da linha da Trofa já tinha sido falada antes de eu ouvir falar da linha F... houve atrasos com estudos e impactos e mais não sei quê, e talvez por senso comum, o governo tenha atrasado propositadamente essa linha, e ainda bem, agora como essa linha não foi feita, não podes negar a hipotese dos fundos destinados para essa linha terem sido utilizados na linha F, não vejo qual o problema nisso...
1250000 passageiros no primeiro ano pode parecer muito (segundo dados oficiais do metro do porto), mas se eu te disser que a linha A (Sr de Matosinhos - Trindade) conseguiu 700mil ao fim de um mês e pouco quando foi inaugurada em Janeiro de 2003, já não parece tanto. E mais não digo, contra fanatismos não há factos que valham...
PRB, mas eu não estava a falar no "falar-se". Só houve acordo para a extensão da linha C à Trofa em via dupla em 2008?, ou seja, ficou primeiro pronta a extensão da linha de Rio Tinto, que já tinha projecto elaborado em 2004 e ficou cortada por Cabanas em 2008?, que a extensão à Trofa que oficialmente só em 2008? se soube seria dupla e como tal o projecto remonta de 2008?.

Já quanto à linha A vs F, eu não disse que nunca que a linha F iria ter mais passageiros que a linha A. O que eu disse, é que o número de passageiros da linha F tende a aumentar à medida que o metro se encaixa da vida diária das pessoas. E se calhar é a linha com maior potencial de crescimento (a D e a F), fruto em grande parte da expansões efectuadas/construção da linha. Também me parece evidente que a linha de Rio Tinto, acrescentou mais-valia a todo o sistema melhorando a circulação no grande Porto e ajudando a entupir o tronco comum e a Trindade de vez.

Além disso, estás a falar de cabeça sem citar fontes, e estás a comparar a linha A+tronco comum com a linha F (sozinha), o que por si só é um disparate...

Quote:
Originally Posted by dvf View Post
A extensão em Gaia, depois de Santo Ovídeo, continua em andamento?
Não há expansões em obra de momento no Metro do Porto. Está tudo suspenso por falta de financiamento.
Old January 3rd, 2012, 01:33 AM   #16
PRB
Registered User

PRB's Avatar

Quote:

Além disso, estás a falar de cabeça sem citar fontes, e estás a comparar a linha A+tronco comum com a linha F (sozinha), o que por si só é um disparate...
aquilo das 700mil validações?
Revista infometro Março 2003.

A linha F supostamente vai até à senhora da hora logo contas com o tronco comum na mesma.
PRB no está en línea  
Old January 3rd, 2012, 11:04 AM   #17
dvf
BANNED

Likes (Received): 45

Quote:
Não há expansões em obra de momento no Metro do Porto. Está tudo suspenso por falta de financiamento.

É pena, depois do investimento na estação de Santo Ovídio, era lógico que continuasse "mais um pouco".
dvf no está en línea  
Old January 3rd, 2012, 12:06 PM   #18
Hugoferreiraleite
Registered User

Quote:
aquilo das 700mil validações?
Revista infometro Março 2003.

A linha F supostamente vai até à senhora da hora logo contas com o tronco comum na mesma.
OK! Nesse caso, convém que refiras as fontes quando falas dos números.

A contabilidade dos passageiros da linha F tem apenas em conta os passageiros embarcados nas estações entre Contumil (inclusive) e Fânzeres (inclusive). Os restantes passageiros são contabilizados como passageiros do tronco comum.

Quote:
Originally Posted by dvf View Post
É pena, depois do investimento na estação de Santo Ovídio, era lógico que continuasse "mais um pouco".
Pois. E provavelmente é para continuar...
Agora prazos não existem. Temos de ter em conta as restrições orçamentais do país!
Old January 5th, 2012, 11:10 AM   #19
pai nosso
Registered User

pai nosso's Avatar

in "Agência Financeira"

Metro do Porto transporta mais de 55,5 milhões em 2011

Tendência de crescimento apenas contrariada nos meses de Setembro e Outubro

O Metro do Porto cresceu 3,5 por cento em 2011, face ao ano anterior e transportou mais de 55,5 milhões de passageiros, revelam os dados do balanço de 2011, divulgados esta quinta-feira.

De acordo com estes números, o metro registou uma tendência de crescimento ao longo do ano passado, com uma pequena quebra nos meses de Setembro e Outubro, depois contrariada em Novembro e Dezembro.

Os dados revelam ainda que, em 2011, o Metro do Porto registou mais cerca de dois milhões de validações do que em 2010, escreve a agência Lusa.

A linha Violeta (Aeroporto) foi a que registou maior procura, face a 2010 (mais 19%), apesar de ter sido a que transportou menos clientes (600 mil) e de representar apenas um 1% da quota de passageiros.

Já a linha Azul (Matosinhos) foi a única que sofreu uma quebra de 3,5% na procura, tendo transportado 3,4 milhões de pessoas.

O tronco comum da rede do Metro do Porto (Senhora da Hora/Estádio do Dragão) foi o mais utilizado no ano passado, tendo registado 29,9 milhões de clientes, o que representa 54% do total de procura.

Logo a seguir ao tronco comum aparece a linha Amarela(Porto/Gaia), com 15,3 milhões de clientes.

A estação da Trindade (Porto) está no topo da lista das 10 mais procuradas, com 19% das validações totais.

Seguem-se as estações Casa da Música (5,9%), Campanhã (4,7%), S. Bento (4,4%) e Bolhão (4,3%).

No total a rede conta com 81 estações, espalhadas ao longo dos 67 quilómetros, que servem sete concelhos da área metropolitana do Porto.
Old January 5th, 2012, 08:36 PM   #20
toniho
Registered User

toniho's Avatar

Likes (Received): 944

Tendo em conta que abriu uma nova linha em 2011, não é um resultado por aí além.
toniho no está en línea  

Closed Thread

Thread Tools

Posting Rules